• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DO MUNiCíPIO DE POÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DO MUNiCíPIO DE POÁ"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MENSAGEM N° 13/2021

Estância Hidromineral de Poá, 14 de abril de 2021.

Excelentíssimo Senhor Presidente,

o

presente projeto teve origem nas proposições da Comissão de A valiação e Controle de Gastos com pessoal (anexo), instituída pela Portaria n" 43.092/2021, que tem a missão, de, nos termos do artigo 2°, "apresentar relatório final com recomendações de medidas a serem adotadas com vistas a reconduzir as despesas com gasto com pessoal aos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/00), bem como prevenir as finanças municipais da projeção de deficit na área de pessoal para 2021, que se encontra no patamar de R$51.627.804,55, nos termos do Decreto Municipal n" 7.731/21, que reconheceu o estado de calamidade financeira e orçamentária neste Município."

Com a proposta, a referida Comissão, composta por servidores ocupantes de cargos efetivos nesta Municipalidade, com representantes de diversas secretarias, apresentam modificações para o enfrentamento da crise orçamentária e financeira vivenciada pela Municipalidade, em especial com medidas que impliquem redução de benefícios, favorecendo que os gastos com folha de pagamento não sigam em constante crescimento, bem como com medidas que importem maior frequência e assiduidade de servidores públicos, diante da necessidade de atender a população em seus serviços essenciais, com um quadro exíguo.

Importante ressaltar que, sob o aspecto legal, o Supremo Tribunal Federal entende pela ausência de direito adquirido a regime jurídico e que, por isso, as condições de prestação de serviço, de sistema de retribuição, de direitos e vantagens, de deveres e limitações podem ser alteradas unilateralmente, por nova Lei (STF, RE 563965/RN). E, em especial para as verbas de caráter indenizatório, como é o caso do auxílio alimentação, o Superior Tribunal de Justiça entende não haver direito adquirido ou garantia da irredutibilidade salarial diante de seu caráter transitório (STJ, AgRg no RMS 18.127/ES).

A medida visa, outrossim, favorecer que o próprio funcionalismo público não padeça com atrasos de salários e demais benefícios, cenário que se vislumbra inevitável caso não sejam tomadas medidas austeras com vistas a reequilibrar as contas da Administração Municipal. Em consequência, a proposta, ao mesmo tempo, é benéfica à população poaense, na medida em que é imprescindível que os serviços públicos prossigam com regularidade na sua prestação.

O momento é de crise e requer união e trabalho conjunto. A Administração Municipal está convencida de que, com a cooperação e compreensão de todos - Executivo, Legislativo, Judiciário, servidores e população - a cidade de Poá Segue ...

(2)

MENSAGEM N° 13/21

... f1s.2 sairá fortalecida desta crise - não enfrentada pelos gestores que me precederam - e retomará, em breve, o seu rumo.

Nesse sentido é que algumas das medidas ostentam expresso caráter

temporário, a exemplo da suspensão dos benefícios contidos nos artigos 36 a 38, da Lei 3.720/14; do §§ 1° a 4° do art. 15, o inciso I do art. 16, art. 22 a 24, da Lei 3.721/14 (progressões); do art. 117, da Lei 3.718/14 e a Lei n" 2.456/95 (auxílio alimentação), e por isso, serão reimplementadas imediatamente pelo Poder Executivo, tão logo os índices de gastos com pessoal estejam dentro dos limites legais.

No alvorecer de um novo tempo para a nossa cidade, teremos condições de, responsavelmente, aumentar quantitativa e qualitativamente os serviços prestados a cada cidadão poaense, bem como, sem nenhuma dúvida, caminharemos no sentido de implementar melhores condições de trabalho, em especial de remuneração, aos nossos valorosos servidores municipais.

Por fim, esclarece-se que a propositura não exige a estimativa prevista no artigo 17, § 1 ° da Lei Complementar n° 101/00, já que não cria ou aumenta despesa, e ainda, consigna-se que o presente projeto foi formalmente modificado com vistas a adequar-se às ponderações realizadas pelas Comissões desta Casa de Leis, quando da ocasião de sua anterior tramitação, sob o n° 18/2021.

Assim, expostas as razões que levam o Executivo à remessa do presente projeto de lei a apreciação EM REGIME DE URGÊNCIA, nos termos da legislação em VIgOr.

Aproveito a oportunid de para renovar a Vossa Excelência e seus Ilustres Pares, protestos de elevada e ti a e distinto apr ço.

MÁRCI PREFEI

(3)

PROJETO DE LEI N° /2021

"ALTERA AS LEIS MUNICIPAIS N° 3.718, 3.720 E 3.721, DE 07 DE MAIO DE 2014 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

A Prefeita Municipal da Estância Hidromineral de Poá;

FAZ SABER que a Câmara Municipal de Poá, aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Art. P. A Lei 3.718, de 7 de maio de 2014, passa a vigorar com as seguintes redações:

"Art. 57 (..)

§ 1°. A readaptação dependerá obrigatoriamente de laudo do médico do trabalho, do Município, que avalie esta condição, apontando as funções que o servidor poderá executar.

Art. 88. Serão consideradas faltas injustificadas aquelas em que o servidor ausentar-se do serviço sem um justo motivo.

Parágrafo único. (..) Art. 89 (..)

§ 2° Não serão permitidas faltas abonadas em emendas de

feriado ou pontos facultativos, bem como em dia que lhes, imediatamente, antecede ou sucede.

Art. 98. (..)

§ 8° Não se considera efetivo exercício para os fins do § 2° deste artigo as licenças de que tratam os incisos I a IV e VII a IX, do art. 135.

(4)

PROJETO DE LEI N° /2021

... fls.2 Art. 99. O servidor desligado perceberá sua gratificação

natalina, proporcionalmente aos meses de efetivo exercício no ano, calculada sobre a remuneração do mês da exoneração, salvo no caso do art. 68, inciso 11

Art. 101 (..)

§ 3° A gratificação de que trata o caput deste artigo será paga no mês subsequente ao da prestação do serviço especial, desde que o

servidor encaminhe relatório de atividades realizadas no mês anterior, até o dia 15, subscrita, por ele e pelo seu superior imediato.

Art. 112. O adicional por tempo de serviço é devido à razão de 5% (cinco por cento) a cada 5 (cinco) anos de efetivo serviço público prestado no respectivo Poder da Estância Hidromineral de Poá, observado o limite máximo de 35% (trinta e cinco por cento) incidente sobre o vencimento do cargo, ainda que nomeado o servidor para ocupar cargo de provimento em comissão ou investido em função gratificada.

§§l°er(..)

Art. 113. Ao servidor público que completar 20 (vinte) anos de serviço público no respectivo Poder da Estância Hidromineral de

Poá, será concedido um adicional denominado sexta-parte,

calculado na proporção de 1/6 (um sexto) sobre o vencimento do cargo de provimento efetivo que ocupa.

Parágrafo único (. . .)

Art. 117. O Vale-Alimentação não será concedido:

1 - proporcionalmente, aos dias de afastamento concedidos nos termos dos arts. 163 e 164;

(5)

PROJETO DE LEI N" /2021

... f1s.3

11 - proporcionalmente, aos dias de gozo das licenças previstas

nos incisos 11 e IV do art. 135;

111 - aos servidores aposentados nos termos do art. 201 da

Constituição Federal.

IV - aos servidores que faltarem injustificadamente por mais de

dois dias, no respectivo mês.

Arf. 149. Será concedida ao servidor licença remunerada para

tratamento de saúde, de horas ou dias, a pedido do médico assistente.

Art.150. Para licença entre 2 (dois) e 15 (quinze) dias será feita

inspeção por médico da rede oficial.

Parágrafo único (. .. )

Art. 156. A prova do acidente em serviço será feita no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, após o ocorrido.

Arf. 157. Após cada 5 (cinco) anos de efetivo exercício, no respectivo Poder, ao servidor será concedida licença especial a título de licença-prêmio de 90 (noventa) dias, com todos os

direitos e vantagens do seu cargo público.

§

r .

1 - faltar, nos termos do art. 88, por 10 (dez) dias ou mais, consecutivos ou alternados;

(. .. ) 111- ...

(6)

PROJETO DE LEI N° /2021

... tls.4

a) para tratamento de saúde, por prazo superior a 30 (trinta) dias,

consecutivos ou alternados;

b) por motivo de doença de pessoa da família, por prazo superior a 10 (dez) dias, consecutivos ou alternados; e

c) .

IV - sofrido penalidade disciplinar, no período aquisitivo;

Art. 158. O gozo da licença-prêmio deverá ser requerido pelo servidor nos 5 (cinco) anos subsequentes à aquisição do direito de que trata o artigo anterior, sob pena de decadência, e a escala atenderá o interesse da Administração, devendo o servidor aguardar em exercício a sua concessão.

Art. 160. A licença-prêmio só poderá ser convertida em pecúnia, no limite de 30 (trinta) dias, a critério da Administração, mesmo

no caso de desligamento do servidor, ressalvada a situação

prevista no inciso 11 do art. 68, em que nenhum pagamento será

devido.

Art. 166 (..)

VI - por 1 (um) dia, a cada trimestre do ano, para acompanhar filho com idade igualou inferior a 14 (quatorze) anos a consulta

ou tratamento médico.

Parágrafo único. Para a comprovação das situações descritas

neste artigo, o servidor deverá apresentar no prazo máximo de 1

(7)

PROJETO DE LEI N° /2021

... fls.5

Art. 170. (..)

Parágrafo único. A compensação deverá ser efetivada até o

termino do período estabelecido em regulamento emanado pela autoridade máxima de cada Poder.

Art. 173. Perderá o direito a férias o servidor que, no período aquisitivo, houver gozado das licenças a que se referem os incisos IL

tu

,

IVe VII do art. 135.

§ 3° Ressalvada a licença-gestante e adotante (art. 135, inc. V), perderá ainda o direito de férias o servidor licenciado sem prejuízo da remuneração, por mais de 30 (trinta) dias,

consecutivos ou não, dentro do período aquisitivo. s s

Art. 2°. Ficam revogados os artigos 84, 86, 87, 129, 134; inciso V do § 1° do art. 157 e os §§ 1° a 4°, do art. 170, da Lei 3.718/14.

Art. 3°. Fica suspensa a vigência dos artigos 36 a 38, da Lei

3.720/14; do §§ 1° a 4° do art. 15, o inciso I do art. 16, art. 22 a 24, da Lei 3.721/14; do

art. 117, da Lei 3.718/14 e a Lei n" 2.456/95.

§1°. A suspensão de que trata o caput perdurará até que a despesa total com pessoal não exceda o limite disposto no parágrafo único do art. 22, da Lei

Complementar Federal n? 101/2000.

§2°. A aferição dos gastos com pessoal de que trata o parágrafo

anterior será realizada ao final de cada quadrimestre, nos termos estabelecidos pelo

caput do artigo 54 da Lei Complementar Federal n? 101/2000, pela Secretaria da Fazenda.

§3°. Verificada a condição de que trata o § 1 ° deste artigo, caberá à Coordenaria de Controle Interno cientificar o Gabinete da Prefeita para que esta determine o reestabelecimento dos benefícios constantes o caput do presente artigo.

Segue ..

(8)

PROJETO DE LEI N° /2021

.

..

.

.

.

.

...

.

...

.

.

.

.

..

.

..

.

..

..

.

.

.

.

..

.

.

.

.

..

..

..

..

.

.

.

...

.

.

...

.

..

...

.

.

..

..

...

.

...

...

.

...

.

.

.

....

..

...

...

.

...

..

.

...

...

.

..

....

..

..

..

.

...

.

.

.

f

1

s.6

§4°. As progressões deferidas na forma dos arts. 36 a 38, da Lei 3.720/14 e dos arts. 15, 16, inciso I e 22 a 24, da Lei 3.721/14, em data anterior a vigência desta Lei serão mantidas em respeito ao direito adquirido.

§ 5°. Enquanto perdurar a suspensão de que tratam o caput e o § 10 deste artigo a Administração Pública concederá 1 (uma) cesta básica mensal para os servidores cuja remuneração bruta mensal não ultrapasse R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais).

Art. 4°. O disposto no art. 83, da Lei 3.718/14, não se aplica aos servidores em regime de escala ou plantão.

Art. 5°. Não se aplica o disposto dos arts. 96 e 97 da Lei 3.718/14 aos servidores efetivos nomeados para cargos de provimento em comissão.

Art. 6°. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PREFEITURA Em 14 de abril

ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE POÁ 21.

Referências

Documentos relacionados

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego

Sentido a necessidade de organizar melhor os louvores de grupo decidi trabalhar neste documento utilizando ferramentas gratuitas.. Por n˜ ao ser vers˜ ao final, n˜ ao deve ser

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre

Será assegurado à pessoa com deficiência o direito de participação no presente processo seletivo, devendo os mesmos entregar, juntamente com os documentos

O grupo de freguesias cujos valores nos dois fatores são mais altos que os valores médios, e que correspondem a áreas com uma estrutura e forma urbana consolidada, com forte