• Nenhum resultado encontrado

ANALISTA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANALISTA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ANALISTA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

GD07

CRONOGRAMA PREVISTO

ATIVIDADE DATA LOCAL

Divulgação do gabarito - Prova Objetiva (PO) 20/03/2006 www.nce.ufrj.br/concursos Posto de Atendimento Interposição de recursos contra o gabarito (RG) da PO 21 e 22/03/2006 www.nce.ufrj.br/concursos

Posto de Atendimento Divulgação do resultado preliminar do julgamento do RG da PO 03/04/2006 www.nce.ufrj.br/concursos

Posto de Atendimento Divulgação do resultado final da PO 03/04/2006 www.nce.ufrj.br/concursos

Posto de Atendimento Divulgação da relação de candidatos que terão Títulos avaliados 03/04/2006 www.nce.ufrj.br/concursos

Posto de Atendimento Demais atividades consultar cronograma de atividade no Manual do Candidato ou pelo site: www.nce.ufrj.br/concursos INSTRUÇÕES GERAIS

• O candidato receberá do fiscal:

- Um caderno de questões contendo 30 (trinta) questões objetivas de múltipla escolha para os cargos de nível Fundamental ou 40 (quarenta) questões objetivas de múltipla escolha para os cargos dos níveis Médio e Superior;

- Um cartão de respostas personalizado para a Prova Objetiva.

• É responsabilidade do candidato certificar-se que o nome do cargo/especialidade informado nesta capa de prova corresponde ao nome do cargo/especialidade informado em seu cartão de respostas.

• Ao ser autorizado o início da prova verifique, no caderno de questões, se a numeração das questões e a paginação estão corretas. • Se você precisar de algum esclarecimento solicite a presença do responsável pelo local.

• O tempo que você dispõe para fazer a Prova Objetiva e a marcação do cartão de respostas é de 3 (três) horas.

• No ato da aplicação da prova haverá o procedimento da coleta da impressão digital de cada candidato. (Edital 01/2005 - Item 8.9, subitem a.) • Somente depois de decorrida 1 (uma) hora do início da prova, o candidato poderá entregar seu caderno de questões e seu cartão de respostas.

(Edital 01/2005 - Item 8.9, subitem c.)

• Ao candidato somente será permitido levar seu caderno de questões da Prova Objetiva ao final das provas, desde que permaneça em sala até este momento. (Edital 01/2005 – item 8.9, subitem d.)

• NÃO será permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no cartão de respostas. (Edital 01/2005 - Item 8.9, subitem e.) • Após o término da sua prova entregue obrigatoriamente ao fiscal o cartão de respostas devidamente assinado.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

• Verifique se os seus dados estão corretos no cartão de respostas.

• Leia atentamente cada questão e assinale no cartão de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde.

• O cartão de respostas NÃO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às respostas. • A maneira correta de assinalar a alternativa no cartão de respostas é cobrindo, fortemente, com caneta esferográfica azul ou preta, o espaço

a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir: Atenção:

- Formas de marcação diferentes da que foi determinada implicarão a rejeição do cartão de respostas pela leitora ótica.

- A leitora ótica também NÃO registrará questões sem marcação, com marcação pouco nítida ou com mais de uma alternativa assinalada. BOA SORTE !!!

(2)
(3)

3

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO – A SAÚDE E O FUTURO

Dráuzio Varella – Reflexões para o futuro

Ficaremos sobrecarregados, pagando caro pela ignorância e irresponsabilidade do passado. Acharemos inacreditável não havermos percebido em tempo, por exemplo, que o vírus da Aids, presente na seringa usada pelo adolescente da periferia para viajar ao paraíso por alguns instantes, infecta as mocinhas da favela, os travestis da cadeia, as garotas da boate, o meninão esperto, a menininha ingênua, o senhor enrustido, a mãe de família e se espalha para a multidão de gente pobre, sem instrução e higiene. Haverá milhões de pessoas com Aids, dependendo de tratamentos caros e assistência permanente. Seus sistemas imunológicos deprimidos se tornarão presas fáceis aos bacilos da tuberculose, que, por via aérea, irão parar nos pulmões dos que passarem por perto, fazendo ressurgir a tuberculose epidêmica do tempo dos nossos avós. Sífilis, hepatite B, herpes, papilomavírus e outras doenças sexualmente transmissíveis atacarão os incautos e darão origem ao avesso da revolução sexual entre os sensatos.

No caldo urbano da miséria/sujeira/ignorância crescerão essas pragas modernas e outras imergirão inesperadas. Estará claro, então, que o perigo será muito mais imprevisível do que aquele representado pelas antigas endemias rurais: doença de Chagas, malária, esquistossomose, passíveis de controle com inseticidas, casas de tijolos, água limpa e farta.

Assustada, a sociedade brasileira tomará, enfim, consciência do horror que será pôr filhos em um mundo tão inóspito. Nessas condições é provável que se organize para acabar com as causas dessas epidemias urbanas. Modernos hospitais sem fins lucrativos, dirigidos por fundações privadas e mantidos com o esforço e a vigilância das comunidades locais, poderão democratizar o atendimento público. Eficientes programas de prevenção, aplicados em parceria com instituições internacionais, diminuirão o número de pessoas doentes.

Então virá a fase em que surgirão novos rebeldes sonhadores, para enfrentar o desafio de estender a revolução dos genes para melhorar a qualidade de vida dos que morarem na periferia das grandes cidades ou na imensidão dos campos brasileiros.

1 - Como o texto tem um tom de profecia, a construção dessas previsões se apóia fundamentalmente:

(A) no emprego do futuro do presente;

(B) na abordagem de temas ainda desconhecidos; (C) na antevisão de um futuro sombrio;

(D) na condenação do atraso social e cultural; (E) na utilização de expressões de dúvida.

2 - “Ficaremos sobrecarregados...”; a utilização da pessoa nós nesse segmento inicial do texto engloba:

(A) o autor e o leitor, apenas;

(B) o autor, o leitor e todos os demais brasileiros; (C) os leitores em geral e o autor;

(D) os brasileiros em geral; (E) o autor e a classe médica.

3 - “Ficaremos sobrecarregados, pagando caro pela ignorância...”; a forma desenvolvida adequada da oração reduzida sublinhada é:

(A) enquanto pagamos caro pela ignorância; (B) se pagarmos caro pela ignorância; (C) quando pagarmos caro pela ignorância; (D) e pagaremos caro pela ignorância; (E) embora paguemos caro pela ignorância.

4 - “Acharemos inacreditável não havermos percebido em tempo...”; a alternativa que mostra um emprego de tempos verbais inadequado é:

(A) achamos / percebermos; (B) achamos / termos percebido; (C) achávamos / havermos percebido; (D) acharíamos / termos percebido; (E) acharemos / tivermos percebido.

5 - O autor do texto fala de ignorância e da irresponsabilidade passadas como motivo de males futuros. O item que se refere mais à irresponsabilidade do que à ignorância é:

(A) “o vírus da Aids, presente na seringa usada pelo adolescente da periferia para viajar ao paraíso por alguns instantes, infecta as mocinhas da favela...”;

(B) “se espalha para a multidão de gente pobre, sem instrução e sem higiene”;

(C) “Seus sistemas imunológicos deprimidos se tornarão presas fáceis do bacilo da tuberculose...”;

(D) “outras doenças sexualmente transmissíveis atacarão os incautos”;

(E) “fazendo ressurgir a tuberculose epidêmica do tempo de nossos avós”.

6 - “darão origem ao avesso da revolução sexual entre os sensatos”; o avesso da revolução sexual entre os sensatos significa:

(A) multiplicidade de parceiros;

(B) liberdade ampla de relações sexuais; (C) evitarem-se relações de risco; (D) abstinência sexual completa;

(E) preservação da virgindade até o casamento.

7 - “No caldo urbano da miséria/sujeira/ignorância”; neste segmento, as barras inclinadas entre os vocábulos substituem, respectivamente:

(A) vírgula / conjunção; (B) vírgula / vírgula; (C) conjunção / preposição; (D) conjunção / conjunção; (E) preposição / preposição.

8 - “outras imergirão inesperadas”; nesse segmento, o vocábulo imergirão não pode ser confundido com seu parônimo emergirão, já que possuem sentido oposto. A alternativa a seguir em que houve troca entre parônimos é:

(A) Há fragrante perigo de disseminação da Aids; (B) Certas doenças oferecem perigo iminente;

(C) É necessário bom senso para a prevenção de doenças; (D) O tráfico de drogas contribui para doenças transmissíveis; (E) Numa seção daquela loja vendiam-se preservativos.

(4)

9 - “Estará claro, então, que o perigo será muito mais imprevisível...”; o vocábulo destacado tem valor semântico de:

(A) explicação; (B) conclusão; (C) tempo; (D) condição; (E) comparação.

10 - O texto fala de epidemias e de endemias; a alternativa que define endemia é:

(A) doença causada pela fragilidade do organismo; (B) mal provocado por vírus desconhecido;

(C) doença que se alastra rapidamente por uma população; (D) enfermidade provocada por mau uso de medicamentos; (E) doença que se repete em população e/ou região específica. 11 - “...usada pelo adolescente da periferia para viajar ao paraíso

por alguns instantes”; a alternativa abaixo em que a utilização

de um desses vocábulos apresenta o mesmo valor semântico presente nesse segmento destacado do texto é:

(A) “se espalha para a multidão de gente pobre”; (B) “o bacilo da tuberculose, que, por via aérea...”; (C) “irá parar nos pulmões dos que passarem por perto”; (D) “é provável que se organize para acabar com as causas”; (E) “dirigidos por fundações privadas”.

12 - A alternativa em que a preposição destacada tem valor semântico de meio é:

(A) “para acabar com as causas dessas epidemias”; (B) “aplicados em parceria com instituições internacionais”; (C) “passíveis de controle com inseticidas”;

(D) “mantidos com o esforço e a vigilância das comunidades locais”;

(E) Haverá milhões de pessoas com Aids”.

13 - “Haverá milhões de pessoas com Aids”; a alternativa abaixo em que a substituição da forma do verbo haver está gramaticalmente INCORRETA é:

(A) deverá haver; (B) poderá haver; (C) poderá existir; (D) existirão; (E) deverão existir.

14 - A alternativa abaixo em que o substantivo NÃO é acompanhado por um vocábulo ou locução de valor adjetivo é:

(A) mocinhas da favela; (B) travestis na cadeia; (C) garotas da boate; (D) meninão esperto; (E) menininha ingênua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ATENÇÃO: Considere, nas questões a seguir, a configuração padrão de software e hardware a menos quando especificado em contrário.

15- Suponha que você esteja escrevendo um programa para controlar a apresentação de texto na tela usando uma variedade de tipos de fontes, tamanhos de fontes e atributos (tais como negrito e itálico). Se você não estiver usando tipos abstratos de dados (ADTs), o código para colocar um fonte em negrito se parecerá com:

fonteAtual.atributo = fonteAtual.atributo or 0x02

O mesmo código, em uma linguagem orientada a objetos usando ADTs, se pareceria com:

(A) fonteAtual.atributo = fonteAtual.atributo

or BOLD

(B) fonteAtual.negrito = true (C) fonteAtual.colocaEmNegrito() (D) colocaEmNegrito(fonteAtual) (E) colocaFonteAtualEmNegrito()

16 - O princípio do encapsulamento em linguagens orientadas a objetos preconiza que o cliente de uma classe não deve ser dependente da implementação da classe. A opção a seguir (código fonte escrito em Delphi7) que viola o princípio do encapsulamento é:

(A)

(B)

(5)

5

(D)

(E)

17 - A saída do programa Delphi7 a seguir será:

(A) erro generico! erro de memoria! (B) erro de memoria! erro generico! (C) erro de memoria! (D) erro generico! (E)

erro generico! erro de memoria!

18 - Observe o programa Delphi7 a seguir. Suponha que o arquivo

arquivo.txt existe e que ele contém os dados de trinta

pessoas ordenadas segundo o seu nome.

Se este programa for compilado e executado, o resultado será: (A) serão impressas as idades das pessoas em ordem crescente

de idade;

(B) serão impressas as idades das pessoas em ordem decrescente de idade;

(C) serão impressas as idades das pessoas na ordem de armazenamento dos registros no arquivo;

(D) serão impressas as idades das pessoas em ordem contrária a do armazenamento dos registros no arquivo;

(E) um erro em tempo de compilação.

19 - O trecho de código Delphi7 a seguir mostra a utilização de parâmetros em um comando SQL executado através de um componente TQuery. Observe que neste código está faltando uma linha onde o valor do parâmetro é preenchido.

Se quisermos inserir a editora Rocco na tabela, a linha que está faltando pode ser substituída por:

20 - Observe o trecho de código Delphi7 a seguir:

O escopo da variável x é: (A) apenas a procedure m1; (B) apenas o programa principal;

(C) a procedure m1 e o programa principal;

(D) a variável não pode ser usada nem na procedure m1 nem no programa principal;

(E) existe um erro no código: variáveis tem de ser declaradas antes de procedimentos e funções.

(A) ParamByName('nomeEditora').AsString:=

'Rocco';

(B) nomeEditora := 'Rocco'; (C) :nomeEditora := 'Rocco';

(D) ParamByName('nomeEditora'):='Rocco'; (E) Params[1] := 'Rocco';

(6)

21 - Observe o trecho de código Java a seguir:

Se este código for compilado e executado, o resultado será: (A) será impressa a string “1:2:3:” (sem as aspas); (B) será impressa a string “2:3:” (sem as aspas); (C) será impressa a string “3:” (sem as aspas); (D) um erro em tempo de compilação;

(E) um erro em tempo de execução.

22 - Observe o trecho de código Java a seguir:

Se este código for compilado e executado, o resultado será: (A) o programa compila e imprime “Diferente” (sem as aspas) (B) o programa compila e imprime “Igual” (sem as aspas) (C) o programa compila e imprime “Brasil” (sem as aspas) (D) um erro em tempo de compilação

(E) um erro em tempo de execução

23 - Observe o trecho de código Java a seguir:

A expressão a seguir que é uma expressão legal Java e que retorna

true é: (A) b1 && b2 (B) b1 || b2 (C) b1 & b2 (D) b1 == b2 (E) b1.equals(b2)

24 - Observe o trecho de código Java a seguir:

25 - Para um aplicativo MS-Windows acessar um banco de dados através de uma NFD (DSN em inglês) já corretamente configurado no ODBC do MS-Windows devemos informar:

(A) o apelido (alias) criado do banco no ODBC;

(B) o apelido (alias) e o caminho (URL) do banco desejado; (C) o apelido (alias) e o tipo de banco desejado;

(D o caminho (URL) completa do banco de dados; (E) o caminho (URL) e o tipo de banco desejado.

26 - Com relação ao desempenho (tempo de processamento), o algoritmo mais eficiente para ordenar uma grande massa de dados, dentre os citados a seguir, é o:

(A) Buble sort; (B) Inclusão ordenada; (C) Inserção;

(D) Quick sort; (E) Seleção.

27 - Dos tipos de dados listados a seguir, assinale o item que contém um tipo de dado que NÃO é primitivo da linguagem Java:

(A) Boolean; (B) Byte; (C) Double; (D) Int; (E) String.

28 - A figura a seguir mostra uma janela de um browser:

O código PHP que gerou exatamente a informação apresentada na figura foi: (A) (B) (C) (D) (E)

Se este método for chamado com uma entrada de

"Brasil", o resultado será:

(A) o método retornará " Campeão!" (B) um erro em tempo de execução

(C) o método retornará "Brasil Campeão!" (D) o método retornará "Brasil"

(7)

7

29 - Em PHP, uma variável comum deve começar com: (A) #

(B) $ (C) @ (D) uma letra

(E) uma letra ou sublinhado (underscore em inglês) 30 - O servidor web padrão do MS-Windows 2000 e XP é:

(A) Apache (B) Firefox (C) IIS

(D) Internet Explorer (E) Mozzilla

LEIA ATENTAMENTE O QUE SEGUE PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 31 A 36.

As tabelas X, Y e Z constituem um banco de dados contendo dados de uma certa aplicação. A figura abaixo mostra as instâncias de cada uma delas.

Todos os atributos são atômicos. As chaves primárias e estrangeiras das tabelas foram especificadas pelos seguintes trechos de scripts SQL:

Tabela X p r i m a r y k e y ( A ) f o r e i g n k e y ( B ) r e f e r e n c e s Y Tabela Y p r i m a r y k e y ( B ) Tabela Z p r i m a r y k e y ( A , D ) f o r e i g n k e y ( A ) r e f e r e n c e s X

X

A B 100 2 101 2 102 4 103 4

Y

B C 2 Rússia 4 Inglaterra 5 Chile

Z

A D 100 Brasil 102

China

103 EUA

Sabe-se que este esquema relacional está normalizado até a forma normal Boyce-Codd.

Considere este exemplo nas questões 31 até 36.

31 – Suponha que as instâncias das tabelas X e Y tivessem sido combinadas numa única tabela T, com atributos A, B, C, cuja instância fosse:

Supondo-se que a única chave desta tabela fosse formada pelo atributo A, a tabela T estaria violando a forma normal:

(A) primeira; (B) segunda; (C) terceira; (D) Boyce-Codd; (E) quarta.

32 – A partir das propriedades do esquema relacional apresentado, a dependência funcional corretamente inferida é:

(A) A → C (B) B → A (C) A → D (D) D → A (E) C → B

33 – Considere o comando SQL a seguir.

insert into z values (null, ‘Argentina’)

Com relação à restrição de integridade existente entre as tabelas X e Z, pode-se concluir que:

(A) é uma operação inválida qualquer que tenha sido a definição dos atributos de Z;

(B) somente é aceito se houver um registro na tabela X no qual o atributo A tem valor nulo (null);

(C) somente é aceito se o atributo A da tabela X tiver sido definido sem a opção not null;

(D) somente é aceito se o atributo A da tabela Z tiver sido definido sem a opção not null;

(E) somente é aceito se o atributo A da tabela X tiver sido definido sem a opção not null e o atributo A da tabela Z tiver sido definido sem a opção not null.

T

A B C 100 2 Rússia 101 2 Rússia 102 4 Inglaterra 103 4 Inglaterra

(8)

34 – A forma mais direta para um comando SQL que produz uma coluna com a lista de países que aparecem no banco de dados, da forma

requer o uso da cláusula (A) difference; (B) intersection; (C) distinct; (D) union; (E) full join.

35 – O resultado do comando SQL s e l e c t x . a , z . d f r o m x l e f t j o i n z o n x . a = z . a w h e r e z . a > 1 0 0 é: (A) (B) (C) (D) (E)

36 – O número de linhas no resultado do comando SQL

select * from x, y, z é: (A) 0 (B) 1 (C) 4 (D) 10 (E) 36

37 – Considere o seguinte trecho de programa Visual Basic:

O valor de T mostrado ao final da execução do procedimento Teste é: (A) ADGJMPSV (B) BEHKNQTW (C) CFILORUX (D) ABCDEFGH (E) WTQNKHEB

38 – Considere um projeto do Visual Basic que contém um formulário denominado Form1 cujo módulo de código inicia-se com as seguintes declarações:

O p t i o n E x p l i c i t P u b l i c O K A s B o o l e a n .

. .

A maneira correta de referenciar a variável OK no código dos demais módulos do referido projeto é:

(A) F o r m 1 . P u b l i c . O K (B) Form1.OK (C) F o r m 1 . C o n t r o l . O K (D) F o r m 1 . b o o l e a n . O K (E) OK in Form1 Países Brasil Inglaterra Chile China EUA Rússia A D 100 Brasil 102

China

103 EUA 101 null A D 100 Brasil 102

China

103 EUA A D 102

China

103 EUA A D 102

China

103 EUA null null A D 102

China

103 EUA 101 null Sub Teste() Dim T As String Dim S As String Dim I As Integer Dim J As Integer T = "" S = "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ" For I = 1 To 8 J = 1 + (I - 1) * 3 T = T & Right(Mid(S, J, 2), 1) Next I MsgBox T End Sub

(9)

9

39 – Considere o seguinte trecho de programa Visual Basic:

O valor de W mostrado ao final da execução do procedimento Teste2 é: (A) -1 (B) 0 (C) 1 (D) 365 (E) 375

40 – Considere as seguintes afirmativas comparativas entre métodos de busca baseados em árvores B e funções de hashing: I. A inserção de chaves não ordenadas é geralmente mais rápida

em métodos de hashing;

II. O número médio de acessos para localização de registros tende a ser melhor para métodos baseados em hashing; III. Métodos de hashing não disponibilizam acesso seqüencial

às chaves em ordem crescente ou decrescente de chaves; Pode-se concluir que:

(A) todas as afirmativas estão corretas; (B) somente a afirmativa I está correta;

(C) somente as afirmativas I e II estão corretas; (D) somente as afirmativas II e III estão corretas; (E) nenhuma das afirmativas está correta.

Sub Teste2() Dim W As Long Dim X As Variant Dim Y1 As Date Dim Y2 As Date Dim Z As Long Y2 = "01/01/2008" Y1 = "01/01/2007" Z = 10 X = Y2 + Z W = CLng(X - Y1) MsgBox W End Sub

Referências

Documentos relacionados

O trabalho consiste em avaliar a fotossensibilidade da solução Fricke modificada com a adição de corantes, atuando como fotossensibilizadores, comparando o

• Somente após decorrida uma hora do início da prova, o candidato poderá entregar seu cartão de respostas da Prova Objetiva e retirar-se da sala de prova (Edital 01/2005 – Item

• Somente após decorrida uma hora do início da prova, o candidato poderá entregar seu cartão de respostas da Prova Objetiva e retirar-se da sala de prova (Edital 01/2005 – Item

• Somente após decorrida uma hora do início da prova, o candidato poderá entregar seu cartão de respostas da Prova Objetiva e retirar-se da sala de prova (Edital 01/2005 – Item

• Somente após decorrida uma hora do início da prova, o candidato poderá entregar seu cartão de respostas da Prova Objetiva e retirar-se da sala de prova (Edital 01/2005 – Item

A sua constituição, inclui ainda melanócitos, células que proporcionam uma proteção natural contra os raios solares sendo responsáveis pela pigmentação da pele... A derme

A distinção entre os níveis dos diferentes componentes da capacidade funcional de jovens e idosas com a utilização de um mesmo instrumento possibilita ao

Considerando que o consumidor exige cada vez mais pratos semi-prontos, ou prontos para consumo (“ready-to-eat”) foi objetivo do presente trabalho desenvolver ceviches,