• Nenhum resultado encontrado

À LA CARTE Vera Ribeiro de Carvalho (você poderá ver a explicação desse título clicando aqui) ESCLARECIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "À LA CARTE Vera Ribeiro de Carvalho (você poderá ver a explicação desse título clicando aqui) ESCLARECIMENTO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

À LA CARTE

Vera Ribeiro de Carvalho

(você poderá ver a explicação desse título clicando aqui)

ESCLARECIMENTO

TENHO RECEBIDO VÁRIAS RECLAMAÇÕES DE PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM VER ONDE POSTAR OS COMENTÁRIOS PARA ESTA COLUNA.

SE QUISER COMENTAR, OBSERVE, LOGO QUE CLICA PARA ABRIR A COLUNA, QUE ABAIXO ESTÁ ESCRITO: "POSTE COMENTÁRIOS ABAIXO QUANDO QUISER. "

ESSE “ABAIXO” FICA NA PÁGINA ANTERIOR A ESTA. ÀS VEZES O ESPAÇO APARECE LOGO ABAIXO MESMO; ÀS VEZES, LÁ “EMBAIXÃO”, AO PÉ DO SITE. VEJA:

PERSONALIDADE HUMANA

Muito tenho escrito sobre este assunto... sobretudo nos últimos tempos, ele virou recorrente em minha cabeça!... Por isso republico mais uma das minhas “Labaredas”...

(2)

Dia desses encontrei em um site as seguintes questões, que acirraram ainda mais minha curiosidade sobre isso: “por que existe tanta maldade, tantos crimes e acontecimentos grotescos no mundo? Qual é a parcela de culpa do sistema? Da sociedade? Da genética? Da educação? Da nossa individualidade? A maldade é componente irreparável da natureza humana? Ou é apenas comportamento aprendido e influenciado pelo sistema em que vivemos? O que cada um pode fazer? Somos pecadores inatos ou podemos “evoluir” por meio de aprendizado e meditação? O mundo faz o homem, ou o homem faz o mundo? Ou ambos? Ou nenhuma das opções? Um dia poderemos mudar o mundo? Melhorá-lo? Ou estamos fadados ao fracasso?” Tantas perguntas girando em nossa mente!!

Os cinco primeiros têm muita – senão toda a – culpa, com certeza: o sistema...

... a sociedade...

(3)

... a educação...

... nossa individualidade...

Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado. E qual o sistema predominante no mundo atual? O capitalismo. Qual sua “estrela” maior? O dinheiro... Pronto! Não seria essa a causa maior?? Não é por causa dele que – direta ou indiretamente –

(4)

se cometem tantas maldades? Não tem sido a ambição a mola que move a destruição do meio ambiente... da moral... dos princípios todos?

Aí vem a culpa da sociedade... tão óbvia, não? Ela é o alimento desse sistema. Como poderia não estar no rol dos culpados?

Quanto à genética... há controvérsias. Ouve-se a todo momento que “filho de peixe, peixinho é”... Mas sabemos que nem sempre! Não é porque, por exemplo, o pai é ótimo cantor, que o filho não poderá ser desafinado... Não é porque a mãe é prostituta, que a filha fatalmente será... Um adolescente bandido não é, necessariamente, filho de pais bandidos. Tudo isso “pode ser”. Mas pode não ser...

A educação... claro que sim! Claro que ela influi, e muito! Não só (e principalmente) a “de berço”, como a da escola. E eu não vou repetir aqui tudo o que já tenho falado sobre ambos os ângulos citados...

A nossa individualidade perpassa por todas essas culpas... Difícil ser altruísta ou “não egoísta” nesse sistema “podre”... nessa sociedade corrupta e cheia de manchas... nessa descendência de pessoas que vivem nesse sistema... com essa educação que deixa muito a desejar no cumprimento de seu papel!

(5)

Então “a maldade é componente irreparável da natureza humana? Ou é apenas comportamento aprendido e influenciado pelo sistema em que vivemos?”

Já dizia Rousseau que “o homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe”... É a ideia do “bom selvagem”...

... uma teoria linda que colide com a visão elitista do poder, e o motivo pelo qual ele é considerado um dos mais radicais pensadores (assim, só por curiosidade, eis o que ele pensa: “O povo é soberano e é a sua vontade de deve prevalecer (vontade geral que diz respeito aos interesses coletivos e está acima dos interesses particulares): Rousseau defende a concepção da democracia direta, com constante participação do povo em assembleias, assim ao mesmo tempo o povo exerce uma cidadania ativa ao participar do processo decisório (enquanto soberano e cidadão) e passivo (enquanto súdito) na medida em que se submeta às leis.” )

(6)

– Não é mesmo “lindo”? Pois é! (Algo bateu aí em sua cabeça, remetendo a fatos recentes? rsrsrs!). Então... tudo muito “belo”, mas, infelizmente, não passa é de teoria. Acho que esses mesmos fatos a que me refiro são a prova disso... Primeiro, uma fúria bem incentivada faz com que uma parte da sociedade se organize... bata panelas... peça impeachment... Tudo em nome de uma luta contra a corrupção.

Agora... um presidente imposto faz e acontece... um Supremo se vende... se rende... um derrotado candidato à presidência perde até seu mandato de senador... o Presidente do Brasil negocia daqui... chantageia dali... troca ministros por causa de uma votação iminente... mas a “panelinha” dá seu “jeitinho”...

(7)

Daí, que já fica respondido em parte o primeiro item do último quesito: a maldade não é componente da natureza humana... mas é, com certeza, um “comportamento aprendido e influenciado pelo sistema em que vivemos.”

No entanto... seria isso irreparável?

Sobram as últimas questões – as que nos levarão a alguma luz...: “O que cada um pode fazer? Somos pecadores inatos ou podemos “evoluir” por meio de aprendizado e meditação? O mundo faz o homem, ou o homem faz o mundo? Ou ambos? Ou nenhuma das opções? Um dia poderemos mudar o mundo? Melhorá-lo? Ou estamos fadados ao fracasso?”

Bom... tudo o que tenho vivido até aqui me indica apenas um caminho: acredito que viemos neste mundo para evoluir. Somos colocados à prova todo momento. Todos os dias enfrentamos conflitos internos e externos que testam a nossa capacidade de lidar com eles. Portanto, saber que estamos neste mundo para curar nossas chagas espirituais e crescer pode ser um bom ponto de partida.

Temos, atualmente, muitas ferramentas para desenvolver o nosso ser. Basta pesquisarmos com boa vontade e mente aberta e querermos mudar de verdade. Claro que é uma solução a longo, longo prazo... mas temos que começar por algum lugar, né? Isto responde às perguntas: “Um dia poderemos mudar o mundo? Melhorá-lo?”

(8)

Acredito que sim. Não creio (ainda) que estejamos fadados ao fracasso...

Mas teremos que começar por nós mesmos! Sairmos de nossa zona de conforto... da inércia... do desânimo que ora toma conta de nós...

Só que... infelizmente...

Algumas sugestões de pesquisa para a primeira mudança – a interna (muitas delas já experimentei em mim... outras, ainda faço): Microfisioterapia, Psykhé, Renascimento, Constelação Familiar, Tecnologia da Luz, Terapia Holística... e muitas outras. (AMO a Constelação!...).

Parece loucura? Deu a impressão de que agora fugi do assunto? Fiz uma “fuga ao tema”, como tantas vezes alertei aos meus alunos do curso de redação?

Fugi não... Lembra-se do título? Então... o foco não era a situação política... era o ser humano (a mola de tudo!). Então, está tudo certo...

(9)

http://umserpensante.eu.org/top-10-assuntos-polemicos/

http://imagohistoria.blogspot.com.br/2012/08/rousseau-o-homem-nasce-bom-mas.html PAINEL

(10)

Para custear as ações que serão desenvolvidas em 2018, a Sociedade Espírita Allan Kardec promoverá um bazar beneficente nos dias 11 e 12 de novembro. Colabore!

(11)

Diante das declarações do Secretário de Cultura e do Sr. Prefeito à mídia falada e escrita sobre a não realização do FEMUG este ano, resolvi usar da palavra na Tribuna Livre da Câmara na segunda, 23. Apenas para esclarecer alguns pontos em que eles estão equivocados, decerto pela maneira como foi passado o evento a eles. Apenas esclarecimentos e pedidos de apoio. A intenção não é agredir nem denegrir a atual administração, mas sim, mostrar o que na verdade é o FEMUG – sua história e sua importância para o município. Peço o apoio de todos os cantores e à comunidade, que convido a comparecerem às 20h... Agradeço desde já... Conto com todos!

(12)
(13)

CHARME MODAS

A coleção verão 2018 de várias marcas está perfeita: modernidade, beleza, conforto, qualidade e ainda com os preços baixíssimos... Na CHARME MODAS você pode encontrar os mais variados modelos para seu bom gosto: de roupas, tênis, bolsa, calçados. Chiques, simples, elegantes, despojados... do jeitinho que você preferir. Notou o detalhe? Cheque direto para MARÇO DE 2018! Aproveite!!

“Pedacinho” lindo do Brasil que eu conheci...

Mãe do meu neto e neto Henrique “encarrapitado” na árvore... e neta Nicole e vovô... ambas as fotos às margens do Rio Piracicaba – Piracicaba, SP, em julho de 2017.

(14)

Clique no link abaixo para ler a coluna de hoje do Dr. Rodrigo:

http://www.goionews.com.br/noticia/2017/10/21/3281/pais-equilibrados-filhos-equilibrados/77946/

Olhe lá, hein? Não vá bancar o (a) jovenzinho (a) achando que pode sair a qualquer momento e ficar malhando horas e horas! Aliás... nem os jovenzinhos devem ir sem, antes, seguirem o conselho de quem entende: Dr. Eduardo... Parabéns pelo Dia do Médico em 18/10!

(15)

Galeria dos aniversariantes

Mãe e filho hoje enfeitando a coluna: minha amiga Analice Appolloni, aniversariante do dia 21, e meu “amigo do coração” Cleudari Appolloni, o “Kêda”, de quem estou morrendo de saudades! Aos dois meus desejos de muita saúde, felicidades muitas realizações. Kêda, por uma “zebra do destino” não nos encontraremos no mês que vem... mas meu coração estará acompanhando tudo “de pertinho”, inconformado de saudades! (se não está entendendo... logo saberá! rsrsrs!). Beijos!

Aos amigos queridos Ivete, Fabian e Marisa (tem “ex-alunos no meio! rsrsrs!) e à minha prima Yolanda, parabéns por mais um ano de vida, por esse dia tão especial. Que esta data seja cheia de amor, paz, carinho e tudo de bom, pois vocês merecem… Feliz aniversário!

Ótica e Relojoaria Orient

(16)

As melhores condições de pagamento estão na ÓTICA E RELOJOARIA ORIENT. Você faz a sua compra agora e paga somente em março do próximo ano, com cheque pré-datado!

Além do prazo, na compra de qualquer produto, você tem 10% de desconto. Sua compra também poderá ser parcelada em até 10 vezes no cartão.

Além de todas essas vantagens, na ORIENT você encontra as melhores marcas em óculos de sol, relógios e joias que combinam perfeitamente com seu bom gosto.

Então não perca mais tempo! Passe hoje mesmo na ORIENT para aviar sua receita de óculos ou comprar óculos de sol, relógios, joias e semijoias ou artigos de couro!

(17)

ENCONTRE OS 13 ERROS:

Clique aqui e veja a resposta da questão

Referências

Documentos relacionados

Nossos avós estavam com a razão quando diziam que comemos para viver e não vivemos para comer.. A mesa é um excelente lugar, sozinhos ou acompanha- dos, para nos exercitarmos,

Mães de filhos (masculino) com menos de 6 anos avaliam-se a si e aos seus maridos/companheiros como menos autoritativos do que mães de filhos mais velhos (diferenças

As aivecas são protegidas com desarme automático através de mola plana (A), para maior segurança do arado e do sistema hidráulico do trator (terceiro ponto).. Portanto, em caso

Os resultados apontam que as regiões que mais se des- tacaram com números de casos acima da média nacional em todas as faixas etárias, tanto no gênero masculino como no femi-

As tabelas 13, 14 e 15 apresentam os prêmios obtidos pelo modelo de precificação da opção de compra do tipo europeia para a cesta de moedas apresentado no

Embora constatada um baixo índice de infecções pelo HIV através dos estudos analisados, percebeu- se uma alta prevalência de acidentes ocupacionais com exposição

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo - UFC RESUMO: Nesse artigo pretende-se lançar luz sobre a história da fotografia oitocentista atentando para as

Esta pesquisa consiste em explorar no ensino da arte a história da fotografia, sua evolução através do tempo e construções fotográficas em palimpsestos que permitem a alunos