• Nenhum resultado encontrado

Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2010"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

Treinamento e Consultoria

Programação de Cursos 2010

(2)
(3)

Empreenda com Sucesso . . . 04 Treinamento . . . 05 Sistemas de Ensino . . . 07 Consultoria . . . 13 Treinamento e Consultoria Cursos de Tecnologia . . . 14 Pneumática . . . 15 CLP . . . 21 Hidráulica . . . 24 Automação da Manufatura . . . 27 Eletro-eletrônica . . . 28 Cursos de Produtos . . . 32

Cursos de Processos Organizacionais . . . 35

Curso voltado às Pessoas . . . 39

Grade de Cursos na Matriz . . . 41

Grade de Cursos nas Filiais . . . 42

www.festo.com.br • didactic@br.festo.com • (11) 5013 1616 • 0800 171400

(4)

A Festo Fornecedora de Soluções de Automação Industrial Componentes Sistemas de Ensino Tr einamento e Consultoria Sistemas e Ser viços Aumento de Produtividade das Automação Industrial Cliente Industrial Didactic Máquinas e Sistemas Pessoas e Processos Organizações De origem Alemã e presente no

Brasil desde 1968, a Festo atua na área de automação indus-trial e no desenvolvimento e formação profissional. No Brasil, a matriz está loca-lizada em São Paulo, onde também fica a fábrica, a maior do grupo fora da Alemanha. Além de atender ao mercado local, nossa produção é expor-tada para outras unidades em todo o mundo, inclusive para a Alemanha.

Atualmente, fornecemos mais de 7 mil itens que são utiliza-dos em indústrias utiliza-dos mais diversos portes e segmentos. Oferecer soluções de automa-ção para a indústria é muito mais do que a vocação da Festo. É, acima de tudo, um de-safio que se renova a cada dia.

Empreenda com Sucesso

Por atuarmos em um mercado que busca e exige atualização constante e persegue produti-vidade superior com qualidade, sabemos que é preciso estar-mos prontos para responder, com tecnologia de ponta, às demandas de nossos clientes.

(5)

A Festo Didactic é uma divisão mundial da Festo. Surgiu na Alemanha com o objetivo de transmitir conhecimento e tecnologia de pneumática para a indústria. Em 1974, se insta-lou no Brasil e, desde então, ministra cursos de automação industrial, atendendo mais de 120.000 profissionais. Anualmente, são ministrados 3.500 cursos em cerca de 100 países e em 26 idiomas dife-rentes, abordando tópicos das mais variadas tecnologias de automação.

Modernidade e Variedade

Em todo o Brasil temos 21 cursos diferentes ministrados em diversas localidades, no período noturno e diurno.

Transmitindo Conhecimento

Os cursos possuem aproxima-damente 50% do conteúdo prático. Assim os participantes operam hands on em equipa-mentos de última geração. Podemos realizar treinamentos in company assim como com conteúdo exclusivo, otimizan-do o investimento.

Flexibilidade dos Cursos

Independentemente da opção, todo curso começa e termina dentro da mesma semana, facilitando a locomoção e es-tadia sem deixar o participante longos períodos afastado do seu local de trabalho.

Aplicação Prática do Aprendizado Após o Curso

O conteúdo confere ao partici-pante conhecimentos técnicos para identificar problemas antes mesmo que eles ocor-ram. Após o curso, as qualifi-cações adquiridas aprimoram o desenvolvimento do trabalho em campo.

Certificado

Todos os alunos recebem o material didático do curso e o Certificado de Participação Festo, que possui reconheci-mento internacional. E os cursos ministrados na Matriz contam também com coffee -break, almoço (em caso de cursos diurnos) e estaciona-mento para os participantes.

(6)
(7)

Básicos Tecnologias Aplicações Eletrônica de Potência Eletricidade Sensores Eletrônica Digital Eletrônica Analógica Robótica Pneumática Microcontro-ladores Hidráulica Software CAD / CAM / CNC Simulação CIM / FMS MPS-PA Hidráulica Móbil ERP / MES SCADA Sistemas Modulares de Produção Aprendizado, conhecimento e educação são os temas mais importantes deste século

A Festo Didactic possui 40 anos de experiência desenvolvendo soluções para o aprendizado rápido e bem-sucedido no que se refere à tecnologia da automação. Esse conhecimento e experiência colocam-nos em uma posição chave no mercado do futuro. A procura por trei-namentos continuará a crescer rapidamente, e é por isso que nosso objetivo é tornar o aprendizado mais eficiente que nunca. Um grande desafio para nós, um grande parceiro para você.

Tudo de uma única fonte

O sistema de ensino em auto-mação inclui todos os tópicos atuais em toda sua extensão: pneumática, eletropneumática, hidráulica, eletro-hidráulica, eletrônica, sensores, robótica, tecnologia CNC, controladores lógicos programáveis e redes industriais, tecnologia da manufatura e processos de engenharia e mecatrônica. Do básico em tecnologia a um centro completo de treinamento De pacotes de treinamentos básicos e tecnologias específi-cas ao planejamento, controle e manuseio de redes comple-xas de sistema CIM e centros de treinamento completos e modernamente equipados – nós criamos um mundo de aprendizagem para você, adap-tado para suas necessidades especiais de estudo eficiente e sucesso garantido.

Seu parceiro no mundo todo

Nós falamos sua língua! Esta-mos pertinho de você – pre-sentes em mais de 100 países. Teremos grande satisfação em visitá-lo em sua empresa ou entidade de ensino, seja para agendar treinamentos, adquirir softwares, materiais didáticos, ou outros produtos. Caso você prefira, visite nosso site. Esta-mos a um clique de distância!

www.festo.com.br

(8)

Bancadas

Bancadas multidisciplinares que possibilitam a prática no estudo das tecnologias: pneumática, hidráulica, co-mandos elétricos, coco-mandos proporcionais, controladores lógicos programáveis e redes de comunicação industrial. Com possibilidade de utili-zação por até dois grupos de alunos por bancada, utilizando também diferentes tecnologias. Possuem inúmeras configura-ções, permitindo desde a sele-ção do material da estrutura à escolha dos componentes de diversas tecnologias, sempre alinhadas com os principais lançamentos de produtos Festo na área da automação indus-trial no mundo.

Eletroeletrônica

Sistema especialmente de-senvolvido para o estudo da eletrônica básica, eletrônica analógica, eletrônica digital, microcontroladores e PLD. Composto por um módulo principal e complementado por várias placas de experimentos das diversas tecnologias apli-cadas na automação industrial.

MPS200® e MPS500®

Focada na automação da ma-nufatura, a família de produtos MPS200® e MPS500® possui um portifólio de 15 estações, permitindo que cada estação possa ser utilizada individu-almente, como unidade stand alone, ou integrada.

A integração entre as diferen-tes estações pode formar siste-mas de produção com trans-porte em linha ou por paletes transportados por esteiras. A interligação com outras estações/instalações é feita através de interfaces mecâ-nicas, elétricas, com comuni-cação sem fio (sinais ópticos) e/ou rede de comunicação em protocolos industriais, reconhecidamente utilizados no mercado industrial.

(9)

Sistema AFB Factory

O Sistema AFB Factory repre-senta a integração dos dois principais conceitos produtivos atuais, o conceito da manufatu-ra de produtos e o de processo contínuo. Em um único sistema é possível reproduzir todo um processo de fabricação da in-dústria de alimentos, bebidas, farmacêutica e tantos outros processos que envolvam os dois conceitos.

O AFB Factory é uma mescla das estações de trabalho MPS®, MPS®-PA e estações desenvolvidas especificamente para a integração dos siste-mas. Isso possibilita transferir aos estudantes todo o conhe-cimento e tecnologia presente nesses dois conceitos como, por exemplo, sensores digitais e analógicos, controladores lógicos programáveis, proto-colos de rede de comunicação, robótica, manipulação pick and place, válvulas de controle de processos, além de técnicas de logística e armazenagem, controle de variáveis, trans-porte de paletes, supervisão e controle e muito mais.

Sistemas MPS®-PA

O MPS®-PA Festo é um novo conceito em estações de trabalho que permite o desen-volvimento de programas educacionais e de treinamento voltados às diversas tecnolo-gias da automação de proces-sos contínuos, transportando para o ambiente da sala de aula a realidade da indústria de processos.

Diferentes tecnologias e pro-cessos de produção contínua estão presentes em um único sistema, que permite um trei-namento completo e atende diversos níveis de conhecimen-to, desde conceitos básicos até o estado da arte em tecnologia de automação de processos. Utilizando tanto uma estação compacta quanto o sistema de estações completas, podemos controlar os 4 processos mais freqüentes na indústria, ou seja: pressão, nível, vazão e temperatura.

Através do uso de controla-dores dedicados ou abertos, as duas versões permitem o controle individual das variá-veis ou em modo cascata, da mesma forma que ocorre na indústria.

Sistemas de Ensino

Sistemas CIM e FMS

Os sistemas CIM e FMS Festo estão baseados em uma estru-tura modular, aberta e flexível, o que permite integrações adicionais futuras de softwares e hardwares. A flexibilidade e a modularidade estão baseadas na inteligência descentralizada, na comunicação e interfaces padronizadas e no uso de produtos industriais. Cada uma das estações de trabalho possui um controlador industrial individual, portanto, podem ser operadas individu-almente (stand alone) ou em rede com as demais estações. Os protocolos de comunicação utilizados são padrões de mer-cado, o que possibilita a fácil integração com equipamentos como robôs, CNCs, sistemas de visão, CLPs, etc.. A utilização de componentes industriais de uso real em todas as estações garante o aprendizado e a simi-laridade com a indústria. Trata-se da maneira mais eficiente de oferecer aos estudantes a chance de obter conhecimento, competências profissionais e auto-estima para suas carreiras.

Visando atender a certa demanda de estudo, pode-se utilizar apenas uma parte dos sistemas CIM e FMS Festo, onde os subsistemas formados estarão prontos para operar em um nível chão-de-fábrica por meio de um controlador SCADA, podendo ser expandi-dos a qualquer momento com a adição de mais estações e softwares.

Dentre as principais estações e módulos que podem fazer parte dos sistemas CIM e FMS Festo podem ser citadas: sistema de visão de máquina, sistema ERP, MES, CAD/CAM, máquinas CNC e robôs, dentre muitos outros, ampliando ainda mais a gama de recursos e possibilidade de estudo.

(10)

Robotino®

A robótica móvel é a mais recente tecnologia que a Festo Didactic incorpora ao seu portfolio de soluções para o ensino da tecnologia da automação.

O sistema omnidirecional per-mite mobilidade em todas as direções. O controlador possui entradas digitais e analógicas, bem como portas de comunica-ção USB e uma saída VGA. Com esses recursos é possível a integração de todo e qualquer dispositivo industrial compatí-vel, como por exemplo: senso-res, relés, teclado, monitores e câmera de vídeo, dentre muitos outros.

O Robotino® oferece muito mais do que somente um robô móvel. Trata-se de uma plataforma aberta que permite a integração e o uso de uma ampla gama de tecnologias, tais como: acionamento elétricos, sensores, tecnologia de controle, processamento de imagem e prática de programa-ção básica e avançada através de software especialmente desenvolvido para o controle do Robotino® ou em lingua-gem C++.

Sistemas MecLab® e PA Project Kit

A automação é uma das mais importantes tecnologias do mundo moderno. Os sistemas automáticos estão presentes em diversas áreas do cotidiano. A Festo Didactic busca introdu-zir e estimular os estudantes de ensino médio no mundo da automação industrial, com a utilização dos sistemas MecLab® e PA Project Kit. Estes sistemas representam modelos simplificados de processos típicos, encontrados na automação da manufatura e de processos contínuos. Os alunos terão contato com componentes reais, dispostos de forma a facilitar a monta-gem, interação e verificação das variáveis que envolvem os diferentes componentes utiliza-dos na automação industrial. Com possibilidade de utiliza-ção de sinais digitais e analógi-cos, os alunos poderão realizar cálculos matemáticos para mudanças de base numérica, dando aplicações reais para a teoria estudada em sala de aula.

Os dispositivos mecatrônicos envolvem o aluno e motivam a busca por mais conhecimento. É a introdução ao mundo do Edutainment (Educação com entretenimento).

Os sistemas MecLab® e PA Project Kit foram desenvolvidos para permitir o acesso a essas tecnologias com um custos acessíveis, possibilitando a im-plementação dos laboratórios e transportando assim, para o ambiente educacional, o am-biente da indústria de manufa-tura e processos contínuos.

(11)

Projetos Especiais

A Festo Didactic possui uma engenharia de ensino destina-da ao projeto e desenvolvimen-to de produdesenvolvimen-tos e serviços volta-dos ao mercado de ensino. Atendemos a necessidades específicas de cada cliente, alinhando os laboratórios da entidade de ensino ao parque industrial local, adequando ou desenvolvendo novos produtos. Já foram desenvolvidos proje-tos nas áreas de pneumática, hidráulica, comandos elétricos, eletrônica digital, analógica, de potência, inversores de frequência, plantas de controle de processo contínuo, sistemas modulares de produção, sis-temas flexíveis de manufatura e manufatura integrada por computador.

Consulte-nos quanto às suas necessidades e teremos o pra-zer em desenvolver um projeto na medida para sua aplicação.

CIROS®

A plataforma CIROS® (Computer Integrated Robot Simulation) possui uma gama de softwares destinados ao treinamento em automação industrial, permi-tindo a simulação e integração dos ambientes virtuais e reais. Dividida em cinco aplicativos – Studio, Robotics, Mechatro-nics, Advanced Mechatronics e Production – permite simular sistemas robóticos, linhas de produção e sistemas modula-res de produção.

Os programas desenvolvidos e simulados no CIROS® podem ser carregados diretamente nos controladores dos robôs reais de diversos fabricantes e controlar sistemas de produção virtuais e reais completos.

Sistemas de Ensino

FluidSIM®

Software de desenho e simu-lação de circuitos, incluindo as tecnologias de pneumática, hidráulica, comandos elétricos, lógica digital e controladores lógicos programáveis.

Criação de circuitos de maneira rápida, pelo simples clicar e arrastar dos elementos deseja-dos através do mouse, a partir de uma biblioteca com ampla gama de símbolos.

Uso de funções didáticas que incluem: apresentação de filmes, transparências eletrônicas de componentes e princípios físicos, estruturação de apresentações comple-tas, exercícios com folhas de solução em português. Utilizando uma interface Easy-Port (opcional) o FluidSIM® pode ser utilizado como um controlador virtual para coman-dar um equipamento real (Ex.: Unidade de treinamento em eletropneumática, eletro-hidráu-lica etc.). Pode-se também con-trolar os circuitos do FluidSIM® através de um CLP externo. Consulte-nos para receber mais informações quanto aos recursos disponíveis em cada versão do FluidSIM®.

EPLAN®

Com a Plataforma EPLAN uma nova dimensão se abre na en-genharia. Com uma diversidade de funções e a livre escolha entre a orientação gráfica ou por objetos, o software oferece uma clara vantagem tecnológi-ca. O sistema é projetado para atender as necessidades do usuário sem limitações e as-sim, trazer rápidos resultados na engenharia. O valor adi-cional oferecido pela conexão direta com a engenharia de fluidos e de instrumentação e controle, transforma-se numa vantagem inestimável para processos consistentes. O pacote de software educa-cional EPLAN é composto de: EPLAN Electric P8 para projetos da Engenharia Elétrica, EPLAN Fluid para projetos da Engen-haria de Fluidos e EPLAN PPE para projetos de Instrumenta-ção e Controle da Engenharia de Automação de Processos.

(12)
(13)

Ganho de Produtividade

Mais que um treinamento, a consultoria conta com o exper-tise de consultores especializa-dos em diversas áreas:

Manufatura enxuta ( • lean manufacturing) e mentalida-de enxuta Poka Yoke e • 5S

Sistemas Kanban e Kaizen • de processos (melhoria contínua) Técnicas de resolução de • problemas Seis Sigma •

Além dos tradicionais cursos, a Festo Didactic oferece serviços de consultoria voltados para a reorganização de processos industriais através do estabele-cimento de metas e da análise de resultados.

A consultoria procura estabele-cer o equilíbrio entre a tecnolo-gia, os processos organizacio-nais da empresa e as pessoas que nela trabalham. Com essa abordagem, o benefício para nosso cliente é o ganho de pro-dutividade fabril em diferentes níveis inter-relacionados: Treinamentos tecnológicos, • de produtos e de processos organizacionais Palestras, conferências, •

workshops, gestão adminis-trativa, planejamento estra-tégico e Balanced Scorecard (BSC) Consultoria de processos • industriais. Consultoria de Gestão Consultoria de Processos Conferências e Workshops Treinamento Processos Organizacionais Tecnologia multi-disciplinaridade Pessoas atitudes e comportamento melhoria contínua ganho de pr odutividade

Consultoria

(14)

Tecnologia

Pneumática

Os cursos mostram inovações em produtos, atualizações, fer-ramentas e métodos utilizados na indústria.

CLP

Cursos direcionados à pro-gramação e configuração de controladores lógicos progra-máveis, aplicados em sistemas eletropneumáticos.

Hidráulica

Aborda os princípios e funda-mentos da hidráulica aplicada na indústria.

Automação de Manufatura

Aplicações práticas utilizadas na indústria.

Eletroeletrônica

Conceitos aplicados nas áreas de automação.

Treinamento e Consultoria

Cursos de Tecnologia

(D) – Curso Diurno

Segunda, das 13h30 às 17h30, e terça e quarta, das 08h30 às 17h30.

(N) – Curso Noturno

De segunda à sexta, das 18h00 às 22h00.

Todos os cursos estão sujeitos a altera-ções de data e horário.

(15)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

Fundamentos físicos, classes de qualidade e requisitos de pressão e vazão para uso do ar comprimido •

Formas de produção e distribuição do ar comprimido, detalhando o funcionamento e a correta apli-•

cação de compressores, secadores, filtros, unidades de tratamento de ar, mangueiras e conexões Projeto e dimensionamento de redes de ar comprimido através de ferramentas gráficas e numéricas •

Técnicas de localização de vazamentos e quedas de pressão •

Formas de economizar energia na concepção e na manutenção de sistemas automatizados •

Após o curso, o participante:

Conhece os principais componentes de uma rede de ar comprimido, podendo projetá-la e dimen-•

sionar seus componentes de forma adequada às suas necessidades

É capaz de interagir tanto nos sistemas quanto na rede de ar comprimido, visando um melhor •

desempenho e maior rendimento

Está apto a identificar e solucionar os defeitos mais comuns encontrados em componentes pneu-•

máticos para eliminar desperdícios de energia

Pode aplicar técnicas de avaliação de perdas decorrentes de vazamentos na rede de ar compri-•

mido, propondo alternativas para eliminação de custos desnecessários Conhecimentos técnicos em geral.

Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos e instalações de equipamentos pneumáticos e sistemas de distribuição de ar comprimido.

20 horas (diurno ou noturno).

R$ 690,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 720,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

Matriz

Mar. Jun. Ago. Nov.

01 – 05 (N) 07 – 09 (D) 30 – 03 (N) 03 – 05 (D) Rio de Janeiro Mai. 24 – 28 (N) RP010 Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

Projeto e Dimensionamento de Redes de Ar Comprimido

(16)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais: Princípios físicos que envolvem a pneumática •

Símbolos normalizados (DIN/ISO

• 1219 e 5599), especificações técnicas, formas construtivas

e funções de: atuadores, válvulas direcionais, de bloqueio, de fluxo, de pressão, para vácuo e combinadas

Circuitos pneumáticos para atender requisitos de automação e comandos sequenciais utilizando-•

se de um ou mais atuadores com apoio de software de desenho e simulação

Montagens práticas de sistemas pneumáticos com componentes reais em unidades de treinamen-•

to especialmente desenvolvidas Após o curso, o participante:

Conhece os principais componentes pneumáticos e é capaz de identificá-los através do respecti-•

vo símbolo normalizado. Dessa forma, interpreta especificações técnicas, desenhos e dados de catálogo que sejam úteis à sua função

Entende o sistema pneumático com o qual está trabalhando, evita erros de montagem e economi-•

za tempo na detecção e correção de possíveis defeitos e na substituição de componentes É capaz de propor alternativas em situações emergenciais de produção

Pode conceber e/ou otimizar sistemas pneumáticos básicos, com precisa adequação à aplicação •

Conhecimentos técnicos em geral.

Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de máquinas e manutenção. 20 horas (diurno ou noturno).

R$ 690,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 720,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

P110 Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados

Automação Pneumática

Pneumática

(17)

Tecnologia

Datas Matriz

Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun.

18 – 22 (N) 01 – 05 (N) 01 – 03 (D) 05 – 07 (D) 03 – 07 (N) 07 – 11 (N) 26 – 28 (D) 08 – 10 (D) 08 – 12 (N) 12 – 16 (N) 10 – 12 (D) 14 – 16 (D) 22 – 26 (N) 22 – 26 (N) 26 – 28 (D) 17 – 21 (N) 21 – 25 (N)

24 – 26 (D)

Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez.

05 – 07 (D) 02 – 04 (D) 08 – 10 (D) 04 – 08 (N) 03 – 05 (D) 06 – 10 (N) 12 – 16 (N) 09 – 13 (N) 20 – 24 (N) 13 – 15 (D) 16 – 18 (D) 13 – 17 (N) 26 – 30 (N) 16 – 18 (D) 25 – 29 (N) 22 – 26 (N) 23 – 27 (N) 29 – 01 (D) Belo Horizonte Abr. Ago. 12 – 16 (N) 16 – 20 (N) Curitiba Mar. Jul. 08 – 12 (N) 19 – 23 (N) Porto Alegre Abr. Out. 05 – 09 (N) 25 – 29 (N) Campinas Mar. Jul. 01 – 05 (N) 12 – 16 (N) Joinville Mar. Jul. 15 – 19 (N) 26 – 30 (N) Rio de Janeiro Mar. Ago. 22 – 26 (N) 02 – 06 (N) Pneumática

(18)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

Símbolos normalizados, especificações técnicas, formas construtivas e funções de: eletroválvulas, •

fins-de-curso, relés e sensores

Circuitos elétricos para atender requisitos de automação pneumática por meio de lógica de relés •

Comandos sequenciais com apoio de software de desenho e simulação •

Montagens práticas de sistemas com componente eletropneumáticos reais em unidades de treina-•

mento especialmente desenvolvidas Após o curso, o participante:

Conhece os principais componentes de comando eletropneumáticos, sendo capaz de identificá-los •

através do seu símbolo normalizado. Dessa forma interpreta especificações técnicas, desenhos e dados de catálogo que sejam úteis à sua função

Entende o sistema de comandos elétricos com o qual está trabalhando, evita erros de montagem e •

economiza tempo na detecção e correção de possíveis defeitos e na substituição de componentes É capaz de propor alternativas em situações emergenciais de produção

Pode conceber e/ou otimizar sistemas de comandos elétricos básicos, com precisa adequação à •

aplicação

Conhecimentos técnicos em geral.

Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de máquinas, manutenção e comandos elétricos. 20 horas (diurno ou noturno).

R$ 790,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 840,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

EP210 Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados

Comandos Elétricos em Sistemas Pneumáticos

(19)

Tecnologia

Datas Matriz

Fev. Mar. Abr. Mai. Jun.

08 – 12 (N) 15 – 19 (N) 12 – 16 (N) 10 – 14 (N) 07 – 11 (N) 22 – 24 (D) 29 – 31 (D) 26 – 28 (D) 24 – 26 (D)

Jul. Ago. Set. Out. Nov.

19 – 23 (N) 02 – 04 (D) 08 – 10 (D) 13 – 15 (D) 08 – 10 (D) 16 – 20 (N) 20 – 24 (N) 18 – 22 (N) 22 – 26 (N) Belo Horizonte Jun. Nov. 14 – 18 (N) 08 – 12 (N) Curitiba Mai. Set. 10 – 14 (N) 20 – 24 (N) Porto Alegre Jun. 07 – 11 (N) Campinas Mai. Set. 03 – 07 (N) 13 – 17 (N) Joinville Mai. Out. 17 – 21 (N) 04 – 08 (N) Rio de Janeiro Out. 18 – 22 (N) Pneumática

(20)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

Recapitulação dos conceitos de automação pneumática básica e seus componentes, focando •

símbolos normalizados e funções das principais válvulas e atuadores

Projeto de sistemas pneumáticos e possibilidades de anulação de sinais em contrapressão através •

dos métodos intuitivo e sistemático (cascata e passo-a-passo)

Método de localização, correção e manutenção dos principais problemas e falhas em sistemas •

pneumáticos, utilizando-se métodos apropriados

Montagens práticas de sistemas pneumáticos complexos com componentes reais em unidades de •

treinamento especialmente desenvolvidas Após o curso, o participante:

É capaz de interpretar sistemas pneumáticos complexos, entende seu funcionamento, pode locali-•

zar e corrigir possíveis falhas ou defeitos

Pode conceber e/ou otimizar sistemas pneumáticos complexos com precisa adequação à aplicação •

Tem capacidade de implementar condições que otimizam o funcionamento de máquinas e disposi-•

tivos pneumáticos

Interpreta circuitos com facilidade, trabalhando com maior eficiência e precisão na montagem e •

manutenção de sistemas pneumáticos Curso P110.

Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de máquinas e manutenção. 20 horas (diurno ou noturno).

R$ 790,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 840,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

Matriz

Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun.

18 – 20 (D) 08 – 12 (N) 01 – 05 (N) 26 – 30 (N) 03 – 05 (D) 14 – 18 (N)

22 – 24 (D) 24 – 28 (N)

Jul. Ago. Set. Out. Nov.

12 – 14 (D) 02 – 06 (N) 20 – 22 (D) 18 – 22 (N) 22 – 24 (D) 23 – 25 (D) 29 – 03 (N) P120 Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

Automação Pneumática

Projetos de Circuitos e Métodos de Localização de Falhas

(21)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

Concepção geral dos controladores lógicos programáveis (CLP), funções e aplicações na automa-•

ção industrial

Instalação, configuração e parametrização de um controlador lógico programável (CLP) •

Leitura e desenvolvimento de programas em software apropriado, utilizando-se da linguagem •

diagrama de contatos (ladder diagram), carregando-os para a memória do controlador

Utilização dos recursos de programação: manipulação binária, temporizadores, contadores, com-•

paradores e funções especiais

Montagens práticas de sistemas eletropneumáticos comandados por controlador lógico progra-•

mável (CLP) com componentes reais, em unidades de treinamento especialmente desenvolvidas Após o curso, o participante:

Conhece o funcionamento, a parametrização e programação de um controlador lógico programá-•

vel (CLP), podendo assim designar sua aplicação e implementação em um sistema de automação industrial

Instala, desenvolve o programa e faz o

start-up em sistemas automatizados com controladores

lógicos programáveis (CLP)

É capaz de identificar com eficiência as causas e solucionar as falhas, tanto no controlador como •

no sistema automatizado

Pode conceber e/ou otimizar sistemas com grande flexibilidade produtiva, velocidade e confiabili-•

dade através do uso de controladores lógicos programáveis (CLP) Curso EP210.

Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de máquinas, instalações de equipamentos auto-matizados, manutenção e start-up de dispositivos controlados por CLP.

20 horas (diurno ou noturno).

R$ 790,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 840,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

Matriz

Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun.

18 – 22 (N) 22 – 26 (N) 15 – 17 (D) 12 – 14 (D) 10 – 12 (D) 07 – 09 (D) 22 – 26 (N) 26 – 30 (N) 24 – 28 (N) 21 – 25 (N)

Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez.

12 – 16 (N) 02 – 06 (N) 13 – 17 (N) 04 – 08 (N) 08 – 12 (N) 06 – 10 (N) 19 – 21 (D) 16 – 18 (D) 20 – 22 (D) 18 – 20 (D) E310F Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

Automação com Controladores Lógicos Programáveis

Festo FEC-Standard

CLP

Porto Alegre Ago.

(22)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

Recursos do controlador lógico programável FEC-CPX, tais como comunicação em rede Ethernet, •

registradores, temporizadores, contadores, comparadores e módulos de entradas e saídas analó-gicas e digitais

Leitura e desenvolvimento de programas em software apropriado, utilizando-se da linguagem lista •

de instruções (statement list), carregando-os para a memória do controlador

Utilização de módulos de funções avançadas, inclusive módulos de funções dedicadas •

Elaboração de programas utilizando métodos sistemáticos e conceitos de programação paralela •

em modo multitarefas (multitask), para gerenciamento de sistemas complexos Após o curso, o participante:

É capaz de desenvolver e implementar lógicas para o comando de sistemas complexos com o uso •

de recursos avançados de programação em controladores lógicos programáveis (CLP)

Pode aplicar métodos sistemáticos para elaboração de programas em linguagem lista de instru-•

ções (statement list), otimizando processos existentes ou desenvolvendo novos sistemas automa-tizados com grande agilidade

Tem capacidade de implementar condições que aumentam a segurança e otimizam o funciona-•

mento de sistemas automatizados

Sabe desenvolver programas avançados para o controlador lógico programável (CLP), mesmo •

quando a aplicação exige o uso de sinais analógicos (além dos digitais) Curso E310F.

Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos complexos de máquinas, instalações de equipa-mentos automatizados, start-up de dispositivos controlados por CLP que possuam programação avançada.

20 horas (diurno ou noturno).

R$ 960,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 1.000,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

Matriz

Jan. Mar. Jun. Ago. Out. Nov.

18 – 20 (D) 08 – 12 (N) 21 – 23 (D) 23 – 27 (N) 25 – 27 (D) 29 – 03 (N) E320F Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

Automação Avançada com Terminais de Válvulas

Festo FEC-CPX

(23)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

Concepção geral dos controladores lógicos programáveis (CLP), funções e aplicações na automa-•

ção industrial

Instalação, configuração e parametrização de um controlador lógico programável (CLP) •

Leitura e desenvolvimento de programas em software apropriado (

Step7), utilizando-se da

lingua-gem diagrama de contatos (ladder diagram) e carregando-os para a memória do controlador Utilização dos recursos de programação: manipulação binária, temporizadores, contadores, com-•

paradores e flip-flops

Montagens práticas de sistemas eletropneumáticos comandados por controlador lógico progra-•

mável (CLP) com componentes reais em unidades de treinamento especialmente desenvolvidas Após o curso, o participante:

Conhece o funcionamento, a parametrização e programação de um controlador lógico programá-•

vel (CLP), podendo assim designar sua aplicação e implementação em um sistema de automação industrial

Instala, desenvolve o programa e faz o

start-up em sistemas automatizados com controladores

lógicos programáveis (CLP)

É capaz de identificar com eficiência as causas e solucionar as falhas tanto no controlador como •

no sistema automatizado

Pode conceber e/ou otimizar sistemas com grande flexibilidade produtiva, velocidade e confiabili-•

dade através do uso de controladores lógicos programáveis (CLP) Curso EP210.

Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de máquinas, instalações de equipamentos auto-matizados, manutenção e start-up de dispositivos controlados por CLP Siemens S7-300.

20 horas (diurno ou noturno).

R$ 960,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 1.000,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

Matriz

Mar. Abr. Mai. Jun. Jul.

22 – 24 (D) 05 – 09 (N) 17 – 19 (D) 14 – 18 (N) 12 – 14 (D)

Ago. Set. Out. Nov. Dez.

16 – 20 (N) 27 – 29 (D) 25 – 29 (N) 22 – 24 (D) 06 – 08 (D) E310S Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

Automação com Controladores Lógicos Programáveis

Siemens S7-300

(24)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais: Princípios físicos que envolvem a hidráulica industrial •

Símbolos normalizados (DIN/ISO

• 1219), especificações técnicas, formas construtivas e funções do

grupo de acionamento, de atuadores, de válvulas direcionais, de bloqueio, de fluxo, de pressão e de acumuladores hidráulicos

Circuitos hidráulicos para atender requisitos de automação, estudando as formas de controle de •

velocidade e de força em circuitos com um ou mais atuadores, com apoio de software de desenho e simulação

Montagens práticas de sistemas hidráulicos com componentes reais em unidades de treinamento •

especialmente desenvolvidas Após o curso, o participante:

Conhece os principais componentes hidráulicos e é capaz de identificá-los através do respectivo •

símbolo normalizado. Dessa forma, interpreta especificações técnicas, desenhos e dados de catá-logo que sejam úteis à sua função

Entende o sistema hidráulico com o qual está trabalhando, evita erros de montagem e economiza •

tempo na detecção e correção de possíveis defeitos e na substituição de componentes É capaz de propor alternativas em situações emergenciais de produção

Pode conceber e/ou otimizar sistemas hidráulicos com precisa adequação à aplicação •

Conhecimentos técnicos em geral.

Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de máquinas hidráulicas e manutenção. 20 horas (diurno ou noturno).

R$ 790,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 840,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

Matriz

Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun.

26 – 28 (D) 01 – 05 (N) 08 – 10 (D) 05 – 09 (N) 03 – 05 (D) 28 – 02 (N)

Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez.

26 – 28 (D) 09 – 13 (N) 27 – 29 (D) 25 – 27 (D) 08 – 12 (N) 13 – 17 (N) H510 Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

Automação Hidráulica

Hidráulica

(25)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

Especificação, principais características e cuidados para adequada utilização da eletricidade e •

eletromagnetismo em circuitos eletro-hidráulicos industriais Símbolos normalizados (DIN/ISO

• 1219), especificações técnicas, formas construtivas e funções

dos atuadores, eletroválvulas direcionais, válvulas de fluxo e de pressão, relés, fins de curso, sensores e pressostatos

Circuitos elétricos para atender requisitos de automação hidráulica por meio de lógica de relés, •

estudando as formas de seleção de velocidade e de força dos atuadores, com apoio de software de desenho e simulação

Montagens práticas de sistemas com componentes eletro-hidráulicos reais em unidades de treina-•

mento especialmente desenvolvidas Após o curso, o participante:

Conhece os principais componentes de comandos elétricos e eletro-hidráulicos, sendo capaz de •

identificá-los através do seu símbolo normalizado. Dessa forma, interpreta especificações técni-cas, desenhos e dados de catálogo que sejam úteis à sua função

Entende o sistema de comandos elétricos e o eletro-hidráulico com o qual está trabalhando, evita •

erros de montagem e economiza tempo na detecção e correção de possíveis defeitos e na substi-tuição de componentes

É capaz de propor alternativas em situações emergenciais de produção •

Pode conceber e/ou otimizar sistemas de comandos elétricos básicos, com precisa adequação à •

aplicação

Conhecimentos técnicos em geral.

Técnicos e engenheiros envolvidos em manutenção e projetos de máquinas hidráulicas com coman-dos elétricos.

20 horas (diurno ou noturno).

R$ 790,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 840,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

Matriz

Fev. Abr. Mai. Jul. Set. Nov.

08 – 10 (D) 12 – 14 (D) 03 – 07 (N) 19 – 21 (D) 13 – 17 (N) 16 – 18 (D) EH610 Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

Comandos Elétricos em Sistemas Hidráulicos

(26)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

Revisão dos princípios físicos que envolvem a eletro-hidráulica industrial, bem como dos símbolos •

normalizados (DIN/ISO 1219), especificações técnicas, formas construtivas e funções das eletro-válvulas direcionais, de fluxo e de pressão, relés, fins de curso, sensores e pressostatos

Símbolos normalizados (DIN/ISO

• 1219), especificações técnicas, formas construtivas e funções das

válvulas direcionais proporcionais, válvulas controladoras de pressão proporcional, placas amplifica-doras de 1 e de 2 canais, placas comparaamplifica-doras, sensores potenciométricos e pressostatos analógicos Circuitos elétricos para atender requisitos de automação hidráulica por meio da tecnologia propor-•

cional, estudando as formas de controle de velocidade e de força dos atuadores com o uso de técnicas de controle (degrau e rampas), com o apoio de software de desenho e simulação Funcionamento e utilização das placas amplificadoras de

• 1 e 2 canais, configurações e ajustes dos

principais parâmetros (corrente mínima, máxima e jump)

Montagens práticas de sistemas com componentes eletro-hidráulicos e hidráulicos proporcionais •

reais em unidades de treinamento especialmente desenvolvidas Após o curso, o participante:

Conhece os principais componentes de comandos elétricos e hidráulicos proporcionais, sendo ca-•

paz de identificá-los através do seu símbolo normalizado. Dessa forma, interpreta especificações técnicas, desenhos e dados de catálogo que sejam úteis à sua função

Entende o sistema de comandos elétricos e hidráulicos proporcionais com o qual está trabalhan-•

do, evita erros de montagem e economiza tempo na detecção e correção de possíveis defeitos e na substituição de componentes

Sabe fazer os ajustes e configurações necessários para o melhor funcionamento dos comandos •

eletrônicos em circuitos de hidráulica proporcional

Pode conceber e/ou otimizar sistemas hidráulicos proporcionais com precisa adequação à aplicação •

Conhece as vantagens da hidráulica proporcional em relação a eletro-hidráulica, quando com-•

parada ao controle e à seleção de velocidade e de força dos atuadores, sabendo optar pela mais adequada à sua necessidade

Curso EH610.

Técnicos e engenheiros envolvidos em manutenção e projetos de máquinas hidráulicas utilizando a tecnologia proporcional.

20 horas (diurno ou noturno).

R$ 960,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 1.000,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

Matriz

Fev. Mar. Mai. Jun. Ago. Set.

22 – 24 (D) 15 – 19 (N) 10 – 14 (N) 28 – 30 (D) 23 – 25 (D) 27 – 01 (N) PH720 Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

Automação Hidráulica Proporcional

(27)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais: Revisão do controlador lógico programável Siemens

• S7-300 e do sistema Festo CPX

Princípios de funcionamento e principais recursos contidos em redes industriais de comunicação •

de dados, destacando vantagens técnicas em relação às formas convencionais de comunicação Estudo dos diferentes níveis de controle em uma rede de comunicação industrial, detalhando as •

redes: Ethernet, Profibus e AS-i

Desenvolvimento de aplicações e programas completos através de softwares apropriados, utili-•

zando as redes de comunicação industrial estudadas

Montagens práticas de sistemas comandados por CLP interligados por redes de comunicação •

industrial, com componentes reais em unidades de treinamento especialmente desenvolvidas Após o curso, o participante:

Conhece o funcionamento, a parametrização de sistema com rede de comunicação industrial, •

sendo capaz de propor alternativas tanto na concepção de um novo projeto, como na modificação de sistemas já existentes, optando entre uma instalação convencional e uma rede de comunicação industrial

Utiliza as vantagens de cada uma das redes de comunicação industrial, tanto em sistemas auto-•

matizados como na integração de vários sistemas, designando para isso os tipos de redes mais adequados

Conhece os componentes que podem ser interligados em redes de comunicação industrial e inter-•

preta especificações técnicas e dados de catálogos que sejam úteis à sua função Cursos E320F.

Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos complexos de máquinas, instalações de equipa-mentos automatizados, start-up de dispositivos controlados por CLPs com redes industriais. 20 horas (diurno ou noturno).

R$ 960,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 1.000,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

Matriz

Abr. Mai. Jun. Jul. Set. Out.

05 – 07 (D) 17 – 21 (N) 14 – 16 (D) 26 – 30 (N) 13 – 15 (D) 04 – 06 (D) AT820R Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

Automação Industrial com Redes de Comunicação

(28)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

Princípios básicos de eletricidade, circuitos elétricos básicos e formas de medição de suas grande-•

zas: tensão, corrente e resistência

Análise do funcionamento dos circuitos e seus componentes básicos: geradores, resistores, capa-•

citores e indutores quando aplicados em tensão contínua ou em tensão alternada Aplicação de circuitos utilizando resistores e capacitores

Montagens práticas de circuitos elétricos em funcionamento real, em unidades de treinamento •

especialmente desenvolvidas Após o curso, o participante:

Conhece os principais componentes elétricos e é capaz de identificá-los através do respectivo sím-•

bolo normalizado. Dessa forma, interpreta especificações técnicas, desenhos e dados de catálogo que sejam úteis à sua função

Entende as principais diferenças entre os tipos de circuitos elétricos e suas diferentes aplicações, •

evitando erros de montagem e economiza tempo na detecção e correção de possíveis defeitos e na substituição de componentes

Pode conceber e/ou otimizar circuitos elétricos básicos, através de lógica de relés/contatores e •

aplicá-los no comando de uma solução automatizada Conhecimentos técnicos em geral.

Técnicos e engenheiros interessados em ampliar os seus conhecimentos no campo da eletricidade básica.

20 horas (diurno ou noturno).

R$ 690,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 720,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

Matriz

Jan. Mai. Jul. Set.

11 – 15 (N) 17 – 19 (D) 05 – 07 (D) 27 – 01 (N) BS010 Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

Eletricidade Básica

Eletro-eletrônica

(29)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

Funcionamento e aplicação de circuitos com diodos, utilizando-os como chave, retificação, estabi-•

lização e sinalização

Análise de curvas tensão/corrente no tempo e aplicações típicas de componentes analógicos •

Aplicação de circuitos típicos utilizando amplificador operacional, tais como inversor, não inversor, •

seguidor, comparador

Aplicação de circuitos utilizando transistores como chave ou amplificador, abordando assim as •

principais aplicações e diferenças entre eles

Montagens práticas de sistemas analógicos em unidades de treinamentos especialmente desen-•

volvidas

Após o curso, o participante:

Conhece os principais componentes eletrônicos e é capaz de elaborar e montar circuitos básicos •

de eletrônica analógica. Dessa forma, interpreta especificações técnicas, desenhos e datasheets que sejam úteis à sua função

Entende o sistema eletrônico com o qual está trabalhando, evita erros de montagem, economiza •

tempo na detecção e correção de possíveis defeitos e na substituição de componentes Pode conceber e/ou otimizar sistemas eletrônicos básicos, com precisa adequação à aplicação •

Curso BS010.

Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de eletrônica. 20 horas (diurno ou noturno).

R$ 690,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 720,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

Matriz

Fev. Jul. Set.

01 – 03 (D) 19 – 23 (N) 13 – 15 (D) AN010 Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

Eletrônica Analógica aplicada à Automação

(30)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais: Sinais elétricos e sistemas numéricos •

Principais funções lógicas e representações algébricas •

Conceitos de álgebra booleana e técnicas para simplificar e aperfeiçoar soluções •

Principais elementos lógicos, seus símbolos normalizados e suas aplicações em circuitos eletrôni-•

cos digitais

Elaboração de circuitos digitais combinacionais e sequenciais utilizando portas lógicas,

flip-flops,

conversores, somadores, multiplexadores e decodificadores

Montagens práticas de sistemas digitais utilizando circuitos integrados em unidades de treina-•

mento especialmente desenvolvidas Após o curso, o participante:

Identifica e aplica corretamente os principais tipos de sinais elétricos digitais •

Elabora circuitos digitais, entende seu funcionamento, sendo capaz de localizar e corrigir defeitos •

ou possíveis falhas

Conhece os principais elementos lógicos e é capaz de identificá-los através do respectivo símbolo •

normalizado. Dessa forma, identifica especificações técnicas, desenhos e datasheets que sejam úteis à sua função

Pode conceber e/ou otimizar circuitos básicos de eletrônica digital, podendo aplicá-los em solu-•

ções automatizadas Curso BS010.

Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de circuitos digitais. 20 horas (diurno ou noturno).

R$ 690,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 720,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

Matriz

Jan. Jun. Ago.

11 – 13 (D) 28 – 02 (N) 09 – 11 (D) DT010 Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

Eletrônica Digital Aplicada a Automação

(31)

Tecnologia

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

Revisão de sistemas digitais e arquitetura de computadores •

Principais recursos da família

• PIC 16

Descrição de hardware: memória de programa (ROM), memória de dados (RAM) e sinais digitais •

de entrada/saída

Características especiais da CPU (

power down, reset, etc)

Descrição de software: registradores específicos da CPU, modos de endereçamento e conjunto de •

instruções (linguagem assembly) Após o curso, o participante:

Identifica e especifica sistemas digitais básicos utilizando o microcontrolador PIC •

Elabora projetos de hardware e projetos estruturados de software •

Entende o funcionamento de circuitos digitais, sendo capaz de localizar e corrigir defeitos ou •

possíveis falhas de hardware e/ou software

Conhece os principais microcontroladores da família PIC

• 16 e suas características técnicas,

conse-guindo interpretar datasheets para melhor aplicação dos componentes em projetos

Pode conceber e/ou otimizar circuitos básicos de eletrônica digital, podendo aplicá-los em solu-•

ções automatizadas com o microcontrolador PIC Curso DT010.

Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de automação que envolvem a aplicação de micro-controladores.

20 horas (diurno ou noturno).

R$ 690,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 720,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

O conteúdo e a carga horária do curso podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa. O treinamento pode ser ministrado na própria empresa (in company).

Matriz

Jun. Ago. Dez.

28 – 30 (D) 30 – 03 (N) 13 – 15 (D) MC010P Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

Microcontroladores para Automação Industrial

(32)

Componentes para Instalações Pneumáticas, Atuadores e Válvulas

Componentes utilizados em instalações pneumáticas para tratamento do ar comprimido tais como unidades de trata-mento de ar, mangueiras e co-nexões de engate rápido, bem como atuadores e válvulas.

Terminais de Válvulas, Controladores e Sensores

Aborda os principais terminais de válvulas, suas aplicações em instalações modernas, bem como controladores e sensores para descentralização de sis-temas automatizados através de redes de comunicação industriais.

(I) – Curso Integral

das 08h30 às 17h30.

Todos os cursos estão sujeitos a altera-ções de data e horário.

Treinamento e Consultoria

Cursos de Produtos

(33)

Produtos

Este curso de produto tem o objetivo de informar rapidamente os participantes sobre os principais atuadores e válvulas pneumáticas disponíveis no mercado bem como suas aplicações e correto di-mensionamento para projetos que envolvem a automação da manufatura e de processos contínuos. Componentes utilizados em instalações para tratamento e preparação do ar comprimido, tais como: unidades de tratamento de ar, tubos flexíveis e conexões de engate rápido.

O foco deste treinamento está direcionado para as especificações técnicas, aplicações, variantes, acessórios e chaves de código, com orientação para a correta seleção dos produtos.

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

Preparação do ar comprimido: conceitos, importância do tratamento e da preparação do ar, clas-•

ses de qualidade do ar de acordo com a norma DIN/ISO 8573-1 Unidades de tratamento de ar: linhas DB, D e MS

Tubos flexíveis: PU, PUN, PAN, PFAN, PLN e PEN •

Conexões de engate rápido: QS-B, QS, CRQS •

Especificações técnicas, aplicações e dimensionamento dos principais atuadores, cilindros norma-•

lizados e músculo pneumático

As principais funções de atuadores e válvulas pneumáticas em circuitos automatizados •

Especificações técnicas, aplicações e dimensionamento das principais válvulas direcionais e de •

fluxo

Após o curso, o participante possui informações dos produtos relacionados quanto às suas aplica-ções, códigos para efetuação de pedidos, seleção de componentes e acessórios complementares, além de entrar em contato com novos lançamentos e atualizações comerciais.

Conhecimentos técnicos em geral.

Técnicos e engenheiros envolvidos com desenvolvimento de produtos, projetos de máquinas, aplica-ção, start-up e manutenaplica-ção, além de compradores, técnicos de almoxarife e etc.

1 dia / 8 horas.

R$ 175,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 190,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

Matriz

Jan. Mar. Nov.

14 (I) 18 (I) 19 (I)

Conteúdo Benefícios Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Datas

(34)

Produtos

Este curso de produto tem o objetivo de informar rapidamente os participantes sobre as principais famílias de controladores, principais terminais de válvulas e sensores disponíveis no mercado, bem como suas aplicações e correto dimensionamento para projetos que envolvem a automação da manufatura e de processos contínuos.

O foco deste treinamento está direcionado para as especificações técnicas, aplicações, variantes, acessórios e chaves de código, com orientação para a correta seleção dos produtos.

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

Especificações técnicas, aplicações de controladores lógicos programáveis e terminais de válvulas •

As principais funções dos controladores lógicos programáveis quanto a I/O, memória, configura-•

ção e parametrização

A evolução a partir das válvulas individuais até os modernos terminais de válvulas •

Terminais de válvulas: CPV, MPA e VTSA •

Sistema CPX •

As principais topologias de redes industriais e suas aplicações •

Especificações técnicas, aplicações de sensores •

As principais funções dos sensores industriais e seus requisitos de seleção para instalação •

Após o curso, o participante possui informações dos produtos relacionados quanto às suas apli-cações, códigos para efetuação de pedidos, além de entrar em contato com novos lançamentos e atualizações comerciais. Conhece a integração dos controladores lógicos programáveis em sistemas automatizados e sabe selecioná-los adequadamente.

Conhecimentos técnicos em geral.

Técnicos e engenheiros envolvidos com desenvolvimento de produtos, projetos de máquinas, aplica-ção, start-up e manutenaplica-ção, além de compradores, técnicos de almoxarife e etc.

1 dia / 8 horas.

R$ 175,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 190,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

Matriz

Fev. Jun. Dez.

19 (I) 01 (I) 16 (I)

Conteúdo Benefícios Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Datas

(35)

Synchro Game

Técnicas e análises produtivas, visando uma produção mais enxuta, controle do nível de estoque, sistema Kanban e tempo de entrega Just-in-Time.

Poka Yoke

Introdução aos sistemas de prevenção de falhas para conquista e manutenção da qualidade total.

SMED

Apresenta formas de entender a interrelação dos processos do sistema produtivo, como controlar o nível de produção, principais métodos de troca rá-pida e aplicação dos mesmos.

(I) – Curso Integral

das 08h30 às 17h30.

Todos os cursos estão sujeitos a altera-ções de data e horário.

Treinamento e Consultoria

Cursos de Processos Organizacionais

(36)

Processos Organizacionais

O curso aborda os seguintes tópicos principais: Sistemas produtivos e controles de produção enxuta •

Importância do valor agregado e os tipos de desperdício mais comuns nos sistemas produtivos •

Controle do nível de estoque e sistemas de controle por

Kanban

Fluxo de material (transporte e movimentos de peças) •

Princípio de produção

puxada versus princípio de produção empurrada Mentalidade enxuta • Tempo de entrega – • Just-in-Time Cadeia de suprimento • Melhoria contínua •

Após o curso, os benefícios do treinamento são:

Aumento do comprometimento através do melhor conhecimento dos processos •

Capacidade de formação de equipes autônomas de trabalho em sistemas de mini-fábricas •

Engajamento com ações para aumentar a produtividade e a melhoria contínua •

Familiarização com o ciclo de planejamento, execução, controle e ação •

Controle de valores financeiros •

Maior engajamento com a qualidade dos produtos entregues •

Comprometimento com os tempos de entrega e ordens urgentes •

Conhecimentos técnicos de produção em geral.

Técnicos e engenheiros envolvidos com processos de manufatura, controle de produção, fluxos de materiais, informações e valor.

2 dias / 16 horas.

R$ 590,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 620,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

Este treinamento pode ser realizado em 1 dia / 8 horas e também na empresa solicitante (in company).

Matriz

Fev. Mar. Jun. Set. Out. Dez.

02 e 03 (I) 30 e 31 (I) 01 e 02 (I) 08 e 09 (I) 07 e 08 (I) 09 e 10 (I)

Synchro Game Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

(37)

Processos Organizacionais

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

Introdução sobre incrementos de qualidade e prevenção de falhas •

Conceitos sobre erros, defeitos e seus impactos na qualidade e na produtividade •

Os erros mais comuns e as principais falhas humanas nos processos produtivos •

A função e os diferentes níveis de execução de um sistema

poka yoke

Métodos e dispositivos de inspeção da qualidade e níveis de detecção de falhas •

Implantação de sistemas

poka yoke como estratégia para se atingir o erro zero Após o curso, o participante:

Conhece os conceitos de um sistema

poka yoke e sua função em um processo produtivo

Entende como esta técnica pode ter impacto positivo sobre a qualidade e a produtividade de um •

sistema produtivo

É capaz de implantar sistemas e dispositivos com a sistemática

poka yoke para melhorar a

quali-dade, eliminar erros e evitar falhas humanas

Consegue manter os indicadores de qualidade e metas de perfeição através dos procedimentos já •

implantados

Conhecimentos técnicos sobre processos produtivos.

Técnicos envolvidos em processos de manufatura, produção e manutenção. 1 dia / 8 horas.

R$ 390,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 420,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

Este treinamento pode ser realizado na empresa solicitante (in company).

Matriz

Fev. Abr. Set. Dez.

19 (I) 20 (I) 10 (I) 02 (I)

Poka Yoke Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

(38)

Processos Organizacionais

O curso aborda os seguintes tópicos principais: Sistemas produtivos e controles de produção •

Relação entre lote de produção e tempos de

setup

Método SMED (

Single Minute Exchange of Die) Método OTED (

One-Touch Exchange of Die) Setup

interno, setup externo e atividades paralelas nas trocas rápidas Influências da otimização de

setup na produção e controle de estoques

Após o curso, o participante:

É capaz de entender a interrelação dos processos em um sistema produtivo •

Entende como o nível de produção pode ser controlado •

Conhece os principais métodos de troca rápida •

Sabe aplicar os métodos de troca rápida e otimizar o tempo de

set-up, influenciando todo o

pro-cesso produtivo

Conhecimentos técnicos de produção em geral.

Técnicos e engenheiros envolvidos em processos de manufatura, produção e manutenção. 1 dia / 8 horas.

R$ 390,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 420,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

Este treinamento pode ser realizado na empresa solicitante (in company).

Matriz

Mar. Jun. Ago. Out.

09 (I) 24 (I) 12 (I) 21 (I)

SMED Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

(39)

Train the Trainer – Formação de Multiplicadores Excelentes

Competências de um multipli-cador excelente que transmite conhecimento com técnicas adequadas, dando e formando feedback para o grupo.

Treinamento e Consultoria

Curso voltado às Pessoas

(I) – Curso Integral

das 08h30 às 17h30.

Todos os cursos estão sujeitos a altera-ções de data e horário.

(40)

Pessoas

O curso aborda os seguintes tópicos principais:

As competências, o papel e a postura necessária de um multiplicador •

Metodologias de treinamento: •

– Andragogia (ciência do ensino para adultos)

– Desenvolvimento de conteúdos e qualificações eficientes – Estilos e técnicas de ensino e aprendizagem

Bases de comunicação e ferramentas de apresentação: •

– Apresentação de um curso – Técnicas de visualização

– Linguagem corporal e criação de atmosfera envolvente Dinâmicas de grupo,

feedback e estimulação da criatividade e tomada de decisão Após o curso, o participante:

Conhece as competências necessárias para transmitir qualquer nível de conhecimento técnico de •

forma excelente

Entende como os participantes devem receber o conteúdo do treinamento, através da identifica-•

ção de suas necessidades e da forma como melhor aprendem

É capaz de apresentar os conteúdos do treinamento de forma envolvente e com a correta aplica-•

ção da sua voz e expressão corporal, contribuindo positivamente para uma comunicação eficiente Sabe utilizar recursos tecnológicos e didáticos com técnicas de visualização para otimizar a trans-•

missão de informações

É capaz de coordenar e moderar adequadamente um grupo de pessoas, dando

feedback tanto

para o grupo como para cada participante individualmente Conhecimentos técnicos em geral.

Técnicos e engenheiros envolvidos em apresentações e treinamentos que envolvam a transferência de conhecimento técnico.

2 dias / 16 horas.

R$ 590,00 por participante. (cursos no Estado de São Paulo) R$ 620,00 por participante. (cursos nos demais Estados)

Este treinamento pode ser realizado na empresa solicitante (in company).

Matriz

Fev. Mar. Abr. Ago. Out. Nov.

04 e 05 (I) 02 e 03 (I) 22 e 23 (I) 31 e 01 (I) 13 e 14 (I) 18 e 19 (I)

Train the Trainer

Qualificação adquirida Pré-requisitos Público-alvo Duração Investimento Cursos fechados Datas

Referências

Documentos relacionados

Os resultados dos estudos acima discutidos, como mencionado, indicam que a consciência metatextual é uma habilidade que emerge de forma mais efetiva por volta dos 8-9 anos.

Deste ponto se direcionam alguns caminhos seguidos pelo pesquisador, que podem ser concebidos como objetivos específicos geradores das amarras necessárias para a sustentação

Quanto ao tratamento periodontal em pacientes com coagulopatas hereditárias, é correto afirmar: a Polimentos coronarianos devem ser realizados de maneira esporádica, pois

Em seguida, identifica um conjunto de Unidades de Convergências que são elementos elaborados para determinar a convergência dos fatores relevantes dentro da Acessibilidade

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

Targeting general game playing AI for cooperative games would allow for the development of increasingly interesting and complex agent capabilities and features, enabling agents to

In an attempt to data mine TFs that are potentially involved in cell wall biosynthesis in sugarcane, we built a co-expression network using the R-package WGCNA (Langfelder and

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e