• Nenhum resultado encontrado

COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

COMPLEMENTAÇÃO DA

APRENDIZAGEM

Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase)

Unidade de Ensino: Escola Municipal Alice Canellas da Silveira

Professor(es): Rosiane, Sandra Dias, Raimunda, Ana Karolina, Alisson, Thais Drumond, Ianny, Leandro, Kelly

Aluno(a):

Turma: FASE IX Turno: NOITE

Período de Complementação: De 20/07 a 31/07/2020

Justificativa:

A Educação na Rede de Ensino Municipal de Iguaba Grande segue as orientações do Conselho Nacional de Educação – CNE, através do parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28/4/2020, homologado e publicado no DOU em 02/06/2020 pelo Ministério da Educação em 30/04/2020, que traça diretrizes para a (re)organização do calendário escolar e a aplicação de atividades não presenciais.

Dessa forma, destaca-se a importância da organização do Material de Complementação da Aprendizagem de forma adequada, a fim de atender o Parecer do CNE, garantindo a qualidade exigida pelo órgão e o cômputo das atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual em razão da Pandemia da Covid -19.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUABA GRANDE

2020

Querido Aluno! Querida Família!

O Tempo passa devagar e, quando percebemos, março, abril, maio e junho ficaram em um passado distante. Se pensarmos neste passado, lembraremos de momentos, pessoas e de como poderíamos ter mudado comportamentos, atitudes e falado outras palavras.

Com certeza, nosso baú de memórias está cheinho de lembranças positivas e saudades imensas dos nossos amigos e amigas, das brincadeiras, dos nossos parentes e das atividades carregadas de conhecimentos que os queridos professores nos ensinaram e ensinam nas escolas.

Pensando nisso, não podemos deixar de (re)viver um momento tão importante para a Educação do nosso Município: a Feira Literária de Iguaba Grande - FLIG. A “Feira Literária de Iguaba Grande” – FLIG foi

elaborada com base na Lei 1001/2011, de 11 de julho de 2011 que instituiu a Feira do Livro de Iguaba Grande no calendário escolar anual de eventos do da rede de ensino do município de Iguaba Grande. A FLIG tem por objetivo principal contemplar a realização de campanhas de estímulo à leitura, e as demais formas de cultura como a de lançamentos literários, artes plásticas, apresentações teatrais e musicais entre outras.

No ano de 2020, com as aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Iguaba Grande suspensas, a partir do dia 16/03, em virtude da pandemia do Coronavírus que assola o nosso país e o mundo, e considerando as medidas preventivas sociais, de saúde e sanitárias, a fim de conter a disseminação do vírus COVID-19, a nossa FLIG não poderá ser realizada de forma presencial.

Sendo assim, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, propõe a realização da FLIG à Distância, com o objetivo de ressignificar o estímulo do hábito da leitura, exposições e apresentações dos alunos de forma não presencial.

Convidamos nossos queridos alunos e famílias a participarem conosco desse momento tão emblemático para todos nós.

Desejamos que todos estejam bem e com saúde, cumprindo todas as medidas preventivas de o autocuidado.

Assim, logo, logo estaremos de volta à nossa Escola. Receba o nosso carinho e até breve!!!

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

(2)

Feira Literária de Iguaba Grande - FLIG

(FLIG A DISTÂNCIA)

“Um Brasil de muitas faces...”

Professor(es): ROSIANE ARAUJO SILVA Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07/2020 a 31/07/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

FASE IX NOITE LP I (Gramática) 8 TEMPOS

PROPOSTA DE TRABALHO: LITERATURA DE CORDEL

“Um Brasil de muitas faces...”

A Literatura de Cordel é a poesia popular impressa, criada e consumida predominantemente no Nordeste brasileiro. Essa poesia faz parte de um folheto, vendido em feiras e mercados, ficando pendurado em cordas/varais, à disposição dos leitores.

Vamos conhecer um pouco sobre essa arte popular lendo o texto abaixo:

Assista ao vídeo sobre Literatura de Cordel. Se preferir, acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=bQt1dxETW-8&feature=youtu.be

(3)

PARTE I – CONHECENDO A OBRA “AUTO DA COMPADECIDA” Como, para a “FLIG a distância”, será trabalhada a obra-prima “Auto da Compadecida”, do escritor brasileiro Ariano Suassuna, precisamos conhecê-la.

1. Leia o livro “Auto da Compadecida”, do escritor Ariano Suassuna.

Se preferir, acesse o link:

https://www.downloadgratuito.co/livro/o-livro-auto-da-compadecida-pdf

2. Não sendo possível ler o livro, assista ao filme “Auto da Compadecida”, baseado na obra do escritor Ariano Suassuna, e preste atenção à narrativa.

Se preferir, acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=8jr-UGZ4eo0

3. Analise os cenários em que se passa a narrativa e o tipo de fala utilizado pelos personagens.

4. Após assistir ao filme, faça um resumo sobre os pontos que mais chamaram sua atenção.

PARTE II – PRODUZINDO UM CORDEL

1. Pesquise sobre a região nordeste, sobre a seca e os aspectos de sua paisagem.

2. Produza um texto literário que se enquadre nas características cordelistas (com rimas e que retrate as características do nordeste do país), considerando o resumo feito sobre o livro/filme “Auto da compadecida” e os aspectos da paisagem da região nordeste, pesquisados por você.

3. Utilize a técnica da leitura em voz alta e vá ajustando o seu cordel, de acordo com o desenvolvimento do seu texto. Realize as alterações necessárias.

4. Teste seu texto: leia-o em voz alta e confira a sonoridade e a musicalidade dos versos.

PARTE III – CONHECENDO E PRODUZINDO UMA XILOGRAVURA A xilogravura é o nome que se dá ao processo de gravação em relevo de madeira. Cava-se na madeira o desenho, espalha-se tinta no relevo com rolinho de borracha e posiciona-se a prancha sobre o papel.

(4)

1. Escolha uma imagem que represente a ideia central do cordel criado por você.

2. Em uma bandeja de isopor (essas em que vêm alimentos), recorte as bordas e, na parte plana, faça o desenho.

3. Use lápis ou caneta e force bem a parte plana do isopor para a imagem (desenho) ficar em relevo.

4. Pegue uma folha de A4, dobre ao meio e faça como se fosse um livro. 5. Após revisão do seu cordel, escreva-o no interior da folha de papel A4, em forma de livro, deixando a parte externa da folha em branco, para depois fazer a capa com sua xilogravura. Capriche na caligrafia!

6. Após escrever seu cordel, coloque o isopor sobre a capa do seu livro de cordel e passe tinta com um rolinho sobre o desenho.

7. Pressione para transferir a tinta sobre o papel com seu cordel. Capriche na sua capa em xilogravura!

PARTE IV – APRESENTANDO SEU CORDEL E SUA XILOGRAVURA > Após a criação do cordel e da xilogravura, faça um vídeo lendo seu cordel e apresentando sua xilogravura. Capriche! Contamos com a sua participação!

OBSERVAÇÕES:

1. O vídeo produzido por você deve conter a sua identificação (nome e turma).

2. O vídeo produzido por você deve ser enviado para a escola. Faça contato com a escola, a fim de saber como o envio será realizado. REFERÊNCIAS

1. PONTAROLLI, Bernadete. Sistema Positivo de Ensino – 2. Ensino Fundamental II. 8º ano. Editora Positivo Ltda, 2018. p. 52-64. (adaptado) 2. BORGATTO, Ana Maria Trinconi. Projeto Teláris: Português Ens. Fundamental II, 8º Ano. Editora Ática, 2016. p. 50-62. (adaptado)

3. https://www.youtube.com/watch?v=bQt1dxETW-8&feature=youtu.be (Acesso em 08/07/2020) 4. https://www.downloadgratuito.co/livro/o-livro-auto-da-compadecida-pdf (Acesso em 07/07/2020) 4. https://www.youtube.com/watch?v=8jr-UGZ4eo0 (Acesso em 07/07/2020)

(5)

Professor(es): Sandra Dias

Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07 a 31/07

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária: IX FASE/ EJA 3º LP II (Produção textual) 4 tempos

PROPOSTA DE TRABALHO: BRASIL, País de todos.

“Um Brasil de muitas faces...” *As referências utilizadas podem ser encontradas ao final.

Os textos abaixo trazem informações da obra de Ariano Suassuna, o Auto da Compadecida, criada em 1955, atendendo a nossa FLIG.

Leia com atenção e, como complementação, se possível, assistir ao filme que está passando no canal 113, canal Brasil, ou no Youtube.

AUTO DA COMPADECIDA

RESUMO

A peça é narrada pelo palhaço e a história se inicia quando Chicó e João Grilo tentam convencer o padre a benzer o cachorro de sua patroa, a mulher do

padeiro. Como o padre se nega a benzer e o cachorro morre, o padeiro e sua esposa exigem que o padre faça o enterro do animal. João Grilo diz ao padre que o cachorro tinha um testamento e que lhe deixara dez contos de réis e três para o sacristão, caso rezassem o enterro em latim. Quando o bispo descobre, Grilo inventa que, na verdade, seis contos iriam para a arquidiocese e apenas quatro para paróquia, para que o bispo não arrumasse problemas.

Depois de toda a confusão sobre o enterro (...).

Como havia perdido seu animal de estimação e também era interesseira, João resolve vender o gato que “descomia” dinheiro para a mulher do padeiro, (...). Quando o padeiro descobre, volta à igreja para brigar com João. Neste momento, estão reunidos todos na igreja, pois João estava entregando o dinheiro prometido ao padre, ao bispo e ao sacristão. Ouvem-se tiros e uma gritaria do lado de fora, era o cangaceiro Severino. Ele entrou na igreja, roubou o dinheiro e matou o bispo, o padre, o sacristão, o padeiro e a mulher. Na hora de matar João Grilo, este lhe dá de presente uma gaita abençoada por Padrinho Padre Cícero que teria o poder de ressuscitar as pessoas.

Para o cangaceiro acreditar, João dá uma facada em Chicó e estoura a bexiga com sangue; Chicó cai e João Grilo toca a gaita enquanto o amigo levanta dançando no ritmo da música. Severino, então, ordena a seu capanga que lhe dê um tiro e depois toque a gaita para que ele possa ir encontrar com Padre Cícero e depois voltar. O capanga obedece, atira, mas quando toca a gaita, nada acontece. Chicó e João Grilo se atracam com o capanga e este leva uma facada. Quando os dois estão fugindo com o dinheiro que pegam do defunto Severino, o capanga reage e mata João Grilo.

No céu, todos se encontram para o juízo final. (...) João então chama Nossa Senhora para interceder por eles. É o que ela faz. O padre, o bispo, o sacristão, o padeiro e sua mulher são mandados para o purgatório. Severino e o seu capanga são absolvidos e enviados ao paraíso. João simplesmente retorna a seu corpo.

(6)

animam e fazem planos para o dinheiro do enterro. Até que Chicó se lembra da promessa que fez a Nossa Senhora, que daria todo dinheiro caso João sobrevivesse. Depois de uma discussão, decidem entregar todo o dinheiro à Igreja.

ALGUNS PERSONAGENS

- O Palhaço: como a peça é escrita para ser encenada em forma de teatro de rua, o palhaço atua como um apresentador, entrando e saindo da trama e conversando com o público.

- João Grilo: Um homem pobre e astuto que vive arranjando confusões. Trabalha para o Padeiro e é o melhor

amigo de Chicó. Usa de sua inteligência para sobreviver.

- Chicó: É medroso quando se trata das confusões de João Grilo. Gosta de contar histórias. Também trabalha para o Padeiro e é o melhor amigo de João.

- O padeiro: Homem avarento, dono da padaria de Taperoá. Esposo de uma mulher infiel.

- A mulher do padeiro: Mulher adúltera que se diz santa. Gosta de animais e é interesseira. Assim como o marido, é muito avarenta.

- Padre João: Padre que chefia a paróquia de Taperoá. Age conforme os interesses dos mais poderosos, é avarento e usa de sua autoridade religiosa para obter lucro material.

- Bispo: Assim como o padre, utiliza do cargo para obter lucro.

- Sacristão: é o sacristão da paróquia. Também cede a chantagem de João Grilo na tentativa de enterrar o cachorro quando descobre que ficaria com três contos de réis.

- Antônio Morais: é um major ignorante e autoritário, que usa seu poder para amedrontar os mais pobres.

- Severino: é um cangaceiro que encontrou no crime uma forma de sobrevivência, já que seus pais foram mortos pela Polícia.

- Cangaceiro: É um dos capangas de Severino. Vive fazendo de tudo para agradar seu chefe, ao qual idolatra.

- A Compadecida: É a própria Nossa Senhora. Bondosa e cândida, ela intercede por todos no Julgamento.

- Emanuel: É o próprio Jesus Cristo, e também o juiz do povo, julgando sempre com sabedoria e imparcialidade, mas tem o dom da misericórdia. Nesta versão, ele possui a pele negra, o que causa espanto em alguns.

(...)

(Disponível em: <http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/auto-da-compadecida.html>. Acesso em: jul. 2020 – adaptado.)

Após a leitura do resumo da obra “O Auto da Compadecida” e perceber as características dos personagens, responda às perguntas.

1) Quem são os dois protagonistas da obra?

2) Marque abaixo a opção que contém as características de João Grilo:

(A) Calculista, interesseiro, falso. (B) Esperto, engenhosos, mentiroso. (C) Vaidoso, esperto, falso.

(D) Falso, trabalhador, interesseiro.

3) Após a leitura do resumo do “Auto da Compadecida”, repare que a fala da personagem Palhaço enfatiza o vínculo entre o sofrimento e salvação. Mencione um exemplo extraído desse resumo para demonstrar essa ligação.

(7)

4) A obra O Auto da Compadecida foi escrita para o teatro:

(A) Por João Cabral de Melo Neto e aborda temas recorrentes do Nordeste brasileiro.

(B) E seu autor, Ariano Suassuna, aborda o tema da seca que sempre marcou o Nordeste.

(C) Pelos autores do Movimento Armorial, abordando temas religiosos e costumes populares.

(D) Por Ariano Suassuna, tendo como base romances e histórias populares do Nordeste brasileiro.

5) Assinale a alternativa incorreta sobre o “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.

(A) João Grilo é a personagem principal que, por ser mais instruída e por não acreditar em religião, sobressai entre as demais.

(B) A obra baseia-se em romances e histórias populares do Nordeste, dando expressão tanto à tradição cristã quanto às crenças mais ingênuas do povo.

(C) Após a morte das personagens, a figura de Nossa Senhora intervém junto ao seu Filho e pede compaixão pelos pecados cometidos.

(D) É um texto teatral de 1955, cuja temática central é a religiosidade brasileira, que serve de inspiração a uma história plena de peripécias. 6) Coloque V para verdadeiro e F para falso, nos parênteses abaixo.

( ) A obra do Auto da Compadecida apresenta uma história muito engraçada que se passa no nordeste brasileiro.

( ) A obra foi escrita em 1956.

( ) Auto da Compadecida é apresentada por um palhaço.

( ) O personagem cangaceiro representa o povo oprimido que tenta sobreviver no sertão, utilizando a sua única arma: a sabedoria.

( ) A obra traz um drama vivido pelo povo nordestino: acuado pela seca, atormentado pelo medo da fome e em constante luta conta a miséria. ( ) O padeiro e a mulher são avarentos, deixando o empregado passar necessidade, enquanto cuidam bem do cachorro.

( ) Severino é uma vítima de Chicó.

( ) Antônio Morais é desrespeitoso e autoritário com os mais pobres.

Leia o texto a seguir e para responder à questão 7.

“João Grilo: Ah, mas aquilo é por que foi o cachorro. Com meu gato é diferente...

Mulher: Diferente por quê?

João Grilo: Por que em vez de despesa, esse gato dá é lucro. Mulher: Fora vaca, cavalo e criação, bicho que dá lucro não existe. João Grilo: Não existe se não... Eu fico meio encabulado de dizer! Mulher: Que é isso João, você está em casa! Diga!

João Grilo: É que o gato que eu trouxe descome dinheiro.”

(Ariano Suassuna– Auto da Compadecida) – Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9846>. Acesso em: 13 de julho de 2020.)

7) Quais as características da linguagem utilizada por Ariano Suassuna que podemos perceber nesse trecho?

8) Você conhece alguém que veio para a região sudeste, fugindo das adversidades da seca?

9) Vivemos em uma realidade, geograficamente diferente daquela em que a história é ambientada. Contudo, algumas relações apresentadas na história são vividas por pessoas de todas as regiões: corrupção, injustiça, desigualdade social, preconceito racial, abusos de poder, etc. Escreva sobre os sentimentos que essas relações provocam em você.

10) A personagem Palhaço não participa propriamente do enredo: sua função na peça seria equivalente, numa comparação, à do narrador no romance. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta. 11) Depois de tomar conhecimento dessa obra, o que você achou da mesma?

(8)

REFERÊNCIAS

Auto da Compadecida Resumo disponível em: < http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/auto-da-compadecida.html>. Acesso em: jul. 2020 – adaptado.

PEREZ, Luana Castro Alves. Exercícios sobre Ariano Suassuna. Disponível em: <https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-literatura/exercicios-sobre-ariano-suassuna.htm>. Acesso em: 07 de julho de 2020 – adaptado.

RODRIGUES, Jean. Atividade sobre a obra "auto da compadecida" e "substantivo" - avaliação para o 6º ano. Publicado em 13 de julho de 2017. Disponível em: <http://professorjeanrodrigues.blogspot.com/2017/07/ atividade-sobre-obra-auto-da.html>. Acesso em: 07 de julho de 2020. ARMAZÉM DE TEXTO – PROFESSORA JAQUELINE. Filme: o auto da compadecida - com sinopse e questões gabaritadas. Publicado em 11 de outubro de 2018. Disponível em: <https://armazemdetexto.blogspot. com/2018/10/filme-o-auto-da-compadecida-com-sinopse.html>. Acesso em 13 de julho de 2020.

SILVA, Walleska Bernardino (autora); dias, Eliana (coautora). O auto da compadecida: uma reflexão. Publicado em 23 de novembro de 2009; Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html ?aula=9846 > Acesso em 13 julho de 2020 – adaptado.

FACILETRANDO. O auto da compadecida. Publicado em 03 de janeiro de 2019. Disponível em: <https://faciletrando.wordpress.com/2019/01/03/>. Acesso em: 07 de julho de 2020.

Professor(es): Raimunda

Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07 a 31/07

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

Fase IX Noite História 8 tempos

PROPOSTA DE TRABALHO: Cultura ,Sociedade e Cangaço

“Um Brasil de muitas faces...” BREVE Biografia de Ariano Suassuna

Ariano Suassuna (1927- 2014) foi um escritor brasileiro. "O Auto da Compadecida", sua obra-prima, foi adaptada para a televisão e para o cinema. Sua obra reúne, além da capacidade imaginativa, seus conhecimentos sobre o folclore nordestino.

Foi poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado. Em 1989, foi eleito para a cadeira n.º 32 da Academia Brasileira de Letras.

Ariano Vilar Suassuna nasceu no Palácio da Redenção, na cidade de Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, capital da Paraíba, em 16 de junho de 1927.

O Auto da Compadecida

Em 1955, Ariano escreve a peça O Auto da Compadecida que se enquadra na tradição medieval dos Milagres de Nossa Senhora, em que

(9)

numa história mais ou menos profana, o herói em dificuldades apela para Nossa Senhora. Em estilo simples, o humor e a sátira une-se num tom caricatural, porém com sentido moralizante. Ariano traz uma visão cristã sem se aprofundar em discussões teológicas, denunciando o preconceito, a corrução e a hipocrisia.

Ariano Suassuna escreveu 15 livros entre romances e poesias e 18 peças de teatro. Suas obras A Mulher Vestida de Sol, Romance d’A Pedra do Reino e O Auto da Compadecida, foram transformadas em séries e filmes.

Ariano Suassuna faleceu no Recife, no dia 23 de julho de 2014, decorrente das complicações de um AVC hemorrágico.

O Filme

No filme é possível observar marcas na linguagem oral que demonstram o regionalismo e a classe social do personagem. Vemos também a religiosidade do povo, suas crenças. Há também o forte apelo à situação de miséria em que vive o homem nordestino e as mazelas da vida no sertão. O filme ainda insere elementos da tradição da literatura de cordel, além de apresentar personagens lendários e míticos do sertão nordestino, como as figuras picarescas de João Grilo e Chicó, representando o malandro tipificado por Pedro Malasartes, e o cangaceiro Severino de Aracaju, representando a figura histórica e lendária de Lampião.

1) Ao longo da História estudamos ou percebemos as divisões na sociedade; ricos, pobres, nobres, burgueses, reis, clero...ocupando cada um seu lugar na pirâmide social, como por exemplo na Idade Média.

Tendo como referência O Auto da Compadecida, construa uma pirâmide social com os personagens do livro.

João Grilo Bispo Padeiro

Antônio Moraes Cangaceiro

(10)

2) Após uma breve reflexão sobre a frase de João Grilo responda: Você acredita que na atual conjuntura, o jovem ainda enfrenta dificuldades para ingressar no mercado de trabalho? Justifique sua resposta.

___________________________________________________________ 3) Leia o fragmento a seguir e marque a opção correta. “É chefe do bando. Temido por todos na região, já fez uma série de vítimas e acabou caindo no mundo do crime por falta de oportunidades. É o representante de uma enorme parcela da população que acaba caindo em um destino de violência porque não teve outras hipóteses”. Essas características estão

relacionadas a qual personagem do filme?

a. ( ) João Grilo b. ( ) Padeiro

c. ( ) Cangaceiro Severino

d. ( ) Chicó

4) Em um momento no qual o mundo discute a questão do racismo, o texto de Ariano Sussuana é muito contemporâneo e pertinente. O que leva João Grilo a fazer esse comentário ao encontrar com Jesus nesta cena do filme?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ _________________________________________________________

(11)

“Não troco meu oxente pelo ok de ninguém”

Ariano Suassuna

5) O filme O Auto da Compadecida faz várias referências a cultura nordestina. Cite alguns destes elementos presentes no filme.

___________________________________________________________ ___________________________________________________________

REFERÊNCIAS:

https://www.ebiografia.com/ariano_suassuna http://especiais.jconline.ne10.uol.com.br/

(12)

Professor(es): Ana Carolina dos Santos Feno Gomes

Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07 a 31/07

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

Fase IX Noite Geografia 8 horas/ aula

PROPOSTA DE TRABALHO:

Conhecimento da obra através de caça palavras e da análise de charge.

“Um Brasil de muitas faces...”

Em 2020, de uma forma bem diferenciada, à Distância, A FLIG Iguaba Grande, com o tema “Um Brasil de muitas faces...”, busca interagir de forma lúdica com a literatura infanto-juvenil, utilizando-se das Obras de Autores consagrados como Maurício de Souza, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Sylvia Orthof e Ariano Suassuna .

Nossa atividade será baseada no filme “O auto da compadecida” O filme que define o cinema brasileiro, e a brasilidade propriamente dita. Literatura de cordel, sertão nordestino, folclore, religião. Tudo se mistura em uma grande encenação cômica muito bem adaptada para as telonas por Guel Arraes.

Retrata aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no

sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna. 1- Encontre as palavras sublinhadas no texto sobre o filme “O auto da compadecida” no caça palavras a seguir.

(13)

2- A Charge a seguir retrata a triste realidade que ainda ocorre no Sertão nordestino do Brasil.

Analise os problemas sociais apresentados na charge.

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 1. REFERÊNCIAS

Charge Seca no nordeste. Disponível em

http://paduacampos.com.br/2012/tag/seca-no-nordeste/. Acesso 09 julho 2020

Auto da Compadecida, resumo da obra. Disponível em

(14)

ATIVIDADE 01

Após visualizar e ler os quadrinhos, você deverá escrever por extenso

a seguinte informação que está exposta na historinha acima:

“Qual é o número de habitantes de Itu?”

ATIVIDADE 02

Observe os quadrinhos acima, e diga quais dos números existentes

na fala dos personagens são múltiplos de 5.

(15)

ATIVIDADE 03

a) Qual dos grandes matemáticos citados na tirinha anteriormente

criou um teorema no qual afirma:

“Feixes de retas paralelas cortadas por segmentos transversais

formam segmentos de retas proporcionais”.

b) Na imagem, onde Arquimedes coloca o compasso sobre dois

vértices de um desenho, temos:

I) uma semirreta

II) um segmento de reta

III) uma reta

IV) um círculo

c) Pesquise e descubra qual das frases abaixo NÃO é de autoria de

Tales de Mileto.

I) “A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles

que nada mais têm - ainda a possuem. ...”

II) “A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida

é o pensamento, a mais sábia é o tempo e mais cara e agradável é

realizar a vontade de Deus.”

III) “

O homem rico nem sempre é sábio, mas o homem sábio é

sempre rico.”

(16)

ATIVIDADE 04

Leia a tirinha, analise e marque corretamente:

a) Se Cebolinha tirou 10,0 e a prova vale 100, logo ele tirou a nota

máxima? Justifique sua resposta.

b) De acordo com texto, qual o percentual da prova o Maluquinho

acertou?

a) 50%

b) 25% c) 20% d) 10%

ATIVIDADE 05

De acordo com a informação contida na História, são 7 livros de 127

páginas.

a) Então, quantas páginas há ao todo nos 7 livros?

b) Suponha que em cada página há 4 tirinhas, quantas serão as

tirinhas nos 7 livros?

c) Se os personagens foram criados em 1985, quantos anos tem

esses personagens?

(17)

Sudoku

O Sudoku é um jogo de lógica interessante para se treinar o cérebro, pois é necessário criar e utilizar estratégias para colocar os números faltantes numa tabela 9x9. Utilize números de 1 a 9 e preencha os quadrados de forma que não haja repetição de números na mesma linha, coluna ou quadradinho (3x3).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a

Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

SOUSA, Mauricio de. Saiba mais! Com a Turma da Mônica nº 45.

Editora Panini. Ano 2011.

BULLA, Dídima Mira de Assumpção. Histórias em Quadrinhos no

Ensino da Matemática: As Histórias em Quadrinhos nas Aulas

de Matemática. 8 de maio de 2011.

https://issuu.com/ppgecmufpel/doc/produto_lupi - acesso em julho

de 2020.

https://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/matematica/quadr

inhos-matematica/- acesso em julho de 2020.

(18)

Professor(es): THAIS COSTA DRUMOND DA SILVA

Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07 a 31/07

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

IX EJA CIENCIAS 8 TEMPOS

PROPOSTA DE TRABALHO: Preservação da Caatinga

“Um Brasil de muitas faces...”

Preservação da Caatinga

Apenas 7,5% da Caatinga está protegida, a região semiárida com a maior biodiversidade do mundo. 26/jun/2013.

A Caatinga é considerada por especialistas o bioma brasileiro mais sensível à interferência humana e às mudanças climáticas globais. Apesar disso, apenas 7,5% de seu território está protegido em Unidades de Conservação (UCs) e apenas 1,4% dessas reservas são áreas de proteção integral.

O alerta foi feito pelo biólogo Bráulio Almeida Santos, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (CCEN/UFPB), durante o quinto encontro do Ciclo de Conferências 2013 do BIOTA Educação, organizado pelo Programa BIOTA-FAPESP no dia 20 de junho.

“A região Nordeste tem 364 reservas registradas no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC). Apenas 113 (ou 31%) têm como objetivo proteger a Caatinga, embora esse bioma seja predominante em todo o semiárido brasileiro. É uma contradição que precisa ser revertida”, afirmou Santos.

Ainda segundo o levantamento feito pelo biólogo, quase metade das 113 UCs são particulares e apenas 9% têm plano de manejo. Na avaliação de Santos, a situação reflete a ideia errônea, porém disseminada durante muito tempo, de que a Caatinga seja um bioma pobre, homogêneo e no qual não há “quase nada a ser preservado”.

“A Caatinga sempre foi o patinho feio dos biomas brasileiros. Em primeiro lugar, vem a preocupação com a Amazônia, a Mata Atlântica e o Cerrado. A imagem da Caatinga é a do solo rachado e a do gado morrendo de sede, mas é a região semiárida com a maior biodiversidade do mundo”, afirmou Santos.

As espécies da Caatinga, no entanto, ainda são pouco conhecidas. Cerca de 41% do bioma nunca foi amostrado. Até o momento, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, foram descritas na região 932 espécies de plantas, 241 de peixes, 79 de anfíbios, 177 de répteis, 591 de aves, 178 de mamíferos e 221 de abelhas. No caso da flora, mais de 30% das espécies descritas são endêmicas, ou seja, não ocorrem em nenhuma outra região do mundo.

O índice de endemismo chega a 57% no caso dos peixes, 37% no caso de lagartos, 12% dos anfíbios e 7% das aves, segundo dados apresentados por Adrian Antônio Garda, do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CB/UFRN), durante o evento.

“O número de espécies descritas pode parecer pequeno quando você compara com os outros biomas brasileiros. Mas estamos comparando com biomas do país de maior biodiversidade do mundo e em condições climáticas completamente diferentes. Quando você compara com as regiões desérticas mais bem estudadas da América, a Caatinga apresenta bem mais do que o dobro do número de espécies e com altos níveis de endemismo. Isso apesar de mais de 40% do bioma nunca ter sido inventariado”, disse Garda.

Na avaliação de Santos, falta massa crítica dentro das universidades e de institutos de pesquisa locais para ampliar esse conhecimento e difundi-lo entre e os

(19)

formuladores de políticas públicas. “É preciso levar as informações ao gestor. A falta de vontade política e de lideranças comprometidas com o uso racional da Caatinga é um dos obstáculos para conservação desse bioma”, avaliou.

Também é preciso derrubar o mito de que a Caatinga esteja pouco alterada, defendeu Santos. Estima-se que tenha sobrado apenas 54% do bioma. Os estados que mais desmataram foram Bahia, Ceará, Piauí e Pernambuco.

“Mas, ao contrário do que acontece no caso da Mata Atlântica, não sabemos com precisão o que já se perdeu do bioma e como estão distribuídos os fragmentos restantes. Do ponto de vista da conservação, é fundamental saber se são muitos fragmentos pequenos ou poucos fragmentos grandes para pensar em como reconectar as paisagens”, disse.

Reverter a perda de hábitat na Caatinga, no entanto, não é tarefa simples, explicou Santos. A escassez de água na região dificulta a fotossíntese e faz com que o bioma apresente uma resistência muito pequena à interferência humana.

AMEAÇAS

O principal fator de degradação da Caatinga hoje é, segundo Santos, o desmatamento praticado para obtenção de lenha e de carvão vegetal. Cerca de um terço da lenha cortada é para uso residencial. A maior parte do carvão vai para siderúrgicas e para os polos de gesso e cerâmica do Nordeste.

O biólogo também citou como ameaças o uso indiscriminado de fogo em práticas agropecuárias, a introdução de frutas exóticas à região e as criações extensivas de caprinos, ovinos e bovinos.

“Não estou defendendo que se deixe de criar bode ou se pare de usar lenha. Isso é parte da economia e da cultura local. Mas é preciso ordenar o uso dos recursos, fazê-lo de forma racional. Caso contrário, a consequência será a desertificação”, defendeu Santos.

Outra importante ameaça, por mais contraditório que pareça, é o uso excessivo de água para irrigação agrícola. “Na Caatinga, naturalmente, chove pouco e o solo é compacto e duro. Em vez de a água ser rapidamente absorvida e conduzida para o lençol freático, ela se acumula e traz os sais e os nutrientes existentes no solo para a

superfície. Quando a água evapora, ocorre a salinização do solo, o que compromete a vegetação e a agricultura”, explicou Santos.

De acordo com o pesquisador, já existem na região núcleos de desertificação – áreas com alto grau de degradação ambiental onde o solo está exposto e exibe alto grau de erosão, há pouca diversidade biológica e pouca cobertura vegetal. “O polígono de maior risco de desertificação no Brasil está no Nordeste. Por já ser naturalmente uma região semiárida, a Caatinga é o bioma mais

ameaçado pelas mudanças climáticas. À medida que o planeta esquenta, o déficit hídrico, que já é grande, tende a crescer”, alertou.

Ainda durante o quinto encontro do Ciclo de Conferências 2013 do BIOTA Educação, Luciano Paganucci, do departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (DCBio/UEFS), apresentou um panorama sobre a flora da Caatinga, falando sobre sua origem, evolução e as respostas adaptativas desenvolvidas para lidar com a falta d’água. Organizado pelo Programa BIOTA-FAPESP, o Ciclo de Conferências 2013 tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de ciência. O próximo encontro será em 22 de agosto, quando estará em pauta o “Bioma Amazônia”.

Em 24 de outubro, o tema será “Ambientes Marinhos e Costeiros”. Finalizando o ciclo, em 21 de novembro, o tema será “Biodiversidade em Ambientes Antrópicos – Urbanos e Rurais”.

ATIVIDADES

1) Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

(__) “A Caatinga sempre foi o patinho feio dos biomas brasileiros. Em primeiro

lugar, vem a preocupação com a Amazônia, a Mata Atlântica e o Cerrado. A imagem da Caatinga é a do solo rachado e a do gado morrendo de sede, mas é a região semiárida com a maior biodiversidade do mundo”, afirmou Santos.

(20)

(__) “A região Nordeste tem 463 reservas registradas no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC). Apenas 113 (ou 31%) têm como objetivo proteger a Caatinga, embora esse bioma seja predominante em todo o semiárido brasileiro. É uma contradição que precisa ser revertida”, afirmou Santos.

(__) As espécies da Caatinga, no entanto, ainda são pouco conhecidas. Cerca de 41% do bioma nunca foi amostrado. Até o momento, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, foram descritas na região 932 espécies de plantas, 241 de peixes, 79 de anfíbios, 177 de répteis, 591 de aves, 178 de mamíferos e 221 de abelhas. No caso da flora, mais de 30% das espécies descritas são endêmicas, ou seja, não ocorrem em nenhuma outra região do mundo.

(__) O índice de endemismo chega a 57% no caso dos peixes, 37% no caso de lagartos, 12% dos anfíbios e 7% das aves, segundo dados apresentados por Adrian Antonio Garda, do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CB/UFRN), durante o evento.

2) Preencha as lacunas.

DESMATAMENTO – DEGRADAÇÃO – IRRIGAÇÃO – ABSORVIDA – VEGETAÇÃO – EVAPORA

O principal fator de _____________________da Caatinga hoje é, segundo Santos, o ___________________________praticado para obtenção de lenha e de carvão vegetal.

Outra importante ameaça, por mais contraditório que pareça, é o uso excessivo de água para ___________________agrícola. “Na Caatinga, naturalmente, chove pouco e o solo é compacto e duro. Em vez de a água ser rapidamente _______________________ e conduzida para o lençol freático, ela se acumula e traz os sais e os nutrientes existentes no solo para a superfície. Quando a água _________________________, ocorre a salinização do solo, o que compromete a _______________________e a agricultura”, explicou Santos.

3) Encontre as palavras em negrito no caça palavra.

DESMATAMENTO – AMEAÇAS - BIODIVERSIDADE – FLORA – BIOMA – DEGRADAÇÃO- VEGETAÇÃO – PRESERVAÇÃO – CAATINGA - FAUNA

C F E A M O D E U S F A S E V B A P R D O F E S P F A U N A O I A C I E N C S X R A D I O F E O T O A G E O M Z E C I E N C I D I Z B R A S A Q S T U A F A M I N O I A Z X T C E V F L O R A V G O O D E U A C R U E L E A L E A X M A M O M E V A M A Z O N R T H A Ç O I E S A R I O D E F S G R E Ã O E N G Ç R A C A D O I F E E O C M T H Ã I Z Q U E R D P R A Q U E O M O T E M F E A A V I D A N U N C A M E A Ç A S D S U V E G E T A Ç Ã O V I D A E 2. REFERÊNCIAS http://www.ecoloja.blog.br/goto/store/textos.aspx?SID=Ecoloja&id=509#:~:text= Preserva%C3%A7%C3%A3o%20da%20Caatinga%20%2D%20ECOloja&text=Apena s%207%2C5%25%20da%20Caatinga,e%20%C3%A0s%20mudan%C3%A7as%20cli m%C3%A1ticas%20globais.

(21)

Professor(es):

CHRISTIAN MELLO DA SILVA Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07 a 31/07

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

IX FASE ARTE 04

PROPOSTA DE TRABALHO:

FLIG 2020:

“O auto da Compadecida”- Ariano Suassuna

“Um Brasil de muitas faces...”

Ariano Suassuna

Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de

1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão

paraibano. Mudou-se com a família para o

Recife em 1942. Mesmo com os problemas

na saúde, ele permanecia em plena

atividade profissional.

Morreu no Recife,

23/07/2014 .

“Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de

romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa”.

Considerado por diversos críticos o principal escritor brasileiro em

atividade, Ariano Suassuna, há décadas, é um nome destacado da

nossa cultura. Dramaturgo, romancista, poeta, ensaísta, idealizador e

principal teórico do Movimento Armorial, considerado por diversos

críticos o principal escritor brasileiro vivo, Ariano Suassuna tornou-se

íntimo do povo brasileiro devido ao sucesso de sua peça O Auto da

Compadecida, transposta para a televisão e depois para o cinema por

Guel Arraes. Antes disso, houve a adaptação para a TV da peça

teatral Uma Mulher Vestida de Sol. Seguiu-se a adaptação de

Romance d’A Pedra do Reino, ambas de Luiz Fernando Carvalho.

Mas há muito mais tempo, seu pensamento indignado vem

iluminando as reflexões sobre cultura brasileira.

Ariano ocupou a cadeira de nº 32 da Academia Brasileira de Letras.

Membro fundador do Conselho Federal de Cultura (1967); nomeado,

pelo Reitor Murilo Guimarães, diretor do Departamento de Extensão

Cultural da UFPe (1969). Ligado diretamente à cultura, iniciou em

1970, em Recife, o “Movimento Armorial”, interessado no

desenvolvimento e no conhecimento das formas de expressão

populares tradicionais. Convocou nomes expressivos da música para

procurarem uma música erudita nordestina que viesse juntar-se ao

movimento, lançado em Recife, em 18 de outubro de 1970, com o

concerto “Três Séculos de Música Nordestina – do Barroco ao

Armorial” e com uma exposição de gravura, pintura e escultura.

Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, no Governo Miguel

Arraes (1994-1998).

Membro da Academia Paraibana de Letras e Doutor Honoris Causa

da Faculdade Federal do Rio Grande do Norte (2000).

GRAVURA ARMORIAL

No Movimento Armorial não existem mestres nem discípulos:

existem companheiros de trabalho que, descobrindo entre si

preocupações semelhantes, passaram a se estimular mutuamente

com seu trabalho criador. Gravura Armorial: O campo da gravura e do

Romanceiro nordestinos é, um Reino maravilhoso, povoado de

(22)

coisas, seres humanos, ações e encantamentos, um reino imaginoso,

dotado de estranha beleza...É desse mundo estranho o belo do

Romanceiro e das capas de “folhetos” nordestinos que brota a

gravura de Gilvan Samico. É nesse mundo que ele mergulha,

procurando um reencontro com as raízes de seu sangue, e de onde

regressa com seus “pássaros de fogo”, seus “dragões” que, por entre

folhagens e cachorros, relembram os grifos dos púlpitos da Igreja de

São Francisco, da Paraíba; será talvez por isso, então, que Francisco

(de Assis), essa “fera de Deus”, aqui está, ao lado de seu lobo, assim

como Daniel, imune e profético, olha tranquilamente para seu leão.

APLICATIVOS TRANSFORMAM SUAS FOTOS EM

CARICATURAS

Conheça 6 aplicativos para transformar suas fotos em divertidas

caricaturas. Mas a diversão não para por aí. Também é possível fazer

vídeos com sua caricatura, transformar suas fotos em emoticons ou

colocar expressões de caricatura nas imagens, mas sem o traço de

desenho!

1-MomentCam: MomentCam faz

sua caricatura em cinco segundos.

Mas o app vai além! Com seus traços

já capturados na caricatura, é

possível montar o desenho como

preferir, como um jogador de futebol

ou uma estrela do cinema. Deixe a

imaginação fluir!

O MomentCam está disponível

para Android e iOS.

2. Clip2Comic & Caricature Maker:

O usuário pode escolher estilos

cartoon, desenho à mão e, claro,

caricatura.

Quer fazer um vídeo que mais parece

uma animação? Aplique o efeito

desejado sobre um vídeo

pré-existente ou grave o vídeo com a

cartoon câmera, que já permite que o

usuário tenha um preview de como

vai ficar o resultado final.

O Clip2Comic & Caricature

Maker está disponível para iOS.

3. Cartoons & Caricatures Face

App: Combina filtros de distorção de

imagens com aqueles que simulam

cartoon. Por isso, ele é capaz de

transformar qualquer selfie em uma

caricatura que parece ter sido feita à

mão.

O Cartoons & Caricatures Face App

está disponível para Android.

4. Cartoon Face Animation Creator:

E se você aplicar as expressões

exageradas e engraçadas de

caricaturas em suas fotos, mas sem

os traços de desenhos, fazendo você

parecer uma caricatura viva? Este

aplicativo possibilita isso!

O Cartoon Face Animation

Creator está disponível para iOS.

(23)

5. Jellify: Faça o upload da foto que

deseja alterar e tocando na tela,

poderá transformar a imagem em

tempo real. Se quiser, balance a tela

para ver a caricatura "ganhar vida". O

resultado final pode ser salvo como

vídeo ou GIF.

O Jellify está disponível para Android.

6

. Caras Loucos: Transforma

suas fotos em caricaturas com

traços reais. Ou seja, os filtros

aplicados às imagens não

trazem os traços de desenho,

mas mudam o formato de

partes do rosto deixando um

efeito bem curioso.

O Caras Loucos está

disponível para iOS.

1) Observe algumas fotos dos atores e atrizes que atuaram no Filme

Auto da Compadecida de Ariano Suassuna e realizem caricaturas

ou até vídeos com os aplicativos indicados no texto anterior:

Selton Mello Personagem: Chicó

Matheus Nachtergaele Personagem: João Grilo

Fernanda Montenegro Personagem: Nossa Senhora, a Compadecida Mauricio Goncalves Personagem : Jesus Cristo Aramis Trindade Personagem : Cabo Setenta Rogério Cardoso Personagem : Padre João Lima Duarte

Personagem : Bispo Personagem : Dora Denise Fraga Marco Nanini Personagem : Cangaceiro Severino

(24)

2) Escolha uma das caricaturas abaixo e faça a sua releitura:

Releitura:

Assista aos vídeos:

Filme completo: Auto da Compadecida - Juízo Final

https://www.youtube.com/watch?v=jd26Urvh9ao

Armorialma: https://www.youtube.com/watch?v=h0RgfX_k0yU

Os Causos Engraçados de ARIANO SUASSUNA-para rir:

https://www.youtube.com/watch?v=aw_lZ6uTYtE&feature=emb_rel_

pause

REFERÊNCIAS

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/07/morre-no-recife-aos-87-anos-o-escritor-ariano-suassuna.html

http://www.cultura.df.gov.br/o-mestre-ariano-suassuna-em-aula-espetaculo-exposicao-fotografica-e-ciclo-de-filmes/

(25)

http://seguindopassoshistoria.blogspot.com/2016/05/o-movimento-armorial.html

http://origin.guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/materia_4

18222.shtml

https://www.upf.br/FAC/noticia/academicos-de-artes-visuais-realizam-trabalhos-inspirados-na-obra-de-ariano-suassuna

https://www.appgeek.com.br/caricatura/

Professor(es): Leandro Amorim Caseiro

Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07 a 31/07

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária: Fase VIII e

XI

Noite 4 aulas

PROPOSTA DE TRABALHO:

Atividades relacionadas à obra O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna.

“Um Brasil de muitas faces...” O Auto da compadecida é uma peça teatral em forma de auto

(gênero da literatura que trabalha com elementos cômicos e tem

intenção moralizadora). Contém elementos da literatura de cordel e

está inserido no gênero da comédia, se aproximando, nos traços, do

barroco católico brasileiro. A conhecida história ganhou um público

ainda mais amplo em 1999, quando foi adaptada para a televisão (uma

minissérie da TV Globo) e, no ano a seguir, virou longa-metragem.

PERSONAGENS

- João Grilo: Um homem pobre e astuto que vive arranjando confusões. Trabalha para o Padeiro e é o melhor amigo de Chicó. Usa de sua inteligência para sobreviver.

- Chicó: É medroso quando se trata das confusões de João Grilo. Gosta de contar histórias. Também trabalha para o Padeiro e é o melhor amigo de João.

- O padeiro: Homem avarento, dono da padaria de Taperoá. Esposo de uma mulher infiel.

- A mulher do padeiro: Mulher adultera que se diz santa. Gosta de animais e é interesseira. Assim como o marido, é muito avarenta.

- Padre João: Padre que chefia a paróquia de Taperoá. Age conforme os interesses dos mais poderosos, é avarento e usa de sua autoridade religiosa para obter lucro material.

- Bispo: Assim como o padre, utiliza do cargo para obter lucro.

- Antônio Morais: é um major ignorante e autoritário, que usa seu poder para amedrontar os mais pobres.

- Severino: é um cangaceiro que encontrou no crime uma forma de sobrevivência, já que seus pais foram mortos pela Polícia.

- Cangaceiro: É um dos capangas de Severino. Vive fazendo de tudo para agradar seu chefe, ao qual idolatra.

- A Compadecida: É a própria Nossa Senhora. Bondosa e cândida, ela intercede por todos no Julgamento.

(26)

- Emanuel: É o próprio Jesus Cristo, e também o juiz do povo, julgando sempre com sabedoria e imparcialidade, mas tem o dom da misericórdia. Nesta versão, ele possui a pele negra, o que causa espanto em alguns. - Encourado: é a encarnação do Diabo. Vive tentando imitar Manuel, por isso exige reverências pelos lugares onde passa. É o justo promotor do Julgamento, mas diferentemente de Emanuel e da Compadecida, não possui misericórdia.

Observe a imagem abaixo.

Raramente é feita uma tradução literal de títulos de filmes. Para as

distribuidoras de filmes, a adaptação dos títulos aproxima o filme do

seu público. Eles concordam que filmes são parte da arte do país

que o produziu, mas adicionam que cada país tem sua própria

cultura e ponto de vista. Baseado nessas informações responda as

perguntas:

a) Na sua opinião, a adaptação feita para o filme sobre O Auto da

Compadecida foi bem feita? Justifique.

R:_____________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

b) Como você adaptaria o nome O Auto da Compadecida para o

inglês?

R:_____________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

c) No comentário sobre o filme você provavelmente não entendeu o

que significa “BACK OFF”, mas você entendeu o que significa “te

dana mizera”? Ele estaria elogiando ou criticando a tradução do

título do filme?

R:_____________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

(27)

d) Você sabe o que é uma obra audiovisual? Pesquise e dê

exemplos.

R:_____________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

A frase acima é dita pelo personagem Chicó em “O Auto da

Compadecida”. Agora, faça a tradução da definição da frase.

R:_____________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

A frase acima faz um questionamento sobre a vida e a morte. Qual é

a sua opinião sobre a afirmação do personagem? Justifique a sua

resposta.

R:_____________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

_____________________________________________________

(28)

REFERÊNCIAS

FUKS, Rebeca. Cultural Genial. Disponível em:

https://www.culturagenial.com/auto-da-compadecida/. Acesso em 03

de julho de 2020.

Educação.Lireratura. Disponível em:

http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/auto-da-compadecida.html. Acesso em 03 de julho de 2020

YOUNG, Deborah. Variety. Disponível em:

https://variety.com/2001/film/reviews/a-dog-s-will-1200468935/.

Acesso em 03 de julho de 2020.

Greengo Dictionary. Disponível em:

https://www.instagram.com/greengodictionary/?hl=pt-br. Acesso em

03 de julho de 2020.

Professor(es): KELLY GONÇALVES

Aluno(a):

Período de Complementação:De 20/07 a 31/07

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

FASE IX NOITE EDUCAÇÃO FÍSICA 4h/a

PROPOSTA DE TRABALHO:

Danças e expressões rítmicas (Auto da compadecida)

“Um Brasil de muitas faces...”

Auto da Compadecida (contexto)

Esta obra consiste em uma análise sistemática do Auto da Compadecida, escrito por Ariano Suassuna em 1955 e ano mais tarde foi adaptada para a televisão e para o cinema, em 1999 e 2000 respectivamente.

É um drama nordestino apresentado em três atos. Contém elementos da literatura de cordel e está inserido no gênero da comédia, se aproximando, nos traços, do barroco católico brasileiro. Trabalha com a linguagem oral e apresenta também regionalismo através da caracterização do nordeste. Ariano Suassuna resgata o folclore, as danças, os contos míticos desta região.

Dentre deste contexto, vamos explorar as principais danças e expressões

rítmicas da região da Paraíba, local onde o filme foi baseado e o gênero

musical “folk”,abordado na obra Auto da Compadecida.

(29)

Também é conhecido por bambelô ou zamba. É um estilo de dança muito praticado nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A dança é uma expressão do desabafo da alma popular, da gente mais sofrida do Nordeste brasileiro. É uma dança de roda ou de fileiras mistas, de conjunto, de pares, que vão ao centro e desenvolvem movimentos ritmados.

As festas juninas

Representam um dos elementos culturais do povo nordestino. Essa festa é composta por música caipira, apresentações de quadrilhas, comidas e bebidas típicas, além de muita alegria. Consiste numa homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. As principias festas juninas da região Nordeste ocorrem em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

Festa junina em Campina Grande (PB)

A Literatura de Cordel

Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil.

É uma das principais manifestações culturais nordestinas, consiste na elaboração de pequenos livros contendo histórias escritas em prosa ou verso, sobre os mais variados assuntos: desafios, histórias ligadas à religião, política, ritos ou cerimônias. É o estilo literário com o maior número de exemplares no mundo. Para os nordestinos, a Literatura de Cordel representa a expressão dos costumes regionais.

Nestas características da literatura de cordel, encontramos narrativas e interpretações no gênero musical “folk”, contexto idealizado pela tradição

(30)

folclórica brasileira. Este gênero, é abordado, na obra “ O Auto da Compadecida” (1999), relatado por Ariano Suassuna, ação que promove histórias como a de João Grilo, interpretado por (Matheus Nachtergaele) e Chicó, vivido por (Selton Mello) dois nordestinos em busca de soluções em suas aventuras.

Folk music

Por se expressar como uma música folclórica, a “folk music” é um gênero culto, que ao contrário de alguns gêneros, não foge dos padrões e tradições populares. Sua origem surgiu no século XIX e originada do termo “VOLK-LÜRE ”, em alemão, a música folk abrange toda a cultura de um povo e principalmente pela sabedoria cultural e popular da época.

Este gênero musical, possui características e grande representação da civilização pré-industrial. E por volta do século XX, o gênero passou a ser compreendida como descendente da música tradicional rural. Várias músicas produzidas nesta fase traduzem concepções religiosas ou políticas. O Auto da Compadecida (1999), traduz e mostra a “musicalidade folk”, pela forte presença de lirismo, e principalmente de gaitas e violões.

1- Descreva sobre a obra o Auto da Compadecida.

_________________________________________________

_________________________________________________

________________________________________________

2- Quais elementos artísticos o filme retrata?

_________________________________________________

_________________________________________________

3-

Qual dança expressa o desabafo da alma popular, da gente mais

sofrida do Nordeste brasileiro?

_________________________________________________

_________________________________________________

4- Como também é conhecida a Literatura de Cordel no Brasil?

_________________________________________________

_________________________________________________

5- Em que consiste a Literatura de Cordel?

______________________________________________________ ______________________________________________________

(31)

6- A “folk music” é um gênero culto que abrange o que?

______________________________________________________ ______________________________________________________ 7- Quais características o gênero musical folk apresenta?

______________________________________________________ ______________________________________________________

3. REFERÊNCIAS

• www.paraibatotal.com.br • https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/cultura-regiao-nordeste.htmwww.brasildefato.com.br

http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/auto-da-compadecida.html

Referências

Documentos relacionados

O problema maior e que essa exclusao nao permanece apenas na escola ela atravessa seus muros e chega a sociedade, pois a inclusao na escola leva a exclusao fora dela (GOODSON,

Se a válvula de controle de água for encomendada separadamente, não poderemos garantir um controle adequado da temperatura da válvula condicionadora de vapor. A concepção e

Sabendo-se que o entorno do reservatório pode vir a influenciar a qualidade da água deste, este trabalho tem por objetivo fazer a avaliação multitemporal do uso do solo

RIO - Uma nota técnica publicada em um sistema interno do Ministério da Saúde em 4 de fevereiro, pelo coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras drogas do Ministério da

a) trata de uma pesquisa realizada para ajudar as academias a manterem o interesse dos alunos nas atividades físicas. b) demonstra o envolvimento de pessoas dos cinco

Colocando a sala de aula no quadro do processo de formação, tanto do professor, quanto do aluno, e sendo o contexto do curso de formação de professores de Matemática

Dessa forma, este trabalho teve como objetivo principal utilizar a cultura de células de linhagem Vero para a detecção de vírus que possam estar presentes em amostras de carrapatos

Barriers related to physical factors were cited in the present study by both women affected with breast cancer and women without diagnosis.. However, women with breast cancer cited