• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA LOMBALGIA GESTACIONAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE. SUBÁREA: Fisioterapia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA LOMBALGIA GESTACIONAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE. SUBÁREA: Fisioterapia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras: CATEGORIA: EM ANDAMENTO

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Fisioterapia

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JALES - UNIJALES AUTOR(ES): CAMILA VILELA SOUZA BORGES

(2)

RESUMO

Em média 50% das gestantes possuem dor lombar no período gestacional. Essa dor possui caráter multifatorial, e ocorre devido as mudanças biomecânicas, hormonais e vasculares. A lombalgia gestacional precisa receber uma atenção maior e maiores cuidados, e não ser simplesmente considerada como algo comum a gestação, uma vez que causam grandes desconfortos, além de atrapalhar as atividades da vida diária da gestante, prejudicando o sono, causando indisposição física além de ser uma causa relevante para o afastamento no trabalho. A fisioterapia atua com algumas técnicas que previnem e melhoram a lombalgia gestacional proporcionando uma melhor qualidade de vida as gestantes, como a RPG, o Pilates e a Hidroterapia. Esse trabalho tem o intuito de mostrar o quanto é importante e eficaz a aplicação das técnicas fisioterapêuticas para a prevenção e melhora da lombalgia em gestantes, além de informar o quão frequente e comum é a lombalgia e o quanto pode afetar a vida da mulher no período gestacional.

1 INTRODUÇÃO

É comum mulheres no período da gestação desenvolverem dores musculoesqueléticas (Akmeşe & Oran, 2014). A principal queixa musculoesquelética está relacionada a lombalgia, correspondendo a 50% das gestantes (Carvalho et al., 2017a; Stuge et al., 2003). A lombalgia é mais comum a partir do segundo trimestre da gestação, piorando no período da noite e ocorrendo com mais facilidade em mulheres mais novas (Carvalho et al., 2017a).

A dor lombar possui caráter multifatorial, podendo ocorrer devido ao aumento do peso do útero, mudanças no centro de gravidade, aumento da lordose, alterações vasculares, hormonais e biomecânicas como o alargamento da sínfise púbica e acentuação da inclinação pélvica o que faz com que a mulher acabe obtendo posturas compensatórias, aumento da flexibilidade articular, frouxidão muscular, bem como o ganho de peso corporal (Duarte et al., 2018; Lima et al., 2011).

As consequências da lombalgia são: qualidade de sono ruim, indisposição física, dificuldades para efetuar atividades domésticas e cuidados infantis, uma qualidade de vida comprometida, além de atrapalhar o desempenho no trabalho, sendo a lombalgia

(3)

2014; Carvalho et al., 2017a; Stuge et al., 2003).

Acredita-se que fisioterapia possa ser uma importante aliada na prevenção e controle da lombalgia gestacional, pois por meio de algumas técnicas convencionais pode-se interferir nas alterações biomecânicas da gestação provovendo uma melhora na sintomatologia da dor.

2 OBJETIVO 2.1 Objetivo Geral

• Descrever sobre as principais técnicas fisioterapêuticas utilizadas na prevenção e tratamento da lombalgia gestacional.

2.2 Objetivo Específico

Identificar os mecanismos que alteram a biomecânica da coluna lombar e influenciam o surgimento da dor.

• Demonstrar técnicas fisioterapêuticas que atuam na prevenção da sintomatologia.

• Descrever as principais técnicas fisioterapêuticas que são utilizadas no tratamento da lombalgia gestacional.

3 METODOLOGIA

A presente pesquisa trata-se de um levantamento bibliográfico simples, por meio de uma abordagem descritiva qualitativa, onde serão selecionados artigos científicos relacionados com o tema proposto e encontrados nas bases de dados virtuais BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Scielo (Cientific Electronic Library Online), Google Acadêmico, PeDRO (Physioterapy Evidence Database) e livros do Centro Universitário de Jales, pelos descritores: Fisioterapia. Lombalgia. Gestação e Exercícios. Para a pesquisa foram selecionados apenas os artigos que se enquadravam no tema e os demais foram descartados. Com intuito de uma melhor atualização do tema, para os resultados foram coletados apenas artigos dos últimos 17 anos. A pesquisa decorreu no período de agosto de 2019 a outubro de 2020. 4 DESENVOLVIMENTO

(4)

4.3 Técnicas Fisioterapêuticas na prevenção e tratamento da dor lombar 4.3.1 RPG

A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica fisioterapêutica que tem como base o alongamento global dos músculos estáticos antigravitacionais, rotadores internos e respiratórios (Natacha et al., 2020). Ela prioriza o alongamento dos músculos organizados em cadeias musculares através do uso de posturas especificas, os quais devem ser de longa duração. Esse alongamento traz vários benefícios para as gestantes com lombalgia, por ajudar nas tensões musculares na cadeia mestra posterior, principalmente nos músculos paravertebrais da região lombar a diminuir e harmonizar-se, além de proporcionar um melhor alinhamento corporal (Fernandes & Gil, 2011).

Essa técnica é favorável por ser um tratamento não invasivo e não apresentar efeitos colaterais, sendo necessário antes de começar o tratamento realizar uma avaliação clínica adequada, composta por exame físico, para assim elaborar condutas que condizem com a dor e a classificação da lombalgia (Natacha et al., 2020)

4.3.2 Pilates

O pilates ensina a conhecer e respeitar o seu corpo, através de um sistema alternativo de movimento. Esse método visa tanto condicionamento como prevenção e reabilitação, através de treinamento físico e mental. Desta forma, a gestante reorganiza seu centro de força, lombar, abdome e quadril, utilizando exercícios variados e poucas repetições, contração, movimentos precisos e fluidez. Há vários benefícios como: melhorar a postura, minimizando as compensações decorrentes da gravidez; alonga e relaxa músculos, previne ou ameniza as dores na coluna, estimula a circulação, promovendo sensação de bem estar (Machado et al., 2006).

A gestante deve ser orientada sobre o alinhamento corporal, que precisa ser sempre respeitado para não acentuar o desalinhamento causado pela frouxidão ligamentar e o excesso de peso e também sobre a descarga de peso, que precisa ser bem distribuída para não sobrecarregar a articulação sacro ilíaca e gerar dor e inflamação (Machado et al., 2006).

(5)

movimentos realizados com o corpo submerso na água trazem vários benefícios como: redução do stress articular; diminuição do impacto e consequentemente o risco de lesões; suporte completo a gestante devido a flutuação; aumento da amplitude de movimento sem o atrito, auxiliando a movimentação. Além disso, proporciona controle maior sobre a frequência cardíaca tanto da gestante, quanto do bebê. Aumenta a resistência muscular, melhora o condicionamento físico, diminui os edemas e promove um controle postural responsável pela diminuição da dor lombar (Gestantes, 2011).

Na hidroterapia a gestante realiza movimentos com maior disposição, melhorando assim o fortalecimento muscular e a respiração, promovendo o alongamento e a relaxamento da musculatura além de minimizar as tensões causadas pelas mudanças posturais do período gestacional (Barros et al., 2018).

5 RESULTADOS PRELIMINARES

Verificamos que as três técnicas reduzem o quadro de dor lombar na gestação, diminuindo suas limitações funcionais, proporcionando uma melhor qualidade de vida tanto pessoal como profissional e social. No entanto, mais estudos são necessários. 7. FONTES CONSULTADAS

Akmeşe, Z. B., & Oran, N. T. (2014). Effects of Progressive Muscle Relaxation Exercises Accompanied by Music on Low Back Pain and Quality of Life During Pregnancy. Journal of Midwifery and Women’s Health, 59(5), 503–509. https://doi.org/10.1111/jmwh.12176 Barros, F. L. De, Souza, F. R. De, Couto, M. D., Bezerra, L. L., Beatriz, M., Santos, D.,

Pacagnelli, F. L., & Piemonte, G. A. (2018). EFEITO DO TRATAMENTO HIDROTERÁPICO NA DOR LOMBAR E QUALIDADE DE VIDA DE GESTANTE : ESTUDO DE CASO. 10(1), 74–79. https://doi.org/10.5747/cv.2018.v10.n1.v224

Carvalho, M. E. C. C., Lima, L. C., de Lira Terceiro, C. A., Pinto, D. R. L., Silva, M. N., Cozer, G. A., & Couceiro, T. C. de M. (2017a). Lombalgia na gestação. Brazilian Journal of Anesthesiology, 67(3), 266–270. https://doi.org/10.1016/j.bjan.2016.03.002

Cestári, C. E., Henrique, T., Souza, C., Cardoso, P. F., & Saboia, A. (2017). Análise das principais alterações posturais e sintomatologias decorrentes do período gestacional analysis of changes postural symptomatology during pregnancy period and. 61, 41–51.

(6)

Daniele Cecatto Kroetz, M. D. dos S. (2015). Benefícios Do Método Pilates Nas Alterações Musculoesqueléticas Decorrentes Do Período Gestacional. Visão Universitária, 3(July), 72–89.

Duarte, V. M., Meucci, R. D., & Cesar, J. A. (2018). Severe low back pain among pregnant women in Southern Brazil. Ciencia e Saude Coletiva, 23(8), 2487–2494. https://doi.org/10.1590/1413-81232018238.22562016

Fernandes, V., & Gil, B. (2011). Lombalgia durante a gestação : eficácia do tratamento com Reeducação Postural Global ( RPG ) Lumbar pain during pregnancy : efficacy of Global Postural Reeducation ( GPR ) treatment. 18(2), 164–170.

Gestantes, L. E. M. (2011). TRATAMENTO HIDROTERAPÊUTICO NA DOR. 167–175. Lima, A. S., Gomes, M. R. de A., Araújo, R. C. de, & Pitangui, A. C. R. (2011). Análise da

postura e frequência de lombalgia em gestantes: estudo piloto. J. Health Sci. Inst, 29(4), 290–293.

Machado, C. G., Araújo, T. G., Sandoval, R. A., Machado, C. A. R., & Freitas, M. de S. (2006). O método de pilates na diminuição da dor lombar em gestantes. Fisioterapia Brasil, 7(5), 345-350; http://www.pilateszone.com.br/wp-content/uploads/2013/12/pilates-x-dor-lombar-em-gestantes.pdf

Martins, N. (2018). REVISTA PERSPECTIVA : CIÊNCIA E SAÚDE. 3.

Moreira, L. S., Rosa, S., Andrade, D. S., Soares, V., Avelar, I. S. De, Amaral, W. N., & Vieira, M. F. (n.d.). Resumo.

Natacha, A., Marchiori, R., Daniele, C., Pereira, M., Santos, F., Vieira, J., Florindo, C., Andrade, S., De, S. R., & Galera, G. P. (2020). Tratamento Fisioterapeutico Pela Reeducação Postural Global Na Lombalgia Gestacional : Relato De Caso. 5(1), 1–7. RAMOS, A. (2012). a Gestação No Segundo Trimestre De Usuárias. Revista Inspirar,

4(Nov/Dez 2012), 6.

Scipiao, C. A., & Silva, J. G. da. (2014). Os métodos Pilates e RPG no tratamento da lombalgia na gravidez. 22–31.

Stuge, B., Hilde, G., & Vøllestad, N. (2003). Physical therapy for pregnancy-related low back and pelvic pain: A systematic review. Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica, 82(11), 983–990. https://doi.org/10.1034/j.1600-0412.2003.00125.x

Referências

Documentos relacionados

• Linha lançada em julho de 2001, para atuar no mercado de chinelos, tamancos e sandálias, unisex, direcionada para o mercado de consumo de massa, com preço competitivo e foco

Consideram-se elementos essenciais para a elaboração de referências desse tipo de material: autor, título da informação ou serviço ou produto, versão ou edição (se houver),

As leis de zina não devem ser tratadas isoladamente, pois elas são parte de um sistema complexo para regulamentar o comportamento das mulheres, o que é afirmado por uma leitura

Em 2012 a Ultrapar completou 75 anos de história marcada pela atuação em bons negócios, com produtos e serviços destacados para seus clientes, pelo planejamento e

A posologia (dose e freqüência) recomendada para crianças pesando até 45 kg é de 4,4 mg/kg de peso corpóreo no primeiro dia de tratamento, administrados como dose única diária,

- Devido ao risco de fotosensibilização, a exposição à luz solar forte e às radiações UV devem ser evitadas durante o tratamento com Tarivid. - Como com outros antibióticos,

Esta organização dos conteúdos busca atender às necessidades do PAVE, porém, tem como objetivo, ainda, o desenvolvimento do gosto pela leitura, bem como do espírito crítico

Para a presente actividade, escolheu-se analisar, por meio de métodos multi-critérios, dados resultantes de um estudo que teve como objectivo entender as Racionalidades