• Nenhum resultado encontrado

21 DIAS DE ORAÇÃO TOCANDO O CÉU PARA MUDAR A TERRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "21 DIAS DE ORAÇÃO TOCANDO O CÉU PARA MUDAR A TERRA"

Copied!
47
0
0

Texto

(1)

Primeiro Dia Primeiro Dia

Tratando com Deus e sendo tratado

Tratando com Deus e sendo tratado por elepor ele

Nesse primeiro dia do nosso jejum precisamos en

Nesse primeiro dia do nosso jejum precisamos entender como a oração é importante para otender como a oração é importante para o

nosso crescimento espiritual. A oração é um meio fundamental por meio do qual nós tratamos com

nosso crescimento espiritual. A oração é um meio fundamental por meio do qual nós tratamos com

Deus e somos tratados por ele. O conhecimento das escrituras é fundamental, mas o mero

Deus e somos tratados por ele. O conhecimento das escrituras é fundamental, mas o mero

conhecimento da Bíblia não significa conhecimento de Deus. Evidentemente nós conhecemos a

conhecimento da Bíblia não significa conhecimento de Deus. Evidentemente nós conhecemos a

Deus por meio da sua Palavra, mas esse conhecimento só é impresso em nosso espírito quando

Deus por meio da sua Palavra, mas esse conhecimento só é impresso em nosso espírito quando

temos uma experiência pessoal com o Senhor. O mero conhecimento intelectual é insuficiente.

temos uma experiência pessoal com o Senhor. O mero conhecimento intelectual é insuficiente.

Precisamos conhecer a Deus e a maneira de termos essa experiência é por meio da oração.

Precisamos conhecer a Deus e a maneira de termos essa experiência é por meio da oração.

É possível conhecermos a Bíblia e mesmo assim não conhecermos a Deus. Em Mateus capítulo 2 os É possível conhecermos a Bíblia e mesmo assim não conhecermos a Deus. Em Mateus capítulo 2 os magos chegaram em Jerusalém perguntando aos escribas onde o Messias deveria nascer. Aqueles magos chegaram em Jerusalém perguntando aos escribas onde o Messias deveria nascer. Aqueles escribas tinham o conhecimento correto da Bíblia, eles apontaram Belém como o local do escribas tinham o conhecimento correto da Bíblia, eles apontaram Belém como o local do nascimento e ainda mencionaram o texto bíblico como prova, no entanto nenhum deles foi a nascimento e ainda mencionaram o texto bíblico como prova, no entanto nenhum deles foi a Belém com os magos para ver se realmente o Messias tinha nascido. Conheciam a Bíblia, mas não Belém com os magos para ver se realmente o Messias tinha nascido. Conheciam a Bíblia, mas não conheciam a Deus.

conheciam a Deus.

Como podemos conhecer a Deus? O salmista apresenta duas maneiras básicas de o conhecermos: Como podemos conhecer a Deus? O salmista apresenta duas maneiras básicas de o conhecermos: conhecendo os seus cami

conhecendo os seus caminhos e também os seus feitos: “Manifestou os seus caminhos anhos e também os seus feitos: “Manifestou os seus caminhos a Moisés, eMoisés, e os seus feitos, aos filhos de Israel” (Sl. 103.7). O Senhor Jesus mostrou essa mesma verdade os seus feitos, aos filhos de Israel” (Sl. 103.7). O Senhor Jesus mostrou essa mesma verdade quando respondeu aos fariseus dizendo: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de quando respondeu aos fariseus dizendo: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mt 22:29).

Deus.” (Mt 22:29).

Conhecer as escrituras é o mesmo que conhecer os caminhos de Deus. Caminhos nos fala de Conhecer as escrituras é o mesmo que conhecer os caminhos de Deus. Caminhos nos fala de princípios. Esses princípios nada mais são que o propósito, a vontade de Deus registrada em sua princípios. Esses princípios nada mais são que o propósito, a vontade de Deus registrada em sua Palavra. Os feitos são a expressão do poder de Deus. Portanto, o conhecimento que temos de Deus Palavra. Os feitos são a expressão do poder de Deus. Portanto, o conhecimento que temos de Deus é proporcional ao conhecimento que adquirimos dos princípios revelados na Palavra e de é proporcional ao conhecimento que adquirimos dos princípios revelados na Palavra e de experimentarmos o seu poder em nossa experiência pessoal. Se você não tem percebido a ação de experimentarmos o seu poder em nossa experiência pessoal. Se você não tem percebido a ação de Deus em sua vida, provavelmente você não está crescendo espiritualmente.

Deus em sua vida, provavelmente você não está crescendo espiritualmente.

É possível conhecer os caminhos ou os princípios de Deus e mesmo assim ter muito pouca É possível conhecer os caminhos ou os princípios de Deus e mesmo assim ter muito pouca experiência de seu poder em nossa vida. Alguns irmãos querem conhecer somente as Escrituras; experiência de seu poder em nossa vida. Alguns irmãos querem conhecer somente as Escrituras; outros, só o poder de Deus. Na prática, aqueles que se restringem ao conhecimento das Escrituras outros, só o poder de Deus. Na prática, aqueles que se restringem ao conhecimento das Escrituras se tornam frios e teóricos, enquanto os que buscam exclusivamente o poder se tornam se tornam frios e teóricos, enquanto os que buscam exclusivamente o poder se tornam completamente místicos.

completamente místicos.

Precisamos de equilíbrio. Precisamos conhecer tanto os caminhos quanto o poder de Deus ou seja, Precisamos de equilíbrio. Precisamos conhecer tanto os caminhos quanto o poder de Deus ou seja, tanto as Escrituras quanto o seu poder. E como é que conhecemos os feitos ou o poder de Deus? tanto as Escrituras quanto o seu poder. E como é que conhecemos os feitos ou o poder de Deus?  Através da

 Através da oração. Nóoração. Nós conhecemos s conhecemos a Deus a Deus na medida na medida em que em que tratamos tratamos e somos e somos tratados tratados por ele.por ele. Isso acontece através da oração.

Isso acontece através da oração.

Como esse processo ocorre? Suponhamos que o irmão Ricardo precise muito de um carro para Como esse processo ocorre? Suponhamos que o irmão Ricardo precise muito de um carro para trabalhar. Então, ele começa a orar pedindo um carro e não desiste. Muitos infelizmente não trabalhar. Então, ele começa a orar pedindo um carro e não desiste. Muitos infelizmente não conhecem o poder de Deus porque desistem de orar; interpretam a demora como uma resposta conhecem o poder de Deus porque desistem de orar; interpretam a demora como uma resposta negativa. Mas o irmão Ricardo persevera em oração, pois quer a resposta. Ele não desanima, pois negativa. Mas o irmão Ricardo persevera em oração, pois quer a resposta. Ele não desanima, pois quer ver o poder de Deus em sua vida.

quer ver o poder de Deus em sua vida.

Os dias transformam-se em semanas e as semanas em meses. E o irmão Ricardo continua orando Os dias transformam-se em semanas e as semanas em meses. E o irmão Ricardo continua orando pelo carro.

pelo carro. –

– Senhor, o que está acontecendo? O quSenhor, o que está acontecendo? O que está impedindo a resposta à minha oração?e está impedindo a resposta à minha oração? –

– Há mágoas no seu coração, filho! Primeiro, resolva essa questão; depois, você terá o que meHá mágoas no seu coração, filho! Primeiro, resolva essa questão; depois, você terá o que me pede.

pede.

O irmão Ricardo entra em contrição e quebrantamento diante de Deus. Por um momento, ele até O irmão Ricardo entra em contrição e quebrantamento diante de Deus. Por um momento, ele até se esquece do carro. A prioridade agora é resolver a questão da mágoa. Depois que ele decide se esquece do carro. A prioridade agora é resolver a questão da mágoa. Depois que ele decide perdoar o Senhor lhe concede o carro

(2)
(3)

Qual é a circunstância mais importante desse processo? A bênção material ou a revelação sobre o Qual é a circunstância mais importante desse processo? A bênção material ou a revelação sobre o caráter de Deus? É óbvio que, ao ganhar o carro, o irmão Ricardo cresceu um pouco mais no caráter de Deus? É óbvio que, ao ganhar o carro, o irmão Ricardo cresceu um pouco mais no conhecimento de Deus. Agora, ele sabe como é o Deus que ouve e responde à oração, como é o conhecimento de Deus. Agora, ele sabe como é o Deus que ouve e responde à oração, como é o Deus provedor, abençoador, galardoador.

Deus provedor, abençoador, galardoador.

Entretanto, ele precisava conhecer a Deus na área mais íntima e mais importante: no caráter. E Entretanto, ele precisava conhecer a Deus na área mais íntima e mais importante: no caráter. E como foi que ele se aprofundou no conhecimento do caráter de Deus? Ao lidar com seus como foi que ele se aprofundou no conhecimento do caráter de Deus? Ao lidar com seus sentimentos sombrios: mágoa, ressentimento, falta de perdão, hostilidade e amargura.

sentimentos sombrios: mágoa, ressentimento, falta de perdão, hostilidade e amargura.

O irmão Ricardo, finalmente, entendeu que Deus não aceita nem convive com essas atitudes O irmão Ricardo, finalmente, entendeu que Deus não aceita nem convive com essas atitudes malignas. Ele compreendeu que, ao resolvê-las e extirpá-las de si mesmo, suas orações se malignas. Ele compreendeu que, ao resolvê-las e extirpá-las de si mesmo, suas orações se alinharam com a vontade de Deus. E isso significa que, a partir de agora, sempre que o irmão alinharam com a vontade de Deus. E isso significa que, a partir de agora, sempre que o irmão Ricardo apresentar a Deus qualquer súplica, antes de tudo, ele irá avaliar o próprio coração à Ricardo apresentar a Deus qualquer súplica, antes de tudo, ele irá avaliar o próprio coração à procura desses sentimentos cuja presença bloqueiam o mover de Deus em sua vida. E quando os procura desses sentimentos cuja presença bloqueiam o mover de Deus em sua vida. E quando os dias, novamente, transcorrerem como da vez anterior, ele não insistirá mais em sua teimosia. Ao dias, novamente, transcorrerem como da vez anterior, ele não insistirá mais em sua teimosia. Ao contrário, se prostrará diante do Trono.

contrário, se prostrará diante do Trono.

Numa outra ocasião o irmão Ricardo começa novamente a orar por alguma outra necessidade Numa outra ocasião o irmão Ricardo começa novamente a orar por alguma outra necessidade específica. Ele precisa de um emprego com salário melhor. Ele agora já foi tratado por Deus na específica. Ele precisa de um emprego com salário melhor. Ele agora já foi tratado por Deus na área do ressentimento e não permite que ele cresça no seu coração.

área do ressentimento e não permite que ele cresça no seu coração.

Ele ora insistentemente, mas o Senhor parece não ouvir a sua oração. Ele então pergunta ao Ele ora insistentemente, mas o Senhor parece não ouvir a sua oração. Ele então pergunta ao Senhor:

Senhor: –

– O que está errado na minha vida? O que está impedindo que o Senhor me responda?O que está errado na minha vida? O que está impedindo que o Senhor me responda? –

– Filho, dê mais atenção ao seu relacionamento conjugal. Quando há problemas entre você e suaFilho, dê mais atenção ao seu relacionamento conjugal. Quando há problemas entre você e sua esposa, a oração de ambos é obstru

esposa, a oração de ambos é obstruídaída –– nem chega diante de mim.nem chega diante de mim.

Então, ele fica apurado: corre para esposa; ajoelha-se ao lado dela, assume o próprio pecado e lhe Então, ele fica apurado: corre para esposa; ajoelha-se ao lado dela, assume o próprio pecado e lhe pede perdão.

pede perdão. –

– Querida, perdoa-me, em nome de Jesus. Estas palavras saram qualquer mágoa no coração daQuerida, perdoa-me, em nome de Jesus. Estas palavras saram qualquer mágoa no coração da esposa, e desbloqueiam as orações do esposo. Depois disso ele rapidamente é promovido em seu esposa, e desbloqueiam as orações do esposo. Depois disso ele rapidamente é promovido em seu trabalho.

trabalho.

Deus certamente deseja ouvir nossas orações, mas ele deseja muito mais que cresçamos no Deus certamente deseja ouvir nossas orações, mas ele deseja muito mais que cresçamos no conhecimento dele. O irmão Ricardo aprendeu mais uma importante lição: se ele estiver mal com a conhecimento dele. O irmão Ricardo aprendeu mais uma importante lição: se ele estiver mal com a sua esposa, ele também estará mal com Deus. A resposta da oração fortaleceu a sua fé, mas ele sua esposa, ele também estará mal com Deus. A resposta da oração fortaleceu a sua fé, mas ele próprio foi transformado, pois foi tratado por Deus. Todo esse crescimento não teria acontecido se próprio foi transformado, pois foi tratado por Deus. Todo esse crescimento não teria acontecido se o irmãos Ricardo não estivesse orando.

o irmãos Ricardo não estivesse orando.

O exemplo acima foi de alguém que estava orando por algo que ele desejava no seu coração, mas O exemplo acima foi de alguém que estava orando por algo que ele desejava no seu coração, mas certamente todos nós precisamos de orar por causa de problemas e lutas que enfrentamos. A  certamente todos nós precisamos de orar por causa de problemas e lutas que enfrentamos. A  maioria dos crentes deixa que dificuldades ou problemas passem por sua vida sem o devido maioria dos crentes deixa que dificuldades ou problemas passem por sua vida sem o devido tratamento de Deus. Não sabem porque estão passando por aquilo. Ignoram o propósito de Deus. tratamento de Deus. Não sabem porque estão passando por aquilo. Ignoram o propósito de Deus. Isso acontece porque não oram.

Isso acontece porque não oram.

Imagine que um irmão que está lutando contra determinado pecado. Ele não ignora a questão do Imagine que um irmão que está lutando contra determinado pecado. Ele não ignora a questão do pecado displicentemente, mas vai buscar a Deus por livramento. Fazendo assim ele acumula pecado displicentemente, mas vai buscar a Deus por livramento. Fazendo assim ele acumula conhecimento de Deus. No seu tempo de clamor o Espírito Santo lhe abre os olhos e ele descobre conhecimento de Deus. No seu tempo de clamor o Espírito Santo lhe abre os olhos e ele descobre Romanos 6:14 onde lê que o pecado não terá domínio sobre ele porque agora ele está debaixo da Romanos 6:14 onde lê que o pecado não terá domínio sobre ele porque agora ele está debaixo da graça de Deus e não debaixo da lei.

graça de Deus e não debaixo da lei.  Aquela revelação explode no s

 Aquela revelação explode no seu coração e eu coração e ele experimenta libertação. No entanto ele experimenta libertação. No entanto depois de algumdepois de algum tempo, para o seu espanto, ele volta a cair naquele pecado. Ele vai orar para receber luz do Senhor tempo, para o seu espanto, ele volta a cair naquele pecado. Ele vai orar para receber luz do Senhor que lhe mostra que aquela queda foi para que ele aprendesse que na sua carne não habita bem que lhe mostra que aquela queda foi para que ele aprendesse que na sua carne não habita bem nenhum e, que por

nenhum e, que por isso deve aprender a depender isso deve aprender a depender de Deus de Deus e não confiar em si e não confiar em si mesmo.mesmo.

Se você deseja crescer precisa de conhecimento da Palavra, mas apenas isso não será suficiente, Se você deseja crescer precisa de conhecimento da Palavra, mas apenas isso não será suficiente,  você precisa

 você precisa também conhecer também conhecer a Deus. a Deus. A oração A oração é a é a chave para chave para aprendermos a aprendermos a nos relacionar nos relacionar comcom Deus e assim conhecê-lo.

(4)

Infelizmente a vida de oração de muitos não envolve tal relacionamento porque não tratam com Infelizmente a vida de oração de muitos não envolve tal relacionamento porque não tratam com Deus e nem são tratados por ele. Simplesmente não oram até o fim, até obterem uma resposta do Deus e nem são tratados por ele. Simplesmente não oram até o fim, até obterem uma resposta do Senhor. Quando a resposta não vem, presumem que não era a vontade de Deus e simplesmente Senhor. Quando a resposta não vem, presumem que não era a vontade de Deus e simplesmente esquecem o assunto.

esquecem o assunto.

Porque muitos não crescem em seu relacionamento com Deus por meio da oração? Porque muitos não crescem em seu relacionamento com Deus por meio da oração? 1. Porque desconhecem a vontade de Deus

1. Porque desconhecem a vontade de Deus

Uma das condições mais importantes para orarmos é uma convicção clara de que é a vontade de Uma das condições mais importantes para orarmos é uma convicção clara de que é a vontade de Deus ouvir a nossa oração. Na verdade muitos duvidam que a vontade de Deus seja boa e Deus ouvir a nossa oração. Na verdade muitos duvidam que a vontade de Deus seja boa e agradável. Outro dia assistia a um filme sobre a queda de um avião. No decorrer de todo o filme as agradável. Outro dia assistia a um filme sobre a queda de um avião. No decorrer de todo o filme as pessoas diziam que aquele desastre tinha sido a vontade de Deus. Mas a vontade de Deus é que pessoas diziam que aquele desastre tinha sido a vontade de Deus. Mas a vontade de Deus é que todo avião decole e chegue ao aeroporto de destino a salvo. Se duvidamos que essa é a vontade de todo avião decole e chegue ao aeroporto de destino a salvo. Se duvidamos que essa é a vontade de Deus como podemos orar para que o Senhor nos guarde em nossa viagem? Imagine alguém orando Deus como podemos orar para que o Senhor nos guarde em nossa viagem? Imagine alguém orando dentro de um avião dizendo: “Senhor faça a tua vontade nesse vôo!” Todos vão fic

dentro de um avião dizendo: “Senhor faça a tua vontade nesse vôo!” Todos vão fic ar bemar bem assustados.

assustados.

Jesus nos ensinou a orar em Mateus 6 dizendo: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Jesus nos ensinou a orar em Mateus 6 dizendo: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;

faça-teu nome; venha o faça-teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu...” (Mt. 6:9se a tua vontade, assim na terra como no céu...” (Mt. 6:9 -10). Se-10). Se o Senhor nos mandou orar para que a vontade dele seja feita na terra é porque nem tudo o que o Senhor nos mandou orar para que a vontade dele seja feita na terra é porque nem tudo o que acontece na terra é da vontade de Deus. Precisamos crer que a vontade de Deus é boa, perfeita e acontece na terra é da vontade de Deus. Precisamos crer que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável para conosco os seus filhos. Se duvidamos disso jamais vamos orar: “faça

agradável para conosco os seus filhos. Se duvidamos disso jamais vamos orar: “faça-se a tua-se a tua  vontade!”

 vontade!”

Muitos não são curados porque acalentam o pensamento de que a enfermidade é a vontade de Muitos não são curados porque acalentam o pensamento de que a enfermidade é a vontade de Deus para eles. Outros vivem conformados com uma vida de derrota e miséria porque acreditam Deus para eles. Outros vivem conformados com uma vida de derrota e miséria porque acreditam que Deus quer que seja assim.

que Deus quer que seja assim.

Se nós que somos maus sabemos dar coisas boas a nossos filhos, quanto o mais o nosso Pai celeste Se nós que somos maus sabemos dar coisas boas a nossos filhos, quanto o mais o nosso Pai celeste dará toda sorte de bênção para aqueles que foram feitos filhos de Deus em Cristo Jesus.

dará toda sorte de bênção para aqueles que foram feitos filhos de Deus em Cristo Jesus.

Somente podemos exercitar fé quando conhecemos a vontade de Deus. Toda a dúvida está baseada Somente podemos exercitar fé quando conhecemos a vontade de Deus. Toda a dúvida está baseada no fato de não sabermos se é a vontade de Deus nos dar aquilo que estamos pedindo. Por causa no fato de não sabermos se é a vontade de Deus nos dar aquilo que estamos pedindo. Por causa disso precisamos orar em linha com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é a revelação da sua disso precisamos orar em linha com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é a revelação da sua  vontade para nós.

 vontade para nós.  Antes

 Antes de de orar orar precisamos precisamos saber saber se se o o motivo motivo pelo pelo qual qual oramos oramos está está de de acordo acordo com com a a revelação revelação dada Palavra. Nunca deveríamos desejar algo que a Bíblia nos proíbe. Mas se temos uma promessa Palavra. Nunca deveríamos desejar algo que a Bíblia nos proíbe. Mas se temos uma promessa  bíblica

 bíblica para para nos nos embasar embasar então então podemos podemos orar orar com com fé fé e e ousadia. ousadia. É É a a vontade vontade de de Deus Deus que que seusseus filhos desfrutem de todas as su

filhos desfrutem de todas as suas promessas na Nova Aliança.as promessas na Nova Aliança. 2. Porque duvidamos da bondade de Deus

2. Porque duvidamos da bondade de Deus

Se alguém vai ao médico e ele diz: “agora só Deus pode agir!” Logo pensa que deve comprar o Se alguém vai ao médico e ele diz: “agora só Deus pode agir!” Logo pensa que deve comprar o caixão. Afinal agora ele depende exclusivamente de Deus e isso é uma grande enrascada. Se caixão. Afinal agora ele depende exclusivamente de Deus e isso é uma grande enrascada. Se ouvimos um missionário vindo de um pais muito pobre e distante dizer que ali ele vive apenas pela ouvimos um missionário vindo de um pais muito pobre e distante dizer que ali ele vive apenas pela fé, logo imaginamos que ele vive na mais completa miséria. “Porque deixaram esse homem fé, logo imaginamos que ele vive na mais completa miséria. “Porque deixaram esse homem cometer essa loucura? Qual igreja faz missões deixando que os missionário vivam pela fé?” A  cometer essa loucura? Qual igreja faz missões deixando que os missionário vivam pela fé?” A  expressão “pela fé” tornou

expressão “pela fé” tornou-se em nossa mente sinônimo de necessidade e -se em nossa mente sinônimo de necessidade e privação.privação.

Mas se vemos alguém chegando no estacionamento da Igreja com uma Mercedez zero quilômetro, Mas se vemos alguém chegando no estacionamento da Igreja com uma Mercedez zero quilômetro, usando um terno muito elegante, testemunhando que também é missionário e que também vive usando um terno muito elegante, testemunhando que também é missionário e que também vive pela fé

pela fé caímos na gargalhada. “Pela fé vivo eu com o meu salário! Vê lá se Deus dá Mercedez paracaímos na gargalhada. “Pela fé vivo eu com o meu salário! Vê lá se Deus dá Mercedez para alguém.”

alguém.”

3. Não oramos até o fim 3. Não oramos até o fim

Orar até o fim significa orar até que a resposta de Deus venha. Se queremos conhecer a Deus por Orar até o fim significa orar até que a resposta de Deus venha. Se queremos conhecer a Deus por meio da oração precisamos orar completamente.

(5)

Em Mateus 26 lemos que por três v

Em Mateus 26 lemos que por três vezes o Senhor orou ao Pai.ezes o Senhor orou ao Pai.  Adiantando-se

 Adiantando-se um um pouco, pouco, prostrou-se prostrou-se sobre sobre o o seu seu rosto, rosto, orando orando e e dizendo: dizendo: Meu Meu Pai, Pai, se se possível,possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. E, voltando para passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de carne é fraca. Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E, voltando, achou-os outra vez mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. Deixando-os novamente, foi orar pela terceira dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. Deixando-os novamente, foi orar pela terceira  vez, repetindo as mesmas palavras. Mt. 26:39-44

 vez, repetindo as mesmas palavras. Mt. 26:39-44

O Senhor não orou três vezes por ser algum tipo de fórmula, ele orou três vezes simplesmente O Senhor não orou três vezes por ser algum tipo de fórmula, ele orou três vezes simplesmente porque o Pai não tinha respondido na primeira vez e nem na segunda. Ele orou até conhecer a porque o Pai não tinha respondido na primeira vez e nem na segunda. Ele orou até conhecer a resposta de Deus Pai.

resposta de Deus Pai.

O mesmo princípio pode ser observado na vida de Paulo. Por três vezes ele orou para que o Pai O mesmo princípio pode ser observado na vida de Paulo. Por três vezes ele orou para que o Pai removesse o espinho em sua carne.

removesse o espinho em sua carne.

E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três  vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o  vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de

sobre mim repouse o poder de Cristo. II Cor. 12:7-9Cristo. II Cor. 12:7-9

Paulo orou até que o Senhor lhe respondesse. Infelizmente muitos oram, mas nunca se preocupam Paulo orou até que o Senhor lhe respondesse. Infelizmente muitos oram, mas nunca se preocupam se a sua oração é respondida ou não. Se oramos, mas não vemos a resposta não vamos crescer no se a sua oração é respondida ou não. Se oramos, mas não vemos a resposta não vamos crescer no Senhor porque não teremos sido tratados por ele por meio da demanda de nossa oração. É preciso Senhor porque não teremos sido tratados por ele por meio da demanda de nossa oração. É preciso ir até o fim com o Senhor.

ir até o fim com o Senhor.

4. Porque desconhecemos a graça de Deus 4. Porque desconhecemos a graça de Deus

Muitos não oram porque acreditam que não são bons o suficiente para receberem algo de Deus. Muitos não oram porque acreditam que não são bons o suficiente para receberem algo de Deus. Essa é a acusação constante que o diabo faz na mente dos filhos de Deus. Mas o Senhor não nos Essa é a acusação constante que o diabo faz na mente dos filhos de Deus. Mas o Senhor não nos ouve porque somos bons, mas porque ele é bom.

ouve porque somos bons, mas porque ele é bom.

Se você pensa que precisa ser justo para ser ouvido pelo Pai, você está completamente certo. Deus Se você pensa que precisa ser justo para ser ouvido pelo Pai, você está completamente certo. Deus só pode ouvir aquele que é justo. Mas as boas novas é que o Senhor Jesus se tornou a nossa justiça. só pode ouvir aquele que é justo. Mas as boas novas é que o Senhor Jesus se tornou a nossa justiça. Hoje quando chegamos diante de Deus o fazemos pela justiça que recebemos pela fé no sangue de Hoje quando chegamos diante de Deus o fazemos pela justiça que recebemos pela fé no sangue de Jesus. Nem no céu você será

Jesus. Nem no céu você será mais justo do que é hoje, pois mais justo do que é hoje, pois a sua justiça é a Cristo.a sua justiça é a Cristo.

Muitos vivem debaixo de acusação e condenação e por isso não se acham dignos de ter a resposta Muitos vivem debaixo de acusação e condenação e por isso não se acham dignos de ter a resposta de suas orações. Vivendo assim eles não t

de suas orações. Vivendo assim eles não têm fé para receberem algo de Deus.êm fé para receberem algo de Deus.

Muitos vivem debaixo da mentira de que Deus está zangado com eles. Por causa disso vivem uma Muitos vivem debaixo da mentira de que Deus está zangado com eles. Por causa disso vivem uma  vida cr

 vida cristã istã dividida dividida e e doentia. Num doentia. Num momento momento eles eles pregam pregam que que Deus Deus cura, cura, mas no mas no outro outro declaramdeclaram que Deus lhes mandou uma doença para ensinar-lhes uma lição. Num momento Deus os faz que Deus lhes mandou uma doença para ensinar-lhes uma lição. Num momento Deus os faz prosperar e no outro lhes dá pobreza para aprenderem a humildade. A verdade é que algumas prosperar e no outro lhes dá pobreza para aprenderem a humildade. A verdade é que algumas  vezes

 vezes crêem crêem que que Ele Ele os os ama, ama, mas mas quase quase sempre sempre sentem sentem que que Deus Deus esta esta zangado zangado com com eles.eles. Simplesmente não dá para orar e obter respostas da nossa oração com pensamentos divididos a Simplesmente não dá para orar e obter respostas da nossa oração com pensamentos divididos a respeito do Senhor.

respeito do Senhor.

Por causa da obra consumada de Jesus a ira de Deus não pode mais estar sobre nós. Toda a ira de Por causa da obra consumada de Jesus a ira de Deus não pode mais estar sobre nós. Toda a ira de Deus por causa do pecado caiu sobre o Senhor Jesus na cruz. Se toda a ira já caiu sobre Jesus, Deus por causa do pecado caiu sobre o Senhor Jesus na cruz. Se toda a ira já caiu sobre Jesus, então ele não pode estar irado conosco. Não estamos mais debaixo da velha aliança segundo a qual então ele não pode estar irado conosco. Não estamos mais debaixo da velha aliança segundo a qual Deus as vezes estava feliz com você e as vezes estava zangado. Hoje ele tem total prazer em você Deus as vezes estava feliz com você e as vezes estava zangado. Hoje ele tem total prazer em você por causa de Jesus.

(6)

Segundo Dia

 Você precisa orar

 A oração é uma disciplina espiritual. Quando falamos de disciplina espiritual corremos o risco de sermos mal interpretados. Precisamos dizer antes de tudo que a disciplina espiritual da oração não é uma lei, nem é algum tipo de legalismo místico. A oração é, na verdade, um grande privilégio espiritual. É a oportunidade dada pela graça de Deus de mergulharmos na sua presença santa. É poder comer do maná escondido e desfrutar do rio que flui do trono de Deus.

Somos exortados a orar sem cessar, mas se acontecer de não conseguir, não fique pensando que Deus agora está irado com você. Você não acrescenta nada a Deus quando ora, mas certamente perde muito quando deixa de orar. Não transforme a oração em mais um fardo que você precisa carregar. Veja-a como o mais saboroso privilégio do universo.

Muitos crentes vivem angustiados porque pensam equivocadamente que precisam fazer boas obras para agradar a Deus e para aplacar a sua ira quando não fazem o que deveriam fazer. Mas a  verdade é que não precisamos fazer coisa alguma para agradar a Deus. Ele já está feliz conosco.  Agradamos ao Senhor não pelo que fazemos para Ele, mas por aquilo que Jesus já realizou na cruz

por nós. Fomos reconciliados com o Pai, Ele nos olha agora com olhos de amor.  A oração produz unção

 A oração é um dos fundamentos da vida cristã, pois sem oração não há crescimento espiritual. O crescimento espiritual se manifesta de muitas formas, mas de todas elas, as mais importantes estão relacionadas com a fé e a unção. Para crescer em fé o crente precisa de mergulhar na Palavra de Deus, pois a fé vem pelo ouvir a palavra da verdade.

Em segundo lugar, o crente precisa crescer em unção. É a unção do Espírito que nos capacita e nos dá poder para fazer a vontade de Deus. A unção flui através da fé, mas ela cresce por meio da oração.

É a unção que faz todas as coisas acontecer em nossa vida. Precisamos ter unção para fazer tudo para Deus.

Se tudo o que temos na igreja é só uma boa organização, então, não temos nada diferente daquilo que o mundo também possui. Se tudo o que temos é apenas engenhosidade humana, então não há  valor espiritual em nossa obra.

Certa vez, um garoto perguntou para um homem de Deus: – O que é unção?

O homem de Deus chamou a atenção do garoto para um boi que estava pastando adiante e indagou:

– Você está vendo aquele boi pastando? – Sim.

– Aquilo não é unção.

Em seguida, olhou para um passarinho, que gorjeava, alegremente, no galho de uma árvore e disse:

– Você está ouvindo aquele passarinho gorjeando? – Sim.

– Aquilo também não é unção.

O garoto, então, insistiu com o ancião: – Diga-me, então; o que é unção?

 Após uma breve pausa, o homem voltou-se para o garoto e concluiu, dizendo:

(7)

Unção é aquilo que não é natural. Se tudo o que temos é um boi pastando e um passarinho cantando no telhado, então não temos nada que o mundo não tenha. A diferença entre nós – a Igreja – e o mundo é o boi cantando no telhado, irmãos!

 A unção está para a Igreja assim como o combustível está para o carro. Pode ser um carro zero, importado e muito bem equipado, mas, se o tanque está vazio, não vai a lugar nenhum. O crente é como esse carro. Pode estar limpinho, lavado pelo sangue de Jesus, com tudo no seu devido lugar mas, se não tiver unção, não cumprirá o propósito de Deus. Mas se for cheio com a unção, aí Deus pode dirigi-Io. Mas a unção só vem quando há oração.

 Apesar de a vida cristã ser espontânea, precisamos cooperar com Deus para que haja crescimento. Na verdade, ninguém muda coisa alguma por si mesmo. É Deus quem muda você. E a verdadeira mudança é aquela que passa despercebida de você. O verdadeiro crescimento espiritual é aquele para o qual você nem atenta. O mesmo ocorreu com o seu crescimento físico: você cresceu, mas não sentiu. Foram as outras pessoas que perceberam e acompanharam o seu crescimento. Você apenas cooperou com esse crescimento. Como? Alimentando-se, dormindo, descansando e se exercitando. Espiritualmente, dá- se o mesmo. Não produzimos o crescimento em nós mesmos, mas cooperamos para que ele aconteça.

 Veja uma criança. Você não pode forçá-la a crescer. Pode até exortá-la dizendo: “Menino, você tem de crescer!” Não vai adiantar. No entanto, eu posso cooperar para que ela cresça, dando-lhe comida.

Quando oramos a imagem de Deus é formada em nós

 A obra do Espírito Santo hoje em nós é levar-nos à estatura de Cristo, é nos transformar para sermos semelhantes a Ele. Essa obra de transformação depende da Palavra de Deus e da oração. Em primeiro lugar a nossa mudança depende da renovação da nossa mente por meio da sua Palavra. Em Romanos 12.1-2 Paulo disse:

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício  vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século,

mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 A palavra-chave deste versículo é: transformai-vos. – E como é que somos transformados?

– Pela renovação da nossa mente.

– E como é que a nossa mente é renovada? – Por meio da Palavra.

– Então as disciplinas espirituais estão ligadas à Palavra – conclui um irmão mais experiente. – Por que temos de praticá-las? Volta à carga o irmão novo convertido.

– Para cooperar com Deus, na renovação da mente e assim sermos transformados na alma.

 A mente humana é renovada através da Palavra de Deus. Na medida em que renovamos nossa mente com a Palavra de Deus uma transformação metabólica vai acontecendo em nós.

Mas existe um outro aspecto da transformação da nossa alma que depende de uma vida de oração. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. II Cor. 3:18

Paulo diz que precisamos ser como espelhos contemplando e refletindo a glória do Senhor. Um espelho reflete tudo o que contempla. Quando estamos contemplando o Senhor nós o refletimos. O versículo poderia ser parafraseado da seguinte maneira: “todos nós com o rosto desvendado somos um espelho refletindo a glória do Senhor e, quanto mais o refletimos mais somos transformados na sua própria imagem refletida em nós.”

Porque Paulo diz que precisamos ter o rosto desvendado? Se um véu for colocado sobre o espelho nada poderá ser refletido. Paulo diz que precisamos contemplar o Senhor com o rosto desvendado.

(8)

O que vem a ser este véu a que Paulo se refere? Hebreus 10 fala de um véu, mas ali é o véu da parte interna do tabernáculo (Hb. 9:3), enquanto o véu de II Coríntios 3 é o véu posto sobre o rosto de Moisés, como é mencionado no verso 13.

O véu aqui representa as tradições humanas. O véu cobrindo o coração dos filhos de Israel era a  velha religião tradicional. Se a tradição estiver encobrindo o nosso coração não poderemos refletir

a glória do Senhor e sermos por ele transformados de glória em glória.

 Além de estar desvendado, o espelho precisa também ser posicionado corretamente. O verso 16 fala-nos que quando o coração “se converte ao Senhor, o véu lhe é tirado.” Nosso coração precisa estar voltado para o Senhor de modo a podermos contempla-lo com o rosto desvendado.

Um espelho precisa estar voltado na direção do seu rosto para que possa refleti-lo. O mesmo princípio se aplica ao Senhor, podemos ter o véu retirado, mas isto não adiantará coisa alguma se o espelho está focalizado em outra direção.

Contemplar o Senhor é gastar tempo com todos os tipos de oração: petição, súplica, louvor, adoração, consagração, entrega, intercessão, meditação, contemplação e tudo mais. Isto é o mesmo que direcionar apropriadamente o espelho de nossa alma.

Nossa vida de oração é um processo gradual de transformação de glória em glória. Quanto mais contemplamos o Senhor mais a imagem dele é refletida em nós. E quando essa imagem é refletida durante muito tempo ela fica impressa no espelho.

Paulo viveu quase dois mil anos antes da invenção da fotografia, mas o processo que ele descreve aqui é o mesmo da máquina fotográfica. A ilustração de um espelho que se transforma na imagem que está refletindo é o mesmo que uma fotografia.

No processo de tirar uma foto quatro elementos são necessários: luz, lente, diafragma e filme. A luz é o meio pelo qual o cenário é trazido para dentro da câmara. Na esfera espiritual a luz é o desvendar do Espírito Santo explodindo em nosso interior. A máquina fotográfica só tira uma foto se houver luz suficiente para formar e fixar sobre o filme. Em outras palavras, sem luz não se pode tirar uma fotografia. Semelhantemente, você precisa estar debaixo do foco da luz de Deus. É ela que lhe permite refletir e fixar a imagem de Deus em sua alma. Quando a luz de Deus está sobre nós, o Espírito vem sobre a nossa alma, para formar e fixar a imagem de Cristo em nós.

Uma vez que temos luz necessitamos da lente. A lente aponta para a nossa mente. Se a nossa mente não compreender, nada pode entrar dentro de nós. Para que a imagem não seja gravada com distorções, a máquina fotográfica é provida de um jogo de lentes, cuja função é formar uma imagem nítida e real. Uma imagem desfocada produz uma foto distorcida. A lente nos fala de nossa mente. Esta é que focaliza, compreende, traduz e clarifica a imagem que passa através dela.

 Além da lente ainda precisamos do diafragma. É ele que se abre e fecha fazendo o click. O diafragma aponta para o nosso coração. Se o coração não abrir a luz de Deus não entra, ainda que a

lente de nossa mente possa compreender. O coração é a porta de entrada e saída para o nosso ser. Tudo o que entra e que sai tem que passar por ele.

O Antigo Testamento relata as circunstâncias em que Davi foi escolhido rei de Israel. Deus havia mandado Samuel ungir um dos filhos de Jessé como rei. Samuel, todavia, agiu pela ótica natural. Os olhos do profeta estavam à procura de detalhes, tais como força, beleza, estatura, postura... Quando entrou Eliabe, o primogênito, Samuel disse consigo: “Certamente está perante o Senhor o seu ungido.” Deus, porém, deu ao profeta uma palavra que, para nós, também deve ser um marco no nosso coração: “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, [ ... ] o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.”

Para Deus, não importa muito como você é por fora. O que importa mesmo é aqui dentro – o coração. Um coração que esteja faminto e sedento da justiça divina, um coração quebrantado e contrito diante do Espírito, um coração cheio de temor e obediência à Palavra jamais será desprezado por Deus. Este é o coração que Deus busca, pois, ao abrir-se – como um diafragma – permitirá a passagem da luz divina, e, então, ela se refletirá sobre a alma até que a imagem de Cristo seja formada.

(9)

Meu irmão, a sua alma é um filme que precisa ser sensibilizado e gravado com a imagem de Deus. Foi isto o que o apóstolo Paulo quis dizer em 1 Coríntios 3.18. Somos um espelho, e sempre que  voltamos esse espelho para Deus, a imagem Dele se reflete em nós até “sermos transformados na

sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.

Por fim temos o filme que é a nossa alma. É em nossa alma que a imagem de Deus fica impressa. Dia e noite precisamos contemplar o Senhor e, então, Cristo, a imagem celestial será impressa em nós repetidamente.

Tudo isso somente acontece quando existe a oração, o ato de contemplar o Senhor. Sem oração simplesmente não há transformação. Nosso espírito foi criado para conter a Deus, mas a nossa alma foi criada para refleti-lo.

O propósito de Deus ao criar o homem

Deus criou o homem para que este fosse sua imagem e semelhança. Mas o pecado distorceu essa imagem. Hoje, Cristo está restaurando a imagem de Deus em nossas vidas. Por isso, para que essa imagem se tome uma realidade, precisamos contemplar o Senhor.

Contemplar o Senhor é orar, interceder, louvar, adorar, ouvir e estudar a Palavra, a fim de buscar e receber a unção e ser cheio do Espírito. Quando isso acontece, você é transformado e se toma semelhante Àquele que você adora. Esta é a razão pela qual Deus abomina as imagens de idolatria: elas tomam o lugar de Deus, e as pessoas que as adoram tomam-se abomináveis e semelhantes a elas. Davi disse a respeito dos que adoram ídolos: “Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.” (Sl. 115:8).

Quando adoramos a Deus, algo de Deus é impresso em nós. Mas, ao contrário da fotografia, cuja imagem é gravada imediatamente, a imagem de Deus vai sendo gravada em nós pouco a pouco. A  mesma coisa acontecia com a tela dos monitores dos computadores antigos. As telas desses monitores eram muito sensíveis. E quando uma imagem ficava exposta por muito tempo numa tela, aquela imagem era gravada nela. Por causa disso os fabricantes criaram o descanso de tela, que impede que esse problema ocorra. Mas, se você encontrar vídeos de computadores antigos, perceberá que as telas estão marcadas. Essas marcas não surgiram de um dia para o outro. Foi depois de um período de tempo (meses e anos) e da contínua repetição e exposição que a imagem ficou gravada definitivamente.

 Assim também acontece conosco: cada dia um pouquinho, de glória em glória, até que a imagem se impregne inteiramente em nós. É claro que isso demanda tempo; não acontece em dois dias. Isso é obra de Deus, mas exige a nossa cooperação.

Cooperação é uma palavra-chave e, portanto, não pode ser esquecida nesse processo de transformação da alma e renovação da mente. Precisamos cooperar com Deus se quisermos realmente que essa mudança aconteça em nós. Essa cooperação não é outra coisa senão a disciplina da oração.

Para entendermos melhor essa questão basta sabermos que a Palavra aponta para a comida, e o espírito aponta para bebida. Alias, é assim na Bíblia, sabia? O Espírito quase sempre é ilustrado como algo liquido para se beber: é a água que brota do interior. A palavra, normalmente, é ilustrada como sendo comida ou pão. Dizem os nutricionistas que somos aquilo que comemos. Qualquer alteração no nosso corpo físico tende a passar primeiramente pela comida, através de uma dieta. Se você come a comida do céu, vai tomar-se o quê? Celestial.

Na Bíblia, comer e beber é muito mais do que ingerir; é colocar dentro, é introjetar. A palavra comer foi mencionada pela primeira vez, lá em Gênesis, quando o homem comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas lá, além da árvore, havia também o rio da vida. O homem pecou porque comeu a comida errada mas hoje ele é salvo se comer a comida verdadeira: Jesus Cristo – o pão da vida.

Em Êxodo vemos que o cordeiro tinha que ser comido.” Depois, no capítulo 16.4, Deus mandou o maná, que caiu do céu, para que o homem entendesse que não vive só de pão terreno, mas também

(10)

do pão que sai da boca de Deus: ou seja, a Palavra de Deus. No capítulo 17.6, a rocha foi ferida por Moisés, e dela jorrou água para dessedentar o povo de Israel. Essa rocha é o Senhor Jesus, mas a água que jorrou dEle veio do rio de água viva – o Espírito de Deus. No Novo Testamento, Jesus se identificou como o verdadeiro maná – o pão da vida que desceu do céu” Em seguida, Ele se identifica como a fonte de água viva quando afirma: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7.37-28). E em Apocalipse 22.1-2 são mostrados o rio da água da vida, que sai do trono de Deus, e a árvore da  vida que cresce em suas duas margens e produz 12 tipos de frutos. Pela eternidade afora o Senhor

será a nossa comida.

Deus, então, espera que você coopere com ele nesse processo de mudança e transformação. Você não será transformado compulsoriamente. Deus jamais coagirá você a fazer qualquer coisa. Mas o que Ele espera de você é apenas sua cooperação. E você se pergunta: “como”? E eu lhe respondo: “Comendo a comida verdadeira”.

Esta não é uma questão de usar a lei e determinar: “É proibido comer a comida errada”. Não é uma questão de saber se algo é proibido ou não. A questão é cooperar com Deus, e comer a comida que nos proporciona um crescimento saudável. Infelizmente muitos têm comido apenas o alimento do Egito, enquanto poderiam ser nutridos do maná celestial.

 Voltemos aos velhos questionamentos: – Pastor, ouvir FM é pecado?

– Quem lhe disse que ouvir música é pecado? Você pode ouvir o que quiser. Você é livre! – Pastor, ver televisão é pecado?

– Claro que não!

– Ir ao cinema, também é pecado? – Muito menos.

 A questão não é saber se o que eu faço ou deixo de fazer é pecado ou não. A verdadeira questão é esta: É uma “comida” apropriada? Comendo este tipo de comida eu estarei cooperando com Deus? Depois de ter assistido a um programa de televisão durante todo o dia ainda terei vontade de orar,  jejuar e ler a Bíblia?

Quanto a mim, eu quero cooperar com o Senhor, pois desejo ser transformado a cada dia. Sabe por que deixo de fazer certas coisas? Não é porque alguém me proibiu de fazê-las. É porque eu entendi que, ao invés de me ajudarem a cooperar com Deus, certos tipos de “comida” prejudicam o meu relacionamento com Ele. Na verdade, somos aquilo que comemos. Assim como o nosso organismo absorve os nutrientes do alimento que ingerimos, a nossa alma também absorve toda a impureza, lascívia e maldade daquilo que vemos e ouvimos. O importante é saber: de onde você está  buscando os valores que compõem o seu caráter?

Uma das coisas boas da vida é comer. Se não há prazer em comer uma determinada iguaria, logo ela é deixada de lado. Qualquer que seja a comida só nos sentamos diante dela se nos causar prazer. Imagine-se agora assando uma carne em sua casa. Sinta o cheiro. Hum! Pense numa picanha bem suculenta ou num cupim bem caprichado ... Deu água na boca?

Saiba que tudo o que você assiste na TV é assimilado por você. Se o programa não lhe agrada, você troca imediatamente de canal. Raramente as pessoas assistem a um programa por acaso ou sem que Ihes cause nenhum tipo de prazer. Se não houver prazer não tem graça nenhuma: ou você muda de canal ou desliga a TV. Só gastamos o nosso tempo naquilo que é prazeroso. E sabe de uma coisa? Aquilo se torna um alimento para nós, e muda os nossos valores. Observe a trama de uma novela. É sempre a mesma coisa: mulheres traindo seus maridos, mulheres solteiras apaixonando-se por homens casados ou mais velhos do que elas, maridos mantendo casos extraconjugais, triângulos amorosos, relações incestuosas, consumo de bebidas e drogas, traições de todos os tipos. É daí para pior. E você ali, diante da telinha, torce para que o marido da fulana não descubra a traição dela, ou que a outra heroína conquiste sua paixão ilícita.

(11)

“Todos têm o direito de ser felizes à sua maneira” – racionalizam, inteligentemente, os defensores da permissividade. É como se a felicidade dependesse de satisfazermos impulsos carnais. Somos felizes quando praticamos a Palavra de Deus. Somos felizes quando a imagem de Deus vai cobrindo a imagem do pecado e somos transformados na própria imagem do Senhor.

Lembre-se porém, que tudo o que Deus faz; Ele faz pela Palavra e pelo Espírito. Todo o seu crescimento e transformação dependem da sua disposição de contemplar o Senhor pela oração. Ouso dizer que não há transformação sem oração. O frente que não ora simplesmente não tem a imagem de Deus sendo formada em sua vida.

Terceiro Dia

Deus somente ouve o justo

Uma vez que entendemos que a oração é a maneira de crescermos em nosso conhecimento do Senhor, podemos agora avançar para entendermos quais são as chaves espirituais que desvendam a glória da oração respondida. A primeira chave fundamental é entendermos que fomos  justificados em Cristo Jesus.

Como poderemos ter a certeza de que nossas orações sempre serão ouvidas e atendidas por Deus?  Você certamente já deve ter ouvido que Deus somente ouve as orações do justo. As pessoas estão

sempre procurando alguém que esteja mais perto de Deus para que eles orem por elas. E as pessoas intuitivamente estão completamente corretas. Mas o que elas não sabem é que em Cristo nós somos declarados justos e por causa do sangue de Jesus já estamos tão perto do Pai quanto é possível estar.

“Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê...”Rm 10.4

Se as mentiras do diabo convencerem-no que você não é suficientemente bom para receber uma resposta da parte de Deus à sua oração, ou que você não merece uma resposta, ele já o derrotou. Se chegarmos diante de Deus com esse sentimento de condenação e de acusação nunca conseguiremos ter fé para apresentar nosso pedido diante de Deus. Então não podemos orar apropriadamente se não compreendemos que fomos justificados pela obra do Senhor Jesus na Cruz.

O que é a justificação?

Em Romanos 3:24 Paulo diz que fomos “justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”. Isso significa que você foi declarado justo por causa da redenção de Jesus na cruz.

 A Palavra de Deus diz que todo homem é pecador, no entanto a humanidade não sabia disso.  Assim Deus mandou o seu prumo para a terra. O prumo de Deus é a lei. Pela lei ficamos sabendo

que estamos fora do padrão da justiça de Deus.

Mas não era a intenção de Deus justificar o homem pela lei, pela lei apenas vem o pleno conhecimento do pecado. Assim veio Cristo Jesus e morreu e ressuscitou para ser a nossa justiça. Desta forma podemos compreender o que é justificação: justificação é o ato de Deus aprovar as pessoas de acordo com o seu padrão de justiça. Embora pensemos que somos justos, nossa justiça não é nada quando colocada no prumo da justiça de Deus. Deus mesmo é o padrão.

Sendo Deus o padrão, a sua exigência de justiça é absurdamente alta. Por isso nenhum homem poderia se justificar diante de Deus, o padrão é inatingivelmente alto. Precisamos da justificação pela fé e não por obras da lei.

(12)

Muitos dizem que justificação pode ser definida em termos de “como se você nunca tivesse pecado”. Essa definição, porém, é incompleta. Se nunca tivéssemos pecado isso nos faria neutros, mas não justos. Ser justificado significa que Deus tomou os meus pecados e colocou sobre Cristo e pegou a justiça de Cristo e a colocou em mim.

Deus tomou a lei e a substituiu pela fé. Crer é a única lei que Deus exige do homem pecador. Se o homem crê em Cristo esta fé lhe é imputada por justiça. Não que o homem possa crer por si mesmo, a sua fé é apenas um eco do voz de Cristo o chamando. Cristo é o autor da minha fé e a minha própria justiça.

 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. II Cor. 5:21

Em Cristo Jesus nós fomos feitos justiça de Deus. Você não foi apenas perdoado, você foi declarado  justo. Ser justificado é muito mais que ser perdoado. Ser perdoado significa que o pecador pode ser liberado de ter que pagar a penalidade que ele merece. Mas ser justificado significa que posso entrar na comunhão com Deus pois sou justo, jamais cometi pecado.

O perdão é negativo, é o cancelamento de um débito, enquanto a justificação é positiva, é receber um novo status de justo diante de Deus. É o caso de um assassino. Um assassino perdoado continua sendo um assassino, ainda que um assassino perdoado. Mas se de uma forma miraculosa ele pudesse nascer de novo ele poderia ser declarado justo em sua nova vida. Isto é justificação. Quando Cristo morreu eu morri com ele e quando ele ressuscitou eu renasci para uma nova vida. Isso tudo se torna uma realidade no momento em que confesso a Jesus.

O fundamento do evangelho é que a salvação começa e termina com Deus. Na salvação não há lugar para a obra humana. Somente a graça de Deus é a fonte de nossa salvação.

 A justificação é pela fé apenas. Hoje somos declarados justos quando cremos na redenção de Cristo, na sua obra consumada na cruz.

 Você deve orar como um justo

Quando você é perdoado pelos seus pecados, você tem tanto direito de receber uma resposta à oração quanto Jesus tinha. Você crê que se morresse hoje entraria no céu? Pois a mesma qualificação que lhe garante entrar no céu lhe garante que o céu pode baixar até você.

 A justiça que você recebeu é a mesma justiça de Cristo. Isso significa que quando você se achega diante de Deus ele não pode rejeitá-lo por que você tem a justiça de Cristo.

Tiago 5:16 diz que “muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” No entanto sempre pensamos que justo é aquele que possui um comportamento mais santo que os demais e que por causa disso está mais perto de Deus. Mas não é esse o conceito de justo na Nova Aliança. Justo hoje é aquele que teve todos os seus pecados perdoados pelo sangue de Jesus e que recebeu a justiça de Cristo pela fé. Ele é nova criatura e essa nova criatura não tem passado. É justo.

 Você não pode se tornar justo pelo seu esforço. Você jamais pode se tornar justo pelas suas boas obras. A justiça é um dom, um presente de Deus.

O dom da justiça

 A nossa justiça é um dom de Deus. Você foi feito tão justo como Jesus, não por meio do seu comportamento, mas pela fé nele e em sua obra consumada na cruz.

Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Rm. 5:17

Mas a verdade é que o diabo fica constantemente lembrando-o o quanto você é pecador. Você deve rejeitar toda acusação maligna. Não há nada que você possa fazer para Deus amá-lo mais e não há nada que você faça que o leve a amá-lo menos.

(13)

Seu direito de ser justo foi comprado pelo sangue de Jesus. Mas muitos crentes ainda vivem debaixo de condenação e acusação. Nunca poderemos ter uma vida de oração prevalecente debaixo de culpa. Simplesmente não temos fé quando estamos debaixo de condenação.

 A razão porque muitos crentes vivem uma vida de derrota é porque acreditam na mentira de que Deus está zangado com eles. Estão sempre com a sensação de que não fizeram o suficiente e se sentem sempre em falta. Por causa disso vivem uma vida cristã dividida e doentia. Num momento eles pregam que Deus cura, mas no outro declaram que Deus lhes mandou uma doença para ensinar-lhes uma lição. Num momento Deus os faz prosperar e no outro lhes dá pobreza para aprenderem a humildade. Num momento ele perdoa os seus pecados, mas depois se sente condenado e indigno por causa de todos eles. A verdade é que algumas vezes crêem que Ele os ama, mas quase sempre sentem que Deus esta zangado com eles. Como poderemos orar se presumimos sempre que Deus está insatisfeito conosco? Temos sempre a sensação de que ele está zangado por causa de nossa inconstância. Simplesmente não dá para orar e ver os milagres de Deus com pensamentos divididos a respeito do Senhor.

Por causa da obra consumada de Jesus a ira de Deus não pode mais estar sobre nós. Toda a ira de Deus por causa do pecado caiu sobre o Senhor Jesus na cruz. Se toda a ira já caiu sobre Jesus, então ele não pode estar irado conosco. Não estamos mais debaixo da velha aliança segundo a qual Deus as vezes estava feliz com você e as vezes estava zangado. Hoje ele tem total prazer em você por causa de Jesus.

Sei que, na tentativa de ser zeloso, você está sempre olhando para si mesmo a procura de alguma coisa errada. Existe um grande perigo na introspecção. Ficar o tempo todo se analisando e se  vasculhando para ver se há algo errado vai levá-lo ao abismo. Pode parecer zelo e santidade, mas

na verdade é a carne tentando se justificar diante de Deus sem depender do sangue de Jesus.

Reconheça que você já foi justificado. Hoje somos justos por causa da obra consumada na cruz. Não precisamos ficar nos analisando porque essa é a função do Espírito. Se houver algo errado em  você ele vai trazer luz e você poderá se arrepender e mudar de conduta. Já fomos perdoados de

todo pecado e de toda iniquidade.

Muitos confundem a introspecção com o convencimento do Espírito Santo a respeito do pecado. Hoje não precisamos mais ser convencidos do pecado, pois já fomos convencidos do pecado quando nos convertemos. Hoje o trabalho do Espírito Santo é nos convencer da justiça (Jo. 16:8).  Você precisa receber a revelação de que já é justo em Cristo Jesus. Ajoelhe agora mesmo e ore

pedindo luz sobre essa verdade. Sem esse conhecimento a sua vida de oração ficará sempre  bloqueada.

O problema é que muitos vivem debaixo de acusação e condenação do diabo, mas pensam que se trata do convencimento do Espírito Santo. Quando o Espírito opera ele nos convence que, mesmo quando falhamos, somos justiça de Deus em Cristo. Ele nos convence de que já fomos perdoados. O pensamento de que Deus está algumas vezes zangado e outras está feliz com você de acordo com o seu desempenho, fará de você um crente doente. Esse pensamento não é bíblico. Você já é justo por causa de Cristo Jesus. Quanto mais revelação você tem da graça de Deus e do seu perdão, mais  você tem ousadia para orar e pedir grandes coisas para o Pai.

Mas o diabo tem martelado acusações na cabeça dos crentes de modo que eles se sintam o tempo todo condenados e culpados. O diabo é o mestre do legalismo que procura lembrar-lhe o tempo todo o quanto indigno você é. Ele é o acusador dos irmãos. Certamente você já teve pensamentos do tipo:

“Como você ainda consegue chamar a si mesmo de cristão?” “Você é um hipócrita!”

“Pare de orar! Deus nunca vai ouvir sua oração!”

“Olhe para a sua vida. Você ainda ousa liderar na igreja?”

Meu irmão, isso é tudo mentira do diabo. Ele está usando a lei para acusá-lo e fazê-lo consciente de toda a sua inferioridade. Mas a verdade é que você está em Cristo e por causa do seu sangue não há

(14)

mais nenhuma condenação sobre você. Por meio do sacrifício de Jesus você foi feito justo sem que as suas boas obras contassem para isso. Você foi feito justiça de Deus em Cristo Jesus. Vamos lá! Levante a sua cabeça! Você foi chamado para reinar em vida. Repita ousadamente essa verdade: “Eu sou justiça de Deus por intermédio de Cristo Jesus! Eu sou destinado para reinar em vida! Eu recebo hoje a abundância da graça e o dom da justiça e determino que reinarei sobre as circunstâncias da minha vida.

 A resposta é pela graça

Deus somente pode responder a sua oração por causa da sua graça. Ele jamais vai ouvi-lo porque  você merece. Se esperar merecer algo para só então pedi-lo a Deus, você morrerá sem receber coisa

alguma do Senhor, pelo simples motivo que nenhum homem é suficientemente justo para merecer a bênção de Deus.

Deus o abençoa não porque você é bom, mas porque ele é bom. A graça é baseada na bondade de Deus para com você e não no seu próprio desempenho. A graça é o favor imerecido de Deus. Ela não é um prêmio pelo quanto você é fiel. Se a graça fosse um prêmio ela seria um favor merecido. Essa, na verdade, é a grande diferença entre a velha e a nova aliança. A velha aliança é baseada na lei. A lei é favor MERECIDO – quando você obedece perfeitamente aos mandamentos então você é abençoado. Mas a graça é favor IMERECIDO – o Senhor Jesus obedeceu perfeitamente, então você é abençoado quando crê nele.

Em Deuteronômio 28 o Senhor disse: “Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno... Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos” (Dt. 28:1-2). Veja bem que somente seriam abençoados e teriam o favor de Deus se obedecessem primeiro. O favor era merecido. Se obedecessem teriam o favor. Esse era o padrão da Velha Aliança.

Mas na Nova Aliança o padrão é a graça de Deus, o favor imerecido. Para aquele que trabalha o salário é um favor merecido. Mas para aquele que não trabalhou e mesmo assim veio receber o pagamento, isso é graça, um favor que ele não merece.

Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça. Rm. 4:4-5 Nós somos esse tremendo cara-de-pau que veio receber sem ter trabalhado. Cristo Jesus trabalhou, ele fez todo o trabalho e nós viemos e participamos do seu salário. Essa é a base da nossa oração. Somente podemos orar por causa da graça de Deus e da justiça de Cristo que nos foi atribuída.  Você está debaixo de qual aliança? A antiga aliança do favor merecido ou a nova aliança do favor

imerecido? Favor merecido ou imerecido? Se você acredita que a sua bênção depende de cumprir as condições da lei então você ainda está debaixo da antiga aliança e as boas novas do evangelho ainda não chegaram a você.

Todas as vezes que falo sobre o perdão dos pecados as pessoas dizem que é uma mensagem muito simples. Mas isso é um engano pois se fosse assim tão simples as pessoas teriam o entendimento de que seus pecados foram perdoados e que, portanto, não precisam mais viver debaixo de culpa e condenação.

Quanto mais revelação você tiver da obra consumada de Jesus, mais receberá fé para orar a cada dia. Só tem fé para orar aquele que sabe que sua oração não pode ser rejeitada. Nós sabemos que somos aceitos por Deus porque fomos justificados pela fé na sua graça maravilhosa.

Não tente orar confiado em sua justiça própria. O esforço próprio vai roubar de você a bênção de reinar em vida por meio da graça de Deus. O maior milagre que recebemos foi o perdão dos pecados. Se ele nos deu esse milagre pela graça, então podemos estar certos que sua graça também nos dará todos os milagres menores como cura, prosperidade, casamentos restaurados e muito mais.

(15)

Quarto Dia

Deus não está zangado com você

 A segunda chave espiritual da oração que prevalece é a revelação de que Deus nos ama e não está zangado conosco. Quando confiamos no amor de Deus, então temos o céu aberto para a nossa oração.

No dia do seu batismo no rio Jordão, o Senhor ouviu Deus Pai bradar dos céus: “Esse é meu filho amado em quem tenho todo o meu prazer!” (Mt. 3:17). Essa declaração foi registrada no evangelho por causa de nós. Nós somos amados pelo Pai da mesma maneira que o Senhor Jesus. Você é filho de Deus gerado pelo Espírito assim como o Senhor Jesus. Ele é o primogênito, mas nós somos os muitos filhos. O Senhor Jesus orou para que tivéssemos revelação que somos amados pelo Pai do mesmo modo que ele é amado.

Eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. Jo. 17:23

Nós fomos aceitos no amado. Deus Pai está feliz e satisfeito com você porque você está em Cristo.  Você foi escolhido por Deus antes da fundação do mundo. Todos os dias quando me levanto pela

manhã gosto de declarar olhando para os céus que Ele me ama. Eu sou amado de Deus. A cada dia ele tem preparado coisas maravilhosas para mim.

Quando você sabe que é amado por Deus, não importa o que o diabo possa fazer, você sempre irá prevalecer sobre ele. Mas se paira alguma dúvida sobre isso, não teremos ousadia e nem firmeza em nossa fé.

Sei que poucos ousam concordar que eventualmente sentem-se como se Deus não os amasse, mas a verdade é que muitos filhos de Deus vivem dessa maneira.

Garotos que não se sentem amados se entregam a todo tipo de pecado, drogas e destruição, mas aquele garoto que se sente profundamente amado consegue superar todas essas tentações. A  mesma verdade se aplica aos filhos de Deus, quanto mais sabemos que somos amados, mas queremos agradar o Pai.

Depois que o Senhor Jesus ouviu o Pai dizer que ele era o seu filho amado, ele foi levado ao deserto para ser tentado pelo diabo. A primeira coisa que o diabo lhe disse foi: “Se você é filho de Deus... Parece que eu ouvi dizer que você é filho de Deus, mas você não se parece com um filho, parece apenas um

comum.” Observe que toda a tentação é colocar dúvida sobre aquilo que Deus disse.

Depois disso ele disse: “Se você é filho manda que essas pedras se transformem em pães”. Não existe nada de errado em transformar pedras em pães, o problema é quando fazemos algo para termos uma prova da palavra de Deus. O Senhor respondeu: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.” O que o Senhor quis dizer com isso? Quando o Senhor mencionou a palavra que sai da boca de Deus ele estava se referindo ao rhema de Deus, a sua palavra viva e imediata. Que palavra era essa? “Esse é meu filho amado no qual tenho todo o meu prazer!” Essa é a palavra que o Pai havia dito. Essa é a palavra que deve ser o nosso alimento hoje também.

Deus vê você em Cristo. Você foi revestido de Cristo. Lá no Édem Deus fez uma roupa para o homem depois que ele pecou. Eu creio que era uma roupa de lã de cordeiro. Quando Deus nos olha ele vê a Cristo. Ele nos ama como ama a Cristo. Não é possível ser mais amado por Deus que isso. “Para louvor da glória da sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado...” Ef 1.6. Deus não está zangado com você

Referências

Documentos relacionados

Senhor, Vós que nos amais antes de Vos conhecermos, Vós que dais a vida ao vosso povo e tendes para cada um uma vocação de amor, fazei-nos crescer na docilidade ao vosso Espírito,

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

Essa dinâmica facilitará a oração para aqueles que são mais tímidos ou que possuem dificuldades de orar em frente de um grupo, também ajudará na integração de novos membros, e

Entendemos que o equipamento que pretendemos ofertar estaria atendendo aos requisitos do projeto como um todo, já que não está explícito que haverá utilização para as 16 portas

Importante citar aqui movimentos do campo, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), atuando em todo o país nas últimas décadas, com milhares de famílias assentadas

RODOLFO – Júlia, dizer quando eu não saberia porque acredito que sempre fui apaixonado por você?. Não tenho receio de dizer que você sempre foi a mulher da

(Uma casa vazia, as paredes com um papel de parede importado, muito clássico e caro, mostrando toda a opulência do local a anos atrás, atualmente a velhice do papel

Quando não vemos nenhuma promessa se realizar na nossa vida, logo surgem as justificativas, que nunca variam e são sempre superficiais: “tudo é só no tempo de Deus”; “isso é