• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO SUREG/RS nº 01/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO SUREG/RS nº 01/2014"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO SUREG/RS nº 01/2014

PROCESSO nº : 06. 000494/2013-19

Tipo de Licitação : MENOR PREÇO

Data : 17/02/2014

Horário : 10 horas (horário de Brasília)

Local : www.comprasnet.gov.br

INFORMAÇÕES: Fone: 51.3326.6474 fax:51.3337.4262

email: lisandra.ciceri@conab.gov.br

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva n.º 57, Porto Alegre/RS.

A Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, na pessoa da Pregoeira designada pelo Ato de Superintendência nº 19 de17/07/2013, torna público para conhecimento dos interessados que, na data, horário e local acima indicados, fará realizar licitação na modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo menor preço, sob a forma de execução indireta, no regime de empreitada por preço global, conforme descrito neste Edital e seus Anexos.

O procedimento licitatório que dele resultar obedecerá ao disposto na Lei nº 10.520/02, no Decreto n.º 5.450/05, na Lei Complementar n.º 123/2006, na IN/MPGO nº 02 de 30/04/2008 e suas alterações e nas determinações constantes da Lei nº 8.666/93, com suas alterações, e demais normas pertinentes.

1. DO OBJETO

1.1. Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de vigilância armada diurna e noturna a serem executados na Sede da Superintendência Regional no Estado do Rio Grande do Sul e nas suas Unidades Operacionais, nos endereços, horários e quantitativos de postos informados no “Anexo I – Termo de Referência” deste Edital.

1.2. Em caso de discordância existente entre as especificações do objeto descritas no Comprasnet e as especificações constantes do Edital, prevalecerão as últimas.

2. DA PARTICIPAÇÃO

2.1. Poderão participar deste pregão os interessados que atenderem todas as exigências, inclusive quanto à documentação, constantes deste Edital e seus Anexos e que estiverem cadastrados, abrangendo, no mínimo, o nível I - Credenciamento, no SICAF – Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, e que sejam cadastradas no site www.comprasnet.gov.br para participação de Pregão Eletrônico, desde que:

2.1.1. Desempenhem atividades pertinentes e compatíveis com o ramo de atividade relacionada com o objeto deste Pregão;

2.1.2. Atendam aos requisitos mínimos de habilitação e de classificação das propostas exigidos neste Edital.

2.2. Não poderão participar da licitação:

(2)

2.2.2. Empresas declaradas inidôneas para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade;

2.2.3. Cooperativas, nos termos do Anexo V deste Edital - ADITIVO AO TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Nº 26/08, firmado pelo MINISTÉRIO DO TRABALHO e CONAB.

2.3. Como requisito para participação neste Pregão, a licitante deverá declarar, em campo próprio do sistema eletrônico, que está ciente e concorda com as condições contidas no Edital e seus anexos, e que cumpre plenamente os requisitos de habilitação definidos neste Edital.

2.3.1. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação e à proposta sujeitará a licitante às sanções previstas neste Edital.

3. DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO

3.1. O credenciamento dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico, no Portal de Compras do Governo Federal – Comprasnet, no “site” www.comprasnet.gov.br.

3.2. O credenciamento junto ao provedor do sistema implica responsabilidade legal da licitante ou seu representante legal e presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao Pregão Eletrônico.

3.3. O uso da senha de acesso pela licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou à CONAB, promotora da licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

3.4. O credenciamento da licitante, bem assim a sua manutenção, dependerá de registro cadastral atualizado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF.

3.5. O cadastramento no SICAF poderá ser realizado pelo interessado em qualquer unidade de cadastramento dos órgãos ou entidades da Presidência da República, dos Ministérios, das Autarquias e das Fundações que participam do Sistema Integrado de Serviços Gerais – Siasg, localizada nas Unidades da Federação.

4. DO ENVIO DA PROPOSTA DE PREÇOS

4.1. A licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiros sua proposta e lances (inciso III do art. 13º do Decreto nº 5.450/05).

4.2. Incumbirá à licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante o processo licitatório, responsabilizando-se pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão (inciso IV do art. 13º do Decreto nº 5.450/05).

4.3. A participação no pregão dar-se-á por meio da digitação de login e senha privativa da licitante, com a descrição dos serviços ofertados, pelo valor global anual do item, em campo próprio, que poderá ser feito a partir da data da disponibilização do Edital no “site” do Comprasnet e até a data e hora marcadas para abertura deste pregão, exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

4.3.1. Até a abertura da sessão, as licitantes poderão retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada (§ 4º do art. 21 do Decreto nº 5.450/05).

(3)

4.4. A licitante, em se tratando de microempresa ou empresa de pequeno porte, no ato de envio de sua proposta, em campo próprio do sistema, deverá declarar que atende aos requisitos do art. 3º da Lei Complementar nº 123/2006, para fazer jus aos benefícios previstos na referida lei.

4.5. A licitante classificada provisoriamente em primeiro lugar deverá encaminhar a proposta de preço adequada ao último lance, em arquivo único, até às 15 horas do dia útil seguinte à convocação efetuada pela Pregoeira, por meio da opção “Enviar Anexo” no sistema Comprasnet.

4.5.1. Os originais ou cópias autenticadas, caso sejam solicitados, deverão ser encaminhados à Pregoeira da CONAB/RS, na Rua Quintino Bocaiúva, nº 57, Porto Alegre/RS – CEP: 90440-051.

4.6. A Proposta de preço contendo as especificações detalhadas do objeto ofertado deverá ser formulada e enviada à Pregoeira, conforme segue:

4.6.1. Ser apresentada impressa, em uma via, em papel timbrado da licitante, redigida em linguagem clara, sem rasuras, emendas ou entrelinhas, rubricadas e assinada a última via, incluindo os seguintes dados: razão social, endereço, telefone/fax, número do CNPJ, incrição estadual, banco, agência, número da conta-corrente e praça de pagamento, bem como os dados do responsável pela assinatura do Contrato

4.6.2. Conter prazo de validade da proposta, não inferior a 60 (sessenta) dias, a contar da data de abertura deste Pregão.

4.6.3. Apresentação do preço em Planilhas detalhadas (conforme modelos - Anexo II) em que se incluem os custos diretos e indiretos para a prestação do serviço, tais como: tributos incidentes, taxa de administração, materiais, serviços, encargos sociais, trabalhistas, seguros, lucro e outros necessários ao cumprimento do contrato, de acordo com o Edital e seus Anexos.

4.6.4. Especificação clara, completa e minuciosa dos serviços oferecidos, em conformidade com o “Termo de Referência - Anexo I” deste Edital;

4.6.5. Conter declaração expressa de que no preço dos serviços cotados estão inclusas todas as despesas, de qualquer natureza, incidentes sobre a execução dos mesmos, nas condições estabelecidas neste Edital e em seu Anexo I - Termo de Referência.

4.6.5.1. Quaisquer tributos, custos e despesas diretos ou indiretos omitidos da proposta ou incorretamente cotados serão considerados como inclusos nos preços, não sendo aceitos pleitos de acréscimos a esses ou a qualquer título.

4.6.6. Conter indicação dos sindicatos, acordos coletivos, convenções coletivas ou sentenças normativas que regem as categorias profissionais que executarão o serviço e a respectiva data base e vigências, com base no Código Brasileiro de Ocupações – CBO;

4.7. A proposta elaborada em desacordo com este Edital e seus Anexos será desclassificada, após observado o disposto no item 18.8.

5. DA DIVULGAÇÃO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS

5.1. A partir do dia e horário estabelecidos para a abertura deste certame e em conformidade com o subitem “4.3” deste Edital, terá início a sessão pública do Pregão Eletrônico, a qual será aberta pela Pregoeira, com a divulgação das Propostas de Preços recebidas e início da etapa de lances, conforme Edital e de acordo com o Decreto nº 5.450/2005, publicado no D.O.U do dia 01/06/2005.

(4)

6. DA FORMULAÇÃO DOS LANCES

6.1. Iniciada a etapa competitiva, as licitantes poderão encaminhar lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico, sendo a licitante imediatamente informada do seu recebimento e respectivo horário de registro e valor. 6.2. As licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observado o horário fixado e as regras de aceitação. 6.3. A licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ela ofertado e registrado pelo sistema.

6.4. Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar.

6.5. Durante a sessão pública, as licitantes serão informadas, em tempo real, do valor do menor lance registrado, vedada a identificação da licitante.

6.6. No caso de desconexão com a Pregoeira, no decorrer da etapa competitiva do pregão, o sistema eletrônico poderá permanecer acessível às licitantes para a recepção dos lances.

6.6.1. A Pregoeira, quando possível, dará continuidade à sua atuação no certame, sem prejuízo dos atos realizados.

6.6.2. Quando a desconexão persistir por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão do pregão será suspensa e reiniciada somente após comunicação aos participantes, no endereço eletrônico utilizado para divulgação desta licitação.

6.7. O item aberto para lance, antes de ser encerrado, entrará no tempo de iminência determinado pela Pregoeira. Decorrido o tempo de iminência, o item entrará no horário de encerramento aleatório do sistema, de 01 a 30 minutos, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

6.8. Após o encerramento da etapa de lances da sessão pública, a Pregoeira poderá encaminhar, pelo sistema eletrônico, contraproposta à licitante que tenha apresentado lance mais vantajoso, para que seja obtida melhor proposta, observado o critério de julgamento, não se admitindo negociar condições diferentes daquelas previstas neste Edital.

6.9. Encerrada a etapa de lances da sessão pública, a licitante detentora da melhor oferta deverá comprovar a situação de regularidade, na forma e no prazo do item “8” deste Edital.

7. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS

7.1 A Pregoeira efetuará o julgamento das Propostas de Preços pelo critério de menor preço global anual, decidindo sobre a aceitação do preço obtido.

7.2 Serão desclassificadas as propostas que:

7.2.1. Apresentarem os preços finais superiores ao limite máximo dos valores estabelecidos na Portaria da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação nº 013, de 15/05/2013, para os referidos tipos de postos;

7.2.2. Apresentarem preços manifestamente inexequíveis, nos termos do artigo 29 da IN/MPGO nº 02, de 30/04/2008 e sua alterações

7.3 Será considerada vencedora deste pregão a licitante que oferecer o menor preço global anual, observado o disposto no item “7.2”, e tiver atendido todas as exigências editalícias.

7.4 Analisada a aceitabilidade do preço obtido, a Pregoeira divulgará o resultado de julgamento das Propostas de Preços.

(5)

7.5 Se a proposta ou o lance de menor valor não for aceitável, ou se a licitante desatender as exigências habilitatórias, a Pregoeira examinará a proposta ou o lance subsequente, verificando a sua aceitabilidade e procedendo à sua habilitação, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta ou lance que atenda o Edital.

7.5.1 Ocorrendo a situação a que se refere este item, a Pregoeira poderá negociar com a licitante para que seja obtido preço melhor.

7.6. Em atendimento ao disposto no Capítulo V da Lei Complementar nº 123/06, serão observados os seguintes procedimentos:

7.6.1. Encerrada a fase de lances, se a proposta de menor lance não tiver sido ofertada por microempresa ou empresa de pequeno porte, e o sistema eletrônico identificar que houve proposta apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte igual ou até 5% (cinco por cento) superior à proposta de menor lance, será realizado o seguinte procedimento:

7.6.1.1. A microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada, será convocada pelo sistema eletrônico, via chat de comunicação do pregão eletrônico para, no prazo de 5 (cinco) minutos após a convocação, apresentar nova proposta inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que, atendidas as exigências habilitatórias, será adjudicada em seu favor o objeto do pregão;

7.6.1.2. No caso de empate de propostas apresentadas por microempresas ou empresas de pequeno porte que se enquadrem no limite estabelecido no item “7.6.1”, o sistema realizará um sorteio eletrônico entre elas para que se identifique aquela que primeiro será convocada para apresentar melhor oferta, na forma do disposto no item “7.6.1.1”;

7.6.1.3. Não sendo vencedora a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada, na forma da alínea “7.6.1.1”, serão convocadas as remanescentes, quando houver, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.

7.6. Na hipótese da não contratação nos termos previstos no subitem “7.6.1”, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame, após a negociação do preço ofertado, para que seja obtido melhor preço.

8. DA HABILITAÇÃO

8.1. Os documentos de habilitação deverão ser remetidos em conjunto com a proposta de preços indicada no item “4.5”, em arquivo único, por meio da opção “Enviar Anexo” do sistema Comprasnet em prazo idêntico ao estipulado no item.

8.1.1. Os originais ou cópias autenticadas, caso sejam solicitados, deverão ser encaminhados a Comissão Permanente de Licitações - CPL da CONAB/RS, situada na Rua Quintino Bocaiúva, nº 57, Porto Alegre/RS – CEP: 90440-051.

8.2. A habilitação da licitante vencedora será verificada mediante a apresentação da seguinte documentação: 8.2.1. Via campo próprio disponibilizado pelo Sistema Eletrônico no momento de cadastramento da proposta.

8.2.1.1. Declaração da licitante de que não possui em seu quadro de pessoal empregado com menos de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e de com menos de 16 (dezesseis) anos em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos, nos termos do inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal.

8.2.1.2. Declaração, sob as penalidades cabíveis, da inexistência de fato superveniente para a sua habilitação.

(6)

8.2.1.3. Declaração de elaboração independente de proposta, conforme orientação da IN nº 02, de 16/09/2009, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação.

8.2.1.4. Declaração de que é Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, de acordo

com o art. 11 do Decreto nº 6.204/07, se for o caso.

8.2.2. Via Pregoeira:

8.2.2.1. A licitante deverá estar cadastrada no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, abrangendo os níveis I – Credenciamento, II – Habilitação Jurídica, III – Regularidade Fiscal Federal, IV – Regularidade Fiscal Municipal/Estadual e VI – Qualificação Econômica-Financeira.

8.2.2.2. A licitante que não sendo cadastrada no SICAF, ou se o cadastro não contemplar todos os níveis solicitados, deverá apresentar os documentos que supram tal habilitação.

8.2.2.3. Será admitida, para fins de comprovação da habilitação, a apresentação das certidões previstas no SICAF, que estiverem com a data de validade vencida no sistema.

8.2.2.4. A pregoeira fará consulta para verificar a situação da licitante junto ao Sistema de Ca-dastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, após encerrada a etapa de lances da sessão pública e a ne-gociação.

8.2.2.5. A licitante cadastrada ou não cadastrada no SICAF deverá comprovar que possui boa situação financeira conforme determinado no artigo 43, inciso V, da Instrução Normativa nº 02/2010. A boa situação financeira da licitante será avaliada pelos índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral ( SG) e Liquidez Corrente (LC), obtidos no extrato do SICAF (para a empresa cadastrada no nível VI) ou com base nos valores extraídos de seu balanço patrimonial. Caso qualquer um dos índices seja igual ou inferior a 1 (um), deverá comprovar que possui patrimônio líquido no mínimo de 10% (dez por cento) do valor estimado para a contratação.

8.2.2.5.1. Forma de se efetuar o cálculo dos índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral ( SG) e Liquidez Corrente (LC), conforme artigo 43, inciso V, da IN 02/2010:

LG = Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo LC = Ativo Circulante

Passivo Circulante SG = Ativo Total

Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

8.2.2.6. Demais documentos de habilitação a serem apresentados por todas as licitantes cadastradas ou não no SICAF:

8.2.2.6.1. Apresentar Declaração de vistoria prévia, conforme ANEXO III, nas unidades onde serão prestados os serviços objeto desta licitação, emitida pelo responsável de cada local. A vistoria deverá ser realizada pela licitante antes da data de abertura da sessão do pregão. A vistoria é obrigatória.

8.2.2.6.2. Atestado (s) de Capacidade Técnica fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, em nome da licitante, comprovando que executou ou vem executando serviços de vigilância armada, compatíveis com o objeto da presente licitação.

8.2.2.6.3. Certidão negativa de falência ou recuperação judicial expedida pelo distribuidor da sede da licitante.

(7)

8.2.2.6.3.1. A certidão, referida na alínea anterior, que não contiver mencionando explicitamente o prazo de validade, somente será aceita com a data de emissão não superior a 30 (trinta dias).

8.2.2.6.4. Alvará de funcionamento expedido pelo Ministério da Justiça, conforme estabelece a Lei n.º 7.102, de 20/06/1983, regulamentada pelo Decreto n.º 89.056, de 24/11/1983 e Portaria DG/DPF n.º 992, de 25/10/1995, e alterações posteriores.

8.2.2.6.5. Renovação/Revisão anual do Alvará de Funcionamento de que trata o item anterior, em conformidade com o § 7.º do art. 32 do Decreto n.º 89.056/1983, alterado pelo Decreto n.º 1.592/1995.

8.2.2.6.6. Certificado de Segurança atualizado, emitido pelo Departamento de Polícia Federal do Estado do Rio Grande do Sul, nos termos da Portaria DPF/MJ nº 992, de 25.10.1995.

8.2.2.6.7. Certidão de regularidade, com validade na data de abertura da licitação, expedida pela Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, que faça prova da comunicação prévia do funcionamento à Secretária da Justiça e Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (artigo 38 do Decreto nº 89.056/83, com suas alterações).

8.2.2.6.8. Declaração da LICITANTE, sob assinatura do Representante da empresa, de que, caso seja declarada vencedora da Licitação, manterá, na região Metropolitana de Porto Alegre/RS, sede, filial ou representação dotada de infraestrutura administrativa e técnica adequadas, com recursos humanos qualificados, necessários e suficientes para a prestação dos serviços contratados.

8.2.2.6.9. Certidão Negativa de Débitos perante a Justiça do Trabalho, ou Certidão Positiva com efeito negativo, expedida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), da sede da licitante, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 01/05/1943, e instituída pela Lei nº 12.440, de 07/07/2011.

8.2.3. Via consulta nos sítios oficias e entidades emissoras das certidões, a Pregoeira também irá efetuar as consultas abaixo elencadas quanto à regularidade da licitante:

8.2.3.1. Ao Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas - (Ceis) do Portal da Transparência.

8.2.3.2. Ao Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa disponível no Portal do CNJ.

8.3. Em se tratando de microempresa ou empresa de pequeno porte, havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que a proponente for declarada vencedora do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração, para regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou certidões positivas com efeito de negativas.

8.3.1. A não regularização da documentação implicará decadência ao direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei nº 8.666/93, sendo facultado à Administração convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para assinatura do contrato, podendo, também, revogar a licitação. 8.4. Será inabilitada a licitante que deixar de apresentar, de acordo com o exigido, qualquer documento solicitado, ou apresentá-lo em desacordo com o estabelecido neste edital.

8.5. Não serão aceitos protocolos de entrega ou solicitações de documentos em substituição aos documentos requeridos no presente Edital.

8.6. Os documentos relacionados neste Edital deverão ser sempre do domicílio da empresa licitante cadastrada no SICAF, exceto os Atestados de Capacidade Técnica.

(8)

8.7. Para fins de habilitação, a verificação pela CONAB nos sites oficiais de órgãos e entidades emissores de certidões constitui meio legal de prova.

9. DA IMPUGNAÇÃO E PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS

9.1. Até 2 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá impugnar o ato convocatório deste Pregão mediante petição a ser enviada para o endereço eletrônico: lisandra.ciceri@conab.gov.br.

9.1.1. Caberá a Pregoeira, auxiliada pelo setor responsável pela elaboração do Edital, decidir sobre a impugnação no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas.

9.1.2. Acolhida a impugnação contra o ato convocatório, será definida e publicada nova data para a realização do certame.

9.2. Os pedidos de esclarecimentos referentes a este Edital deverão ser enviados à Pregoeira no prazo de até 03 (três) dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública, exclusivamente por correio eletrônico para: lisandra.ciceri@conab.gov.br cujas respostas serão disponibilizadas nos avisos referentes a este Pregão, no site do Comprasnet.

10. DOS RECURSOS

10.1. A Pregoeira abrirá prazo durante a sessão para intenção de interposição de recursos.

10.2. Existindo intenção de interpor recurso, a licitante deverá manifestá-la à Pregoeira, exclusivamente por meio eletrônico, em formulário próprio, explicitando sucintamente suas razões, logo após a fase de habilitação.

10.3. A Pregoeira informará, via chat, o tempo indicado no item “10.1” para a recepção, pelo sistema eletrônico, da intenção de recurso, abrindo em seguida o prazo e fechando-o ao término do tempo informado.

10.4 . Caso tenha havido registro de intenção de manifestação de recurso, a Pregoeira decidirá sobre sua admissibilidade. Sendo admissível a manifestação de recurso registrada, o sistema abrirá formulário próprio para o registro das razões do recurso, no prazo de 03 (três) dias, as quais poderão ser impugnadas pelas demais licitantes, desde logo intimadas para, querendo, apresentarem contrarrazões em igual prazo, exclusivamente por meio eletrônico, que serão julgadas pela Pregoeira, devendo esta, após, submeter a sua decisão à autoridade competente.

10.5. O acolhimento do recurso implica tão-somente a invalidação daqueles atos que não sejam passíveis de aproveitamento.

10.6. A falta de manifestação eletrônica da intenção de recorrer, no prazo estipulado no item “10.3”, importará a decadência ao direito de recurso e na adjudicação do objeto pela Pregoeira à vencedora.

10.7. Qualquer recurso contra a decisão da Pregoeira não terá efeito suspensivo.

10.8. Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados no endereço: Rua Quintino Bocaiúva, nº 57, Porto Alegre/RS, Fone: (51) 3326.6400 e Fax (51)3337.4262.

11. DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

11.1 A adjudicação do objeto do presente certame será viabilizada pela Pregoeira sempre que não houver recurso.

(9)

11.2. A homologação da licitação é de responsabilidade da autoridade competente, e só poderá ser realizada depois da adjudicação do objeto ao proponente vencedor pela Pregoeira, ou, quando houver recurso, pela própria autoridade competente.

12. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

12.1. Aquele que, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não assinar o contrato, deixar de entregar documentação exigida no edital, apresentar documentação falsa, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa ou cometer fraude fiscal, garantido o direito à ampla defesa, ficará impedido de licitar e de contratar com a União, e será descredenciado do SICAF, pelo prazo de até 05 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas neste Edital e no Contrato e das demais cominações legais.

12.2. Sem prejuízo das penalidades previstas no subitem “12.1”, a Pregoeira poderá desqualificar a licitante ou desclassificar a proposta comercial, bem assim a CONAB poderá rescindir o Contrato, sem que isto gere direitos indenizatórios ou de reembolso, caso tome conhecimento de fato ou circunstância que desabone a idoneidade comercial ou afete a capacidade financeira, técnica, jurídica ou de produção da licitante.

12.3. A Pregoeira poderá reconsiderar a punição aplicada, ou fazer subir o recurso à autoridade competente, devidamente informado, que decidirá pelo seu provimento ou não.

12.4. As penalidades aplicadas à licitante serão obrigatoriamente registradas no SICAF, e, no caso de suspensão de licitar, a licitante será descredenciada por igual período, sem prejuízo das multas previstas neste Edital e no Contrato e das demais cominações legais.

12.5. A licitante que, injustificada e infundadamente, se insurgir contra a decisão da Pregoeira ou da autoridade superior, quer através da interposição de recurso administrativo ou de ação judicial fica, desde logo, ciente de que, caso seja o seu pedido indeferido, será acionada judicialmente para reparar os danos causados à CONAB, em razão de sua ação procrastinatória.

12.6. Caso a licitante adjudicatária se recuse a assinar o Contrato ou, convidada a fazê-lo, não atenda no prazo fixado, será considerada inadimplente e estará sujeita à multa de 10% (dez por cento) do valor da contratação, garantida prévia e fundamentada defesa.

12.7. Pela inexecução total ou parcial do contrato, a CONTRATADA ficará sujeita à multa de 10% (dez por cento) sobre o valor da contratação, garantida a defesa prévia.

13. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

13.1. As despesas decorrentes da contratação, correrão à conta da dotação orçamentária da CONAB, fonte de recurso: 0250022135, natureza da despesa: 339037, programa de trabalho: 060690.

14. DA CONTRATAÇÃO

14.1. As obrigações decorrentes da presente licitação serão formalizadas por termo de contrato celebrado entre a CONAB e a licitante vencedora, que observará os termos da Lei nº 8.666/93, com suas alterações, e demais normas pertinentes, cuja minuta foi submetida a exame prévio e aprovação da Área Jurídica da CONAB (ANEXO IV).

14.2. Antes da assinatura do Contrato, será verificada pela CONAB, por meio de consulta on-line ao SICAF, a comprovação de regularidade do cadastramento da licitante, devendo seu resultado ser impresso e juntado aos autos do processo.

14.3. A licitante vencedora será convocada para, no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, contados da convocação, celebrar o termo de contrato.

(10)

14.4. A recusa injustificada da adjudicatária em assinar o Contrato a sujeitará a perda do direito à contratação e à penalidade prevista no art. 87, inciso III, da Lei nº 8.666/93.

14.5. O prazo de convocação poderá ser prorrogado uma só vez, por igual período, nas situações previstas no art. 64, § 1º, da Lei nº 8.666/93.

14.6. Incumbirá à CONAB providenciar a publicação do extrato do Contrato e seus eventuais Termos Aditivos no Diário Oficial da União até o prazo de 20 (vinte) dias da data da assinatura, nos termos do art. 20 do Decreto nº 3555/00.

14.7. Antes da contratação, será feita consulta ao CADIN – Cadastro Informativo dos Créditos Não-Quitados do Setor Público Federal, nos termos do inciso III do art. 6º da Lei nº 10.522/02.

15. DO PRAZO DE VIGÊNCIA

15.1. O prazo de vigência do Contrato decorrente desta licitação será de 12 (doze) meses, contados a partir da data da sua assinatura, podendo, por interesse da CONAB, ser prorrogado, mediante a celebração de Termo Aditivo, respeitando-se o limite de 60 (sessenta) meses, nos termos do inciso II do artigo 57 da Lei nº 8.666/93. 16. DAS PROIBIÇÕES

16.1. Os serviços especificados neste Edital não excluem outros similares que porventura se façam necessários para a sua boa execução.

16.2. É expressamente proibida, por parte da CONTRATADA, durante a vigência do contrato, a contratação de empregado pertencente ao quadro de pessoal da CONAB.

16.3. A CONTRATADA fica proibida de veicular publicidade acerca do objeto do Contrato, salvo se houver prévia autorização da Administração da CONAB.

16.4. É vedada a subcontratação para a execução dos serviços objeto do Contrato. 17. DA GARANTIA

17.1. A CONTRATADA deverá prestar a garantia equivalente a 5% (cinco por cento) do valor total do contrato, em uma das modalidades previstas no art. 56, § 1º, da Lei nº 8.666/93, conforme abaixo:

17.1.1. Caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública; 17.1.2. Seguro-garantia;

17.1.3. Fiança bancária.

17.2. A garantia deverá ser apresentada no prazo de até 20 (vinte) dias, a contar da data de assinatura do contrato.

17.3. Caso a garantia prestada pela CONTRATADA seja nas modalidades seguro-garantia ou fiança bancária, a mesma deverá prever, expressamente, cobertura para inadimplemento trabalhista e penalidades pecuniárias. 17.4. A garantia referida nesta cláusula deverá ter validade de 3 (três) meses após o término da vigência contratual e somente será liberada ou restituída, no prazo máximo de 90 (noventa) dias depois de expirado o prazo de vigência do contrato, ante a comprovação de que a CONTRATADA pagou todas as verbas rescisórias trabalhistas decorrentes da contratação. Caso esse pagamento não ocorra até o fim do segundo mês após o encerramento da vigência contratual, a garantia será utilizada para o pagamento dessas verbas trabalhistas diretamente pela CONAB.

(11)

17.4.1. A realocação do pessoal substitui a comprovação do pagamento de verbas rescisórias citadas neste item.

17.5. Aditado o contrato, prorrogado o prazo de sua vigência ou alterado o seu valor, ou reduzido o valor da garantia em razão de aplicação de qualquer penalidade, fica a CONTRATADA obrigada a apresentar garantia complementar ou substituí-la, no mesmo percentual e modalidades constantes desta cláusula.

17.6. No caso de prorrogação do prazo contratual, a garantia será liberada após a apresentação da nova garantia e da assinatura do termo aditivo ao Contrato.

18 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

18.1. O presente Edital e seus Anexos, bem como a proposta da licitante vencedora, farão parte integrante do Contrato, independentemente de transcrição.

18.2. Serão observadas as regras estabelecidas no art. 65, §§ 1º e 2º, da Lei nº 8.666/93.

18.3. É assegurado à CONAB, no interesse da Administração, revogar ou anular, no todo ou em parte, a presente licitação, dando ciência aos participantes, na forma da legislação vigente.

18.4 A licitante assume todos os custos de preparação e apresentação de suas propostas e a CONAB não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

18.5. A licitante será responsável pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

18.6. Não havendo expediente, ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário e local anteriormente estabelecidos, desde que não haja comunicação em contrário por parte da CONAB. 18.7. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente na CONAB RS.

18.8. No julgamento da habilitação e das propostas a Pregoeira poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação. 18.9. As normas que disciplinam este Pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre as empresas interessadas, sem comprometimento da segurança do futuro contrato.

18.10. Todos horários estabelecidos neste Edital, no aviso e durante a sessão pública, observarão, para todos os efeitos, o horário oficial de Brasília, Distrito Federal, inclusive para contagem de tempo e registro no sistema eletrônico e na documentação relativa ao certame.

18.11. A homologação do resultado desta licitação não implicará direito à contratação.

18.12. Aos casos omissos, aplicar-se-ão as demais disposições da Lei nº 10.520/02, do Decreto nº 5.450/05 e da Lei nº 8.666/93, com suas alterações.

18.13 O edital e seus anexos poderão ser adquiridos na sede da Superintendência Regional do Rio Grande do Sul, no endereço: Rua Quintino Bocaiúva nº 57, Porto Alegre/RS, fone (541)3326.6474, mediante o pagamento de uma tarifa de R$ 7,50 (sete reais e cinquenta), ou obtidos, gratuitamente, por meio de acesso à Internet, nos seguintes endereços: www.conab.gov.br e www.comprasnet.gov.br.

(12)

Anexo I - Termo de referência; Anexo II - Modelo de Planilha; Anexo III - Termos de Vistoria Prévia;

Anexo IV - Minuta de Contrato;

Anexo V - Aditivo ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta; Anexo VI - Termo de Retirada de Edital pela Internet.

18.16 Para dirimir quaisquer dúvidas ou controvérsias, oriundas desta licitação, que não puderem ser solucionadas administrativamente, é competente o juízo da Justiça Federal da Subseção Judiciária de Porto Alegre, RS.

Porto Alegre/RS, 29 de janeiro de 2014.

LISÂNDRA BEATRIZ CICERI Pregoeira

(13)

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO:

Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de vigilância armada diurna e noturna a serem executados na Sede da Superintendência Regional no Estado do Rio Grande do Sul e nas suas Unidades Operacionais, nos endereços, horários e quantitativos especificados no item “2” deste termo:

2. LOCAIS E QUANTITATIVOS: Unidade e

localização Turno Horário Dias da semana Tipo/características dos postos Qtde. dePostos SEDE

Rua Quintino Bocaiúva, nº 57 Porto Alegre/RS

Diurno - 12x36 07:00 às 19:00 segunda a domingo vigilante armado 01 Noturno - 12x36 19:00 às 07:00 segunda a domingo vigilante armado 01 UA POA

Av. Missões, nº 287, Porto Alegre/RS

Diurno - 12x36 07:00 às 19:00 segunda a domingo vigilante armado 01 Noturno - 12x36 19:00 às 07:00 segunda a domingo vigilante armado 01 AFPA

Av. Fernando Ferrari, nº 1001, Porto Alegre/RS

Diurno - 12x36 07:00 às 19:00 segunda a domingo vigilante armado 01 Noturno - 12x36 19:00 às 07:00 segunda a domingo vigilante armado 01 AFCAAL

Rua Santo Antônio, nº 465, Canoas/RS

Diurno - 12x36 07:00 às 19:00 segunda a domingo vigilante armado e

com rádio 02

Noturno - 12x36 19:00 às 07:00 segunda a domingo vigilante armado e com rádio

03

3. IDENTIFICAÇÃO DOS POSTOS UNIDADE 01 – SEDE DA SUREG/RS

Os vigilantes armados terão seus postos-base na guarita ou na portaria da entrada do Edifício SEDE, nas seguintes escalas:

- 07 às 19 horas - 01(um) posto diurno 12x36, de segunda-feira a domingo - 19 às 07 horas - 01(um) posto noturno 12x36, de segunda-feira a domingo UNIDADE 02 – UA POA

Os vigilantes armados terão seus postos-base na guarita do portão de entrada da Unidade, nas seguintes escalas:

- 07 às 19 horas - 01(um) posto diurno 12x36, de segunda-feira a domingo - 19 às 07 horas - 01(um) posto noturno 12x36, de segunda-feira a domingo

(14)

UNIDADE 03 – AFPA

Os vigilantes armados terão seus postos-base na guarita do portão de entrada do Armazém, nas seguintes escalas:

- 07 às 19 horas - 01(um) posto diurno 12x36, de segunda-feira a domingo - 19 às 07 horas - 01(um) posto noturno 12x36, segunda-feira a domingo UNIDADE 04 - AFCAAL

Os vigilantes armados e com rádios terão seus postos-base na guarita do portão de entrada do Armazém, nas seguintes escalas:

- 07 às 19 horas - 02(dois) postos diurno 12x36, segunda-feira a domingo - 19 às 07 horas - 03(três) postos noturno 12x36, segunda-feira a domingo 4. DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

4.1. A prestação dos serviços de vigilância nos Postos fixados pela Administração envolve a alocação, pela CONTRATADA, de mão-de-obra capacitada para:

4.1.1. Comunicar imediatamente a Administração, bem como o responsável pelo Posto, qualquer anormalidade verificada, inclusive de ordem funcional, para que sejam adotadas as providências de regularização necessárias.

4.1.2. Observar a movimentação de indivíduos suspeitos nas imediações do Posto e comunicar a Administração todo acontecimento entendido como irregular e que possa vir a representar risco para o patrimônio da CONAB.

4.1.3. Controlar rigorosamente a entrada e saída de veículos e pessoas, dentro e fora do horário de funcionamento da localização do posto, anotando em documento próprio, ou livro de registro.

4.1.4. Proibir o ingresso de vendedores, ambulantes e assemelhados às instalações, sem que estejam devida e previamente autorizados pela Administração ou pelo responsável pela Unidade.

4.1.5. Proibir a aglomeração de pessoas junto ao Posto, comunicando o fato ao responsável pela instalação e à área competente da Administração, no caso de desobediência.

4.1.6. Proibir a utilização do Posto para guarda de objetos estranhos ao local, de bens de empregados, de servidores ou de terceiros.

4.1.7. Executar rondas diárias, conforme orientação recebida da Administração, verificando as dependências das instalações, adotando os cuidados e providências necessárias para o perfeito desempenho das funções e manutenção da tranquilidade.

4.1.8. Manter-se no(s) Posto(s), não devendo se afastar de seus afazeres, principalmente para atender chamados ou cumprir tarefas solicitadas por terceiros não-autorizados.

5. CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS 5.1. IDENTIFICAÇÃO

5.1.1. Os vigilantes deverão assumir o Posto devidamente uniformizados, de acordo com o padrão aprovado pelos órgãos governamentais competentes, barbeados, com cabelos aparados e em satisfatórias condições de higiene pessoal, portando identidade funcional/crachá, no qual deverá constar, no mínimo:

(15)

Nome da Contratada;

Nome do prestador de serviço (vigilante); Nº do documento de Identidade e

Fotografia do prestador do serviço. 5.2. VIGILÂNCIA ARMADA

5.2.1. Os vigilantes deverão portar, preso à cintura, um cinto com coldre de couro, rádio para os postos do AFCAAL, baleiro e revólver calibre 38, devidamente registrado e em perfeita observância às normas e legislações vigentes.

5.2.2. As armas, munição e respectivos acessórios serão fornecidos ao vigilante pela CONTRATADA no momento da implantação, responsabilizando-se tanto pela guarda e manutenção do armamento, quanto pela limpeza e lubrificação das armas, que deverá ocorrer trimestralmente.

5.2.3. A munição oferecida deverá ser de procedência de fabricante autorizado, não sendo permitida, em hipótese alguma, o uso de munições recarregadas, devendo ser substituídas no máximo a cada 12 (doze) meses.

5.2.4. A arma deverá ser utilizada somente em legítima defesa, própria ou de terceiros, e na salvaguarda do patrimônio da Administração, após esgotados todos os meios possíveis para a solução de eventual problema. 5.3. FORMAÇÃO PROFISSIONAL/REQUISITOS:

5.3.1. A CONTRATADA se obriga a utilizar somente vigilante registrado em seu quadro de pessoal, com treinamento específico para o exercício das funções inerentes à prestação dos serviços objeto deste contrato, aptos a portar armamento.

5.3.2.Somente serão admitidos vigilantes que preencherem os seguintes requisitos: 5.3.2.1. Ser brasileiro;

5.3.2.2. Ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos;

5.3.2.3. Ter sido aprovado em curso de formação de vigilante, realizado em estabelecimento autorizado;

5.3.2.4. Ter sido aprovado em exame de saúde física, 5.3.2.5. Não ter antecedentes criminais registrados;

5.3.2.6. Estar quite com as obrigações eleitorais e militares.

5.3.3. A CONTRATADA deverá apresentar toda a documentação que comprove a perfeita qualificação dos vigilantes, no ato da assinatura do contrato.

5.3.4. Os comprovantes de reciclagem e de renovação dos exames de saúde física e mental dos vigilantes, deverão ser apresentados à CONTRATANTE a cada 12 (doze) meses, na forma da lei.

6. SUBSTITUIÇÃO DE VIGILANTES

6.1. Sob nenhuma justificativa, os postos poderão ficar descobertos da vigilância contratada, devendo a empresa CONTRATADA prever toda a mão-de-obra necessária para garantir a execução do contrato, obedecidas às disposições da legislação trabalhista vigente.

6.2. Após o cumprimento de seu turno de trabalho, o vigilante somente poderá deixar as instalações da Unidade se o seu substituto já tiver se apresentado para assumir o seu lugar, devendo, quando ocorrer atraso, comunicar tal fato imediatamente aos seus superiores, solicitando providências.

6.3. A CONTRATADA deverá impedir que a mão-de-obra julgada inadequada para a prestação dos serviços ou que venha a cometer falta disciplinar, qualificada como de natureza grave, seja mantida ou retorne às instalações da CONAB, devendo, também, efetuar a reposição da mão-de-obra nos postos, em caráter imediato, em eventual ausência, não sendo permitida a prorrogação da jornada de trabalho (dobra).

(16)

7. DAS OBRIGAÇÕES DA CONAB

7.1. Acompanhar, fiscalizar, conferir e avaliar os serviços objeto do Contrato por intermédio de fiscal devidamente designado.

7.2. Proporcionar todas as facilidades para que a CONTRATADA possa desempenhar seus serviços dentro das normas do Contrato.

7.3. Comunicar a CONTRATADA sobre as irregularidades observadas na execução dos serviços.

7.4. Não permitir a execução de tarefas em desacordo com as pré-estabelecidas no Edital e no Contrato.

7.5. Permitir ao pessoal da CONTRATADA livre acesso às dependências das instalações da Sede da Superintendência Regional do Rio Grande do Sul e Unidades, de modo a viabilizar a prestação dos serviços durante o horário de expediente ou fora dele, quando solicitados pelo setor competente.

7.6. Colocar à disposição dos empregados da CONTRATADA local para guarda de uniforme e outros pertences necessários ao bom desempenho dos serviços.

8. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

8.1. Ser responsável, em relação aos seus empregados, por todas as despesas decorrentes da execução dos serviços desta licitação, tais como: salários, seguros de acidentes, taxas, impostos, contribuições, indenizações, vales-refeição, vales-transporte e outras que porventura venham a ser criadas e exigidas por lei.

8.2. Apresentar, sempre que solicitado pela CONAB, os comprovantes, de pagamento dos salários dos empregados, de recolhimento dos encargos sociais, certidão negativa de débito salarial emitida pelo órgão competente da região a que pertence a sede da Licitante, em plena validade, e demais documentos necessários para comprovar a adequada execução dos serviços.

8.3. Assumir a responsabilidade por todas as providências e obrigações estabelecidas na legislação específica de acidentes de trabalho, quando, em ocorrência da espécie, os seus empregados forem vítimas no desempenho dos serviços ou em conexão ou contingência.

8.4. Assumir todos os encargos de possível demanda trabalhista, civil ou penal, relacionadas aos serviços, originalmente ou vinculada por prevenção, conexão ou continência.

8.5. Fiscalizar regularmente os seus empregados designados para a prestação do serviço, com o fim de constatar no local a efetiva execução e verificar as condições em que está sendo prestado.

8.6. Inspecionar, obrigatoriamente, por intermédio dos supervisores da licitante vencedora, os Postos, no mínimo 01 (uma) vez por semana, em dias e períodos (diurno e noturno) alternados.

8.7. Responsabilizar-se por seus empregados em decorrência dos serviços prestados, respondendo inclusive pela imediata indenização de danos por eles causados.

8.8. Ser responsável pelos danos causados diretamente à CONAB ou a terceiros decorrente de sua culpa ou dolo quando da execução dos serviços.

8.9. Arcar com as despesas decorrentes de qualquer infração, seja qual for, desde que praticada por seus empregados quando da execução dos serviços objeto deste PREGÃO ELETRÔNICO.

8.10. Comunicar à Administração da CONAB, por escrito, qualquer anormalidade de caráter urgente e prestar os esclarecimentos que julgar necessários.

(17)

8.11. Prever toda mão-de-obra necessária para garantir a operação dos Postos, nos regimes contratados, obedecidas as disposições da legislação trabalhista vigente.

8.12. Efetuar a reposição da mão-de-obra nos Postos, em caráter imediato, em eventual ausência, não sendo permitida a prorrogação da jornada de trabalho (dobra).

8.13. Atender de imediato as solicitações quanto às substituições de mão-de-obra, qualificada ou entendida como inadequada para a prestação dos serviços.

8.14. Instruir o seu preposto quanto à necessidade de acatar as orientações da CONAB, inclusive quanto ao cumprimento das Normas Internas e de Segurança e Medicina do Trabalho.

8.15. Cumprir toda e qualquer instrução da CONAB, que vise resguardar a segurança das dependências vigiadas, inclusive no que diz respeito ao controle de acesso àquelas dependências, permitindo o ingresso nas instalações somente de pessoas previamente autorizadas e identificadas, fiscalizando a entrada e saída de veículos, identificando os motoristas e anotando as placas dos veículos, mantendo sempre os portões fechados. 8.16. Relatar à Administração toda e qualquer irregularidade observada nos Postos das instalações onde houver prestação dos serviços.

8.17. Manter, no local de prestação dos serviços, um “Boletim de Ocorrências”, em que ficarão consignados todos os horários de entrada e saída dos vigilantes, bem como qualquer anormalidade ou dificuldade encontrada na execução dos serviços.

8.18. Responsabilizar-se pelos roubos, furtos, extravios e danos causados diretamente à CONAB ou a terceiros, quando apurada a culpa da Contratada, obrigando-se a reparar a avaria, repor o bem ou indenizar a CONAB ou seus empregados, estagiários e demais prestadores de serviços, conforme o caso, a juízo da CONAB, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, após comunicado formal. Esgotado este prazo, a CONAB efetuará o desconto do valor correspondente na 1ª Fatura de Serviços subsequente à apuração da ocorrência.

8.18.1. A responsabilidade da Contratada de que trata o item “8.18”, no que se refere a veículos de empregados, estagiários e terceiros, somente se dará quando ocorrer roubo, furto, extravio ou dano no estacionamento do pátio interno do prédio Sede e Unidades da CONAB.

8.19. Apresentar, no ato da contratação e quando solicitado, relação do quadro efetivo de vigilantes, em número suficiente para atender o objeto da contratação, informando a data de realização do curso de formação ou a data de reciclagem, em conformidade com o que dispõe o art. 16, item 4, da Lei nº 7102/83.

8.20. Apresentar à CONAB, no ato da contratação, e sempre que solicitado, a relação de armas e cópias autenticadas dos respectivos “Registro de Arma” e “Porte de Arma”, que serão utilizadas pela mão-de-obra nos Postos.

8.21. Fornecer munição com procedência de fabricante autorizado, não sendo permitido em hipótese alguma o uso de munições recarregadas, substituindo a munição no máximo a cada 12 (doze) meses.

8.22. Apresentar atestado de antecedentes civil e criminal de toda mão-de-obra oferecida para atuar nas instalações da Administração.

8.23 Disponibilizar, a partir da vigência do contrato, 04 (quatro) kit eletrônico de caneta óptica para que sejam registradas as rondas diárias, a serem feitas em 04 (quatro) pontos a serem definidos pelos gerentes da sede ou das unidades da CONAB. Em cada local especificado no item nº 02 deste termo deverá ser instalado um kit eletrônico de caneta óptica. A CONTRATADA deverá enviar para a CONAB as listas quinzenais dos pontos registrados.

8.24. Disponibilizar, a partir da vigência do contrato, três rádios para os postos do AFCAAL, com as devidas autorizações de licença de funcionamento de estação, fornecida pela Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL.

(18)

8.25. Manter seus empregados devidamente identificados por crachá, devendo substituir imediatamente todo e qualquer deles julgados inconvenientes à ordem e às normas disciplinares da CONAB.

8.26. Fornecer uniformes e seus complementos à mão-de-obra envolvida, conforme a seguir descrito, de acordo com o clima da região e com o disposto no respectivo acordo, convenção ou dissídio coletivo de trabalho:

• calça;

• camisa de mangas compridas e curtas;

• cinto de nylon;

• sapatos;

• meias;

• quepe com emblema;

• jaqueta de frio ou japona;

• capa de chuva;

• guarda-chuva

• crachá;

• revólver calibre 38;

• cinto com coldre e baleiro;

• munição calibre 38;

• distintivo tipo broche;

• livro de ocorrências; • cassetete; • porta-cassetete; • apito; • cordão de apito; • lanterna 3 pilhas; e

• pilhas para lanterna.

• colete à prova de bala (Portaria N.º 191/2006 – Ministério do Trabalho).

8.26.1. A licitante vencedora não poderá repassar os custos de qualquer um destes itens de uniforme e equipamentos aos seus empregados.

8.26.2. Substituir os uniformes a cada 06 ( seis) meses, sendo 02 (dois) conjuntos para cada empregado.

8.27. Manter em perfeitas condições de uso todos os equipamentos fornecidos aos vigilantes, substituindo, imediatamente, os equipamentos defeituosos e sem condições de uso.

8.28. Usar arma somente em legítima defesa, própria ou de terceiros, e na salvaguarda do patrimônio da CONAB, após esgotados todos os outros meios para a solução do eventual problema.

8.29. Manter a sede, filial ou base operacional na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS durante toda a vigência do contrato.

8.30. Manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação, em consonância com o disposto no art. 55, inciso XIII, da Lei nº 8.666/93.

9. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

9.1. As despesas decorrentes da contratação, correrão à conta da dotação orçamentária da CONAB, fonte de recurso: 0250022135, natureza da despesa: 339037, programa de trabalho: 060690.

(19)

10. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS

10.1 A Pregoeira efetuará o julgamento das Propostas de Preços pelo critério de menor preço global anual, decidindo sobre a aceitação do preço obtido.

11. DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

11.1. A adjudicação do objeto do presente certame será viabilizada pela Pregoeira sempre que não houver recurso.

11.2. A homologação da licitação é de responsabilidade da autoridade competente e somente poderá ser realizada depois da adjudicação do objeto à proponente vencedora pela Pregoeira, ou, quando houver recurso, pela própria autoridade competente.

12. DO PRAZO DE VIGÊNCIA

12. O prazo de vigência do Contrato será de 12 (doze) meses, com validade e eficácia legal após a publicação de seu extrato no Diário Oficial da União, podendo, no interesse da administração, ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos, mediante termo aditivo, respeitando o limite de 60 (sessenta) meses, com comunicação de uma das partes e aceitação da outra, por escrito, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias do vencimento. 13. DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

13.1. As disposições constantes deste Termo de Referência foram elaboradas com base nos seguintes normativos: Lei n° 10.520/2002 e 5.450/2005, e, subsidiariamente, Lei nº 8.666/1993 e suas alterações, Lei Complementar n.º 123/2006, Instrução Normativa nº 02, de 11/10/2010 e alterações, e demais legislações pertinentes, bem como pelas normas e condições estabelecidas no presente instrumento.

13.2. Os serviços relativos a este Termo de Referência, dadas as suas características, enquadram-se no conceito de serviço comum, conforme definido no § 1º, do art. 2º, do Decreto nº 5.450/2005.

14. JUSTIFICATIVA

14.1. A presente contratação se justifica pela necessidade de garantir a segurança dos empregados que desempenham suas atividades, dos materiais, das instalações, das edificações e dos veículos da CONAB/RS, estabelecidos nas áreas internas e externas da Sede da Superintendência Regional no Estado do Rio Grande do Sul e das suas Unidades Operacionais, uma vez que não dispõem de servidores especializados para execução desse tipo de serviço.

14.2. JUSTIFICATIVA DA QUANTIDADE E DAS CARACTERÍSTICAS DOS POSTOS 14.2.1. SEDE

01 posto diurno de vigilância armada 12x36 01 posto noturno de vigilância armada 12x36

A contratação dos 02 postos acima é necessária e suficiente para manter a segurança dos imóveis, dos materiais e dos empregados lotados na SEDE da Superintendência.

14.2.2. UA POA

01 posto diurno de vigilância armada 12x36 01 posto noturno de vigilância armada 12x36

A contratação dos 02 postos acima visa a segurança dos imóveis, dos materiais e dos empregados lotados na UA POA. A unidade é responsável por estoques de terceiros e produtos armazenados para o Programa do Fome Zero.

(20)

14.2.3. AFPA

01 posto diurno de vigilância armada 12x36 01 posto noturno de vigilância armada 12x36

A contratação dos 02 postos destina-se a manter a segurança dos imóveis, dos materiais e dos empregados lotados no AFPA. O frigorífico está localizado dentro do complexo da CEASA-RS, área totalmente afastada do centro da cidade.

14.2.4. AFCAAL

02 postos diurnos de vigilância armada 12x36 03 postos noturnos de vigilância armada 12x36

A contratação dos 05 postos destina-se a manter a segurança dos imóveis, dos materiais e empregados lotados no AFCAAL. A unidade é depositária de estoques de terceiros.

15. VALOR DE REFERÊNCIA

15.1 O Valor de Referência para efeito de realização dos lances não poderá exceder o limite máximo estabelecido e pela Portaria nº 13, de 15/05/2013, para os referidos tipos de postos, descritos a seguir:

Unidade e

localização Turno Horário semanaDias da Tipo Qtde. dePostos unitário Valor mensal Valor total mensal SEDE Rua Quintino Bocaiúva, nº 57 Porto Alegre/RS

diurno 07:00 às 19:00 segunda a domingo vigilante armado 01 7.733,34 7.733,34 noturno 19:00 às 07:00 segunda a domingo vigilante armado 01 9.685,98 9.685,98

UA POA Av. Missões, nº 287, Porto Alegre/RS

diurno

07:00 às 19:00 segunda a domingo vigilante armado 01 7.733,34 7.733,34 noturno 19:00 às 07:00 segunda a domingo vigilante armado 01 9.685,98 9.685,98 AFPA

Av. Fernando Ferrari, nº 1001, Porto Alegre/RS

diurno 07:00 às 19:00 segunda a domingo vigilante armado 01 7.733,34 7.733,34 noturno 19:00 às 07:00 segunda a domingo vigilante armado 01 9.685,98 9.685,98

AFCAAL Rua Santo Antônio, nº 465, Canoas/RS

diurno 07:00 às 19:00 segunda a domingo vigilante armado

e com rádio 02 7.733,34 15.466,68

Noturn

o 19:00 às 07:00 segunda a domingo vigilante armado e com rádio

03

9.685,98 29.057,94

Valor total global mensal dos postos

R$ 96.782,58 Valor total global anual dos postos R$ 1.161.390,96

Elaborado: Aprovado:

JOSÉ RAMÃO KUHN BICCA GLAUTO LISBOA MELLO JUNIOR

Gerente de Finanças a Administração/RS Superintendente Regional do Rio Grande do Sul

(21)

ANEXO II

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

ANEXO II (A, B,C e D) – PLANILHAS DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS – PORT. 07/2011 MPOG/SLTI - ESTA PLANILHA DEVERÁ SER PREENCHIDA NESTA DISPOSIÇÃO E COM ESSAS RUBRICAS E ENCAMINHADA ELETRONICAMENTE, MEDIANTE CONVOCAÇÃO PELA PREGOEIRA.

Posto de Vigilantes – Local da Prestação :

Anexo II- Planilha de Custos e Formação de Preços Nº Processo:

Licitação Nº SINDICATO:

Discriminação dos Serviços (dados referentes à contratação) A Data da apresentação da proposta (dia/mês/ano)

B Município/UF

C Ano Acordo, Convenção ou Sentença Normativa em Dissídio Coletivo D Nº de meses de execução contratual

Identificação do Serviço

Tipo de Serviço Unidade de Medida Quantidade total a contratar

Anexo II-A MÃO-DE-OBRA

MÃO-DE-OBRA VINCULADA À EXECUÇÃO CONTRATUAL

Dados complementares para composição dos custos referente a mão-de-obra 1 Tipo de serviço (mesmo serviço com categorias distintas)

2 Salário Normativo da Categoria Profissional

3 Categoria profissional (vinculada à execução contratual) 4 Data base da categoria (dia/mês/ano)

Nota:Deverá ser elaborado um quadro para cada tipo de serviço. MÓDULO 1: COMPOSIÇÃO DA REMUNERAÇÃO

1 Composição da Remuneração Valor (R$)

A Salário Base

B Adicional de periculosidade C Adicional de Insalubridade D Adicional Noturno

E Hora noturna adicional F Adicional de Hora Extra G Intervalo intrajornada

H Descanso Semanal Remunerado I Outros (especificar)

Total da Remuneração

MÓDULO 2: BENEFÍCIOS MENSAIS E DIÁRIOS

(22)

A Transporte

B Auxílio Alimentação (Vales, cesta básica, etc.) C Assistência médica e familiar

D Auxílio creche

E Seguro de vida, invalidez e funeral F Outros (especificar)

Total de Benefícios mensais e diários

Nota: O valor informado deverá ser o custo real do insumo (descontado o valor eventualmente pago pelo empregado).

MÓDULO 3: INSUMOS DIVERSOS

3 Insumos Diversos Valor (R$)

A Uniformes B Materiais C Equipamentos D Outros (especificar)

Total de Insumos diversos Nota: Valores mensais por empregado.

MÓDULO 4: ENCARGOS SOCIAIS E TRABALHISTAS Submódulo 4.1 - Encargos Previdenciários e FGTS:

4.1 Encargos previdenciários e FGTS % Valor (R$)

A INSS B SESI ou SESC C SENAI ou SENAC D INCRA E Salário educação F FGTS

G Seguro acidente do trabalho

H SEBRAE

TOTAL

Nota (1) - Os percentuais dos encargos previdenciários e FGTS são aqueles estabelecidos pela legislação vigente.

Nota (2) - Percentuais incidentes sobre a remuneração. Submódulo 4.2 - 13º Salário e Adicional de Férias

4.2 13º Salário e Adicional de Férias Valor (R$)

A 13º Salário

B Adicional de Férias Subtotal

C Incidência do Submódulo 4.1 sobre 13º salário e Adicional de Férias TOTAL

Submódulo 4.3 - Afastamento Maternidade

4.3 Afastamento Maternidade: Valor (R$)

A Afastamento Maternidade

B Incidência do Submódulo 4.1 sobre Afastamento Maternidade TOTAL

Submódulo 4.4 - Provisão para Rescisão

4.4 Provisão para Rescisão Valor (R$)

A Aviso prévio indenizado

B Incidência do FGTS sobre o aviso prévio indenizado C Multa do FGTS do aviso prévio indenizado

D Aviso prévio trabalhado

(23)

F Multa do FGTS do aviso prévio trabalhado TOTAL

Submódulo 4.5 - Custo de Reposição do Profissional Ausente

4.5 Composição do Custo de Reposição do Profissional Ausente Valor (R$) A Férias

B Ausência por doença C Licença paternidade D Ausências legais

E Ausência por acidente de trabalho F Outros (especificar)

Subtotal

G Incidência do Submódulo 4.1 sobre o Custo de Reposição TOTAL

Quadro - Resumo - Módulo 4 - Encargos Sociais e Trabalhistas

4 Módulo 4 - Encargos Sociais e Trabalhistas Valor (R$)

4.1 13º Salário + Adicional de Férias 4.2 Encargos previdenciários e FGTS 4.3 Afastamento Maternidade

4.4 Custo de Rescisão

4.5 Custo de Reposição do profissional ausente 4.6 Outros (especificar)

TOTAL

MÓDULO 5 - CUSTOS INDIRETOS, TRIBUTOS E LUCRO

5 Custos Indiretos, Tributos e Lucro % Valor (R$)

A Custos Indiretos B Tributos

B.1 Tributos Federais (especificar) B.2 Tributos Estaduais (especificar) B.3 Tributos Municipais (especificar) B.4 Outros Tributos (especificar)

C Lucro

Total

Nota (1): Custos Indiretos, Tributos e Lucro por empregado

Nota (2): O valor referente a tributos é obtido aplicando-se o percentual sobre o valor do faturamento ANEXO II-B

Quadro - Resumo do Custo por Empregado (R$)

Mão-de-obra vinculada à execução contratual (valor por empregado)

A Módulo 1 - Composição da Remuneração B Módulo 2 - Benefícios Mensais e Diários

C Módulo 3 - Insumos Diversos (uniformes, materiais, equipamentos e outros) D Módulo 4 - Encargos Sociais e Trabalhistas

Subtotal (A+B+C+D)

E Módulo 5 - Custos Indiretos, Tributos e Lucro Valor total por empregado

(24)

Anexo II-C - Quadro-Resumo – VALOR MENSAL DOS SERVIÇOS

UNIDADE: ED. SEDE

ENDEREÇO: Rua Quintino Bocaiúva, nº 57 – Porto Alegre/RS Escala de Trabalho

(A) por empregadoValor proposto (B) Quant. de empregados por posto (C) Valor proposta por posto (D)= (BXC) Qtde de postos (E) Valor total do serviço (F)=(DXE) 12x36 horas diurnas 12x36 horas noturnas Total mensal da Unidade

UNIDADE: UA POA

ENDEREÇO: Av. Missões, nº 287 – Porto Alegre/RS

Escala de Trabalho

(A) por empregadoValor proposto (B) Quant. de empregados por posto (C) Valor proposta por posto (D)= (BXC) Qtde de postos (E) Valor total do serviço (F)=(DXE) 12x36 horas diurnas 12x36 horas noturnas Total mensal da Unidade

UNIDADE: AFPA

ENDEREÇO: Rua Fernando Ferrari, nº 1001 – Porto Alegre/RS

Escala de Trabalho

(A) por empregadoValor proposto (B) Quant. de empregados por posto (C) Valor proposta por posto (D)= (BXC) Qtde de postos (E) Valor total do serviço (F)=(DXE) 12x36 horas diurnas 12x36 horas noturnas Total mensal da Unidade UNIDADE: AFCAAL

ENDEREÇO: Rua Santo Antônio, nº 465, Canoas/RS

Escala de Trabalho

(A) por empregadoValor proposto (B) Quant. de empregados por posto (C) Valor proposta por posto (D)= (BXC) Qtde de postos (E) Valor total do serviço (F)=(DXE) 12x36 horas diurnas 12x36 horas noturnas Total mensal da Unidade

(25)

Anexo II-D - Quadro - demonstrativo - VALOR GLOBAL DA PROPOSTA Valor global mensal dos serviços

Valor global anual dos serviços - (valor mensal dos serviços x 12 meses)

(26)

ANEXO III - A

COMPROVANTE DE VISTORIA PRÉVIA DA SEDE DA SUREG/RS

UNIDADE 01 – SEDE DA SUREG/RS – Fone (51)3326.6426

Atesto que, nesta data, o(s) representante(s) da empresa abaixo identificada esteve (iveram) nesta Superintendência, situada na Rua Quintino Bocaiúva, nº 57, Porto Alegre/RS, vistoriando as instalações e os locais de trabalho, com vistas aos serviços referentes ao PREGÃO ELETRÔNICO CONAB/SUREG/RS nº 01/2014.

..., de ...de 2014. CONAB

(assinatura sob carimbo) DADOS DA EMPRESA: RAZÃO SOCIAL: ENDEREÇO: TELEFONE: FAX: IDENTIFICAÇÃO DO VISTORIANTE: NOME COMPLETO: IDENTIDADE:

(27)

ANEXO III - B

COMPROVANTE DE VISTORIA PRÉVIA DA UA - POA

UNIDADE 02 – UA POA – Fone: (51) 3343.5299

Atesto que, nesta data, o(s) representante(s) da empresa abaixo identificada esteve(iveram) nesta Unidade, situada na Av. Missões, nº 287, Porto Alegre/RS, vistoriando as instalações e os locais de trabalho, com vistas aos serviços referentes ao PREGÃO ELETRÔNICO CONAB/SUREG/RS nº 01/2014.

..., de ...de 2014. CONAB

(assinatura sob carimbo) DADOS DA EMPRESA: RAZÃO SOCIAL: ENDEREÇO: TELEFONE: FAX: IDENTIFICAÇÃO DO VISTORIANTE: NOME COMPLETO: IDENTIDADE:

(28)

ANEXO III - C

COMPROVANTE DE VISTORIA PRÉVIA DO AFPA

UNIDADE 03 – AFPA – Fone: (51) 3371.2004

Atesto que, nesta data, o(s) representante(s) da empresa abaixo identificada esteve(iveram) nesta Unidade, situada na Av. Fernando Ferrari, nº 1001, Porto Alegre/RS, vistoriando as instalações e os locais de trabalho, com vistas aos serviços referentes ao PREGÃO ELETRÔNICO CONAB/SUREG/RS nº 01/2014.

..., de ...de 2014. CONAB

(assinatura sob carimbo) DADOS DA EMPRESA: RAZÃO SOCIAL: ENDEREÇO: TELEFONE: FAX: IDENTIFICAÇÃO DO VISTORIANTE: NOME COMPLETO: IDENTIDADE:

(29)

ANEXO III - D

COMPROVANTE DE VISTORIA PRÉVIA DO AFCAAL

UNIDADE 04 – AFCAAL – Fone: (51) 3472.3333

Atesto que, nesta data, o(s) representante(s) da empresa abaixo identificada esteve(iveram) nesta Unidade, situada na Rua Santo Antônio, nº 465, Canoas/RS, vistoriando as instalações e os locais de trabalho, com vistas aos serviços referentes ao PREGÃO ELETRÔNICO CONAB/SUREG/RS nº 01/2014.

..., de ...de 2014. CONAB

(assinatura sob carimbo) DADOS DA EMPRESA: RAZÃO SOCIAL: ENDEREÇO: TELEFONE: FAX: IDENTIFICAÇÃO DO VISTORIANTE: NOME COMPLETO: IDENTIDADE:

Referências

Documentos relacionados

O material isolante, denominado dielétrico normalmente dá nome ao capacitor (mica, poliéster, cerâmica, etc.). A forma como os capacitores são construídos pode

Resumo:Em mercados competitivos a inovação pode fazer a diferença. Nos últimos anos, esta passou a ser a realidade do Ensino Superior. As IES passam a se preocupar com a permanência

Para al´ em de cada medida possuir os seus diagn´ osticos espec´ıficos, a medida taxa de preval^ encia tem a particularidade de possuir um maior n´ umero de dados, assim como um

A Justiça Federal de São Bernardo do Campo/SP determinou o cancelamento da compensação de ofício realizada pela Receita Federal do Brasil com créditos de IPI oriundos de pedidos

Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: TERMOVISOR Características Técnicas • Detector Matriz de Plano Focal (FPA), microbolômetro  não  refrigerado  de  160 

5.1. A participação no pregão eletrônico dar-se-á por meio de digitação da senha privativa do licitante e subseqüente encaminhamento da proposta de preços, contendo marca

configuração ① acende, ON ou e °C/°F OFF pisca Activar ou desactivar a visualização do limite superior do alarme de temperatura Desactivar: OFF Activar: ON Apenas se ON

Sistema “Pregão Eletrônico”, por meio do site www.comprasnet.gov.br. O credenciamento dar-se-á após a atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal