• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia

DINAMICA CURRICULAR – JUNHO 2011 1º PERÍODO

Unidades Curriculares Créditos Horas Tipo

Introdução à Economia 4 72 Comum

Introdução às Ciências Atuarias 4 72 Comum Introdução à Administração 4 72 Comum

Matemática I 6 108 Comum

Filosofia da Ciência e Ética 2 36 Comum

TOTAL DE CRÉDITOS 20 360

2º PERÍODO

Unidades Curriculares Créditos Horas Tipo

Ciências Sociais 4 72 Comum

História Econômica Geral 4 72 Comum

Matemática II 6 108 Comum

Comunicação 4 72 Comum

Metodologia da Pesquisa 2 36 Comum

TOTAL DE CRÉDITOS 20 360

3º PERÍODO

Unidades Curriculares Créditos Horas Tipo

Ciência Política 4 72 Comum

História do Pens. Econômico 4 72 Comum

Estatística 6 108 Comum

Teoria das Organizações 4 72 Comum

Fundamentos do Estado 2 36 Comum

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia

4º PERÍODO

Unidades Curriculares Créd Horas Tipo

Matemática Financeira 4 72 Comum

Microeconomia I 4 72 Comum

Fundamentos da Administração Pública 4 72 DOB Adm.

Demografia 4 72 DOB C. Atuariais

Contabilidade Social 4 72 DOB Economia

Tópicos Especiais em Adm. Púb. I 4 72 Optativa Adm.

Tópicos Especiais em Ciências Atuariais I 4 72

Optativa C. Atuariais

Tópicos Especiais em Economia com ênfase em Controladoria I 4 72 Optativa Economia

TOTAL DE CRÉDITOS OFERTADOS 32 576

TOTAL DE CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS MÍNIMOS 20 360

5º PERÍODO

Unidades Curriculares Créd Horas Tipo

Introdução à Contabilidade 4 72 Comum

Macroeconomia I 4 72 Comum

Direito Constitucional 2 36 DOB Adm.

Psicologia 2 36 DOB Adm.

Cálculo de Probabilidade 4 72 DOB C. Atuariais

Microeconomia II 4 72 DOB Economia

Tópicos Especiais em Adm. Púb. II 4 72 Optativa Adm. Tópicos Especiais em Ciências Atuariais II 4 72 Optativa C. Atuariais Tópicos Especiais em Economia com ênfase em Controladoria II 4 72 Optativa Economia

TOTAL DE CRÉDITOS OFERTADOS 32 576

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia

6º PERÍODO

Unidades Curriculares Créd Horas Tipo

Gestão de Custos 4 72 Comum

Instituições de Direito Privado 2 36 Comum

Análise de Demonstrações Contábeis 2 36 Comum

Sistemas de Informação 4 72 DOB Adm.

Matemática Atuarial I 4 72 DOB C. Atuariais Macroeconomia II 4 72 DOB Economia Tópicos Especiais em Adm. Púb. III 4 72 Optativa Adm.

Tópicos Especiais em Ciências Atuariais III 4 72

Optativa C. Atuariais

Tópicos Especiais em Economia com ênfase em Controladoria III 4 72

Optativa Economia

TOTAL DE CRÉDITOS OFERTADOS 32 576

(4)

EMENTÁRIO DO BICE CONSTANTE NO PROJETO PEDAGÓGICO JUNHO/2011

1º Período

Introdução à Economia

O problema econômico. Natureza e método da Economia. Curva de Possibilidades de produção. Oferta e Demanda. Deslocamentos da curva e movimentos ao longo da curva. Demanda de mercado e receitas total, média e marginal. Elasticidade preço. Elasticidade e receitas total e marginal. Elasticidade-renda e elasticidade preço-cruzada. Elasticidade preço da oferta. Excedente do produtor. A firma no curto prazo: produtos total, médio e marginal, lei dos rendimentos decrescentes, custos fixos e variáveis. Estruturas de mercado. Macroeconomia básica: principais agregados macroeconômicos. Introdução ao sistema monetário: conceito e tipos de inflação.

Introdução às Ciências Atuariais

Princípios / Conceitos sobre Seguros. Ramos de operação; Definições. Análise de ambiente interno e externo. Apólice: Condições Gerais, Especiais e/ou Particulares. Nota Técnica Atuarial. Cosseguro. Resseguro. Planos de Capitalização. Planos de Previdência. Conceitos básicos de Solvência. Caracterização dos principais tipos de risco. Conceitos básicos de gerenciamento de risco.

Introdução à Administração

O contexto da administração geral e pública. O papel social da administração. Formação do conhecimento e tomada de decisão. Funções administrativas: planejamento; organização, direção e controle. Áreas funcionais da administração: operações, marketing, recursos humanos e finanças.

Matemática I

Funções Reais de uma variável real. Derivação: conceito e regras. Interpretação geométrica da derivada. Máximos e mínimos de funções.

(5)

Resolução de problemas envolvendo otimização. Integração: conceito e técnicas. Integral indefinida e Integral definida como área sob uma curva.

Filosofia da Ciência e Ética

Discussão dos problemas e conceitos fundamentais da filosofia contemporânea da ciência. Desigualdade no acesso ao conhecimento. O papel da extensão e a responsabilidade social e ética do pesquisador. Os fundamentos sócio-históricos da ética. O conceito de cientificidade versus senso comum. A ciência experimental e o método hipotético-dedutivo e o contraponto ao indutivismo. Explicações causais, teleológicas, histórico-genéticas, probabilísticas, estruturais, funcionais, positivismo, materialismo histórico.

2º Período

Ciências Sociais

Indivíduo, cultura e sociedade. Diversidade cultural. Solidariedade e tolerância entre os povos. A abordagem do trabalho pelas perspectivas teóricas clássicas da sociologia. Estrutura social. Desigualdade social. Taylorismo e fordismo. Reestruturação produtiva. Mudança social e seus impactos nas organizações e no mundo do trabalho. Globalização e a função social do Estado. A sociedade brasileira no contexto contemporâneo.

História Econômica Geral

Economias agrárias (Mesopotâmia e Egito) e comerciais (Fenícia, Grécia e Roma) da Antiguidade; A economia na Idade Média; Antigo Regime e mercantilismo; A Transição para o Capitalismo; As Revoluções Burguesas; As Industrializações retardatárias; Imperialismo e capital monopolista; O Desafio Socialista; A Economia capitalista entre as guerras.

Matemática II

Espaço multidimensional; função de várias variáveis; limites; derivadas parciais; taxa de variação e análise marginal; aplicações de máximos e mínimos e problemas de otimização; Integração de função de várias variáveis e aplicações; Equações diferenciais Ordinárias.

(6)

Comunicação

O texto como linguagem e estrutura. Fases de elaboração do texto. Coerência e coesão textuais. Gêneros textuais. Gêneros acadêmicos: resenha, resumo e projeto de pesquisa. Principais problemas de linguagem na escrita acadêmica. Aspectos gramaticais da linguagem culta.

Metodologia da Pesquisa

Texto acadêmico. Construção da hipótese. Elaboração do projeto. Métodos de pesquisas: quantitativas, qualitativas, campo, bibliográfica, etnográfica, participante, pesquisa-ação, estudo de caso, análise de conteúdo, survey, experimental, documental, exploratória, explicativa. Técnicas de pesquisa, aspectos éticos. Elaboração da monografia. Divulgação e utilização dos resultados de pesquisa.

3º Período

Ciência Política

Estado, capitalismo e luta de classes. Estado, liberalismo e bem-comum. Ideologia, trabalho e alienação. Formas de governo e regimes políticos: democracia, ditadura, presidencialismo, parlamentarismo, república e monarquia. Representação política: os partidos políticos, direita e esquerda. Burocracia: controle, poder e alienação. Globalização, neoliberalismo.

História do Pensamento Econômico

Mercantilismo; Economia política clássica; Pensamento econômico socialista e Marx; Revolução marginalista; Ortodoxia neoclássica; Schumpeter; Revolução Keynesiana.

Estatística

Estatística descritiva. Probabilidade: Conceito, axiomas e teoremas fundamentais. Variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade unidimensionais. Introdução à Teoria da Amostragem. Inferência Estatística: Teoria da Estimação, Processos de decisão, Testes de Hipóteses.

(7)

Teoria das Organizações

Os pilares do pensamento Administrativo. Teorias administrativas: teorias clássica e científica, abordagem humanística, teoria da burocracia, teoria estruturalista, teoria neoclássica e administração por objetivos, teoria comportamental, teoria do desenvolvimento organizacional, teoria sistêmica, teoria contingencial. Enfoques teóricos pós-contingenciais: a cultura e simbolismo organizacional, a aprendizagem organizacional, o poder nas organizações, teorias ambientais.

Fundamentos do Estado

O Estado como uma unidade jurídica. Estrutura e Organização do Estado Moderno Direito. Estado Democrático de Direito no Brasil

4º Período

Microeconomia I

Teoria do consumidor. Abordagem cardinal da utilidade. Curvas de Indiferença. Restrição Orçamentária. Equilíbrio do consumidor. Bens normais, inferiores, comuns, de Giffen, substitutos e complementares. Curvas de renda-consumo e preço-consumo. Preferência Revelada. Efeitos preço, substituição e renda. Equação de Slutsky. Excedente do consumidor. Isoquantas. Elasticidade de substituição. Rendimentos de escala. Maximização de lucros.

Fundamentos da Administração Pública

Modelos de administração pública, paradigmas da administração pública, princípios da administração pública, princípios fundamentais da administração pública brasileira, organização político-administrativa do governo, agentes públicos, perfil do administrador público no paradigma atual.

Demografia

Conceitos e variáveis em Demografia. Fontes de dados demográficos. Medidas de período e medidas de corte. Mortalidade. Técnicas de padronização. Fecundidade, natalidade e nupcialidade. Estrutura etária e dinâmica da população.

(8)

Contabilidade Social

Conceitos básicos e introdutórios; Sistema de Contas Nacionais; Números índices; Balanço de Pagamentos; Taxa de Câmbio e Mercado Cambial; Indicadores Sociais.

Matemática Financeira

Valor do dinheiro no tempo. Juros e desconto simples. Juros compostos. Taxas nominais, proporcionais, equivalentes e efetivas. Descontos. Equivalência de capitais. Rendas ou séries de pagamentos. Sistemas de amortização. Avaliações de investimentos.

Tópicos Especiais em Administração Pública I

Possibilitar ao discente o contato com conteúdos contemporâneos e em evidência relativos à Administração Pública.

Tópicos Especiais em Economia com ênfase em Controladoria I

Possibilitar ao discente o contato com conteúdos contemporâneos e em evidência relativos à Economia.

Tópicos Especiais em Ciências Atuariais I

Possibilitar ao discente o contato com conteúdos contemporâneos e em evidência relativos às Ciências Atuariais.

5º Período

Introdução à Contabilidade

Conceitos básicos de Contabilidade. Princípios Fundamentais de Contabilidade, Situação Econômica e Situação Financeira. Regime de Caixa e Regime de Competência. Escrituração Contábil. Elaboração dos Relatórios Contábeis: Balanço Patrimonial – BP, Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL e Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC. Leitura e interpretação das Demonstrações Contábeis.

(9)

Macroeconomia I

Modelo Clássico, Modelo Keynesiano Simplificado, Mercado de Bens, Mercado Monetário, Modelo IS-LM, Consumo e Investimento.

Direito Constitucional

Introdução ao Direito Constitucional. Noções dos direitos e garantias individuais. Organização do Estado. Organização dos Poderes. Processo Legislativo.

Psicologia

A Psicologia como ciência e seu objeto de estudo. Principais correntes teóricas da Psicologia, seus pressupostos e contribuições. Personalidade e Subjetividade. Psicologia no trabalho e nas organizações. Aspectos psicossociais envolvidos nas relações de trabalho. Cálculo de Probabilidade

Conceitos Fundamentais de Probabilidade. Variáveis aleatórias multidimensionais. Função Geradora de Momentos. Teorema Central do Limite.

Lei dos Grandes Números.

Microeconomia II

Produção e custos: curto e longo prazo. Minimização de custos. Curvas de custo. Economias de escala e de escopo. Concorrência perfeita: O equilíbrio da firma competitiva. A oferta da indústria no curto e no longo prazo. Avaliação de ganhos e perdas de políticas governamentais. Monopólio. Discriminação de preços. Concorrência monopolística. Oligopólio. Mercado de fatores de produção.

Tópicos Especiais em Administração Pública II

Possibilitar ao discente o contato com conteúdos contemporâneos e em evidência relativos à Administração Pública.

(10)

Possibilitar ao discente o contato com conteúdos contemporâneos e em evidência relativos à Economia

Tópicos Especiais em Ciências Atuariais II

Possibilitar ao discente o contato com conteúdos contemporâneos e em evidência relativos às Ciências Atuariais.

6º Período

Gestão de Custos

Conceitos fundamentais de Custos para gestão de empresas; Classificação dos Custos; Elementos do Custo; Métodos de Custeio; Análise de Custos; Custos para Planejamento e Decisão: Relação Custo-Volume-Lucro, Margem de contribuição, Ponto de Equilíbrio, Margem de Segurança e Alavancagem Operacional; Estrutura e formação do preço de venda.

Instituições de Direito Privado

Dicotomia entre Direito Público e Privado. Conceito e classificação das leis. Pessoas naturais: capacidade, personalidade e terminalidade. Pessoas jurídicas: sociedade simples e empresariais. Fatos e atos jurídicos. Noções sobre direitos das obrigações e contratos. Noções sobre Registros públicos. Noções sobre propriedade: material, intelectual e industrial.

Análise de Demonstrações Contábeis

Estrutura das Demonstrações Financeiras, objetivos da Análise das Demonstrações Financeiras, Análise Vertical e Análise Horizontal. Análise através de índices: Índices de Estrutura de Capital, Índices de Liquidez e índices de Rentabilidade. Ciclo Operacional, Ciclo financeiro e Ciclo Econômico. Análise do Capital de Giro.

Sistemas de Informação

Conceitos de sistemas de informações e tecnologias; tecnologias básicas e de ponta; histórico de sistemas de informações; componentes de sistemas de informações; aplicações de Sistemas de Informações na Administração

(11)

Pública; Aplicações estratégicas utilizando as Tecnologias e sistemas de informações; Aplicações empresariais: e-business, ERP, CRM, e-gov; aspectos de segurança de sistemas de informações, crimes utilizando o computador, questões de privacidade, tecnologias de hardware, inclusão digital.

Matemática Atuarial I

Teoria das Anuidades por Sobrevivência. Teoria dos Pecúlios por Morte. Anuidades e Pecúlios a Prêmios Nivelados. Teoria das Reservas Matemáticas. Teoria dos Prêmios Comerciais.

Macroeconomia II

Mercado de Trabalho, Modelo OA-DA, Curva de Phillips, Novos Clássicos, Novos Keynesianos, Ciclos Econômicos.

Tópicos Especiais em Administração Pública III

Possibilitar ao discente o contato com conteúdos contemporâneos e em evidência relativos à Administração Pública.

Tópicos Especiais em Economia com ênfase em Controladoria III

Possibilitar ao discente o contato com conteúdos contemporâneos e em evidência relativos à Economia

Tópicos Especiais em Ciências Atuariais III

Possibilitar ao discente o contato com conteúdos contemporâneos e em evidência relativos às Ciências Atuariais.

Referências

Documentos relacionados

O Parque Nascentes do Belém apresentou problemas relacionados com os objetivos de uma Unidade de Conservação, e de acordo com os critérios utilizados para

De acordo com os dados publicados pelo Ministério da Industria, Turismo e Comércio de Espanha, no período de Janeiro a Setembro de 2010, os principais destinos

O objetivo principal deste trabalho é a construção e apresentação de um modelo de análise do planejamento e gestão das intervenções urbanas para o desenvolvimento do

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Considerando os dois períodos analisados, em conjunto, os periódicos internacionais mais produtivos são: International Entrepreneurship and Management Journal, com quatro

Eu, EDUARDA NETO DE BARROSO, acadêmico do Curso de Graduação Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal de Juiz de Fora,

Neste sentido, Masetto (1990), ao abordar os saberes docentes universitários, diz que o professor se caracteriza como um especialista no seu campo de conhecimento, sendo

As alterações verificadas ao nível da célula unitária da solução sólida, à medida que os átomos de alumínio são substituídos pelos de cromo, podem ser acompanhadas de uma