• Nenhum resultado encontrado

Acm Acupuntura Coreana Nas Mos Sem Agulhas 140617100037 Phpapp02

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acm Acupuntura Coreana Nas Mos Sem Agulhas 140617100037 Phpapp02"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)
(2)

2

Ebook de ACM

Acupuntura Coreana nas Mãos

(sem agulhas)

- nível 1 e 2 -

Kaiowa Mara

Acupunturista

Ebook de ACM

Acupuntura Coreana nas Mãos

(sem agulhas)

(3)

3

Este manual é distribuído gratuitamente. Você pode repassar livremente

para todos aqueles que desejam melhorar sua qualidade de vida. Não é permitido copiar o conteúdo parcialmente. Pois apesar da gratuidade

é propriedade intelectual da autora, protegido pela Lei n.º 9.610/98.

Kaiowa Mara – Formada em Koryo Sooji Chim (Manopuntura na

Espanha), em Acupuntura sistêmica na EBRAMEC (Escola Brasileira de Medicina Chinesa). Anteriormente exerceu a profissão de Massoterapeuta e

instrutora de Swásthya Yoga durante 25 anos. Fez diversas especializações na área da MTC (Medicina Tradicional

Chinesa): Auriculoterapia, Acupuntura Estética, Analgesia com Acupuntura e outras. Tem ministrado cursos em algumas cidades do Brasil, como em Bagé e Pelotas no RS, Florianópolis em SC.

Atualmente se dedica à ACM (Acupuntura Coreana nas Mãos) sem agulhas.

(4)

4

Palavras do redator do primeiro livro de Manopuntura editado na Espanha: - “Com um mínimo de estimulo el efecto es mayor y más rápido y hasta podemos tratar enfermedades que la medicina clasica dá por incurables, campo en el que los maestros coreanos están logrando considerables

avances. Por todo esto Koryo Sooji Chim es la medicina del futuro y creo

que será de gran utilidad para la humanidad”. Song Dal-Yong

Índice

1 - Considerações

2 - História da Koryo Sooji Chim

3 - Minha primeira experiência com a Koryo Sooji Chim 4 - Gratidão

5 - Algumas experiências 6 - Introdução

7 - O que é a Acupuntura Coreana sem agulhas 8 - Desequilíbrios tratados com esta técnica

9 - Por que usar a Acupuntura nas mãos sem agulhas 10 - As bases da ACM

11- Primeiro nível de tratamento Terapia de correspondência 12 - Segundo nível de tratamento

a) Prescrição do Aquecedor Médio b) Prescrição do Aquecedor Superior c) Prescrição do Aquecedor Inferior 13 - Depoimentos

14 - Alguns tratamentos

15 - Cursos online com ACM básico e tema específico 16 - Cursos presenciais com ACM básico e tema específico 17 - Cursos online com ACM avançado

18 - Cursos presenciais com ACM avançado 19 - Referencias

(5)

5

1 - Considerações

A acupuntura nas mãos sem agulhas não apresenta o menor risco, ao contrário, só trará benefícios àquele que se auto aplica. Porém desejamos esclarecer que não pretendemos, com esta técnica, induzir a não consultar um profissional da área da saúde.

Aqueles que estiverem usando-a será por sua própria responsabilidade. A utilização da ACM pode trazer a você grandes benefícios, desde que seja persistente e use-a conforme indicado.

O conteúdo do manual de ACM tem o conteúdo básico, mas a técnica vai bem mais além em tratamentos avançados.

Se você tiver interesse em saber mais participe de nossos cursos, que além da teoria mais avançada, contém uma parte prática que auxilia no maior entendimento e possibilita fazer sua prática orientada e a conhecer também o resultado em outras pessoas.

- Este material é parte do curso on-line e presencial que ministro. Desejo que você compartilhe com todos aqueles que tiverem interesse em conhecer a técnica.

(6)

6

2- História da Koryo Sooji Chim

O fundador do sistema, Dr. Tae Woo Yoo, escreveu: “Uma noite de outono em 1971, me despertei com uma forte dor na parte de trás da cabeça.

Por alguma razão, me encontrei apoiado na parte de trás do meu dedo médio. Aconteceu que toquei com a ponta da caneta no dedo e

verdadeiramente, encontrei uma área bem dolorosa. Então decidi estimular essa área e a dor de cabeça foi desaparecendo”.

Esse foi o começo de uma nova medicina que passou por um processo de muitos anos de pesquisa.

Graças a perseverança do seu criador, deve-se o êxito da Koryo. De sua sabedoria e força no desenvolvimento desta ciência se beneficiaram, não só a acupuntura coreana, como também, milhões de pessoas em todo o mundo, que decidiram tratar suas doenças e patologias através de uma medicina natural, concretamente a Koryo Sooji Chim.

Este método teve um desenvolvimento extraordinário nos últimos 30 anos, tanto no aspecto teórico como no prático. O método respeita as leis

fundamentais da medicina tradicional oriental (teoria Yin/Yang, teoria dos cinco elementos, etc.). Assim como contém todos os pontos e meridianos da acupuntura clássica.

3 – Minha primeira experiência com a Koryo Sooji Chim

Quando comecei a estudar “Manopuntura” na Espanha, eu fazia parte daqueles 30% da população mundial que sofre de renite alérgica.

Quando começamos com as primeiras aulas com o professor, “maestro Shim”, ele dispôs sobre a mesa várias agulhas pequenas de acupuntura e falou a todos os alunos, mostrando um mapa da mão, que teríamos que nos auto agulhar no ponto indicado por ele. Éramos 25 alunos. Creio que uns 15 alunos se agulharam, mas os outros 10 não se animaram. Então o maestro deu o prazo de uma semana para que conseguissem fazê-lo. Caso contrário, disse que não poderiam fazer parte de seu grupo de alunos. Sua principal razão foi que um profissional da saúde que não conseguisse

(7)

7

se tratar, não teria condições de tratar outras pessoas. Com esse acontecimento inicial, cheguei a conclusão, que quando formada, encontraria pessoas que não aceitariam as agulhas para tratamento. Foi assim que levei ao maestro minhas inquietações e perguntei se seria possível um tratamento que não fosse tão invasivo. Como a resposta foi afirmativa, aproveitei a oportunidade para solicitar um auto tratamento para minha renite.

Nesse mesmo dia comecei a tratar-me, pressionando três pontos da mão com uma caneta.

Naquela época eu tinha coriza constante, muitos espirros ao longo do dia, peso na cabeça, o nariz entupido geralmente na noite e seguidamente passava por processos de dor garganta com febre alta.

Após um mês de estimular-me os pontos na mão diariamente, o resultado foi muito bom. A coriza havia diminuída bastante e já não espirrava tanto. Continuei com o tratamento sem faltar um só dia. Quando completei o quarto mês, continuava fazendo tudo como no começo, mas de repente percebi que estava totalmente sem sintomas de renite. Daquele terrível transtorno em minha vida, que havia começado desde a infância.

Que me impediu de desfrutar muitas coisas em diferentes etapas por anos trás anos.

Então me apaixonei por essa técnica tão milagrosa e ao mesmo tempo tão simples, que me dediquei de corpo e alma durante quatro anos ao estudo de Koryo Sooji Chim.

Com o tempo fui procurando experimentar, com a orientação do “maestro”, a tratar novas doenças com a pressão nos pontos, sem usar agulhas.

Os resultados foram excelentes, pois geralmente, se não passavam as dores ou incômodos, ao menos diminuíam consideravelmente.

Quando me formei mantive essas duas formas de tratamento, uma com agulhas e outra sem agulhas que dependia muito mais da pessoa que queria se curar do que de mim.

Hoje, continuo estudando, pois creio que ainda tenho muito a aprender. Já aprendi diferentes técnicas de acupuntura, mas considero que a ACM é a técnica mais acessível a qualquer pessoa que deseja ter qualidade de vida e saúde.

Passei mais da metade de minha vida sofrendo com uma moléstia que me impediu de usufruir de muitos bons momentos e agora, graças a essa

(8)

8

técnica, acordo todas as manhãs descansada depois de um sono reparador e consigo respirar profundamente apreciando os primeiros raios de sol do dia. Tenho uma vida com muita qualidade e saúde.

Por essas razões decidi divulgar minhas experiências e todo meu

aprendizado, como gratidão a Deus por tudo que venho recebendo, pois conforme aprendi com essa medicina que: “energia estagnada é uma forma de doença, e saudável é quando ela está em movimento.”

Quando mudamos alguma coisa no corpo estamos mudando também no “todo” de um ser que é corpo, mente e espírito.

Desejo poder levar a um grande número de pessoas esses conhecimentos tão simples, mas que podem transformar muitas vidas e principalmente porque estaremos colocando nas mãos de cada um a possibilidade de se transformar por seu próprio esforço.

Então, literalmente posso dizer que a sua saúde está em suas mãos.

4 – Introdução

A Acupuntura nos dias de hoje é bem compreendida por nós ocidentais e já utilizamos para tratar também os animais. A linguagem já faz parte da nossa cultura e só temos que agradecer aos antigos orientais que muito lentamente foram nos ensinando esse conhecimento milenar que até o mundo científico já comprova e aprova o seu funcionamento e sua importância.

Aqui no Brasil a historia da Acupuntura se confunde com a chegada dos povos orientais que a trouxeram em suas bagagens. Apesar de que, quando Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil já existiam relatos da população brasileira da época que os índios que aqui habitavam praticavam

acupuntura de maneira bem rudimentar, talvez através de inserção de espinhos no corpo, ou estímulos de lascas de pedras, mas de forma semelhante e com os mesmos princípios que a Medicina Tradicional Chinesa faz com as agulhas, laser, estímulo manual e etc.

A Koryo Sooji Chim teve origem na Coreia e foi se difundindo por vários países, como Japão inicialmente e após em 16 países da Ásia.

(9)

9

A Acupuntura Coreana é reconhecida e difundida pela Organização

Mundial de Saúde (OMS), órgão máximo da saúde do planeta e recomenda para o tratamento de muitos tipos de doenças.

O Brasil como é um país membro da OMS adotou a Medicina Tradicional Chinesa.

O uso da acupuntura nas mãos na Coreia é tão frequente, que é utilizado de forma cotidiana. Mas é praticada mais por pessoas comuns, que por

profissionais. Na Coreia é muito natural que pessoas com conhecimento, tratem a amigos, vizinhos e até estranhos, sem nenhum custo.

5 – Gratidão

Quero expressar aqui a minha gratidão a Deus, a Vida, ao Universo, por haver-me proporcionado esse encontro com a Acupuntura Coreana, que me transformou tanto como pessoa física e emocional, enfim, no meu “todo”. Trato de expressar em meus atos, com meus alunos e clientes entregando-me com amor a esse trabalho, que só entregando-me gratifica.

E agradeço, principalmente, por estar realizando o meu sonho de divulgar a ACM (sem agulhas), levando-a a muitas famílias, que também poderão transformar seu mundo e receber verdadeiramente a saúde em suas mãos.

6 - Algumas experiências

Mulher de 60 anos – Chegou se sentindo mal depois de comer ovos fritos com linguiça e contou que tinha uma pedra na vesícula. Ela tentou vomitar, mas não conseguiu. Fiz o estímulo no canal da vesícula para dispersar e aos 15 minutos começou a melhorar.

(10)

10

Homem de 54 anos – Teve um ataque de lombalgia por levantar um peso. Foi efetuado o estímulo em quatro pontos no dorso da mão e um ponto na palma. Após meia hora se sentiu mais aliviado.

Homem de 57 anos – Amanheceu com o rosto inchado e com dor nos

dentes. Foi pressionada a área de reação no dedo médio. Depois de quarenta minutos começou a notar grande alívio.

Homem de 59 anos – Chegou com forte dor de ouvido. Realizei uma forte pressão na área lateral do dedo médio, correspondendo ao ponto do ouvido. Diminuiu bastante a dor. Após recomendei procurar o médico, pois

aparentava ter infecção.

Homem de 25 anos – Devido a um salto torceu o tornozelo e chegou com ele imobilizado, porém com muita dor. Busquei os pontos de dor no dedo mínimo correspondente ao tornozelo da perna esquerda e mantive a pressão por mais de cinco minutos. No dia seguinte estava muito melhor, mas

continuou se aplicando a pressão nos pontos a ele indicado.

Mulher de 44 anos – Sentia muita dor no ombro esquerdo. Busquei os pontos sensíveis na mão, correspondentes ao ombro e realizei a pressão. Como era uma dor antiga, foi orientada para auto tratar-se. Após um mês só sentia alguma sensibilidade nos movimentos do braço, mas já não havia dor.

7 - O que é a Acupuntura Coreana (sem agulhas)

É muito fácil explicar essa forma de acupuntura. Só temos que entender a correspondência que existe do corpo com a mão.

Se temos em nossas mãos todo o correspondente do corpo, portanto a “Acupuntura Coreana nas Mãos” se baseia na constatação que um transtorno de uma parte do corpo deixa sensibilizado seu ponto

correspondente na mão. Esse ponto sensível se utiliza como ponto de tratamento.

Ou seja, meridianos e pontos da Acupuntura Chinesa, são utilizados nos correspondentes nas mãos para equilibrar.

(11)

11

A totalidade do corpo está, então, representada em ambas as mãos, sendo que nos possibilita um duplo tratamento.

Na Acupuntura Coreana na Mãos (sem agulhas) utiliza-se vários instrumentos para estímulos nos pontos. O mais usado é o apalpador.

Passando aos níveis mais avançados, também utilizamos as técnicas, assim como na acupuntura sistêmica (corporal), para tonificação e dispersão.

8 - Desequilíbrios tratados com esta técnica

A Acupuntura nas mãos, de acordo com a técnica coreana, pode ser usada para tratar um grande número de desequilíbrios, tanto físico, mental e emocional como:

Gastrite

Dores de estômago Diarreia

Constipação

Inflamações nas articulações Rigidez cervical Lombalgia Ciatalgia Resfriados Alergias Asma Tosse Cistite Obesidade Cólicas de menstruação Impotência Transtornos digestivos Renite Enxaqueca

(12)

12 Dor de ouvido Dor de cabeça Insônia Depressão Dor de garganta Memória fraca Imunidade baixa Frigidez Artrite Etc.

9 - Por que usar a Acupuntura Coreana nas mãos sem agulhas

- A mão representa e corresponde a todo o corpo (se parte da base que o todo está em cada parte e cada parte está no todo).

- Na mão estão representados todos os meridianos e pontos de acupuntura do corpo, e todos eles são suscetíveis de tratamento (diferente do que acontece com outros microssistemas).

- A mão é ideal como zona de tratamento, pois está repleta de terminações nervosas.

- É ideal para auto tratamento já que as bases são fáceis de aprender e a facilidade de acesso.

- Está à disposição de qualquer pessoa interessada em sistemas de cura e ou auto cura.

- Pode ser utilizada em qualquer ambiente.

- Você poderá transformar a sua vida, a vida de sua família, de seus amigos e /ou adicionar à sua profissão, pois é uma técnica acessível a qualquer nível de estudo, sendo que qualquer pessoa pode aprender.

(13)

13

10 - As bases da ACM

A Koryo Soojí Chim é à base da Acupuntura Coreana nas Mãos.

A mão é considerada um plano do corpo humano em miniatura; sendo que a Koryo se baseia na mesma teoria de tratamento que o da acupuntura clássica. Porém se obtém dela um efeito mais rápido e melhor, porque temos na mão a “manifestação externa do cérebro”. Se fizermos uma comparação do nosso corpo com o Universo teremos:

- A cabeça corresponde ao céu; - Os pés a terra;

- Os braços e as pernas equivalem aos 4 pontos cardeais e as 4 estações. À cabeça então corresponde aos cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal

e água. Os 12 meridianos aos 12 meses do ano, e os 365 pontos da

acupuntura aos 365 dias do ano.

Conforme a Medicina Chinesa, a Acupuntura Coreana também utiliza para tratamento os 14 meridianos ( incluídos Vaso Concepção e Vaso Governador), que estão representados na mão com seus 365 pontos. Na aplicação do terceiro e quarto nível de tratamento serão estudados os meridianos, seus órgãos e várias técnicas de anamnese, tonificação e

dispersão. Porém para tal necessitaremos um estudo mais aprofundado, que será realizado depois de haver uma prática maior com as duas técnicas iniciais.

(14)

14

Cada meridiano tem diariamente duas horas de atividade: Pulmão – das 03:00 às 05:00

Int. Grosso – das 05:00 às 07:00 Estômago – das 07:00 às 09:00 Baço/Pâncreas – das 09:00 às 11:00 Coração – das 11:00 às 13:00

Int. Delgado – das 13:00 às 15:00 Bexiga – das 15:00 às 17:00

Rim – das 17:00 às 19:00

Pericárdio – das 19:00 às 21:00 T. Aquecedor – das 21:00 às 23:00 Vesícula Biliar – das 23:00 às 01:00 Fígado – das 001:00 às 03:00

Foi estabelecido uma letra do alfabeto para cada micro meridiano da mão: Número de pontos: A == Vaso Concepção 33 B == Vaso Governador 27 C == Pulmão 13 D == Intestino Grosso 22 E == Estômago 45 F == Baço / Pâncreas 22 G== Coração 15 H == Intestino Delgado 14 I == Bexiga 39 J == Rim 38 K == Pericárdio 15 L == Triplo Aquecedor 12 M == Vesícula Biliar 32 N == Fígado 18

(15)

15

11 - Primeiro Nível de Tratamento Terapia de Correspondência

A terapia de correspondência é o nível de tratamento mais fácil e simples. As partes dolorida do corpo se localizam na mão e se tratam diretamente nela. A mão representa o corpo com braços e pernas abertos.

As extremidades superiores correspondem aos dedos indicador e anular; e as inferiores aos dedos polegar e mínimo. A palma da mão corresponde a parte anterior do corpo e o dorso a parte posterior, sendo que o dedo médio contém a cabeça, o pescoço e vai até o peito na frente e no dorso a cabeça com toda a coluna.

Deve-se prestar especial atenção as alterações que se apresentam na mão. Estas podem jogar um papel importante no diagnóstico. Assim, por

exemplo, zonas de tensão, ossos salientes, cicatrizes ou zonas mais ásperas denotam alguma alteração na parte correspondente no corpo.

O corpo influencia as mãos e as mãos ao corpo.

As mãos de um corpo saudável são suaves, elásticas e ágeis. Enquanto que a palidez, as cores amareladas, a redução de movimentos são sinais de enfermidades.

Então, pressionar nas mãos os pontos correspondentes às partes do corpo que estão doentes é tratar-se com a terapia de correspondência ACM. As referências de saúde segundo a terapia KORYO SOOJI CHIM são as seguintes:

As mãos e os pés devem apresentar calor adequado, isso significa que a circulação sanguínea está normal. Se a circulação sanguínea não estiver funcionando bem, imediatamente as mãos e os pés tornam-se gelados, o coração dispara e ocorre e o fenômeno de elevação das energias.

É uma técnica muito simples de aprender e praticar, porque nós temos as duas mãos na nossa frente.

Na Coréia esta acupuntura na mão, está sendo divulgada em massa, por meio de comunicação popular como na TV, Jornal, Revistas e etc.

Uma boa parte da população coreana já se auto trata com acupuntura na mão como se fosse receita caseira.

Qualquer pessoa tem a capacidade de localizar um ponto correspondente numa mão, observando simplesmente um mapa da mão.

(16)

16

Basta pressionar o ponto ou a região, de maior sensibilidade, podemos equilibrar a energia do local alterado se for uma alteração leve.

O corpo inteiro está representado nas duas mãos, portanto temos cada parte dele representado duplamente.

A acupuntura nas mãos se baseia na constatação de que um transtorno de uma parte do corpo deixa sensibilizado seu ponto correspondente na mão. Quanto mais grave a enfermidade, mais sensíveis são os pontos

correspondentes.

Antes e após um tratamento com ACM, realizar uma massagem na mão e principalmente próximo à área afetada.

(17)

17

As articulações dos dedos correspondem às articulações do corpo. A totalidade do corpo está representada em ambas as mãos.

Portanto, quando há um ponto sensível, esse será um ponto de tratamento, por essa razão esse primeiro nível de tratamento chama-se “terapia de Correspondência”.

(18)

18

Micro meridiano “A” (Vaso Concepção) e a localização dos pontos na mão:

Vamos conhecer inicialmente o micro meridiano A, pois através dele podemos chegar a todos os Órgãos, tanto sólidos como ocos e é onde se realizam os tratamentos Base no Triplo Aquecedor que veremos a seguir. Controla os meridianos Yin. Em termos estruturais o útero representa o Vaso Concepção. Controla o abdômen, tórax, garganta e face, mantendo o equilíbrio energético dos órgãos dessas regiões.

Começa na ponta do triângulo formado com a prega do pulso e a mão; sobe por toda a palma da mão indo até a ponta do dedo médio.

(19)

19

Correspondência do Vaso Concepção com o micro meridiano A:

VC 1 = A 1 Órgãos sexuais, transtornos psíquicos. VC 2 = A 2 VC 3 = A 3 ponto Mo (ponto de alarme) da Bexiga; enfermidades da

Bexiga. Aumenta a “energia sexual”; importante nos homens. VC 4 = A 4 ponto Mo (ponto de alarme) do Intestino Delgado;

enfermidades do Intestino Delgado e do Útero. VC 5 = A 5 ponto Mo (ponto de alarme) do Triplo Aquecedor;

doenças do Triplo Aquecedor; doenças femininas, incluindo o Útero. VC 6 = A 6

VC 7 = A 7 VC 8 = A 8 Se corresponde com o umbigo; controla as “funções da vida” congênitas e adquiridas. VC 9 = A9 VC 10 = A 10 VC 11= A 11 VC 12 = A 12 ponto Mo (ponto de alarme) do Estômago; se

corresponde com o Estômago; é utilizado na terapia base para o Aquecedor Médio VC --- = A 13 VC 13 = A 14 VC --- = A 15 VC 14 = A 16 ponto Mo (ponto de alarme) do Coração; todos os problemas no Coração. VC 16 = A 17 problemas do Pericárdio (emoções).

VC 17 = A 18 ponto Mo (ponto de alarme) do Pericárdio. VC --- = A 19

VC 22 = A 20 dores no Esôfago e Faringe. VC --- = A 21 VC --- = A 22 VC--- = A 23 VC 23 = A 24

(20)

20 VC 24 = A 25 VC --- = A 26 VG 26 = A 27 VG 25 = A 28 Enfermidades nasais. YINTANG = A 29 VG 24 = A 30 VG --- = A31 VG --- = A32 VG 20 = A33 Problemas psíquicos, perda de conhecimento.

Como realizar o estímulo

11 - Segundo nível de tratamento

Terapia Base - Utiliza o meridiano A (Vaso Concepção) na mão, pois ele

está em conexão com todos os órgãos. O tratamento de correspondência pode ser reforçado mediante uma

(21)

21

harmonização dos Órgãos internos. Os pontos selecionados para esse fim são os que pertencem a uma

prescrição Base:

a) Prescrição base para o Aquecedor Médio

O Aquecedor Médio é o responsável pela digestão e está na área do abdômen, entre o diafragma e o umbigo. Os órgãos digestivos ali

localizados são o fígado, a vesícula, o baço e o estômago. A boa digestão é a base fundamental para a saúde.

b) Prescrição base para o Aquecedor Superior

O Aquecedor Superior é o responsável pela circulação sanguínea e pelo fluxo de energia através do corpo humano e está localizado acima do diafragma.

Os órgãos mais importantes são o coração e o pulmão. Muitas pessoas com enfermidades graves sofrem de transtornos no coração e no sistema circulatório, o qual se exterioriza com os seguintes sintomas: dor no

(22)

22

peito, sensação de opressão, respiração entrecortada, asma, tosse, asfixia ou moléstias ao ingerir alimentos.

A prescrição base para esses pacientes é a estimulação dos pontos A16, A18, A20, A22 e A24.

c) Prescrição base para o Aquecedor Inferior

O Aquecedor Inferior controla as funções de reprodução e secreção. Situa-se na esfera abaixo do umbigo e engloba os órgãos urogenitais. Se o sistema digestivo ou bem sua regulação nervosa trabalha

harmoniosamente, o aquecedor inferior estará provido de energia suficiente para assegurar uma vida sexual satisfatória assim como um alto grau de resistência física. Se, ao contrário, existe uma disfunção do aquecedor inferior, isso levará a uma perda de energia, sensação de

(23)

23

fadiga, debilidade, propensão a adoecer, perda de apetite sexual, impotência, ejaculação precoce, enfermidades dos órgãos genitais, hemorragia da matriz, frigidez, micção frequente ou escassa, dor ao urinar, enfermidades do baixo ventre em geral, dores na área inferior das costas, etc. A prescrição base será diferente para homens e mulheres sendo que o aquecedor inferior se situa na área dos órgãos genitais.

(Mais adiante ensinarei uma técnica para tornar mais efetivo o

tratamento), porém é necessário mais conhecimento sobre o assunto. A prescrição base para os homens é a seguinte: A1, A3 e A12. Para as mulheres, os pontos são: A1, A4, A5, A8 e A12.

(24)

24

13 – Depoimentos

(25)

25

(26)
(27)

27

14 - Alguns tratamentos

Prescrição base para o abdômen

Esta fórmula serve para tratar todos os problemas abdominais, incluindo os do aquecedor médio e o aquecedor inferior. É eficaz para dor de

estômago, diarreia, constipação intestinal, prolapso do reto, anorexia, vômitos e flatulência. Os pontos para tratar são os seguintes: E21 e E24, em ambos os lados, que se correspondem com os pontos do abdômen no meridiano clássico do estômago.

(28)

28

Prescrição base para o sistema nervoso

Esta fórmula serve de ajuda como tratamento base em caso de doenças neurológicas e psiquiátricas. Estimular os pontos A12, E8, I2 e I38. Os dois últimos pontos correspondem aos pontos do meridiano clássico da Bexiga, o qual tem tradicionalmente uma estreita relação com o sistema nervoso.

Prescrição base para a área lombar

Utiliza-se para problemas ligados a parte inferior das costas,

principalmente no caso de moléstias do aparelho musculoesquelético (por exemplo a dor nos rins). A prescrição é a seguinte: estimular os pontos E19, I21 e M18.Estes correspondem aos pontos dos meridianos clássicos da vesícula biliar e da bexiga, que são igualmente utilizados para o tratamento da região lombar.

(29)

29

Dor de cabeça

Buscar no dedo médio os pontos mais sensíveis e pressionar por 3 minutos. Aqui vemos o ponto onde o criador da Koryo dr. Tae-Woo Yoo aplicou-se por primeira vez quando sentiu dor de cabeça. Porém se sua dor de cabeça estiver em outra área, procure-a com o apalpador.

(30)

30

Tratamento para dor cervical

(31)

31

Tratamento para dor no joelho

Tratamento para estimular a memória

(32)

32

Tratamento para dor de ouvido

Tratamento para os olhos (excesso de lágrimas devido a ardência, incômodo com muita luz)

(33)

33

Tratamento para problemas nasais (por resfriados, hemorragia, ronco)

(34)

34

Tratamento para o estômago (dor ou má digestão)

Tratamento para as vias respiratórias (dor de garganta, tosse, bronquite)

(35)

35

Tratamento para a circulação e coração

(36)

36

Tratamento para diminuir o apetite

Tratamento para equilibrar o intestino grosso (diarreia, constipação, intestinal, dores abdominais)

(37)

37

Tratamento para aumentar a imunidade

(38)

38

Tratamento para artrite reumatoide

(39)

39

Tratamento para pressão alta

(40)

40

Tratamento para insônia

(41)

41

Tratamento para queda de cabelos

(42)

42

(43)

43

15 - Cursos online com ACM básico e tema específico

Ministro cursos ao vivo em sala virtual, com áudio, vídeo, chat e microfone. De forma que permita uma interação com os alunos, para permitir tirar as dúvidas no momento.

As datas dos cursos estão publicadas em meu blog: http://saudeemsuasmaos.com/

16 - Cursos presenciais com ACM básico e tema específico (workshops)

Breve estarei realizando cursos presenciais em algumas capitais do Brasil, que também serão divulgados em:

http://saudeemsuasmaos.com/

17 - Cursos online com ACM avançado

Nos cursos de ACM avançado são apresentados os 5 níveis de Acupuntura Coreana, possibilitando o uso mais aprofundado e específico da técnica. Os temas tratados são:

- Primeiro Nível – Terapia de correspondência - Segundo Nível – Terapia base

- Terceiro Nível – Conhecimento dos 14 meridianos e seus órgãos com seus 365 pontos correspondentes na mão

- Quarto Nível – Terapia dos cinco elementos com técnicas de tonificação e dispersão dos Órgãos

-Quinto Nível – Terapia das três constituições Informações: http://saudeemsuasmaos.com/

18- Cursos presenciais com ACM avançado

É apresentado o mesmo conteúdo que no curso online em 20 horas divididos em dois fins de semana

(44)

44

19 - Referências

Este material foi realizado com base no livro “La Manopuntura

Coreana”do dr. Tae-Woo Yoo, nos ensinamentos do “maestro” Shim, nos 9 anos de prática com a Koryo Sooji Chim e no uso dessa técnica sem as agulhas.

Blog: saudeemsuasmaos.com

email: contato@saudeemsuasmaos.com

Facebook: Acupuntura sem agulha nas mãos

Skype: Kaiowa

Referências

Documentos relacionados

Para os sistemas de pastejo bovinos, ovinos e simultâneo, foram utilizados quatro piquetes e, no alternado, cinco, o que permitiu a rotação da pastagem com sete dias de ocupação e

Foram avaliados os frameworks SWAN e INSIGNIA, integrados com os protocolos de roteamento DSR e AODV, com base nas métricas atraso fim-a-fim, vazão, jitter e overhead de roteamento,

Numa perspectiva neoclássica, não há igualação entre custos marginais e preços: (a) as diferentes firmas não são “price-takers” e (b) não está tendo um zero profit. No

O Presente Plano de Trabalho Individual é parte integrante do contrato de formação celebrado entre o aluno e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte

As testemunhas convencionais foram as cultivares Pérola e BRS Pontal, usadas como genitores recorrentes para o desenvolvimento das linhagens RMD, e a cultivar IPR

 Seção-Tipo (Assembly)  Corredor (Corridor)  Superfície de Projeto  Volumes  Seções Transversais Criando os elementos necessários para o projeto da

tomadas - que o Memorando assinado pelos países da zona euro que pedem assistência financeira afeta os direitos fundamentais e a situação social desses países, mas a criação e

O produto Cabo Gama Ø1.8mm poderá ser utilizado pelo cirurgião, se o mesmo achar necessário, em casos de fixação periprotética associada ao produto Sistema de Placas