• Nenhum resultado encontrado

NOTA DE ESCLARECIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTA DE ESCLARECIMENTO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

COMISSÃO MISTA DE

LICITAÇÃO - CML

PREGÃO PRESENCIAL SESC/AR-PE Nº. 004/2011 (C/S) – 06/05/2011

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE PARA

OS FUNCIONÁRIOS DO SESC/PE, SENAC/PE E

FECOMÉRCIO/PE, SEUS RESPECTIVOS DEPENDENTES E

AGREGADOS.

Recife, 27 de maio de 2011.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Prezados Senhores Licitantes,

Considerando o questionamento apresentado pelas licitantes VIVA PLANOS DE SAÚDE LTDA e AMIL – ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL, do Pregão Presencial SESC/AR-PE nº. 004/2011, cujo objeto trata-se da Prestação de Serviço de Assistência à Saúde, para os funcionários do SESC/PE, SENAC/PE e FECOMÉRCIO/PE, seus respectivos dependentes e agregados, conforme Edital e seus Anexos, esclarecemos:

PERGUNTA:

“1.0 - Quanto aos tipos de planos:

É informado no edital no item 2.2 que o plano tipo “A” é ENFERMARIA e o plano tipo “B” é APARTAMENTO.

No item 5.1.4 é informado que o plano “B” deverá custar até 60% (sessenta por cento) do valor ofertado para o plano “A”.

Provavelmente houve um equivoco no item 5.1.4, pois seguindo as orientações

técnicas atuarias é impossível que o custo de produto

APARTAMENTO seja inferior ao custo de um produto ENFERMARIA e inviável para qualquer empresa.

Suponho que houve uma inversão no item 5.1.4, pois os critérios para precificar

desta forma, ficam incoerentes com os custos destes

serviços, acreditando que a intenção da comissão de licitação era informar que: 1.a) O plano “A” deverá custar até 60% (sessenta por cento) do valor ofertado para o plano “B”.

1.b) Ou ainda: O plano“B” deverá custar até 60% (sessenta por cento) a mais do valor ofertado para o plano “A”.

Pergunta: Baseando se no edital, ficará valendo a informação que o plano Enfermaria terá que ter um preço inferior ao plano Apartamento ou será corrigido?”

RESPOSTA:

Item alterado, conforme ERRATA datada de 27/05/2011.

PERGUNTA: “2.0 - Agregados

(2)

COMISSÃO MISTA DE

LICITAÇÃO - CML

É informado no termo de referencia que somente serão admitidos nos planos os agregados que fazem parte do contrato vigente, sendo vedada a inclusão de novos agregados e que os mesmos terão um prazo de até 60 dias para adesão.

Pergunta: Somente os agregados do plano atual é que poderão fazer a adesão no novo contrato e com um prazo de até 60 dias para inclusão?”

RESPOSTA:

Solicitamos à empresa, primeiramente, atentar para a ERRATA divulgada em 16/05/2011, e informamos que seu entendimento está correto.

PERGUNTA:

“3.0 - Catálogos e/ou descritivos técnicos

O que a comissão entende como catálogos e/ou descritivos técnicos contendo os elementos de identificação, quantificação e qualificação dos serviços”. RESPOSTA:

Item excluído, conforme ERRATA datada de 16/05/2011.

PERGUNTA:

“Gostaria de saber se o item 5.4 do Edital vai ser excluído, ou seja, não vamos mais precisar inserir na Proposta este item? Ou foi excluído de apresentação apenas a letra a) do item 5.4?”

RESPOSTA:

Solicitamos atentar para a ERRATA divulgada em 16/05/2011, que informa que apenas a alínea “a” do subitem 5.4 foi excluída e que os demais itens do Edital permanecem inalterados.

PERGUNTA:

“Quanto as localidades solicitadas para credenciamento, uma vez feita uma pesquisa geral em algumas das cidades, verificamos que muitas das empresas de Planos de Saúde não possuem credenciamento em diversas localidades, muitas das cidades descritas no edital. Como será feita a análise para verificar a veracidade dos credenciamentos das empresas nestas localidades?”

RESPOSTA:

Solicitamos atentar para os subitens 5.4.1 e 13.15 do Edital, os quais transcrevemos abaixo:

“5.4.1 Os documentos exigidos nas alíneas “a”, “b”, “c” e “d”, serão submetidos à apreciação da Área Médica e do Setor de Recursos Humanos das Entidades, os quais verificarão através de diligências a comprovação e veracidade da rede apresentada por parte dos licitantes, inclusive em relação à comprovação da rede mínima estabelecida por cidades, item 5 do Termo de Referência”.

(3)

COMISSÃO MISTA DE

LICITAÇÃO - CML

“13.15 A CONTRATADA é responsável pela fidelidade e legitimidade das informações prestadas e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação. A falsidade de qualquer documento apresentado ou a inverdade das informações nele contidas dará as CONTRATANTES o direito de rescindir unilateralmente o contrato, sem prejuízo de outras penalidades previstas no

Contrato, inclusive a suspensão do direito de licitar ou contratar com o

SESC/PE e SENAC/PE por prazo não superior a 2 (dois) anos”. PERGUNTA:

“SURUBIM

Não há clínica para atendimento de urgência e emergência adulto e pediátrico, bem como o único hospital nesta localidade é de gestão municipal, ou seja, não privado, conforme anexo do CNES/DATASUS.

Além do mais verificou-se in loco que não existem clínicas e/ou profissionais que viabilize credenciamento para com terceiros nas seguintes especialidades de Cardiologia, Clínia Médica, Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria.

Todavia, identificamos que há nas proximidades deste Município rede prestadores (clínicas/médicos/laboratórios, ec) devidamente habilitados, bem como Hospitais nas seguinte Cidades circunvizinhas: LIMOEIRO, CARUARU, TORITAMA e SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE.

Nesta ocasião, questionamos aos nobres licitantes sob esta viabilidade de direcionamento a estas cidades limítrofes”.

RESPOSTA:

Considerando que existe o Hospital São Luiz, privado, em Surubim e que possui credenciamento com vários planos de saúde, manteremos a exigência no Termo de Referência de ter credenciamento de 01 hospital ou clínica para atendimento de urgência e emergência adulto e pediátrico.

PERGUNTA: “OURICURI

Embora se tenha exigido neste certame que a licitante apresente em sua proposta credenciamento de no mínimo 01 especialista em Cardiologia, Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria.

Para tanto, não há clínicas e/ou profissionais que viabilize credenciamento para com terceiros (operadoras de planos de saúde) nas especialidades aqui mencionadas.

Contudo, identificou-se que há nas proximidades desta cidade há rede de prestadores (clínicas/médicos/laboratórios, etc) devidamente habilitados, bem como Hospitais nas seguintes Cidades circunvizinhas: ARARIPINA e SALGUEIRO.

Nesta ocasião, questionamos aos nobres licitantes sob esta viabilidade de direcionamento a estas cidades limítrofes”.

(4)

COMISSÃO MISTA DE

LICITAÇÃO - CML

RESPOSTA:

Item excluído, conforme ERRATA datada de 27/05/2011.

PERGUNTA: “BELO JARDIM

Outrossim, nesta cidade não há prestadores médico/hospitalar passível de credenciamento nas especialidades de Cardiologia, Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria.

Todavia, identificamos que há nas proximidades deste município rede prestadores (clínicas/médicos/laboratórios, etc.) devidamente habilitados, bem como Hospitais nas seguintes Cidades circunvizinhas: PESQUEIRA, CARUARU, ARCOVERDE e CARUARU.

Nesta ocasião, questionamos aos nobres licitantes sob esta viabilidade de direcionamento a estas cidades limítrofes.

Na situação aqui apresentada, quanto aos prestadores nas localidades em que não houver prestadores (especialidade médica) credenciadas, como no caso em foco, onde há prestadores que atendem apenas particulares e/ou os estabelecimentos são integrados pela gestão municipal, os quais não possibilitam o devido credenciamento com Operadoras de Planos de Saúde”. RESPOSTA:

Item excluído, conforme ERRATA datada de 27/05/2011. Salientamos ainda o subitem 2.5.2 do Edital, o qual transcrevemos:

“2.5.2 Quando em qualquer uma das cidades citadas no item 5 do Termo de Referência, os quantitativos de hospitais/clínicas, profissionais ou laboratórios, não forem suficientes ou adequados para o atendimento previsto no Plano de Saúde, obrigar-se-á a Contratada a autorizar os respectivos atendimentos por outros hospitais/clínicas, profissionais médicos ou laboratórios de nível igual ou assemelhados existentes na própria cidade ou em cidades próximas ou, ainda, por opção do beneficiário, em qualquer cidade dentro do Estado de Pernambuco, onde a Contratada tiver rede própria/cooperada/credenciada e/ou conveniada”. PERGUNTA:

“Como no presente certame prever a hipótese de reembolso em casos excepcionais, podemos entender que apenas no caso aqui apresentado, nos Municípios acima relacionados, poderá ser utilizado o sistema de reembolso ou o de direcionamento para as cidades circunvizinhas para o devido atendimento nas respectivas redes credenciadas, haja vista que nas proximidades das cidades de Belo Jardim, Ouricuri e Surubim há uma gama de rede credenciada que efetivamente prestará os devidos serviços médico/hospitalares”.

(5)

COMISSÃO MISTA DE

LICITAÇÃO - CML

Solicitamos atentar para o subitem 2.5.2 do Edital, o qual transcrevemos:

“2.5.2 Quando em qualquer uma das cidades citadas no item 5 do Termo de Referência, os quantitativos de hospitais/clínicas, profissionais ou laboratórios, não forem suficientes ou adequados para o atendimento previsto no Plano de Saúde, obrigar-se-á a Contratada a autorizar os respectivos atendimentos por outros hospitais/clínicas, profissionais médicos ou laboratórios de nível igual ou assemelhados existentes na própria cidade ou em cidades próximas ou, ainda, por opção do beneficiário, em qualquer cidade dentro do Estado de Pernambuco, onde a Contratada tiver rede própria/cooperada/credenciada e/ou conveniada”. PERGUNTA:

“No objeto da presente licitação exige-se quanto ao plano do tipo “B” Assistência Médica e Hospitalar com abrangência e cobertura nacional, para tanto, poderá ser entendido que as Operadoras Licitantes deverão apresentar em sua proposta suas respectivas redes credenciadas das capitais brasileiras”. RESPOSTA:

Seu entendimento está correto, poderá ser apresentada suas respectivas redes credenciadas das capitais brasileiras. Salientamos ainda o subitem 2.5.2 do Edital, o qual transcrevemos:

“2.5.2 Quando em qualquer uma das cidades citadas no item 5 do Termo de Referência, os quantitativos de hospitais/clínicas, profissionais ou laboratórios, não forem suficientes ou adequados para o atendimento previsto no Plano de Saúde, obrigar-se-á a Contratada a autorizar os respectivos atendimentos por outros hospitais/clínicas, profissionais médicos ou laboratórios de nível igual ou assemelhados existentes na própria cidade ou em cidades próximas ou, ainda, por opção do beneficiário, em qualquer cidade dentro do Estado de Pernambuco, onde a Contratada tiver rede própria/cooperada/credenciada e/ou conveniada”.

Atentamente,

Vivianne Gameiro Guimarães Comissão Mista de Licitação - SESC

Carolina Santos Bakun

Comissão Mista de Licitação - SESC

Tatiana Maria Araújo do Nascimento Comissão Mista de Licitação - SENAC

Referências

Documentos relacionados

La Constitution de l'Organisation panaméricaine de la Santé établit, en son Article 4.E, que "la Conférence procédera à l'élection du Directeur du Bureau conformément à

Le Programme spécial de recherche et de formation concernant les maladies tropicales (TDR) est un programme mondial de coopération technique international géré par

Afin de produire, divulguer et utiliser les connaissances et la pratique de la santé publique aux plans de la promotion, de la protection et de la récupération de la santé visant un

2.10 Décennie internationale des populations autochtones (résolution WHA51.24) Rappelant les objectifs de la Décennie internationale des populations autochtones reconnus dans

Les incidences d’El Niño sur la transmission des maladies doivent être considérées dans le contexte de l’écologie des maladies (niveaux endémiques épidémiologiques,

De prendre note du rapport du Directeur concernant le recouvrement des contri- butions (document CSP25/19 et Add. D'exprimer sa gratitude aux Etats Membres qui ont déjà versé

He pointed out that for 30 years the Latin American and Caribbean Health Sciences Information System (Regional System) and BIREME have successfully developed the capacity of

Le présent rapport passe en revue l’état de la surveillance, la gestion et la planification des programmes de lutte contre le SIDA; des interventions comportementales; des soins