• Nenhum resultado encontrado

Prova Bimestral de Ciências 3º Bimestre de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prova Bimestral de Ciências 3º Bimestre de 2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

Prova Bimestral de Ciências

3º Bimestre de 2016

Nome do Professor (a): Paula Aben Athar

Aluno:____________________________________________Nº:_________ Série/Ano 8º Turma_________Data : 20/09/2016

Leia atentamente os seguintes comandos para a realização da prova: 01- Esta prova é um documento oficial do CMDPII.

02- Preencha imediatamenteo cabeçalho(s) da prova e da folha de respostas (caso exista). 03- Confira a prova juntamente com o fiscal.

04- Observe atentamente o enunciado das questões.

05- Provas e folhas de respostas deverão ser respondidas a caneta azul ou preta.

06- Durante o horário de prova os únicos materiais que o aluno pode ter em sua carteira são: lápis, caneta e borracha. Não é permitido o empréstimo de tais materiais e é vedado o uso de corretores, estojos e similares.

07- O fardamento deve estar de acordo com as normas vigentes da escola. Não é permitido manter japona ou agasalho sobre mesa, carteira, cadeira ou sobre as pernas.

08- Questões rasuradasserão anuladas.

09- A prova será recolhida e receberá nota ZERO no caso de:

o aluno usar cadernos, livros ou anotações em qualquer meio para auxiliá-lo a responder a prova ou ter consigo quaisquer desses materiais (essas situações podem ser confirmadas pelo fiscal no momento ou posteriormente pelo sistema de monitoramento);

o aluno PORTAR qualquer aparelho eletrônico durante o horário de prova(esse aparelho deve ficar desligadodentro da mochila escolar do aluno);

 o aluno danificar, adulterar ou rasgar a prova, antes, durante ou depois de sua aplicação;

 o aluno usar termos ofensivos, palavras de baixo calão, desenhos, escritas e marcações não solicitadas;

 o aluno for flagrado trocando informações de qualquer tipo com outro aluno durante a aplicação da prova (essa situação pode ser confirmada pelo fiscal ou posteriormente pelo sistema de monitoramento);

10- São permitidas garrafas de água de uso INDIVIDUAL. 11- Não é permitido o consumo de lanches durante a prova. 12- Não é permitida a circulação dos alunos dentro da sala.

13- Todos esses itens se aplicam durante o horário da prova, inclusive nas saídas dos alunos para beber água ou para utilizar o banheiro.

14- Atenção redobrada e tranquilidade são fortes aliadas para realização de uma boa prova. 15- O interessado terá 48 horas após a divulgação do resultado para entrar com recurso

NOTA

(2)

Questão 01

O sistema urinário tem como tarefa retirar todas as substâncias tóxicas presente no sangue e eliminá-las na forma de urina. O sistema urinário também mantém o equilíbrio dinâmico do corpo humano. A respeito do sistema urinário, responda as questões abaixo:

a) A imagem abaixo mostra a estrutura do sistema urinário. Indique os nomes das estruturas mostradas na figura e suas respectivas funções: (0,4 pontos)

1- Rim – produção de urina

2- Ureter- conduzir urina para a bexiga 3- Bexiga- Armazenar urina

4- Uretra – Eliminar urina

b) A figura abaixo representa um néfron. Os néfrons são estruturas presentes nos rins, existindo milhares deles. Sabendo disso, quais estruturas do néfron são responsáveis pela filtração do sangue e pelo retorno de substâncias filtradas para o sangue? (0,2 pontos)

Glomerulo renal (filtração)

(3)

c) Descreva como acontece a produção da urina. (0,2 pontos)

A formação da urina envolve 3 processos diferentes: Filtração, reabsorção e secreção- , que ocorrem em cada um dos milhares de néfrons presentes nos rins. A filtração – As substâncias saem do sangue e vão para a cápsula glomerular ( aminoácidos, glicose, sais minerais, água etc) Reabsorção – A maior parte acontece no túbulo renal - susbstâncias que são necessárias voltam a circulação, tais como glicose, sais minerais e água . Secreção- embora grande parte da filtração retire as substâncias indesejáveis não é suficiente. No processo de secreção, transferem as substancias indesejáveis do sangue para a porção final do túbulo renal, formando a urina e desembocando no túbulo coletor.

Questão 02 Observe a imagem e responda as questões a seguir.

a) Defina a homeostase utilizando a imagem para explicar esse conceito. (0,3 pontos)

A homeostasia pode ser comparada a uma balança em equilíbrio visto que para o bom funcionamento do corpo o organismo depende da manutenção de seu meio interno mais ou menos constante.

b) Dê um exemplo da participação do sistema urinário na homeostase. (0,2 pontos)

A sede, que geralmente sentimos para eliminar o excesso de sais ingeridos descartado com a urina

Questão 03

Leia um fragmento da reportagem do Jornal hoje e responda a questão abaixo.

Alimentação com pouco sal e muita água previnem cálculos renais

O cálcio também é um vilão na formação de pedras nos rins. Por isso, é preciso controlar o consumo de leite, derivados e vegetais verde escuro.

( http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/03/alimentacao-com-pouco-sal-e-muita-agua-previnem-calculos-renais.html) a) Explique o que são cálculos renais e do que eles são compostos. (0,4 pontos)

São cristais de sais minerai que se acumulam nos rins ou em outros trechos das vias urinarias. A formação desses cálculos pode estar aliada a uma pré-disposição genética e também pode ser causada pela ingestão de pouca água.

(4)

Questão 04

Qual a função da hemodiálise? Quando ela é utilizada? (0,4 pontos)

Substituir o papel dos rins na filtragem do sangue. Quando há casos que o rins não funcionam direito ou podem perder totalmente a capacidade de filtrar o sangue.

Questão 05

Leia um trecho da paródia dos alunos do 8º E e responda o que se pede:

“Malandramente, a bactéria inocente

Entrou na gente só para curtir

Malandramente, quando o sistema começar a agir Por meio da fagocitose

As bactérias vão sumir”

(Alunos: Roberto Nunes, Mateus Calixto e Lucas Gaia)

(5)

É um processo realizado pelo leucócito que consiste em englobar microorganismos e enviá-las ao seu interior. Este é um mecanismo bastante importante para a proteção do nosso organismo da invasão de agentes causadores de doenças.

Questão 06

Há alguns dias Eduardo começou a se queixar de mal-estar e notou o aparecimento de pequenas manchas vermelhas em seu rosto, em suas costas e em seu abdômen. Além disso, ele sentia muita coceira pelo corpo. Sua mãe percebeu os sintomas e levou-o ao médico. Eduardo estava com catapora. Alguns dias de tratamento e repouso, ele estava recuperado, mas seu irmão caçula, de cinco anos, começou a apresentar os mesmos sintomas de catapora. Apenas Ricardo, seu irmão mais velho, não contraiu a doença. De acordo com o texto e os conteúdos estudados, responda às questões abaixo.

a) Agora que seu irmão caçula está com catapora, é possível que Eduardo apresente os sintomas dessa doença novamente? Por quê? (0,3 pontos)

Eduardo pode apresentar os sintomas da doença mas será muito mais branda, pois ao contrair a catapora adquiriu células de memória que reconhecem um microorganismo que já teve contato anteriormente.

b) Que mecanismo podemos utilizar para prevenção da catapora?(0,3 pontos)

Através de vacina

Questão 07

Leia o refrão da paródia produzida pelos alunos do “8º E” e responda a pergunta abaixo.

(0,2 pontos)

“O Sistema linfático É fácil de aprender

Vamos te mostrar E você vai ver Que pra aprender

Não é decorar Escute essa rima Pronto para gabaritar

Podemos conhecer Como um transportador Que carrega os líquidos

Que extravasou dos capilares[...]”.

( Alunos: Pedro Xavier, Ayalla Lucca e Rafael Borges) Esse liquido que circula nos vasos linfáticos é uma substância denominada linfa. Esse fluido é semelhante ao tecido sanguíneo, entretanto, apresenta baixa quantidade de:

a) Leucócitos b) Lipídeos

c) Glóbulos brancos

d) Hemácias x

(6)

“O sistema urinário

Elimina resíduos Que podem fazer mal Para o seu organismo

A organização do sistema envolve ureter, bexiga e uretra

O rim e composto por néfrons Que passa por 3 processos Filtração, reabsorção e secreção”.

Na processo de filtração, mencionado na paródia, algumas substâncias úteis ao nosso organismo, como a glicose, são reabsorvidas. Em que região do néfron isso acontece?

a) glomérulo renal.x

b) cápsula renal. c) túbulo renal. d) bexiga.

Questão 09

Leia a paródia produzida pelas alunas do 8º A e utilize o texto abaixo para auxiliá-los a responder o que se pede: (0,2 pontos)

“O organismo é protegido

De corpos estranhos é salvo Pois sempre que rolar algum contagio

Entra em cena o sistema imunitário Você está lá

E a doença ataca sem piedade

Os anticorpos vão lutar pra conter a enfermidade Ai, quando um linfócito vê a invasão Se multiplica e todos partem para a ação”

(Alunas: Ana Nogueira, Ester Bonfim e Giovana Lawall- Demorô)

A multiplicação dos linfócitos, como mencionado na paródia , acontecem em quais órgãos do sistema imunitário :

a) Tonsilas e baço

b) Timo e baço c) Tonsila e timo

d) Medula óssea e linfonodos

Questão 10

Todas as afirmativas abaixo sobre o sistema urinário estão corretas. EXCETO: (0,2 pontos):

a) A amônia é uma substância resultante do metabolismo das proteínas. Por ser muito tóxica, é transformada em uréia pelas células do fígado, sendo eliminada sob essa forma menos tóxica.

b) Cada rim humano contém cerca de 1 milhão de tubos curvos e microscópicos. Esses tubos são chamados néfrons.

(7)

c) Nos seres humanos tanto a uretra feminina quanto a masculina, além de conduzir urina, permite a eliminação de esperma ou sêmen para o meio externo.

d) O sistema urinário é formado pelos rins e pelas vias urinárias, ou seja, ureteres, bexiga e uretra.

Referências

Documentos relacionados

5) As Provisões Matemáticas a Constituir do Plano, no valor total de R$ 367.667.305,18, em 31 de dezembro de 2014, referem-se a equacionamentos de Déficit apurado na

[r]

Eventuais diferenças no valor da mensalidade escolar líquida (valor efetivamente devido pelo aluno à Instituição), entre os alunos, quando ocorrem, dizem respeito às

Risco de encefalopatia hipertensiva Risco de isquemia 50 150 250 Perda da Autorregulação Perda da Autorregulação.. Adapted with permission from Varon J,

Para efectuar a selecção do produto fitofarmacêutico abrangido pelo presente critério tomar-se-á em consideração a menor toxicidade em relação ao Homem, o menor risco para

“Arquivos deslocados”, termos em inglês extraídos da terminografia arquivística: alienated records, captured archives, conflicting archival claims, custody, displaced

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Setembro 1999 - participação com Reinhard Naumann no seminário “Social Pacts in Europe: New Dynamics”, com a contribuição “New trends in Social Dialogue in Portugal”