• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE CAMPEONATO REGIONAL DE JUDÔ CATEGORIA: CONCLUÍDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE CAMPEONATO REGIONAL DE JUDÔ CATEGORIA: CONCLUÍDO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904

TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE CAMPEONATO REGIONAL DE JUDÔ

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

ÁREA:

SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADES INTEGRADAS DE BOTUCATU

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): BRUNO CESAR GOMES ALVES

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): LEONE ANTONIO SIMONETTI

(2)

1 RESUMO

O Judô, esporte oriental criado no Japão, atualmente é muito praticado desde o início da infância nas escolas e academias de Judô. No Brasil, o judô foi introduzido por volta de 1908, com a vinda dos imigrantes japoneses. Atualmente a pratica do Judô é muito frequente e usada como esporte e instrumento educativo. Porém com o passar do tempo os objetivos mudaram, passando a se despontar como modalidade esportiva, organizada em ligas e federações. O esporte passa a ter caráter competitivo, formando atletas desde a mais tenra idade. OBJETIVOS: Analisar a incidência de judocas infanto-juvenil, que iniciaram precocemente a pratica do judô em Academias da Região de Avaré-SP. METODOLOGIA: A pesquisa foi realizada na cidade paulista de Avaré, durante a Copa Avaré de Judô. A Copa teve a participação de outras cidades da região como Bauru, Botucatu, Pederneiras e Jaú. Foram selecionados 116 de atletas de um grupo heterogêneo e aleatório de competidores das diversas cidades participantes para responder um questionário contendo nove perguntas e aplicado durante o dia de competição. Os atletas foram abordados individualmente e solicitados a responder as questões. RESULTADOS: Foi observado que grande parte dos entrevistados, ou seja, 80% começaram a praticar judô com menos de 12 anos e 20% iniciaram acima da faixa e 85% pretende alcançar o rendimento máximo na carreira de atleta. 45% treinam três vezes por semana. DESENVOLVIMENTO: De acordo com a literatura crianças até os 12 anos não devem participar de atividades esportivas específicas e de competições formais, por não possuir maturidade suficiente para compreender e assimilar tudo o que está envolvido em um processo competitivo advertindo que as competições e o treinamento dos jovens não devem ser dimensionados com base apenas na idade cronológica da criança, mas nas características físicas, emocionais e maturacionais, para que a prática esportiva não se torne uma obrigação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: De acordo com a análise das respostas obtidas entre os atletas de judô, observa-se que a incidência de especialização precoce no judô é altíssima. A maioria dos atletas inicia na prática do judô antes da faixa etária recomendada pela literatura especializada. A maioria dos atletas, mesmo sendo de categorias inferiores, pretende seguir no esporte até o alto rendimento, ou seja, o profissionalismo.

(3)

2 INTRODUÇÃO

O Judô, esporte oriental criado no Japão, atualmente é muito praticado desde o início da infância nas escolas e academias de Judô, com vários objetivos, alguns relacionados ao desenvolvimento das capacidades e habilidades físicas e cognitivas. O Judô foi criado no Japão pelo professor Jigoro Kano em 1882, derivado de movimentos corporais ligados ao jiu-jitsu, utilizados nas praticas de lutas em conflitos, guerras, etc. A Arte Marcial é usada constantemente com fins educacionais, contribuindo no aperfeiçoamento do equilíbrio físico e espiritual do ser humano.

No Brasil, o judô foi introduzido por volta de 1908, com a vinda dos imigrantes japoneses, fazendo parte da cultura nipônica presente e fundamental para enriquecer a formação dos jovens imigrantes. Muitos pais colocam seus filhos para praticar Judô como complemento da educação adquirida em casa. Assim, ele é um dos esportes mais procurados, uma modalidade esportiva oriental que incute primeiramente a disciplina na aprendizagem e formação de seus alunos.

Porém com o passar do tempo os objetivos mudaram e passando a se despontar como modalidade esportiva, organizada em ligas e federações. O esporte passa a ter caráter competitivo, formando atletas desde a mais tenra idade.

OBJETIVOS

Analisar a incidência de judocas infanto-juvenil, que iniciaram precocemente a pratica do judô em Academias da Região de Avaré-SP.

(4)

3 A pesquisa foi realizada na cidade paulista de Avaré, durante a Copa Avaré de Judô, Ginásio Municipal “Kim Negrão”. A Copa teve a participação de outras cidades da região como Bauru, Botucatu, Pederneiras e Jaú. Foram selecionados 116 de atletas de um grupo heterogêneo e aleatório de competidores das diversas cidades participantes.

Foi através de um questionário contendo nove perguntas. Essas perguntas foram desenvolvidas pelos autores do trabalho, após analise de revisão da literatura de trabalhos científicos com as mesmas características.

O questionário foi constituído por 05 perguntas, sendo elas: 1- Com quantos anos começou a praticar judô?

2- Em que nível pretende chegar ao judô?

3- Quantas horas treinou judô por dia durante a última semana? 4- Quantos dias treinaram na última semana?

5- Você se alimentou e se hidratou normalmente na última semana?

O Questionário foi aplicado durante o dia de competição, que foi dividida em categorias de peso e idade. Os atletas foram abordados individualmente e solicitados a responder as questões.

RESULTADOS

Abaixo, na figura 1 observamos que grande parte dos entrevistados, ou seja, 80% começaram a praticar judô com menos de 12 anos e 20% iniciaram acima.

(5)
(6)

5 Quanto à expectativa do nível de competição que pretende alcançar e participar durante sua carreira esportiva os atletas tiveram respostas positivas para o profissionalismo, com 85% dos atletas com pretensões profissionais, 11% amadores e 4% como lazer, Fig 2.

Fig: 2

De acordo com os atletas a duração das sessões de treinamento específico para o judô é de 2 horas semanais em 45% dos casos, contra 3 horas para 20,5%, poucos 14,5% treinam 1 veze e 19% 4 vezes por semana. Já quanto aos dias de treino por semana os atletas apresentam certo equilíbrio variando entre 2, 3 e 4 vezes por semana. Figuras 3 e 4.

(7)

6 Fig:4

DESENVOLVIMENTO

De acordo com Roberts (1980) e Roberts & Treasure (1992), a criança até os 12 anos não deve participar de atividades esportivas específicas e de competições formais, por não possuir maturidade suficiente para compreender e assimilar tudo o que está envolvido em um processo competitivo. Outros autores (Borges, 1990; Léglise, 1996; Malina & Bouchard, 1991; Rodrigues & Barbanti, 1994) não estabeleceram idades específicas, mas advertem que as competições e o treinamento dos jovens não devem ser dimensionados com base apenas na idade cronológica da criança, mas nas características físicas, emocionais e maturacionais, para que a prática esportiva não se torne uma obrigação.

A tentativa de antecipar o processo de crescimento e desenvolvimento motor da criança seria uma vantagem? Para João Bosco da Silva, professor e Mestre em Educação Física, em Aprender a aprender fazendo (1995) essa tentativa trará "(...)

graves consequências de ordem neurofisiológica, anatômica, psicológica e pedagógica, pois ao ignorar as fazes e estágios especificados pela ciência 'a formação física específica' e o 'rendimento técnico' (treinamento precoce) constituem prioridades absolutas, deixando de respeitar a natureza da criança (...)".

(8)

7 Treinamento esportivo precoce são atividades realizadas com crianças que possuem idade inferior a 12 anos, com periodicidade superior a três sessões semanais, desde que cada sessão tenha carga horária mínima de 2 horas e uma metodologia voltada para a melhora do rendimento (Darido & Farinha, 1995).

(9)

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS

De acordo com a análise das respostas obtidas entre os atletas de judô, observa-se que a incidência de especialização precoce no judô é altíssima. A maioria dos atletas inicia na prática do judô antes da faixa etária recomendada pela literatura especializada.

A maioria dos atletas, mesmo sendo de categorias inferiores, pretende seguir no esporte até o alto rendimento, ou seja, o profissionalismo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SILVA, João B. Educação física, esporte, lazer: aprender a prender fazendo. Londrina: Lido, 1995.

DARIDO, S.C.; FARINHA, F.K. Especialização precoce na natação e seus efeitos na idade adulta. Revista Motriz, v.1, n.1, p.25-32, 1995.

LÉGLISE, M. Children and high-level sport. Olympic Review, v.7, n.25, p.52-5, 1996. BORGES, C.J. Desporto infantil: abrangêngia, implicações e contribuições. Revista Sprint, v.7, n.46, p.17-21, 1990.

ROBERTS, G.C.; TRESURE, D.C. Children in sport. Sport Science Review, v.1, n.2, p.46-64, 1992.

RODRIGUES, R.L.; BARBANTI, V.J. Atividade esportiva e a criança: principais lesões do aparelho locomotor. In: CONCEIÇÃO, J.A.N. Saúde escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo, Sarvier, 1994. p.170-80

Referências

Documentos relacionados

In an attempt to data mine TFs that are potentially involved in cell wall biosynthesis in sugarcane, we built a co-expression network using the R-package WGCNA (Langfelder and

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

(2010), empreendedorismo é o movimento de mudança causado por um agente social e neste sentido, mais do que nunca, a sociedade precisa de empreendedores de todos os

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

As a fan of nanotechnology and in order to obtain a master’s degree in Engineering Physics, I accepted the challenge of studying computationally, in the context of

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento

Para evitar danos ao equipamento, não gire a antena abaixo da linha imaginária de 180° em relação à base do equipamento.. TP400 WirelessHART TM - Manual de Instrução, Operação