• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO 008/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO 008/2016"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO 008/2016

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DE “APLICADOR DE COLETA” NO PROJETO AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE, QUALIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO E VALIDADE SOCIAL DO PROGRAMA FAMÍLIAS FORTES EM CEARÁ.

PREÂMBULO:

O projeto “Avaliação da Efetividade, Qualidade da Implementação e Validade Social do Programa Fortalecendo Famílias” é fruto de um Termo de Cooperação entre a Universidade de Brasília e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

O Programa Famílias Fortes tem por propósito prevenir o abuso de álcool e drogas em crianças e adolescentes por meio do fortalecimento de vínculos familiares, projetos de vida e protagonismo juvenil.

Este projeto de pesquisa tem por objetivo geral avaliar a efetividade do Programa Famílias Fortes, versão adaptada para o Brasil, descrever a qualidade de sua implementação e avaliar sua validade social. Trata-se de um projeto com duração de 36 meses (3 anos), a ser realizado por meio de um estudo quase-experimental, com follow-up de seis e doze meses com crianças/adolescentes e pais ou responsáveis participantes do Programa Famílias Fortes, ou alocados em grupos de comparação, em quatro estados brasileiros: Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco.

Este edital se destina à contratação de profissionais responsáveis pela coleta de dados que, No Ceará, alcançará grupos em 20 municípios das Regiões Metropolitana, Região Sul e Norte o estado. Os locais serão definidos durante a execução do plano de coleta, com a participação da equipe local de implementação e coleta.

O profissional contratado estará sob a supervisão direta de um Pesquisador-Supervisor (chamado de “Pesquisador por Território”) que, por sua vez, estará subordinado à Equipe Central do projeto, composta por pesquisadores e docentes da Universidade de Brasília. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A Universidade de Brasília torna público este edital com as regras de seleção simplificada de aplicador de coleta no Estado de Ceará que deverão atuar no projeto de Avaliação da Efetividade, Qualidade da Implementação e Validade Social do Programa Fortalecendo Famílias sob Coordenação de equipe da Universidade de Brasília.

1.2 A presente seleção de aplicador de coleta será regida por este edital e será executada pela Fundação Universidade de Brasília (FUB), por meio do Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção da Saúde no Ciclo da Vida - GEPPSVida-UnB (http://www.geppsvida.com.br/), vinculado ao Departamento de Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia.

1.3. Este edital tem validade de 6 (seis) meses, a contar da data de publicação do seu resultado final, e poderá ser prorrogado por igual período, para atender às necessidades do referido programa.

(2)

2. DA INSCRIÇÃO E DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO 2.1. A seleção consistirá em duas fases.

Na Fase 1, de caráter eliminatório, os interessados deverão enviar para o email

pesquisapff.ce@gmail.com, até o dia 15.09.2016, os 3 documentos mencionados abaixo:

(a) currículo atualizado

(b) comprovante de vínculo como aluno em instituição de ensino superior (conforme item 5 deste edital).

(c) carta de exposição de motivos e interesse explicitando (1) as razões pelas quais está interessado na vaga e (2) relato breve da formação acadêmica e experiência de trabalho enfocando a compatibilidade entre o perfil pessoal e o perfil previsto (conforme item 5 deste edital), (2) explicitar a disponibilidade de horário e locomoção para as seguintes regiões:

 Região metropolitana e Litoral Leste: Fortaleza, Eusébio, Caucaia, Maranguape, Beberibe e Aracati.

 Região Noroeste: Sobral, Ibiapina, Massapê, Tinguá, Viçosa do Ceará, Camocim e Crateús.

 Região Centro-sul: Acopiara, Iguatu, Icó e Russas.  Região Sul: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha.

2.2. O recebimento dessa documentação deverá ocorrer, somente via email

(pesquisapff.ce@gmail.com), até o dia 15/09/2016, até 23 horas. Nenhuma inscrição

enviada após as 23 horas do dia 15/09/2016 será efetivada.

2.3. Na Fase 2, de caráter eliminatório e classificatório, os interessados aprovados na Fase 1 participarão de entrevistas, em formato individual, via skype. Estas entrevistas ocorrerão entre 22.09.2016 e 24.09.2016, por skype, em horário a ser comunicado previamente por e-mail aos interessados.

2.4. O processo seletivo será realizado por uma comissão composta pelo “Pesquisador por Território” responsável por esta região e um membro da coordenação do projeto Avaliação da Efetividade, Qualidade da Implementação e Validade Social do Programa Fortalecendo Famílias.

3. DOS RESUTADOS

3.1. O resultado da Fase 1 será informado aos interessados, por email, até o dia 20.09.2016. 3.2. O resultado provisório da Fase 2 será divulgado, via email dos interessados, até 26.09.2016.

3.3. O resultado Final será divulgado, via email dos interessados, até o dia 29.09.2016. 4. DOS RECURSOS

4.1 O candidato, e somente ele, terá direito a recorrer do resultado da seleção em até um dia útil, a contar do dia subsequente à publicação do resultado (Fase 1 e Fase 2) por meio do envio do referido recurso para o e-mail pesquisapff.ce@gmail.com, até as 23 horas do dia estipulado no cronograma.

(3)

4.2. Em caso de recursos referentes à Fase 1, estes serão recebidos até 21.09.2016 e as respostas serão encaminhadas ao solicitante até o dia 22.09.2016.

4.3. Em caso de recursos referentes à Fase 2, o prazo será até 27.09.2016 e as respostas, até 28.09.2016.

4.4. Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail pesquisapff.ce@gmail.com, conforme a determinação utilizando o Assunto do e-mail: Recurso referente ao Edital 008/2016.

5. DOS PRÉ-REQUISITOS E PERFIL ESPERADO:

5.1 Ser graduando ou pós-graduando de curso da área de Ciências Humanas, Sociais ou da Saúde, matriculado durante todo o período de contrato. A remuneração será por bolsa. 5.2 Ter conhecimento sobre pesquisa com métodos quantitativos e/ou qualitativos. 5.3 Ter experiência em pesquisa de campo.

5.4 Ter habilidades de comunicação e relação interpessoal.

5.5 Ter habilidades de relação e articulação com a comunidade na qual o Programa Famílias Fortes está inserido.

5.6 Ter habilidades para uso de ferramentas informatizadas (ferramentas do Office, Google drive,Skype).

5.7 Residir no local (cidade), ou municípios vizinhos, onde serão realizados os grupos do Programa Famílias Fortes, bem com a coleta.

5.8 Ter experiência em atividades junto a Instituições da Assistência, da Educação ou da Saúde (desejável).

5.9 Ter conhecimentos sobre o Programa Famílias Fortes (desejável). 5.10 Não possuir impedimento legal para exercer a respectiva função.

5.11 Estar em dia com a justiça eleitoral e, no caso do sexo masculino, estar em dia também com o serviço militar.

6. ATRIBUIÇÕES DO APLICADOR DE COLETA:

6.1 Participar de treinamentos presenciais e remotos para a execução de suas atividades. 6.2 Realizar coleta presencial de dados, por meio de métodos quantitativos, como aplicação de escalas e questionários, junto a adolescentes participantes e facilitadores do Programa Famílias Fortes, bem como a adolescentes e famílias participantes dos grupos de comparação ao longo do estudo.

6.3 Realizar e/ou auxiliar na coleta de dados presenciais, por meio de métodos qualitativos, como grupos focais e entrevistas, juntos a pais e famílias participantes e facilitadores do Programa Famílias Fortes, além de pais e famílias participantes dos grupos de comparação. 6.4 Acompanhar presencialmente encontros do Programa Famílias Fortes com pais, jovens e famílias.

6.5 Realizar coleta remota de dados, via telefone, junto a pais/responsáveis participantes do programa, desistentes do programa e facilitadores.

6.6 Inserir os dados coletados em planilhas e softwares para análise de dados (Excel). 6.7 Participar de reuniões virtuais regulares para monitoramento do trabalho realizado.

(4)

6.8 Participar de reuniões presenciais eventuais na cidade de coleta de dados para monitoramento do trabalho realizado.

6.9 Repassar informações ao Pesquisador por Território para o acompanhamento de todo o processo de coleta.

6.10 Comunicar-se com os profissionais responsáveis pela implementação local do Programa Famílias Fortes, como articuladores, multiplicadores e facilitadores, para agendamento de datas relativas à execução da coleta.

6.11 Monitoramento das informações de contato dos participantes, de grupos experimentais e controle, para coleta de dados no follow up, aos três, seis e doze meses após a participação no Programa Famílias Fortes.

7. DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

7.1 Serão necessárias 20 horas semanais de dedicação.

7.2 Os horários poderão ser em turnos matutino, vespertino ou noturno de acordo com a realização dos grupos de intervenção. A ser definido em conjunto com o Pesquisador por território responsável por supervisar as atividades.

7.3 Os locais de coleta estarão distribuídos em equipamentos públicos das seguintes regiões:

 Região metropolitana e Litoral Leste: Fortaleza, Eusébio, Caucaia, Maranguape, Beberibe e Aracati.

 Região Noroeste: Sobral, Ibiapina, Massapê, Tinguá, Viçosa do Ceará, Camocim e Crateús.

 Região Centro-sul: Acopiara, Iguatu, Icó e Russas.  Região Sul: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha.

7.4 A distribuição das tarefas, grupos a serem acompanhados e coletas a serem executadas, será realizada de acordo com a demanda do projeto e adequação à carga horária do aplicador de coleta, sempre em concordância com o supervisor, Pesquisador por território.

7.5 O trabalho será monitorado por entrega de produtos relativos aos dados coletados e inseridos em planilhas e softwares para a análise de dados.

7.6 O aplicador de coleta deverá ter computador e acesso à internet banda larga por recursos próprios.

7.7 A remuneração será de R$ 1.200,00 reais mensais, em modalidade de bolsa, tanto para graduandos como para pós-graduandos.

7.8 É necessário que o(a) candidato(a) disponha de meios para deslocamento até os equipamentos públicos e domicilio dos participantes do Programa Famílias Fortes.

7.9 Este contrato tem duração de 6 meses, podendo ser prorrogado por até mais 12 meses (em dois períodos de 6 meses).

8. DO NUMERO DE VAGAS

8.1 O presente edital visa selecionar aplicadores de coleta para atuar no projeto de Avaliação da Efetividade, Qualidade da Implementação e Validade Social do Programa

(5)

Fortalecendo Famílias no Estado do Ceará. Serão disponibilizadas, 10 (dez) vagas de aplicador de coleta no Estado do Ceará, que serão alocados da seguinte maneira:

 4 vagas para a região Metropolitana de Fortaleza e Litoral Leste: Fortaleza, Eusébio, Caucaia, Maranguape, Beberibe e Aracati.

 2 vagas para a região Noroeste: Sobral, Ibiapina, Massapê, Tianguá, Viçosa do Ceará, Camocim e Crateús

 2 para a região Centro-Sul: Iguatu, Acopiara, Icó e Russas.  2 para a região Sul: Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

9. CRONOGRAMA

Etapas Prazos

Inscrições Até 15/09 às 23:00

Resultado Fase 1 20/09/2016

Recursos Fase 1 Até 21/09 às 23:00 Entrevistas Fase 2 Entre 22/09 a 24/09 Resultado Fase 2 26/09

Recursos Fase 2 Até 27/09 às 23:00 Resultado final da seleção 29/09

Contratação 30/09

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

a. A Universidade de Brasília não se responsabiliza pelo não recebimento de documentos ou e-mail de recurso em função de problemas de rede, acesso ou quaisquer outros motivos técnicos apresentados pelo candidato.

b. A prestação dos serviços, constantes do presente edital, não acarretará, em qualquer hipótese, vínculo empregatício com a UnB ou qualquer unidade da Fundação Universidade de Brasília (FUB).

c. O não cumprimento de qualquer item do presente edital implicará na eliminação do candidato.

d. Caso o aplicador de coleta necessite se desligar do projeto, deverá comunicar por escrito, com antecedência de 07 (sete) dias, à coordenação do projeto, que analisará o pedido de desligamento.

e. Em caso de abandono das atribuições, sem justa causa, o aplicador de coleta será advertido e, em caso de reincidência, o desligamento será automático. A remuneração será proporcional aos dias trabalhados no mês do abandono.

f. Em caso de desempenho insatisfatório no exercício de suas funções, o aplicador de coleta poderá ser desligado da função pela coordenação do projeto. O desempenho será avaliado pelo pesquisador por território-supervisor, e o coordenador do projeto, de acordo com atribuições do aplicador de coleta, especificadas no item 6 (seis) deste edital.

g. O preenchimento e assinatura do Termo de Compromisso ocorrerão em período a ser divulgado.

(6)

h. O contrato terá duração de 6 (seis) meses com início previsto para 26 de setembro de 2016, podendo ser prorrogado por mais 12 meses, de acordo com a demanda projeto. i. Para quaisquer dúvidas entrar em contato através do endereço eletrônico: pesquisapff.ce@gmail.com

Brasília, 9 de setembro de 2016 Profa. Dra. Sheila Giardini Murta

Gestora do Projeto Universidade de Brasília

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da

Em números absolutos, os resultados mostraram que as regiões médio-norte e nordeste apresentaram a maior amostragem de produtores rurais que expandiram a sua área agrícola através

(2010), discovered two additional lineages in the Iberian Peninsula using CO1 mtDNA sequences, thus demonstrating the useful- ness of this gene as a barcoding marker for this genus,

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Visando este trabalho analisar o impacto e a importância dos Projetos Educativos do TNSJ no âmbito de uma educação artística, interessa-nos refletir sobre a relação dos

1 – Documentou-se a existência de um pequeno monumento megalítico, integralmente construído com monólitos de grauvaque, situável nos finais do IV milénio a.C., provido

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição