• Nenhum resultado encontrado

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE E DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS DE SORGO (SORGHUM BICOLOR L.) PARA ENSILAGEM EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ÉPOCAS DE SEMEADURA.

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

ÁREA:

SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): CESAR LOPES DE SOUZA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): MARCOS PIRES DE ALMEIDA

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): JOSÉ MAURO DE RIBAMAR

(2)

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS DE SORGO (Sorghum bicolor L.) PARA ENSILAGEM EM FUNÇÃO DE DIFERENTES

ÉPOCAS DE SEMEADURA. RESUMO

O experimento foi instalado em condições de campo no ano agrícola 2014/2015 na área experimental da Fazenda Escola da Faculdade Anhanguera de Rondonópolis, nas coordenadas 16°26’13,7’’S 54°33’46,5’’W, situado na MT 383 a 10 km do município de Rondonópolis com altitude de 315m. Objetivou-se avaliar a produtividade e o desenvolvimento de plantas de sorgo (Sorghum bicolor L.) para ensilagem em função de diferentes épocas de semeadura. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, sendo constituído de quatro tratamentos e cinco repetições, totalizando vinte parcelas de 4 x 6 m. Os tratamentos foram plantados em diferentes datas de semeadura, sendo: 09/02/2015, 24/02/2015, 11/03/2015 e 26/03/2015. Foram analisadas as variáveis: quantidade de tempo (dias) entre a semeadura até a emergência, quantidade de tempo (dias) entre emergência até a emissão da panícula, altura de plantas, diâmetro do colmo, massa fresca e massa seca do colmo, folhas e panículas. Os resultados encontrados no experimento foram avaliados estatisticamente pelo teste de Skott-Knott a 5% de significância. Observa-se que o sorgo semeado no dia 24/02 apresentou resultados superiores em todos os aspectos devido a maior precipitação pluviométrica no período e à menor competição entre as plantas.

Palavras-chave – Sorghum bicolor L; semeadura; fisiologia.

INTRODUÇÃO

A época de plantio do sorgo tem pouco efeito no custo de produção, mas acaba sendo um problema considerável, pois afeta o rendimento da biomassa total para ensilagem. Quanto à decisão da época de plantio deve-se embasar nos fatores de riscos e nos objetivos propostos pelo agricultor, que tendem a ser diminuídos quanto mais eficientes for o planejamento das atividades englobadas à produção. (EMBRAPA, 2001).

Dentre as diversas espécies que se usa para ensilagem, o sorgo tem sido uma das opções que melhor se adapta para tal finalidade, pela facilidade de cultivo,

(3)

altos rendimentos de massa verde e grãos, especialmente pela qualidade da ensilagem produzida. Em locais ou épocas onde há restrições hídricas, o mais adequado é o plantio do sorgo, por ser esta espécie tolerante à seca, além de outras vantagens tais como: maior rusticidade, maior amplitude de época de plantio e elevado potencial de produção, variando de 50 a 70 t/ha de massa verde. (EMBRAPA, 2001).

A maior percentagem de panículas, além de contribuir para o aumento na qualidade da silagem, em função do seu melhor valor nutritivo, tem uma participação muito grande na elevação da percentagem de matéria seca da massa ensilada, em função do seu menor conteúdo de água. (RODRIGUES, 2014).

Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a produtividade e o desenvolvimento de plantas de sorgo (Sorghum bicolor L.) para ensilagem em função de diferentes épocas de semeadura.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Avaliar a produtividade e o desenvolvimento de plantas de sorgo (Sorghum bicolor L.) para ensilagem em função de diferentes épocas de semeadura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Avaliar os efeitos de épocas de semeadura sobre características agronômicas de híbrido de sorgo;

Avaliar o potencial de produção de biomassa total do híbrido de sorgo Volumax em diferentes épocas de semeadura.

Avaliar as épocas favoráveis para obtenção de melhores rendimentos de biomassa total.

METODOLOGIA

O experimento foi instalado em condições de campo no ano agrícola 2014/2015, em Latossolo Vermelho escuro textura argilosa, na área experimental da fazenda escola anhanguera de Rondonópolis-MT, nas coordenadas 16°26’13,7’’S 54°33’46,5’’W, situado na MT 383 a 10 km do município de Rondonópolis com altitude de 315m. Usando-se o híbrido de sorgo Volumax, que tem por

(4)

características agronômicas da empresa Agroceres® que a produziu: ciclo semiprecoce, porte alto, sistema radicular profundo e agressivo, forte e resistente ao tombamento, que apresenta, como finalidade, a produção de silagem de planta inteira. Este foi submetido a diferentes datas de semeadura, sendo: 09/02/15, 24/02/15, 11/03/15 e 26/03/15.

O experimento consistiu de 4 tratamentos (épocas de semeadura) com 5 repetições, totalizando 20 parcelas amostrais. Cada parcela possui 24m2 de área de 4m largura x 6m de comprimento, e área total do experimento de 480m2. Quanto a disposição do arranjo cada parcela teve 8 linhas de plantio espaçadas em 0,50 m. A semeadura foi feita de forma manual em sulcos contínuos com 10 sementes por metro linear, na proporção calculada de 200.000 plantas por hectare. As sementes adquiridas são tratadas industrialmente com Inseticidas: Deltametrina 2,5%, Pirimifós-Metílico 50%, correspondente a 8 ml e 1,6ml para 100kg de sementes, fungicidas: Fludioxonil 2,5% + Metalaxyl-M 1,0%, correspondente à 100 ml para 100kg de sementes e Espalhante adesivo: Polioxietileno Alquilfenol Éter 20%, correspondente à 0,7ml para 100kg de sementes. Antes do inicio do trabalho foi realizada a análise do solo que foi submetida em laboratório de análise químico-físico.

Antes da instalação da cultura foi realizada uma aração e uma gradagem em toda área experimental. A adubação de manutenção foi distribuído na linha de plantio 5 cm abaixo e ao lado da semente sendo recoberta com uma pequena camada de solo, utilizando-se o equivalente a 80 kg ha-1 de P2O5 e 40 kg ha-1 de K2O da formulação NPK 0-20-20 na proporção de 400 kg ha-1, de acordo com os resultados fornecidos pela análise de solo realizada na área antes do inicio do trabalho e seguindo as recomendações apresentadas pela comissão de fertilidade do solo do Estado de Minas Gerais (5ª Aproximação). O controle das plantas daninhas foi feito de forma manual por capina. Quanto ao manejo da cultura foi realizada a adubação de cobertura em aplicação única no estádio EC1, especificamente (V6), quando as plantas apresentaram seis folhas totalmente desenvolvidas, equivalente a 30 kg ha-1 de N na proporção de 70 kg ha-1 de ureia 46%. O experimento foi disposto em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com quatro tratamentos (épocas de semeadura) e cinco repetições, totalizando 20 parcelas de 4m x 6m. Cada parcela foi constituída por oito linhas de 6 m de

(5)

comprimento. As três linhas externas de ambos os lados e 1m nas extremidades foram consideradas como bordaduras. Na área útil das parcelas foram analisadas as variáveis: quantidade de tempo (dias) entre a semeadura até a emergência, quantidade de tempo (dias) entre emergência até a emissão da panícula, altura de plantas, diâmetro do colmo, massa fresca e massa seca do colmo, folhas e panículas. A quantidade de tempo (dias) entre a semeadura até a emergência e a quantidade de tempo (dias) entre emergência até a emissão da panícula foram analisadas de caráter visual, a altura de plantas foi medida entre o nível do solo e a extremidade da panícula com auxilio de uma fita métrica, o diâmetro do colmo foi medido com um paquímetro no terço médio da planta, a obtenção dos dados da massa seca e fresca da parte aérea consistiu primeiramente do corte de 30 plantas da área útil rente ao solo com uma tesoura de poda, posteriormente foram levadas a uma bancada particionando em colmos, folhas e panículas sendo pesadas separadamente em balança digital. Para quantificar a produção de massa seca da parte aérea das plantas o material foi acondicionado em estufa ambiente, secadas a pleno sol, por 96 horas, e, após esse período, feito a pesagem, para estimar o teor de umidade das amostras.

Os parâmetros meteorológicos (temperatura média mensal, precipitação pluviométrica), foram fornecidos pela estação meteorológica da UFMT do município de Rondonópolis-MT. Os resultados encontrados no experimento foram avaliados estatisticamente pelo teste de Skott-Knott a 5% de significância.

DESENVOLVIMENTO Sorgo

O sorgo pertence à família Poaceae, gênero Sorghum, e a espécie cultivada é Sorghum bicolor L. É originária da África e Índia de regiões de clima tropical (COSTA, 2013). Por ser uma cultura muito antiga, a disseminação do sorgo somente no final do século XIX em várias regiões do mundo. No Brasil a expansão do sorgo se deu por volta da década de 1970, no Rio Grande do Sul, em São Paulo, na Bahia e no Paraná. É utilizado como opção de cultivo de safrinha em função da sua grande resistência a períodos de estiagem e baixas precipitações pluviométricas, e tem sido muito utilizado na produção de silagem para alimentação animal (EMATER, 2012).

(6)

O sorgo é uma planta que apresenta adaptações morfológicas e fisiológicas que lhe permitem viver em locais muito secos, além da sua baixa exigência em riqueza mineral do solo. Apresenta tolerância aos fatores abióticos, tais como: salinidade e estresse hídrico (CYSNE et al., 2004).

O sorgo possui metabolismo C4, o que lhe proporciona grande vantagem fotossintética. Para isso, requer temperaturas superiores a 21ºC para um bom crescimento e desenvolvimento, além da demanda hídrica que varia entre 380 a 600 mm durante o seu ciclo (NETO et al., 2010; MAGALHÃES et al., 2012; PINHO et al., 2006).

Sorgos para produção de silagem

Basicamente, existem quatro tipos de sorgo: granífero, sacarino, vassoura e forrageiro. O sorgo forrageiro é do tipo que produz muitas folhas, de porte alto e panículas expandidas com poucas sementes, apresentando elevada produção de forragemcom aptidão para silagem (OLIVEIRA et al., 2009).

O sorgo forrageiro confere um alto potencial de produção de massa verde, sendo que os híbridos apresentam alta produção de massa fresca, variando de 50 a 70 t ha-1. Atualmente existem no mercado diversos híbridos que são adaptados para as regiões brasileiras. Em geral, os sorgos forrageiros de porte alto comercializados no Brasil apresentam colmos suculentos, com alto teor de açucares. Na colheita deve-se atentar quando as plantas apresentarem 30% de matéria seca, para evitar perdas de nutrientes, para obter bom padrão de fermentação e uma silagem de boa qualidade (EMBRAPA, 2001).

Épocas de plantio do sorgo

A época de plantio do sorgo é um dos principais fatores responsáveis pelos baixos índices da produtividade, em consequência a uma baixa produção de biomassa para ensilagem (GUARESCHI et al., 2010).

No que se refere à demanda de água para o sorgo consideram-se aptas regiões com médias pluviométricas superiores a 450 mm. No estado de déficit hídrico com altas temperaturas, a planta passa a enrolar as folhas evitando a perda

(7)

de água. Quanto à luminosidade o sorgo é responsivo a altas taxas de intensidade luminosa mostrando resposta a dias curtos. A exigência do sorgo é bastante flexível, admitindo-se como temperatura mínima para germinação 16oC e alcançando melhor condição para o desenvolvimento na faixa compreendida entre 26 e 30oC. (PEIXOTO, 1995).

O sorgo é plantado além dos limites dos Cerrados, e não apresenta um período determinado para o seu plantio. É uma cultura que pode ser plantada de janeiro a abril, geralmente após a soja precoce. Neste sentido Sans et al. (2003) afirmam que quanto mais tardiamente for semeado o sorgo, menor será o potencial produtivo e maior o risco de perdas por adversidades climáticas.

RESULTADOS

Analisando o desenvolvimento das plantas (tabela 1) verificou-se que a quantidade de tempo (dias) entre a semeadura até a emergência foi estatisticamente semelhante. Atribui-se o fato de que todos os tratamentos receberam níveis adequados de chuva nos primeiros dias da germinação e da emergência, aliado à temperatura da atmosfera (tabela 2), constatado nos meses em que foram semeados. De acordo com Peixoto (1999), sorgos forrageiros apresentam tempo de emergência médio de 5 a 7 dias, demonstrando neste experimento que não houve estresse hídrico na emergência das plântulas.

TABELA 1. Quantidade de tempo (dias) entre a semeadura e a emergência e quantidade de tempo (dias) entre a emergência e emissão da panícula de sorgo em quatro diferentes épocas de semeadura.

Épocas de semeadura Semeadura até emergência (dias) Emergência até emissão

da panícula (dias) 09/02 5 a 56 b 24/02 5 a 60 a 11/03 6 a 50 d 26/03 6 a 54 c CV (%) 0,00 1,29

Médias seguidas pela mesma letra na coluna não diferem entre si pelo Teste de Skott-Knott em nível de probabilidade de 5%.

(8)

TABELA 2. Condições meteorológicas registrado no município de Rondonópolis, MT, na estação de meteorologia da UFMT, 2015.

Parâmetro meteorológico Meses

Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun.

Temperatura média

mensal (oC) 26,2 26,7 26,6 27,0 25,1 24,5

Precipitação

pluviométrica (mm) 187 290 126 37 40 0

Ainda na tabela 1, verificando-se a quantidade de tempo (dias) entre a emergência até a emissão da panícula, nota-se que houve diferença na duração do ciclo de cada tratamento. A semeadura realizada em 24/02 apresentou um ciclo mais longo em relação aos demais tratamentos, emitindo a panícula aos 60 dias após a emergência. Este ciclo mais longo apresenta condições melhores de expressar o potencial genético do sorgo forrageiro: quanto mais longo o ciclo, mais disponibilidade de fotoassimilados sintetizados pelas folhas, refletindo em maior produtividade.

Já a semeadura realizada em 26/03 obteve ciclo mais curto em relação às demais épocas de semeadura, podendo ser devido ao estresse hídrico ocorrido durante o período. Para garantir a propagação da espécie às plantas reduziram o seu ciclo emitindo a panícula precocemente.

De acordo com Silva e Rocha (2006), avaliando estágios fenológicos de cultivares de sorgo forrageiro em diferentes épocas de semeadura, observaram que as plantas reduziram o seu ciclo atingindo a fase de florescimento mais precocemente durante a seca. Isto se infere ao resultado deste experimento, onde as plantas da semeadura realizada em 26/03 emitiram a panícula aos 54 dias após a semeadura, sob condições de estresse hídrico.

Quando se verifica as produções de massa fresca e de massa seca (tabela 3), observam-se efeitos significativos entre as épocas de semeadura do sorgo. A semeadura realizada em 24/02 foi superior aos demais tratamentos, em produção de massa fresca e de massa seca, apresentando rendimento maior entre as épocas de semeadura. Nas condições deste experimento, a semeadura em 24/02 obteve produtividade maior em relação à semeadura feita em 09/02. Isto pode ter ocorrido devido a altas precipitações pluviométricas registradas no período em que foi semeada. Também pelo fato de que as plantas da semeadura realizada em 09/02

(9)

terem germinado bem, apresentando altas populações nas parcelas, havendo então competições entre as plantas e causando estiolamento, pois as plantas apresentaram porte alto e colmos finos, refletindo em menor produtividade de massa fresca e de massa seca.

TABELA 3. Produção de massa fresca (kg ha-1) e produção de massa seca (kg ha-1) da parte aérea

de sorgo em quatro diferentes épocas de semeadura.

Épocas de semeadura Massa fresca Massa seca

09/02 29.816 b 20.012 b

24/02 46.244 a 34.204 a

11/03 26.271 b 18.559 b

26/03 20.553 c 11.796 c

CV (%) 15,58 17,10

Médias seguidas pela mesma letra na coluna não diferem entre si pelo Teste de Skott-Knott em nível de probabilidade de 5%.

Resultados semelhantes ao deste experimento foram encontrados por Kanemoto (2008), no qual, avaliando as características agronômicas do sorgo em função da época de plantio, da fonte de nitrogênio e do parcelamento da adubação nitrogenada, observou diferenças significativas, quanto à produção de massa fresca e de massa seca do mesmo.

Neste experimento não houve diferença na adubação nitrogenada, pois todos os tratamentos receberam a mesma dosagem de nitrogênio via adubação. Portanto, avalia-se que a adubação nitrogenada em todas as parcelas não influenciou na produção de biomassa, mas o que pode ter influenciado são as variações de chuva e temperatura registradas nos períodos de semeaduras, conforme descrito na tabela 2. Nesta tabela observa-se que o estágio vegetativo das semeaduras realizadas em 09/02 e 24/02 esteve exposto a elevadas precipitações pluviométricas, suprindo a demanda hídrica das plantas. No entanto, as semeaduras 11/03 e 26/03 estavam expostas a baixas precipitações pluviométricas durante a fase de crescimento e desenvolvimento das plantas.

Ainda na tabela 3 nota-se que houve uma menor produção de massa fresca e de massa seca quanto mais tardiamente foi semeado o sorgo, exceto a semeadura realizada em 24/02. Dentre os tratamentos fica evidenciado que a menor produção de massa fresca e de massa seca foi na semeadura realizada em 26/03, com 20.553 kg ha-1 e 11.796 kg ha-1 respectivamente.

(10)

Em todos estes casos são resultados que corroboram com Lourenção e Bagega (2012), afirmando que para conseguir bons desempenhos, o ideal é que se plante o sorgo até o dia 15 de março. Em semeaduras realizadas no final da época recomendada, as produtividades podem sofrer reduções devido à diminuição do regime de chuvas.

Considerando a variável estatura de plantas, na tabela 4 observa-se que nas semeaduras realizadas em 09/02 e 24/02, respectivamente com estaturas de 239,95 cm e 233,79 cm, as plantas de sorgo obtiveram estatisticamente resultados semelhantes. Verifica-se ainda que quanto mais tardia foi a semeadura houve uma diminuição na estatura das plantas. A época de semeadura do sorgo influência diretamente na produtividade da biomassa total: quanto mais tarde for o plantio, menor será o crescimento das plantas, afetando a produção de massa verde (EMBRAPA, 2001).

Para o diâmetro do colmo nota-se que a semeadura realizada em 24/02 obteve resultado superior aos demais tratamentos, o que contribuiu para o maior rendimento de massa fresca e massa seca verificado nesta época de semeadura.

De acordo com Rodrigues (2014), a produtividade de massa seca está amplamente ligada com a altura da planta, sendo que a produção de massa seca aumenta quanto maior a altura da planta e diminui quanto menor a altura da planta. Por isso que se verifica maior produtividade de massa seca na semeadura realizada em 24/02, pois as plantas apresentaram estaturas elevadas.

TABELA 4. Estatura de plantas (cm) e diâmetro do colmo (cm) de sorgo em quatro diferentes épocas de semeadura.

Épocas de semeadura Estatura de plantas (cm) Diâmetro do colmo (cm)

09/02 239,95 a 1,05 b

24/02 233,79 a 1,30 a

11/03 196,50 b 1,10 b

26/03 158,45 c 0,97 c

CV (%) 5,60 5,05

Médias seguidas pela mesma letra na coluna não diferem entre si pelo Teste de Skott-Knott em nível de probabilidade de 5%.

Na tabela 5 observa-se que nas condições deste experimento, houve diferenças significativas para produção de massa fresca e de massa seca do colmo, folhas e panículas. Quanto à produção de massa fresca e de massa seca de colmo, folhas e panículas, observa-se que a semeadura realizada em 24/02 elevou o seu

(11)

potencial de produção em relação aos demais tratamentos em todos os seus constituintes (colmo, folhas e panículas), mostrando que sua produção de biomassa total esta concentrado nos colmos com 33.161 kg ha-1.

TABELA 5. Produção de massa fresca (MF, kg ha-1) e produção de massa seca (MS, kg ha-1) de colmos, de folhas, e de panículas de sorgo em quatro diferentes épocas de semeadura.

Épocas de semeadura

Colmos Folha Panículas

MF MS MF MS MF MS 09/02 21.735 b 15.116 b 6.008 b 3.853 b 2.073 c 1.043 c 24/02 33.161 a 26.685 a 9.058 a 5.342 a 4.025 a 2.178 a 11/03 17.573 b 13.563 b 6.008 b 3.360 b 2.665 b 1.607 b 26/03 13.485 c 8.883 c 4.282 c 1.695 c 2.797 b 1.218 c CV (%) 17,17 18,31 14,29 16,47 15,11 15,31

Médias seguidas pela mesma letra na coluna não diferem entre si pelo Teste de Skott-Knott em nível de probabilidade de 5%.

A importância da relação entre folhas, colmo e panícula é relacionado à qualidade da planta como material para ensilagem. A proporção folhas esta ligada com a altura da planta, sendo que os sorgos forrageiros de porte alto apresentam maiores proporções de colmo tendo uma relação negativa entre altura de planta e proporção de folhas. Segundo Zago (1999) para conseguir alta produção de biomassa total, é necessário levar em consideração a aptidão e porte da planta, proporção de colmo, folhas e panículas.

A proporção panícula é uma fração importante, pois apresenta maior eficiência de digestibilidade além de conferir maior teor de proteína bruta e representa a fração mais energética da planta, conferindo maior valor nutritivo na massa ensilada (SOUSA et al., 2013).

Avaliando ainda a tabela 5, na produtividade de massa seca das partes das plantas (colmo, folhas e panículas) de todos os tratamentos observa-se que a panícula representa a menor fração na biomassa total. Relacionado à qualidade da massa para ser ensilada, este resultado confere baixa qualidade do material apesar da maior produtividade de biomassa para ensilagem verificada na semeadura em 24/02.

(12)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A semeadura realizada no dia 24/02 apresentou resultados superiores em todos os aspectos avaliados, obtendo maior produtividade de biomassa para ensilagem.

Nas condições do experimento, a época favorável para a obtenção de melhor rendimento de biomassa total foi verificado na semeadura realizada em 24/02, sendo que deve ser evitada a semeadura em 26/03.

O sorgo semeado em 24/02 apresentou produção de massa fresca e de massa seca em colmo, folhas e panículas superior aos demais tratamentos.

FONTES CONSULTADAS

AVELINO SANTOS RODRIGUES, J. Primeiras chuvas favorecem o plantio de sorgo para silagem, 2014. EMBRAPA MILHO E SORGO. Disponível em:

<http://www.embrapa.br>. Acesso em: 08 mar. 2015.

C. ANDRADE NETO, R. Crescimento e produtividade do sorgo forrageiro BR 601 sobadubação verde, 2010. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rbeaa/v14n2/v14n02a02/pdf> Acesso em: 11 ago. 2015. CÍCERO DE OLIVEIRA, J.; FOMES DA SILVA, F.; FERNANDES DE BRITO, C.; PETRÚCIO RODRIGUES, J.; NILDO TABOSA, J.; PEREIRA DA SILVA NETO, J. Aspectos gerais do cultivo do sorgo para o semiárido do alagoano, 2009. Disponível em: <http://www.agricultura.al.gov.brrelatorioSORGO%20DIPAP-2010/pdf> Acesso em: 19 ago. 2015.

Comissão de Fertilidade do Solo do Estado de Minas Gerais – Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais – 5a

Aproximação / Antonio Carlos Ribeiro, Paulo Tácito Gontijo Guimarães, Victor Hugo Alvarez V., editores. – Viçosa, MG, 1999.

EMATER-MG. Cultura do sorgo, 2012. Disponível em:

<http://www.emater.mg.gov.br/doc/intranet/upload/MATERIAL_TECNICO/a%20cultur a%20do%20sorgo/pdf> Acesso em: 15 ago. 2015.

EMBRAPA MILHO E SORGO. Época de plantio do sorgo, 2001. Disponível em: <http://www.cnpms.embrapa.br/publicacoes/sorgo_1_ed/clima.htm> Acesso em: 16 mar. 2015.

FERNANDES GUARESCHI, R.; BELCHIOR BRASIL, R.; PERIN, A.; MARA

MARTINS RIBEIRO, J. Produção de silagem de híbridos de milho e sorgo sem nitrogênio de cobertura em safra de verão, 2010. Disponível em:

(13)

GARCIA VON PINHO, R.; CORREIA DE VASCONCELOS, R.; DIAS BORGES, I.; VILELA REZENDE, A. Influência da altura de corte das plantas nas

características agronômicas e valor nutritivo das silagens de milho e de diferentes tipos de sorgo, 2006. Disponível em:

<http://rbms.cnpms.embrapa.br/index.php/ojs/article/view/189/186/pdf> Acesso em: 25 ago. 2015.

GUERRA DA SILVA, A.; SOARES ROCHA, V. Avaliação dos estágios fenológicos de cultivares de sorgo forrageiro em diferentes épocas de semeadura, 2006. Disponível em:

<www.revistas.ufg.br%2Findex.php%2Fpat%2Farticle%2/pdf> Acesso em: 07 jul. 2015.

LINTARO KANEMOTO, H. Características agronômicas do sorgo (Sorghum

bicolor L. Moench) em função da época de plantio, da fonte de nitrogênio e do

parcelamento da adubação nitrogenada. Disponível em: <http://cienciasagrarias.com.br/pdf> Acesso em: 03 ago. 2015.

LUIS F. LOURENÇÃO, A.; BAGEGA, D. Tecnologia para a cultura do sorgo, 2012. Disponível em:

<http://www.fundacaoms.org.br/base/www/fundacaoms.org.br/media/attachments/12 6/126/55ad45f330707119c6cbdccf7ca8f022e73615ffcee1b_11-tecnologias-para-acultura do-sorgo/pdf. Acesso em: 19 ago. 2015.

MAGALHÃES, P. C.; RODRIGUES, J. A. S.; DURÃES, F. O. M. Ecofisiologia do sorgo. Embrapa Milho e Sorgo. Sistemas de Produção, n. 2, 8. ed., Sete Lagoas, 2012. Disponível em:

<http://www.cnpms.embrapa.br/publicacoes/sorgo_4_ed/ecofisiologia.htm> Acesso em: 21 fev. 2015.

MENDES PEIXOTO, A. et al. Alimentação Suplementar. 1ª Ed. Piracicaba: FEALQ, 1999.

MENDES PEIXOTO, A. et al. Volumosos para bovinos. 2ª Ed. Piracicaba: FEALQ, 1995.

PATRICK ROCHA DE SOUSA, H.; CLÁUDIA GOMES RODRIGUES NEIVA, A.; MILENA DE OLIVEIRA SILVA, E. Características agronômicas de 18 híbridos de sorgo cultivados na região norte do Estado do Tocantins, 2013. Disponível em: <http://eventos.uft.edu.br/index.php/sic/IX/paper/view/571/252/pdf> Acesso em: 24 ago. 2015.

PRATES ZAGO, C. Utilização do sorgo na alimentação de ruminantes, 1999. Disponível em:

<http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/476460/1/circ171/pdf. > Acesso em: 01 set. 2015.

QUEIROZ COSTA, R. Fenologia e análise de crescimento do sorgo forrageiro volumax em Vitória da Conquista-BA, 2013. Disponível em:

(14)

RÉGIS BATISTA CYSNE, J.; BOSCO PITOMBEIRA, J. Adaptabilidade e estabilidade de genótipos de sorgo granífero em diferentes ambientes do estado do Ceará, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-66902012000200009&script=sci_arttext. > Acesso em: 22 ago. 2015.

SANS, L. M. A.; VIEIRA DE CAMARGO DE MORAIS, A.; PEREIRA GUIMARÃES, D.Épocas de plantio de sorgo (Comunicado Técnico) MAPA. Sete lagoas, 2003. Disponível em:

<http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPMS/16159/1/Com_80/pdf> Acesso em: 21 fev. 2015.

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (IMET). Dados meteorológicos. Disponível em:

http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=rede_estacoes_conv_ graf> Acesso em: 29 jul. 2015.

Referências

Documentos relacionados

O conceito de kitting, no entanto, vem atrelado ao risco de atraso na linha a produção, já que este sistema não prevê a existência de um estoque para o

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Dica: Use um arquivo de dados exclusivo para seu bloco de controle PID (N9:0, por exemplo). Isso evita reutilização acidental dos endereços do bloco de controle PID por