• Nenhum resultado encontrado

CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- CEJA SOBRE A COLETA SELETIVA DE LIXO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- CEJA SOBRE A COLETA SELETIVA DE LIXO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MACEDO, W. D. A.; SELUCHINESK, R. D. R. SANTOS, B. N. V. D. CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- CEJA SOBRE A COLETA SELETIVA DE LIXO In: 6ª Jornada Científica da Unemat, 6ª. (JC), 2015, Cáceres/MT. Anais... Cáceres/MT: Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, 2015. Vol. 6 (2015).ISSN 2178-7492.

Ciências Humanas

CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- CEJA SOBRE A COLETA SELETIVA DE LIXO

Autor(a): WESLAINE DE ALMEIDA MACEDO¹ Coautores(as): BRUNA NATÁLIA VELOSO DOS SANTOS³ Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT Orientador(a): ROSANE DUARTE ROSA SELUCHINESK.² weslaine.af@hotmail.com¹ rosane.rosa@unemat.br² bruna_nataliavs@hotmail.com³

RESUMO: O meio ambiente oferece condições essenciais para a sobrevivência de todos os seres que habitam no planeta, no entanto muitas pessoas não compreendem isso, pois ao desenvolverem suas atividades econômicas, acabam destruindo, talvez, de forma irracional a base de seu próprio sustento. Destroem, e não percebem que todos dependem de um apoio ecológico para manutenção da vida na terra. A coleta seletiva de lixo consiste no recolhimento e separação dos resíduos orgânicos e inorgânicos, secos e úmidos, recicláveis e não recicláveis sendo levados para seu reaproveitamento. Este tipo de coleta é uma alternativa que visa diminuir o impacto ambiental que o lixo jogado na natureza provoca. Este trabalho teve como objetivo saber o nível de conhecimento dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos- CEJA em relação a coleta seletiva de lixo. A presente pesquisa foi realizada em uma escola de Jovens e adultos, Escola Estadual CEJA- Ariosto da Riva, localizada na cidade de Alta Floresta-MT, situada à Rua G-01, nº 125, criado em 12/05/2009, conforme Decreto nº 1.927, D.O de 12/05/2009. Foi feita a aplicação de questionários para 100 alunos da escola do período matutino e vespertino. O questionário era composto por nove questões, que tratavam de questões referente a coleta seletiva de lixo, tais como: se já ouviram falar do assunto; o que é; qual a importância de praticar; se é praticada na escola e em casa; se conhece algum programa que faz este tipo de coleta na cidade; conhecimento das cores das lixeiras que podem ser jogados os lixos e quais as vantagens deste tipo de coleta. As questões foram respondidas pelos alunos no próprio formulário da entrevista, e posteriormente estes dados foram tabulados em um microcomputador da marca ASUS no Microsoft Excel. A análise dos dados foi feita de modo quantitativo e qualitativo. 90% dos discentes já ouviram falar desse tipo de coleta e 10% nunca ouviram falar, porém nem todos sabem o seu significado a coleta seletiva é muito importante, principalmente diante da quantidade de resíduos sólidos descartados atualmente, faz-se necessário o conhecimento por parte dos discentes sobre este tema, 100% dos alunos consideram a coleta seletiva muito importante para ser praticada na escola e a grande parte dos alunos não praticam a coleta em suas casas, mas mostraram interesse em começar a praticar, apenas 44% mostraram conhecer as cores das lixeiras que representa o tipo de lixo a ser jogado e disseram que este tipo de coleta tem várias vantagens como, ter um ambiente mais saudável e limpo e menor risco de contaminação com os materiais hospitalares. Conclui-se então, que os alunos precisam de informações sobre o tema tratado e mostraram-se curiosos e prestativos ao responderem o questionário, demonstrando interesse em saber mais sobre o assunto, podendo ser em forma de palestras ou mesmo trabalhar o assunto em sala de aula.

(2)

INTRODUÇÃO

O meio ambiente oferece condições essenciais para a sobrevivência de todos os seres que habitam no planeta, no entanto muitas pessoas não compreendem isso, pois ao desenvolverem suas atividades econômicas, acabam destruindo, talvez, de forma irracional a base de seu próprio sustento. Destroem, e não percebem que todos dependem de um apoio ecológico para manutenção da vida na terra.

Embora, o meio ambiente careça de muitos cuidados, há avanços que podem paralisar ou até mesmo reduzir os impactos causados pelo homem. Um exemplo é a coleta seletiva de lixo, um método que consiste na separação e recolhimento dos restos de materiais descartados pelas pessoas. Assim, o lixo orgânico é usado em fabricação de adubos orgânicos, e os demais materiais são encaminhados para indústrias que fazem o processo de reciclagem. Sendo assim fica nítida a importância da coleta seletiva nos dias de hoje, pois proporciona o alcance à sustentabilidade de forma relativamente simples envolvendo a comunidade escolar e toda a sociedade (BELTRAME E LHAMBY, 2013).

Para Piccoli et al. (2013), o ambiente escolar é um lugar privilegiado para obter conexões e informações, como uma das possibilidades para criar condições e alternativas que possam estimular os alunos a terem concepções e posturas de cidadãos conscientes, estando assim cientes de suas responsabilidades e, principalmente, colocar-se como integrantes do meio ambiente.

A coleta seletiva do lixo vem sendo implantada em diversas escolas do Brasil, visando diminuir os impactos já causados no meio ambiente. Surgiu estanecessidade pois é preciso repensar em atitudes realizadas com relação ao lixo produzido, pois se não houver uma forma de reutilizar estes montantes de lixo que saem das casas e empresaspara as lixeiras, não existirá mais onde abrigar estes materiais descartados, tendo em vista que os aterros sanitários já não suprem tal demanda. O reaproveitamento do lixo passou a ser uma alternativa muito importante para diminuir da degradação do planeta. O gerenciamento eficiente da coleta e destino dos resíduos representa uma grande economia de matéria prima e de sete energias, fornecidas pela natureza, e contribui de forma efetiva como fonte de renda do que é gerado com a reciclagem (JASINSKI, 2010).

Para Oliveira (1997), a Educação Ambiental tem que estar fundamentada na mudança de percepção dos seres humanos em relação à natureza. Ela deve transformar a visão utilitarista dos recursos naturais em atitudes, valores e ações capazes de frear o acelerado processo de deterioração do meio ambiente. Assim fica nítida a importância de uma escola possuir a coleta seletiva de lixo, podendo até possuir a horta escolar para utilização do material orgânico, trazendo assim benefícios para a escola, tendo em vista uma alimentação

(3)

saudável aos próprios alunos. O presente trabalho objetivou conhecer o nível de conhecimento dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos- CEJA, sobre a coleta seletiva de lixo.

MATERIAL E METÓDOS

A presente pesquisa foi realizada em uma escola de Jovens e adultos, Escola Estadual CEJA- Ariosto da Riva, localizada na cidade de Alta Floresta-MT, situada à Rua G-01, nº 125, criado em 12/05/2009, conforme Decreto nº 1.927, D.O de 12/05/2009.

Para a realização do trabalho, foi aplicado um questionário para 100 alunos da escola do período matutino e vespertino, sendo 50 alunos do ensino fundamental e 50 do ensino médio. O questionário foi composto por nove questões, as quais consistem de oito perguntas de alternativa e uma dissertativa, que tratavam de questões sobre a coleta seletiva de lixo, como: se já ouviram falar do assunto: o que é; qual a importância de praticar; se é praticada na escola e em casa; se conhece algum programa que faz este tipo de coleta na cidade; conhecimento das cores das lixeiras que podem ser jogados os lixos e quais as vantagens deste tipo de coleta.

As questões foram respondidas pelos alunos no próprio formulário da entrevista, e posteriormente estes dados foram tabulados em um microcomputador da marca ASUS no Microsoft Excel. A análise dos dados foi feita de modo quantitativo e qualitativo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

De acordo com a primeira questão (Você já ouviu falar sobre a Coleta Seletiva de Lixo?), foi possível observar que 90%, já ouviram falar deste tipo de coleta e apenas 10% nunca ouviram falar, por ser de grande importância a coleta seletiva principalmente diante da quantidade de resíduos sólidos descartados atualmente, faz-se necessário o conhecimento por parte dos discentes sobre este tema.

Como resultado da segunda questão (O que é coleta seletiva de lixo?) observou-se que a maioria dos discentes não possui muito conhecimento sobre o conceito que este método emprega, pois muitos 68% escolheram as alternativas incorreta se apenas 32% responderam a alternativa correta.

A questão de número três (De acordo com sua opinião é importante a coleta seletiva de lixo nas escolas?) observou-se que 100% dos alunos consideram este tipo de coleta muito importante, pois a mesma traz benefícios para a nossa própria saúde. Para Silva e Mello (2011) a saúde e o meio ambiente sempre estiveram intimamente relacionados, sendo assim é importante praticar a coleta seletiva, pois a mesma evita poluições de rios, nascentes e lençol freático, proporcionando assim uma saúde de maior qualidade.

(4)

A quarta questão (Na escola em que você estuda é praticada a coleta seletiva de lixo?), foi notado que 86% dos discentes responderam que não é feita a coleta seletiva de lixo, e 14% se equivocaram na resposta dizendo que esta coleta ocorre na escola a qual estudam. Esta escola possui algumas lixeiras para seleção de lixo, porém não são usadas de forma correta, não acontecendo a coleta seletiva.

A questão seis (Em sua casa é praticada este tipo de coleta? Se não pratica tem vontade de praticar?), 100% dos educandos responderam que não é feita esta coleta em suas respectivas casas, porém todos possuem a vontade de praticar, pois é uma ação simples, mas de grande valia para o meio ambiente. Para Trindade (2011), a prática da Educação Ambiental pode ser vista de varias formas, cabe a professoresincentivar seus alunos a praticar o conhecimento adquirido na escola em sua vida pessoal, assim os alunos podem praticar a coleta seletiva em suas próprias residências.

A sétima questão (Você conhece algum programa em sua cidade a que consiste neste tipo de coleta?), foi visto que 98% disseram não conhecer nenhum programa existente em Alta Floresta - MT que consiste na coleta seletiva de lixo, e 2% respondeu que existe um programa chamado de Campo de Júlio. Há diversos programas destinados a coleta seletiva, visando verificar e diminuir os impactos sociais, econômicos, sanitários e ambientais na perspectiva de sustentabilidade dos sistemas municipais de saneamento ambiental (FUSASA, 2010).

A questão de número oito (De acordo com seus conhecimentos, quais são as cores que determina o tipo de lixo a ser jogado?), foi observado que 56% não conhecem as cores das lixeiras a ser jogado o lixo e 44% responderam de forma correta a questão. Ainda que o termo “lixo” é conceituado como resíduos sólidos em geral, grande parte do que é considerado lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam colocados em suas respectivas lixeiras para que possam ser adequadamente tratados. (FERNANDES et al., 2010)

A nona questão (Quais são as vantagens de praticar a coleta seletiva de lixo?), de forma geral as respostas foram bem positivas, pois responderam que melhora a qualidade de vida de todos, correríamos menos risco de contaminação por materiais hospitalares e deixaria o planeta mais limpo, diminuindo assim a poluição. Para Santos et al. (2007), há várias alternativas para a questão dos resíduos sólidos, mas se deve priorizar a reciclagem, pois ela diminui a poluição do solo, água e ar, ajuda a manter a cidade limpa e melhora a qualidade de vida da população, prolonga a vida útil dos aterros sanitários e ainda gera empregos para muitas pessoas com as fabricas que fazem reciclagem.

(5)

CONCLUSÃO

A partir dos dados apresentados, pode-se concluir que os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos- CEJA, não tem muito conhecimento sobre a coleta seletiva de lixo, porém mostraram-se curiosos e prestativos ao responderem o questionário, demonstrando interesse em saber mais sobre o assunto.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

BELTRAME, T. F.; LHAMBY, A. Coleta seletiva: percepção e conhecimento sobre o tema –

uma pesquisa exploratória.Revista Monografias Ambientais – REMOA.V. 12 n.12 ago. p.

2674 – 2679, 2013.

FERNANDES, A. P. L. M.; COSTA, C. E. S.; BARROS, A. T. O. FERREIRA, L. A; SANTOS, L.C. ANDRÉ, L. M.; SILVA, S. M. D. S. Educação ambiental voltada para coleta seletiva de lixo no ensino infantil. Um Exemplo Prático em Arapiraca-AL. VII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2010.

JASINSKI, E. G. A reciclagem do lixo como fonte de renda. 2010. 23p. Pós-Graduação (Pós-Graduação em Gestão Ambiental) SOCIEDADE PARANAENSE DE ENSINO E INFORMÁTICA – SPEI, Curitiba, 2010.

OLIVEIRA, G. P. de. Educação Ambiental voltada para a formação profissional na área ambiental e florestal. Piracicaba, ESALQ, 1997. (Dissertação para obtenção do título de Mestre na área de Ciências Florestais).

PICCOLI, J. J.; PASCHE, I.M. CHIMENTO, V. GONÇALVES, N.R.; SCHIMELFENIG, A. Análise da educação ambiental nas escolas municipais da região do planalto médio gaúcho. IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental – ConGea. Salvador – BA, 2013.

FUNASA - Programas municipais de coleta Seletiva de lixo como fator de sustentabilidade dos sistemas públicos de Saneamento ambiental na região metropolitana de São Paulo.

Disponível em: http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/files_mf/estudosPesquisas_

ColetaSeletiva.pdf, acesso em 14 de setembro de 2015.

SANTOS, G. O.; ALVES, C. B.; SILVA, L. F. F.;.3 MARIA ELISA ZANELLA, M. E. Implementação da coleta seletiva de resíduos sólidos em condomínios de fortaleza/ce: etapas, perspectivas energéticas e ambientais. VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. Fortaleza, 2007.

SILVA, L. MELLO, S. P. Lixo urbano, população e saúde: um desafio. Nucleus. v.8, n.1, abr. 2011.

TRINDADE, N. A. D. Consciência Ambiental: Coleta seletiva e reciclagem no ambiente escolar. Enciclopédia Biosfera. v.7, n.12. 2011.

Referências

Documentos relacionados

Com os resultados encontrados para as propriedades físicas dos painéis, pode-se dizer que o aumento da granulometria das partículas contribuiu negativamente na obtenção da

Assim, a UFPB colabora com o consumo sustentável, ao reintroduzir materiais recicláveis no ciclo produtivo, evitando a retirada de matéria-prima dos recursos naturais; colabora

Com o propósito de compreender o comportamento do brasiliense em relação ao novo programa de coleta seletiva de lixo em Brasília, DF, é importante destacar que através da coleta

Dentre os mais de 70 artigos consultados, foram selecionados 40 diretamente relacionados ao tema e citado na pesquisa realizada. A adequada amostragem da fauna depende da

II - um representante docente e um suplente, para cada área de pesquisa do Programa; III - dois representantes do corpo discente e dois suplentes, sendo um do mestrado e outro

a) nível I – formação docente em nível médio, na modalidade Normal (Magistério); b) nível II – formação docente em nível superior, em curso de licenciatura de

No grupo 3, onde foram empregados sistema adesivo, cimento de ionômero de vidro modifi cado por resina e resina composta, observou-se um desempenho estatisticamente diferente

A identidade da palavra pode ser dada de acordo com o con- texto, mas não se pode desprezar a história dela porque como diz Bakhtin (1997) ela é um fenômeno ideológico