• Nenhum resultado encontrado

e) De acordo com o primeiro quadrinho, qual parece ser a intenção do John?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "e) De acordo com o primeiro quadrinho, qual parece ser a intenção do John?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

C

C

OOLLÉÉGGIIOO

P

P

LLÍÍNNIIOO

L

L

EEIITTEE

P

P

o

o

r

r

t

t

u

u

g

g

u

u

ê

ê

s

s

––22ºº

P

P

eerrííooddoo//22001177..

9

9

º

º

A

A

N

N

O

O

E

E

S

S

C

C

O

O

L

L

A

A

R

R

-

-

E

E

N

N

S

S

I

I

N

N

O

O

M

M

É

É

D

D

I

I

O

O

Nome: ____________________________________________________ Turma: ______ nº: ____ Professor (a): _______________________________________________ Data: ___/___/___

4

4

º

º

A

A

t

t

i

i

v

v

i

i

d

d

a

a

d

d

e

e

P

P

l

l

u

u

s

s

d

d

e

e

P

P

o

o

r

r

t

t

u

u

g

g

u

u

ê

ê

s

s

.

.

VALOR: ___/ 1,0

Você já sabe que uma oração pode depender sintaticamente de outra. Além disso, pode

funcionar como substantivo, por isso é chamada de oração subordinada substantiva.

Nesta atividade plus, você estudará as orações subordinadas adjetivas, pronomes

relativos, suas funções sintáticas e figuras de sintaxe. Bom trabalho!

Leia a tirinha a seguir.

1. Releia este trecho da tira: “Vou lhe dar algo que os gatos adoram. Garfield.”

a) Quantas orações têm nesse período? _____________________________________________________ b) Este período composto é por subordinação. Indique a oração principal e qual é a oração subordinada. → Oração principal: _____________________________________________________________________ →Oração subordinada: ___________________________________________________________________ c) Que conectivo introduz a oração subordinada? Qual sua classe gramatical? _______________________ d) Reescreva o período substituindo a informação presente na oração subordinada por um adjetivo. ______________________________________________________________________________________ e) De acordo com o primeiro quadrinho, qual parece ser a intenção do John?

______________________________________________________________________________________ f) Observe a expressão de Garfield no segundo quadrinho. O que ela demonstra? Por quê?

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ g) O pensamento de Garfield no último quadrinho é o que contribui para o efeito de humor da tira? Explique.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

(2)

Leia o artigo a seguir, que define o que é a Páscoa dos cristãos. PÁSCOA.

A Páscoa é uma festa móvel que costuma cair em março ou no começo de abril. É o 47º dia após o Carnaval.

A palavra “páscoa” vem de pessach, que significa “passagem” em hebraico. A Páscoa festeja a ressureição de Cristo, a passagem da morte para a vida. Por isso na Páscoa tem coelho e ovos, eles são símbolos da fecundidade, da vida.

ROCHA, Ruth. Almanaque. Acesso em 23/5/2017. 2. Releia. “A Páscoa é uma festa móvel que costuma cair em março ou no começo de abril.”

a) Essa frase é formada por um período composto por subordinação. Indique a oração principal e qual é a oração subordinada.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ b) Quantas festas móveis você conhece, ou seja, festas que não têm uma data fixa para acontecer? ______________________________________________________________________________________ c) Qual das orações contribui para restringir, particularizar, especificar melhor a informação de que a festa é móvel?

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ d) Substitua a oração subordinada por um adjetivo.

______________________________________________________________________________________

3. Releia. “A palavra ‘páscoa’ vem de pessach, que significa ‘passagem’ em hebraico.”

a) Indique qual é a oração principal e qual é a oração subordinada desse período.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ b) A oração subordinada desse período se refere a qual palavra da oração principal? _________________ c) A oração subordinada explica ou restringe o sentido dessa palavra? Por quê?

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 4. As orações subordinadas adjetivas estão destacadas nas frases a seguir. Classifique-as em adjetiva

restritiva ou adjetiva explicativa.

a) Cores têm vibrações energéticas que produzem mudanças químicas no organismo.

______________________________________________________________________________________ b) Faça um lanche leve meia hora antes do treino para ter energia. Uma boa opção é um sanduíche de atum ou peito de peru no pão integral, que é pouco calórico e fonte de proteína e carboidrato.

______________________________________________________________________________________ c) O edifício, que é o mais alto da cidade, foi o local mais danificado segundo o governo.

______________________________________________________________________________________ d) Leão que fugiu de jaula em parque do Recife é recapturado.

(3)

5. Nas orações do exercício anterior, você classificou as orações subordinadas adjetivas em explicativas e restritivas. O que você observou em relação à pontuação?

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 6. Complete as frases com pronomes relativos adequados, fique atento à necessidade ou não da preposição!

a) O menino ____________________ lhe falei venceu uma grave doença. b) A casa ________________ elas moram é bem perto daqui.

c) Não conheço as artistas _______________ quadros estão expostos nesta galeria.

d) “O vento estorcia-se, uivando como um doido de asas e redemoinhava em torno das oliveiras, ________________ sombras desenhavam na aspereza do solo fantasmas singulares e monstros extravagantemente disformes.”

e) As pessoas ________________ conversei foram muito gentis.

f) A amiga ____________________ entreguei os documentos os enviará pelo correio. g) “O único material __________________ eu preciso para estudar são meus miolinhos!”

7. Observe.

O cão se perdera. O cão voltou com eles. O cão que se perdera voltou com eles.

Agora, relacione as duas orações de cada item por meio de um pronome relativo.

a) O professor falou de uma grande tragédia. A grande tragédia ocorrera durante a Idade Média.

______________________________________________________________________________________ b) Li um poema africano. O autor do poema é totalmente desconhecido.

______________________________________________________________________________________ c) A cidade era aborrecida. O autor viveu nessa cidade.

_____________________________________________________________________________________ d) O cineasta já foi várias vezes premiado. Os filmes do cineasta passaram ontem na televisão.

______________________________________________________________________________________ e) Alguns pais estão mais atentos aos filhos. Alguns pais pagam um preço alto por agirem como outros. Outros pais são bastante liberais com suas crianças.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ f) Aqui está o relatório. Preciso do relatório para produzir meu artigo. Meu artigo é pessoal.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

(4)

8. Relações sintáticas dos pronomes relativos Qual a função sintática dos pronomes destacados? a) A equipe, que venceu o difícil campeonato brasileiro, recebeu o prêmio.

b) A empresa, a qual compramos, está se desenvolvendo muito bem desde o ano passado.

c) Na semana passada, li o livro, que tu escreveste, sobre recursos ecológicos.

d) Devemos desenvolver a paciência: que é a maior virtude de todo ser humano.

e) Ontem caiu a chuva a que se referiram os maiores especialistas da meteorologia.

f) O verdadeiro gigante também erra, mas ele é quem sabe levantar-se após a queda.

g) O amor, de que necessitamos, é o amor verdadeiro e universal. h) São muitas as travessuras de que o garoto é capaz.

i) Admiro o grande homem que você é. j) Este é o jornal por que fui homenageado. k) Esta é a casa onde vivi durante algum tempo.

9. Prossiga percebendo as relações sintáticas dos pronomes relativos, indicando a função dos pronomes destacados? Enumere-os para facilitar sua aprendizagem.

“O plano de desenvolvimento, que os governos vêm implantando, tem adversários

políticos, que poderão dificultar. Alguns políticos que não produzem estudos sérios de

melhoria para a vida da população, que já é sofrida, ainda causam dificuldades, que todos

podem perceber. A atitude, de que precisamos, é uma ação que possa melhorar a vida do

povo e não garantir as verbas, que são destinadas ao legislativo.”

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

10. Assinale a opção onde o termo grifado não é um pronome relativo. ( ) Encontrei um homem que andava sem destino.

( ) Há sombras que vagueiam na noite.

( ) Eu seria um sábio no dia em que, no livro, só houvesse páginas em branco. ( ) O filme a que assistimos retrata o problema do trabalho escravo infantil.

( ) Não consigo acreditar nisso: que as taxas de desemprego não tendem a aumentar. ( ) O maior poeta brasileiro sonhou com uma canção que pudesse acordar os homens. ( ) O preconceito de que são vítimas crianças de rua ainda persiste.

(5)

As figuras de linguagem utilizam sons, palavras, estruturas e ideias de modo incomum, com o objetivo de criar um efeito inesperado e assim, obter mais expressividade e criatividade na linguagem. Ao longo do nosso estudo, veremos que elas são exploradas nos mais diversos gêneros textuais, como anúncio publicitário, histórias em quadrinhos, provérbios, anedotas, textos jornalísticos, etc.

11. Analise as figuras de sintaxe e diga a sua classificação. a)

_____________________________________________________________________________________ b) “Amigos, amigos; negócio, à parte.” _____________________________________________________ c) “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.” ________________________________________

d) e)

A um poeta.

Longe de estéril turbilhão da rua, Beneditino, escreve! No aconchego Do claustro, no silêncio e no sossego, Trabalha, e teima, e lima, e sua!

Olavo Bilac.

_________________________________________

___________________________

f) “Abriu os olhos, pulou da cama,/ correu até a porta: trancada.” _______________________________

Não há nenhum segredo para o sucesso, ele é resultado do seu esforço,

comprometimento e dedicação, aluno (a).

Referências

Documentos relacionados

tinha medo que sua vingança lhe escapasse ainda.” ( linha 01 ): a.( ) oração subordinada substantiva objetiva direta.. b.( ) oração subordinada

A outorga, é um importante instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos, e vem como um dos principais mecanismos de controle e monitoramento do recurso, por meio da

Compreender o sentido geral, a informação essencial, os itens principais e os detalhes mais relevantes de textos escritos claros e bem organizados, em língua padrão e sobre

A nomenclatura “oração subordinada substantiva” deve-se ao fato de um termo, de base substantiva, apresentar-se sob a forma de oração, desempenhando uma função sintática

(em tempo e cenário nos quais a maldade se fazia presente, no lugar do juízo e da justiça), que também deve ser uma declaração individual de todo(a) aquele(a) que professa o nome

a) Oração subordinada substantiva objetiva indireta e oração subordinada completiva nominal. b) Oração subordinada substantiva objetiva direta e oração

a) Oração subordinada substantiva objetiva indireta e oração subordinada completiva nominal. b) Oração subordinada substantiva objetiva direta e oração

 Logo, a subordinada substantiva “que você seja aprovado no concurso” desempenha função de PREDICATIVO DO SUJEITO.. Sua classificação é ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA