• Nenhum resultado encontrado

Federação Portuguesa de Dança Desportiva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Federação Portuguesa de Dança Desportiva"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Federação

Portuguesa

de

(2)

Plano de Actividades e Orçamento 2008

I. Introdução II. Objectivos

III. Programa de Actividades

IV. Implantação e Desenvolvimento V. Objectivos Desportivos

VI. Relações Associativas VII. Formação

VIII. Promoção

IX. Actividades Dirigidas aos Escalões Jovens X. Orçamento

(3)

I. Introdução

Em breve chegaremos ao final da época desportiva de 2007. Todas as iniciativas planeadas para a presente época foram negativamente afectadas pela situação financeira da FPDD. Devido a problemas que surgiram logo no início da transferência de verbas do IDP para a FPDD e também pela não assinatura do contrato programa 6 referente à formação de recursos humanos vieram condicionar totalmente a execução do plano de actividades aprovado e apresentado ao IDP.

Importa agora fazer um balanço do que conseguimos realizar com as condicionantes atrás mencionadas. Fazemos também o planeamento da próxima época tendo por base o plano de actividades planeado para 2007 e que não se concretizou.

A promoção da modalidade através de demonstrações, provas desportivas, congressos, imprensa escrita e principalmente a televisão (pelo seu mediatismo) tem sido um elemento determinante no aumento da popularidade da Dança Desportiva em Portugal.

Apresentamos de seguida o Plano de Actividades e Orçamento para a época de 2008 da Federação Portuguesa de Dança Desportiva.

No presente texto apresentamos em cada capítulo de uma forma geral, as iniciativas a que nos propomos, principais dificuldades que antevemos, projectos a curto, médio e longo prazo.

II. Objectivos

As nossas iniciativas estão planeadas para responder a necessidades que consideramos prioritárias nos vários escalões etários, tanto na vertente competitiva como social e também na perspectiva nacional e internacional.

É nosso objectivo continuar a aumentar o número de praticantes, professores, juízes de prova e adeptos. Pretendemos incentivar a criação de novos pólos para a prática da modalidade. Propomo-nos, também, melhorar a capacidade técnica dos praticantes em geral, monitores,

(4)

professores, juízes de prova e os demais agentes desportivos, promovendo a realização de acções de formação específicas para o efeito. Apesar de assistirmos a um crescimento suave acreditamos que o mesmo pode ser acelerado e aumentado. Para que tal se verifique, as acções de promoção e divulgação terão que ser mantidas e tanto quanto possível intensificadas.

De forma a possibilitar um crescimento sustentado é fundamental que a FPDD consiga dar resposta às necessidades que daí advêm.

Temos agendado acções de sensibilização junto de algumas escolas preparatórias e secundárias no sentido de estreitar as relações com os professores escolares responsáveis pela disciplina de Educação física, no sentido de promover a dança desportiva. Iremos, também, contactar o Ministério da Educação no sentido de dar a conhecer o nosso trabalho e disponibilidade para colaboração na formação de quadros técnicos na área da Dança Desportiva.

III. Programa de Actividades

As acções a serem promovidas em 2008 irão centrar-se principalmente ao nível da formação, preparação, implementação, desenvolvimento, promoção e divulgação da dança desportiva em Portugal.

Os quadros competitivos nacionais irão manter-se ao ritmo médio de duas provas desportivas por mês. A regularidade das provas contribui significativamente para a motivação dos atletas e por consequência intensificação dos seus treinos. Igualmente o elevado número de provas realizadas é factor essencial para o aumento da qualidade técnica dos praticantes.

A elaboração do calendário oficial das provas nacionais tem em atenção a localização das mesmas. Procuramos conseguir uma ampla distribuição geográfica aliada às melhores condições logísticas. A realização de provas desportivas um pouco por todo o país é também uma forma de promover a Dança Desportiva em várias localidades.

(5)

A par das provas nacionais realizam-se em Portugal regularmente duas provas internacionais por época. No próximo ano a continuidade está assegurada por parte das entidades organizadoras. Estas provas fazem parte do calendário do ranking da Federação Internacional de Dança Desportiva (IDSF). As datas previstas são 26 de Julho (Porto) e 27 de Setembro (Lisboa). A FPDD reconhece a estas provas grande importância por várias razões. Possibilitam a vinda de alguns dos melhores atletas internacionais, o que só por si serve de aprendizagem para os nossos atletas e ajuda a captar novos praticantes e adeptos. Ambos os eventos graças ao seu mediatismo têm uma visibilidade bastante superior à conseguida pelas provas nacionais.

O contrato-programa assinado com IDP permitiu à FPDD dar uma colaboração efectiva ao evento com maior destaque internacional que se realiza no nosso país. Gostaríamos de conseguir ter verba superior para, também, atribuir apoio financeiro à outra iniciativa. As verbas disponibilizadas permitem aliviar um pouco o esforço financeiro que uma organização desta natureza implica. Serve também esse apoio financeiro como reconhecimento do bom trabalho desenvolvido pelas entidades promotoras.

Temos agendado para o ano de 2008 várias iniciativas com vista à formação em geral. O público-alvo será heterogéneo, englobando participantes tão diversos como atletas de todos os escalões e categorias da FPDD, monitores, professores, juízes de prova, dirigentes, praticantes da vertente social da dança Desportiva e adeptos da modalidade. É nosso objectivo facilitar informação e conhecimento da modalidade ao maior número de pessoas.

Apesar da qualidade dos nossos atletas ser crescente, gostaríamos de conseguir acelerar o processo de desenvolvimento. Para tal será necessário prestar um apoio eficiente, regular e intensivo junto dos atletas, monitores, professores e juízes de prova.

Os resultados de iniciativas com este cariz são obtidos a médio/longo prazo.

(6)

IV. Implantação e Desenvolvimento

A Federação Portuguesa de Dança Desportiva é constituída por dez Associações. No presente ano promovemos o desenvolvimento destes pólos através da realização de eventos de Dança Desportiva. O retorno da nossa politica de promoção traduziu-se num aumento do número de atletas registados nas escolas/clubes.

No próximo ano gostaríamos de conseguir manter o apoio às Associações filiadas no sentido de apoiarmos e incentivarmos o seu crescimento.

Existem zonas do país onde, apesar de existir escola/clube que fomentam a prática da modalidade, ainda não estão criadas as condições para a formação de uma associação responsável. Um dos nossos desejos é colaborar no aumento de escolas/clubes e quando se justifique dar o apoio necessário à criação de novas associações.

V. Objectivos Desportivos

Os nossos objectivos desportivos para o próximo ano são manter o número de provas desportivas nacionais, aumentar o número de atletas registados e proporcionar as condições necessárias a um melhor desempenho e por consequência a obtenção de melhores resultados.

Propomos algumas iniciativas de formação específicas com vista à melhoria da prestação dos atletas em prova. Essas acções incidirão especialmente no grupo “Selecções Nacionais”.

Como se tem verificado em anos anteriores, desejamos assegurar a representação de Portugal nas competições mais importantes. Até hoje nunca conseguimos ter orçamento suficiente para conseguir fazer face às despesas decorrentes da deslocação dos nossos atletas aos campeonatos do Mundo e da Europa. Face à falta de verba financeira suficiente enfrentamos por vezes a reclamação dos atletas, que sentem falta de apoio e consequente desmotivação.

O ano de 2007 foi o pior dos últimos anos em matéria de representação de Portugal nas provas mais importantes do calendário internacional.

(7)

Somente conseguimos assegurar a representação em quatro das dezassete provas que tínhamos planeado.

Entendemos que a representação de Portugal em campeonatos do Mundo e da Europa deve ser entendida como obrigação básica desta Federação e das entidades que tutelam o desporto em Portugal. A presença de Portugal nas competições de destaque e a presença dos nossos melhores atletas, bem como a sua preparação, apenas é possível com verbas suficientes. É desmotivante para os praticantes serem os melhores ao nível nacional e depois a sua progressão estar dependente quase na totalidade da sua capacidade financeira.

A preparação adequada dos monitores, professores e juízes de prova será retomada. De há alguns anos a esta parte temos vindo a realizar acções de formação técnica específicas para o grupo mencionado. Temos consciência que o crescimento de número de praticantes está directamente relacionado com termos melhores e mais monitores, professores e juízes de prova.

VI. Relações Associativas

A Federação Portuguesa de Dança Desportiva foi representada, como habitualmente, na Assembleia-geral ordinária da Federação Internacional de Dança Desportiva, IDSF. Esta reunião realizou-se este ano em Barcelona, Espanha. Trata-se de uma reunião anual muito importante pela possibilidade que dá aos delegados de cada um dos oitenta e quatro países que compõem a IDSF de trocarem ideias e experiências. O contacto com países em que a modalidade está mais desenvolvida é importante, permite-nos debater as grandes decisões relativas à dança desportiva ao nível mundial.

(8)

VII. Formação

No presente ano realizámos duas acções de formação de Professores e Juízes de Prova. Estas iniciativas foram um sucesso pela adesão verificada, o interesse dos participantes e os resultados apurados.

A concretização do programa de formação inicialmente previsto não se verificou na sua maior parte devido à não assinatura do respectivo contrato programa. Tínhamos planeado quatro acções de formação e apenas conseguimos concretizar duas.

No ano de 2008 pretendemos retomar o investimento na formação de recursos humanos. No total queremos realizar oito acções de formação em diversas áreas de intervenção. Um Congresso Nacional de Dança Desportiva para o público em geral, Dirigentes, Monitores, Professores e Juízes de Prova. Três acções de actualização de conhecimento. Uma acção de formação de Professores e Juízes de Prova. Uma acção de formação de docentes de Educação Física. Duas acções de formação/actualização de conhecimentos do Livro de Regras das competições da FPDD.

Por se tratar de um projecto fundamental para o bom desenvolvimento da modalidade a aposta neste tipo de iniciativas tem que ser constante. Para os melhores atletas desejamos concretizar a realização de acções de preparação para as competições em representação do país. Neste sentido agendámos vários estágios ao longo da época desportiva, de forma a conseguirmos assegurar a sua melhor prestação.

VIII. Promoção

Os atletas têm participado em vários eventos de demonstração de dança desportiva em ambas as disciplinas. Procurámos chegar aos mais diversos públicos, promovendo as demonstrações em vários ambientes. Escolas de Ensino, Programas de Televisão, Congressos Internacionais, Feiras Regionais, encontros de Juventude entre outros. Pretendemos continuar o

(9)

grande número de demonstrações e competições por todo o país em especial junto das escolas de ensino básico e secundário. Na medida do possível iremos continuar a estar presentes em programas televisivos. Houve um aumento de visibilidade graças à presença nos programas ”Dança Comigo” e “Festival da Eurovisão” na RTP1, “Herman SIC” e “Família Superstar” na SIC e “Casamento de Sonho” na TVI e também alguns programas transmitidos pela Eurosport.

Realizam-se em Portugal, de forma regular, duas provas internacionais. Estas duas competições são promovidas em Julho e Setembro, nomeadamente no Porto e em Lisboa. Ambas são já uma referência no plano nacional. Para os atletas nacionais são duas oportunidades para verem de perto o desempenho de alguns dos melhores atletas mundiais. A afluência de público a estes eventos tem sido sempre elevada. São também estes dois eventos excelentes meios de promoção e divulgação da modalidade. Há neste momento já público fiel a estas provas que servem no fundo como “montra” do trabalho desenvolvido em Portugal a vários planos.

A concretização anual destas iniciativas deve-se fundamentalmente ao empenho dois clubes, nomeadamente Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo e Clube de Dança de Salão do Porto. Importantes são igualmente os apoios que os organizadores conseguem por parte das autarquias e outras entidades público/privadas.

Ambas as entidades promotoras já manifestaram o seu interesse em assegurar a organização destas provas internacionais na próxima época desportiva.

A FPDD reconhece e enaltece desde o início o esforço e empenho das entidades organizadoras e compreende algumas dificuldades com que anualmente se deparam. É nossa intenção conseguir dar algum apoio financeiro a estas organizações, dependendo para isso, por razões óbvias, a verba atribuída pelo IDP para o efeito.

(10)

IX. Actividades Dirigidas aos Escalões Jovens

Devido às características da modalidade, a Dança Desportiva na sua vertente competitiva, está mais direccionada para os escalões mais jovens. A grande percentagem dos praticantes está compreendida entre os seis e os vinte e cinco anos. Face a esta realidade a maior parte das nossas iniciativas são planeadas para esta faixa etária.

Anualmente promovemos cerca de duas provas de âmbito internacional, vinte de âmbito nacional e dez de âmbito regional. Este calendário competitivo alargado, dirigido quase que exclusivamente para as camadas jovens, constitui um incentivo à prática da modalidade.

Inserido no projecto de desenvolvimento da prática desportiva, realizámos este ano o “Dança para Todos”. A FPDD estabeleceu um protocolo de colaboração na execução deste projecto com a Associação Portuguesa dos Profissionais de Dança Desportiva.

Foram realizados diversos encontros locais de demonstração e introdução à Dança Desportiva com a colaboração da Associação correspondente. Estas iniciativas, mais uma vez, foram um êxito. Na sequência do sucesso alcançado com este programa é nosso objectivo dar-lhe seguimento. O sucesso do projecto “Dança Para Todos” passa pela sua continuação. O projecto “Dança Para Todos” destina-se a todos os jovens, para tal pretendemos continuar e alargar a nossa parceria com estabelecimentos de ensino. Para além de demonstrações de ambas as disciplinas, Clássicas e Latinas, iremos promover a prática de Dança Desportiva, com a colaboração de alguns professores designados pela FPDD.

XI. Orçamento

(11)

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DANÇA DESPORTIVA

CÓDIGO DESIGNAÇÃO RECEITAS PREVISTOS 72 Proveitos Associativos 24.500 725 Taxas 7251 Taxas de Inscrição 20.000 7252 Taxas de Filiação 2.500 5253 Outras Taxas 2.000 73 Proveitos Suplementares 32.600 731 Patrocinios 15.000 732 Merchandising 5.000 733 Formação 4.600 734 Comparticipação a atletas 8.000 74 Subsidios à Exploração 249.500 7415 Instituto do Desporto

74151 Practica e desenv. desportivo 190.000

74152 Enquadramento técnico 12.000

74153 Apetrechamento

74155 Formação 12.500

74155 Entidades Autarquicas 25.000

74156 Mecenato Desportivo 10.000

76 Outros Proveitos e Ganhos Operacionais 2.960

768 Outros Proveitos 2.960

Total das Receitas para o Exercício de 2008 309.560

ORÇAMENTO DE RECEITAS

EXERCÍCIO DE 2008

(12)

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DANÇA DESPORTIVA

CÓDIGO DESIGNAÇÃO

CUSTOS PREVISTAS

62 Fornecimentos e Serviços Externos 7.128

65 Outros Custos e Perdas Operacionais 302.432 *

42 Imobilizações Corpóreas 0

Total das Despesas para o Exercício de 2008 309.560

* Esta rubrica regista os custos directos com a modalidade

ORÇAMENTO DE DESPESAS

EXERCÍCIO DE 2008

(13)

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DANÇA DESPORTIVA

CÓDIGO DESIGNAÇÃO

CUSTOS PREVISTOS

62 Fornecimentos e Serviços Externos 7.128

622 Fornecimentos e Serviços

62211 Electricidade

62215 Livros e documentação técnica

62217 Material de Escritório 250

62218 Artigos para oferta

62219 Rendas e Aluguéres 62222 Comunicação 1.500 62223 Seguros 62226 Transporte de pessoal 62229 Honorários 3.600 62231 Contencioso e notariado 62232 Conservação e reparação 62232 Trabalhos especializados 1.700 62233 Promoção e imagem

62298 Outros fornecimentos e serviços 78

65 Outros Custos e Perdas Operacionais 261.900

6511 Competições nacionais regulares 99.500

6513 Apoios associativos 45.000

6515 Apoio a deslocações ao estrangeiro 58.000

6516 Projecto inovador de desenv. da practica desportiva 10.000

6517 Preparação das selecções Nacionais 22.500

6518 Selecções Nacionais em competições Internacionais 25.100

6519 Participação de dirigentes em organismos internac. 1.800

Total das Despesas da Pratica e Desenvolvimento desportivo 269.028

EXERCÍCIO DE 2008

(14)

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DANÇA DESPORTIVA

CÓDIGO DESIGNAÇÃO

CUSTOS PREVISTOS

65 Outros Custos e Perdas Operacionais 12.000

6521 Projecto de desenvolvimento da prática desportiva 6.000

6522 Projecto de apoio téc. à formação de rec. humanos 6.000

Total das Despesas com o enquadramento técnico 12.000

EXERCÍCIO DE 2008

(15)

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DANÇA DESPORTIVA

CÓDIGO DESIGNAÇÃO

CUSTOS PREVISTOS

65 Outros Custos e Perdas Operacionais 28.532

6541 Formação Monitores, Professores e Juizes 5.930

6542 Exames de Monitores, Professores e Juizes 4.980

6544 Congresso Nacional de Monitores, Professores e Juizes 2.700

6545 Formação Escolar 930

6546 Actualização de conhecimentos 13.227

6547 Formação de Escrutinadores 765

EXERCÍCIO DE 2008

ORÇAMENTO DE FORMAÇÃO

(16)

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DANÇA DESPORTIVA

CÓDIGO DESIGNAÇÃO

CUSTOS PREVISTOS

42 Imobilizações Corpóreas 0

423 Material de apoio à practica desportiva 0

426 Equipamento administrativo 0

Total das despesas com apetrechamento 0

ORÇAMENTO APETRECHAMENTO

EXERCÍCIO DE 2008

Referências

Documentos relacionados

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

A dose de propofol de 20 mg/kg que foi testada é recomendada para procedimentos clínicos e coletas de amostras biológicas em Lithobates catesbeianus, visto que

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Na região Sul da Bahia, tem-se observado que em plantios de gravioleira onde há a presença da formiga caçarema não há ocorrência de ataque da broca-do-fruto sobre os frutos,

Esse estudo faz parte de um conjunto de análise anteriores iniciados em 2012 que tem como objetivo central levantar a percepção da importância dos elementos do Composto de

In an attempt to data mine TFs that are potentially involved in cell wall biosynthesis in sugarcane, we built a co-expression network using the R-package WGCNA (Langfelder and

Existem inúmera his- tórias que não possuem qualquer verossimilhança com a realidade, valendo-se muitas vezes da história contra factual, em ambos os casos caberá ao docente

Realizou-se, então, uma análise descritiva de va- riáveis sócio-demográficas, clínicas e previdenciárias relativas ao universo de registros contido no banco de