• Nenhum resultado encontrado

CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUI CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO FONOGRÁFICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUI CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO FONOGRÁFICA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUI

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO FONOGRÁFICA

GIOVANNI COSTA CAMARGO MATEUS SOARES PAZOTO

TIAGO MELO CASTANHO VALTER ZAGATO JUNIOR

ESTUDO DE CASO DOS SITES “SOUND BETTER” E “PRO ÁUDIO CLUBE”

Tatuí/SP 1º Semestre/2017

(2)

GIOVANNI COSTA CAMARGO MATEUS SOARES PAZOTO

TIAGO MELO CASTANHO VALTER ZAGATO JUNIOR

Estudo de caso analítico sobre funcionamento das plataformas digitais “SOUND BETTER” E “PRO ÁUDIO CLUBE”

Projeto de Trabalho de Graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de Tatuí, como exigência parcial para obtenção do grau de tecnólogo em Produção Fonográfica, sob orientação do Professor. .

(3)

1º Semestre/2017

GIOVANNI COSTA CAMARGO MATEUS SOARES PAZOTO

TIAGO MELO CASTANHO VALTER ZAGATO JUNIOR

ESTUDO DE CASO DOS SITES “SOUND BETTER” E “PRO ÁUDIO CLUBE”

Projeto de Trabalho de Graduação apresentado à Banca de Qualificação da Faculdade de Tecnologia de Tatuí para obtenção do grau de Tecnólogo em Produção Fonográfica

( ) APROVADO ( ) REPROVADO Com média:...

Tatuí, ... de... 20...

___________________________ Prof. Mestre José Carlos Pires Júnior FATEC – Tatuí

___________________________ Profª. Patricia Gláucia Moreno FATEC – Tatuí

___________________________ Profª. Sanete Irani de Andrade FATEC – Tatuí

(4)

SUMÁRIO 1 DELIMITAÇÃO DO TEMA ...5 2 JUSTIFICATIVA ...5 3 OBJETIVOS ...6 3.1 OBJETIVO GERAL ...6 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ...6 4 PROBLEMATIZAÇÃO ...6 5 HIPÓTESES ...6 6 REFERENCIAL TEÓRICO ...7 6.1 ASSUNTO ...7 6.2 TEMA ...7 6.3 PONTOS DE DISCUÇÃO ...8 7 METODOLOGIA ...8 8 CRONOGRAMA ...10 REFERENCIAS ...11

(5)

RESUMO

Devido a grande dificuldade de se identificar um padrão ou estratégia clara no mercado de trabalho para inserção do aluno formado em produção fonográfica, o presente projeto de graduação visa estudar 2 plataformas digitais para interação entre produtores fonográficos: “Sound Better e Pro Áudio Clube”. As compreensões dos benefícios das referidas plataformas sugerem formas de aperfeiçoamento juntamente com a identificação dos problemas cotidianos do mercado fonográfico. Diante deste cenário a divulgação dos trabalhos acontece por meio das plataformas digitais, para minimizar a dificuldade de artistas e produtores iniciantes terem seus trabalhos conhecidos, foram criadas tais plataformas com o objetivo de divulgar e até agenciar o trabalho a fim de diminuir o distanciamento entre serviços e produtos. O trabalho justifica-se no alto número de alunos formados no curso de Produção Fonográfica que resulta numa saturação da oferta de serviços e produtos do mercado fonográfico, sendo assim verificar a eficiência de novas ferramentas que se propõe a minimizar o problema da falta de visibilidade do artista e vice e versa torna-se urgente. As plataformas são como "vitrines", onde revelam as qualidades de cada profissional, dando-o mais visibilidade ao mercado. Para o cadastrado, torna-se interessante, pois é um meio facilitador entre o contato com o cliente e abertura de futuros negócios. Quanto maior o número de pessoas cadastradas maior a atenção em relação aos visitantes, e tais pessoas tiverem um histórico importante à popularidade dos mesmos tende a aumentar.

(6)

1 INTRODUÇÃO

Devido a grande dificuldade de se identificar um padrão ou estratégia clara no mercado de trabalho para inserção do aluno formado em produção fonográfica, o presente projeto de graduação visa estudar 2 plataformas digitais para interação entre produtores fonográficos: “Sound Better e Pro Áudio Clube”.

A compreensão dos benefícios das referidas plataformas sugerem formas de aperfeiçoamento juntamente com a identificação dos problemas cotidianos do mercado fonográfico. Em saber que a profissão apresenta dificuldades, na relação entre produtor e cliente, este trabalho foca na identificação dos problemas e soluções buscando uma plataforma digital que ofereça suporte aos novos produtores formados pela Fatec-Tatuí.

No cenário da Produção Fonográfica a divulgação dos trabalhos acontece por meio das plataformas digitais, para minimizar a dificuldade de artistas e produtores iniciantes terem seus trabalhos conhecidos, foram criadas tais plataformas com o objetivo de divulgar e até agenciar o trabalho a fim de diminuir o distanciamento entre serviços e produtos.

Desta forma o presente trabalho busca verificar a relevância e benefícios dos sites supracitados de forma a constatar claramente a possível eficiência no que se refere a relação entre artistas e produtores iniciantes.

2 JUSTIFICATIVA

O presente trabalho se justifica em virtude do alto número de alunos formados no curso de Produção Fonográfica que resulta numa saturação da oferta de serviços e produtos do mercado fonográfico, sendo assim verificar a eficiência de novas ferramentas que se propõe a minimizar o problema da falta de visibilidade do artista e vice e versa torna-se urgente no cenário atual.

(7)

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como objetivo analisar as plataformas Sound Better e Pro Áudio Clube, evidenciando estratégias e procedimentos que otimizam a relação comercial entre o produtor fonográfico e o cliente.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Este trabalho possui como objetivos específicos:

a) pesquisar a forma de divulgação, cadastro e pagamento referente aos trabalhos dos profissionais cadastrados;

b) analisar as plataformas referente à visibilidade dos profissionais perante o mercado;

c) analisar a forma de procura do profissional dentro das plataformas referente ao serviço desejado.

4 PROBLEMATIZAÇÃO

1. Qual a importância para o artista e produtores terem suas imagens vinculadas em plataformas de relacionamento?

2. É possível evidenciar objetivamente os benefícios de vincular-se a plataforma de relacionamento como Sound Better e Pro Áudio Clube?

5 HIPÓTESE

1. As plataformas são como "vitrines", onde revelam as qualidades de cada profissional, dando-o mais visibilidade ao mercado. Para o cadastrado, torna-se interessante, pois é um meio facilitador entre o contato com o cliente e abertura de futuros negócios.

(8)

2. No ponto de vista da plataforma, quanto maior o número de pessoas cadastradas maior a atenção em relação aos visitantes, e tais pessoas tiverem um histórico importante à popularidade dos mesmos tende aumentar.

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

6.1 ASSUNTO

A grande dificuldade da inclusão dos novos produtores no mercado devido ao baixo índice de confiança da população musical que não tem conhecimento de onde ou quem procurar, uma comunicação informal (a partir das plataformas digitais) trará algo a mais para que os cliente sintam-se compreendidos em relação ao trabalho pretendido com o produtor.

Dessa forma ambas as partes ganham tempo e confiança com o melhor funcionamento das plataformas digitais.

6.2 TEMA

A visão do mercado fonográfico está voltada para o mundo digital, trazendo meios de divulgação e repercussão de seus produtos, como no caso das duas plataformas mencionadas a cima, as quais divulgam seu produto: Classificação de produtores fonográficos. Encontra-se no mercado em geral uma difícil inserção de novos produtores e divulgação de seus trabalhos, tendo pouca visibilidade em relação a quem contrata seu serviço, consumidor final (público) e ou consumidor primário (artistas, bandas, etc). Então acredita-se que a plataforma venha com o intuito servir como “vitrine” de novos artistas, os quais estavam apagados no mercado. Permitindo assim, que consigam mais visibilidade no meio profissional, mostrando novos serviços e ideias, tornando o mercado cíclico, flexível e atraente para quem se escuta e compra esse tipo de produto artístico ou musical.

Um músico ou produtor fonográfico deve enxergar várias formas de trabalho em sua área: sonorização e iluminação para eventos; montagem de

(9)

estrutura para eventos; empreendedorismo artístico; agenciamento; produção executiva; técnica; direção artística; produção fonográfica; edição musical; distribuição de discos; comércio de disco; comércio de instrumentos, equipamentos e acessórios; fabricação e reparo de instrumentos, equipamentos e acessórios; composição; instrumentista ou intérprete ; arranjador; maestro; trilha sonora , enfim diversas formas de se ganhar capital. Mas o ponto chave que entra em questão é como administrar as dezenas de particularidades da profissão (SALAZAR, 2015). As plataformas também têm como característica um mediador de empreendedorismo, pois filtram as qualificações dos profissionais ali encontrados, realizando um marketing de sua carreira.

6.3 PONTOS DE DISCUSSÃO

Os profissionais interessados em mostrar seus trabalhos através dessas plataformas digitais tendem a buscar maior funcionalidade onde algumas de suas obras podem ser registradas em um banco de dados. Oferecendo agilidade aos clientes que encontrarão seus trabalhos e um histórico sobre a carreira artística do produtor contratado. Os artistas terão acesso aos profissionais qualificados dentro de sua área de atuação conforme a sua necessidade.

7 METODOLOGIA

Essa pesquisa possui determinadas características, segundo Gil (1995), é aplicada, ou seja, voltada à análise de conteúdo das questões que serão abordadas. Além disso, é qualitativa, pois levanta problemas gerais a partir de dados específicos, buscando analisar e interpretar as variáveis decorrentes deles. Do ponto de vista dos objetivos, é exploratória, já que busca evidenciar um problema, envolvendo revisão bibliográfica e análise de exemplos. Ademais, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, é estudo de caso, apoiando-se em duas plataformas digitais como base, a medida é adotar a metodologia de pesquisa exploratória e qualitativa.

(10)

Através desse estudo de caso serão utilizadas as ferramentas do próprio site para a pesquisa, tal como cadastro, pesquisa de serviços, pesquisa de profissionais, etc.

As técnicas que serão utilizadas no presente trabalho estão voltadas a uma entrevista informal com os administradores das plataformas digitais extraindo o seu devido funcionamento, elaborando um questionário com os estudantes de produção fonográfica da Fatec Tatuí referente à funcionalidade do mesmo, trazendo consigo perguntas de satisfação em relação à plataforma, sua usualidade e o que ele pode agregar de valor no seu processo acadêmico e profissional.

(11)

8 CRONOGRAMA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x SEMANA

Revisão dos Comentários e Solicitações da Banca de Qualificação

Apresentação Oral do Andamento do Trabalho - Avaliar o cumprimento do

cronograma proposto Entrega da Ficha de Orientação

Apresentação do TG Entrega da versão Final do TG à

Coordenação (impressa) Elaboração dos slides para a defesa

do TG

Apresentação oral da defesa ao Professor de TG

Atividades Obrigatórias

Entrega da Carta de Aceite do Orientador 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 x x x x x x x x x x x x x SEMANA Assunto e tema Delimitação do Tema Levantamento Bibliográfico Referencia e Cronograma Justificativa e Objetivos Problematização e Hipóteses Metodologia Atividades Específicas

(12)

REFERÊNCIAS

JULIAN J. LUDWIG (Barsil). Diretor. Estudo de Caso: Plataforma de Interação. 2017. Disponível em: <https://proaudioclube.com/>. Acesso em: 09 jun. 2017.

SALAZAR, Leonardo. Música Ltda.: O negócio da música para empreendedores. 2. ed. Recife: Revista e Ampliada, 2015

SHACHAR GILAD (Estados Unidos). Ceo. Estudo de Caso: Plataforma de Interação. 2017. Disponível em: <https://soundbetter.com/>. Acesso em: 09 jun. 2017.

Referências

Documentos relacionados

encaminhe a coordenação/orientação o aluno que não tiver com as ferramentas atualizadas (visto do pai, notas e conteúdos escriturados); estabeleça novos prazos

Analisando o peso da lenha de poda verificou-se que a variedade ‘Goldtraube’ foi a que apresentou o maior peso de todas as outras variedades, resultado do

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

It allows early diagnosis of loss of capacity to work for prevention programs, mainte- nance and health promotion assist in occupational health and worker, regardless of the

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Em cada corpo de prova, os seguintes parâmetros foram variados: velocidade de rotação do disco (w); profundidade de corte (p); velocidade de avanço (v).. As condições de corte

• Assege – Assessoria e Gestão em Administração Eireli juntamente com a Comissão Especial do Concurso Público, poderá mediante aviso no site da mesma e no Diário Oficial