• Nenhum resultado encontrado

Do Ninho ao 5º ano Anos Iniciais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Do Ninho ao 5º ano Anos Iniciais"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

1

(2)

2

(3)

3

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

Considerando-se a pandemia da Covid-19 e na tentativa de estabelecer medidas assertivas de prevenção ao novo vírus, o nosso Protocolo de Volta às Aulas foi construído colaborativamente pela Direção, Equipe Pedagógica e Especialistas da Área de Saúde* da nossa cidade, que analisaram cautelosamente, do ponto de vista técnico, todas as propostas do nosso plano de retomada e deram suas valiosas contribuições, a fim de encontrarmos um caminho mais seguro e ideal para os nossos alunos e toda comunidade escolar.

Entendemos que só poderemos ter a certeza do que fazer se estivermos cientes de todos os detalhes que precisam ser implantados nesse processo de retorno presencial.

A Direção

Dr.Eduardo Jorge da Fonseca Lima

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1987) Residência Médica e Especialização em Pediatria realizados no IMIP (1990) Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) Doutorado em Saúde Materno-Infantil – IMIP (2014) Coordenador Geral da Pós-Graduação Lato Sensu (Residências e Estágios) do IMIP Professor da Faculdade Pernambucana de Saúde Diretor Técnico da Clínica Vaccine

“Quero parabenizar pelo profissionalismo e cuidado de como o Madre de Deus tem conduzido essa

fase tão desafiadora. Todas as adaptações relatadas no protocolo estão muito claras e possíveis de

serem realizadas. É obvio que esse será sempre um processo de construção e de adaptações

constantes, com um olhar multidisciplinar, o que Madre de Deus sempre teve e continuará

aperfeiçoando.”

Dr.ª Bruna Lima Figueiredo de Sá

Biomédica- Técnica em Saúde Pública do Instituto Ageu Magalhães - Fiocruz-PE Mestra em Saúde Pública pela Fiocruz-PE Doutora em Biociências e Biotecnologia pela Fiocruz -PE No período da pandemia, está atuando e compondo o núcleo do diagnóstico Molecular da COVID-19 na Fiocruz-PE

“Antes de mais nada, parabéns pelo protocolo! Está muito bem organizado e estruturado.

Espero ter contribuído e estou à disposição para discussões.”

Drª. Regina Coeli

Médica preceptora do Hospital Universitário Oswaldo Cruz no ambulatório de Infectologia Mestra em Ciências da Saúde pela UPE Doutoranda do programa de Pós-Graduação de Medicina Tropical / Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Dr. Waldemir Antunes Neto

Médico Especialista em Alergia e Imunologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Alergia Médico Especialista em Imunopatologia pela Associação Médica Brasileira Pós-graduado em Alergologia e Imunologia Clínica pela UNIRIO

(4)

4

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

“Os dias difíceis sempre serviram para apreciarmos os bons. Dessa vez não será diferente.” Prezados Pais e/ou Responsáveis,

A pandemia e a nossa necessidade de afastamento social abriram portas para uma realidade que gerou novas experiências. O despertar de novos sentimentos e emoções em nossa comunidade escolar: pais, familiares, responsáveis, alunos e funcionários fez conhecermos e valorizarmos talvez a mais importante das capacidades dos seres humanos: A EMPATIA, aptidão de se colocar no lugar do outro, de compreender a sua visão da realidade, sua postura e opiniões.

Vimos que foi possível flexibilizar uma realidade existente e enraizada, em prol de não só vencermos as dificuldades, como também, entendê-las.

E agora, depois de todas as adaptações em relação ao sistema de ensino, aguardamos a volta às aulas presenciais e/ou on-line do ano de 2021, já entendendo que o NOVO NORMAL é bem mais desafiador e que exige de todos nós, família e colégio, um novo olhar acerca da educação das nossas crianças. Foi preciso ressignificar a prática pedagógica com muito acolhimento, equilíbrio, planejamento e comunicação.

Buscamos utilizar as melhores evidências científicas para guiar as ações de combate à pandemia, de forma que tenhamos um início de ano mais seguro e planejado, em que os riscos para os nossos alunos, pais, equipe e funcionários, sejam minimizados.

Seguindo as novas recomendações dos protocolos de prevenção, conforme a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), nossa equipe está preparada para cumprir com uma rigorosa rotina de higienização do espaço escolar com os produtos e equipamentos indicados para prevenir a disseminação do novo coronavírus.

Este documento tem como principal objetivo destacar os pontos mais importantes a serem considerados durante as atividades escolares presenciais, com sugestões e orientações sobre a execução do processo, para alunos, professores, colaboradores, pais, responsáveis, consultores, prestadores de serviço e visitantes, a fim de garantir a segurança de todos.

Salientamos que este protocolo está sujeito a ajustes decorrentes da sua utilização prática e das modificações do cenário epidemiológico, podendo sofrer alterações conforme novos conhecimentos acerca da doença forem divulgados.

(5)

5

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

Retomar à rotina escolar em período de pandemia requer mais do que cuidados sanitários, por isso preparamos nossa equipe com muita cautela, fazendo formações em 2020 voltadas para temas gerais e específicos de cada setor.

EQUIPE DE AUXILIARES, SEGURANÇAS, PORTEIROS e MOTORISTAS

- Novas diretrizes para transporte escolar;

- Regras de organização e limpeza do ambiente escolar em período de pandemia; - Utilização de novos materiais de higiene pessoal na volta às aulas;

- Nova rotina de recepção e entrega das crianças.

EQUIPE DE PROFESSORES E GESTÃO (COORDENAÇÃO, SUPERVISÃO E DIREÇÃO)

- Prevenção e higiene em tempos de pandemia: cuidados para pessoas de todas as idades; - Saúde mental em tempos de pandemia;

- Novas demandas emocionais das famílias: como ajudar?

- Regras de organização e limpeza do ambiente escolar pós-pandemia;

ESTUDANTES

- Programações voltadas para o autocuidado com dicas de prevenção e manutenção da saúde física e mental.

- Redes do Saber com profissionais de saúde.

- Intervenções e palestras de forma contínua e sistemática do Setor de Psicologia, a fim de ajudar as crianças a lidarem com as alterações comportamentais e dificuldades de adaptação.

- Aulas de Filosofia voltadas para os temas como a manutenção da saúde emocional e autoconhecimento.

(6)

6

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

1. EXPANSÃO E CONTROLE DOS CÍRCULOS DE CONTATO SOCIAL

I - Quanto mais rigorosa a quarentena, maior o custo para a vida social e o bem-estar psicológico das pessoas, principalmente das crianças. Fazer a manutenção dos vínculos afetivos foi uma das necessidades para o retorno escolar e, por isso, expandir de maneira controlada o círculo de contato social, tornou-se uma viável alternativa (ACESSAR LINK DO TERMO DE RESPONSABILIDADE ANEXO). II - O modelo consiste em criar um grupo de pessoas com quem se pode ter contato durante o período de distanciamento social. A família já é o primeiro círculo que se mantém contato e com todas as medidas preventivas, consegue ser um vínculo de estabilidade e segurança. Na escola, a expansão desse círculo será feita de maneira restrita para que os alunos possam se socializar, mantendo a distância e os cuidados adequados, de forma a construir um grupo de convivência estável.

III - Essa estratégia baseada na reestruturação de nossas relações sociais, precisará ser estabelecida na EXTREMA CONFIANÇA DO CUMPRIMENTO DAS REGRAS. Dessa forma, reforçamos a necessidade da total transparência das famílias em relação ao cumprimento das ações propostas no nosso protocolo. IV - Se algum integrante do círculo de contato apresentar sintomas ou qualquer dificuldade de cumprir as regras de prevenção, a família deverá comunicar à escola imediatamente para que novos planos de ensino sejam traçados para a criança.

(7)

7

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

2. COMUNICAÇÃO

I – Durante todo o ano letivo, continuaremos mantendo contato direto com os pais pelo APP MD oficial do colégio e também por e-mail. Diariamente será postada a rotina pedagógica da criança com atividades de classe e casa, assim como avisos e informes importantes pela coordenação ou supervisão.

II - Os telefones dos coordenadores continuarão disponíveis nos horários de funcionamento da escola (7h às 18h) para quaisquer esclarecimentos.

3. HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA

Fizemos algumas alterações nos horários de chegada e saída dos alunos com o intuito de diminuir o fluxo de circulação nos espaços comuns do colégio e, por isso, contamos com a colaboração dos pais e responsáveis para que possamos minimizar os riscos de aglomeração.

SETOR ENTRADA SAÍDA

Ensino Fundamental –

Anos Iniciais (2º ao 5º ano) 7h às 7h20 / 13h às 13h20 11h45 / 17h45

Educação Infantil

(Ninho ao Inf. IV) e 1º ano 7h40 às 8h / 13h40 às 14h 11h30 /17h30

I. Ao chegarem ao Colégio, os alunos serão encaminhados diretamente para as salas, onde ficarão sob a supervisão do seu (sua) professor (a). Não será permitida a circulação e a aglomeração de crianças ou responsáveis nos corredores ou pátios do colégio. Por isso, os horários de entrada deverão ser respeitados para segurança de todos.

II. Nos horários de saída, o local onde os responsáveis farão as filas para a chamada das crianças, terá o piso demarcado com o limite de distância adequada estabelecido. Pedimos que apenas um responsável de cada criança entre no colégio para realizar a busca. Se possível, que esse responsável seja o mesmo todos os dias.

III. Caso o aluno precise sair mais cedo, a coordenação precisa ser avisada com antecedência, para facilitar a entrega da criança e evitar aglomerações desnecessárias.

IV. O horário de saída precisa ser respeitado rigorosamente para atender o protocolo.

V. O aluno que, eventualmente, precise ficar no plantão de saída para a espera do responsável, será encaminhado para a Sala do Plantão, aguardando o responsável. Pedimos que cumpram com o horário de saída para evitar que o aluno precise ficar no pós horário.

VI. Caso seja observado o não cumprimento das normas de prevenção ou aglomerações nos momentos acima citados, será instituída uma nova estratégia.

(8)

8

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

4.

ACESSO AOS PORTÕES

Os alunos de cada setor terão acesso ao colégio por portões exclusivos, a fim de evitar o contato com outras faixas etárias e para que se restrinja ao contato com pessoas que farão parte do seu círculo de contato social:

MATERNAL ESCOLAR PRÉ- INICIAIS ANOS INICIAIS ANOS INICIAIS ANOS CONDUÇÃO ESCOLAR HOTELZINHO/ BILÍNGUE

Ninho ao Infantil II Infantil III e IV 3º e 5º ano (Manhã/Tarde) 2º e 4º ano - Tarde 2º e 4º ano Manhã 1º ano (Manhã/Tarde) Todas as séries Do Ninho ao Fundamental Portão 8 Acesso pela Rua Padre Cabral Portão 2 Acesso pela Rua Belmonte Portão 1 Acesso pela Rua Belmonte Portão 4 Acesso pela Rua Belmonte Portão 7 Acesso pela Rua Padre Cabral Portão 7 Acesso pela Rua Padre Cabral Portão 3

Acesso pela Rua Belmonte

I – O colégio disponibilizará profissionais fixos em cada portão de acesso, utilizando equipamentos de proteção individual, nos horários iniciais e finais de cada série, a fim de realizar a higienização com álcool em gel 70% das mãos de cada aluno, pais e responsáveis.

II – Não será permitido o acesso de alunos, colaboradores, professores, pais e responsáveis, consultores, visitantes e prestadores de serviços que apresentem sintomas gripais (febre, tosse e/ou espirro, ageusia (perda do paladar), anosmia (perda do olfato), odinofagia (dor de garganta), falta de ar, cefaleia (dor de cabeça) e/ou dores musculares, vômitos, rash cutâneo.

III – Será permitido apenas aos pais e responsáveis dos alunos do Maternal o acesso interno ao colégio (pelo portão 8) para deixar e retirar os alunos em suas respectivas salas de aula.

5. AFERIÇÃO DE TEMPERATURA/ MONITORAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS E ALUNOS

I – Os alunos, professores, pais, responsáveis e visitantes deverão ter a sua temperatura aferida, diariamente, nos portões de acesso ao colégio, as quais terão os seus pisos demarcados para garantir a distância mínima de 1,5 metro entre os usuários. Além do momento de entrada, antes do parque os alunos também terão sua temperatura aferida para maior controle dos sintomas.

II – Professores, pais e responsáveis, que apresentarem temperatura superior aos níveis recomendados (37,5 0C), serão orientados a não entrarem no colégio.

(9)

9

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

III – Caso o(a) aluno(a) apresente febre ou quaisquer outros sintomas mencionados no tópico 4 – II, será direcionado a um local específico e isolado do restante do grupo, acompanhado por uma profissional de saúde até a chegada do pai e/ou responsável, que receberá a orientação quanto a necessidade de levar a criança a uma emergência e/ou pediatra.

IV - Em relação aos alunos, o Colégio solicitará das famílias a notificação dos casos de sintomas gripais/e ou sugestivos de COVID-19, independente de teste laboratorial positivo e, consequentemente, afastamento do sintomático e de seus contactantes das atividades presenciais do colégio.

V - Os funcionários serão monitorados de perto quanto ao surgimento de sintomas ou qualquer pessoa de seu núcleo familiar (CONTACTANTES) que também utilize o ambiente escolar, bem como, acompanhamento da recuperação dos casos e retorno ao trabalho por meio de orientações de isolamento e, quando possível, testagem.

VI - O Colégio garantirá a comprovação da imunização dos funcionários contra a gripe por meio da apresentação do cartão de vacina atualizado.

(10)

10

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

6. KIT OBRIGATÓRIO DO ALUNO

O cuidado de não compartilharmos materiais continuará sendo redobrado. Por isso, sugerimos que os alunos levem para o Colégio um kit de materiais individuais básicos composto da seguinte maneira:

7. USO DE MÁSCARAS

I - Para a entrada, permanência e saída do colégio, será obrigatório o uso de máscara somente para crianças a partir dos 6 anos, segundo as novas recomendações da OMS. Haverá fiscalização frequente dessa medida protetiva pelos funcionários do colégio.

II – Para crianças entre 2 e 5 anos, a OMS indica o uso de máscaras nos casos em que elas e/ou seus familiares apresentem situações de risco e desde que a criança demonstre capacidade para o uso correto, sempre com a supervisão de um adulto.

III – Conforme acima descrito e atendendo as recomendações da OMS, os alunos de 6 a 12 anos deverão utilizar as máscaras enquanto estiverem no seu círculo de contato. Caso precisem se ausentar da sala ou se dirigir a espaços de áreas comuns, deverão permanecer de máscara e evitar o contato físico.

 Garrafa de água (preferencialmente térmica) ou copo;  Toalha de rosto/mão;

 Álcool em gel 70%;

 Estojo com materiais de uso pessoal: lápis, caneta, borracha etc;

 Mochila com material didático necessário para cada dia (incluindo livros e cadernos);  Kit com 3 máscaras (de tecido ou cirúrgica) em sacos fechados, separadas e identificadas

com o nome e com a marcação: “Máscara 1”, “Máscara 2” e “Máscara 3”;  1 saco de plástico para o descarte das máscaras quando for necessário.

(11)

11

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

IV - A máscara tem que ter pelo menos duas camadas de tecido (vide NOTA INFORMATIVA Nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS) e a pessoa precisa higienizar as mãos antes de colocá-la e retirá-la. V – Os alunos, colaboradores e professores serão orientados a realizar a troca da máscara de pano a cada 2h (ou antes disso se estiver muito úmida) e a cada 4h caso seja descartável (Verificar item 5 do protocolo).

VI - O descarte das máscaras descartáveis, quando se fizer necessária a troca, deverá ser em sacos plásticos ou embrulhadas em envelopes/papel antes de direcioná-las ao recipiente de lixo e somente em local próprio e específico determinado pelo Colégio.

VII – Os alunos, colaboradores e professores, devem ser orientados a realizar a higienização das máscaras diariamente em suas respectivas residências.

8. HIGIENIZAÇÃO INDIVIDUAL: LAVAGEM E LIMPEZA DAS MÃOS

Os alunos serão orientados a lavar corretamente as mãos com água e sabão após o contato com superfícies com risco de contaminação, ao utilizarem o banheiro, antes e depois de comerem, ao tossir, espirrar ou assoar o nariz. A higienização também poderá ser feita com álcool a partir de 70%, contudo, se as mãos estiverem visivelmente sujas, o recomendável será a limpeza com água e sabão.

9. DESINFECÇÃO DO SOLADO DOS SAPATOS

I - Nos portões de acesso ao nosso colégio, teremos tapetes sanitizantes para ajudar na eliminação de vírus e bactérias que possam estar no solado dos sapatos.

II – Sugerimos que os alunos e os professores tenham sapatos específicos só para frequentar o colégio, de preferência de material lavável, sendo orientados a não entrar nas suas casas com esses sapatos e fazer a limpeza diária dos mesmos.

III - Serão disponibilizados espaços adequados para que os alunos deixem os sapatos na porta das salas e utilizem meias antiderrapantes, quando possível e necessário, ao acessarem as salas de aula (Do Ninho ao Infantil IV).

(12)

12

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

10. HOTELZINHO E ENSINO BILÍNGUE

O serviço do Hotelzinho e as aulas presenciais do Projeto Bilíngue iniciarão a partir de fevereiro. No caso do Bilíngue, as turmas deverão comparecer nos dias estabelecidos abaixo:

DIAS DE FUNCIONAMENTO DO BILÍNGUE

SEGUNDAS E QUARTAS 3º, 4º e 5º ANO

TERÇAS E QUINTAS (Manhã) INF. II ao 3º ANO TERÇAS E QUINTAS (Tarde) INF. II ao 2º ANO

I - BANHOS

 O material de higiene do aluno deverá vir dentro de uma necessaire de material lavável para que seja higienizada e guardada na escola.

 Os banhos serão dados com o espaçamento maior de tempo entre eles para que seja realizada uma higienização adequada nos banheiros.

II - DIVISÃO DE TURMAS

 Caso for necessário, as turmas serão divididas em grupos menores a fim de estabelecer o mesmo círculo de contato social diário da criança.

III - REFEIÇÕES

 As refeições serão feitas num ambiente preparado com os devidos cuidados de higiene e distanciamento. O almoço será servido em recipientes descartáveis e higienizados, com porções separadas mediante a escolha feita pelos responsáveis e/ou aluno.

IV - MANUTENÇÃO DA HIGIENE E ORGANIZAÇÃO DAS SALAS

 As carteiras serão colocadas respeitando o distanciamento social exigido e serão higienizadas periodicamente com solução sanitizante. A quantidade de carteiras em cada sala dependerá da medida da área utilizável de cada uma.

 Os dormitórios serão organizados respeitando o distanciamento exigido.

 Todo material individual do aluno será higienizado antes de ser manipulado por ele e não será permitido trazer qualquer brinquedo de casa.

(13)

13

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

11. INTEGRAL MD E INGLÊS MD

As aulas do Integral MD, do 1º ao 5º ano, serão ministradas no contraturno, nos sistemas presencial e remoto.

12. TRANSPORTE ESCOLAR

I – Todos os ônibus serão higienizados diariamente, a cada viagem, com a solução sanitizante (especificada anteriormente);

II – Os motoristas e auxiliares responsáveis pelo transporte de cada grupo utilizarão máscaras e serão exclusivos, obedecendo o mesmo roteiro de viagem previamente estabelecido;

III – A cada viagem, na entrada do aluno ao transporte, será oferecido álcool a 70% pela auxiliar para a higienização das mãos;

IV - O contato com as superfícies dos veículos deve ser evitado sempre que possível como, por exemplo, pega-mãos, corrimãos, apoios de braço etc.;

V - Durante o deslocamento, asseguraremos que ocorra uma boa ventilação no interior do veículo, preferencialmente, com ventilação natural. Quando isso não for possível, a limpeza dos filtros do ar-condicionado será feita rigorosamente a cada viagem.

13. BIBLIOTECA

Pensando no bem-estar das crianças e no estímulo e manutenção do desejo pela leitura, a Biblioteca do Colégio apresentará medidas de cuidados com os pequenos leitores, respeitando o distanciamento proposto pelo Ministério da Saúde. O retorno ocorrerá com todos os cuidados possíveis listados abaixo:

- Uso obrigatório de máscaras para acesso à biblioteca;

- Limpeza dos sapatos no tapete sanitizante e uso obrigatório do álcool em gel que será disponibilizado em dispensers na entrada;

- Distanciamento social e divisão das turmas em pequenos grupos de alunos na hora do conto;

- A locação será feita em horários espaçados e em grupos pequenos. Os livros serão higienizados e expostos para a visualização em prateleiras, evitando o manuseio dos livros na hora da escolha.

- Após à escolha do livro, o mesmo será colocado dentro de uma pasta que deve ser levada pelo aluno no dia da locação, para que o livro higienizado não tenha contato com outros objetos.

- No ato do recolhimento dos livros, passarão por um período de 2 dias de quarentena, para que ocorra a higienização deles. O colégio deixará um espaço separado com as datas do recebimento de tais livros, para assim haver o acompanhamento adequado do tempo de quarentena.

- Recomendações ao usuário:

• Lavar as mãos antes de manusear o livro;

(14)

14

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

1. LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DOS ESPAÇOS COMUNS

I - Nos portões de entrada disponibilizaremos totens com dispensers de álcool em gel para que os alunos e responsáveis possam utilizar ao circularem pelo colégio nos horários permitidos.

II - Cada setor terá uma auxiliar responsável pela limpeza periódica das salas de aula, fazendo a higienização de portas, maçanetas, interruptores, pisos, paredes, carteiras e utensílios antes de cada aula com a solução sanitizante com hipoclorito de sódio a 0,5% e para pequenos objetos, álcool a 70% (vide Nota Técnica da ANVISA nº 51/2020/SEI/COSAN/GHCOS/DIRE3/ANVISA) e documento da OMS/UNICEF.

III - Em cada banheiro teremos uma auxiliar para a higienizar as dependências sanitárias, assim como torneiras, pias, pisos, maçanetas e portas.

IV – Os materiais de uso comum, em salas de aula, serão higienizados rigorosamente a cada uso e os alunos só terão acesso aos de fácil e rápida higienização.

2. DEMARCAÇÃO DE PISOS

O Colégio demarcará o chão para uso do espaço de sala de aula e para a formação de filas, objetivando garantir o distanciamento social exigido:

Espaço entre as carteiras.

Nas calçadas que dão acesso às entradas do Colégio.

No acesso aos banheiros.

No acesso à Secretaria e Tesouraria.

No acesso às cantinas e refeitório.

No acesso às escadas.

Nas áreas de convivência, durante o intervalo escolar. 3. ORGANIZAÇÃO DAS SALAS DE AULAS

I - Na entrada de todas as salas de aula terão dispensers de álcool em gel para que os alunos possam utilizar sempre na entrada e na saída da mesma.

II - Nos murais das salas haverá cartazes e lembretes sobre as medidas preventivas.

III - As salas permanecerão com as janelas abertas para promover a ventilação e mantê-las arejadas com ventiladores ligados (estes serão limpos ao final do dia). Em locais, onde se fizer necessária a utilização de ar-condicionado, manteremos a porta aberta e faremos regularmente a limpeza do filtro de um turno para o outro.

IV - As mochilas dos alunos receberão jatos de álcool 70 na entrada da sala. Essa ação será realizada pelas professoras com borrifadores.

V - Na Ed. Infantil, o distanciamento entre os alunos será estabelecido de acordo com os tapetes emborrachados, cumprindo o que foi estabelecido pelos órgãos de saúde.

(15)

15

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

VI - Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as carteiras serão colocadas respeitando o distanciamento social e serão higienizadas periodicamente com solução sanitizante. A quantidade de carteiras em cada sala dependerá da medida da área utilizável de cada uma.

4. MOMENTO DO LANCHE E PARQUE

I – Os lanches serão realizados nos espaços de sala de aula, respeitando o distanciamento permitido entre mesas e cadeiras.

II - Os alunos que optarem pelo lanche fornecido pela cantina do Colégio, serão orientados a manter o distanciamento na fila para comprar e/ou pegar o lanche.

III – Os utensílios utilizados na cantina (talheres, copos, guardanapos e pratos) serão descartáveis e embalados individualmente, de preferência.

IV - O aluno que optar pelo lanche de casa, deverá utilizar de utensílios do seu kit individual ou descartáveis.

V – Os brinquedos do parque serão constantemente higienizados. VI – O horário do parque será realizado em momentos separados. VII - Os alunos serão orientados a manter o distanciamento social.

VIII – Os professores realizarão atividades mais direcionadas no momento do parque. IX – Novos espaços foram criados para atender às normas de higiene coletiva (ver fotos).

(16)

16

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

1. SISTEMA HÍBRIDO DE ENSINO (AULAS PRESENCIAIS E NÃO PRESENCIAIS/REMOTAS)

I - No início do ano letivo de 2021, o sistema híbrido de ensino será adotado combinando as aulas presenciais com aulas remotas, dentro do horário escolar.

II - O rodízio de turmas será feito (nas turmas em que for necessário) mediante uma escala estabelecida previamente, minimizando o risco de aglomerações nos espaços comuns.

III – Caso necessário, cada turma será dividida em dois grupos: G1 e G2.

IV - A divisão dos grupos será feita pelo professor, com a possibilidade de mudanças, caso haja necessidade.

2. SISTEMA REMOTO DE ENSINO (AULAS NÃO PRESENCIAIS/REMOTAS)

I – Para as famílias que optarem em permanecer com o ensino remoto, as aulas continuarão sendo pelo APP do Google Meet.

II - Os alunos que estiverem no grupo de risco ou não puderem comparecer às aulas presenciais, devido a alguma situação específica, terão acesso a todo conteúdo do dia e participará de aulas on-line com a professora do plantão de dúvidas on-on-line sobre os assuntos curriculares, assim como, terão acesso às aulas extras gravadas de forma assíncrona (serão enviados os horários das aulas que acontecerão nos mesmo links das aulas remotas da turma).

III – O(a) professor(a) titular terá contato com todos os alunos diariamente, seja no presencial ou on-line.

(17)

17

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

1. EDUCAÇÃO INFANTIL

Maternal (Ninho, Infantil I e Infantil II)

I - No período de retorno às aulas presenciais, os alunos do Maternal frequentarão o espaço escolar, restringindo-se apenas ao seu setor de contato social e com horário diferenciado.

II - As aulas serão presenciais, porém haverá aula remota para aqueles que compõem o grupo de risco e/ou que os pais optarem por continuarem no sistema remoto (respeitando o tempo limite de exposição às telas). Esses momentos ocorrerão com uma professora específica para o andamento das atividades remotas.

III - Na sala de aula, cada turma ficará com sua professora e auxiliar, diversificando as atividades, compondo grupos menores.

IV - Os espaços nas salas de aula serão delimitados por emborrachados (de fácil higienização), respeitando a distância social estabelecida.

V - Serão trabalhadas diariamente nas turmas do Maternal, músicas infantis que estimulam a higiene pessoal e a lavagem das mãos.

VI - Os horários de parque serão divididos de acordo com as turmas, a fim de evitar ultrapassar o número estabelecido de alunos no mesmo local e o contato com outras crianças, respeitando o intervalo entre as turmas.

Pré-escolar (Infantil III e Infantil IV)

I - As aulas serão presenciais, porém haverá aula remota para aqueles que compõem o grupo de risco e/ou que os pais optarem por continuarem no sistema remoto (respeitando o tempo limite de exposição às telas). Esses momentos ocorrerão com uma professora específica para o andamento das atividades remotas.

II - As turmas serão divididas respeitando o distanciamento social.

III - A professora titular terá contato todos os dias com os grupos, fazendo o rodízio com a professora de apoio durante as aulas extras, lanche e parque.

IV - Os espaços nas salas de aula serão delimitados por emborrachados (de fácil higienização) ou cadeiras, respeitando a distância social estabelecida.

(18)

18

(19)

19

Do Ninho ao 5º ano – Anos Iniciais

Pais e/ou responsáveis devem monitorar a saúde do filho e higienizar os

materiais levados para o Colégio.

Ao retornarem à suas casas, os responsáveis deverão realizar a troca de

roupa e evitar a locomoção do aluno com o uniforme em outros locais.

Boas práticas ensinadas em casa são reproduzidas no ambiente escolar.

Por isso, os pais devem ser exemplos de boas práticas na preservação da

saúde dos seus filhos, particularmente no que diz respeito à higienização

recorrente e correta das mãos e utilização dos protetores faciais fora de

casa.

O incentivo à informação é a melhor forma de prevenção. Orientar e

mostrar ao filho vídeos de cuidados elucidativos, ajuda no processo de

compreensão em relação à prevenção da Covid-19.

Caso haja algum contactante do estudante com sintomas gripais suspeitos

de Covid ou Covid Positivo, o estudante deverá ser afastado das atividades

escolares presenciais.

Os pais e/ou responsáveis deverão entregar à coordenação do seu filho

uma cópia da Carteira de Vacinação atualizada, para ficar anexada na

(20)

20

(21)

21

Referências

Documentos relacionados

Método: No período com- preendido entre 2000 e 2002, 85 pacientes foram subme- tidos a ATC primária, dos quais 35 utilizaram inibidores da glicoproteína IIb/IIIa de forma adjunta

Pesquisa realizada pelo IBGE (2012) aponta que as mulheres são a maioria no Brasil, mas continuam ganhando menos que os homens quando o assunto é dinheiro. Ele revela

Armazenamento da polpa de fruta em “freezer” Nessa etapa, também deve ser observada a quantidade de produto no interior da câmara ou do “freezer”, para que não seja

Com base no descrito, processamos seus dados pessoais com base nos finalidade, adequação, necessidade, livre acesso, qualidade, transparência, segurança, prevenção,

produtos e não há investimentos para uma cobertura mais aprofundada do campo 2. Ou seja, não se leva em consideração outros programas de entretenimento cujo foco

Caso várias caixas de som estejam conectadas, ao mesmo tempo, na rede da sua casa, você poderá tocar uma música em uma caixa de som, e outra música em outra caixa de som ao

2º, IV, da CLT e será prestada pelo SECHOBARES/MG, a quem caberá a organização, a administração e a manutenção do Programa, sem qualquer interferência do

Para o ferro puro foi utilizado uma camada de entrada com 4 neurônios (um para cada classe de dados de entrada – temperatura, tempo, diâmetro inicial de grão e