• Nenhum resultado encontrado

ANEXO VI TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO PROJOVEM TRABALHADOR - JUVENTUDE CIDADÃ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO VI TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO PROJOVEM TRABALHADOR - JUVENTUDE CIDADÃ"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

ANEXO VI

TERMO DE REFERÊNCIA

PROJETO PROJOVEM TRABALHADOR - JUVENTUDE CIDADÃ

1- APRESENTAÇÃO

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem foi concebido pelo Governo Federal, com o objetivo de ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional. O programa permitirá que os jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, cultura e lazer.

Foram unificados seis programas já existentes voltados para a juventude – Agente Jovem, Projovem, Saberes da Terra, Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (Consórcio Social da Juventude e Juventude Cidadã) e Escola de Fábrica – em um único Programa, nos termos da Medida Provisória nº 411, de 28 de dezembro de 2007, convertida na Lei nº 11.692, de 10 de junho de 2008, cuja regulamentação consta do Decreto nº 6.629, de 4 de novembro de 2008.

A gestão do Projovem é compartilhada entre a Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude e os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e do Trabalho e Emprego.

O Programa tem quatro modalidades: Projovem Urbano; Projovem Campo – Saberes da Terra; Projovem Trabalhador; e Projovem Adolescente.

Cabe ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, por intermédio da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego – SPPE/MTE, a coordenação e a execução da modalidade Projovem Trabalhador que é composta pelas seguintes submodalidades: Juventude Cidadã, Consórcio Social da Juventude, Empreendedorismo e Escola de Fábrica.

Este Termo de Referência trata especificamente da modalidade Juventude Cidadã de que trata o inciso II do art. 39 do Decreto nº 6.629, de 2008, doravante denominada Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, a ser executada no Estado do Rio de Janeiro, a partir da parceria entre Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego – SPPE/MTE, e a o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda – SETRAB/RJ, a qual contratará Entidades de Qualificação

(2)

Social e Profissional para execução destas ações no Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã.

Compete à Secretaria Estadual de Trabalho e Renda – SETRAB/RJ, em articulação com o Conselho Estadual de Trabalho e Emprego, coordenar o processo de Seleção de Instituições Executoras de Ações de Qualificação Social e Profissional para execução do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã do Estado do Rio de Janeiro.

1.1 – JUSTIFICATIVA

A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda – SETRAB/RJ, para a execução do Projeto Juventude Cidadã, no âmbito do Programa Projovem Trabalhador, iniciará o processo de seleção para habilitação/contratação de instituições executoras de qualificação social e profissional, prestadoras de serviços técnicos especializados, na área de qualificação profissional, que será desenvolvido através de contrato, tendo por base legal à aplicação criteriosa das disposições da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações, da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, das Leis Orçamentárias, das Resoluções CODEFAT nº 575/2008, 577/2008, 578/2008 e 633/2010, da Portaria nº 991, de 27 de novembro de 2008, do Ministério do Trabalho e Emprego e outras disposições normativas aplicáveis.

2- OBJETO

O presente Termo de Referência tem como objeto o processo de seleção para habilitação/contratação, no âmbito do Programa Projovem Trabalhador, de Instituições Executoras de Ações de Qualificação Social e Profissional, públicas e/ou privadas, sem fins econômicos/ lucrativos, para a execução de ações de Qualificação Social e Profissional - QSP do Projeto Juventude Cidadã no Estado do RJ, conforme a Portaria Nº 991, de 27 de novembro de 2008, do Ministério do Trabalho e Emprego.

3-ABRANGÊNCIA

Os cursos serão desenvolvidos dentro dos limites geográficos do Estado do Rio de Janeiro. Os cursos serão realizados nos espaços disponibilizados pelas Instituições contratadas, cabendo a estas, caso seja necessário, firmar parcerias, inclusive com o poder público para tal disponibilização. A SETRAB poderá indicar áreas e disponibilizar locais para execução dos mesmos.

(3)

4 - OBJETIVO

4.1. OBJETIVO GERAL

Qualificar profissionalmente os jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoal, oportunizando acesso à qualificação social e profissional, mediante cursos de capacitação para a inclusão no mercado de trabalho

.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Contribuir para elevar o índice de empregabilidade dos jovens de 18 a 29 anos atendidos pelo Projeto;

Criar condições efetivas para o aumento da escolaridade do público beneficiado;

Promover ações para inserir por cada arco pelo menos 30% dos jovens no mercado de trabalho que tenham sido inscritos nos cursos de qualificação;

Propiciar aos jovens formas inovadoras e criativas de desenvolvimento pessoal, social e profissional;

Disseminar princípios éticos que contribuam para a valorização das diferenças étnicas e da diversidade cultural brasileira;

Preparar e inserir os jovens no mundo do trabalho, em ocupações com vínculo empregatício ou em outras atividades produtivas legais geradoras de renda;

Promover ações que contribuam para o reconhecimento e valorização dos direitos humanos da cidadania e com a redução das desigualdades;

Tornar o jovem protagonista de sua própria vida.

Pretende-se que o alcance dos objetivos da proposta contribua para o desenvolvimento de cada jovem como: pessoa mediante a aquisição de níveis crescentes de autonomia, de definição dos próprios rumos, de exercício de seus direitos e de sua liberdade.

5 - PÚBLICO-ALVO

O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã beneficiará jovens de 18 a 29 anos que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo, que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm

(4)

maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho e que:

I – estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental; ou

II – estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio, e não estejam cursando ou tenham concluído o ensino superior;

6- META

Qualificar 10.000 (dez mil) jovens e inserir no mercado de trabalho no mínimo 30% (trinta por cento), representando 3.000 (três mil) desse total, considerando a contratação formal, as alternativas de ocupação, emprego e geração de renda.

7 - APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

A instituição além de atender os requisitos pertinentes à habilitação jurídica, fiscal e econômica, deverá elaborar sua proposta, de acordo com o roteiro abaixo, demonstrando sua qualificação técnica e gerencial, a qualificação de sua equipe técnica e sua estrutura organizacional.

A proposta deverá ser apresentada em papel timbrado da instituição, letra Arial 12, cujas folhas deverão ser rubricadas e carimbadas pelo representante legal, cuja assinatura e carimbo devem constar na última folha.

a) Sumário

Incluirá a paginação e os tópicos correspondentes à matéria.

b) Histórico

Deverão descrever o projeto político-pedagógico da instituição ressaltando, num breve histórico, as principais atividades realizadas em qualificação profissional, com ênfase comprovada em estratégias de inserção no mercado de trabalho, estratégias de acompanhamento de sustentabilidade para o desenvolvimento do projeto.

(5)

Deverá conter um resumo de elementos que demonstrem sua atuação efetiva na área de conhecimento a que se propõe trabalhar, bem como conhecimento das peculiaridades do público a ser atendido, além das expectativas de resultados.

d) Plano de Trabalho

A instituição contratada deverá apresentar para cada arco um Plano de Trabalho contendo: Cronograma de Atividades (incluindo seminários, oficinas, pesquisas).

Deverão constar os seguintes dados de acordo com o modelo (Anexo 3): o nome do arco; o código do arco; o código da turma; nº de alunos por turma; a carga horária dos conteúdos gerais e específicos, discriminando a quantidade de horas previstas para atividades práticas e teóricas; a carga horária total por turma; a carga horária total por arco; o nº de dias de aula de cada turma; a carga horária diária; o período de execução; os dias da semana;os horários e os locais de realização das ações

Conteúdo Programático e Metodologia

A construção curricular deve envolver as dimensões técnico-científica, sócio-política, metodológica e cultural. (Anexo 1)

Deverão constar, por curso (ementa), as ações de educação profissional envolvendo, de forma integrada, principalmente os conteúdos indicados a seguir, sem prejuízo de outros que se definam em função da realidade local e do perfil da população a ser atendida.

Conteúdo Programático das ações de qualificação social (100 horas)

Os cursos de qualificação social do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã terão o seguinte conteúdo:

Inclusão digital - 40 horas/aula.

Valores humanos, ética e cidadania - 10 horas/aula.

Educação ambiental, higiene pessoal, promoção da qualidade de vida - 10 horas/aula.

Noções de direitos trabalhistas, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho - 20 horas/aula.

Estímulo e apoio à elevação da escolaridade: 20 horas/aula.

(6)

A oferta de cursos de qualificação profissional deverá estar em consonância com a demanda de empregabilidade e os cursos terão como base os arcos ocupacionais previstos no projeto:

1.Administração - (arquivista/arquivador, almoxarife, auxiliar de escritório/administrativo, Contínuo/office-boy/office-girl);

2.Alimentação - (Chapista, cozinheiro auxiliar, Repositor de mercadorias (em supermercados), vendedor ambulante (alimentação));

3.Construção e Reparos I (revestimentos) – ladrilheiro, gesseiro, pintor e reparador (revestimentos);

4.Construção e Reparos II (revestimentos) - Eletricista Predial, Instalador – Reparador de Linhas e Equipamentos de Telecomunicações, Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança e Trabalhador de Manutenção de Edificações;

5.Telemática I – assistente de vendas (informática e celulares), helpdesk (assistência) Operador de microcomputador, telemarketing (ÊNFASE);

6.Tecnologia da Informação – Administrador Básico de Rede, Instalador de redes; manutenção de redes e micro, básico de TI(Pacote Office);

7.Turismo e Hospitalidade – cumim (auxiliar de garçom) guia de turismo (local), organizador de evento e recepcionista de hotel;

8.Vestuário - costureiro, reformadora de roupas, montador de artefatos de couro, costureira de reparo de roupas e vendedor de comércio varejista (vestuário).

9.

Metalmecânica - Soldador , Montador Industrial, Autocad e Funileiro.

Cada arco ocupacional será composto por quatro ocupações e foi construído com conteúdos que possibilitarão a diversidade da iniciação profissional, possibilitando o aumento da obtenção do Trabalho e Emprego. Os conteúdos assim determinados acima deverão estar em conformidade com o modelo de grade curricular conforme:

Material Didático

Deverá constar o conteúdo do plano de curso apresentado no projeto, sistematizado, em forma de sumário, no início das apostilas ou de outro tipo de material de consulta, contendo todas as logomarcas, em papel A4, fonte Arial 12, que também deverá constar no início da apostila uma carta de apresentação ao aluno, explicando o que é o projeto, suas obrigações para o recebimento da bolsa e as parcerias envolvidas.

Estratégias para inserção no Mercado de Trabalho

De acordo com as diretrizes do Art. 46 do Decreto 6.629 de 04 de novembro de 2008 e do Item 8 deste Termo de Referência.

(7)

Estratégias de Acompanhamento e Avaliação

A avaliação deverá considerar:

Os impactos do projeto sobre os jovens participantes, com ênfase nos aspectos ligados à aprendizagem e seu desempenho nas aulas práticas;

Acompanhamento das ações de inserção no mercado de trabalho (Item 8 deste TR) ;

Os impactos sobre a comunidade, de origem dos jovens, considerando a articulação do projeto com a vida dos moradores e a participação da comunidade no projeto, tendo em vista os objetivos de redução das desigualdades e de promoção de desenvolvimento sustentável;

O acompanhamento de egressos do projeto (Item 9 deste TR).

e) Estrutura Organizacional

Compreende a descrição da capacidade operacional da instituição para atender ao objeto deste Termo de Referência. (Art. 40 do Decreto 6.629 de 04 de novembro de 2008 – Item III).

Informar, para cada arco, o endereço completo e o tipo de instalação (salas de aula, auditórios, laboratórios, oficinas, salas-ambientes para aulas práticas e outros) que poderão ser utilizados para a execução do projeto.

Descrever o tipo e a quantidade Equipamentos a serem utilizados para cada curso (capacidade física instalada - Art. 40 do Decreto 6.629 de 04 de novembro de 2008 – Item II).

Nos cursos de Telemática e inclusão digital é aceitável a utilização de, no máximo, um computador para cada 2 (dois) alunos.

A instituição contratada deverá apresentar documento válido que comprove a posse, propriedade ou cessão do imóvel onde será realizado o curso.

A SETRAB visitará todos os locais indicados pela instituição participante e expedirá Atestado de Visita Técnica, que será fornecido pela Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento, assinado pelo Técnico da SETRAB. A visita antecederá o processo seletivo e o atestado estará disponível no prazo estabelecido no Edital.

(8)

f) Equipe Técnica

Apresentação da relação de profissionais habilitados a ministrar os arcos para futura contratação, após a celebração do contrato e em conformidade com a função e área de atuação, bem como a equipe de Coordenação Pedagógica.

A instituição deverá manter em seu quadro, profissionais em número suficiente para a execução das ações previstas na proposta, levando em conta todos os locais onde acontecerão as ações do projeto.

g) Memória de Cálculo

A Memória de Cálculo (Anexo 4) deverá ser apresentada pela instituição contratada, conforme modelo, observando as seguintes instruções:

Especificar as despesas com Instrutores, atentando a legislação relativa ao recolhimento dos encargos para as empresas sem fins lucrativos (beneficentes e filantrópicas). O custo adotado para a remuneração dos Instrutores deverá estar adequado ao mercado de trabalho;

No cálculo da remuneração dos Instrutores que trabalharão no projeto como um todo, o custo deverá ser dividido proporcionalmente ao número de horas trabalhadas em cada ação/curso;

O Seguro de Vida deverá contemplar cobertura de vida, invalidez e acidentes pessoais para cada aluno, do início até o término da qualificação;

Os valores não utilizados deverão ser revertidos em benefícios para os alunos com aprovação prévia da SETRAB e, caso contrário, deverá ser descontado na última parcela

Outras despesas não previstas – Este campo deverá ser utilizado para despesas não previstas e necessárias para a execução do projeto e não deverá ultrapassar 5% do custo total do arco (Ex.: Aumento de passagens, aluguel de carteiras, de quadros, etc)

FUNÇÃO Qualificação Mínima

QUANTIDADE DE PESSOAL

ATÉ 500 JOVENS 1000 JOVENS 2000 JOVENS

Coordenador-Geral 1 1 1 Coordenador Pedagógico 1 1 1 Coordenador de Inserção 1 1 1 Assistente Pedagógico 1 2 3 Assistente de Inserção 1 2 3 Operador de Sistema 2 3 4 TOTAL DE PESSOAL 7 10 13

Experiência no Objeto deste Termo de Referência

Nível Superior – Licenciatura ou

Graduação em Pedagogia

Experiência no Objeto deste Termo de Referência

Nível Superior ou estágio a partir do 5º período

Experiência no Objeto deste Termo de Referência

Experiência em digitação e pacote Office nível avançado

Fonte: Quadro elaborado com base no Manual de Orientação para Preenchimento do Plano de Trabalho Projovem Trabalhador – Fevereiro 2009 do Ministério do Trabalho e Emprego

(9)

O Benefício relativo ao transporte corresponderá a 2 vales modais (ida e volta) e todos os jovens receberão o benefício do transporte

O auxílio alimentação do tipo lanche deverá estar de acordo com o cardápio especificado neste Termo de Referência, considerando a carga horária diária de até 5 (cinco) horas.

Nos casos de cursos que produzam alimentos, estes não poderão substituir o lanche.

Cardápio de Lanche que deverá variar durante os dias da semana deverá ser composto das seguintes combinações para os Kits lanche:

Bolinho industrializado com achocolatato (tetrapack individual) e fruta (maçã ou banana);

Biscoito salgado, suco de caixinha (tetrapack individual) e barrinha de cereal; Biscoito doce (recheado), guaraná natural e fruta (maçã ou banana);

Batata frita industrializada (embalagem individual), suco de caixinha (tetrapack individual) e barrinha de cereal.

Durante a semana poderá repetir um kit lanche

h) Cronograma Físico/Financeiro

A liberação de recursos será feita em 05 (cinco) etapas, mediante prévia avaliação, aprovação e atestação técnico-financeira dos serviços constantes na fatura.

ETAPA % FONTES APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS

1ª ETAPA 30

108 102

 Apresentação do Cronograma de Atividades conforme modelo do Anexo xxx;  Apresentação de prova dos Kits lanche e cardápio dos lanches que serão servidos

do início ao término da qualificação, antes do início das ações;

 Apresentação de todo material didático (apostilas de módulo básico e específico), Kit aluno (pasta, caderno universitário, lápis, caneta, borracha e 2 camisas e crachá), antes do início das ações;

 Comprovação de aquisição do seguro dos jovens no quantitativo de cada arco;  Apresentar os modelos de cartazes, faixas ou banners, placas de identificação das

salas, e materiais de divulgação, contendo todas as informações necessárias, com as logomarcas obrigatórias conforme modelos disponibilizados pela coordenação da SETRAB; (Anexos xxx)

 As notas fiscais referentes à prestação de serviços executadas deverão constar o período (data) das ações;

 Declaração da contratada que os salários dos empregados referentes ao mês anterior ao da execução dos serviços encontram-se pagos e relação do empregados que fazem parte do contrato;

A liberação do pagamento da fatura está vinculada à execução e a entrega dos respectivos itens acima.

2ª ETAPA 20

 Comprovação da inserção dos dados de todos os jovens selecionados, montagem das turmas no quantitativo de cada arco e inserir as a agência do Banco do Brasil em que o jovem receberá seu auxílio, no Sistema Sinprojovem em no máximo 10 dias antes da data de início das ações de qualificação;

 Comprovação da entrega de todo o material didático aos jovens;  Comprovação da aquisição de seguro de TODOS os alunos;

(10)

benefícios do aluno; (Anexos VIII, VII, VI, XV e IX)

 Comprovação de início de 100% das ações de qualificação conforme Grade Curricular e inserção da frequência dos jovens no sistema para liberação de bolsa auxílio ao jovem com frequência mínima de 75% por etapa;

 Comprovação do pagamento e dos legais recolhimentos trabalhistas pertinentes à equipe do projeto;

 A entrega das listagens dar-se-a a cada 15(quinze) dias mediante data prévia à ser estipulada pela coordenação da SETRAB, na 1ª semana do início das ações de qualificação, via ofício;

 Desta parcela poderão ser retidos valores correspondentes às metas físicas não atingidas de acordo com o estabelecido no neste TR

 As notas fiscais referentes à prestação de serviços executadas deverão constar o período (data) das ações;

A liberação do pagamento da fatura está vinculada à execução e a entrega dos respectivos itens acima.

3ª ETAPA 20

 Comprovação de execução de 100% da qualificação conforme Grade Curricular e inserção da freqüência dos jovens no sistema para liberação de bolsa auxílio ao jovem com freqüência mínima de 75% por etapa;

 Apresentação das listagens de frequência, lanche, vale transporte, entrega de material didático e de demais benefícios do aluno; (Anexos VIII, VII, VI .XV e IX)  Comprovação do pagamento e dos legais recolhimentos trabalhistas pertinentes à

equipe do projeto;

 Esta etapa corresponde a 2(dois) meses de execução das ações de qualificação;  Desta parcela poderão ser retidos valores correspondentes às metas físicas não

atingidas de acordo com o estabelecido no neste TR.

 As notas fiscais referentes à prestação de serviços executadas deverão constar o período (data) das ações;

A liberação do pagamento da fatura está vinculada à execução e a entrega dos respectivos itens acima.

4ª ETAPA 20 108 102

 Comprovação de execução de 100% da qualificação conforme Grade Curricular e inserção da freqüência dos jovens no sistema para liberação de bolsa auxílio ao jovem com freqüência mínima de 75% por etapa;

 Apresentação das listagens de frequência, lanche, vale transporte, entrega de material didático e de demais benefícios do aluno; (Anexos VIII, VII, VI .XV e IX)  Comprovação do pagamento e dos legais recolhimentos trabalhistas pertinentes à

equipe do projeto;

 Apresentação de relatório referente às estratégias de inserção adotadas pela Instituição para o cumprimento da meta estipulada;

 Encaminhamento do modelo de certificado de conclusão e ofício contendo data, local e horário aonde serão feita a certificação dos jovens concluintes do Projeto, conforme modelo, com antecedência de 30 dias da conclusão das ações – Anexo xxxx;

 Esta etapa corresponde a 4 (quatro) meses de execução das ações de qualificação;

 Desta parcela poderão ser retidos valores correspondentes às metas físicas não atingidas de acordo com o estabelecido no neste TR.

 As notas fiscais referentes à prestação de serviços executadas deverão constar o período (data) das ações;

A liberação do pagamento da fatura está vinculada à execução e a entrega dos respectivos itens acima.

5ª ETAPA 10 108 102

 Comprovação de execução de 100% da qualificação conforme Grade Curricular;  Encaminhar à SETRAB listagem nominal de recebimento de Declaração de

Conclusão do Curso, assinada pelos alunos (Anexo 14); Relatório Técnico Final conforme Anexo...,

 Relação dos alunos inseridos no mercado de trabalho com os devidos documentos comprobatórios de inserção, tendo em vista a meta de 30% (anexo....).

 Comprovação do pagamento e dos legais recolhimentos pertinentes à equipe do projeto;

 Desta parcela serão retidos valores correspondentes às metas físicas não atingidas de acordo com o estabelecido no neste TR

 As notas fiscais referentes à prestação de serviços executadas deverão constar o período (data) das ações;

A liberação do pagamento da fatura está vinculada à execução e a entrega dos respectivos itens acima.

(11)

7.1 - CARGA HORÁRIA

A carga horária será distribuída em 24 (vinte e quatro) semanas, sendo 15 (quinze) horas/aula por semana, conforme o quadro a seguir:

8 - INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO (Art. 46 do Decreto 6.629 de 04 de novembro de 2008)

Fica estabelecida para as Instituições Contratadas do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã a meta mínima obrigatória de 30% de inserção de jovens no mundo do trabalho.

Para fins de comprovação da inserção dos jovens no mundo do trabalho, descriminamos abaixo as modalidades de inserção aceitas pelo MTE e os documentos comprobatórios a serem apresentados:

I - Inserção via Emprego Formal. Serão aceitos como comprovantes cópias legíveis das páginas das carteiras de trabalho dos jovens, onde constam os dados (nome, CPF, Carteira de Identidade) e o registro pela empresa contratante. Serão aceitos, também, comprovantes originários dos sistemas informatizados oficiais, tais como CAGED;

II – Inserção via Estágio ou Jovem Aprendiz. Será aceito como comprovante cópia legível do contrato celebrado com a empresa ou órgão onde o jovem for inserido; e

III – Inserção via Formas Alternativas Geradoras de Renda (FAGR). Serão aceitos os seguintes comprovantes:

a)Registro e abertura de microempresa pelo jovem ou participação como sócio ou cotista: comprovante de registro ou protocolo e ou licença municipal ou estadual de funcionamento;

b)Registro como profissional autônomo: comprovante do registro ou inscrição;

c)Financiamento para implantação de empreendimento próprio: comprovante do empréstimo, parecer favorável ou financiamento e/ou carta de aprovação do projeto;

Qualificação Social Qualificação Profissional Total 100 horas/aula em 07 semanas 250 horas/aula em 17 semanas 350 horas/aula em 24 semanas 15 horas/aula por semana

(12)

d)Aquisição de espaço físico para funcionamento do negócio: contrato de comodato do imóvel, contrato de aluguel do imóvel e/ou termo de parceria para concessão de espaço físico com comprovação da titularidade do imóvel;

e)Prestação de serviço a terceiros, mediante contrato de prestação de serviços;

f)Participação em associação ou cooperativa em funcionamento: contratos sociais, estatutos, ata de diretoria e/ou lista de associados; e

g)Aquisição, pelo jovem, de equipamentos e insumos produtivos: nota fiscal de compra e/ou termo de doação com especificação.

O não cumprimento da meta mínima de inserção de que trata este item obrigará o Ente Executor a restituir 50% (cinqüenta por cento) do valor gasto na qualificação social e profissional por jovem não inserido no mundo do trabalho.

9 - EVASÃO E SUBSTITUIÇÃO DE JOVENS (Art. 45 – Decreto 6.629)

Para efeito do cumprimento da meta de inserção, será aceita a taxa de evasão de até 10% nos cursos de qualificação do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã.

O valor total da qualificação gasto com o que excedeu à taxa de evasão de que trata o parágrafo anterior será objeto de restituição pela Instituição Contratada ao MTE.

A substituição dos jovens que porventura desistirem de freqüentar os cursos, somente poderá ser efetivada caso tenha sido executado até 25% do total de horas/aula de qualificação social e/ou profissional.

10 - EGRESSOS

Os jovens do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã que não foram inseridos no mundo do trabalho durante a participação no Programa serão inscritos junto ao Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, no âmbito do Sistema Nacional de Emprego – SINE.

Esses jovens serão denominados de “Egressos do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã", para efeitos de monitoramento, acompanhamento e avaliação da inserção posterior no mundo do trabalho.

(13)

Constitui obrigação da Instituição Contratada, providenciar a inscrição dos jovens egressos do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã junto às unidades de atendimento do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda.

11 - AUXÍLIO FINANCEIRO (Art. 44 e Art. 47 § 3º do Decreto 6.629 de 04 de novembro de 2008)

O MTE custeará o auxílio financeiro ao jovem participante do projeto, no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais), distribuídos em 6 (seis) parcelas de R$ 100,00 (cem reais). A participação será comprovada por meio da freqüência em, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das atividades do mês.

Não haverá prejuízo da alocação adicional de recursos do proponente para também custear novos auxílios financeiros.

É vedada a cumulatividade da percepção do auxílio financeiro do Projovem Trabalhador com benefícios de natureza semelhante recebido em decorrência de outros programas federais, permitida a opção por um deles.

11.1 - Suspensão do Auxílio Financeiro

O auxílio financeiro concedido aos beneficiários do Projovem será suspenso nas seguintes situações:

I - verificada a percepção pelo jovem de benefícios de natureza semelhante recebido em decorrência de outros programas federais;

II - freqüência mensal nas atividades da modalidade abaixo do percentual mínimo de 75% (setenta e cinco por cento); ou (art. 50 Decreto nº 6.629 de 04 de novembro de 2008)

12 - UTILIZAÇÃO DO SISTEMA

O Sistema de Informação do Projovem Trabalhador – SINPROJOVEM será disponibilizado pelo MTE que fará a capacitação necessária a utilização do mesmo, (Portaria nº 991, de 27 de novembro de 2008, Anexo I - Termo de Referência do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, Item 11).

(14)

13 - ATRIBUIÇÕES DA SETRAB E DA INSTITUIÇÃO CONTRATADA: 13.1 - DA SECRETARIA ESTADUAL DE TRABALHO E EMPREGO – SETRAB

Para consecução dos objetivos, a Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego e Renda, se compromete a:

Publicar, no prazo legal, extrato do Contrato no D.O do Estado do Rio de Janeiro;

Vistoriar, para fins de avaliação e aprovação, os locais indicados para realização das ações do projeto que poderão ser remanejados a critério da SETRAB;

Coordenar o processo seletivo de jovens

Apoiar e orientar as Instituições Contratadas na formação de parcerias para o projeto

Exercer a supervisão e o acompanhamento das ações do projeto para garantir a adequação das diretrizes e regras emanadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de forma a atingir a qualidade, eficácia e eficiência desejadas

Notificar a Instituição Contratada, por escrito, quando tiver ciência de eventuais imperfeições ou irregularidades na execução dos serviços ora pactuados, fixando prazo adequado para cada caso;

Acompanhar a execução físico-financeira do projeto;

Efetuar os pagamentos conforme previsto no Cronograma Físico/Financeiro;

Rescindir o Contrato nas hipóteses previstas na lei.

Atestar notas fiscais/faturas somente quando da comprovação da efetiva prestação de serviços e/ou entrega de bens/produtos contratados, desde que as notas fiscais/faturas contenham a identificação precisa dos serviços executados ou bens/produtos entregues, datas e locais de execução dos serviços ou entrega de bens/produtos, e, no caso dos serviços prestados na execução dos cursos de qualificação.

13.- DA INSTITUIÇÃO CONTRATADA

Para consecução dos objetivos definidos no presente documento, a Instituição Contratada se compromete a:

Prestar Garantia no valor de 5% (cinco por cento) da proposta para assinatura do Contrato;

(15)

Planejar, executar, coordenar e supervisionar as ações pedagógicas, administrativas e financeiras objeto do presente Termo de Referência;

Apresentar à SETRAB as Notas Fiscais de serviço/faturas, constando o período da execução das ações de acordo com o Cronograma Físico Financeiro acompanhado dos demais documentos exigidos neste TR e no instrumento contratual;

Enviar relatório quantitativo e qualitativo, ao final de cada curso, de acordo com o cronograma de execução;

Sugerir à SETRAB ações e parcerias não previstas no Plano de Trabalho, e que sejam consideradas fundamentais para a consecução dos objetivos do programa;

Realizar os cursos nos locais aprovados pela SETRAB;

Participar de reuniões, sempre que convocada, objetivando a troca de informações a respeito da situação técnica e /ou administrativa do programa. O calendário, o horário e o local das reuniões deverão ser definidos com a SETRAB;

Utilizar obrigatoriamente a logomarca do Estado/ SETRAB /ProJovem/MTE em todo material produzido (tais como faixas, panfletos, apostilas, banners, folders, cartas de convocação, certificados);

Afixar, nos locais onde serão ministrados os cursos, cartazes, faixas ou banners, contendo todas as informações necessárias, com as logomarcas, devendo permanecer até a conclusão dos cursos;

Proceder à seleção dos candidatos aos cursos, de acordo com os pré-requisitos e o público alvo, em locais designados nas áreas de realização dos mesmos, utilizando formulário elaborado pela SETRAB e priorizando os moradores da área;

Fornecer a cada aluno (a) o RIO CARD (Auxílio transporte) e lanche relativos ao nº de dias letivos, registrando o recebimento diário, conforme modelos (Anexos 5 e 6);

Destinar aos alunos matriculados os materiais instrucionais e pedagógicos necessários à realização dos cursos, incluindo apostilas e materiais de consumo, de acordo com as especificações da Coordenação do Projeto, fazendo constar na Planilha de Recebimento, a relação de todos os itens fornecidos (Anexo 7);

Fornecer material didático e de consumo em quantidade e qualidade suficientes para atender a todos os alunos;

Fornecer uniforme e/ou equipamentos que se fizerem necessários para o aluno, nas aulas práticas e teóricas no local de realização dos cursos ou em visita às empresas;

Apresentar apólice de Seguro de Vida com cobertura para todos os alunos;

Abrir conta bancária específica para recebimentos dos recursos, _________________________________

(16)

Notificar à SETRAB, formalmente, qualquer alteração de pessoal na equipe, comprovando o perfil do profissional para substituição;

Apresentar lista de presença diária de alunos, que deverá constar no verso o conteúdo programático diário (Anexo 8), lista nominal de recebimento Rio Card e lista nominal de recebimento do lanche, especificando no verso o cardápio diário oferecido aos jovens (Anexo 5 e 6) e Listagem de Recebimento da Declaração de Frequência ao final de cada mês;

Indicar 1 (um) representante da instituição que será o responsável técnico pela execução do projeto;

Solicitar, formalmente, autorização à SETRAB para quaisquer modificações na execução do projeto contratado;

Emitir e entregar cópia da Declaração de Frequência mensal, digitalizada com todos os dados do aluno a assinatura do responsável pela Execução e assinatura do aluno em 2 vias (Contratada e Aluno) e manter uma cópia no arquivo no prazo estipulado pela coordenação da SETRAB;

Emitir e entregar aos alunos declaração de conclusão do curso no último dia de aula;

Encaminhar à SETRAB listagem nominal de recebimento de Declaração de Conclusão do Curso, assinada pelos alunos;

Emitir o certificado de conclusão do curso para cada aluno, de acordo com o modelo recebido, após um mês do término do curso, devendo constar no verso, o registro dos conteúdos programáticos e a carga horária;

Encaminhar à SETRAB, para assinatura do Secretário, os certificados já assinados pelo representante legal da instituição, com a relação dos alunos concluintes, por curso, contendo endereço completo, telefone, identidade, CPF, duas semanas antes do evento, conforme modelo em anexo (o modelo de certificado já esta com assinatura digital do secretario, não havendo necessidade de encaminhamento para tal)

Definir com a SETRAB data e local para a certificação dos concluintes com antecedência de 30 dias do término das ações;

Manter arquivados, em ordem cronológica, durante 5 (cinco) anos todos os documentos comprobatórios da execução do Contrato;

Facilitar o exercício da supervisão e fiscalização do Contrato, por parte da SETRAB;

Executar as ações necessárias à intermediação de mão-de-obra, objetivando a inserção de, no mínimo 30% (trinta por cento) dos jovens participantes no mercado de trabalho, durante o prazo de execução dos cursos, comprovando a empregabilidade a SETRAB, de

(17)

acordo com o item 8 deste Termo de Referência, por meio de Relatório comprobatório constando nome do aluno, CPF, RG, curso realizado, local, nome da empresa na qual foi colocado e ocupação;

Encaminhar a SETRAB os relatórios indispensáveis ao acompanhamento e à avaliação das ações;

Garantir a manutenção da equipe técnica em quantidade e qualidade adequadas ao bom desempenho das atividades, observando, quando da seleção de pessoal, a vedação de contratação remunerada de pessoas para participar da execução do projeto, que tenham vínculo estatutário ou trabalhista com o Estado do Rio de Janeiro, sob pena de glosa da despesa realizada e devolução do valor correspondente;

Arcar com quaisquer ônus de natureza trabalhista, previdenciária ou social, decorrentes dos recursos humanos utilizados nos trabalhos, bem como ônus tributários ou extraordinários decorrentes das atividades desenvolvidas para execução das ações;

Manter equipamento de informática suficiente para a utilização do sistema informatizado, disponibilizado pelo MTE;

Garantir a frequência mínima obrigatória dos jovens beneficiários de 75% (setenta e cinco por cento) do total das 350 horas de qualificação social e profissional;

Lançar, nos prazos e condições fixados, as informações no Sistema disponibilizado pelo MTE, arcando com os ônus do uso inadequado do Sistema e das informações, por si ou pelos terceiros por ele contratados;

Comprovar por meio de notas fiscais/faturas a efetiva prestação de serviços ou entrega de bens/produtos contratados, desde que as notas fiscais/faturas contenham a identificação precisa dos serviços executados ou bens/produtos entregues, datas e locais de execução dos serviços ou entrega de bens/produtos, e, no caso dos serviços prestados na execução dos cursos de qualificação, deverá acompanhar as notas fiscais/faturas documento que explicite por curso contratado e realizado constando o período de execução.

(18)

14 - PRAZO DE EXECUÇÃO:

O prazo de execução do projeto deverá ser de até 9 (nove) meses, contados a partir da data da assinatura, constando as datas previstas para o início e término das atividades, com conclusão de todos os cursos.

EXECUÇÃO 1 (hum) mês 6 (seis) meses 1 (um) mês 1 (um) mês

AÇÕES Implantação qualificação social e 350 horas de profissional

Finalização das ações de inserção no Mercado de trabalho

Conclusão da Prestação dos

serviços

15 – CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E JULGAMENTO (ANEXO 2) – EM ANEXO 16 – DISTRIBUIÇÃO DE LOTES POR MUNICÍPIOS (ANEXO 9) – EM ANEXO 17 - REFERÊNCIAS LEGAIS

Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, dispõe sobre o estágio de estudantes;

Lei nº 11.692, de 10 de junho de 2008, dispõe sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem;

Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, dispõe sobre a realização da modalidade de licitação Pregão;

Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, dispõe sobre normas para licitações e contratos da Administração Pública;

Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, aprova a Consolidação das Leis do Trabalho;

Decreto nº 6.629, de 04 de novembro de 2008, regulamenta o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem;

Portaria nº 991 de 27 de novembro de 2008

Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, regulamenta o pregão, na forma eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns;

Decreto nº 3.555, de 08 de agosto de 2000, aprova o regulamento para a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns;

Resolução CODEFAT nº 575 de 28 de abril de 2008, estabelece novas diretrizes do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda no âmbito do Plano Nacional de Qualificação (PNQ),

Resolução CODEFAT nº 633, de 25 de março de 2010, aprova a distribuição de recursos para o exercício de 2010 e estabelece o custo aluno/hora no âmbito do Plano Nacional de Qualificação – PNQ.

Referências

Documentos relacionados

9.3 Notificar a CONTRATADA por escrito da ocorrência de eventuais imperfeições no curso da execução dos serviços, fixando prazo de 24 (vinte e quatro) horas para a sua correção.

O pagamento será efetuado através de depósito em conta bancária ou via TED (transferência eletrônica disponível), cujas tarifas extras correrão por conta da Contratada. O

fornecedores a apresentar proposta para Contratação de Serviço com material, equipamento e mão de obra para Limpeza dos dutos dos sistemas de ar condicionado central e do sistema

O pagamento será efetuado através de depósito em conta bancária ou via TED (transferência eletrônica disponível), cujas tarifas extras correrão por conta da Contratada. O

Empresas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional),

refere o item anterior. No caso de eventuais atrasos, os valores serão corrigidos com base na variação pro-rata-die do INPC/IBGE, entre o dia do vencimento até a data da

INPC/IBGE, entre o dia do vencimento até a data da efetiva liquidação. A Nota Fiscal/Fatura Discriminativa deverá ser entregue no Serviço de Administração do CRF- RJ, na Rua Afonso

A Administração não responderá por quaisquer compromissos assumidos pela Contratada com terceiros, ainda que vinculados à execução do objeto da licitação, bem como por qualquer