• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Direito Programa de Pós-Graduação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Direito Programa de Pós-Graduação"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Direito

Programa de Pós-Graduação

EDITAL 001/2014 - MESTRADO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM DIREITO DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, REFERENTE AO ANO DE 2014, 1º e 2º SEMESTRE

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal Bahia, sob condição de tempestiva autorização pelas instâncias superiores desta Universidade, quanto ao número de vagas e, no uso de suas atribuições, faz saber que as inscrições para a seleção ao ingresso no Programa, no nível de Mestrado, ano de 2014 (1º e 2º semestre), nas Áreas de

Concentração de Direito Público e de Relações Sociais e Novos Direitos, encontram-se abertas no

período de 01/11/2013 a 29/11/2013, das 09 ás 17 horas, para o preenchimento de 28 (vinte e oito) vagas para o 1º e 2º semestres, e outras que vierem a ser abertas, submetidas às seguintes regras:

DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Art. 1 - O Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA é composto das seguintes áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos de pesquisa:

a) ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DIREITO PÚBLICO:

Linha 1.1 – Constituição, Estado e Direitos Fundamentais; 1.1.1- Subárea de Direito constitucional:

Professor Projeto de Pesquisa

Saulo José Casali Bahia Estudos sobre corrupção e impunidade Manoel Jorge e Silva Neto Proteção constitucional dos interesses

transindividuais

1.1.2 – Subárea de Direito Administrativo

Professor Projeto de Pesquisa

Celso Luiz Braga de Castro Uma nova teoria do Direito Administrativo

1.1.3- Subárea de Direito Tributário

Professor Projeto de Pesquisa

Paulo Roberto Lyrio Pimenta Limitações ao Poder de Tributar na jurisprudência do STF

Edvaldo Pereira de Brito Idem

1.1.4- Subárea de Direito Penal

Professor Projeto de Pesquisa

Maria Auxiliadora de Almeida Minahim Autonomia e consentimento em Direito Penal Sebastian Borges de Albuquerque Mello Culpabilidade no pós-finalismo

Selma Pereira de Santana Justiça Restaurativa

1.1.5- Subárea de Teoria e Filosofia do Direito

Professor Projeto de Pesquisa

Ricardo Maurício Freire Soares O discurso fundamental da dignidade da pessoa humana no Direito comparado

(2)

Linha 1.2 – Teoria do Processo e Tutela dos Direitos; 1.2.1- Subárea de Direito Processual Civil

Professor Projeto de Pesquisa

Fredie Souza Didier Júnior O precedente judicial

1.2.2 – Subárea de Acesso à Justiça

Professor Projeto de Pesquisa

Wilson Alves de Freitas Observatório do Sistema Judicial no Estado da Bahia: Análise Interdisciplinar à Luz do Acesso à Justiça

b) ÁREA DE CONCENTRAÇÃO RELAÇÕES SOCIAIS E NOVOS DIREITOS Linha 2.1 – Direito das Relações Sociais na Contemporaneidade;

2.1.1- Subárea de Direito Civil

Professor Projeto de Pesquisa

Roxana Cardoso Brasileiro Borges Estrutura e função dos institutos jurídicos civis na sociedade contemporânea

Mário Jorge Philocreon de Castro Lima Efeitos da eficácia dos Direitos Fundamentais nas relações jurídicas privadas

2.2.2- Subárea Direito Ambiental

Professor Projeto de Pesquisa

Heron José de Santana Gordilho Direito Ambiental e Direito Animal Comparado

DAS INSCRIÇÕES E DE SEU EXAME PRÉVIO

Art. 2 - No ato de inscrição, que ocorrerá entre os dias 01/11/2013 a 29/11/2013, o candidato deverá preencher ficha de inscrição disponível na home page do Programa www.ppgd.ufba.br, em que especificará área de concentração a que se candidata, linha e projeto de pesquisa e língua estrangeira que constarão de seu processo de seleção, bem como apresentará os documentos exigidos, devidamente organizados em espiral, conforme os incisos e as alíneas seguintes:

a) Ficha de inscrição disponível na home page do Programa www.ppgd.ufba.br; podendo a inscrição também ser feita através de procurador, que apresente procuração, sendo admitidas inscrições por correio, com comprovante de recebimento (AR). Efetivada a inscrição, o candidato receberá um comprovante, o qual deverá, obrigatoriamente, ser exibido juntamente com a carteira de identidade para dar-lhe acesso ao local de prova.

b) Diploma de Bacharel em Direito

c) Carteira de Identidade ou documento equivalente; d) Histórico escolar do Curso de graduação em Direito;

e) Curriculum vitae (na Plataforma lattes.cnpq.br, com comprovante de atualização), impresso:

f) cópias dos títulos, na ordem prevista pelo Bahrema, encadernados em espiral;

g) formulário próprio do Bahrema, com a indicação da pontuação pretendida h) 01 (uma) fotografia atualizada 3 x 4 colorida;

g) Cópia da carteira de reservista ou Certificado de dispensa;

i) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00 (trinta reais), através de boleto bancário disponível no site http://www.sgc.ufba.br/sgcboleto/inscricao_selecao.htm

j) Comprovante de pagamento da taxa referente ao exame de Proficiência em Língua Estrangeira, no valor de R$ 65,00(sessenta e cinco) reais, fornecido pela Fundação Adm; informação para procedimento do pagamento disponível no site http://www.fundacaoadm.org.br

(3)

Complementação indispensável à inscrição:

a) Anteprojeto de Pesquisa, em 03 (três) vias, para elaboração de dissertação, vinculado a uma das

linhas e projeto de pesquisa do curso, na respectiva Área de Concentração e subárea escolhida pelo

candidato;

§ 1º - No caso de o candidato ao Mestrado encontrar-se, no ato de inscrição no processo de seleção, no último semestre do curso superior de Direito, sua inscrição será aceita condicionalmente, e só terá direito a matricular-se se, uma vez selecionado, já houver, na data da matrícula, colado grau.

§ 2º – No ato de inscrição no processo de seleção, os portadores de necessidades especiais deverão indicar a necessidade de aplicação da prova em Braile ou, se for o caso, informar outra limitação que poderia implicar em grave prejuízo para o candidato.

DO EXAME DE SELEÇÃO

Art. 3 - O exame de seleção, em qualquer de suas linhas de pesquisa, consistirá em quatro etapas, sendo: a primeira fase uma prova de proficiência em língua estrangeira de natureza eliminatória; segunda fase, uma prova de conhecimento jurídico, por subárea de concentração; uma terceira fase, prova oral, ambas de natureza eliminatória e classificatória; e quarta fase, prova de títulos, de natureza classificatória.

§ 1º O candidato deverá portar no dia de realização de todas as provas documento de identidade, que contenha sua assinatura e fotografia, e o comprovante de inscrição no processo de seleção, sob pena de eliminação.

§ 2º As provas de proficiência em língua estrangeira e a de conhecimento jurídico por área de concentração, não serão identificadas por ocasião da correção; para este fim, proceder-se-á, logo após a sua realização, à atribuição de um código aleatório.

§ 3º Será eliminado o candidato que apuser seu nome ou qualquer marca distintiva à sua prova, que permita sua identificação.

§ 4º Para exame dos recursos, fica instituída uma Comissão Central da Seleção, constituída pelos seguintes Professores: Paulo Roberto Lyrio Pimenta, Heron José de Santana Gordilho e Saulo José Casali Bahia; e como suplentes os Professores Mário Jorge Philocreon de Castro Lima, Sebastian Borges de Albuquerque Mello e Fredie Souza Didier Júnior.

§ 5º O candidato poderá impugnar qualquer membro da banca examinadora, por motivo de suspeição ou impedimento, no prazo de 02 (dois) dias a partir do primeiro dia útil seguinte ao do término das inscrições.

§6º Os candidatos poderão interpor recurso contra o resultado de cada uma das provas realizadas, no prazo de dois dias, que fluirá a partir do primeiro dia útil seguinte à divulgação do respectivo resultado. Art. 4 - 1ª etapa – Prova de proficiência em língua estrangeira de caráter eliminatório. Esta etapa consistirá em prova de proficiência em língua estrangeira, sem consulta a dicionários ou gramáticas, que ocorrerá no dia 06/12/2013, das 14 às 17 horas, na Faculdade de Direito da UFBA, Rua da Paz, s/nº, 1º andar – Bairro/ Graça.

§ 1o - O candidato, no ato de sua inscrição, deverá escolher um entre os seguintes idiomas: I) Alemão;

II) Inglês; III) Italiano; IV) Francês.

§ 2º - O candidato de origem estrangeira, ainda que naturalizado brasileiro, não poderá se inscrever em prova de língua que seja a língua oficial de seu país de origem.

§ 3º - As provas constarão de questões sobre compreensão de texto no idioma escolhido pelo candidato. § 4º Quando da correção, será atribuído o conceito “apto” ao candidato que obtiver, pelo menos, 7 (sete) pontos em 10 (dez), ou “não-apto” ao candidato que não os obtiver.

§ 5º O resultado da prova de proficiência será afixado publicamente, provavelmente, no dia 16/12/2013, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA e publicado, posteriormente, no site do Programa, www.ppdg.ufba.br.

(4)

§ 6º É de responsabilidade do candidato inteirar-se pessoalmente do resultado da primeira etapa, ficando a Secretaria proibida de prestar informações por telefone ou correspondência. Desta prova de proficiência em língua estrangeira não caberá recurso.

Art 5 - 2ª etapa - Os candidatos considerados aptos no exame de proficiência em língua estrangeira

realizarão a 2ª etapa que consistirá na prova de conhecimento jurídico, de caráter eliminatório, a ser realizada no dia 20/12/2013 , das 14h às 17h, no mesmo local de realização da prova de proficiência. §1º A prova escrita, de cunho dissertativo, averiguará os conhecimentos de Direito do candidato, conforme conteúdo anexo a este edital (anexo I), de acordo com a subárea do projeto de pesquisa apresentado, sendo eliminado o candidato que obtiver na prova escrita nota inferior a 6,0 (seis).

§2º Não será permitido fazer qualquer espécie de consulta.

§3º Será mantido, na prova de conhecimento jurídico, o sigilo da identidade do candidato para os membros da Comissão Examinadora, para os demais professores, membros da Coordenação, servidores da Secretaria, candidatos ou quaisquer outras pessoas, até a atribuição definitiva da nota obtida.

§ 4º As notas serão atribuídas por cada examinador a cada um dos candidatos. De seu somatório extrair-se-á a média aritmética simples, que será a nota final da prova de conhecimento jurídico. Será considerado aprovado, nesta prova, o candidato que obtiver nota mínima 06 (seis).

§ 5º O resultado da prova escrita de conhecimento jurídico será publicado a partir do dia 03/01/2014, na Secretaria do Programa, e posteriormente, no site www.ppgd.ufba.br.

Art. 6 - 3ª etapa - Os candidatos aprovados na segunda etapa (prova de conhecimento jurídico) submeter-se-ão à prova oral do projeto, nos dias 13, 14 e 15/01/2014, das 14h às 17h, no mesmo local de realização das provas anteriores, e o resultado será divulgado, provavelmente, no dia 17/01/2014. A nota mínima de aprovação é 6,0 (seis)

§ 1º São partes obrigatórias do anteprojeto: a) Identificação do candidato;

b) Identificação do tema;

c) Identificação da linha de pesquisa d) Problema(s) e hipótese (s); e) Justificativa;

f) Fundamentação teórica e/ou revisão de literatura; g) Objetivo geral e objetivos específicos;

h) Adequação da metodologia i) Projeto de sumário

j) Referências;

k) Cronograma (mínimo de dois e máximo de quatro semestres)

§ 2º Será atribuído, pelo examinador, o valor máximo de 2,5 (dois vírgula cinco) pontos a cada um dos seguintes itens:

a) Relevância atual do tema e repercussão na área jurídica; b) Fundamentação teórica e fontes de pesquisa;

c) Formulação de problema, hipótese e objetivos;

d) Adequação da metodologia e viabilidade da pesquisa.

§ 3º O projeto deverá possuir o mínimo de 8 (oito) e o máximo de 15 (quinze) folhas impressas em espaço 1.5, segundo padrão da ABNT, excluídas para o cômputo as referências e a capa, versando sobre um dos temas constantes no anexo II, objeto de Projetos executados pelos Professores do Programa;

§ 4º A prova oral de defesa do projeto será gravada e realizada em sessão pública na presença simultânea de todos os examinadores, atribuindo cada examinador sua nota, individualmente, sendo a nota final obtida pela média aritmética das notas atribuídas individualmente pelos professores.

§5º Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 6,0 (seis).

§6º A prova oral será aberta ao público, podendo assistir o candidato que já tenha sido examinado, excetuando, assim, aquele que ainda não expôs a sua apresentação perante a referida Comissão.

(5)

Art 7 - 4ª Etapa - A quarta etapa consiste na avaliação dos títulos dos candidatos com base nos critérios objetivos fornecidos pelo Barema, constante do Anexo III deste Edital, a ser realizada no dia

22/01/2014.

§ 1o - Só serão considerados os títulos devidamente comprovados, no ato da inscrição, conforme previsto no art.2º, itens “e”, “f” e “g”.

§ 2o - Será desconsiderada a pontuação excedente a 10 (dez) atingida por algum candidato. § 3o A análise dos títulos terá peso 02 no cômputo da média final.

Art. 8 - A média final para aprovação é 6.0 (seis), resultante da média ponderada da segunda, terceira e quarta etapas obtida da seguinte forma: A nota da prova de conhecimento jurídico terá peso 05 (cinco); a nota da prova oral de anteprojeto terá peso 03 (três) e a prova de títulos terá peso 02 (dois)

§1º Em caso de empate de dois ou mais candidatos em uma colocação, a banca os desempatará, antes de divulgar os resultados, da seguinte forma:

I – Nota da prova de conhecimentos jurídicos;

II – Persistindo o empate, aquele que tiver obtido melhor desempenho na prova oral de anteprojeto.

§2º O resultado da prova de títulos será divulgado, provavelmente, a partir do dia 23/01/2014, na Secretaria do Programa, e posteriormente, no site www.ppgd.ufba.br.

DOS TRABALHOS FINAIS

Art. 9 - O resultado parcial será divulgado, em ordem de classificação, provavelmente, no dia 27/01/2014, e o resultado final, será divulgado, provavelmente, no dia 30/01/2014.

§ 1º - Só poderão se matricular os candidatos aprovados e classificados, ou seja, os que forem suficientes para preencher as vagas correspondentes a cada projeto de pesquisa desenvolvido no Programa, conforme a ordem de classificação geral e o número de vagas divulgado no anexo II.

§2º Os candidatos que obtiverem a melhor colocação serão matriculados no primeiro semestre de 2014, ficando o restante dos candidatos para serem admitidos no segundo semestre. Essa separação quanto ao semestre de admissão deverá observar, também, a disponibilidade de vagas.

§ 4º - Eventuais vagas ociosas de um projeto de pesquisa desenvolvido no Programa não poderão ser preenchidas por candidatos excedentes, aprovados para outro projeto de pesquisa.

§5º As vagas de alunos estrangeiros não serão aproveitadas na forma prevista neste Edital.

§6º Poderá ser admitido 01 (um) aluno especial por subárea, observada a ordem de classificação na seleção para a respectiva subárea.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 10 – O candidato com a inscrição, declara estar ciente e aceita que a dissertação que venha a ser aprovada seja publicada, na íntegra, sob forma digital, decorridos 06 (seis) meses da sua aprovação sem qualquer ônus para a Universidade.

Art. 11 - Os documentos apresentados no ato de inscrição no processo seletivo que não forem retirados na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Direito até o dia 05/05/2014 serão reciclados.

Art. 12 - O candidato deverá publicar pelo menos dois artigos, livro, capítulo de livro, tradução ou trabalho científico no decorrer da realização do Curso de Mestrado, relacionado ao projeto de pesquisa, preferencialmente em veículo Qualis.

Art. 13 - Os casos não previstos por este Edital serão decididos pelo Colegiado do PPGD.

Salvador, 31 de outubro de 2013.

Prof. Paulo Roberto Lyrio Pimenta

(6)

ANEXO I – PONTOS PARA A PROVA DE CONHECIMENTOS JURÍDICOS Subárea de Direito Constitucional

1- A proteção à liberdade religiosa na Constituição de 1988. 2- Princípios de interpretação constitucional.

3- Aplicabilidade das normas constitucionais. 4- Os modelos de controle de constitucionalidade.

5- As técnicas de decisão no controle de constitucionalidade.

Subárea de Direito Administrativo

1. Discricionariedade e conceitos jurídicos indeterminados no âmbito da Administração Pública.

2. Ajuste de conduta, mediação e arbitragem no processo administrativo. 3. Enriquecimento ilícito da Administração Pública.

4. A licitação à luz do denominado princípio da eficiência. 5. Escolhas trágicas na administração e Reserva do Possível.

Subárea de Direito Tributário

1. Sistema Constitucional Tributário 2. Obrigação Tributária e crédito tributário 3. Lançamento Tributário

4. Elisão Tributária

5. Sujeição passiva tributária Subárea de Direito Penal

1- Culpabilidade

2- Autocolocação em perigo e heterocolocação em perigo. 3- Autoresponsabilidade.

4- Mediação Penal.

5- Reparação e o princípio da oportunidade. Subárea de Direito Processual Civil

1- Precedente Judicial: conceitos fundamentais. 2- Superação do precedente.

3- Interpretação do precedente.

4- Precedente Judicial e Segurança Jurídica 5- Princípios de Direito Processual.

Subárea de Teoria e Filosofia do Direito

1- A relação entre a moral e o direito na esfera pública. 2- Teoria do ordenamento.

3- Teoria da norma jurídica. 4- Teoria dos sistemas.

5- Teorias sobre a argumentação jurídica. Subárea de Direito Civil

1 - Direitos de personalidade. 2 - Autonomia privada.

3 - Boa fé nas relações jurídicas privadas. 4 - Direitos privados garantidos na Constituição 5 - Responsabilidade civil e responsabilidade social

(7)

Subárea de Direito Ambiental

1. Justiça penal consensual no Brasil e nos Estados Unidos. 2. Tributos ambientais e Mercado de carbono.

3. Federalismo e Competência Ambiental.

4. Direitos Ambientais e manifestações culturais. 5. Sanções administrativas ambientais.

ANEXO II – QUADRO DE NÚMERO DE VAGAS E DOS PROJETOS DE PESQUISA DOS

PROFESSORES DO PROGRAMA

a) ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DIREITO PÚBLICO

Linha 1.1 – Constituição, Estado e Direitos Fundamentais; 1.1.1- Subárea de Direito constitucional:

Professor Projeto de Pesquisa Nº de vagas

Manoel Jorge e Silva Neto Proteção constitucional dos interesses transindividuais

03

1.1.2 – Subárea de Direito Administrativo

Professor Projeto de Pesquisa Nº de vagas

Celso Luiz Braga de Castro Uma nova teoria do Direito Administrativo 01

1.1.3- Subárea de Direito Tributário

Professor Projeto de Pesquisa Nº de vagas

Paulo Roberto Lyrio Pimenta Limitações ao Poder de Tributar na jurisprudência do STF

03

Edvaldo Pereira de Brito Idem 01

1.1.4- Subárea de Direito Penal

Professor Projeto de Pesquisa Nº de vagas

Maria Auxiliadora de Almeida Minahim Autonomia e consentimento em Direito Penal 03

Selma Pereira de Santana Justiça Restaurativa 04

Sebastian Borges de A. Mello Culpabilidade no pós-finalismo 03

1.1.5- Subárea de Teoria e Filosofia do Direito.

Professor Projeto de Pesquisa Nº de vagas

Ricardo Maurício Freire Soares O discurso fundamental da dignidade da pessoa humana no Direito comparado

02

Linha 1.2 – Teoria do Processo e Tutela dos Direitos; 1.2.1- Subárea de Direito Processual Civil

Professor Projeto de Pesquisa Nº de vagas

Fredie Souza Didier Júnior O precedente judicial 03

b) ÁREA DE CONCENTRAÇÃO RELAÇÕES SOCIAIS E NOVOS DIREITOS Linha 2.1 – Direito das Relações Sociais na Contemporaneidade;

2.1.1- Subárea de Direito Civil

Professor Projeto de Pesquisa Nº de vagas

Roxana Cardoso Brasileiro Borges Estrutura e função dos institutos jurídicos civis na sociedade contemporânea

02 Mário Jorge Philocreon de Castro Lima Efeitos da eficácia dos direitos fundamentais

nas relações jurídicas privadas

(8)

2.2.2- Subárea Direito Ambiental

Professor Projeto de Pesquisa Nº de vaga

Heron José de Santana Gordilho Direito Ambiental e Direito Animal Comparado 02

ANEXO III

MODELO DE BAREMA PARA AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

1. TÍTULOS ACADÊMICOS (pontuação máxima: 25 pontos) PONTUAÇÃO OBTIDO TOTAL

Graduação em direito (no máximo duas) 10

Graduação em outra área(no máximo, duas) 10

Doutorado (no máximo duas) 20

Mestrado em outra área(no máximo, duas) 15

Especialização em Direito, com 360h, no mínimo (no máximo, duas) 10 Especialização em outra área, com 360h, no mínimo (no máximo duas) 8 Monitoria e bolsas oficiais de iniciação científica (no máximo, três) 6 Bolsas de estudo e de pesquisa conferidas por instituições de formação de

recursos humanos e de fomento à pesquisa, bem como de intercâmbio cultural de alto nível (no máximo, cinco)

5

2. TÍTULOS CIENTÍFICOS, ARTÍSTICOS E LITERÁRIOS (pontuação

máxima: 50 pontos)

PONTUAÇÃO OBTIDO TOTAL

Livro publicado com ISBN (no máximo, três) 20 Co-autoria de livro publicado com ISBN (no máximo, três) 10 Capítulo de livro publicado com ISBN (no máximo, quatro) 10 Co-autoria de capítulo de livro publicado com ISBN (no máximo, quatro) 5 Publicação em periódicos especializados com conselho editorial e ISSN

(no máximo, cinco) 8

Co-autoria de publicação em periódicos especializados com conselho editorial e ISSN ( no máximo, cinco)

4 Trabalhos escritos apresentados em reuniões científicas e/ou em

congressos internacionais e nacionais, com publicação em anais (no máximo, cinco)

5 Co-autoria de Trabalhos escritos apresentados em reuniões científicas

e/ou em congressos internacionais e nacionais, com publicação em anais (no máximo, cinco)

2,5

Organização ou coordenação individual de livro publicado com ISBN (no máximo, cinco)

4 Co-organização de livro publicado com ISBN (no máximo, cinco) 2 Tradução de livro (autoria) publicada com ISBN (no máximo, três) 10 Tradução de livro (co-autoria), publicada com ISBN (no máximo, três) 5 Tradução de artigo publicado em periódico especializado com ISSN (no

máximo, cinco)

5 Co-autoria de tradução de artigo publicado em periódico especializado

com ISSN (no máximo, cinco)

2,5

3. TÍTULOS DIDÁTICOS (pontuação máxima: 25 pontos) PONTUAÇÃO OBTIDO TOTAL

Atividade de ensino superior na área jurídica (por semestre), até cinco semestres

5 Atividade de ensino superior em outra área (por semestre) , até cinco

semestres

3 Orientação concluída de trabalhos acadêmicos (tese de doutorado), por

orientação (no máximo, cinco) 5

Orientação concluída de trabalhos acadêmicos (dissertação de mestrado),

por orientação, (no máximo, cinco) 3

Orientação concluída de trabalhos acadêmicos (monografia de

especialização), por orientação (no máximo, cinco) 2 Orientação concluída de trabalhos acadêmicos (monografia de graduação)

, por orientação (no máximo, quinze) 1

Orientação concluída de trabalhos acadêmicos (bolsista de atividade de

(9)

ANEXO IV

BANCAS EXAMINADORAS

LINHA 1.1 – CONSTITUIÇÃO, ESTADO E DIREITOS FUNDAMENTAIS SUBÁREA – DIREITO CONSTITUCIONAL

Prof. Saulo José Casali Bahia

Prof. Manoel Jorge e Silva Neto

Prof. Dirley da Cunha Júnior

Prof. Ricardo Maurício Freire Soares (suplente)

LINHA 1.1 – CONSTITUIÇÃO, ESTADO E DIREITOS FUNDAMENTAIS SUBÁREA – DIREITO TRIBUTÁRIO

Prof. Paulo Roberto Lyrio Pimenta

Prof. Johnson Barbosa Nogueira

Prof. Edvaldo Pereira de Brito

Prof. Saulo José Casali Bahia (suplente)

LINHA 1.1 – CONSTITUIÇÃO, ESTADO E DIREITOS FUNDAMENTAIS SUBÁREA – DIREITO PENAL

Profa. Selma Pereira de Santana

Profa. Maria Auxiliadora Minahim

Prof. Sebástian Borges de Albuquerque Mello

Prof. Heron José de Santana Gordilho (suplente)

LINHA 1.1 – CONSTITUIÇÃO, ESTADO E DIREITOS FUNDAMENTAIS SUBÁREA – TEORIA E FILOSOFIA DO DIREITO

Prof. Ricardo Maurício Freire Soares

Profa. Marília Muricy Machado Pinto

Prof. Paulo César Santos Bezerra

Prof. Nelson Cerqueira (suplente)

LINHA 1.2 – TEORIA DO PROCESSO E TUTELA DOS DIREITOS SUBÁREA – DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Prof. Wilson Alves de Souza

Prof. Fredie Souza Didier Júnior

Prof. Edilton Meireles

Prof. Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho (suplente)

LINHA 2.1 – DIREITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE SUBÁREA – DIREITO CIVIL

Profa. Roxana Cardoso Brasileiro Borges

Prof. Mário Jorge Philocreon de Castro Lima

Profa. Mônica Neves Aguiar da Silva

(10)

LINHA 2.2 – ASPECTOS JURÍDICOS DA BIOÉTICA E DOS DIREITOS DOS ANIMAIS SUBÁREA – DIREITO AMBIENTAL

Prof. Heron José de Santana Gordilho

Profa. Maria Auxiliadora Minahim

Profa. Mônica Neves Aguiar da Silva

Profa. Roxana Cardoso Brasileiro Borges (suplente)

BANCA EXAMINADORA DE TÍTULOS

Profa. Maria Auxiliadora Minahim

Prof. Saulo José Casali Bahia

Prof. Wilson Alves de Souza

CORPO DOCENTE

Celso Luiz Braga de Castro. Doutor UFPE – PE

Dirley da Cunha Junior. Doutor - PUC – SP.

Edilton Meireles de Oliveira Santos. Doutor - PUC – SP.

Edvaldo Pereira de Brito. Doutor – USP- SP.

Fredie Souza Didier Júnior. Doutor – PUC-SP. Livre-Docente USP.

Heron José de Santana Gordilho. Doutor – UFPE - Pós-Doutor (Pace University/EUA).

Johnson Barbosa Nogueira. Doutor - UFBA

José Aurivaldo Sacchetta Ramos Mendes. Doutor – USP. Pós-Doutor – USP.

Márcio Flávio Mafra Leal. Doutor pela Universidade Albert-Ludwig – Freiburg – Alemanha.

Maria Auxiliadora Minahim. Doutora - UFRJ.

Marilia Muricy Machado Pinto. Doutora - PUC – SP.

Mário Jorge Philocreon de Castro Lima – Doutor – UFPE - PE

Manoel Jorge e Silva Neto. Doutor - PUC - SP

Mônica Neves Aguiar da Silva. Doutora - PUC – SP.

Nelson Cerqueira. Doutor - Indiana University – EUA. (Professor visitante)

Paulo Roberto Lyrio Pimenta.

Doutor- PUC–SP- Pós-DoutorLudwig-Maximilians-Universität - Alemanha

Paulo César Santos Bezerra. Pós-Doutor - U. Coimbra – Portugal

Ricardo Maurício Freire Soares. Doutor -

UFBA – Pós-Doutor – Università degli studi di Roma

Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho. Doutor - PUC – SP.

Roxana Cardoso Brasileiro Borges. Doutora - PUC – SP.

Saulo José Casali Bahia. Doutor - PUC – SP.

Sebastian Borges de Albuquerque Mello. Doutor. UFBA

Selma Pereira de Santana. Doutora. - U. Coimbra – Portugal

(11)

CALENDÁRIO DE PROVAS DA SELEÇÃO MESTRADO 2014

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

DE 01 a 29.11.2013

1ª ETAPA – PROVA DE PROFICIÊNCIA

EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

06 DE DEZEMBRO DE 2013

DAS 14 ÀS 17 HORAS

RUA DA PAZ, S/Nº - FACULDADE DE DIREITO DA UFBA

RESULTADO PROVÁVEL 1ª ETAPA

16 DE DEZEMBRO DE 2013

2ª ETAPA – PROVA DE CONHECIMENTO

JURÍDICO

20 DE DEZEMBRO DE 2013

DAS 14 ÀS 17 HORAS

RUA DA PAZ, S/Nº - FACULDADE DE DIREITO DA UFBA

RESULTADO PROVÁVEL DA 2ª ETAPA

03 DE JANEIRO DE 2014

3ª ETAPA – PROVA ORAL DE DEFESA DO

PROJETO

13, 14 E 15 DE JANEIRO DE 2014

HORÁRIO DAS 14 ÀS 17 HORAS.

RUA DA PAZ, S/Nº - FACULDADE DE DIREITO DA UFBA

RESULTADO PROVÁVEL DA 3ª ETAPA

17 DE JANEIRO DE 2014

4ª ETAPA - AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS

22 DE JANEIRO DE 2014

RESULTADO PROVÁVEL DA 4ª ETAPA

23 DE JANEIRO DE 2014

RESULTADO PARCIAL – DATA

PROVÁVEL

27 DE JANEIRO DE 2014

Referências

Documentos relacionados

Processo que transforma os resíduos gerados em matéria-prima de menor qualidade ou valor , que não pode ser usada no processo produtivo do produto que o gerou e sim, em

A Santa Igreja nos orienta a confessar com frequência, e isso significa aproximadamente 1 vez por mês, sendo que existe um mandamento da Igreja que nos obriga a confessar no mínimo

Oração para antes da Confissão: Senhor, iluminai-me para me ver a mim próprio tal como Vós me vedes, e dai-me a graça de me arrepender verdadeira e efetivamente dos meus pecados..

a) Caso o nome do candidato não conste na lista de homologação de inscrição, o candidato, ou seu representante legal, deverá comparecer até o dia 11 de outubro de 2013 (dias

As evidências clínicas e laboratoriais da hepatotoxicidade podem não ser aparentes até 24 a 48 horas após a ingestão, portanto recomenda-se que o paciente fique

O(A) candidato(a) com deficiência deverá enviar à Secretaria do Programa de Pós-Graduação, no ato da inscrição, um requerimento (Anexo 7) solicitando as

Nas situações previstas no caput deste artigo, o agente de integração conveniado que intermediar alunos da Universidade deverá conceder bolsas para a realização de estágio

Data de Vencimento Tributos Código Darf Código GPS Período de Apuração do Fato Gerador (FG) 20 Empresas optantes pelo Simples - CNPJ - recolhimento sobre. contratação