• Nenhum resultado encontrado

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 016/2012 PREGÃO SRP Nº 1099/2011 CPL 02 PROCESSO Nº /2011 VALIDADE: 12 (DOZE) MESES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 016/2012 PREGÃO SRP Nº 1099/2011 CPL 02 PROCESSO Nº /2011 VALIDADE: 12 (DOZE) MESES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 016/2012

PREGÃO SRP Nº 1099/2011 CPL 02

PROCESSO Nº. 0037655-8/2011

VALIDADE: 12 (DOZE) MESES

Aos nove dias de fevereiro de dois mil e doze (09/02/2012), no DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO - DETRAN/AC, Pessoa Jurídica de Direito Público interno, ente Autárquico Estadual, inscrito no C.N.P.J. sob o nº. 01.005.762/0001- 43, com sede e foro nesta capital, à Av. Nações Unidas, nº 2.710 - Estação Experimental, neste ato representado por sua Diretora Geral, SAWANA LEITE DE SÁ P. CARVALHO, brasileira, casada, portadora da cédula de identidade RG n.º 270919 SSP/AC e CPF/MF n.º 573.855.562-72, domiciliada e residente neste Município, e seu Diretor Administrativo e Financeiro GABRIEL MAIA GELPKE, brasileiro, portador da cédula de identidade RG n.º 283739022 SSP/SP e inscrito no CPF/MF sob o n.º 484.444.802-15, domiciliado e residente neste Município, nos termos da Lei nº. 10.520, de 17 de julho de 2002, publicada no D.O.U. de 18 de julho de 2002, e os Decretos Estaduais nºs. 12.472/05 e 12.473/05, da Lei 8.666/93, e, das demais normas legais aplicáveis, em face da classificação das propostas apresentadas no Pregão Presencial para Registro de Preços nº. 1099/11 -

CEL 01 do processo nº 0039591-0/2011. E a respectiva homologação pela Diretora

(órgão indicado no subitem 1), publicada no Diário Oficial do Estado nº. 10.728 do dia

17/02/11. RESOLVE registrar preços para aquisição de material permanente de informática, atendendo as necessidades do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN/AC, por um período previsto de 12 (doze) meses, de acordo com o Edital e

seus anexos, que passa a fazer parte integrante desta Ata, tendo sido referido preço oferecido pelas empresas classificadas.

1.

DO OBJETO

Registro de Preços para posterior aquisição de material permanente de informática para atender as necessidades da Engenharia de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/AC.

2.

DO(S) DETENTOR (ES) DA ATA REGISTRADO(S), DOS PREÇOS E DOS ITENS DE FORNECIMENTO

Os preços ofertados pelas empresas classificadas por objeto/item, signatárias da presente Ata de Registro de Preços constam do “Encarte I”, que constituem anexo a presente Ata de Registro de Preços.

3.

DA VALIDADE DOS PREÇOS

A presente Ata de Registro de Preços terá a validade de 12 (doze) meses, a contar da sua assinatura, observado o que dispõe o art. 4º, do Decreto Estadual 12.473/05.

Durante o prazo de validade desta Ata de Registro de Preços, a CONTRATANTE não estará obrigada a adquirir o material objeto desta Ata, exclusivamente pelo Sistema de Registro de Preços, podendo fazê-lo por meio de outra licitação quando julgar conveniente, sem que caiba recurso ou indenização de qualquer espécie ao

(2)

FORNECEDOR, sendo, entretanto, assegurada aos beneficiários do registro, a preferência de fornecimento em igualdade de condições.

A partir da assinatura da Ata de Registro de Preços, o FORNECEDOR assume o compromisso de atender durante o prazo de sua vigência, os pedidos realizados e se obriga a cumprir, na íntegra, todas as condições estabelecidas, ficando sujeito, inclusive, às penalidades legalmente cabíveis pelo descumprimento de quaisquer de suas cláusulas.

A contratação decorrente desta Ata será formalizada pela emissão de Nota de Empenho de Despesa ou Autorização de Fornecimento de Material, a qual deverá ser assinada e retirada pelo Fornecedor no prazo máximo de até 2 (dois) dias úteis a contar da comunicação da CONTRATANTE.

Mediante a retirada da Nota de Empenho ou Autorização de Fornecimento de Material, estará caracterizado o compromisso de entrega dos materiais.

4.

DO CONTROLE E ALTERAÇÃO DE PREÇOS

Durante a vigência da Ata, os preços registrados serão fixos e irreajustáveis, exceto nas hipóteses, devidamente comprovadas na ocorrência de situação prevista na alínea “d” do inciso II do art. 65 da Lei nº. 8.666/93 ou de redução dos preços praticados no mercado.

O preço registrado poderá ser revisto em face de eventual redução daqueles praticados no mercado, ou de fato que eleve o custo dos bens registrados.

Quando o preço inicialmente registrado, por motivo superveniente, tornar-se superior ao preço praticado no mercado a CONTRATANTE convocará o FORNECEDOR visando à negociação para redução de preços e sua adequação ao praticado pelo mercado.

Frustrada a negociação, o FORNECEDOR será liberado do compromisso assumido. Mesmo comprovada a ocorrência de situação prevista na alínea “d” do inciso II do art. 65 da Lei nº. 8.666/93, a Administração, se julgar conveniente, poderá optar por cancelar a Ata e iniciar outro processo licitatório.

5.

DO LOCAL E PRAZO DE ENTREGA

Os materiais serão entregues na Gerência de Almoxarifado do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/AC, situado na Av. Nações Unidas - Estação Experimental - Rio Branco/Acre mediante solicitação.

6.

DAS CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO

A entrega do produto só estará caracterizada mediante solicitação formal do pedido do material. Deverá ser entregue Nota Fiscal/Fatura correspondente e documentos de regularidade fiscal estabelecidos no Edital.

7.

DO PAGAMENTO

O pagamento será efetuado até o 15º (décimo quinto) dia subseqüente, mediante apresentação da nota fiscal/fatura devidamente atestada por servidor responsável e Certidões da Fazenda Federal, Estadual, Municipal, INSS e Certificado de Regularidade perante o FGTS.

(3)

8.

OBRIGAÇÃO DA EMPRESA VENCEDORA

A empresa fornecedora obriga-se a cumprir as obrigações dispostas no Edital e no

Anexo I Termo de Referência a ela atinente.

Arcar com todas as despesas, diretas ou indiretas, decorrentes do cumprimento das obrigações assumidas, sem qualquer ônus para a CONTRATANTE;

Manter durante toda a vigência da Ata de Registro de Preços, as condições de habilitação exigidas na licitação;

Substituir de imediato, todo e qualquer material defeituoso ou que vier a apresentar defeito durante o prazo de validade;

Responsabilizar-se pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo ate a entrega do material no local especificado no edital, incluindo as entregas feitas por transportadoras;

Prestar todos os esclarecimentos que forem solicitados pelo Órgão indicado no item 1.1, sobre os materiais ofertados;

Entregar os materiais em lote único, obedecendo aos prazos de fabricação e validade estipulados.

9.

OBRIGAÇÃO DO ÓRGÃO CONTRATANTE

A contratante obriga-se a cumprir as obrigações dispostas no Edital e no Termo de Referência a ela atinente.

Proporcionar todas as facilidades para que a CONTRATADA possa cumprir suas obrigações dentro das normas e condições deste processo de venda;

Rejeitar, no todo ou em parte, os materiais entregues em desacordo com as obrigações assumidas pelo fornecedor;

Efetuar o pagamento nas condições pactuadas.

Comunicar à empresa sobre possíveis irregularidades observadas nos materiais fornecidos, para imediata substituição;

Verificar a regularidade das condições de habilitação da CONTRATADA;

10.

DOS ACRÉSCIMOS E SUPRESSÕES

As quantidades inicialmente contratadas poderão ser acrescidas ou suprimidas dentro do limite de 25% (vinte e cinco) por cento, previstos no § 1º do artigo 65 da Lei nº. 8.666/93.

11.

DAS PENALIDADES

Pela inexecução total ou parcial do objeto deste certame licitatório que originou a presente ata, a Administração do Órgão indicado no item 1.1 do Edital, garantida a prévia defesa, aplicará às fornecedoras as sanções previstas no Edital.

12.

DOS USUÁRIOS PARTICIPANTES EXTRAORDINÁRIOS

Poderão utilizar-se desta Ata de Registro de Preços qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Estadual e Municipal do Estado do Acre, direta e indireta, que não tenha participado do certame licitatório, mediante prévia consulta ao Gestor da Ata e do CONTRATANTE, desde que:

(4)

b)

O órgão gestor não tenha esgotado o item registrado, mediante seu consumo total da quantidade registrada;

c)

A ata esteja vigente;

d)

Haja fornecedores registrados;

e)

A quantidade demandada por objeto, seja igual ou inferior a registrada nesta ata.

O órgão ou entidade que não participaram do registro de preços, quando desejarem fazer uso da presente Ata de Registro de Preços, deverá manifestar seu interesse junto à CONTRATANTE, para que esta indique os possíveis fornecedores e respectivos preços a serem praticados, obedecida a ordem de classificação.

Caberá ao FORNECEDOR beneficiário da Ata de Registro de Preços, observadas as condições nela estabelecidas, optar pela aceitação ou não do fornecimento, independentemente dos quantitativos registrados em Ata, desde que este fornecimento não prejudique as obrigações assumidas com a CONTRATANTE.

As aquisições ou contratações adicionais por outros órgãos ou entidades não poderão exceder, por órgão ou entidade, a cem por cento dos quantitativos registrados na presente Ata de Registro de Preços.

13.

DO CANCELAMENTO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS.

O FORNECEDOR terá seu registro cancelado quando:

a) Descumprir as condições da Ata de Registro de Preços;

b) Não retirar a respectiva Nota de Empenho ou Autorização de Fornecimento de

Material, no prazo estabelecido pelo CONTRATANTE, sem justificativa aceitável;

c)

Não aceitar reduzir o seu preço registrado, na hipótese de este se tornar superior àqueles praticados no mercado;

d) Tiver presentes razões de interesse público.

O cancelamento de registro, nas hipóteses previstas, assegurados o contraditório e a ampla defesa, será formalizado por despacho da autoridade competente do CONTRATANTE.

O FORNECEDOR poderá solicitar o cancelamento do seu registro de preço na ocorrência de fato superveniente que venha comprometer a perfeita execução contratual, decorrente de caso fortuito ou de força maior devidamente comprovado.

14.

DA PUBLICIDADE

O extrato da presente Ata de Registro de Preço será publicado no Diário Oficial do Estado, conforme o disposto no art. 61, parágrafo único, da Lei nº. 8.666/93.

15.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Integram esta Ata, o EDITAL DO PREGÃO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 927/11, anexos e a proposta da empresa classificada em 1º, lugar no certame supracitado.

Os casos omissos serão resolvidos com observância das disposições constantes dos Decretos Estaduais nº. 12.473/05 e 12.473/05, Lei 8.666/93.

As questões decorrentes da utilização da presente ata, que não possam ser dirimidas administrativamente, serão processadas e julgadas na Justiça Estadual, no foro da Comarca da cidade de Rio Branco/AC, com exclusão de qualquer outro.

(5)

E, por estarem assim, justas e contratadas, firmam o presente instrumento em 02 (duas) vias de igual teor e forma, na presença das testemunhas que também o subscrevem.

___________________________________________

SAWANA LEITE DE SÁ PAULO CARVALHO

DIRETORA GERAL DO DETRAN/AC CONTRATANTE

_____________________________________________

GABRIEL MAIA GELPKE

Diretor Administrativo e Financeiro CONTRATANTE

C COM INFORMÁTICA IMP. EXP. COM. E INDÚSTRIA LTDA

LIFE TECH INFORMÁTICA LTDA - EPP

PREMIER COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA

S & S COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO DE TINTAS LTDA (ME)

TESTEMUNHAS:

1. Nome: _________________________ 2.Nome: _________________________

(6)

ENCARTE I

1) Empresa: LIFE TECH INFORMÁTICA LTDA - EPP, CNPJ nº 84.738.632/0001-47, com sede na Rua Dom Pedro II, nº 1970, Bairro São Cristóvão, Porto Velho/RO, representada por Marcília Gomes B. de Souza. Tel: (69) 3223-6493.

ITEM DESCRIÇÃO DE MATERIAL UNID. QUANT VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

02

Switch de 8 portas de mesa 10/100. Auto-detecção portas 10/100

Auto-sensing nas portas 10/100 Mbps, auto-negociação entre 10Base-

T e 100BASE-TX, assim como entre cheios e half-duplex, permitindo-

lhe obter a velocidade máxima possível para cada dispositivo

conectado à rede. AutoMDI/MDIX CrossOver

Controle de Fluxo para transmissão segura Especificação Técnica:

Portas 8 portas 10/100 Mbps com negociação de velocidade automática

Taxa de transferência 10/100 Mbps

Tecnologias e Recursos Ideal para integração de redes 10BaseT e

100BaseTX; ultra compacto Alimentação 100V ~ 240V AC

Conteúdo Embalagem Switch, adaptador de energia, guia rápido e termo

de garantia Garantia: 12 meses. Marca: DLINK Modelo: DES1008A Unid. 20 41,50 830,00 03 HD Externo 1TB Tipo: HD Externo.

- Capacidade aproximada para 200.000 imagens de 5 megapixels

- Tempo de busca: 12ms. - Tempo de latência: 5,6. - Compatível com PC e Mac. - Interface: USB de alta velocidade.

- Capacidade de armazenamento: 1000GM.

Buffer: 8MB.

- Velocidade de transferência de dados: 480Mbps.

- Velocidade de rotação: 5.400 rotações por minuto.

- Requisitos de sistema: Windows 2000 Pro, XP, vista e 7.

Conexões: USB 2.0. - Alimentação: USB

- Material do c 2.5ase: plástico. Garantia 12 meses.

Marca: SAMSUNG Modelo: 1TB S2 USB

(7)

05

Acess Point – WiFi-N.

O padrão 802.11n oferece a melhor largura de banda e wireless por

cada ponto de acesso.

Instalação e configuração via interface WEB. Antenas ajustáveis e removíveis com Multipla Entrada e Multipla

Saída (MIMO) 3x3.

Interface LAN/WAN Gigabit Ethernet 10/100/1000

Suporte a PoE (já incluso) e Fonte Externa Convencional (já incluso).

Redirecionamento HTTP facilita a configuração de uma página

WEB inicial para todos os usuários conectados Permite o isolamento dos clientes conectados para que não se

enxerguem na rede Suporte a Ipv4 e Ipv6

Multiple basic service set identifier (BSSID) permite a criação de múltiplos

grupos de usuários isolados na rede para maior segurança

Service set identifier (SSID) para mapear VLAN mantem as aplicações

da rede cabeada seguras também na rede wireless.

WPS permite um simples e seguro desenvolvimento de sua rede

wireless

Logging via syslog, email, ou log local

Suporte a Wi-Fi Multimedia (WMM) wireless QoS Largura de banda de 300 Megas por segundo e fonte POE. Garantia: 12 meses Marca: CISCO Modelo: WAP 4410N Unid 10 799,50 7.995,00 Total 11.675,00

2) Empresa: PREMIER COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA, CNPJ nº 05.606.339/0001-50, com sede na Av. Nações Unidas, 541, Sala 10 – Bairro do Bosque, Rio Branco/AC, Tel: 3223-4505.

ITEM DESCRIÇÃO DE MATERIAL UNID. QUANT VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

10

Impressora matricial 9 agulhas.

Velocidade 680cps

Alimentação do papel: frontal, inferior e posterior.

Durabilidade da cabeça de impressão: 400 milhões de caracteres.

Buffer de 128kb

Portas: pararela, USB1.1 e slot livre para

(8)

interfaces tipo B. Marca: EPSON Modelo: FX 890 P/N: BRC524141

Total 8.150,00

3) Empresa: C. COM. INFORMÁTICA IMPORT. EXPORT. COM. E INDÚSTRIA LTDA, CNPJ nº 07.471.301/0001-42, com sede na Av. Ceará, 3059 – Jd. Nazle – Bairro Abrahão Alab, Rio Branco/AC, Tel: 3302-1000.

ITEM DESCRIÇÃO DE MATERIAL UNID. QUANT VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

06

Placa Rede Sem Fio 300Mbps  Acesso a redes sem fio para

computadores desktops

 Velocidade de até 300 Mbps¹

 Instalação simplificada em português

 Compatibilidade com IEEE802.11n (Draft) e IEEE802.11b/g

3 antenas MIMO removíveis (2Tx3R)

 Chipset Ralink®

 Barramento PCI 32 bits

 QoS (WMM) para priorização de aplicações de voz e vídeo

 Operação nos modos Infraestrutura e Ad-hoc

 Modo de operação AP para

distribuição do sinal wireless a partir do computador

 Segurança WEP 64/128 bits, WPA/WPA2, IEEE802.1x e TKIP/AES

 WPS para configuração simplificada da segurança wireless

 Acompanha perfil opcional para gabinete slim Marca: IntelBras Modelo: WPN300 Garantia de 12 meses Unid 20 114,00 2.280,00 07 Roteador Wireless 300 Mbps Antena 5 dBi x 2 Dimensões C x L x A: 170 mm x 107,5 mm x 30 mm Distância de transmissão até 100 m de cobertura indoor* / até 300 m de cobertura outdoor* / * A distância varia de acordo com as condições ambientais Faixa de canais 802.11b: 13: Brasil/América do Sul / 802.11g: 13: Unid 20 120,00 2.400,00

(9)

Brasil/América do Sul / 802.11n: 13: Brasil/América do Sul Faixa de frequência 802.11b: 2,400 GHz a 2,484 GHz / 802.11g: 2,400 GHz a 2,484 GHz / 802.11n (Banda ISM): 2422 MHz a 2452 MHz (largura de banda - 40 MHz), 2400 MHz a 2483.5 MHz (largura de banda - 20 MHz) Fonte de alimentação Entrada: 100-240 VAC 50-60 Hz / Saída: 9 VDC 0,6 A Segurança WEP de 64/128/152 bits (b/g),WPA/WPA2, WPA-PSK/WPA2-PSK com TKIP/AES Taxa de transmissão 802.11b: 11, 5.5, 2, 1 Mbps por canal com fallback automático / 802.11g: 54, 48, 36, 24, 18, 12, 9, 6 Mbps por canal com fallback automático Temperatura de armazenamento -40ºC a 70ºC Temperatura de operação 0ºC a 40ºC Modo de operação AP, cliente AP,

WDS Modulação 802.11g: 64QAM, 16QAM, QPSK, BPSK / 802.11b: CCK, DQPSK, DBPSK / 802.11n: 64 QAM, 16QAM, QPSK, BPSK Padrões IEEE802.11b/g/n Potência máxima 20 dBm Chipset Atheros AR7241+AR9287-BL1A Protocolos PPPoE, DHCP, PPTP, L2TP, CSMA-CD, TCP/IP, TCP, ICMP, UDP, ARP

Conectores Externos

1 interface RJ45 Ethernet (WAN) / 1 botão WPS / 1

(10)

botão de Reset / 4 interfaces RJ45 Ethernet (LAN) / 1 interface de alimentação Marca: IntelBras, Modelo: WIG240P Garantia de 12 meses. 08

Switch 16 portas Fast Ethernet com QoS

 16 portas 10/100 Mbps com negociação de velocidade automática (N-Way)

 Integração de dispositivos de rede e compartilhamento do acesso à Internet

 QoS para priorização do tráfego de dados, voz e vídeo

 Instalação simples e rápida (Plug & Play)

 Taxa de transferência de até 200 Mbps

 Interligação de computadores, ATAs, telefones IP e outros dispositivos de rede

 Guia de instalação em português

 Auto MDI/MDI-X para detecção automática do padrão do cabo (normal/crossover)

 Fonte de alimentação externa bivolt automática

 Gabinete desktop para utilização em mesa ou parede

 Painel frontal com LEDs indicadores Marca: IntelBras

Modelo: SF 1600 D Garantia de 12 meses

Unid 05 115,00 575,00

09

Switch rack 24 portas Fast Ethernet com QoS

 24 portas 10/100 Mbps com negociação de velocidade automática (N-Way)

 Integração de dispositivos de rede e compartilhamento do acesso à Internet

 QoS para priorização do tráfego de dados, voz e vídeo

 Instalação simples e rápida (Plug & Play)

 Taxa de transferência de até 200 Mbps

 Interligação de computadores, ATAs, telefones IP e outros dispositivos de rede

 Guia de instalação em português

 Auto MDI/MDI-X para detecção

(11)

automática do padrão do cabo (normal/crossover)

 Fonte de alimentação interna bivolt automática

 Gabinete desktop para utilização em mesa ou parede

 Painel frontal com LEDs indicadores Marca: IntelBras

Modelo: SF 2400 QR Garantia de 12 meses

Total 6.355,00

4) Empresa: S & S COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO DE TINTAS LTDA, CNPJ nº 07.338.922/0001-52, com sede na Rua dos Lírios, 87 – Tropical, Rio Branco/AC, Tel: 3221-4683/8402-6533

ITEM DESCRIÇÃO DE MATERIAL UNID. QUANT VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

01

Nobreak de 2.2 KVA

- Potência de Saída: 2200VA/1980W;

Autonomia:1/2Carga/ Carga Total: 27.1 min/7.4 min;

- Tensão de Entrada/Saída: 120V e 120V; - Conexão de Entrada: Plug NEMA 5-20P; - Conexões Saída: Nova da ABNT 2P+T;

- Freqüência de Entrada:50/60Hz +/- 3Hz(auto sensing);

- Forma de Onda: Senoidal;

- Proteção de linha de Dados: Não;

- Deverá vir com software de gerenciamento; - Tipo de Bateria: Selada, Livre de Manutenção; -Porta de comunicações: DB-9, RS-232, USB, SmartSlot;

- Reinicialização automática de cargas, Notificação de Bateria Desconectada, Gerenciamento inteligente de bateria, Rede gerenciável, Notificação preditiva de falhas; - Conectividade Serial e USB;

- Carregamento de bateria com compensação de temperatura;

- Baterias substituíveis pelo usuário, Permite expansão de autonomia;

- Deverá vir com CD software, Cabo RS-232, Cabo USB e Manual do usuário;

- Garantia de 12 meses. Marca: APC

Modelo: SUA2200-BR

Unid 20 1.830,00 36.600,00

Referências

Documentos relacionados

Antes da sequência didática, 37% das crianças sabiam a quantidade correta de pasta que se deve colocar na escova de dentes, sendo que após o projeto este valor aumentou para 55%

ponteiras de modo suave e evita qualquer contaminacao; • Configuracao do volume selecionado e preciso e garante precisao no liquido pipetado; • Pipetagem em dois estagios, o

28 do Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, “aquele que, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de assinar a Ata

Und.. Parágrafo Primeiro - o material de que trata a presente licitação será recebido no Almoxarifado do CCHSA/UFPB, localizado na Cidade Universitária, Campus III, Bananeiras/PB,

28 do Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, “aquele que, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de assinar a Ata

28 do Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, “aquele que, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de assinar a Ata

28 do Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, “aquele que, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de assinar a Ata

28 do Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, “aquele que, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de assinar a Ata