• Nenhum resultado encontrado

PROJETO - REABILITAÇÃO PROTÉTICA DO PACIENTE COM PERDA DE SUBSTÂNCIA NA REGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO - REABILITAÇÃO PROTÉTICA DO PACIENTE COM PERDA DE SUBSTÂNCIA NA REGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Registro 401782 Revisão 05/05/2016 Status Ativo Título

Reabilitação Protética do paciente com perda de substância na região de cabeça e pescoço

Data de início

16/02/2013

Previsão de término

22/12/2017

Data da última aprovação pelo Órgão Competente

18/11/2012

Órgão Competente

Câmara Departamental

CARACTERIZAÇÃO

Ano em que se iniciou a ação

1991

Unidade

Faculdade de Odontologia

Departamento

Depto Clinica Patologica Cirurgia Odontologica

Programa vinculado

SEM VÍNCULO

Principal Área Temática de Extensão

Saúde

Área Temática de Extensão Afim

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Pessoas com Deficiências Incapacidades e Necessidades Especiais

Grande Área do Conhecimento

Ciências da Saúde

Palavras-chave

Prótese Maxilofacial; Protese Ocular; Reabilitação Maxilofacial.

DESCRIÇÃO

(2)

A Prótese BucoMaxiloFacial (PBMF) visa reabilitar o aparelho estomatognático por meio da confecção de peças protéticas específicas para este fim. Além disso, a PBMF é uma especialidade da Odontologia que tem como função restaurar a estética, a função e auxiliar na terapia psicológica. Atualmente é uma Disciplina Optativa da Faculdade de Odontologia da UFMG que tem como finalidades substituir artificialmente um órgão ausente, ou corrigir um órgão deformado.

As perdas de substância na região de cabeça e pescoço podem ser congênitas ou adquiridas, levando à deformidade ou mutilação bucomaxilofacial.

As perdas de substância congênita são representadas principalmente pela fissura labiopalatal. Já as perdas de substância adquiridas são resultantes de acidentes ou cirurgia de tumores. Na oncologia, a terapêutica para ser bem sucedida necessita por vezes ser agressiva, onde se tem as grandes cirurgias produzindo quase sempre, mutilações das mais variadas. Quando isto ocorre na região de cabeça e pescoço, além da deformidade, o estado psicológico do indivíduo fica alterado.

Quando o tratamento desses tumores é realizado com associação de cirurgia e radioterapia, a cirurgia plástica fica prejudicada, pois o leito irradiado está desnutrido e menos vascularizado. A área em que se processam os tempos cirúrgicos de reparação está alterada e impossibilita o uso de enxertos. Neste caso surge como melhor escolha a PBMF que vem como meio auxiliar ou complementar a cirurgia e muita vez passa a ser o tratamento definitivo.

Em Belo Horizonte, a Faculdade de Odontologia da UFMG começou a atuar nesta especialidade com o professor Ubiratan Vianna Novaes, na década de sessenta. Além da disciplina optativa o serviço de PBMF vem atuando também como projeto de extensão, na tentativa de ampliar as vagas para os estudantes e de atendimento ao publico alvo. O projeto de extensão (Prestação de Serviços), apoiados pelo Fundo de Manutenção de Projetos da Faculdade de Odontologia, vem contribuindo de maneira expressiva na reabilitação de pacientes com perda de substância na região da boca e da face. O Projeto é um referencial para pacientes com perda de substância na região da boca e da face, tendo atendido pacientes do município e regiões vizinhas. Desta forma, devido a grande demanda de pacientes com necessidades de reabilitação maxilofacial e importância deste tratamento para essa população, visamos realizar este trabalho em prol da melhoria de recursos humanos e reinserção destes pacientes à sociedade livres dos preconceitos e entraves impostos sobre eles. Além disso, almejamos a ampliação do número de vagas e turmas para que tenhamos maior oportunidade deste conhecimento aos estudantes de odontologia uma vez que é notada cada vez mais a inserção da odontologia hospitalar e a contratação de dentista no mercado de trabalho atuante diretamente com esta demanda de pacientes. Em decorrência dessa ampliação do serviço pleiteamos bolsa de extensão para alunos participantes. O aluno bolsista poderá se dedicar a auxiliar os docentes na organização do serviço, triagem e agendamento dos pacientes, coleta de dados para futuras pesquisas, elaboração de resumos, artigos para congresso científico e material didático, ampliando sua formação e atuação profissional.

Objetivos gerais

O Projeto de Extensão da Disciplina de Prótese Bucomaxilofacial tem como objetivo reabilitar proteticamente pacientes com perda de substância na região da boca e da face.

Objetivos específicos

Desenvolver recursos humanos na especialidade Prótese Maxilofacial na Faculdade de Odontologia da UFMG.

Viabilizar o atendimento de pacientes com problemas congênitos (fissura lábio-palatal e microoftalmia) e problemas adquiridos ( perdas de substância na região facial devido à traumatismos, glaucoma e neoplasias).

Confeccionar próteses oculares, orbitais, nasais, auriculares, obturadoras palatinas e faringeanas

(3)

3

Os pacientes encaminhados pela rede hospitalar de Minas e outros Estados, com necessidade de próteses para a reposição de partes perdidas da boca ou da face serão atendidos nas quintas feiras a tarde e sextas no período da manhã na sala 2118 da Faculdade de Odontologia da UFMG.

1. Exame do paciente: anamnese e exame físico. Levantamento de sua necessidade e o estágio atual da doença ou causa da perda facial ou bucal.

2. Diagnóstico e Plano e Tratamento

3. Tratamento odontológico restaurador ou preventivo e ou necessidade de encaminhamento.

4. Se o paciente estiver pronto para receber a prótese, ele será moldado para dar início ao processo de fabricação da prótese. Não estando pronto, o paciente será encaminhado ao profissional que o atendeu com o pedido de preparar o paciente para que o mesmo possa receber a prótese.

5. Escultura da prótetese e Prova estética e Funcional.

6. Procedimentos laboratoriais: no caso de prótese faciais tem-se a pintura do silicone, onde misturamos os pigmentos dentro do silicone. Este silicone é prensado dentro da mufla, depois de removido o material de escultura. No caso de próteses oculares é realizada a pintura da íris artificial e caracterização da protese. E para prótese bucais os procedimentos convencionais de próteses removíveis. em seguida são realizados outros procedimentos de inclusão, eliminação da cera, prensagem e polimerização do material utilizado na confecção da PBMF.

7. Instalação da PBMF.

8. Acompanhamentos posteriores.

Forma de avaliação da ação de Extensão

O Projeto será avaliado semestralmente pelos integrantes do mesmo (professor coordenador e participantes do projeto de extenção), tendo como referência o cumprimento dos objetivos para o qual ele foi criado.

Serão considerados como critérios de avaliação do coordenador principalmente o seu interesse pelo Projeto, assiduidade e evolução dentro do mesmo. As falhas identificadas no projeto serão sanadas após discussão com os integrantes do mesmo.

A avaliação das próteses é feita pela fotografia antes e depois da confecção. As próteses obturadoras palatinas e faringeanas serão avaliadas tendo-se como base a inteligibilidade da voz.

Site

www.odonto.ufmg.br

Origem do público-alvo

Interno e Externo

Caracterização do público-alvo

Pacientes com perda de substância bucal e facial em decorrência de oncocirurgias, traumas ou doença congênita.

Captação por edital de fomento

Sim

Articulado com política pública

Sim

ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE Plano de atividades

Os alunos realizarão o atendimento clínico dos pacientes, com a confecção de ficha clínica, diagnóstico, plano de tratamento e realização do mesmo. Serão ofertadas 09 vagas. É importante ressaltar como pré-requisito para a inscrição ter cursado a disciplina de Materiais Dentários I.

Plano de acompanhamento e orientação

Os alunos receberão acompanhamento e orientação semanalmente, durante as atividades clínicas. Os alunos bolsistas deverão se reunir com os professores do projeto em horários dedicados a estudos para planejamento dos atendimentos, e execução das atividades didáticas já descritas.

(4)

O processo de avaliação dos alunos participantes será através de orientação e avaliação direta durante os atendimentos clínicos, através de seminários e grupos de discussão realizados dentro dos projetos individualmente e serão conduzidos pelos coordenadores dos projetos. A coordenação do Programa acompanhará o processo de avaliação indiretamente através de reuniões de acompanhamento e avaliação junto com os coordenadores dos projetos vinculados. O aluno bolsista deverá ser avaliado pela sua dedicação, assiduidade e comprometimento a cada semestre.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS Infra-estrutura física

O Projeto de Extensão será realizado na sala 2118 da Faculdade de Odontologia, com laboratório montado para a realização das próteses, uma sala de espera para o paciente não ser alvo de olhares curiosos nos corredores da Faculdade. A infraestrutura para a realização do Projeto está toda montada em uma clínica com três consultórios, Laboratório de Prótese com equipamentos e materiais permanentes. Além disso, ainda temos banheiros masculino e feminino, sala de espera e sala de fonoaudiologia e psicologia. O material de consumo é fornecido pelo almoxarifado da FO-UFMG. Os serviço de esterilização é realizado pela CME, não usamos lavanderia e a faxina é feita por pessoal terceirizado.

Vínculo com Ensino

Sim

Vínculo com Pesquisa

Sim

Público estimado

50

INFORMAÇÕES ADICIONAIS Informações adicionais

Este projeto só poderá ser realizado na sala 2118 da FO-UFMG, que foi construída especialmente para o paciente com mutilação facial, onde ele fica resguardado de olhares curiosos de observadores casuais, evitando assim o seu constrangimento. A sala proporciona maior conforto e comodidade.

EQUIPE

Participação Nome Telefone E-mail Unidade Departamento/

Curso/Setor

Período

Coordenador AMALIA MORENO amaliamoreno@ufmg.

br Faculdad e d e Odontolo gia D e p t o C l i n i c a P a t o l o g i c a C i r u r g i a O d o n t o l o g i c a 16/03/2016 a -PARCERIAS

CNPJ Nome Caracterização Tipo

ABRANGÊNCIAS

Nome Estado Município CEP Detalhes

F a c u l d a d e d e odontologia da UFMG

Minas Gerais Belo Horizonte 30.270-901 Av. Antonio Carlos, 6627

AÇÕES VINCULADAS

Tipo Registro Título da Ação de Extensão Status da

Ação RESULTADOS ESPECÍFICOS Público atingido 0 RESULTADOS GERAIS Data Resultados PRODUÇÕES

(5)

5

acadêmico/científico de cabeça e pescoço. ABDO EA; TRAVASSOS DV; QUEIROZ MM; PAIVA MF; ROSA BLFM; AZEVEDO MN; FERREIRA MP; SANTOS ME; FERREIRA FRC; NORONHA MS; FARIA RL.Reabilitação protética do paciente com perda de substância na região de cabeça e pescoço. XVII Enconttro de Extensão da UFMG.

Trabalho apresentado e m e v e n t o acadêmico/científico

R e a b i l i t a ç ã o o r a l p r o t e t i c a e provisória em paciente acometido por neoplasia

21/08/2014 NORONHA, M. S. ; LANZA, C. R. M. ; BARREIROS, I. D. ; MESQUITA, R. A. ; MORENO, A. Reabilitação oral protetica e p r o v i s ó r i a e m p a c i e n t e a c o m e t i d o p o r neoplasia. In: XXI Jornada Mineira de Estomatologia, 2014.

Trabalho apresentado e m e v e n t o acadêmico/científico

Prótese reparadora auricular em paciente com agenesia bilateral do pavilhão da orelha: relato de caso

21/08/2014 PAIVA, M. F. ; AMARAL, T. M. P. ; ABDO, E. N. ; MESQUITA, R. A. ; MORENO, A. Prótese reparadora auricular em paciente com agenesia bilateral do pavilhão da orelha: relato de caso. In: XXI Jornada Mineira de Estomatologia, 2014.

Anais Reabilitação provisória intra-oral e m c r i a n ç a s a c o m e t i d a s p o r n e o p l a s i a s b e n i g n a s

21/08/2014 NORONHA, M. S. ; LANZA, C. R. M. ; BARREIROS, I. D. ; MESQUITA, R. A. ; MORENO, A. . Reabilitação provisória intra-oral em crianças acometidas por neoplasias benignas. Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Suplemento - Anais da XXI Jornada Mineira de Estomatologia). Belo Horizonte, 2014. v. 12.

Anais Prótese reparadora auricular em paciente com agenesia bilateral do pavilhão da orelha: relato de caso.

21/08/2014 PAIVA, M. F. ; AMARAL, T. M. P. ; ABDO, E. N. ; MESQUITA, R. A. ; MORENO, A. . Prótese reparadora auricular em paciente com agenesia bilateral do pavilhão da orelha: relato de caso. Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Suplemento - Anais da XXI Jornada Mineira de Estomatologia). Belo Horizonte, 2014. v. 12. Trabalho apresentado

e m e v e n t o acadêmico/científico

P r ó t e s e B u c o m a x i l o f a c i a l : A odontologia que une arte, estética e função na reabilitação de pacientes p o r t a d o r e s d e d e f e i t o s m a x i l o f a c i a i s .

21/04/2016 MARTINS AS*, LANZA CRM , MORENO A, BARREIROS ID, MESQUITA RA, ABDO EN, AMARAL TMP, LANZA LD, QUEIROZ MM, AZEVEDO MN, NAVES MC, PAIVA MF, LAGES FS. Prótese Bucomaxilofacial: A odontologia que une arte, estética e função na reabilitação de pacientes portadores de defeitos maxilofaciais. XVIII Enconttro de Extensão da UFMG.

Referências

Documentos relacionados

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

Optamos por escolher o tema gestão democrática a partir do PPP, primeiramente, porque a escola ainda não o possui, e, também, por considerarmos esse documento