• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA LISTA DE RECUPERAÇÃO - 8º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRIA LISTA DE RECUPERAÇÃO - 8º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RECUPERAÇÃO FINAL 2018

1

HISTÓRIA

Objetivas:

01 - O Iluminismo, corrente de pensamento nascida na Europa do século XVIII, fundamentou uma nova organização política, social e econômica, que inaugurou a chamada Idade Contem-porânea. Sobre essa nova corrente de pensamento, é correto afirmar que:

a) Defendeu uma teocracia, supremacia do poder divino nos governos, e uma teologia universalista, Deus como fundamento e explicação de tudo na sociedade e na natureza.

b) Professou uma crença na Razão humana associada a uma teologia para a explicação da sociedade e da natureza.

c) Propagou os ideais da Razão como fundamento da ciência e de todo conhecimento do mundo natural e social, na luta contra o domínio da Igreja e do poder divino dos reis.

d) Significou a primeira crítica ao poder da igreja que tentava controlar as formas de pensamento e de conhecimento da natu-reza.

e) Foi um conjunto de ideias que fortaleceu o Antigo Regime na Europa.

02 - A única opção que indica corretamente o significado do termo Antigo Regime criticado pelos iluministas é:

a) Estrutura social que marcou a ascensão da burguesia na transição social e econômica da Idade feudal para a Idade moderna.

b) Estrutura social, política e econômica que garantia privilégios e poder para as camadas sociais mais elevadas da sociedade medieval, identificada com a relação de suserania e vassalagem.

c) Refere-se ao antigo sistema monetário que organizava as relações comerciais mercantilistas entre os países europeus e asiáticos.

d) Refere-se ao antigo modelo científico que antecedeu os métodos iluministas do século XVII e XVIII.

e) um ideário que constituiu a força política dos nobres feudais. 03 - Os três grandes filósofos iluministas viveram por algum tempo na Inglaterra. Voltaire foi para lá e, 1726 e Rousseau em 1765, ambos para escapar da ameaça de prisão na França por causa de suas obras e ideias. O Barão Montesquieu morou no país entre 1729 e 1731. A experiência lhes permitiu conhecer de perto as experiências políticas do liberalismo. Montesquieu ficou famoso por desenvolver uma alternativa ao sistema políti-co do Antigo Regime que políti-consistia em:

a) Manter a ordem Estamental e eliminar a possibilidade de cri-ar um Pcri-arlamento.

b) Criar um sistema de punições severas para aqueles gover-nantes que abusassem do poder.

c) Defender a divisão dos poderes para evitar os abusos do po-der monárquico da época.

d) Garantir os direitos divinos dos reis para manter a liberdade popular.

e) Estabelecer todas as leis que iriam garantir o poder da no-breza.

04 - Leia o texto a seguir e responda o que se pede:

“Estamos acostumados a pensar na Inglaterra como um pa-ís conservador e avesso às mudanças. Lá, a monarquia parece uma instituição inabalável. Mas nem sempre foi assim. No sé-culo XVII, esse país estável atravessou duas tormentas revolu-cionários que abalaram o trono e as velhas instituições monár-quicas”.

(Fonte: ARRUDA, José. Toda a História. Ática, 2003. p. 222).

Sobre os processos revolucionários que transformaram a Inglaterra numa potência industrial, a Revolução Gloriosa foi importante porque:

a) Eliminou toda a nobreza e seus privilégios feudais.

b) acabou com as políticas mercantilistas e ampliou os merca-dos coloniais, inclusive, recuperando o pacto colonial com as Treze Colônias.

c) Restringiu o poder da monarquia absolutista e consolidou a participação do Parlamento nas decisões do Estado inglês.

d) Ampliou o poder da burguesia ao decretar definitivamente o fim das terras comunais da nobreza que sustentavam os privi-légios hereditários.

e) Fortaleceu o poder dos antigos patrícios romanos.

05 - Jean Jacques Rousseau, em sua vasta obra, criticou o

An-tigo Regime e o poder que os reis tinham na época, pois

aca-bavam cometendo tiranias contra a vontade popular. Para ele, a soberania do povo reside:

a) Nas concepções seculares herdadas da antiguidade romana, ali estava os fundamentos de uma plena organização democrá-tica.

b) Nos ideais do despotismo esclarecido e nas práticas dos monarcas que os adotaram.

c) Na monarquia absoluta e garantida pela doutrina religiosa, pois somente Deus pode garantir a ordem social.

d) No contrato social entre governantes e governados. Somente dessa maneira se poderia evitar os abusos da tirania.

e) Na teoria dos três poderes e da divisão dos poderes.

06 - A única opção abaixo que indica corretamente a definição de Despotismo Esclarecido é:

a) Era um mecanismo fundamental para o esclarecimento dos operários que dispunham cada vez mais de instrumentos de educação e organização trabalhista.

b) O uso amplo e irrestrito do poder monárquico dos reis europeus. Foi uma prática predominante, sobretudo, durante os processos revolucionários europeus.

c) Uma relação de interdependência entre suseranos e vassalos, na qual se estabelece relações de proteção, trabalho e lealdade.

d) Alguns reis absolutistas europeus usaram ideias iluministas para diminuir a crítica aos seus governos, aumentar seus poderes e modernizar seus países.

e) É uma forma de poder acumulada nas mãos dos monarcas que se negavam a adotar ideias iluministas.

07 - A Guerra dos Sete Anos (1756-63) foi um conflito que te-ve como maiores consequências:

a) as disputas militares entre França e Inglaterra, tendo Napo-leão como o protagonista desse conflito através do Bloqueio Continental.

b) a Independência das Treze Colônias e a Revolução France-sa, pois as pressões por recursos e territórios provocaram co-lapso no antigo sistema econômico da nobreza europeia. c) o processo de Conjuração Mineira e a Independência das Treze Colônias, uma vez que o iluminismo foi a maior inspira-ção para os rebeldes colonos.

d) a Revolução Inglesa e a Declaração dos Direitos (Bill of

Ri-ghts), reconhecendo a Independência das Treze Colônias.

e) a independência do Brasil e a da Argentina, fatos que influ-enciaram os estadunidenses.

08 - “A independência dos Estados Unidos serviu de exemplo

para outros países da América. Os estadunidenses provaram que os princípios iluministas podiam ser postos em prática e que era possível resistir à tirania, vencer o absolutismo e trilhar um caminho próprio.”

(BOULOS, Alfredo. Sociedade e Cidadania. FTD, p. 107).

Sobre o processo de Independência dos Estados Unido-s, marque a opção correta:

a) Os estadunidenses se revoltaram contra a Inglaterra por que os ingleses defendiam a separação das colônias do Sul e do Norte;

b) O processo de independência ocorreu devido às disputas comerciais entre o Sul e o Norte das Treze Colônias, pois a e-conomia do Norte era notadamente mais agrária que a do Sul. c) Os principais motivos que levaram à luta pela Independência das Treze Colônias diante da Inglaterra foram as sucessivas tentativas de impor taxas, limitações políticas e comerciais às colônias inglesas.

d) O principal motivo que levou ao processo de independência foi a pressão dos colonos contra as invasões dos ingleses às fazendas de algodão para abastecer as manufaturas têxteis. e) O principal motivo que levou à independência foi a corrida pelas riquezas do oeste que os índios dominavam.

(2)

RECUPERAÇÃO FINAL 2018

2

09 - “Após a derrota de Napoleão, a Europa viveu um novo pe-ríodo de choques entre as forças desencadeadas pela Revolu-ção Francesa e as do Antigo Regime. O período iniciou-se com o Congresso de Viena, que, entre 1814 e 1815, preparou um acordo de paz para a Europa”.

(CAMPOS, Flávio de; CLARO, Regina. A Escrita da História 2. p. 118)

Uma estratégia do Congresso de Viena para garantir a paz foi a defesa do Princípio de Legitimidade. Ele se refere: a) à legitimidade dos povos em realizar a democracia e o na-cionalismo liberal.

b) ao direito de todos de votar com liberdade para escolher seus governantes.

c) ao ideal político de Montesquieu: a legitimidade de um go-verno reside nos três poderes.

d) à soberania dos povos em criar suas constituições indepen-dentes, inclusive, os povos latino-americanos.

e) a manutenção das monarquias tradicionais da Europa para governar seus respectivos territórios.

10 - “A Revolução Francesa constitui um dos capítulos mais importantes da longa e descontínua passagem histórica do feu-dalismo ao capitalismo. Com a Revolução (científica) do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII na Inglaterra, e ainda com a Revolução Americana de 1776, a Grande Revolu-ção lança os fundamentos da História contemporânea”.

(Mota, Carlos. A Revolução Francesa. p. 65).

Entre as transformações promovidas pela Revolução na França, iniciada em 1789, é CORRETO afirmar que:

a) os privilégios feudais e o regime de servidão foram abolidos destruindo a base social que sustentava o Antigo Regime abso-lutista francês.

b) a Revolução aboliu o trabalho servil e fortaleceu o clero cató-lico instituindo uma série de medidas de caráter humanista. c) os revolucionários derrubaram o rei e proclamaram uma Re-pública fundamentada no igualitarismo radical na qual a propri-edade privada foi abolida.

d) A Revolução não alterou nada na estrutura social da França |Antiga.

e) a Revolução, mesmo em seu momento mais radical, não foi capaz de romper com as formas de propriedade e trabalho vi-gentes no antigo regime.

11 - “Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniên-cias pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a in-triga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem”.

(HUNT, Lyn Revolução Francesa e Vida Privada. p. 76).

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, rela-ciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revo-lução Francesa?

a) À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.

b) Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.

c) À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.

d) Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, os jacobinos, que desejavam justiça social e direitos políticos.

e) À aristocracia francesa que lutava a favor das camadas po-pulares.

12 - “A primeira Constituição brasileira acabou sendo outorgada por D. Pedro I em 1824. Elaborada por um grupo de confiança do imperador, ela representava a consagração da centralização política, principalmente pela introdução do quarto poder, o

Mo-derador”.

(REZENDE, Antonio Paulo. Rumos da História. p. 370)

De acordo com o texto, a opção que caracteriza correta-mente o Poder Moderador de D. Pedro I no Primeiro Reinado (1822-1831)é:

a) era o poder dos grandes fazendeiros nas províncias mais distantes do Rio de Janeiro.

b) semelhante ao poder autoritário, pois tinham autonomia de intervir e supervisionar os demais poderes do governo.

c) o órgão que garantia ordem aos poderes provinciais e locais para evitar revoltas.

d) era o órgão que promovia a conciliação entre as elites. e) trata-se do poder militar que D. Pedro I adquiriu ao se auto-proclamar Imperador e General.

13 - “Em 27 de novembro de 1807, cerca de 70 navios deixa-vam Lisboa com milhares de nobres, soldados e toda a família real, incluindo a rainha, D. Maria, a louca, e o príncipe regente D. João, que assumira a regência em 1792 devido à doença da mãe. Não se tratava de uma imensa excursão em direção às então consideradas exóticas terras tropicais. A sede da monar-quia portuguesa estava de mudança para o Rio de Janeiro (...)”.

(CAMPOS, Flávio de; CLARO, Regina. A Escrita da História 2. p. 149)

O motivo que levou a Família Real Portuguesa a fugir para o Brasil em 1807 foi:

a) a invasão territorial promovida pela organização militar da Santa Aliança.

b) a contra-revolução francesa liderada por Luiz XVIII através do Congresso de Viena.

c) o Bloqueio Continental de Napoleão Bonaparte que impedia o comércio na Europa.

d) as restrições do Tratado de Navegação e Comércio de 1810 que garantia privilégios as franceses no Brasil.

e) a tentativa de garantir o poder colonial português após as in-vasões francesas nos portos brasileiros em 1808.

14 - A principal consequência da ação de D. João VI ao de-cretar a Abertura do Portos, em 1808, foi:

a) a proibição de criar indústrias no Brasil para que não hou-vesse concorrência com os produtos europeus.

b) a revolução do Porto que defendia o liberalismo como meca-nismo de regulação da economia colonial.

c) a Revolução de 1817 em Pernambuco contra os abusos fis-cais da Coroa.

d) a ruptura do pacto colonial com Portugal mediante os privilé-gios econômicos conquistados pelos ingleses.

e) Eleva a colônia à condição de Reino Unido a Portugal e Al-garves.

15 - “De acordo com documentos de época, pouco antes de embarcar, D. João VI teria dito ao filho: “Pedro, se o Brasil se separar de Portugal, antes seja para ti, que hás de me respei-tar, do que para alguns desses aventureiros”.

(ESTHER, Joelza. História 8º Ano. p. 119)

A Revolução do Porto, ocorrida em 1820, provocou a rea-ção dos colonos brasileiros, principalmente, porque:

a) temiam o controle dos revolucionários liberais portugueses sobre as colônias e o Império Lusitano.

b) queriam estabelecer o fim da escravidão nas colônias portu-guesas.

c) lutavam contra as forças militares da Santa Aliança e temiam as ideias de separatismo.

d) a elite brasileira queria manter-se ligada à Coroa portuguesa através da manutenção dos pactos coloniais.

e) a elite brasileira defendia o fim da presença inglesa nos por-tos brasileiros para poder desenvolver a industrialização. 16 - A Tarifa Alves Branco tratou-se de:

a) promover a abertura dos portos para os ingleses.

b) pôr fim aos privilégios dos ingleses com o Tratado de comér-cio e Navegação.

c) decretar o aumento de impostos sobre a mineração e do ca-fé.

d) ampliar a mão de obra escrava no Brasil.

e)de limitar a entrada de estrangeiros através de altos impostos sobre a terra.

(3)

RECUPERAÇÃO FINAL 2018

3

17 - A Revolução Praieira foi uma revolta ocorrida no período: a) colonial

b) Regencial c) II Reinado

d) Guerra do Paraguai e) I Reinado

18 – O Ministério da Conciliação foi criado para: a) Evitar as guerras entre os países da América Latina.

b)Unir as elites em torno da economia do café e na moderniza-ção ferroviária.

c)Obter uma aceitação da população brasileira sobre a 1ª Constituição do país.

d)Promover a “paz” entre os países membros da Tríplice Alian-ça.

e) promover o revezamento do poder entre os políticos liberais e conservadores do Império.

19 – A grande produção de café no século XIX possibilitou a chamada modernização do Império do Brasil. Assim, grande parte do capital do café destinou-se para os investimentos em: a) ferrovias e incentivo à imigração de mão de obra livre euro-peia.

b) construção de rodovias e grandes viadutos para escoar a produção do café e açúcar.

c) o patrocínio da “Guerra do Paraguai” que drenou os recursos do Império.

d) a expansão das fronteiras agrícolas em São Paulo e o des-matamento da Mata Atlântica.

e) expansão da mineração na Amazônia.

20 – A imigração no Brasil, a partir da expansão do café no sé-culo XIX, ocorreu devido:

a) à necessidade de especialistas em agronomia e técnicas de plantio do café.

b) ao incentivo do Império Brasileiro em modernizar o sistema produtivo do país.

c) aos custos mais baratos que a mão de obra europeia trazia em relação à escravidão.

d) às políticas de branqueamento da sociedade brasileira. e) à substituição da mão de obra escrava nas lavouras de café de São Paulo.

(4)

RECUPERAÇÃO FINAL 2018

4

Discursivas:

21 - Dê a correta explicação sobre a ideia de Direitos Naturais desenvolvida pelo iluminista John Locke.

22 - Explique o que é uma enciclopédia e a principal razão de sua criação.

23 – As Treze Colônias, no século XVIII,tinham características distintas. Durante as aulas classificamos e definimos como elas e-ram. Assim dê o que se pede abaixo:

a) Cite três características das Colônias do Norte e do Centro:

• ___________________________________________________________________________________

_________________________________________________________

• ___________________________________________________________________________________

_________________________________________________________

• ___________________________________________________________________________________

_________________________________________________________

b) Cite três características das Colônias do Sul:

• ___________________________________________________________________________________

_________________________________________________________

• ___________________________________________________________________________________

_________________________________________________________

• ___________________________________________________________________________________

_________________________________________________________

24 - “(...) em 1765, o Parlamento britânico aprovou a Lei do Selo, que taxava todos os documentos comerciais, jornais, revistas, li-vros, anúncios e até cartas de baralho que circulassem nas colônias. Os colonos reagiram e decidiram não comprar mais nada da metrópole. O governo inglês suspendeu a Lei do Selo, mas, em 1767, criou novos impostos sobre papel, vidro, tintas e chumbo”.

(ESTHER, Joelza. História: 8º Ano. p. 28)

As ideias iluministas influenciaram diretamente os colonos durante o processo de Independência das Treze Colônias. Quais princípios iluministas foram defendidos pelos colonos para justificarem a separação entre a metrópole e a colônia.

25 - Explique o que foi o Bloqueio Continental promovido por Napoleão Bonaparte.

(5)

RECUPERAÇÃO FINAL 2018

5

27 - Explique por que D. João VI promoveu, em 1808, a Abertura dos Portos.

28 - Explique por que ocorreu o Golpe da Maioridade.

29 - Cite o nome, o ano e o local de ocorrência das cinco Revoltas Regenciais do Brasil:

• ___________________________________________________________________________________

_________________________________________________________

• ___________________________________________________________________________________

_________________________________________________________

• ___________________________________________________________________________________

_________________________________________________________

• ___________________________________________________________________________________

_________________________________________________________

• ___________________________________________________________________________________

_________________________________________________________

30 - Explique por que foram criadas as seguintes leis durante o II Reinado: a)Bill Aberdeen (1845):

b)Lei Eusébio de Queirós (1850):

c)Lei do Ventre Livre (1871):

d)Lei dos Sexagenários (1885):

Referências

Documentos relacionados

32 para escutar e aprender sobre a palavra, pois isso para eles significa aprender sobre eles e, mais importante (do ponto de vista deles), aprender sobre Deus.

to epithelial cells of the bovine gingiva, known to be asso- ciated with the progressive lesions of CI, was significantly increased by the addition of strep- tomycin, actinomycin

Seja Δ ABC um triˆangulo qualquer. Sobre os lados AB e AC construa, respectivamente, triˆ angulos equil´ ateros Δ P AB e ΔRCA “para fora” do triˆangulo ΔABC. Sobre o lado

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

Segundo a pediatra Talita Rizzini, que também é coor- denadora do pronto-socorro infantil e unidade de inter- nação do Grupo Leforte, em São Paulo, 2020 ficará mar- cado como o

5.1 deste Edital tenham sido preenchidos de forma correta e a documentação obrigatória esteja completa e dentro do prazo de inscrição. Não será permitida a

Após a receção das propostas apresentadas pelos concorrentes acima indicados, o Júri decidiu não admitir a concurso as Propostas do concorrente “Oficina da Inovação, S.A” por

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer