• Nenhum resultado encontrado

Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Ex-Instituto Paulista de Contabilidade - Fundado em 1919) ÓRGÃO DE PROFISSÃO LIBERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Ex-Instituto Paulista de Contabilidade - Fundado em 1919) ÓRGÃO DE PROFISSÃO LIBERAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DE CONCESSÃO DA

MEDALHA “PROFESSOR LUIZ FERNANDO MUSSOLINI”

Art. 1º Fica instituída a concessão da medalha “Professor Luiz Fernando Mussolini”, em homenagem, respeito e admiração do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo e de toda Classe ao ilustre Contabilista e Professor Luiz Fernando Mussolini, cuja biografia integra, em anexo, o presente regulamento.

Art. 2º A medalha “Professor Luiz Fernando Mussolini” será destinada a agraciar, anualmente, a até cinco homenageados, associados ou não ao Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, que, direta ou indiretamente, tenham concorrido para o prestígio, fortalecimento e enaltecimento do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis.

Art. 3º A medalha será cunhada em bronze e suas insígnias obedecem às seguintes características: forma circular, com três centímetros e meio de diâmetro, tendo abaixo seu número de série, ao centro a efígie do patrono Professor Luiz Fernando Mussolini, cujo nome constará na parte lateral direita; no reverso, insculpido ao centro o emblema do Sindcont-SP e, no círculo, os dizeres: Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis.

§ 1º A primeira cunhagem das medalhas será de vinte unidades e as demais serão determinadas em reunião de Diretoria da Entidade.

§ 2º O ano de concessão da homenagem será gravado anualmente no centro do reverso da medalha, abaixo do emblema do Sindcont-SP.

(2)

§ 3º A medalha será usada pendente de uma fita chamalotada em listras verticais nas cores azul marinho, branca e azul marinho, em homenagem às cores emblemáticas da Entidade.

§ 4º Aos homenageados, como maneira de simbolizar condignamente o reconhecimento da Classe, também será entregue um diploma em pergaminho alusivo à concessão da Medalha, em capa dura, revestida com veludo azul marinho.

§ 5º A primeira medalha será destinada ao acervo do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo e será colocada em lugar de destaque e prestígio na sede social da Entidade, para registro e reconhecimento da Classe.

§ 6º Para homenagem e enaltecimento do ilustre patrono professor Luiz

Fernando Mussolini, a segunda medalha será outorgada in memorian

à sua família, em agradecimento e reconhecimento pelos préstimos e dedicação em prol da Classe Contábil e, principalmente, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.

Art. 4º A concessão será decidida por uma Comissão constituída de cinco membros, que poderá ser renovada anualmente, composta pelo Presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, que a presidirá, pelo Diretor Cultural da Entidade, pelo Presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis e dois associados à Entidade, em pleno gozo de seus direitos sociais, a serem nomeados pela Diretoria do Sindcont-SP. Em caso de empate, o Presidente do Sindcont-SP terá voto de qualidade.

Art. 5º A Comissão apresentará à Diretoria do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, até o dia 31 de julho de cada ano, sua escolha para os

(3)

homenageados à medalha “Professor Luiz Fernando Mussolini”, que lavrará em ata de reunião sua aquiescência.

Art. 6º Os homenageados serão comunicados oficialmente por meio de correspondência emitida pela Presidência da Entidade.

Art. 7º A outorga da medalha dar-se-á por ocasião da comemoração do aniversário de fundação do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, ocorrida no dia 21 de setembro de cada ano, quando quarta-feira, ou na primeira quarta-feira que a suceder, cabendo à Diretoria do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo a preparação e a organização da solenidade.

Art. 8º Para registro, fica instituído um livro de tombo, no qual serão lançados os currículos resumidos dos homenageados e a ata da reunião da Comissão formada para concessão da medalha, que deliberou a escolha dos agraciados.

Art. 9º Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos e deliberados pela Diretoria do Sindcont-SP.

Art. 10º Este regulamento entra em vigor a partir desta data, ficando revogadas as disposições em contrário.

São Paulo, 17 de dezembro de 2007.

Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos Presidente

(4)

ANEXO I Biografia de

LUIZ FERNANDO MUSSOLINI

Nascido em 05 de janeiro de 1919, em Santa Rita do Passa Quatro/SP, filho de Luiz Mussolini e Marietta Mussolini, ambos imigrantes italianos, que chegaram ao Brasil ainda no século XIX, Luiz Fernando Mussolini casou-se, em 1944, com Nicolina de Sílvio Mussolini, com quem teve os filhos: Luiz Fernando Mussolini Júnior e Carlos Henrique Mussolini.

Luiz Fernando Mussolini formou-se Contador, pela Escola de Comércio Álvares Penteado, em 1939, registrado no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, sob o número 2834; Economista, pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, em 1943, registrado no Conselho Regional dos Economistas Profissionais de São Paulo, sob o número 33, e Técnico de Administração, pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, registrado no Conselho Regional dos Administradores da 8ª Região, sob o número 375; diplomou-se no Curso de Extensão Universitária sobre “Desenvolvimento Econômico”, pela Universidade de São Paulo, e no Curso da Escola Superior de Guerra, sobre “Problemas Brasileiros”.

No magistério, foi Professor de Contabilidade Geral e do Curso de Especialização, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, da qual também foi membro de seu Conselho de Curadores; Professor de Contabilidade Teórica e de Estrutura das Organizações Econômicas, na Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo; Professor do primeiro curso de Formação de Professores para o Ensino Comercial, no Departamento de Educação e Cultura do Ministério da Educação; Diretor e Professor de cursos ministrados no Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; Professor do curso de Contabilidade e Organização para as Ecônomas dos Colégios Sion, Sacre Coer e Des Oiseaux, e ministrou a aula inaugural dos cursos da Faculdade de Ciências Econômicas de

(5)

Marília, da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de São Paulo e da Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo.

O Professor Luiz Fernando Mussolini, após ter assumido os cargos de Vice-Diretor Secretário e Vice-Diretor Secretário, foi eleito Presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, para os biênios 1957/1958 e 1959/1960, passando, posteriormente a membro interino de seu Conselho Consultivo, do qual também foi Presidente. Foi membro fundador do ex-Instituto dos Contadores Públicos do Brasil, hoje Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, do qual foi seu Vice-Presidente, durante dois mandatos, e Presidente de sua Comissão de Exercício Profissional, e, em 1962, assumiu a Presidência da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, na qual permaneceu até 1963.

Assumiu importantes funções e cargos em diversas Associações de Classe, nas quais se destacou por sua genialidade: Diretor e membro do Conselho Superior da Ordem dos Economistas de São Paulo; membro do primeiro Conselho Federal de Economistas Profissionais, de 1952 a 1964; membro da Comissão de Aplicação de Fundos para o Ensino Comercial do Ministério da Educação; membro fundador da Academia Paulista de Contabilidade, e membro fundador da ACICE – Associação Científica Internacional de Contabilidade-Economia.

Como delegado de Entidades de Classe, participou de diversas Conferências Interamericanas de Contabilidade, Congressos Nacionais e Convenções Regionais de Contabilidade, além de conferências promovidas pelo Rotary Club de São Paulo: “A direção das Escolas de Comércio”; “A formação do professor de Contabilidade”; “Curso de Ciências Contábeis”; “A formação do Economista”, e “Balanço para executivos”.

Além de idealizar e fundar, em conjunto com o Contabilista Hilário Franco, o Mensário do Contabilista, uma das principais publicações do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, que dirigiu, de 1955 a 1960, o Professor Luiz Fernando Mussolini foi Diretor Responsável e Redator Técnico da Revista Paulista de Contabilidade, outra importante publicação da Entidade, e Redator-colaborador do Diário do Comércio, órgão da Associação Comercial de São Paulo.

(6)

Publicou grande número de trabalhos, dentre os quais destacamos: “Os Auditores Independentes e o Banco Central”; “Auditoria por Contadores – Vitória da Lei e do bom senso”; “Os Auditores Independentes e o mercado de capitais”; “A política fiscal e sua repercussão sobre os reinvestimentos e os custos industriais”; “O curso técnico de Contabilidade”; “O promissor futuro da Contabilidade Industrial”; “A complexidade da Legislação Fiscal e o Contabilista”; “A importância econômica-social da Contabilidade”; “A crise brasileira e o Contabilista”; “Aspectos profissionais da formação do Contabilista”; “Leitura do balanço das sociedades anônimas”; “A dinâmica da Contabilidade”; “Custo mercantil”; “A quem confiar a direção da minha empresa”; “O Contabilista na ordem econômica e social”; “Concordatas”, e “Os Auditores Independentes e o mercado de capitais”.

Na atividade profissional, o Professor Luiz Fernando Mussolini assumiu cargos e funções importantes em diversas empresas, dentre elas destacamos: Diretor da Revisora Nacional S/C Auditores Independentes; Diretor da RN Consultores Economistas S/C; Diretor da Sociedade Nacional de Administração e Participações Ltda.; sócio da firma internacional de Auditoria e Contabilidade ‘Lasser, Harmood Banner e Dunwoody’ e da então ‘Delloite, Haskins & Ross Auditores Independentes’; Consultor Econômico e Contábil da Cia. Antártica Paulista, e membro do Conselho Fiscal da Têxtil Elisabeth Ltda., da CEMSA – Construções Engenharia e Montagens S/A, da Jacart S/A Administração e Participações, da Tricot-Lã S/A Indústria de Malhas, da Nadir Figueiredo S/A Indústria e Comércio, e da Cia. Antártica Paulista Indústria Brasileira de Bebidas e Conexos.

Das outras atividades que exercia, o Professor Luiz Fernando Mussolini foi Conselheiro da SE Palmeiras e sócio do Nacional Clube (Clube de Homens de Negócio), do Sport Club Pinheiros, do Clube Paineiras do Morumby e do Santa Paula Country Club.

Em reconhecimento aos inúmeros serviços prestados à Contabilidade e à sociedade, o Professor Luiz Fernando Mussolini recebeu o título de Contabilista Emérito 1972; o de Sócio Benemérito do Sindcont-SP, em 1986; o de Sócio Benemérito da Ordem

(7)

dos Economistas, e o Certificado de Honra ao Mérito, conferido pelo Sindicato dos Contabilistas do Paraná.

Em 25 de abril de 1972, durante a comemoração ao Dia do Contabilista, data magna da Contabilidade Brasileira, pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, sob a presidência do Contabilista Samuel Tufano, o Professor Luiz Fernando Mussolini foi homenageado com a inauguração da tribuna do Salão Nobre ‘Frederico Herrmann Júnior’, que recebeu seu nome. Nas palavras do Presidente Samuel Tufano, “um orador inflamado. Tem o dom da palavra. Expõe seus pensamentos com clareza meridiana.”

Tribuna usada até hoje em eventos realizados pela Entidade em sua sede social e, principalmente, durante as reuniões do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis.

A Classe Contábil paulista perdeu um de seus grandes representantes em 16 de novembro de 2003: o contabilista Luiz Fernando Mussolini, aos 84 anos, em São Paulo/SP.

Referências

Documentos relacionados

La llegada de la Dinastía de los Borbones en el siglo XVIII a la Corona española inquieta al franquismo por varios motivos. Por un lado, su origen extranjero, más

• Critérios para a determinação da potência mínima de iluminação: • Para recintos com área ≤ 6m2, atribuir um mínimo de 100W;. • Para recintos com área > 6m2, atribuir

É nessa perspectiva que podemos compreender o trabalho de Valêncio na medida em que selecionar e reorganizar são estratégias fundamentalmente importante na

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Seria impossível estudá-los um por um, e aliás semelhante estudo ameaçava confundir-se como o que é realizado pela Ciência Jurídica. O que há de específico no Direito

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

Σε μια χαρακτηριστική έρευνα, οι ερευνητές ζήτησαν από μια ομάδα ατόμων να αξιολογήσουμε μερικούς δημόσιους ομιλητές ως προς την πειστικότητά τους