• Nenhum resultado encontrado

LANÇADA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LANÇADA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

LANÇADA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA

FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA

Foi lançada, na ultima quarta-feira (5), a Frente Parlamentar em Defesa da Fiscalização Agropecuária.O Presidente da Frente será o Deputado Federal Lourival Mendes (PTdoB-MA). A Frente Parlamentar teve a anuência de 259 parlamentares, que assinaram o requerimento 7563/2013. A solenidade de instalação foi realizada no Plenário 15, Anexo II da Câmara dos Deputados e contou com a presença de representantes de 20 estados da federação.A frente será um dos pólos que viabilizará a valorização e reconhecimento das atividades dos Fiscais Agropecuários no Congresso Nacional.

Segundo a UNAFA, entre os objetivos da frente, além do fortalecimento e valorização dos fiscais agropecuários, estão o respeito à agropecuária sustentável e produção familiar e artesanal, garantindo a qualidade e segurança da produção animal e vegetal; a geração de renda para sustento do homem no campo, e o incremento direto e indireto da arrecadação tributária com repercussão positiva na balança comercial brasileira.

Os Deputados buscarão promover o fortalecimento da carreira, a defesa de seus interesses e sua consolidação junto aos Governos Federal, Estadual e Municipal, a sociedade brasileira e a comunidade internacional. A ANFFA Sindical e a UNAFA, ao tomarem conhecimento da proposta do parlamentar, acompanharam e auxiliaram os trabalhos da assessoria.

“Acreditamos no sucesso da Frente, pois há uma integração muito forte entre todas as entidades representativas dos servidores que executam a fiscalização agropecuária no Brasil”, declarou Francisco Saraiva ,Presidente da UNAFA.

(2)
(3)

ACESSE O VIDEO DO LANÇAMENTO DA FRENTE

PARLAMENTAR NO SITE DO SINFA

Ou pelo YOU TUBE no endereço:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rugC4MFhu5o

E ACOMPANHE ENTREVISTA DO PRESIDENTE DO SINFA

Francisco Saraiva, no Programa de Rádio do SINPROESEMMA.

Programa Educação é Notícia

Programa Educação é Notícia

Ao vivo nesta TERÇA-FEIRA das 21h às 22h, Rádio Educadora AM 560KHz.

Participe pelos telefones (98) 3878-5700 / 3878-5707 / 3214-3605 ou pelo e-mail: comunicacao@sinproesemma.org.br

(4)

LANÇAMENTO DA IV CONFERÊNCIA

NACIONAL EM BRASÍLIA

por: Ascom/Adepará: Christina Hayne

Lançamento da IV Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (IV CNDA) reuniu autoridades e representantes do setor produtivo, em Brasília, no auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na manhã desta quarta-feira, 5. O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária (Adepará), Mário Moreira, convidou a todos os representantes do setor produtivo a participar do evento que acontecerá em Belém, no período que antecede ao Círio de Nazaré, de 1º a 4 de outubro, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia. Mário Moreira ressaltou que a Conferência reunirá temas de importância sobre os caminhos e avanços acerca da defesa agropecuária nos estados brasileiros, na Amazônia e áreas de fronteira.

Entre os presentes compuseram à mesa, o secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques; o diretor geral da Adepará, Mário Moreira, o presidente da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária, Evaldo Vilela; o representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Décio Coutinho e o presidente da União Nacional dos Fiscais Agropecuários, Francisco Saraiva.

O evento que prevê um investimento na ordem de 1 milhão de reais, integra, na realização, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o Governo do Estado do Pará, por meio da Adepará,; a Federação de Agricultura de Agricultura do Estado do Pará (Faepa) e a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA).

A última versão da Conferência aconteceu no estado da Bahia, em 2012 e na ocasião reuniu cerca de 1300 pessoas. A expectativa é que este ano a Conferência que apresenta o tema central “Defesa Agropecuária e Sustentabilidade” reúna mais de 2 mil pessoas na capital paraense entre profissionais, universitários, produtores, pecuaristas e demais entes do setor produtivo.

A programação de lançamento em Brasília seguiu o roteiro de pronunciamentos dos realizadores da IV CNDA; apresentação da organização da IV CNDA em Belém e um breve relato sobre os resultados da III Conferência que aconteceu na Bahia, que segundo José Neder representante da Agência de Defesa da Bahia (ADAB) o evento na ocasião cumpriu o seu papel.

(5)

Autoridades compõem a mesa no Lançamento IV CNDA

Segundo José Neder o sistema de defesa no Brasil está capacitado a detectar problemas e a solucioná-los também. Ressaltou que conferências desta envergadura chamam atenção de quem integra a defesa agropecuária e da sociedade em geral e avanços no setor sempre acontecem de forma mais ágil e eficiente após os momentos de debates e de troca de informações. “Precisamos avançar agora na IV Conferência Nacional sobre as respostas para a seguinte pergunta: qual a contribuição da defesa agropecuária na segurança nacional?”, frisou o representante da ADAB.

Logo depois, Heloísa Helena, coordenadora da IV CNDA pela Adepará, fez a apresentação dos temas, da identificação visual e da logística que está sendo montada para receber os visitantes em Belém. Ela lembrou que as inscrições para garantir a participação já estão iniciadas e abertas. Para Heloísa, o sucesso desta realização depende do envolvimento e da divulgação de todos em torno da Conferência.

O tema central “Defesa Agropecuária e Sustentabilidade” visa fortalecer o comprometimento de que toda a cadeia de produção agropecuária deve assumir e ter como meta a conciliação do desenvolvimento econômico e a sustentabilidade. Uma comissão formou-se e definiu a programação que traz como eixos temáticos a “Defesa agropecuária e sustentabilidade”; “Políticas públicas para o fortalecimento da defesa agropecuária”; “Defesa sanitária em cadeias de produção animal”; “Defesa sanitária em cadeias de produção vegetal” e “Pesquisa, tecnologia e inovação: o suporte da defesa agropecuária”.

Para a palestra de abertura está confirmada a presença da senadora Kátia Abreu, que está como presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), à IV Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária. Em sua palestra ela abordará a importância estratégica que a defesa agropecuária tem para a manutenção dos mercados internacionais para os produtos agropecuários brasileiros e desafios a serem superados para que o Brasil continue ocupando uma posição de destaque no cenário agrícola e pecuário mundial.

(6)

Décio Coutinho, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil disse que está encaminhando a organização de representantes de todas as federações de Agricultura dos estados brasileiros a fim de que possam participar da discussão dos temas abordados. “Considero um momento muito importante. O tema principal, que é sustentabilidade vem atender ao momento atual que estamos vivenciando no Brasil”, declarou.

“Esse evento, com muita propriedade passa a acontecer na região Norte brasileira e em um estado que se apresenta na vanguarda desse processo na região em questão e ainda, considerando a estrutura de defesa que possui hoje o Estado do Pará, por meio da Adepará. Com certeza o evento será um sucesso”, finalizou Décio Coutinho.

Francisco Saraiva da União Nacional dos Fiscais agropecuários (Unafa) parabenizou a iniciativa e a organização em especial pela escolha do tema defesa, agropecuária e sustentabilidade. Saraiva ressaltou que há um viés que é a questão profissional, em especial quanto a defesa dos interesses e o fortalecimento da missão desses profissionais na defesa agropecuária. Ambas são bandeiras de luta que integram a questão da valorização profissional e aí está, segundo ele, um ponto forte em relação ao tema proposto. “Hoje nós temos o cargo de fiscal agropecuário em 20 estados da federação, para termos uma defesa forte precisamos ter profissionais qualificados”, declarou o presidente da Unafa.

Francisco Saraiva, destaca avanços da UNAFA no lançamento da IV Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária no MAPA

Sobre a escolha do tema central da IV Conferência Nacional, Mário Moreira enfatizou que “atualmente o Pará é um Estado que está em franco desenvolvimento, principalmente quanto a abertura de fronteiras e pra isso está em andamento o programa que cria os Municípios Verdes, hoje os municípios sabem com a vocação que possuem”. Ele explicou que existe uma série de vantagens aos municípios que são declarados municípios Verdes. E que o tema da IV CNDA é extremamente apropriado com o que está sendo proposto pelos programas de Estado.

O diretor da Adepará lembrou a vocação do Estado para a agropecuária. “Hoje o PA tem o 4º maior rebanho de boi de corte e é o maior exportador de boi em pé. É o maior produtor de dendê, pimenta do reino e grande produtor de mandioca. A fronteira agrícola que se apresenta com a produção de grãos está em ascensão produtiva, principalmente na região sul do Pará. Por conta de todo esse talento

(7)

quanto à produção agropecuária, é fundamental trabalhar avanços na defesa e compromisso cada vez maiores relacionados a sustentabilidade”, ressaltou Moreira.

Falou ainda dos extremos que fazem com que o Pará seja um estado que apresente grande potencial para o setor agropecuário e exemplificou citando empresas que apresentam um registro de 350 mil animais, como a Agropecuária Santa Barbára e outra com R$ 250 mil animais. De outro lado, os milhares de pequenos agricultores e um Estado com o maior número de assentamentos do Brasil, cerca de 1500. “Diante desse cenário que integra a pequena agricultura e as médias e grandes propriedades, temos que lutar muito para fazer uma defesa eficiente no Pará”, disse o diretor da Adepará.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ênio Marques, agradeceu pela iniciativa do lançamento do evento em Brasília. Para o secretário de Defesa Agropecuária essa conferência além de propor ações deve funcionar como um indicador de providências e um o lugar das boas notícias.

Ênio fez uma breve retrospectiva sobre os avanços da defesa agropecuária no Brasil. Segundo ele, em curto espaço conseguiu-se colocar esse tema na agenda política do país. O Brasil foi o primeiro país que teve uma visão sistêmica integrando saúde animal, vegetal, inspeção e vigilância em um único modelo que ultrapassou fronteiras e influenciou países como Chile, Argentina, Colômbia, Paraguai Uruguai, Canadá e outros da União Européia.

“Foi uma evolução desse processo. Foram grandes desafios vencidos. Hoje o Brasil é o maior colaborador quanto à saúde alimentar no mundo. Temos um segmento privado forte, surgiu a SBDA, que prima pelo alinhamento da pesquisa e dos profissionais, então, estamos convencidos que quem faz defesa agropecuária são os agentes econômicos e os profissionais da defesa agropecuária. A parte pública tem como missão a regulação e o controle. Todo esse esforço colocou o Brasil com capacidade de interferir nas regras internacionais. Hoje temos 4,8 mil escritórios locais, quase um por município. Existem desafios, mas as notícias positivas oferecem grandes sustentações e são essas notícias, novidades e iniciativas que precisam ser apresentadas e debatidas na IV Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária em Belém”, declarou Ênio Marques.

(8)

UNAFA CONVIDA SINTAP PARA ASSEMBLEIA EM BSB E O CITA

COMO REFERÊNCIA NACIONAL NO EVENTO

Por: Alexandra Araújo/Sintap-MT

No evento que lança a Frente Parlamentar e discute valorização profissional e estrutura ao segmento, o gestor da UNAFA mencionou o Sintap em público como referencial para as demais entidades de todo o país, pela estrutura e organização e comunicação.

O Sintap-MT está em alta no conceito da União Nacional de Fiscais Agropecuários já que é referência para todas as entidades representadas pela Unafa, conforme assertiva de seu presidente Francisco Saraiva. E atribui-se também a este raciocínio a respeito do

sindicato mato-grossense o convite à presidente Diany Dias para participar da Assembleia Geral da Unafa em Brasília e que está acontecendo nesta quarta-feira (5), na qual a

mesma foi acompanhada de alguns membros da diretoria sindical. Conforme o gestor da UNAFA, Francisco Saraiva, o objetivo do encontro, com a presença de 24 estados

participantes, é alinhar todos os sindicatos e associações do país, englobando os ideais de cada entidade, com o intuito de fazer parte do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Fiscalização Agropecuária no Brasil. No dia seguinte os sindicalistas visitarão gabinetes para pedir apoio ao legislativo.

(9)

Além da presidente do Sintap, estão participando do evento o diretor de assuntos jurídicos e segurança do trabalho, Filogênio da Rocha Neto; diretor de mobilização

sindical, Antônio Ribeiro da Fonseca; delegado do município de Sinop-MT, Marcelo Pioli e a delegada sucursal de Cuiabá, Oscarlina e Jesus. O Evento envolve palestras e o

lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Fiscalização Agropecuária no Brasil, já que os participantes irão ao Congresso Nacional fazer parte da mesa de discussão para conduzir o processo da melhor forma em defesa da fiscalização agropecuária, com as demandas as quais se pretende torná-las leis.

“A Diany atua no Mato Grosso e é a primeira vez que participa de eventos com a gente, mas o Sintap que ela preside tem sido referência para todas as entidades que a UNAFA representa no Brasil, por ser a mais estruturada e organizada de todo o país na área de fiscalização agropecuária, inclusive no diferencial de possuir assessoria de comunicação, uma vez que das 20 entidades somente o Sintap e o sindicato do Maranhão que eu presido têm jornalista, até porque a luta hoje se trava mais no campo da informação; e tudo isto estimula os outros estados.” Este é o conceito do gestor da Unafa, Francisco Saraiva, sobre a atuação da diretoria do Sintap-MT, segundo ele, reforçada em público no referido evento.

Francisco Saraiva diz que é extremamente importante unir os 24 estados, num só

alinhamento para lutar juntos, já que a defesa agropecuária não é isolada, mas inclui toda a carreira, ou seja, os técnicos, auxiliares, enfim, todo o sistema de defesa. Ele

acrescentou que o PIB (Produto Interno Bruto) é composto em grande parte pelo setor agropecuário, logo, tratar deste tema é enfocar a defesa animal e vegetal, que culmina no trabalho do fiscal deste segmento. “Para haver importação é preciso ter a validação, que é feita pelo fiscal agropecuário, por isso estamos discutindo o sistema, inclusive o SUASA, pois este está para o setor agropecuário assim como o SUS está para a saúde”, observou.

(10)

Valorização Profissional – O gestor da Unafa enfatizou algumas temáticas a serem

tratadas no evento e citou a discrepância salarial existente entre os estados. “Nessa discussão entra a questão salarial, pois quando se compara a esfera estadual e federal há essa diferença exorbitante, e por trabalhamos no sistema nacional de defesa agropecuária deve haver equilíbrio neste sentido, já que a realidade atual é de estados em que o

profissional recebe R$ 1.200,00 e em outros chega a R$ 7.000,00”, detalhou.

De acordo com Saraiva, devido à essa desvalorização profissional surge outra questão que vem preocupando o segmento, uma vez que muitos colegas de profissão estão

deixando de fazer a fiscalização agropecuária porque a área não se mostra atrativa. “Tem profissional com mais de cinco anos de atuação que vai para outro órgão fazer serviço administrativo, muda de área, já que hoje qualquer servidor neste segmento ganha mais que um fiscal”, comparou.

Estrutura - Além da vertente salarial, mais um enfoque do evento é a revitalização do

sistema de defesa agropecuária nacional que segundo Saraiva está estagnado, pois hoje os estados sobrevivem com recurso do Ministério da Agricultura. “Se o MAPA não injetar dinheiro tudo pára; então é necessário aporte maior do governo federal para um serviço à altura que o país merece, porque qualquer doença que ocorra no Brasil repercute no mundo todo, pois trabalhamos com segurança alimentar. Portanto, proporcionar infra-estrutura ao segmento é fundamental, pela importância de nosso trabalho que tem repercussão no dia a dia, ou seja, cada colher de arroz que chega à boca do cidadão tem a atuação desses profissionais. Enfim, o sistema funcionando bem o nosso trabalho

(11)

FISCAIS AGROPECUÁRIOS DERAM AS COSTAS A ROSALBA

Fotos: Marcelo Abdon

Os fiscais da Defesa Agropecuária do Rio Grande do Norte protestaram durante a visita que o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, fez na tarde de ontem no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes. Os servidores, com faixas e cartazes, cobraram do governo do

Estado as diárias atrasadas do ano de 2012, o Plano de Cargos e Salários, além de aumento salarial e condições mínimas para desenvolverem suas funções.

Quando a governadora Rosalba Ciarlini foi saudar o ministro, em ato de protesto, os servidores viraram as costas para a governadora, o que causou um certo constrangimento. Segundo os líderes do movimento, os fiscais do RN recebem o mais baixo salário da

(12)

ASSÉDIO MORAL NO SERVIÇO PÚBLICO

ALVO FÁCIL

Funcionário com estabilidade é principal vítima

Um dos principais alvos de assédio moral são os profissionais com algum tipo de estabilidade, como diretores de sindicato ou servidores públicos.

Para eles, o terror é mais prolongado devido à dificuldade de demiti-los. Nesse caso, a estratégia usada pela chefia é tentar vencê-los pelo cansaço.

A servidora pública municipal Mariza Valentim Batista, 45, de Iracemápolis (163 km a noroeste de São Paulo), sentiu na pele o peso da estabilidade.

Quando voltou de férias, foi transferida de sua sala de trabalho para um depósito a mando do então prefeito da cidade. Não havia telefone (os cabos foram arrancados à força) nem sequer caneta. Ficou dois anos sem ter o que fazer.

"Fui exposta ao ridículo. Ele queria me isolar e me fazer pedir demissão", relembra. Para Batista, tratava-se de rivalidade política. Ela era simpatizante do partido de oposição. Nos primeiros meses, entrou em depressão e procurou um psiquiatra. Com o tempo, porém, resolveu adotar outra estratégia: ignorar seu algoz. "Se ficasse deprimida, entraria no jogo dele." Dedicou-se ao trabalho voluntário e a seu diário.

(13)

Agora, ela está movendo uma ação por danos morais contra o ex-prefeito. E, com a nova administração da cidade, voltou a exercer suas funções. "Entre a pressão para entregar os pontos e a minha cidadania, fiquei com a segunda opção."

Segundo pesquisa realizada pela revista francesa "Rebondir", especializada em questões de emprego, são as instituições públicas as que apresentam o maior índice de suicídios

ligados ao assédio, muito embora a proporção de casos seja quase a mesma para organizações públicas (29%) e privadas (30%).

Dos 471 entrevistados para a pesquisa, divulgada em junho do ano passado, 33% disseram já ter sofrido assédio. E o problema atingiu indiscriminadamente todos os escalões:

(14)

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA UNAFA

Estão reunidos em Assembleia Geral Extraordinária em Brasília 34 pessoas,

representantes de 19 estados, com o objetivo de analisar e discutir a pauta de demandas que será protocolada hoje no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da

Fiscalização Agropecuária.

Com a anuência de 259 parlamentares, que assinaram o requerimento 7563/2013, a frente será um dos polos que viabilizará a valorização e reconhecimento das atividades dos Fiscais Agropecuários no Congresso Nacional. Segundo a UNAFA, entre os objetivos da frente, além do fortalecimento e valorização dos fiscais agropecuários, estão o

respeito à agropecuária sustentável e produção familiar e artesanal, garantindo a

qualidade e segurança da produção animal e vegetal; a geração de renda para sustento do homem no campo, e o incremento direto e indireto da arrecadação tributária com

repercussão positiva na balança comercial brasileira.

Iniciativa do Deputado Federal Lourival Mendes (PT do B-MA), a Frente Parlamentar Defesa da Fiscalização Agropecuária no Brasil, será lançada hoje, dia 05 de junho, às 17h, no Plenário 15, Anexo II, Câmara dos Deputados, Brasília-DF. Os Deputados buscarão

(15)

promover o fortalecimento da carreira, a defesa de seus interesses e sua consolidação junto aos Governos Federal, Estadual e Municipal, a sociedade brasileira e a comunidade internacional. A ANFFA Sindical e a UNAFA, ao tomarem conhecimento da proposta do parlamentar, acompanharam e auxiliaram os trabalhos da assessoria. “Acreditamos no sucesso da Frente, pois há uma integração muito forte entre todas as entidades

representativas dos servidores que executam a fiscalização agropecuária no Brasil”. Francisco Saraiva – Presidente da UNAFA.

---

MOÇÃO DE APOIO

A UNAFA (União Nacional dos Fiscais Agropecuários) é uma entidade de âmbito nacional que congrega Associações e Sindicatos de Fiscais Agropecuários. Os Fiscais Agropecuários são diretamente responsáveis pela sanidade dos animais e vegetais, seus produtos e subprodutos. Portanto, também responsáveis pela saúde humana, zelando pelo patrimônio agroambiental e buscando garantir para os mercados importadores e na mesa dos consumidores brasileiros, produtos agropecuários com qualidade e sanidade, livres de resíduos de drogas veterinárias e agrotóxicos, e livres de doenças como a tuberculose, a brucelose e a febre aftosa, dentre outras.

Os trabalhos da UNAFA visam a consolidação da carreira dos Fiscais Agropecuários do Brasil, além de pugnar pela existência de uma Defesa Agropecuária Brasileira concreta e homogênea nos diferentes Estados da Federação, preservando-se a especificidade de atuação, a peculiaridade e a complexidade da atividade de seu corpo funcional. Sua missão maior é unir os Fiscais Agropecuários do país, acreditando na necessidade de maiores conquistas e proteção dos direitos e garantias desses importantes servidores para o Brasil, visto que a Fiscalização Agropecuária é uma atividade exclusiva do Estado.

A criação do Cargo de Fiscal Estadual Agropecuário é fundamental para o Estado efetuar os controles oficiais e adotar as medidas previstas no SUASA – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. O respaldo legal pertinente à fiscalização e à inspeção dá a legitimidade necessária aos atos administrativos exarados pelos servidores do Estado que exercem os serviços de Fiscalização Agropecuária.

(16)

É importante ressaltar ainda que a carreira de Fiscalização Agropecuária é reconhecida juridicamente como “carreira típica de estado e possui poder de polícia administrativa no estrito cumprimento de seu dever legal”. Portanto, as atividades dos Fiscais

Agropecuários Estaduais não podem ser delegadas ou exercidas pela iniciativa privada. A UNAFA reafirma a busca e proteção de um Sistema de Defesa Agropecuária concreto e justo, que se apresente sempre confiável aos mercados internacionais, sendo mais igualitária entre os Estados da Federação, além de preponderantemente oferecer segurança alimentar aos cidadãos brasileiros.

Posto isto, a UNAFA, o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários – ANFFA Sindical e as entidades representativas dos Fiscais Agropecuários Estaduais abaixo

assinadas contam com o apoio de Vossa Excelência para a criação do cargo de Fiscal Agropecuário Estadual.

(17)

GOVERNO ANUNCIA MAIS DE R$ 39 BI

PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

Foto: Albino Oliveira/MDA

Com este Plano Safra reafirmamos o compromisso do governo federal com a agricultura familiar e damos mais um passo para aumentar, significativamente, a produção de

alimentos de qualidade para o nosso povo”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff durante o lançamento do Plano Safra 2013/2014, realizado nesta quinta-feira (6), em Brasília (DF). A partir da próxima safra, a agricultura familiar vai contar com recursos de R$ 39 bilhões destinados ao conjunto de medidas do governo federal para o setor. O Plano Safra

2013/2014, aprimora a política para o campo e promove o desenvolvimento. O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), principal fonte de crédito de custeio e investimento dos produtores, recebeu o maior volume de recursos: R$ 21 bilhões.

“Do início do Plano Safra, em 2003, para cá, houve um aumento de 400% nos recursos ofertados. Agora estamos disponibilizando R$ 21 bilhões e, se os agricultores

contratarem todo esse valor, serão liberados mais recursos para que eles produzam ainda mais”, ressaltou o ministro Pepe Vargas durante o seu discurso

Além do aumento, na safra 2013/2014, o programa de crédito ganhou mais uma linha: o Pronaf Inovação. Os produtores poderão financiar o cultivo protegido de

(18)

hortifrutigranjeiros, automação para avicultura e suinocultura, atualização tecnológica para bovinocultura de leite, com juros de 2% ao ano e prazo de até 15 anos para pagar. O Plano Safra para a agricultura familiar comemora, em 2013, dez anos. Nesse período, o setor avançou 52%, permitindo que mais de 3,7 milhões de pessoas ascendesse para a classe média. O ministro Pepe Vargas atribui esse desenvolvimento no campo ao

aperfeiçoamento desse conjunto de medidas para a agricultura familiar. “O Plano Safra foi progressivamente incorporando um conjunto de outras políticas importantes para o desenvolvimento do meio rural brasileiro, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o PAC Equipamentos. Essas ações mudaram, de fato, a face do campo brasileiro”, afirma Vargas.

Paralelamente ao lançamento, a presidenta Dilma Rousseff assinou o Projeto de Lei que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) que será enviado ao Congresso Nacional. A parceria da agência com a Embrapa vai ampliar o número de famílias produtoras atendidas e qualificar a assistência técnica. “O foco da Anater é aumentar o número de agricultores familiares assistidos pela Ater e aumentar a renda dos nossos produtores”, observou Pepe Vargas.

Participaram do evento os ministros da Agricultura, Antônio Andrade, e da Casa Civil, Gleisie Hoffmann; o presidente do Incra, Carlos Guedes, o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, deputados, senadores, agricultores familiares e representantes dos movimentos sociais.

Novidades do Pronaf

No Plano Safra 2013/2014, o Pronaf inova mais uma vez e chega aos agricultores com condições ainda melhores. A primeira mudança é na ampliação do limite para o

enquadramento no programa. As famílias com renda de até R$ 360 mil no último ano poderão contratar o crédito e, assim, investir na produção.

Para o custeio, os limites de financiamento passaram de R$ 80 mil para R$ 100 mil (25% de aumento), com taxas de juros menor que a praticada na safra passada: 3,5%. Vale lembrar que o Plano Safra 2012/2013 negativou os juros, ou seja, todas as taxas estavam abaixo da inflação (4%).

Para a linha de investimento, o limite também mudou. A partir de julho deste ano, os agricultores poderão contratar até R$ 150 mil por operação. Para as atividades que necessitam de maior mobilização de recursos, como a suinocultura, a avicultura e a

(19)

fruticultura, o valor para o investimento mais que duplica: passa a ser de R$ 300 mil. Para os investimentos feitos em grupo, o valor chega a R$ 750 mil.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também tem inovações. Para aproxima safra, o governo disponibilizou o total de R$ 1,2 bilhão em compras da agricultura

familiar (MDA e MDS) e ampliou o limite de aquisição anual por família, que saltou de R$ 4,5 mil para R$ 5,5 mil. Para aquelas ligadas às cooperativas, passou de R$ 4,8 mil, na última safra, para 6,5 mil, anualmente. Quando os projetos de venda forem formados por ao menos 50% dos cooperados com perfil de pobreza e quando os produtos forem exclusivamente orgânico, agroecológicos ou da sóciobiodiversidade, o limite de venda por família passa a ser de R$ 8 mil.

Na última safra, o governo federal criou a modalidade Compra Institucional, que se juntou às outras modalidades já praticadas, que são: Formação de Estoque, Compra Direta, Compra Direta com Doação Simultânea e Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite.

Pnae

Para que a escola tenha uma merenda mais saudável, o governo federal reservou R$ 1 bilhão para a compra de produtos da agricultura familiar. Por meio da aquisição de, no mínimo, 30% dos recursos destinados à alimentação, repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os municípios brasileiros estimulam a agricultura familiar a produzir cada vez mais.

Garantia de preços

Outra medida importante do governo federal para a agricultura familiar é a garantia de preços. O Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) assegura desconto no pagamento do financiamento às famílias agricultoras que acessam o Pronaf Custeio ou o Pronaf Investimento, em caso de baixa de preços no mercado. Para esta ferramenta estão disponíveis R$ 33 milhões.

Na safra 2013/2014, o Programa poderá garantir um valor maior para determinados produtos definidos pelo governo federal para assegurar maior renda e estímulo à ampliação da produção de produtos estratégicos para o abastecimento do mercado interno.

(20)

A medida estimula a produção da agricultura familiar, ampliando a oferta de alimentos com estabilidade de preços para o consumidor.

O governo federal vai ampliar ainda a proteção de preço de mais de 50 culturas entre elas o arroz longo fino em casca, o cará e o feijão.

Seguros

Além de facilitar o acesso ao crédito, o governo federal também aperfeiçoou as

ferramentas que dão segurança aos produtores rurais. Para a próxima safra o Seguro da Agricultura Familiar (Seaf) vai receber R$ 400 milhões. O mecanismo de prevenção é disponibilizado aos agricultores que contratam financiamentos de custeio e investimento agrícola do Pronaf. A adesão é automática e permite a cobertura da parcela do

financiamento.

Outra ferramenta para a garantia de renda dos agricultores familiares é o Garantia-Safra - ação voltada para a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do

Nordeste (Sudene), majoritariamente semiárida.

Para a safra 2013/ 2014 o número de cotas para o programa será ampliado para 1,2 milhão de famílias. Em caso de perdas de pelo menos 50% da produção, essas famílias poderão receber o benefício, que nesta safra recebeu o montante de mais de R$ 980 milhões.

(21)

O QUE FAZ O BALÃO SUBIR?

Era uma vez um velho homem que vendia balões numa festa.

Para atrair compradores, o homem deixou um balão vermelho soltar-se e elevar-se nos ares. Estava ali perto um menino.

Estava observando o vendedor e, é claro apreciando os balões.

Depois de ter soltado o balão vermelho, o homem soltou um azul, depois um amarelo e finalmente um branco. Todos foram subindo até sumirem de vista. Menino, de olhar atento, seguia a cada um. Ficava imaginando mil coisas…

Uma coisa o aborrecia, o homem não soltava o balão preto. Então aproximou-se do vendedor e lhe perguntou:

- Moço, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros?

O vendedor de balões sorriu compreensivamente para o menino, arrebentou a linha que prendia o balão preto e enquanto ele se elevava nos ares disse:

- Não é a cor, filho, é o que está dentro dele que o faz subir. A diferença da nossa vida não está na aparência e sim no conteúdo.

(22)
(23)

ABAIXO A LISTA DE ANIVERSARIANTES. PARABÉNS A TODOS OS COMPANHEIROS.

ADALGOBERTO SANTANA GUEDELHA 01/06

ADAIANA CLAUDIA MOURAO DE

CARVALHO 19/06

JACQUELINNE VERAS ALENCAR 25/06

JOCYNE LIMA DE CASTELO BRANCO 05/06

ABILIO ALVES DA SILVA NETO 15/06

ADRIANA PRAZERES PAIXAO 13/06

FRANCISCO SARAIVA DA SILVA JUNIOR 12/06

LUIS ROBERTO MOREIRA LIMA LEITE 21/06

ANDRE GONÇALVES FERREIRA 04/06

FAUSTO JOSE CAVALCANTE FILHO 15/06

JOAO JOSE VASQUES DE ALMEIDA 23/06

NENA DE FATIMA BASTOS CHAVES 17/06

EILEN KENNED DUARTE FEITOZA DE

SOUSA 25/06

ASSUERO BATISTA FEITOSA JUNIOR 03/06

KAMILLA FIGUEIREDO VIDIGAL 26/06

ROSE CARLA MARTINS FERREIRA 28/06

Referências

Documentos relacionados

Em função também destes fatos, cabe destacar um segundo ponto: os níveis de formação de capital na Índia, da ordem de 30% do PIB, têm superado em quase dez pontos percentuais do

Neste capítulo foi apresentado a análise dos testes realizados para a obtenção de uma tabela de quantização robusta utilizando o método de algoritmos genéticos aplicado a um

Considerando que a maioria dos métodos publicados até os dias de hoje realizam a separação de um, ou no máximo dois metais de transição, e que a aplicabilidade

Houve casos de traduções em que o tradutor fez uma boa escolha, como por exemplo a expressão idiomática “tomber dans les pommes” traduzida por “cair feito um saco de

Sendo assim, investigou-se não só a possibilidade de o PS demonstrar uma aplicação singular do fenômeno de elisão e degeminação, como também consideramos a perspectiva de que

Modelos Lineares Generalizados foram construídos utilizando as variáveis respostas riqueza de parasitos e abundância para os grupos encontrados testando as seguintes

O Gráfico M-N apresenta um conjunto de pontos (N,M) obtidos a partir destas três propriedades físicas medidas para os principais minerais na constituição das

Prestadores Prestadores Ciclo de Debates Ciclo de Debates GV Sa GV Sa ú ú de de 18.outubro.2006 18.outubro.2006 1. Aç ções SulAm ões SulAmé érica rica - - Curto/Mé