• Nenhum resultado encontrado

MÓDULO INTERNACIONAL 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MÓDULO INTERNACIONAL 2015"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

.

INTERNACIONAL 2015

VOINOVICH - OHIO (EUA) - PROGRAM FOR PUBLIC EXECUTIVES E MANAGERS

UNIDADE CIDADE JARDIM

WWW.IBS.EDU.BR

(2)

www.ibs.edu.br 2

Documento gerado em: 16/09/2014. .

Prezado(a) .,

Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu

aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso de Voinovich- EUA. Nele, você encontrará informações detalhadas sobre o curso, além de: período de realização, horário, local, e procedimentos para efetivação de sua matrícula. Na oportunidade gostaríamos de ressaltar que o processo seletivo para este módulo Internacional compreende uma análise curricular. Desta forma, solicitamos o envio de seu curriculum vitae atualizado juntamente com o Formulário de Matrícula, devidamente preenchido. Após a análise curricular, caso seja necessário, será agendada uma entrevista.

(3)

www.ibs.edu.br 3

Documento gerado em: 16/09/2014. .

Conheça a Fundação Getulio Vargas: líder na formação de líderes, não por acaso. Criada há cerca de 60 anos como instituiçãovoltada ao desenvolvimento intelectual, a Fundação Getulio Vargas é composta por escolas de nível superior e centros de pesquisae documentação. Como centro de excelência, a FGV preocupa-se permanentemente com a inovação e direciona suas atividadespara áreas estratégicas. Visando imprimir mais dinamismo ao desenvolvimento e distribuição de seus serviços educacionais, a FGVcriou o Instituto de Desenvolvimento Educacional - IDE -, composto pelo programa FGV Management e sua rede conveniadanacional, pelo Programa de Ensino à Distância - FGV Online - e pelo FGV Cursos Corporativos, consolidando assim seu modeloinovador de educação executiva. FGV Management A missão do FGV Management é formar executivos, levando aos talentos denosso país o instrumental necessário para desenvolver seu potencial e agregar valor às empresas onde atuam, estimulando odesenvolvimento de sua região, nos mais diversos segmentos. IDE - Instituto de Desenvolvimento Educacional O IDE foi criado nofinal de 2003 com o objetivo de coordenar e gerenciar uma rede de distribuição única para os produtos e serviços educacionaisproduzidos pela FGV, através de suas Escolas e Institutos, distribuídos por meio de Instituições Conveniadas. O Instituto é compostopelo FGV Management, Programa de Pós-Graduação; pelo FGV Online, Programa de Ensino a Distância; pelo FGV CursosCorporativos, Programa de Cursos Customizados; pela Central de Qualidade e Inteligência de Negócios, responsável pelamanutenção da qualidade e padrão de excelência FGV, em qualquer lugar do país onde os programas do IDE estejam sendooferecidos; e pela Certificação de Qualidade, que compartilha a qualidade do conhecimento e do ensino produzidos na FGV. Porintermédio de parcerias com diversas universidades da Europa e dos Estados Unidos, os alunos dos cursos administrados pelo IDEtêm a possibilidade de participar de programas de curta, média ou longa duração em universidades estrangeiras. Nas unidadesmantidas pela IBS Business School, a parceria com a Ohio University, uma das mais conceituadas universidades do mundo, viabilizaa internacionalização do conhecimento com uma carga horária adicional de 40 horas/aula, durante as quais o aluno tem apossibilidade de enriquecer sua rede de relacionamento, vivenciar a realidade de outro mercado e interagir com outras culturas.

IBS BUSINESS SCHOOL

Criada em 1993 por executivos, consultores e professores com ampla bagagem no meio empresarial mineiro e nacional, a IBS Business School de Minas Gerais é hoje grande parceira da FGV - Fundação Getulio Vargas - gerenciando e contribuindo para aformação de mais de 20 mil empresários, executivos e profissionais liberais no estado de Minas Gerais. A IBS é responsável por importantes programas internacionais viabilizando a participação de mais de cinco mil de seus alunos nos programas,possibilitando o acesso ao conhecimento globale à internacionalização da rede de relacionamento. Atualmente, a IBS conta com unidades em Belo Horizonte, Vetor Norte, Montes Claros,Governador Valadares, Contagem, Betim e Teófilo Otoni. Trabalhando junto ao empresariado local, executivos, estudantes e formadores de opinião, a IBS prima pela qualidade na formação do conhecimento, da inovação e do empreendedorismo.

(4)

www.ibs.edu.br 4

Documento gerado em: 16/09/2014. .

ASCENSÃO ACADÊMICA

A IBS Business School e a Fundação Getulio Vargas cientes de que a educação continuada é uma necessidade primordial aos executivos, criou uma estrutura que visa atender aos diversos perfis de profissionais, ao mesmo tempo em que lhes permite uma Ascensão Acadêmica, de concepção inédita: os créditos de algumas etapas podem ser eliminados na etapa seguinte.

CERTIFICAÇÕES

4 MBA Executivo Internacional(inclui participação em um dos módulos internacional, nos EUA, com certificado inerente ao módulo) 4 + 6 MBA Pleno - Fase Nacional - Certificado de Extensão(Foundations Courses) emitido pelo Ohio University - EUA.

4 + 6 + 7 MBA Pleno - Master of Business Administration (certificado Ohio University - EUA).

(5)

www.ibs.edu.br 5

Documento gerado em: 16/09/2014. .

A Ohio University é uma das principais universidades públicas dos Estados Unidos. Além do seu elevado conceito e tradição acadêmica, a Universidade de Ohio, fundada em 1804, é conhecida por grandes pesquisas na área médica e de Engenharia de Aviação, sendo que em 2009 ganhou o prêmio Nobel de química. Seu curso de Business possui hoje convênios por diversos países do mundo, sendo um dos principais deles com o Brasil.

Os programas com a Ohio University-EUA, realizados com Tradução Simultânea, tiveram sua primeira turma em dezembro de 1998 e até dezembro de 2012, já está com sua 68" turma programada, totalizando cerca de 5.000 alunos inscritos ou que já concluíram o programa. Durante todo o programa nos EUA, haverá o acompanhamento do grupo pelo coordenador brasileiro, Prof.Moisés Tavares, formado pela Universidade de Ohio e com mais de 15 anos de experiência como diretor de empresas nos EUA.

Por entender que o Capital Humano é um componente indispensável na composição de valor das organizações públicas e privadas, a FGV e a Ohio University, através da Voinovich School of Leadership and Public Affairs, montou este programa inovador voltado para os gestores e executivos envolvidos com a área pública.

Este curso apresenta ferramentais sobre como criar multiplicadores gerenciais na gestão pública, procurando a eficácia e a eficiência no atendimento ao cidadão.

Objetivos

Possibilitar aos alunos a oportunidade de agregar uma formação acadêmica internacional ao seu currículo; ●

Contato com um dos maiores centros de desenvolvimento para profissionais envolvidos com a área pública;

Formação de network com alunos da FGV e profissionais da área, de diversas partes do Brasil, além do corpo docente e discente da Voinovich School e da Ohio University;

Ampliar os conhecimentos obtidos no MBA da FGV.

Público Alvo

Voltado para executivos e profissionais envolvidos com a área pública.

Corpo Docente

O corpo docente é composto por profissionais do quadro permanente de professores dos Programas de MBA e de Cursos Avançados de Negócios da Ohio University e da Voinovich School.

(6)

www.ibs.edu.br 6

Documento gerado em: 16/09/2014. .

Primeiro Coordenador

Profª Paraskevi Bessa Rodrigues, Ph.D Coordenadora Internacional da FGV/IDE.

Segundo Coordenador

Prof. Moises Tavares, Ph.D Coordenador Operacional

DISCIPLINAS

O Programa é composto de 40 h/a de atividades acadêmicas, com tradução simultânea e acompanhamento de um coordenador brasileiro durante o curso nos EUA, sendo que a hora-aula, para todos os efeitos, é de 45 minutos.

As disciplinas a serem estudadas na Voinovich School serão sempre disciplinas de interesse geral dos alunos. Esta programação é de responsabilidade da Voinovich School e da Ohio University, e a cada nova turma estas disciplinas serão revisadas e atualizadas. Eventuais alterações que ocorrerem estarão sempre objetivando manter ou melhorar a qualidade da programação, ou atender casos de força maior. A informação sobre a programação definitiva e detalhada de cada turma e dos demais documentos pertinentes à viagem, será disponibilizada aos participantes, quando da confirmação da mesma.

Disponibilizamos abaixo, a programação prevista, para fins de informação. Esta programação poderá sofrer alterações em função de horários de vôos, de programações ou de agendamento de professores, que não são de responsabilidade da FGV/Conveniada.

Primeiro Dia – Sábado

Saída do Brasil de acordo com a sua programação de viagem.

Segundo Dia – Domingo

Chegada ao Aeroporto Internacional de Columbus/Ohio, de acordo com cada plano de vôo. A Ohio University disponibilizará traslado rodoviário de cortesia entre o aeroporto e o Campus em Athens, para o Hotel “The Ohio University Inn” (www.ohiouniversityinn.com), em um horário pré-determinado. Antes de seguir para o hotel, os alunos serão levados para fazer compras no Easton Mall, na cidade de Columbus.

Terceiro Dia – Segunda-Feira

‘’Human Capital Applied to Public Businesses (Capital Humano Aplicado aos Negócios Públicos)’’ ; ‘’Marketing for Public Organizations (Marketing pára Organizações Públicas)’’ ; ‘’E-Governance’’ ; Estudo de caso em grupo.

Quarto Dia - Terça Feira

‘’Public Management with focus in Logistics – Transportation & Communications (Gerência Pública com foco em Logística -Transporte/Comunicações)’’ ; ‘’The City Manager & The Public Budget (O Gerente da Cidade & Orçamento Público)’’ ; ‘’METT-T The Combat Edge Applied to Public Service (Estratégia Militar Aplicada à Administração Pública)’’

Quinto Dia - Quarta Feira

‘’Government Standardization & Project Management (Padronização Governamental e Gerência de Projetos)’’ ; ‘’TQC, Reengeneering, Kaizen Theory & Lean Manufacturing applied to Public Service (TQC, Reengenharia, Teoria Kaizen & Lean Manufactoring aplicado ao Serviço Público)’’ ; “Visitas Técnicas a Locais Públicos (Prefeitura, Sistema 911, Sistema Judicial)’’

Sexto Dia - Quinta Feira

‘’Leadership in Public Service (Liderança no Serviço Público)’’ ; ‘’E-Procurement - Fighting Corruption in Public Service (EProcurement - Combatendo a corrupção no Serviço Público)’’ ; Cerimônia de Encerramento, entrega dos certificados e jantar de

(7)

www.ibs.edu.br 7

Documento gerado em: 16/09/2014. .

Visitas Técnicas a Locais Públicos (Prefeitura, Sistema 911, Sistema Judicial)

Sétimo Dia – Sexta-Feira

Meeting com Executivos da área pública de Ohio.

Oitavo Dia – Sábado

Retorno ao Brasil dentro da logística de seu plano de vôo.

CERTIFICAÇÃO

Será concedido pela Ohio University / Voinovich School um certificado inerente ao programa, aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso.

Aos alunos que forem aprovados no programa de Voinovich e que também tenham cursado e sido aprovados em um programa de MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas (de acordo com regulamento específico) e obtiverem conceito mínimo 7 (sete) no TCCI – Trabalho de Conclusão de Curso Internacional, a FGV emitirá um certificado de MBA Executivo Internacional.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Principais Dúvidas

1. Preciso ter um MBA para participar?

Não é necessário o aluno ter um MBA para participar do programa. Para os alunos que tiverem um MBA da Fundação Getulio Vargas, será emitido um certificado de MBA Executivo Internacional, após a aprovação no TCCI (Trabalho de Conclusão de Curso Internacional).

2. Preciso definir a data de minha viagem no momento da matrícula no Programa?

O aluno pode ser matricular e deixar para optar posteriormente pela data de sua melhor conveniência. As datas são divulgadas no início de cada ano.

3. Como faço para marcar minha viagem?

Os alunos optam pela data da sua viagem quando da divulgação das datas previstas (no início de cada ano), quando então preencherão o formulário ‘’Termo de Compromisso’’. As vagas são limitadas e preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos ‘’Termos de Compromisso’’. O aluno deve aguardar a confirmação de sua participação na turma escolhida.

4. Que visto será necessário? Existe algum processo de assistência para a obtenção do visto?

Para a participação em seminários e cursos nos EUA, é necessário o visto B-1. A responsabilidade pela obtenção do passaporte junto à Polícia Federal, do Visto junto ao Consulado Americano, bem como da admissão em território americano, é do participante. Prestaremos auxílio na divulgação das informações para obtenção do visto e forneceremos aos alunos matriculados e confirmados na turma, carta de apresentação para o Consulado, caso necessário.

5. Como será feita a locomoção entre Columbus (chegada dos vôos) e Athens (cidade onde está localizada a OHIO)?

Será disponibilizado pela Ohio University, traslado de cortesia de ida e volta entre o aeroporto em Columbus e a Ohio University, em um horário pré-determinado no início e no final do programa. Por ocasião da viagem, a coordenação passará estes horários aos participantes. Caso o aluno opte por este traslado, deverá estar presente no local de embarque em tempo hábil.

No caso de não optar pelo mesmo, ou não ser possível sua presença em tempo hábil, a alternativa mais viável é a utilização de táxis, que tem um custo estimado de U$ 200,00 o trajeto. Este traslado é de responsabilidade do participante.

(8)

www.ibs.edu.br 8

Documento gerado em: 16/09/2014. .

6. Como será a hospedagem em OHIO?

Dentro do campus da Universidade, em hotel ou alojamento, em apartamentos duplos.

7. As aulas terão tradução simultânea? E o material didático? terá alguma avaliação?

As aulas terão tradução simultânea inglês x português x inglês. O material didático, em sua grande maioria será em inglês, disponibilizado pela Ohio University, quando da chegada em Ohio. Ficará a critério da coordenação aplicar um ‘’paper’’ ou outro tipo de avaliação. Aos alunos que tiverem feito MBA na FGV, será necessária a entrega e aprovação no TCCI, para que o mesmo possa receber o certificado de MBA Executivo Internacional.

8. Quais despesas estão inclusas?

Estão inclusas as despesas com hospedagem em apartamento duplo, seguro viagem, alimentação, material didático, tradução simultânea e demais despesas inerentes ao programa, conforme contrato e regulamento. Não estão inclusas despesas com passagens aéreas nacionais e internacionais, traslados terrestres, taxas alfandegárias e de embarque, documentação (passaporte, vistos e identidade), despesas particulares como serviços de lavanderia, telefonemas, gorjetas, passeios opcionais, alimentação (realizadas fora dos locais e horários previstos), serviços médico-hospitalares e farmacêuticos não previsto no seguro saúde, e outras, a menos que estejam mencionadas como inclusas na programação.

EMENTA

Government Standardization & Project Management- (Padronização Governamental & Gerência de Projetos)

Os degraus de escadas terão de ter mais de 25 centímetros de largura mas não mais do que 18 cm de altura, a cor vermelha será usada para significar perigo, a amarela significará uma advertência, a preta significará perigo de morte, e assim por diante. Esta padronização governamental, é geralmente aceita e aplicada como um padrão que deve ser respeitado e posto em prática.

A indústria e a área de serviços possuem padrões e reconhecimentos que trazem valor à marca e à empresa como um todo. A disciplina tentará mostrar como é possível, na Gestão Pública, se almejar padrões de qualificação e os seus benefícios imediatos. O desenvolvimento e a implantação de projetos dentro de um equilíbrio onde a normatização se adeque à eficácia e eficiência que se procura.

TQC, Reengineering, Kaizen Theory, PERT/CPM, & Lean Manufacturing - applied to Public Service Leadership in Public Service - (TQC, Reengenharia, Teoria Kaizen, PERT/CPM, & Lean Manufacturing - Aplicadas ao Serviço Público)

O conhecido “Choque de Gestão” na Administração Pública, que vem trazendo eficiência e eficácia nos processos de tomada de decisão dos Executivos Públicos, vem sempre utilizando uma ou uma mistura de técnicas que tem como fulcro as técnicas e teorias acima. O curso pretende trazer ao conhecimento do Gestor Público, o que são estas técnicas e de que forma elas podem ser utilizadas na parte de “Processos” e na parte da formação de Serviços/Produtos.

(Liderança no Serviço Público)

Diferentemente da área privada, onde há grandes coincidências entre o líder empresarial e o sucesso de sua gestão, o executivo público, quando se torna um líder, consegue amealhar para si e para a sua organização, ganhos políticos que, entre outras coisas benéficas, podem ser trocados por votos.

O exame do que é o líder, como se forma, sua natureza e seu condicionamento cultural, associado à sua adaptação ao processo de contínua mudança, visa instrumentar o gestor público com o “modus operandi”, que ao mesmo tempo que é moderno, progressista e dinâmico também seja, obrigatóriamente, políticamente correto.

- (Combatendo a corrupção através do E-Procurement)

No Serviço Público a atividade de prestação de serviços é o núcleo de onde se origina e se formam todas as partes do Sistema Público.

Se entendermos “sistema” como sendo todas as partes de um todo visando um objetivo comum, o raciocínio nos leva a uma filosofia de ação, que dê ao Executivo Público um conhecimento imediato e recorrente do que se passa em sua Gestão.

O que é, para que serve, como se compõe, que ferramentas de TI se utiliza e, principalmente, como usar e adaptar tudo isto na Gestão Pública é o objetivo desta disciplina.

(9)

www.ibs.edu.br 9

Documento gerado em: 16/09/2014. internacional da Administração Pública, e de que forma tem sido enfrentados e resolvidos os seus desafios recorrentes. Encontros Previstos.

a) Saúde Pública – Visita a Centros de Atendimento (como é tratada a urgência, como é feito a anamnese, etc...) b) Administração Executiva, Legislativa, e Judiciária – Encontro com Juízes e especialistas

c) Segurança Pública – O sistema 911, prevenção e programas de defesa civil d) Energia e Meio-Ambiente – Encontro com profissionais e especialistas , visando conhecer programas e projetos em andamento.

METODOLOGIA DO TCC

Aos alunos que forem aprovados no programa de Voinovich e que também tenham cursado e sido aprovados em um programa de MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas (de acordo com regulamento específico) e obtiverem conceito mínimo 7 (sete) no TCCI – Trabalho de Conclusão de Curso Internacional, a FGV emitirá um certificado de MBA Executivo Internacional.

DOCUMENTOS E CONDIÇÕES PARA MATRÍCULAS

1. Assinatura do Contrato

O mesmo prevê os valores e a forma de pagamento. O valor em dólar é convertido e fixado em Reais na data da matrícula (cotação de venda dólar turismo na data da matrícula). Em contratos com mais de 12 parcelas, as mesmas serão corrigidas

pela variação do IGPM. 2. Opção Pela Data da Viagem

A data escolhida para a viagem consta no TERMO DE COMPROMISSO, que também deve ser assinado pelo aluno. O aluno que não quiser viajar em uma das datas já previstas, pode contratar o programa e deixar para optar posteriormente pela data de sua viagem, possibilitando-lhe um melhor planejamento logístico e também financeiro (pagamento em mais parcelas). O preenchimento do TERMO é obrigatório e TODOS os campos devem ser preenchidos sem rasuras. O TERMO de compromisso deve ser enviado, preenchido e assinado, digitalizado para ou via fax (31) 3296-3232 (ramal 129), aos cuidados do Departamento Internacional. Não serão aceitas reservas de vagas ou outras formas de

requerimento/solicitação. 3. Confirmação da Participação

O envio do TERMO não pressupõe confirmação na turma escolhida. A confirmação da participação do aluno na turma escolhida se dará após o encerramento do prazo de inscrição de cada turma, ou quando do preenchimento das vagas. Em caso de excesso de alunos interessados, será obedecida a seguinte ordem de prioridade: a) alunos já matriculados no Módulo Ohio (alunos com contrato assinado); b) ordem de recebimento do ‘’Termo de Compromisso’’. Caso alguma turma não apresente quorum suficiente, os alunos que optaram por aquela data deverão optar por outra data onde existam vagas.

4. Pagamento

Para a participação no Módulo, é necessário que o aluno esteja com o valor referente ao mesmo integralmente pago até 90 dias antes da data prevista para a viagem. O aluno deverá estar com situação financeira regular, referente ao seu curso de MBA Pós-Graduação, quando for o caso.

(10)

www.ibs.edu.br 10

Documento gerado em: 16/09/2014.

SEU CONTATO NA IBS/FGV

Posso ajudar?

.

Contato | (31) 2122-3200

info@ibs.edu.br

INFORMAÇÕES

Belo Horizonte

Unidade Cidade Jardim: Av. Prudente de Morais, 444 | Cidade Jardim - (31) 2122-3200

Unidade Vetor Norte: Rua Bernardo Ferreira da Cruz, 52 | Vetor Norte - (31) 3457-8730

Betim

Unidade Betim: Av. Edméia Mattos Lazzarotti, 1655 | Angola - (31) 3594-3900

Contagem

Unidade Contagem: Rua Lino Moro, 101 | Inconfidentes - (31) 3363-6505

Governador Valadares

Unidade Governador Valadares: Av. Minas Gerais, 720 | Centro - (33) 2101-4858 | (33) 3271-6860

Montes Claros

Unidade Montes Claros: Av. Jose Correa Machado, 1079 | Ibituruna - (38) 3221-0142

Teófilo Otoni

Unidade Teófilo Otoni: Rua Jorge Mattar, 40 | Centro - (33) 3522-9200 | (33) 3522-9200

Itaúna

Unidade CDE - Itaúna: Rua Capitão Vicente, 129 | Centro - (37) 3249-1750

Sete Lagoas

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Pacientes portadoras de cianose e hipertensão pulmonar, como no caso da Síndrome de Eisenmenger, são mais sensíveis às alterações de volume do parto, o que pode

O artigo 22º do Codigo da Familia 50 angolano faz menção da promessa de casamento, seguindo a mesma linha da lei portuguesa, atribuindo ineficácia juridica da promessa

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *