• Nenhum resultado encontrado

ESCLARECIMENTOS Nº 03

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCLARECIMENTOS Nº 03"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CONCORRÊNCIA 2016/05459 (7421)

DISEC / CESUP LICITAÇÕES SÃO PAULO (SP) Licitações de Obras e Serviços de Engenharia II São Paulo, 27 de janeiro de 2017.

#Pública

ESCLARECIMENTOS Nº 03

CONCORRÊNCIA 2016/05459 (7421) - OBJETO: Obra de adequação do sistema de proteção elétrica e implantação de sistema de proteção contra arcos elétricos nos painéis elétricos do prédio ICI II, localizados no Complexo Central de Tecnologia do Banco do Brasil, em Brasília (DF) com fornecimento total dos materiais, equipamentos e mão de obra.

Atendendo aos pedidos de esclarecimentos de empresas interessadas, informamos a seguir, os questionamentos efetuados e os esclarecimentos pertinentes:

Questionamento 1:

Os atestados elencados no item 5.8 do Anexo 03, deverá ser em nome da empresa ou poderá ser em nome do profissional, na mesma forma do item 1.1.10.1 Anexo 02 do edital?.

Esclarecimento:

O item 5.8 do Anexo 2 diz respeito ao atestado de capacidade técnica do PROPONENTE, ou seja, da EMPRESA que está realizando a proposta. O item 1.1.10.1 diz respeito a

comprovação da qualificação técnica dos PROFISSIONAIS.

O atestado de capacidade técnica exigido no item 5.8 do Anexo 2 deverá estar presente na documentação da proposta, já os documentos exigidos no item 1.1.10.1 serão exigidos na data da contratação. Atentar para envio de declaração na documentação de habilitação conforme item 1.1.10.

Questionamento 2: Sobre o item 2.9;

Se faz necessário que o Banco do Brasil informe dentro da concorrência qual é o sistema existente que deverá receber a modernização dos IED´s.

Esclarecimento:

O termo "integração com o sistema existente" apresentado no item 2.9 do Anexo 03 do Edital diz respeito a integração dos equipamentos fornecidos pelo CONTRATADO com a instalação física dos ambientes(atuais), devendo o CONTRATADO observar as dimensões dos equipamentos instalados para que não ocorra problemas de espaço. Também diz respeito ao fornecimento de arquivo de descrição de configuração da subestação definido conforme norma IEC-61850, que diz respeito aos dados dos IED's e informações de proteção, configuração e etc.

(2)

CONCORRÊNCIA 2016/05459 (7421)

Questionamento 3:

A atestado de visita técnica deverá estar junto com os documentos de habilitação, ou seja, dentro do envelope nº 1?

Esclarecimento:

Sim, o atestado de vistoria deve estar junto com os documentos de habilitação. Porém, não serão desclassificadas empresas que o apresentarem no envelope Proposta.

Questionamento 4:

Solicitamos a gentileza de reavaliar/revalidar alguns campos da Planilha Custo(ABA ORÇAMENTO) disponibilizada para este certame. Depois de análise detalhada das demais abas desta planilha, verificamos as divergências.

Esclarecimento:

O Orçamento Estimado é o que consta no ANEXO 05 do EDITAL. Questionamento 5:

Item 6.1 do edital - Estamos entendendo que o projeto de situação prévia deverá ser enviado pela CONTRATANTE e não pela PROPONENTE. Nosso entendimento está correto ?

Esclarecimento:

"O PROPONENETE deverá apresentar projeto..." "...para prévia aprovação da FISCALIZAÇÃO..."

Neste caso PROPONENTE é a empresa que está apresentando proposta para fornecimento

para o Banco do Brasil. Este projeto deve incluir:

"... dimensões dos equipamentos e projeto de situação". A FISCALIZAÇÃO irá fornecer os projetos atuais dos painéis objeto do fornecimento e "O PROPONENTE deverá fazer todos os levantamentos baseado nos projetos existentes e na visita preliminar, de modo a garantir que os equipamentos fornecidos tenham dimensões adequadas ao espaço físico disponível e também que os mesmos serão transportados,

montados adequadamente nos locais necessários.".

Observar que estas entregas deverão ser realizadas na fase de homologação, conforme item 6 do Anexo 3 do Edital.

Questionamento 6:

Conforme informado no edital deverão ser fornecidos e instalados em cubículos dois relés SEL-311L, desta forma entendemos que juntamente à instalação dos relés SEL-311L (diferencial de linha) deverá ser prevista instalação de blocos de testes, relés auxiliares, nova fiação, minidisjuntores, bornes e miscelâneas. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

Conforme item 4.2.2.2, 4.2.2.5 e 4.2.5.2 do Anexo 03 do Edital todos os itens necessários para instalação dos relês é de fornecimento da empresa CONTRATADA.

(3)

CONCORRÊNCIA 2016/05459 (7421) Questionamento 7:

Entendemos que não haverá necessidade da substituição de nenhuma porta de cubículo cabendo apenas aumentar o rasgo atual ou colocar moldura para a instalação do novo IED. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

Favor observar o prescrito no item 4.2.2.6 do Anexo 03 do Edital, “4.2.2.6 ... A empresa CONTRATADA deverá realizar a adequação dos recortes dos painéis de média tensão, ou seja, deverá verificar os locais onde já estão instalados os relés e verificar as dimensões dos novos IED’s, para que seja realizada a confecção de molduras para instalação dos IED’s.”

Questionamento 8:

Entendemos que conforme edital não será necessário realizar serviço de integração bem como alteração de telas de IHM, reconfiguração, etc, devendo o fornecedor chegar até a sala do supervisório com os cabos de fibra-ótica para conectar no switch existente e entregar arquivos de configuração 61850 dos relés para que o Banco do Brasil realize a integração no supervisório. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

O termo "... integração com o sistema existente ..." apresentado no item 2.9 do Anexo 03 do Edital diz respeito a integração dos equipamentos fornecidos pelo CONTRATADO com a instalação física dos ambientes(atuais), devendo o CONTRATADO observar as dimensões dos equipamentos instalados para que não ocorra problemas de espaço. Também diz respeito ao fornecimento de arquivo de descrição de configuração da subestação definido conforme norma IEC-61850, que diz respeito aos dados dos IED's, informações de proteção, configuração e etc.

Questionamento 9:

Entendemos que não faz parte do escopo equipamentos para nível dois, tais como computadores, supervisório, monitores, etc, exceto os switches e GPS a serem instalados nos cubículos. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

Não esta previsto o fornecimento de computadores, supervisório, monitores. Observar o Anexo 3 do Edital bem como a planilha orçamentária.

Questionamento 10:

Entendemos que os projetos a serem atualizados já encontram-se digitalizados e serão disponibilizados os arquivos dwg para o proponente vencedor. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

(4)

CONCORRÊNCIA 2016/05459 (7421)

Questionamento 11:

Entendemos que os projetos a serem revisados serão diagramas unifilares, trifilares, funcionais, lógicos e de interligação. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

Observar os itens 2.8, 4.2.2.8, 6.1 e 7.1 do Anexo 03 do Edital. Questionamento 12:

Deverá ser fornecido miscelâneas (relés auxiliares, blocos de teste, minidisjuntores, bornes, etc) para adequação de cubículos devido a substituição dos IEDs existentes e instalação dos novos IEDs ou poderá ser utilizado as miscelâneas existentes?

Esclarecimento:

Será permitido o uso dos materiais existentes nos painéis porém deve ser observados os itens 4.2.2.2, 4.2.2.5 e 4.2.5.2 do Anexo 03 do Edital que menciona que todos os itens necessários para instalação dos relês é de fornecimento da empresa CONTRATADA.

Questionamento 13:

Entendemos que deverá ser fornecido uma única porta de comunicação ethernet em fibra optica para cada IED. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

Conforme item 4.1.10.3 do Anexo 03 do Edital o IED “...Deve possuir porta ethernet traseira em fibra óptica...”. Cabe ao PROPONENTE avaliar a melhor configuração.

Questionamento 14:

Favor informar quantas entradas e quantas saídas digitais deverão possuir cada IED. Esclarecimento:

Conforme item 4.1.12.2 do Anexo 03 do Edital a quantidade de entradas e saídas de cada IED deverá ser suficiente para controle do disjuntor, intertravamento entre seccionadores e disjuntores, e demais funções necessárias conforme projetos apresentados.

Questionamento 15:

Conforme indicado no edital deverão ser fornecidos para cada IED três fibras com sensor pontual, porém entendemos que será necessário apenas uma fibra com sensor pontual por IED. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

Conforme o item 4.1.17.4 “...O IED deverá possuir no mínimo 3 entradas para sensores pontuais e/ou sensores baseados em fibra ótica não-revestida...”, ou seja, a quantidade mínima de entradas para sensores é de 3 (três), porém cabe ao PROPONENTE ofertar a quantidade suficiente para proteção de todos os pontos dos painéis. Observar o Anexo 3.7 do Edital para verificação das formas construtivas dos painéis objeto das intervenções. Lembramos que os painéis devem ser protegidos em sua totalidade.

(5)

CONCORRÊNCIA 2016/05459 (7421)

Questionamento 16:

Conforme indicado no edital os IEDs deverão possuir função de detecção de arco voltaico. Perguntamos: deverá ser fornecido apenas fibra com sensor pontual ou deverá ser fornecido loop de fibra optica descoberta também?

Esclarecimento:

Conforme o item 4.1.17.4 “...O IED deverá possuir no mínimo 3 entradas para sensores pontuais e/ou sensores baseados em fibra ótica não-revestida...”. Cabe ao PROPONENTE ofertar os itens suficientes para proteção de todos os pontos dos painéis. Observar o Anexo 3.7 do Edital para verificação das formas construtivas dos painéis objeto das intervenções. Lembramos que os painéis devem ser protegidos em sua totalidade. Questionamento 17:

Conforme indicado no edital os IEDs deverão possuir função de detecção de arco voltaico. Perguntamos: qual é a metragem de cada fibra com sensor pontual e loop de fibra optica descoberta deverão ser fornecidos?

Esclarecimento:

Baseado no item 4.1.17.4 do Anexo 03 do Edital e o Anexo 3.7 do Edital, cabe ao PROPONENTE verificar as necessidades de proteção e dimensionar o seu sistema de forma a proteger atender todos os itens do Edital.

Questionamento 18:

Entendemos que não faz parte do escopo revisão do estudo de coordenação e seletividade do setor de baixa tensão, exceto o de média tensão. Favor confirmar nosso entendimento. Esclarecimento:

De acordo com o item 4.2.2.9 do Anexo 3 do Edital “A CONTRATADA terá o prazo de quarenta e cinco (45) dias após a assinatura do contrato para entregar o estudo de Coordenação e Seletividade da Média Tensão atualizado, bem como o estudo de energia incidente dos painéis de média tensão.”. A CONTRATANTE irá disponibilizar o estudo de coordenação e seletividade da baixa tensão para compatibilização dos estudos.

Questionamento 19:

Entendemos que a ligação entre os switches e IEDs a serem fornecidos deverão ser em estrela simples. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

De acordo com o item 4.2.2.15 “A arquitetura deste sistema deverá possuir switches ligados em rede ethernet tipo anel com equipamentos digitais de proteção conectados em estrela em cada switch.” e conforme item 4.1.10.3 do Anexo 03 do Edital o IED “...Deve possuir porta ethernet traseira em fibra óptica...”. Cabe ao PROPONENTE avaliar a melhor configuração e propor a solução adequada.

(6)

CONCORRÊNCIA 2016/05459 (7421) Questionamento 20:

Entendemos que não será necessário sincronização SNTP bastando apenas ser em IRIG-B. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

Favor observar o solicitado nos itens 4.1.10.4 “Os IED’s deverão ter seus relógios de tempo real sincronizados por um Servidor de Base de Tempo (GPS – Global Positioning System) de forma a garantir a sincronização de seus relógios com relação ao tempo absoluto através do padrão IRIG-B. Os IED’s deverão aceitar sinais em IRIG B demodulado de através uma das portas seriais ou entrada específica em conectores BNC.” e 4.2.2.18 do Anexo 03 do Edital “Deverão ser instalados também módulos de sincronismo de tempo via satélite, GPS, devendo ser responsável pela sincronização de relógios através de sinal enviado por satélites, garantindo que todos os dispositivos do sistema estarão operando na mesma base de tempo. Deverão ser instalados, no mínimo, quatro (4) receptores de GPS para sincronização horária dos IED’s.”

Questionamento 21:

Entendemos que não faz parte do escopo atualização de telas e base de dados do supervisório existente. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

Não está previsto no Edital atualização de telas e base de dados do supervisório existente. A PROPONENTE deverá fornecer o arquivo de descrição de configuração da subestação definido conforme norma IEC-61850, que diz respeito aos dados dos IED's, informações de proteção, configuração e etc.

Questionamento 22:

Deverão ser fornecidos os cabos para controle e corrente que irão compor o chicote a ser instalado internamente ao cubículo. Perguntamos: quantos metros de cabos deverão ser fornecidos por cubículo?

Esclarecimento:

Conforme item 4.2.2.2, 4.2.2.5 e 4.2.5.2 do Anexo 03 do Edital todos os itens necessários para instalação dos relês é de fornecimento da empresa CONTRATADA. Cabe a empresa PROPONENTE verificar a quantidade necessária de cabos para instalação baseado nos projetos disponibilizados e na visita técnica.

Questionamento 23:

Conforme informado no edital deverá ser fornecido 3000 metros de cabo óptico entre a CCT e a SE da concessionária, porém conforme indicado na planilha de estimativa de custos que deverão ser fornecidos 6200 metros desse cabo. Perguntamos: qual é a metragem correta a ser fornecida?

Esclarecimento:

De acordo com o item 4.2.5.5 do Anexo 03 do Edital “...A distância entre o CCT e a subestação da concessionária é de cerca de 3000 metros...”, como serão instalados dois relês de proteção

(7)

CONCORRÊNCIA 2016/05459 (7421) diferencial de linha é solicitado que seja fornecido um cabo ótico para cada relê, totalizando cerca de 6200 metros.

Questionamento 24:

Entendemos que não haverá necessidade de nenhuma adaptação civil, tanto em canaletas, quanto no local onde se encontram os cubículos. Favor confirmar nosso entendimento. Esclarecimento:

De acordo com o Edital não está prevista nenhuma adaptação civil. Questionamento 25:

Entendemos que não será necessário realizar ensaios de tipo nos IEDs a serem fornecidos, sendo apenas necessário o fornecimento de atestados de ensaios de tipo realizados anteriormente nos IEDs. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

De acordo com o item 4.1.21.1 do Anexo 03 do Edital esta previsto “...uma inspeção nos equipamentos de forma avulsa...” nas unidades entregues.

Questionamento 26:

Conforme informado no edital entendemos que durante a instalação dos IEDs novos nos cubículos é obrigatório a presença de um profissional do fabricante do IED. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

Não está previsto no Edital a obrigatoriedade da presença de um profissional do fabricante do IED durante a instalação dos mesmos. Observar os itens 7.12.2, 7.12.3 e 7.12.5 do Anexo 03 do Edital.

Questionamento 27:

Entendemos que nos cubículos CPG-1, CDG-1, CPG-2, CDG-2, 1A, 1B, CTA-T-1C, CTA-T-2A, CTA-T-2B, CTA-T-2C não deverá ser substituído os IEDs existentes cabendo apenas fornecer um novo IED para a função de detecção de arco voltaico, o qual será instalado ao lado do IED existente. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

Observar o prescrito no item 4.2.2.13 do Anexo 03 do Edital. Questionamento 28:

Caso a resposta a pergunta acima for afirmativa, poderá ser fornecido um único IED para fazer a proteção de arco voltaico em quatro cubículos ao mesmo tempo ao invés de fornecer um IED para cada cubículo apenas para essa funcionalidade?

(8)

CONCORRÊNCIA 2016/05459 (7421) Esclarecimento:

De acordo com o item 4.1.17.4 do Anexo 03 do Edital “A proteção contra arco elétrico deverá ser realizada utilizando a captação de luminosidade, através de sensores pontuais ou baseados em fibra ótica não-revestida, e elementos de sobrecorrente de alta velocidade.” a proteção contra arco elétrico deverá possuir supervisão de sobre-corrente, sendo assim o PROPONENTE deverá avaliar a melhor forma de instalação observando o item acima e a seletividade do sistema, ou seja, não desligando a totalidade do painel caso seja detectado um arco elétrico no compartimento de saída de cabos.

Questionamento 29:

Entendemos que os cordões de fibra optica a serem fornecidas porderão ter conectores LC. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

De acordo com o item.4.1.10.3 do Anexo 03 do Edital o IED “...Deve possuir porta ethernet traseira em fibra óptica...”, sendo assim o conector do cordão de fibra ótica utilizado deverá possuir o conector solicitado pelo relê, sendo esta definição exclusiva do PROPONENTE. Questionamento 30:

O quantitativo de horas indicado na planilha Estimativa de Custo para realização de alguns serviços é diferente do quantitativo de horas indicada no cronograma de implantação para os mesmos serviços. Perguntamos: qual planilha devemos seguir?

Esclarecimento:

De acordo com o item 5.6 do Anexo 3 do Edital o PROPONENTE deverá “Apresentar preço global fixo e irreajustável para o fornecimento e instalação incluindo todos os custos de materiais, equipamentos, mão-de-obra, encargos de toda a natureza, impostos, lucros, e quaisquer outros necessários a perfeita e completa realização dos serviços.”. O cronograma de instalação previsto no Anexo 3.1 é orientativo conforme item 3.2 do Anexo 3 do Edital, e pode variar conforme diversos fatores, como a quantidade de profissionais que executarão o serviço. Cabe ao PROPONENTE avaliar técnica e economicamente a melhor forma de alocação dos recursos de mão de obra.

Questionamento 31:

Foi informado no edital que o prazo para assinatura do contrato pelo proponente vencedor é de 5 (cinco) dias úteis, contado a partir da convocação, porém conforme é de praxe em processos similares é inviável analise do contrato e assinatura do mesmo em 5 (cinco) dias. Desta forma, questionamos se é possível alterar o prazo para assinatura do contrato superior a 30 (trinta) dias úteis.

Esclarecimento:

O prazo para assinatura do contrato é definido pela Administração visando cumprir seu cronograma de serviços. Além disto, a Minuta de Contratual já está disponível junto ao edital o que facilita sua análise. Será mantido o prazo de 05 (cinco) dias.

(9)

CONCORRÊNCIA 2016/05459 (7421) Questionamento 32:

Conforme indicado no item 14.2.5 do edital as empresas que apresentarem valores unitários superiores aos indicados no orçamento estimado do Banco do Brasil terão suas propostas desclassificadas. Desta forma, perguntamos: os valores unitários referido neste item do edital é referente ao Preço Total do equipamento/serviço, sendo que o Preço Unitário do equipamento/serviço poderá ser maior do que o indicado na planilha?

Esclarecimento:

Valor unitário = valor do item Questionamento 33:

Entendemos que os valores indicados na planilha de custo para fornecimento de cabos de fibra optica está errado, visto que é indicado coeficiente de 1,015 metros sendo que a metragem de cabos a serem fornecido conforme indicado no edital é muito superior ao indicado no coeficiente, desta forma perguntamos: Poderemos colocar o quantitavo exato de cabos a serem fornecidos na planilha, com isto superando o valor indicado sem a possibilidade de desclassificação da proposta?

Esclarecimento:

A aba “Composições” expressa o valor unitário, que para o caso do item 12.02 é igual a 1 (um) metro. A aba “Orçamento” apresenta o quantitativo total que para o caso do item 12.02 é igual a 6200 (seis mil e duzentos metros). O coeficiente de 1,015 utilizado na aba “Composições” é utilizado devido ao modo de instalação que estima a utilização de 1,015 metros de fibra para cada metro de tubulação. Este índice foi retirado do SINAPI referente a instalação de cabo de energia de diâmetro próximo ao do cabo ótico.

Questionamento 35:

Na aba orçamentos da planilha de custos, linha 11, o valor do relé está sendo somado com os valores de miscelaneas para adequação da porta para instalação do IED, porém ambos os itens possuem NCMs diferentes com impostos diferentes. Desta forma, perguntamos: como será feito o faturamento deste item visto que há materiais com impostos diferentes envolvidos?

Esclarecimento:

Os materiais poderão ser faturados de forma distinta na nota fiscal. Questionamento 36:

Entendemos que poderá ser fornecido chave seccionadora de 630A ao invés de 1250A. Favor confirmar nosso entendimento.

Esclarecimento:

De acordo com o item 4.2.1.11 do Anexo 3 do Edital “A CONTRATADA deverá fornecer e instalar chave seccionadora tripolar com abertura sob carga, corrente nominal de 1250 A...”.

(10)

CONCORRÊNCIA 2016/05459 (7421) Questionamento 37:

Solicitamos que a clausula referente a minuta de contrato "Parágrafo Primeiro – A CONTRATADA será responsável, civil e criminalmente, por quaisquer danos causados a CONTRATANTE e/ou terceiros em virtude da quebra da confidencialidade e sigilo a que estão obrigadas." Seja alterada para que as penalidades por danos a serem aplicadas estejam limitadas ao valor total do contrato

Esclarecimento:

Não é possível efetuar a alteração solicitada. Questionamento 38:

Solicitamos que a clausula referente a minuta de contrato "Parágrafo Segundo - A multa poderá ser aplicada cumulativamente com as demais sanções, não terá caráter compensatório, e a sua cobrança não isentará a CONTRATADA da obrigação de indenizar eventuais perdas e danos." Seja alterada para que a indenização por eventuais perdas e danos não ultrapassem ao valor teto do contrato.

Esclarecimento:

Não é possível efetuar a alteração solicitada. Questionamento 39:

Na condição de empresa interessada em fornecer equipamentos e serviços objeto desta concorrência, solicitamos o adiamento da licitação, por pelo menos 15 (quinze) dias úteis adicionados a data de abertura atual para uma melhor elucidação das questões solicitadas. Esclarecimento:

Não é possível alterar o prazo da licitação. Questionamento 40:

Em relação à licitação supracitada, o edital pede:

12.2.3 CERTIDÃO expedida pelo proponente em consonância com os assentamentos registrados no Livro de Registro de Ações Nominativas, para fins de comprovação do disposto nos itens 10.1.7 a 10.1.9 do Edital (INFORMAR CASO O PROPONENTE SEJA SOCIEDADE ANÔNIMA – CAPITAL ABERTO OU FECHADO).

Nós somos uma empresa de natureza jurídica limitada. Dessa forma entendemos que não precisamos apresentar tal certidão, pois a mesma é obrigatória apenas para sociedades anônimas. Favor confirmar se nosso entendimento está correto.

Esclarecimento:

(11)

CONCORRÊNCIA 2016/05459 (7421) Questionamento 41:

O item 4.2.1.6 do Anexo 03 - Caderno de Encargos (Parte IV), indica que o painel CRM-L-1 possui 3 cubículos e o painel CDC-1 possui 6 cubículos. Os dimensionais referente a esses cubículos, bem como o Diagrama Unifilar constante da documentação do certame ilustra um quantitativo total de 7 cubículos para o conjunto CRM-L-1 + CDC-1. Solicitamos esclarecimento quanto a essa divergência encontrada.

Esclarecimento:

Em referência ao item 4.2.1.6 deve-se utilizar o quantitativo apresentado nos projetos dos Anexos 3.3, Anexo 3.7 e Anexo 3.8. De acordo com o item 1.4.3 da Seção I do Edital é previsto que "em caso de divergência entre o Caderno de Encargos-Parte IV (Especificações de Serviços) e os desenhos especializados – estrutural e instalações – prevalecerão sempre os últimos;". Para elaboração do orçamento estimado foi utilizado como referência os projetos dos Anexos 3.3, Anexo 3.7 e Anexo 3.8.

Questionamento 42:

O item 4.2.1.7 do Anexo 03 - Caderno de Encargos (Parte IV), indica que o painel CRM-L-2 possui 3 cubículos e o painel CDC-2 possui 6 cubículos. Os dimensionais referente a esses cubículos, bem como o Diagrama Unifilar constante da documentação do certame ilustra um quantitativo total de 7 cubículos para o conjunto CRM-L-2 + CDC-2. Solicitamos esclarecimento quanto a essa divergência encontrada. Esclarecimento:

Em referência ao item 4.2.1.7 deve-se utilizar o quantitativo apresentado nos projetos dos Anexos 3.3, Anexo 3.7 e Anexo 3.8. De acordo com o item 1.4.3 da Seção I do Edital é previsto que "em caso de divergência entre o Caderno de Encargos-Parte IV (Especificações de Serviços) e os desenhos especializados – estrutural e instalações – prevalecerão sempre os últimos;". Para elaboração do orçamento estimado foi utilizado como referência os projetos dos Anexos 3.3, Anexo 3.7 e Anexo 3.8.

Maria Fernanda Leister Costanzo Presidente da Comissão de Licitação

Referências

Documentos relacionados

A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) serve como marco mais importante para as políticas públicas em saúde que temos hoje, considerando que o Brasil é o único país com essa

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Objetivando-se correlacionar a incapacidade e a escala qualitativa de dor do questionário Roland-Morris Brasil, e a escala qualitativa de dor e o constructo

Ana Margarida Serra Alentejano Página | 34 remunerada ou não remunerada, por conta própria ou alheia, ao abrigo de contrato de trabalho, contrato de prestação de serviços,

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Em Entre Douro e Minho e no Algarve a superfície total das explorações agrícolas ocupa cerca de 1/3 da área geográfica das regiões, sendo que a Beira Litoral é a

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..