• Nenhum resultado encontrado

SÚMULA CURRICULAR. Docente: Claudia Panizzolo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÚMULA CURRICULAR. Docente: Claudia Panizzolo"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SÚMULA CURRICULAR

Docente: Claudia Panizzolo

1. Formação. Graduação: Pedagogia

Instituição: Universidade de São Paulo – USP Mestrado: Educação: História, Política, Sociedade

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP Doutorado: Educação: História, Política, Sociedade

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

2. Histórico profissional.

2011–Atual: Professora Adjunto III da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP, professora do Programa de Pós Graduação em Educação e da Graduação em Pedagogia.

2012- 2015: Chefe do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo; Coordenadora do Conselho Gestor da Brinquedoteca Brinque UNIFESP.

2009-2011: Professora adjunto II da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL/MG. Vice-chefe de Departamento de Ciências Humanas; Vice-diretora de Instituto de Ciências Humanas.

2002-2009: Professora - Universidade Metodista de São Paulo, UMESP. 2002-2006 Professora titular - Centro Universitário de Santo André, UNIA/SP.

3. Lista de até 10 resultados de pesquisa mais relevantes, podendo ser artigos científicos, livros, capítulos de livros, patentes (solicitadas ou concedidas), softwares registrados ou outros tipos de publicações que considere estarem entre as 10 mais relevantes de sua carreira.

1. PANIZZOLO, Claudia; BELO, M. D. . Educar a infância para o futuro da nação: uma análise da Série de Leitura Puiggari Barreto (180¬1920). Educação Unisinos (Online), v. 20, p. 367¬-376, 2016.

2. PANIZZOLO, Claudia. História intelectual e história da educação: questões teórico¬ metodológicas de pesquisa. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 18, p. 741-¬760, 2016. 3. PANIZZOLO, Claudia. Piccolo Mondo letture per le scuole elementari: mutualismo e educação em uma escola étnica italiana em São Paulo. In: Debora Mazza; Katia Norões. (Org.). Educação e migrações internas e internacionais: um diálogo necessário. 1ed.Jundiai: Paco Editorial, 2016, v. 1, p. 80¬100.

(2)

4. WARDE, MIRIAN JORGE ; PANIZZOLO, Claudia. Adolescentes e suas más companhias: lunáticos, criminosos, e pervertidos sexuais [sobre a obra Adolescence de Stanley Hall]. Perspectiva (UFSC), v. 33, p. 739¬758, 2015.

5. WARDE, MIRIAN JORGE; PANIZZOLO, CLAUDIA. Dossiê: Imagens da Infância. Revista Brasileira de História da Educação, v. 14, p. 157-161, 2014.

6. PANIZZOLO, CLAUDIA. A Revista Bem-te-vi e o projeto civilizatório metodista nas mãos da criança brasileira. Revista Brasileira de História da Educação, v. 14, p. 271-293, 2014.

7. CASTRO, Cesar A.; PANIZZOLO, Claudia. Apresentação do Dossiê Educação e Infância da perspectiva histórica. Linhas (Florianópolis. Online), v. 14, p. 5-10, 2013.

8. LIMA, M. A. C.; PANIZZOLO, Claudia. Questões emergentes da formação continuada dos professores da infância: os desafios de um Programa de Formação em rede. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 2215-2218, 2014.

9. PANIZZOLO, Claudia. A História Intelectual e a história de um intelectual da educação brasileira. Ponto-e-Vírgula (PUCSP), v. 1, p. 74-88, 2012.

10. WARDE, MIRIAN JORGE; PANIZZOLO, CLAUDIA. As fontes do método analítico de leitura de João Köpke (1896-1917). História da Educação (UFPel), v. 14, p. 127-151, 2010.

4. Projetos de pesquisa em desenvolvimento.

O processo escolar entre italianos e seus descendentes: a escola italiana em São Paulo, no século XIX e início do século XX.

Descrição: No fim do século XIX e no começo do século XX, São Paulo era uma das maiores cidades de imigração do mundo. Entre 1880 e 1924, entraram no Brasil 3.396.366 imigrantes, dos quais 1.331.158 eram italianos, o que corresponde a mais de 39% do total de imigrantes. De acordo com Hall (2004) dos 4,8 milhões de pessoas que vieram para o Brasil entre 1820 e 1949, mais da metade entrou pelo Estado de São Paulo e foram levadas principalmente para as fazendas de café paulistas e para os núcleos de colonização no sul e sudeste do país. Em 1893, 54,6% da população da capital paulista era estrangeira, sendo destes 34% de italianos, presença impactante e que deixava sinais na fisionomia do tecido urbano. Esses homens, mulheres e crianças, que genericamente são denominados italianos, ou imigrantes da Península, quando para cá vieram apresentavam como traço distintivo o regionalismo, mantido inclusive na escolha do bairro onde residiam, assim no bairro do Bexiga se concentravam os calabreses, no Bom Retiro os vênetos e no Brás, os apulienses. A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo escolar entre imigrantes italianos e descendentes estabelecidos em São Paulo, capital, entre as últimas três décadas do século XIX e as duas primeiras décadas do

(3)

século XX, tanto nas escolas étnicas quanto nas escolas públicas que freqüentaram, nos diferentes bairros por eles habitados. As escolas podem ser pensadas como espaços de constituição da italianidade, da civilidade e de aprendizagem dos saberes elementares do ler, escrever e calcular e compreende-¬las requer a reconstrução de como as mesmas foram sendo produzidas no que diz respeito aos discursos pedagógicos e à cultura material. Os discursos pedagógicos, segundo esclarece Nóvoa (1998) são muito mais do que simples linguagens: eles fazem parte de um processo complexo graças ao qual a sociedade define os problemas educativos e toma as medidas para resolvê-¬los. Os discursos pedagógicos constituem- ¬se em espaços de poder porque envolvem disputas entre diferentes formas possíveis de ordenação, explicação, sistematização e hierarquização do mundo escolar, promovendo desta forma o controle e a regulação dos discursos, instituindo e organizando, por sua vez, as ações, as reações e as posições do e no universo escolar. Quanto aos aspectos materiais, segundo Vinão Frago (1995) estudar o conceito de cultura material implica tratar os múltiplos significados dos objetos, para além de sua estrutura técnica e de sua função, buscando compreendê-¬los a partir das relações sociais de que fazem parte e das diversas manifestações instauradas na vida escolar. Para a realização da pesquisa toma-¬se como fontes: os Relatórios sobre o estado da Instrução Pública em São Paulo, os Anuários do Ensino do Estado de São Paulo, os Mapas de Frequencia, os Relatórios do Ministério das Relações Exteriores da Itália, jornais, fotografias, livros, dentre outros. Situação: em andamento

Financiamento: aguardando

Vinculação: coordenadora do projeto

História da instituição educacional-Escola Paulistinha de Educação : a construção das práticas pedagógicas cotidianas na Educação Infantil (1971¬ 2016 ).

A Escola Paulistinha de Educação da Universidade Federal de São Paulo é uma das 26 unidades de educação infantil vinculadas à universidade federal. Criada em 1971 para prestar cuidados aos filhos das trabalhadoras do Departamento de Enfermagem, ao longo dos quarenta anos subseqüentes conquistou prédio próprio, ampliou o atendimento para os anos iniciais do fundamental e revista suas práticas e propostas pedagógicas. O presente projeto tem por objetivo compreender e explicar a existência histórica da Escola Paulistinha, contextualizando-¬a frente às demandas, conquistas e desafios da comunidade e da historia da educação, buscando reescrever o itinerário de trajetória em sua múltiplas dimensões. Para tanto, toma como fonte documentos normativos, ordenamentos legais, planejamentos, planos de ensino, fotografias, além de memórias, tomadas como narrativas de seus membros, que expressam representações em suas três dimensões, tal como afirma Chartier (1994), a

(4)

primeira de representação coletiva, a segunda que a relaciona a ritos e símbolos, e a terceira que a entende como a que torna presente o que está ausente. Toma-se como categorias analíticas, os discursos pedagógicos e a cultura material escolar. Os discursos pedagógicos, segundo esclarece Nóvoa (1998) são muito mais do que simples linguagens: eles fazem parte de um processo complexo graças ao qual a sociedade define os problemas educativos e toma as medidas para resolvê¬-los. (p.57). Os discursos pedagógicos constituem-¬se em espaços de poder porque envolvem disputas entre diferentes formas possíveis de ordenação, explicação, sistematização e hierarquização do mundo escolar, promovendo desta forma o controle e a regulação dos discursos, instituindo e organizando, por sua vez, as ações, as reações e as posições do e no universo escolar. Quanto aos aspectos materiais, segundo Vinão Frago (1995) estudar o conceito de cultura material implica tratar os múltiplos significados dos objetos, para além de sua estrutura técnica e de sua função, buscando compreendê-¬los a partir das relações sociais de que fazem parte e das diversas manifestações instauradas na vida escolar, tais como: fatos e idéias, mentes e corpos, objetos e condutas, modos de pensar, agir, dizer... (p. 68). O projeto investigativo opera com as categorias de pesquisa: origem, criação, construção e instalação; espaço (local, edifício, projeto, organização do espaço); tempo (calendário, horário);currículo (métodos, conteúdos); professores (seleção, formação inicial e continuada); cartilhas, livros didáticos, apostilas etc; público usuário.

Situação: em andamento Financiamento: aguardando

Vinculação: coordenadora do projeto

A arte de civilizar: um estudo dos livros para a leitura da escola primária paulista (1870¬ 1950). Tendo como base os aportes teóricos da História Cultural e considerando como campo de estudo a História da Educação, bem como a História da Infância, propõe¬-se neste projeto de pesquisa a realização de uma investigação a respeito das representações de infância que foram produzidas/reproduzidas entre os séculos XIX e XX. Considera para tanto, infância como sendo a representação que os adultos fazem sobre o período inicial da vida e que, portanto, deve ser investigado tendo em vista os limites que ampliam e restringem a abrangência deste conceito tais como a duração e as especificidades geográficas, sociais, culturais e históricas. Derivação do projeto financiado em 2009 pela FAPEMIG com o título A educação de meninos e meninas no Brasil na primeira metade do século XX, por mim coordenado e do projeto denominado Moldando a infância: sujeitos e instituições [entre o século XIX e o século XXI], coordenado pela Profª Drª Mirian Jorge Warde financiado pelo CNPq. O atual projeto se assenta nos caminhos abertos por Norbert Elias para

(5)

que se compreenda a formação do indivíduo e suas apropriações dos objetos de cultura, como os modos de ler e as relações com os livros, bem como a análise sobre os efeitos produzidos pelos bens simbólicos no espaço social e dos processos de interiorização dos constrangimentos que permitem o aprendizado da vida em grupo. Tal como os manuais de civilidade, os livros de leitura podem ser tomados como utensílios culturais que estabelecem elos e vínculos entre as estruturas mentais e as figurações sociais, ou no dizer de Elias (1994) entre a psicogênese e a sociogênese. O presente projeto tem por objetivo investigar as operações de civilidade impressas e impostas em livros destinados ao ensino da leitura, bem como as representações de infância e criança e os processos de formação do habitus social pela leitura. Para tal intento toma como fonte as cartilhas, os livros de leitura e as séries graduadas que circularam em São Paulo entre os séculos XIX e XX.

Situação: em andamento Financiamento: aguardando

Vinculação: coordenadora do projeto

Moldando a infância: sujeitos e instituições [entre o século XIX e o século XXI] Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mirian Jorge Warde em 24/08/2014. Descrição: No plano geral da pesquisa, a intenção é o exame, nos dois séculos últimos da história brasileira (do início do século XIX até dias atuais), de uma multiplicidade de instituições e agentes que vêm configurando e reconfigurando o nosso tecido cultural, recobrindo da família à produção intelectual, da escola às mídias. Neste projeto que ora apresentamos ao CNPq, o recorte incide sobre as últimas décadas do século XIX ? meados do século XX e o momento atual, e privilegia a educação infantil e a escola primária, a grande imprensa e a produção intelectual ? como ênfase na acadêmica ou especializada. São Paulo é o Estado focalizado neste projeto, mas quer pelos pesquisadores envolvidos quer pelos estudantes que venham a ser incorporados, o projeto comportará estudos das mesmas questões em outros Estados da Federação, uma vez que deverão agregar resultados positivos à pesquisa. As perguntas que norteiam a pesquisa são: Que sujeitos, que instituições, que ações e reações vêm constituindo ao longo do tempo essa infância que nos é contemporânea? Que sujeitos, instituições e atos específicos vêm ganhando prevalência em momentos históricos determinados no amoldamento da infância tal como ela nos chega aos dias atuais? Em contrapartida, quais têm sido subordinados ou no limite perderam, ao longo do tempo, a função de modelagem dos comportamentos infantis? Na dinâmica de prevalentes e subordinados, que lugar a escola vem ocupando e que função vem exercendo?

Situação: Em andamento.

(6)

Vinculação: Pesquisadora

5. Lista das orientações de mestrado e doutorado em andamento e as 10 últimas concluídas. Indicar nome do orientando e o título da pesquisa.

Concluídas

1. Floriza Garcia Chagas. Álbum das Meninas, Revista literária e educativa dedicada às jovens brasileiras: estudo de um impresso de Anália Franco (1898-1901). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação. Universidade Federal de São Paulo. Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

2. Márcia Aparecida Colber de Lima. A formação continuada de gestores da Educação Infantil: possibilidades e limites do Programa de formação A rede em rede, ¬a formação continuada na educação infantil. 2016. Dissertação ¬ Universidade Federal de São Paulo.

3. Milena Domingos Belo. A circulação e a apropriação da obra Cuore, de Edmondo de Amicis no Brasil: um estudo das representações de infância e de criança. 2017. Dissertação. Universidade Federal de São Paulo.

Em andamento

1. Alessandra Secundo Paulino. A infância na obra de Francisco Vianna.. Início: 2016. Dissertação. Mestrado em Educação. ¬ Universidade Federal de São Paulo.

2. Valter Andre Jonathan Osvaldo Abbeg. O imaginário dos insatisfeitos e a infância impressa nos livros escolares paulistas (1930-¬1938). Início: 2016. Dissertação. Mestrado em Educação. ¬ Universidade Federal de São Paulo.

3. Rosana Carla de Oliveira. História da instituição educacional Escola Paulistinha de Educação: a construção das práticas pedagógicas cotidianas na Educação Infantil (1971¬- 2016 ). Início: 2016. Dissertação. Mestrado em Educação. Universidade Federal de São Paulo.

4. Juliana dos Santos Camaru. Lutas e mobilizações: a história da creche da Prefeitura de São Paulo. Início: 2016. Dissertação. Mestrado em Educação.¬ Universidade Federal de São Paulo.

5. Maria Silvana Benevides Regina. A representação da infância nas obras de Arnaldo de Oliveira Barreto: educar, civilizar e modernizar o cidadão republicano. Início: 2015. Dissertação. Mestrado em Educação. ¬ Universidade Federal de São Paulo.

6. Fernanda Nunes dos Santos. Entre a arte poética e a educação infantil: uma análise da representação de infância nas obras literárias e pedagógicas de Zalina Rolim (1893¬-1900). Início: 2015. Dissertação. Mestrado em Educação. Universidade Federal de São Paulo.

(7)

6. Link para página do lattes. http://lattes.cnpq.br/7842950333039932

7. Outras informações que forem relevantes.

Orientações de Iniciação Científica concluídas com financiamento:

Milena Domingos Belo. Série graduada de leitura Puiggari-Barreto: artefatos materiais, ideários e práticas na configuração da escola primária paulista (1890 - 1920). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo- FAPESP. Orientador: Claudia Panizzolo.

Thais de Souza. Menezes Vieira: um estudo sobre os livros de leitura para a infância brasileira. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Panizzolo.

Marcella Godinho. A educação de meninos e meninas no Brasil na primeira metade do século XX. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Claudia Panizzolo.

Produção bibliográfica

Artigos completos publicados em periódico 21 Capítulos de livros publicados 8

Livros; Livros organizados ou edições 1

Trabalhos completos publicados em anais de eventos 36

Orientações

Orientação concluída (dissertação de mestrado - orientador principal) 3 Orientação concluída (tese de doutorado - orientador principal) 0

Orientação concluída (supervisão de pós-doutorado) 0

Orientação em andamento (dissertação de mestrado - orientador principal) 6 Orientação em andamento (supervisão de pós-doutorado) 0

Referências

Documentos relacionados

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

APÊNDICE B: Fichas controle para ensaios de toxicidade aguda com Vibrio Fischeri Amostras de Propranolol - 0,0 kGy ENSAIO DE TOXICIDADE AGUDA - Vibrio fischeri Data do

Apesar da melhora de desempenho nas compras dos setores pesquisados, os instrumentos de pesquisa utilizados permitiram verificar que na Universidade Federal de

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas