• Nenhum resultado encontrado

JRltt, que vae deixar encargo de consul, geral da França,'nesta capital, igual cargo. .na Capitul. para exercer. ":/ ''p^^

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JRltt, que vae deixar encargo de consul, geral da França,'nesta capital, igual cargo. .na Capitul. para exercer. ":/ ''p^^"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

.<?<•

-. -"—-3" -* *-.-Tí,.T

03F.Gi_.IVl

NNO XLÍV

PAULISTANO !

REPUBLICANO

|

Stua 15 do Novembro a. 44

Gerente: JULIO k RODRIGUES

PAULO" Terça-feira, 7 de junho de IBÍ-BRAZIL

ÂSSIGNATURÀS

¦•ia -«•««¦... ...**..':. 1SIOOO

iimauo,,,,,;,,.,,,,!,,,.,.',,,,;, -üooo

PAQA-BNTO ADIANTADO

_-Tu.aa_.«ro «.-v-ulaos IO© rela

N. 12.529

A SEMANA

O cambio, apesar da reducçüo enor-mo da exportação, sugue, nlnda asBirn, n sua tendência accentuada para a alta, com a progressão lenta, gradativa, som a qual seriam incalculáveis as pertur-bações do commercio.

A liquidação precipitada de nego-cios, firmados na prevlBfto de uma que-da continuaque-da, traria, paro o com-morcio, perturbações eguaes tis que aos honrados especuladores trouxe a

subida ora notada.

Maa, ha em todos os males certa porçSo do bom. Porlsso é que é pos-oivol a subida gradual do cambio, sem nenhum dos grandes males que olli traria, e nilo a Bublda rápida, on a estagnaçüo.

Si os grandes negociantes tivessem ueecssidado do saccar sobro fundos, ou sobre credito próprio, a Bua pre-sença no mercado dar-lho-ia physio-nomia em extrernn animadora: a su-blda seria vertiginosa.

Si, da mesma forma, os especula-dores nâo tivessem provisão de fundos falsos, que os obrigassem a capitula-rões suecessivas, bem provável seria que a escassez das letras sobre a ox-portaçao trouxesse a estagnação do mercado, ou abalos rápidos, quo a pre-sença, então imprescindivol, dos gran-Aes aaccadores acarretaria.

»*•

Nilo se conhece ainda em todas as Bina -minudenclas o accordo entre o govorno o seus credores, o qual deu logar ao phenomeno que relutamos, o 6 dp publico domíulo e da aprecia-«rio, mais ou monos apaixonada, di Imprensa.

Em todo caso, ns linhas geraos desse uccordo.quenao portem sei* ti odifleadas, sem que elle so nlto-e proínii ornou-te, fazem-no acceitavel e, talvez, a noica sahida plauslv.l para as diffl-ontdo-eB qno ¦ pesavam sobre o Tho-Bonroj graças a encargos croíidoif [»-Ias perturbações trazidas á vila na-cional n "• oi ros r.ccumulados dus ad-iroliiistraçõeH quo antecederam a ac--tnal—cujo» osforços têm sido todoB empregados em corrigil-os, ou modo-rnr-lh s os effeitos perturbadores.

Si o afastamento do govorno do mercado fòr a única vantagem a co-ílior do accordo financeiro, basta que o cambio so elove » 9 e nessa taxa so conservo, para que, equilibrado o ¦orçamento federal durante tres an-nos, melhorem sensivelmente as con •uiçíi98 goraeB do paiz e poBsa o au-igmento das rendas d8S alfândegas e dns forças produetoras habilitar o The-somo pura- quaosquer sacrifleioe,— caso novas operaçõus, que süo natu-ia) mente do esperar, nilo venham tor-nnr totalmente auspiciosas as condi-ções das finanças nacionaes.

A simples consiguaçfto do pouco mais ou menoB 50.000 contos annual. mente, em vez do 126.000, ou mais, ao serviço da divido, representa van-tagein ttto aBBignalada, quo, ou seja tal somma opportunamento converti-da em ouro, ou oncineraconverti-da, ninguém podara lealmente negar sons applau-sos ao tftranjo financeiro, allAs sem an-tecodente OfOcUamente. análogo nos annaea dospí-zo» do más finançaB

Ha razõoB Beg*-i«s para esperar-BO quo os capitães extrangetros vfto por-dor a enorme reluetancia quo tem mostrado pela sua collocoçílo em ne-gocios braBileiroa e que, apesar do con-Strangimonto quo lhes crêa a guorra na Europa e na America, elles vol-vam a procurar no Brusil o emprego rondosü que aqui sompre encontra-ram.

Nüo ternos demeutos para noticiar a auspiciosa reacçao.mnB temol.oB.ue-guros, para »asperol-a, quaesquer que lejam as suspeições que se possam op-iôr ás nosSBB affirmativas. Nem outras conseqüências devom decorrer da situação doB espiritou, da attltudo traquillamonte confiante das classes consorvadoraso.. .da irritação com quo a critica partidária teia recebido as medidas do governo.

Cambio :

O mercado abriu cora a taxa ban-caria de 7 5(82, e particular a 1 1[4. FIzeram-flo tram-acçüos com o ban. cario a7 1|4 e.particular a 76(16.

O mercado fechou com bancário a 7 li4 e particular a 7 6|1G.

O movimento foi regular.

O rendimento óa Alfândega foi de 110:5503445 e o da Recebedorla de 84:9245190.

Pela Recebedorla de Rendas fo-raa hoje despachadas lü.GOO saccas do cafó.

O porto teve o seguinte movi-mento :

Entraram :

O vapor" nacional «Planeta», vindo de Montevldéo o escalas, com vorios gêneros, consignados a J. F. Soa-res.

A barca noruoguonse «Austrália», com carvão, consignada á Companhia de Gaz do S. Paulo, vinda de Nova Castle.

O vapor argentino «Vllva», com va-rios gêneros, vindo de Buonos-Ayres, consignados a A. Fiorita.

O vapor fruncez «Parahyba», com vários gêneros, vindo do Havre, con-slguudos a Ot. Desaulnú & Comp.

O vapor nacional «Itucolomy», vindo do Rio, com vários generoB, consigna-dos a. Sonza Martins. .

A barca norueguense «Lucy», vin-da de Pensacola, com varioB gêneros, consignados ás ordem. | «a

A barca norueguense «Glint», vin-da do Rio, em lastro, consignada a Nenmann Gepp Company.

O vapor francez «Santa Fé», vindo do Havre, com vários gêneros, consi-gnados a G. Desaulnée.

O patacho nllemilo «Margarltha», vindo de Londres, com vários gene-ros, consignados a H. Bidoulac

O vapor francez «Uatapon», vindo de Bordoaux, com vários generoa, consignados a Karl Vulais.

O íiiate nacional «Gertudes», com vários gêneros, vindo de I njuby, cen-signado a Viciar Breithanpt;"tíahiram:

O vapor nacional «Planeta», para o Rio.

O vapor francoz «Parohybn», para Buenos-Ayres.

O vapor allemüo «Taonnina», para New-York.

Q .yii*3or francez «Matapan», para Buenòs-iiyroí'. ..'.,._.

Samtoi, 6.

Ficaram adiados para domingo proxluiòj ns festas da «Club do Ro-gatas Santista» e a re-iiiauguraçüo do Miramar.

datada de New-York, declara ser Im-possível a victoria das armas hespa-nholas, na guorra actual.

Essas noticias causaram grando en-thuslasmo nas rodas politicus o syin-pathlcas dos EstadoB Unidos.

Parla, 0.

Telegrammas recebidos de reporters de jornaes deBta capital e de Londres, dizem que a esquadra hespanhola, sob o commando do almirante Cervera foi completamente destruída pela ame-ricana, nos últimos combates de San-tiago de'Cnba.

Easas noticias carecem, entretanto de confirmação offieial.

'

Paris, 6.

Telegraphara de Madagascar dizen-do que por alli passou uma esquadra composta de Bela navios, que su sup-põe serem hespanhoes.

SfAdrld, C

O secretario das guarntçõea hespa-nholas de Santiago da Cuba passou para os rebeldes, levando comsigo 10.000 dollars.

Essa noticia causou grande admi-ração em todo o reino, onde, geral-mente, se lamenta mais essa traição.

tro Gomei ('ardlin que orgnnlson uma nrcheatra composta dos melhores pro fesanres da capital.

Olflcla diariamente o conego Antônio Augusto loas», acolytadn pploa padres Antônio Carplnelll e José Joaquim Uo-rirlgues do Carvalho.

Ante-hontem pregou alli o Illustre monsenhor Camillo Passalicqna. com-missarlo da Ordem Terceira do Carmo o hontem o padre Estanlslau Aurell, da Companhia de Jesus.: -'

A solemnidado religiosa se compõe do «Pange Signa, .Tantum Ergo*, «Venl Cieator», oração e fcverslculo do Espirito Santo «Ave Marias», soimio, la-lalnba ite Nossa Senhora, «Genltorl» e oração do. SS. Sacramento, bençam,- orações para depois da bancam e psalmo «Sau dato Dominam**.

-Hoje devo pregar, por oecasião do oitavarlo, o dslincto sacerdote padre João Correia de Carvalho.

J-Está confirmada a noticia de que o casco do cruzador americano, bobso-brado na entrada do porto de Santiago de Cuba, foi destruído á dynaSnite, sendo desobstruída a

talílfa|fc

íi 0

Seiviçu aspscial üo"Corrcio Paulistano"

ânnaiahy* G.

Entr-rain da Paulista 1.921 saccas do café. e Ytuaim foram de 3 .OCO -Hant«B,G. Cafb: As vendas hoje ¦accag, na base cie Mercado calmo.

Houve o Begninte movimento: Entradas. 5.842 saccas. Dcsdo primeiro, 82.110.

Entradas doada primeiro de julho do anno passado, 6.012.289.

Stock, 821.737.

S»Mdas hojo para • Europa 85.536. *''

Pediu domissiio do cargo de guarda da Recebedorla de Rendas o capitão Joaquim da Rocha, Leite,

Diversos moços do nosso meio in-tellectual e elegante, fundaram hon-tem uma sociedade artística e benofi-cente denominada «Club dos Sui-cidas».

Pediu demissfio do cargo de despa-chnute gorai da Alfândega, o capitão Laercio Trindade

«0'Coliseu Santista», a pedido dos corredores do «Volo-Sport Club», vae dar uma funcçilo em beneficio da fa-milia do mallogrado poeta Cruz e Sonza.

Hl0,.C.

Deu-se uma explosão no Laborato-rio do Campinho, hontem ás 6 1|2 horas da tarde; os relógios do esta-belírcimento e da residência do dire-ctor pararam jtistamonte a ossa hora. Ha mais do com pessoas feridas, mais ou monos levem-nto, o entre ellas o tenente-coronel Julio Frrnan-des do Almeida, director do estabe-lecimento, Pedro Francisco de An-drude, a osposa do Manual Machudo d. Maria Aagusta e uma outra senhora, quo teve o braço quebrado.

As sras. dd. Presciliana Lisboa o L-opoldina Costa e ou ers. Jobó Ignacio Ferreira e Jofto Ventura rece-berara ferimentos grave?.

Suppõo-se quo o accidento foi cau-sado pela queda de um tljollo no de-posito do pólvora.

O tenento-coronel Almtida tevoaln-da nm dedo do pé esmagado.

Itio, C

O resultado final da eleiçüo reali-sada hontem para preenchimento da vaga de deputado federal pelo 3* dis-tricto desta copital, aberta pelo falle-cimento do dr, Felippe Cardoso ó o seguinto:

Dr. Molchiades Freire.... 3300 Dr. Lins do Vasconcellos. 2217 Rennlu-se hoje as duan mozas do Congrr-BBO para dar começo aos tra-balhos de npuraçtlo final da eleiçüo para presidente e vice-presidonte da Republica.

15lo, «.

Realisou-so hojo a eloiçJo do syn-dico da Câmara dos Conectores, sendo eleito o Br. José Cláudio da Silva.

BlQ, G.

O sr. Jobó Cardoso da Silva, pra-tico da barra do porto de Santos, íol exonerado dcBse cargo.

Por precisarem do concertos, que duraria maiB do 00 dius, passaram liara a reserva os cruzadores Trajano o Çhíhíc de Noecmbra, o aviso Cen-«atiro e o vapor Punir.

Funcclonou hoje o conselho de ruorra a que responde o capitilo te-uente Rodolpho da Cruz, sendo ou-vldns as teatomunhaa da accusaçtio.

Madri-, 4..

Por telegrammas recebidos de San-tiago de Cuba, sabe-se que as bate-rias hespanholas foram reforçadas com armamento de grosso calibre.

O governo enviou nota áa potências protestando contra as violações do di-relto das gentes, praticadas pelos americanos.

Nessa nota o governo declara que os americanos entraram em Santiago com bandeira falsa e, tomando poal-ções vantajosas iniciaram o bombar-deio daquolle porto, sem prévio aviso,

S. PetersYjargo, 6.

O «Novosti» publica um artigo emocionante dizendo quo em fuce da alllauça anglo-americano apviz Impõe-so, devoodo ser ella submettida á ur-bltragem das potências.

Baltlmoro, 6.

Acaba de voar peloa ares, como acoutocou ao «Malne» em Havana, o f.rn.zador hespanliol «Malaga. ^ Wew-York,"'&'." - • -v.— , V Está confirmada a noticia do ter-ceiro bombardeio pela esquadra aino. ricana do Santiago de Cuba.

As baterias ficaram completamente destruídas, Bondo provável, que a cl-dade o o porto, já estejam em podor dos americanos.

0 dr. Sanarelli que andou ultlmamen-te por esta ultlmamen-terra em simples experfenclus em geral mal suecedidas, requercu ba dias ao Ministério da Industria • patente do Invenção para por a venda e seu bo-rum autl-amarlllico. A sua pefçüo Ioi indeferida i vista da informação da aa-etnridade sanitária da capital federal,

Na verdade, dosde que o segredo desse serum loi vendido a nm syndicato, e isso alé agora ninguém contestou, justo é que o requerimento fosse Indeferido, pois tado que diz respeito & saúde pu-blica nio é objecto commerciavel, como qualquer gonero que chega aos merrados consumidores, e que possa ser Impingi-do ao freguez sem examosorio o mjnu-cioso.

A auetoridade sanitária da capital le-deral certamente deu ao serum Sanarelli o valor que elle deve ler: um produeto de syndicato... sanitário.

Londres, 6.

O sr. dr. Campos Salles tem rece bldo nesta capital iunumeroB provas de consideraçio, por parte nio eó doa brazilelros aqui residontos, como tam-bem do altos personagens do reino.

S. ex. tom aldo muito visitado e preparam-se diversos banquete- o re-cepções em honra ao presidente alei to da R publica do Brazil.

Parlo, 6.

Noticias da África sobre a expedi, çio Marchand, dizem que ella conti-nuava, sem incidentes, a diriglr-so para o Nilo.

Bueno»Ayrev, 6.

O sr. Walker Martlnez, ministro plentpotenciario da republica do Chile, junto ao governo argentino, dirigiu uma nota ao ministro do exterior fixando, segundo ordens do sou go-verno, o praso, até o fim "do.corrento moz, para aer resolvida a questio dos limites entro ob dous paizos.

O conselho do ministros rounir-so-á hoje, á noite, sob a presidência do chofe da naçio, para redigir a res posta á nota do ministro chileno,

Os telegrammas da vltl

hora Tâo publicados na

2.a pagina.

Por ser amanha* anniversario da instai

lação da Constituinte Estadoal nao ha

verá sessão nas casas do Congresso, nem

expediente naa ropartlçiiis publicas.

ÀMEBICÀ-HESPAHHi

IsMires, 6.

Daily Nctcs sfíixou um telegram-nu, de seu correspondente nffirmando que o encouraçado hespanhol Viicma foi capturado -pelos americanos

-Londres, C.

O sr. dr. 'Prudeuts do Mornos, recp. borA, amanha ou depois, cm «udiencia especial a monsenhor D.JoaoNory, bispo dp Espiiito Sinto.

Por falta de numero nüo se realison ante-hontem a i* sessnó ordinária dn cnrrnnte mez, do Instituto Histórico de Suo Paulo.

Ficou transferida para o próximo do-mingo a «matl-iei-n que, om beneficio da família do mallogrado poeta Cruz e Souza devlü-fii- realisar ante-hontem no.oSalio Stelnway».

O dr. Paula Sonzi. secretario da Agrl< cultura esteve hontom rm conferência com o sr. dr. vice-presidente do Estado. No palácio Dnckingham, de Londres, deve realizir-so hoje o lialln real para i|uu recebea convite o dr. Campos Sal les, prc-sliente eleito da llepublica.

S. Ex. chegou sabbado í grande ca-pilai londrina e boje deve asiisiir um tunch qae lbe oflerece o l.ord Mayor da City.

Para a 2* brigaria de Infantaria ria r;oarda nacional da caiiltal do Eslado foram nomeados:

CaplUes asslslentea, dr. .Tolo Goglia no e ioio José Pa»choal Juntor -, (Tapi, tiet-ajodanles de nrdpn», dr. Eogsnio p. de Carvalho e José Ananato de To* ledo: Major-clrnrgiâo, dr. Ignacio Mei quila.

FSST1VIDADEB RELIGIOSA8 Biti «endo celrb-ado oaegreja da Sé Ctlhedral com a miilm». pompa o olU-A nin!* do cafó a vigorar duran- *•¦¦"-»» vario do SS. Saeramctito, promovido ts . ..rí.M n* Becebedoria é de Algons jornaes noticiam qno o es- pei, respectiva Irmandade.

VrfTíSl o^rbom. pUto^hcspanhol Oarranza, em cart» "A

parte musical eilaa «rgo do nm*

Chegou ante-hontem, de Botucatii, o nnsso dletincto amigo e collaliorador dr. Moreira Pinto, que percorreu, a linha tronco dn Sorocabana, visitando as cida-dos de Surocaba, ltapotininga. Taluhy, íleté, S. Manuel. Avaié e BotucaUi e passando pela Faxina e S. Pedro do Ita-raiei, dériglu so até a fronteira do Estado dn Paraná.

Nossa longa excursão, colheu o illus-tro di'. Moreira Pinto, importantes da ¦1o3-que vem cot-reglr tudo quanto so lia escripto sobre o sul de S. Paulo.

0 Illustrado goographo, seguiu hontem no nociurno para o llio.

Rltt, que vae deixar encargo de con-sul, geral da França,'nesta capital, para exercer igual cargo .na Capitul Federal. * • ---W" ":/ ¦''p^^ '"'* S. b. recebeu multas saudações, ás quaes agradeceu

n'inn'eloqüentejllB-curso. *- '

O gr. capitão Jayme MarcondeB, ojudante de ordens dajnresldençla do Estado, representou o.vír. dr. Peixoto

Gomide. _•

Na brigada policial esti assim dtslri-buido ó serviço para hnfe:

superior do dia o mr.jir Ologario. O reglmeoto de cavallaria data tres offi-claes para ajudante de dia, ronda e o rser-viço do costume.

0 1.' batalhão dará-iaV offlclacs para rondar os distrlctos. O 9"; baialhao.dara a guarniçüo e respectivos ofilciaes. O íi.' bátalhlo dará o policiamento. Prom-ptldào a mus+cS' do 1.* que tocará na

parada. . .

0 corpo de bombeiros dará o serviço do costume.

Uniforme 5.*

EítSo leitas as seguintes nomeaçOss nara ó 2.* batalhão do resetvada guarda nacional desta capilal:

-Tenente-coronel com mandante, (Juln-no Aveli(Juln-no Pinto de Andrade; major-tls-cal, dr. José Maria Lisbti-» juiitòr- capi-tío-ajudantè, Manuel Ltllz Ferreira; te-nente seorelarlo, JoSo Anlonlo de Mo-ráes; tenenle quarlnl-mèstre, Joaquim Oranco de Mello; capitao-clrurgiao, dr. Saturnino da Veiga. ,*

1." companhia-capitilo, Lulü Franco: tenente, Benedicto Antônio da Cunha Uma; alteres. BenedlctOÍJoEé da Silva e Joio Vieira de Medeirosi ,.

2. companhia -capitiof Carlos Vlcaz); tenente, Adriano Pereira ^Hodrigues; ali f.-res. Joeií de Quadro Guimarães e João

Goulart. ,3 , , '

3,a companhla-capiti», Antônio Joso da Kosa; tenente, Pedi* Cypriano Or-nellas; alferes, .Infto do Oliveira Ghriste e José de Oliveira Cli-ist*.

4 a companhia-capitlO. Antônio Mo-desto da Cosia; tenente, frauclsco Auto nio da Silva; a Horas, Laiirlndo Uornar dlno Salgado e Manuel da Silva.

crime, examinou o cadáver de José de Azevedo.

0 dr. Barro» verificou qne a sua mor. to loi devida á hemorrhag a abdominal, conseqüente ao profundo ferimento pro-duztdo no ventre por Instrumento por-furante.

Geraldo damos, ferido com ama faca-da na região lombar, está em condlço- a satlslactorias.

HO preto Antônio de Souza, morador íi rua de Santa Therezi pnr mais de uma vez furtou diversos objoctos do armazém de Manuel Gomes de Araujo, á rua do Commercio, n. Ilí.

Hintem (.111 entrando pediu um calix de vinho rio Porto e, ao sahir, furtou uma lata de maotelg1,'O

proprietário da venda correu era perseguiçSo do gatuno e descsrregnu-lhe uma valonle caestada, na rua Libero Bidaró onde o prendeu, conduzindo o á presença do dr. Joiío Gogllano, 3..* de-legado quo fez lavrar contra elle o com-petente auto de flagrai t -.

O dr. vice-presidente do E«tado recti-licou hontem 6 decreto de 81 de mato riltlmo, na parte referente á nomeação do supplentes do suhdelegado dó policia de Lambary,-município de Itapetininga sondo declarado que os cidadãos Eleu tberlo Correia d s Santos e José Ayres Martins loram nomeados para os cargos do l.'C2.* supplentes daquella auctorl dade e náo para os do 2.* e 3.' como consta do referido' decreto.

Passos Sacramento; alferes, José Per-relra dos Santos Sobrinho e André Avo-Uno da Silva Dantas. tf&. I 4.n compaub a—capitão, José Antônio Xavier; tenente, José Luiz Ferreira; slleres, JoSo Ourlquede Carvalho e José Francisco de Oliveira.

SfReoebemos ura exemplar da «Gazeta Jurídica-,, corespondente ao moz de ab-il ultimo e que se publica nesta ca-Pitai Bob a illrecçio do exmo.dr. Souza L<ma e collaboração detllustrados advo-gados do nosso fó-o.

0 presente numero, 4' do 10' volume, contum. como os antecedentes, desen-volvidos e Interessantes artigos de dou-t-ina a par de importantes accordãos do Tribunal de Justiça dn Eilado.

Agradecemos a remessa.

A Gamara Municipal de Csconde pe-diu providencias ao gove-nn, no sentido do serem terminadas as obras da Cadela Publica daquella cllade que ha mais de dezj annos estão interrompidas.

D'zom na capital do Pará, quo o Con g-osso estadoal deverá ser prorogado alé o llm do corrente mez,

Sabemos quo a congregação de lontes da Faculdade de Direito, reuulda no sab-bado ultimo, resolveu conceder d« ac ílkíia lum HainwucçOes recebidas do il lustro sr. WinV^ro rto intorlor; quiuze dias do ferias aos" ãürüi *.¦£.**. da meaina Faculdade á começar do dia 15 d'eííp^

ICutre ns substancias allmonticias o be hi 'as apprehoi.di.1as no mez findo pelo f.aboratmlo de Analyiei Ubimicas do Estado ha duas que a analyse revelou se rem manlfestauento falsiticadas.

São ellas um vinho de mai-ca li. Slerl dional il;i casa Bricnla sita nu Largo rja Concórdia o um outro da marca 6*00 apprr-heodido a Aodrluti & i:. estsbele cldos na Avenida Ti-adentus.

Ambos Eão ImpurilicadOB por um dos dirlviidog da hulha, revelando ainda o ultimo traços do ácido borteo.

Foi-sm nomeados pa-a o 4* batalhão de infantaria da guarda nacional da cornar ca desta capital:

Tenente coronel commandiuite, o dr Francisco Martlniano da (oata Carvalho; Major-(iscai, José Manuel do Oliveira Serpa • Capilíu-ajudante, João AURUsto do Sacramento j Tenente-secretario, G.is par do llego o Siiva -, Tenonto-quartol-mostre, Antônio Pereira Junior.

Capitão cirurgião, dr. Arisiides Fran co Meirelli-s.

1'. compaiilila-Capltüo, João Eloy Pa-dllba.

Tenenle, Joití Autonio Mlschler; Al-feres, Itiymuniio Duarte dos Santos Joiin Antônio dos Santos.

2". companhia—Capitão, José Pinto Ferreira ; Tenente, João Carlos ü-ulntino Wolll; Allores. João Augusto Hodrigues o Joaquim íírtlonuo da Silva Tollei.

3*. companhia—Capitão, Josó'Antônio do Monczos ; Tenente, Antônio Theophl-lo doa Santos; Allercs. Àrlindo de An-drade Gloria n Álvaro Lopes de Araujo,

4a. companbla-Capitão, Manoel Ml-guel da Conceição; Tenente, Amaro Ban co de Miranda ; Alferes, Amaro Antônio Cavalheiro o Avelino Antônio da Silva

SORTES PAOAS A ti-.esourarla das Acreditadas e garen tidas loterias de S. Paulo, pagou bontem a diversos portadores as sortes grandes das Inteilas extrahidae em 30 de Maio

o e 2 do corrente.

Em nosso numero de domingo noti--ciámos que d. Cândida de Cerquel-a l.eite hivia solicitado exoneraçio do Uhrgo de auxiliar do director da Escola Normal da Capital, na secnio feminina 'la escola modelo «Caetano rte Campos » ,) Complementar aiinexi.

O governo, por ducruto de honlem, concedeu'a exoneração pedida.

De Casa Branca loram exoneradas seguintes anetoridadea policiaes: Julio Urir.s de Slllos, Justino Gomes dn ('as*n\ viarcos Teixeira e Marcos Aurélio Horta, los carg,« de 3.- supplente do delegado iubdelegado, ».'• e a,- aupplsntes do mesmo.

— Para a mesma comarca loram no-meados

jofto Barreto, ürlas Gonçalves dos Santos Figueiredo, Jcsé Augusto Quei-roz. Francisco Tcuaroln, Aftooso Pai-metro e Ezequ-el Antônio Nogueira para us cargos de a.* e 8.* supplentes do rte-legado, subdelegado e respectivos sup-plentes,

O ediQciu da nossa velha Academia de Direito, esli passando por grati-tei ie-lormia, dn que mnito necessitava e ba Instante lempo,

Os trabalbotsja (oram Iniciados b*t dias ii sabemos que até meados de Jnlbo, es-tarSo cunclu dos.

Nr. concurso rMUsado na Secretaria de Fazenda para provimento de um logar de amaonense na Sabdlrectorla do C( n-lencloao do Thesouro loram classifica-dos em primeiro logar o sr. Olavo Pit-lo de Moraes, e em argondo o ir. Anlr-nlo Xantje, oi onleoa qne ae apreieutc* ram.

Teve logar ante-hontem, no saMo da Rotisseric Sportsmann o banquete de despedida, ofterecido por seus ami-go»< admiradores ao ar. dr. üeorges

Para o cargo de 1.* snpplenle do de-legado de policia do iiiuÇicIpio de Bebe-douro, foi nomi-adiv o cidadão Ignacio José da Silva Baslns, ,1

Começou hoüiein as Í)'fij2 da tarde o oitavarlo qne a irmandade do SS. Sacra-mento da Oaihedral taz. prcoectsr a sua Ic-sta annual.

Pregou lo revmo. rxjimsenlior Pas salacqua. que fez uma bellisslma uiaç-?.o sobre a Euchat-i.stia.

Pelo medico da «r.ilela publico da Ca pitai foram hontem vaceluadas 210 presos.

Deixaram de ser vacciOados 24 quo se acham enfermos.

Para o 5' batalhão de InfiiiiUrln da gnarrta nacional da cornirca desta capi tav.n-itao nomeados:'4Ta'ueilfeíoronél: cotiimandanto, o dr. Álvaro An'rinl*tBE_.B 'r"lf'*'0 ' major-llscal,

Foiicio 5I&|| <m$m

danle, Francisco das 0»*ÍEI

Carvalho *, teuente?sefireía^,n-40íli^r "'** cljco-de^-seü^fí-i-u/e quartei j|_S're' Paulino IlL'melurIó* de Aliriradoríapi-* lào-clrurgão, dr. Bento Xj.vler.de Ba---ros.

l.a companhla-c.pitso, Antônio Cor rí!3 Dias; tenente, Allredo de Siqueira Borba ; alteres, João Gonçalvos llaono e João da Silva Dantas.

8.» companhia — capitão, Domingos Gonçalves de Campos; tenente, Aribur W.tioll ; alínres, Uullno José do Almeida e Francisco Augusto da Cunha.

U1. companhia -capitão, dr, Benedicto da Lapa Trancoso jtnonte. Puiljrio Ah-gusto rio Moraes ; alleros, lieimdicto An-gelo de Oliveira e Pedro Fernandes Bns

8111)0.

•l.a cornpanhia-capltão, Joaquim Bu geuio du Lima Junior ; tenente, Leopol-ilino Antomo dos Pmos ; aiteros, José Poitlrio da Silva e Manuol Vouancio Plácido.

Foram exoneradas, a pedido, as gulntos üuctorldades policiaes do Santo Antônio da Cachoeira i Laudolino Fer relra de Cerqueira, Francisco Vllhena Granado e Bento Bisllio, doj cargos do ¦!.• supplente do delegado e I.* o2.* sup plantes do snb-delegado.

Foram nomeados para a mesma cornar-CS ;

Antônio Alves de i.tueiroz, Arltndo Olynttio Ferreira e Antmlo Pedro de Olivolra para os cargos de 2.' snpplonlo do delegado. !*.'• o»,' eupplenlesdo sub delegado de polida.

A Cidade do Rio io sabbado passado diz que tres dins antes da cbegada do sr. dr. Prudente d« Moraes & capital fe* deral, de volta de 'j'heresopolis, onde ti? o lia Ido convalescer, leudo passado o go-verno ao sr. dr. Manoel Victorino. reco-bra o cliele rto Estado ama carta dn sr. general Glycerio, era que este lho aconselhava que «a bem da llepublica tevia o prestdeute reassumir o governo, nb pena de ser o paiz humilhado, em-peuliailu a vendido».

Chamamos a attenção dos iuteressi-dos para um aviso publicado na seccão coin-polonte pelo Hevino.. Heitor rio gemi-nario sobre ferias por oecasião das festas do S. João.

4SSASSINAT0 NA PENHA Adiantando pormenores sobre o assa?-Ooaio bavliio ante-hontem ua Penha de Fiança, facto noticiado pelosijftrnaes do Hontom, temos a dizer o seguinte:

—Em nma venda do bairro de Pr-trelra, entre a Penha e Ligeado, beblam »m anlniaila palestra oa canteiros Luiz le Uiasl Pedro Frldrizzl, José de Aze-vedo e Geraldo liamos.

Mando bastante alcoollsadoi, lorma-iam entre si nma grande discussio. na qual Jnsé de Azevedo den uma valente li-letada em Pedro Frldrizzl.

l.ulz de Uiasl. tomando a deleza dn -eu patrício, vibrou nma prnluniia la-nada na rer-iAo abdominal de .loni de \z--vedo que veio a failecer em cuiiacr uueucla do lerimeuto recebido.

fiersldo' Itamoa rectben lambem no conflicto orna tacada, lendo o ferimento considerado leve.

(ngo qoe o capitão Ângelo Joio *r*,in-rbi. subrlelfgado de policia da Penht teve conhteimento do (aclo, compareceu ao local, conseguindo prender os ag tiresrores e abrindo rigorcao ln*-iierit,i i'breo lado.

O assassino Luiz de Ittasi é italiano, em 28 annos de edade, é aolteiro e real-de io bairro real-de Pedreira. Esteve por di-verias vetei em Bueooi Ayres. Monte tldé - e ninas Geraei; i co.ibeeido coino homem de mio gento a perininece por pouco tempo em seai empregai. .

A vlctlmi contava 45 annos. era pr ** lagnez, caiado e residia uo raes-o bair-ro,

ELEIÇÃO FEDERAL Eis o resnltado conhecido da eleição reallsada no 2* districto para preBn ciumento da vaga de um deputado federal aberta pela ronuncla do sr. dr. Francisco Granadelro Guimarães. Jacarehpy dr. Dino Bueno 310 votos Gaçapava » ii S. Sebastião » 11 S. José. ii u Caraguatatuba d » S. Luiz do Parahytinga Ligolnha » » Parabybuna » » Villa Beila » o Jamheiro » » -Santa Izibèl » » Palroclnio » » lluquira 11 »

Fui á Commissao de Saneamento do Eatado o requerimento de Jobias Stntt propondo-se a fornecer hydrometros para o serviço de abastecimento de agua.

!•• PAnTE

Expediente, Bpresentaçno de projectos, Indica-.Oís e requerimentos.

3.* pame

I Discussão única da redacçjo do pro-jecto n. 3 de 181)8. do Senado. detorirU. nando que o director do Tltesouto do Estado fique obrigado a apreseutar ao Congresso uo dia do sua Installaçin um quadro demonstrativo do activo e pas3l-vo do Estado.

Discussão única do parecer n 20 da commissao do coüstlfufàftó o põrlerèá concedendo a licença solicitadi pelo ic'. senador dr. Jorge Miranda.

—3.- discussão do projecto n. 4 da ' 1898 do Sanado, redigido de novo, au-turlzando o governo a promover, dç ac-'jordo com os poderoa da União a acquislçao dn fabrica de lerro de Ipa-nema.

3.* discussão do projecto n. 10 da 1808, da Câmara, com pareeer 11.' ln que concede a d. Mcolina Vaz de AssIh a pensão de SOOÜIüO mensaes para conti-uuar seus estudus de esculplura.

1. dlscuTsãõ em cbiitinuàçlo, do projecto n. 223. dè 1803, da Címara cim emendas, i-ITerecid.as em 3.» discua-são, auclorizando o governo a mod ficar u contracto colebrado cora o Banco de Credito lleal de S. Paula, om 18 de Ou-tubro de 1831. 3Ü3 n 18(1 » 313 » il (10 r li 701 D 3-U 11 585 11 121 11 11 156 11 180 11 11 08 11 2'J7 D O sr. dr. Antônio Piza, digno director da llepartiçao do Estatística o Archívo do Estado, nos enviou a communicaçap seguinte;

Cidad.10 Redactor do «Correio Paulia-lano».—Tratando eu no meu ultlmn re-latorlo da Caixa Econômica desta fvapi-tal, fiz em um quadro a comparação das entradas e das retiradas e achei o saldo de rs. 1.60D:871fil35.

O cidadão Malachlas Glullanda, zeloso gerente deste estabelecimento, reclama contra esse balanço por náo estar nelle incluído o sal-lo qne vinha dos an tèHoroa e que era de mais de rs...., ¦l.DOliOOOÍQOO ;quitro mil onr.ios), n qual junto ao ex,*esau das entrada sobre as retiradas, acima mencionado faz o saldo final, existente na Caixa, sabiuars G.323:01:8012.

Coicorilo corn esta rcctlflcação e, cq-mn a matéria é de eumma Importai.oia, ppço-vnsquea publiqu-iis a bem da tran-quilidade dos portadoes do caderne-O meu (im. pli**^*!!^^!^!-?^-;?"-; ilrti, é comente mostrar que o inoíimeii-'' tn da Ca-xa F/.onomloa vao diminuindo dia a dia o que ?e nin liouvossu o jogo invetorado das loterias, ironiôis, boli ches. etc, a ulillsslma instituição das Caixas Euonomicas estaria mais prospe ¦a em S. Paulo o o seu saldo final não seria como e de seis mil o tantos con-toa mas do dez nn doze mil contos.

E' preciso combater o j *go em todas as suas variada» furmas paia que os po bros voltem a depositar o sou dinheiro ua Caixa Koonomica e garantir o seu fu turo com o capital e juros nella accn muladoa,

Sauda-vou

S. Paulo, i de Junho de 1898. O Director Antônio de Toledo Piza. No maladou-o municipal, foram hon-tem abatidos • 103 rezes, 07 porcor 13 carneiros e 2 viteüo-s.

Foram iuutillsados, 3 rezes, por lu-berculnsas, 25 pnlmOes de rezes, 1 (I-gado de boi, 18 Intestinos del(I-gados, 00 pulmões de carneiros e 8 ligados do ove lhas.

PEDAGOGIA... BICHEIRA

Nosso venerando collega Jornal do Cniii-Ntiroii), om sua e liç-to do ante hon-tem pftercce-nos as seguintes linhas qae van constituir mais um elemento para a propaganda em que se acha empregada a imprensa paulista para repressão do jogo:

«Sob a donominzção de liccolj do N. S. do oioiit-SorT.t. luncalon» no predio d. 21 da rua José Cardoso um collogio de meninas regido por uma prolessora casada com Alfiedo Altamlrano

Este, que é um apologista do jogo dos bichos, estabeleceu*em uma das salas do colieglo o jogo franco dos bichos sendo as dlscipqjas da r-iii mulher as tnelhores iregnezas que ti 11 tia. por Isso que, quan-do entravam para as aulas, iam primei-ramente cumprimentar o bicheira e en-tregar-lhe um papelzlnhocom o nome rto bicho em que suas mães palpitavam que deveriam iiinliar.

O delegado da 10.a clrrumscripç.o, porém, quo enlende que aquilo não faz parte da instrucção que so deve dar a lonncentes creanças, lá se apresentou hontem e apanhou o bicheiro em fli-rtranto. o qual (oi recolhido A Casa de Detenção, por nào queier pagar a mulla que lhe fôra Im-JOita».

Câmara dos Deputados

Süssào onDiNAnu.EM 6 ns JuNin nu 1893

Presidência do sr. Luiz Pita A' hora regimental, feita a chamada a ella respondem os srs. Alberto Assurn-pçio, Allredo Pujol, Amador Colia Gomes Nogueira, Moraes. Birros, Arnol-pho Azevedo, Miranda Azevedo, Carlos Guimarães, (íarlos Villalva. Carlos Por-to, Clirlstiano Costa, Cleofono Pitagua-ty, Elgard Ferraz, Eduardo Garcia Emv-gdio Piedade, Estavam Marcolino, Eu-gênio ligas, Francisco Malta, Joaquim Álvaro, Pereira de Queiroz, jnsé Vi-conta .Julio Sampaio. Nogueira Martins, Luiz Piza, Manuel Bento, Oscar de Al-iimida e Plinío de findoy.

Havendo numoro legal, ahre-se a sessão. Lida, A sem dobalo approvada, a acta da sessão anlerior,

O snr. t.- Secrelario, dá conta do expediente, que tem o destino con-verneute. O srsr. Amador Colii-n, jiistitloa e manda i itif/.i um projecto, auotòrlzãh-do o govoruo auotòrlzãh-do Eataauotòrlzãh-do a entrai* em negociações com o Governo de Mi-nas, aliai riu declarar de utilidade publica a ponte sobre o rio Canoas que liga 03 dous E-ititdos, slluiiia nas proximidades dn e-taçjMs de Canoas, do Ramal do Uio Pardo.

Lido e apoiado, vai a imprimir. O sp- Edffitt-il Ferrai, pediu a pala-vra para enviar a mesa papeis referen-leaao município do "VUnoiroí, dos quaes o fizeram portador, requerendo que se-¦am remeitldos a commlssão de estatistl-ca, no que é altendido.

Exgotlado o expediente pas3a-se á or-dem do dia.

Annuuciada a continuação da a», dis-cussão do projscto n. 7, do 1895, com substitutivo, Miotorlsanrtò o governo a fazor as operoçOas de credito necessárias para a creação do oudeoi coloniaes em diversos municipios do lidado.

ifl sr. .Inaqtilui Al-vririr, vom apre-monte rtevera estaT instalados neste,fi*-:|0snt,ir a ponslderação dá casa algumas * ¦'* ns edrSadores da mdÉlrt«r)r^cõ'õíiè-v*t*^'!íllaí q'iejnl«.il;|ieco.s*},ari*ia. nita Indo •

" ntretanlB,

do eneontio í

Notas diárias

O Jornal do Commercio, o p.ovecto orgam da Imprensa fluminense, o grave n sisudo decano do nosso jornalismo, uoticiaudo, em poucas linhas, a presen-ça do venerando Presidente da Republica ás regatas de* Botafogo, diz que S; Exa. (oi enihusiaslioamente acclamado.

O /ornai é veraz e independente; tem uma historia toda feita de trabalho c de collabnração nos progreasos d-) nossa terra e nas lucías de nosso desenvolvi-mento; nao pode, pois, ter [aliado í ver-dade, nem ser acoimado de parcial o lisDnjeiro: o presidente foi acclamado, accUmado com eulhusiasmo.

Este caso devo ter sui explicaçilo, Ae-clamaçõas não sío eseuadas; quem ac-clama applaude, elogia, justiQca.

Ora, si o Dr. Prudente de Moraes ti Bempre applaudido pelo povo, — que dizer daquellon quo o deprimem e in-sultam V

Ou ,é falsa a noticia, mlilesima no ge-nero, — ou sao lalsos os conceitos em contrario. Dahi uão ha fugir.

A. Diz a «Revista Cathollca» quo brevo as5**t-cívL -*1

-cTdír^TniSBíç imism

\&™m

nomes de Irmãos iif7tfit?i{''.s' " '" Frércs de íluric. e geralmeiui! V-üir, doa pelas exi-ellenten fvuõtqs oolhidos nas suas e-colas christís.

Também na capital lederal d possível que se cstaliole';am oa irmãos desta uti-lisslrnâ e iiumànil-iria instituição, si a hmr. tornincliegarem, acereseintiaquelle ,,,oili-ga, ns esforços que, deaccordu rorn S. Ex. lievrn. o nnsso amado arcelits-po. qne em pura esse fim empiegar ai-guns fervorosos ciliiulicns e um (llstiricto represeiilante du clero lluminoiise.

ao

"piararí-ellas oi

geral do p.-oj-icto

O orador, as justifica amplamente sen jiooat vezes interrompido por apartes.

O n. 2, vol. IX, do Boletim do Ins-titulo agronômico de Campinas traz in-toressanies artigos subordinados ans so-gulntns títulos:

A viticullura em S. Paulo ("onntluua-ção)—Cogütael^s parasitas das plantas-Vacclnaçan do fdlo-Cultura de batatas -Cultura do trigo.

Do cargo rio :3,< supplente dn sub-delegado de policia de S: Benedicto ilii iti be, município de Mogy das Cruzes lui exonerado o sr. Ilenodicto Salomão de Pontes, sendo nomeado para sua vaga, o capitão Celidouio .losti da Silva.

Na Commissao Gergrapbica e Gooln-gica foram honlem leitas as seguintes observações:

llaromelro n o*, S.3 7 horas da ma-nhã, 701 iifi mm.', ás 2 horas da tarde, VOO 82 mra.

Temperatura mínima, 13"."); tempera-tara máxima, 30,4.

Vento predominante, NE. Chuvas em 21 horas 20,7 mm. Tempo geral, encoberto.

Durante o inez rindo foram exporta, das pelo porto do Srntos. 231 890 suecas docafép«ra Antuérpia. Hamburgo. Nóvá-Vok, ll»svigfars. llave, Rottenlam, lli-emen, Gênova, Trleste. Londres. Nova Orleans, Lelxiies Lisboa, TUiSa. Cope-nhague, Hryrmith. Montevldéo. Hlo de lanelro. Porto Alegro, Marsellia. Dinlzlg, Gnltenburgo, Stockolmo, llalnilad e .lotad.

«a a -1»-.mm&i sao lidas

ManüT*; das.

O sr. Miranda AzéVoil», para o mesmo fim, pede 11 palavra edésanvol-vendo «ua argumentação justifica na emendas quo ápreáeiitáè manda a. nieáa

•Stimio lidas, são lambem apoiadas. it- sr, UuiroiiU. Kjfas, pode a pala-vra para apreseutar duas emendas an projacto o depois de disuutil-as de mudo preciso, reqn».r que sobro ellas si> pro-ouuciem as çommlsÈÇjòiideJüsliçá e íaz-iii-da, pedinde qua o projecto seja retira-do da discussão.

II «",'Arnolfirin'Azflveila, opO.vse ao requerimento do sr. Eugênio Egas, daa-do as razõjs quo a isto o levam?

Pnslo a volos o requerimento do sr. E. Egasj o rejeitado.

O «r. 1'llril» rie «...lay, pede a na-lavra o discutindo o proju-to, declara-se .1 elle lavoravel, apresentando despezas que, poderiam sor cortadas, som saciifl-car idéas da resultado seguro e henefico, como as encerradas no projeto em dis-são,

O sr. Amador Cubra, pe()0 a pab. vra para declarar que, so vntou a lavor do requerimento do sr. E. Eeas ri ouu não julgou inoonvenlente ornseronro-jeclo reniottido ás commlssOjs, o oue do., de se laça constar de neta.

e apoia-y \^—-—

ielegrainmai retldoi na repart çao geral dei te.'egraphoi:

De Largo do Machado para Santos, Dan tis Horta, Hotel Boa Vista.

De Rio para Valentina Vercelll, Fritz Ma cos Marcondes, rna S. Anlonlo, (il; Ãillonlnyasqnoí U-Its-Dank, Epldermes. |)c Kiheirão Preto pa'a Francisco suii7.iii _, Libero Bidaró, 20.

No íiínrín 0*/íc:'ol da União, de anle-liontem. t-stão pub içada* ai erguintes nomesçoes para o 9* batalhão de infante-ila da Guarda Nacional da comarca deala Tenente-coronel commandante, Anto? nin-fldells; maJor-Onal. Franciico Fer i->ir-, Novaes ; cipitlo ajudioto, Joié

tntimesdeCarvilho; tencut? secretario, Ün-lr-f-O Pereira da Silva 1 tenente qu?,r ri iftr-iiri- Avelino Correia de Moríei; i-.ipiiãu-cirargilo, dr. José Vileriano de

Soozi.

l.a companhii-Capilio, PanlInoGa'-vio Pinto Dia* *, tenente, Herjto ioi San-toi; alferci Oioriel Maitlni de Andrade e Anlonlo de Sou» Pontes.

3 a companhia—CiplUo, Tneodollno Augusto Pereira da >ilva; tenente. Fran-cisco llrai'li'i r,aim»r:ie» | a'ferei. José Pires da Silva e Silvestre JoSo da Sil-O dr. Bento Xavier de Barroi. medico veira. r.„iit« i„:. a-leàiita da Policia Incumbido pelo dr. 3.» rnmpanhia-Dipltlo, dr. Lou

ka-chele de polida de seguir para o local do gasto Ncg-icitá tenenle, Jniquiui dp; t a letjniBle;

ÍMESS0 DO ESTADO

SENADO

tO.il SESSÃO OnDINAItlA, EM 6 DE Jl.*Nllil DE 1898

Presidência do sr. Mello e Oliveira A' bora regimental presentes o srs. Mello e Oliveira, Hicardo Baptisla, An-lonio Cintra, Domingos de Moraes, Joa--iUlm Klorlann, Silva Pinto, Eicquiel liamos. Frederico Abranches, Ferraz Sillei. Paulo Kgydlo, Lacerda Franco e Almeida Nogueira, abre-se a sessão.

O ar. *• ¦•¦«reiarlo '.jrifon-o Cintra) procede A leitura da acla.

Não havendo quem tobre a mesma laça observaçO**!, é adiada a approvaçào por «o verificar a au*encii de varloi senado rei. não havendo, portanto, numero legal, .

uevendo paisar-ie á ordem do dl», o •r, Presidente consulta i casa se com o uamero presente, deveria iniciar qual-quer dlacossao.

O »». Assinalo Clstlra ip,:la ardem) aeba qne a leuSo deve ler lutpenaa nor nto Uiver numero para deliberaçtVt, •> em Ul lentldo requer i mei»,

O ir. Pi eildente defere o requeriráenlo, dando para ordom do dia de amanha a mesma mircida para boje.

Levanta ie a senão U l, e 15 mínu-toi da tarde.

•*.

A ordem do dia para a sessão de hoje

O gt-jj MlmiiJ» Azevo.l» pof)ea „,, lavra, declarando que votou conlra ore-querlmonto para evitar esto trabalho ás commtsfOes, quo Já. ss acham muito so-brecarregadas,

O sjr. At-inlplin Ainvndo pode a palavra e discute minuclosamenle o as-sumpto e uma a uma as emendas apre-seutadas, rias quaes aecnita tlrjumas a rejeita outras, visto ja constarem do pro-' jeclo as matérias a que ollas so referem embora om outras phrases.

Não havendo numero regimental fi adiada a discussão. '

Kntram cm 2.» discussão os prnj-ctos* 50, do anuo passado, removendo cscq-lus 110 rnuuicipio de Jacareby.

K. 'J!, transferindo o orçando escolas no rnuuicipio do Santa Branca.

N. 31, annexandii ao município de Pe-reiras n dialrifito de paz de Conchas

Em a.» u de n. SO, transterludo esco-Ias nos miuiicipios de Cunha e Pa-ihv iiuna. " "v"

Sondo encerradas as dlscussü-s são aa votações adiadas por falta de número le-E' submettldo d r.a discussa* o do n. 5-A. oom substitutivo, orgaulaando o serviço agronômico do Eslado.

O sr. Franolseo VmU... m norar das commissòes que formularam o oro-jecto, ligeiramente justifica o manda & mesas emendai que julga salhlizerem melhor is necessiduioi do momento • brauginrto ellas as apresentadas anle-rlormenle, req.nerenn*o sejam impressas nfln» de serem discutidas com o pro)->ctr>

Não havendo numero legal, e* ad'-il- -í discussão e levanti-ie a sessão sendo designada para amanha a seguinte

ORDEM DO DIA, Votaçio adiada dos '«-.«nini».. „„„..-. a 2a discussio; ' te*mo"> ProjecioB

absliinlivo. aneto-7, de >.S*V com

rm n,

a. 59. do anno Binado, removenr?» escolas no muoicipio de Jacareby

0. 3-2, Iransleriodo cercando eacolaa no município de Santa Branca;

n. 34. annexando ao município «te Pereiraa o districto de ali de Condiu

-e S" do d-e n. 99, transf-erindo -enciiti nos .município* de Cocbi e Pa-Bubybi, Cooliouiçio da 2a do de n. fS-A, con inhBtllntivo. ofgantzudo o«*rvlmi|rro-•ooico do bbdo.

Referências

Documentos relacionados

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade de leite pasteurizado com inspeção estadual pela pesquisa de estafilococos coagulase positiva, sua

Ao ampliarmos um pouco mais a reflexão, poderemos retomar novamen- te a importância do professor no desenvolvimento de relações mais próximas com as famílias, fato que nos remete a

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

La asociación público-privada regida por la Ley n ° 11.079 / 2004 es una modalidad contractual revestida de reglas propias y que puede adoptar dos ropajes de

Para casos específicos, os contadores são procurados, como por exemplo a declaração do imposto de renda no qual muitos alegaram se tornar o período de maior contato, pois os