• Nenhum resultado encontrado

Foi Ela/Ele Que Começou

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Foi Ela/Ele Que Começou"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Foi Ela/Ele Que

Começou

escrito por

Toni

Brandão

PROF. DR. JOSÉ NICOLAU GREGORIN FILHO

(2)

Buscando o oferecimento de subsídios práticos para o trabalho docente com os livros de literatura para crian-ças e jovens, neste ano a Editora Melhoramentos lança os Projetos de Leitura.

Por que Projeto de Leitura? Porque a atividade de lei-tura compreende sempre um projeto, de conhecimento do mundo e de si, de aperfeiçoamento da linguagem verbal, de conhecer outras realidades, de experimentar sensações e sentimentos diversos.

Os Projetos de Leitura são instrumentos de auxílio ao professor nas atividades de leitura. Evidente que não pre-tendem esgotar as possibilidades de trabalho com a leitura dos livros nem tampouco padronizar o exercício do ato de ler, mas podem ser extremamente úteis aos professores e profissionais da educação para nortear as atividades de leitura.

Eles são concebidos de maneira a abordar a leitura nos seus vários processos, enfatizando as relações do livro com a vida cotidiana do aluno e as relações de intertex-tualidade oferecidas pelo texto, isto é, as relações de forma e sentido que a obra apresenta em relação a outros textos veiculados na e pela sociedade (livros, filmes, textos, entre outros), mas sem as tentativas de reducionismo das obras que algumas fichas de leitura do passado eram capazes de fazer.

Para a equipe de divulgação escolar, os Projetos de Lei-tura podem ser mais um importante instrumental para um conhecimento detalhado das obras, além de oferecer atividades a ser sugeridas aos educadores.

(3)

Os Projetos de Leitura contêm as seguintes etapas: a) Palavras iniciais

Nessa parte do projeto, o professor será informado sobre a adequação da obra ao tipo de leitor1 e a série mais apropriada para sua leitura, sobre as possibilidades de utilização do projeto como um guia para o desenvol-vimento de atividades em consonância com o projeto político-pedagógico da escola, bem como sobre possíveis caminhos complementares a este guia, a fim de que este projeto não se torne um elemento de redução da leitura literária e da construção de leitores.

b) Sobre a obra

Aqui, são inseridas informações gerais sobre cada obra específica:

• o gênero textual predominante na obra e suas peculiaridades quanto à estrutura;

• breve resumo da obra (podem ser inseridas as observações da quarta capa do livro);

• dados sobre o autor, se necessário;

• informações sobre a inserção do livro numa coleção (se for o caso).

Além desses itens, são oferecidas informações sobre a adequação da obra aos Parâmetros Curriculares Nacio-nais, relações com temas transversais e outras leis

educa-1. A indicação da adequação do livro ao tipo de leitor deve ser analisada pelos educadores, a fim de que sejam verificadas as competências das crianças lei-toras em cada realidade escolar.

(4)

cionais, com o objetivo de tornar a escolha da obra pelo professor mais fundamentada e segura.

c) A leitura e suas etapas

Nesse ponto do projeto, são enumeradas algumas ativi-dades de preparação para a leitura, geralmente elaboradas e executadas pelo professor de Língua Portuguesa, com a finalidade de exploração da temática da obra. Podem ser debates sobre o tema do livro, projeção de filmes2 e até leituras e pesquisas em outros suportes textuais com o objetivo de despertar o interesse do aluno para o livro em questão.

Em todos os projetos, procuram-se atividades de prepa-ração para a leitura que contemplem situações mais des-contraídas, de modo a mostrar ao aluno a leitura como atividade prazerosa e de fundamental importância nas relações humanas.

Nessa parte, são propostas atividades que também pro-piciam maior relação do aluno com o contexto de produ-ção da obra, de seu microuniverso textual, bem como as relações com a sua vida cotidiana.

d) Sugestões de atividades

As atividades oferecidas nessa etapa do projeto referem--se às propostas de atividades de leitura e têm início na preparação para a leitura, tanto do texto verbal como do texto visual, atividades que contribuem para a constru-ção da obra, além de outros elementos internos do texto e

2. Quando são sugeridos os filmes, é importante que o professor tenha em mente a possibilidade de trabalho com curtas-metragens e peças publicitárias; desse modo, o aluno adquire maior competência de leitura.

(5)

do universo de sua produção merecedores da atenção por parte do professor, como:

• a divisão da obra em capítulos;

• a inserção de outros gêneros na obra;

• as ilustrações;

• os elementos estruturantes da narrativa;

• o(s) papel(éis) do narrador;

• a linguagem utilizada.

Verificam-se nessa etapa atividades que partem da lei-tura como importante prática de interação pela lingua-gem e a ela retornam, sempre com o objetivo de ampliar a competência textual do aluno e possibilitar a integração com as múltiplas linguagens e códigos da sociedade con-temporânea.

e) Trabalhos interdisciplinares3

Essa parte do projeto tem a finalidade de propor apenas um breve inventário de possíveis trabalhos da temática do livro em diferentes disciplinas, para o desenvolvimento de atividades que possibilitem um projeto de ensino que atenda à formação global do aluno, não a simples inter-seção de conteúdos.

Assim, propõe-se, nessa etapa, a inclusão de trabalhos das diversas disciplinas estruturantes do currículo no sentido de contribuir para que o professor de Língua Portuguesa consiga levar o aluno à contextualização da obra de maneira mais ampla, concreta e relevante para

3. Note que a interdisciplinaridade tem início na formulação dos objetivos edu-cacionais, isto é, só pode ser interdisciplinar um projeto de ensino que tenha como objetivo a formação integral do indivíduo.

(6)

a formação integral do aluno como sujeito agente na sociedade.

Interessante perceber que as atividades que envolvem a interdisciplinaridade não precisam acontecer simul-taneamente. Determinadas disciplinas podem oferecer subsídios para uma leitura posterior da obra e vice-versa, proporcionando conteúdo para discussões em outras dis-ciplinas.

f) Proposta de avaliação

A avaliação do processo de leitura de uma obra não deve se pautar apenas por provas ou trabalhos escritos; o próprio ato de ler deve ser valorizado, tornar -se crité-rio e propiciar instrumentos de avaliação. Desse modo, cada obra ou gênero pode comportar a recomendação de diferentes instrumentos e critérios de avaliação pelo professor, favorecendo a mudança gradual da cultura de avaliação do texto literário.

ELABORAÇÃO: José Nicolau Gregorin Filho. Licenciou-se em Letras pela

Unimauá, de Ribeirão Preto, onde exerceu diversos cargos até chegar a vice-reitor. Especializou-se em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp de Araraquara, onde se tornou mestre e doutor em Letras. Possui vários artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior sobre suas pesquisas em Literatura Infantil e Juvenil. É parecerista ad hoc do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Atualmente, é docente da área de Literatura Infantil e Juvenil, docente e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo.

(7)

PROJETODELEITURA

Foi Ela/Ele Que Começou

TONIBRANDÃO

13,5 x 20,5 cm, brochura, 88 páginas

PALAVRAS INICIAIS · · · · O livro Foi Ela/Ele Que Começou, de Toni Brandão, pode ser indicado para o leitor em processo do 5.o ano do ensino fundamental.

Nesse projeto, o professor encontrará sugestões de atividades que buscam explorar de maneira abrangente a leitura da obra. Evidente que ele não pretende esgotar todas as possibilidades de trabalho em sala de aula nem todas as perspectivas de leitura do livro, visto que o lei-tor, em virtude de sua experiência de vida e relações com outros textos, pode investir a obra de novos significados e interpretações.

Há necessidade de o professor refletir sobre a adequa-ção dessa obra ao projeto político -pedagógico de sua escola e ampliar as possibilidades de utilização desse pro-jeto de leitura, adequando -o às especificidades de cada grupo de alunos, a fim de que ele não se torne um ele-mento de redução da leitura da obra literária, mas consiga promover a construção de leitores mais plurais.

(8)

SOBRE A OBRA · · · · Foi Ela/Ele Que Começou narra, de maneira diver-tida e descompromissada, passagens da amizade atri-bulada entre os gêmeos Pisco e Gute. As versões de cada um sobre um episódio ocorrido durante a ausên-cia dos pais e que culminou com a quebra da televisão dividida entre os dois dão margem a longas conver-sas sobre o relacionamento entre irmãos e os vínculos familiares.

ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA · · · · As atividades aqui enumeradas fazem parte da prepara-ção para a leitura e têm por objetivo despertar o interesse do aluno para a leitura de Foi Ela/Ele Que Começou.

Uma interessante atividade de sensibilização para a leitura da obra seria uma roda de conversa que versasse sobre a composição familiar de cada um dos alunos e seu relacionamento com os irmãos.

Nessa roda, os alunos podem se expressar livremente e contar episódios engraçados envolvendo ações que, por suas consequências, necessitaram de explicações aos pais.

LEITURA DA OBRA · · · · O processo de leitura da obra deve ser composto de atividades que contemplem o seu universo textual; assim, deve conduzir à exploração desse universo, partir dele e a ele retornar.

(9)

a) Como os protagonistas trabalham um mesmo fato em duas versões? Quais as estratégias discursivas de que lan-çam mão para justifi car a veracidade da sua versão? O professor pode dividir a classe em grupos e, em seguida, discutir as passagens mais elaboradas.

b) O professor pode colocar um fato corriqueiro para ser contado em duas versões e então simular um júri para escolher a versão mais convincente.

c) Como o livro também aborda as difi culdades de rela-cionamento entre irmãos, pode ser proporcionado um encontro de alunos e pais com profi ssionais da área de saúde (médicos e psicólogos, entre outros), para que se discuta o tema a partir de diferentes pontos de vista.

d) Aproveitar as atividades anteriores e discutir veracidade e verossimilhança com seus alunos a partir das histórias de Pisco e Gute narradas na obra.

Por meio dessas atividades, além de o professor explo-rar os aspectos literários da ficção, conseguirá também importantes atividades de uso da linguagem e reflexões sobre as variações linguísticas.

TRABALHOS INTERDISCIPLINARES · · · · Além das atividades sugeridas para a área de Língua Portuguesa, o livro Foi Ela/Ele Que Começou pode pro-porcionar a discussão dos seguintes temas transversais:

• ética;

(10)

Dessa maneira, integrará as seguintes áreas: Ciências:

• discutir questões relacionadas à adolescência, à sexualidade e à afetividade;

• entender o processo de geração de energia elétrica e a neces-sidade do uso consciente.

História:

• entender a história como memória escrita a partir de dife-rentes pontos de vista. O professor pode elencar fatos histó-ricos interpretados de diferentes maneiras; por exemplo, a descoberta do Brasil;

• discutir a importância da ética na construção da história.

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO · · · · A avaliação do processo de leitura de uma obra não deve se pautar apenas por provas ou trabalhos escritos; o próprio ato de ler deve ser valorizado, tornar -se critério e propiciar instrumentos de avaliação.

Desse modo, a obra pode comportar uma avaliação contínua e formativa, considerando os resultados das atividades das diversas disciplinas envolvidas no projeto de leitura, com o objetivo de levar o aluno a perceber a gama de relações interdisciplinares que envolvem a lei-tura literária. Assim, são sugeridas avaliações de todas as atividades propostas nas diferentes fases de leitura do texto, todas valorizando as impressões de leitura e a con-textualização da obra.

(11)

Pode valer como instrumento de avaliação a montagem de um texto em que esteja presente mais um personagem para a criação de outra versão sobre a quebra da televisão.

(12)

Referências

Documentos relacionados

cujo locutor deixa entender que ele teria mais coisas fundamentais a dizer, mas que não o faria naquele lugar e momento. Essas “passagens de retenção” remetem ao ensino oral

de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande. Grupos taxonômicos da macro e mesofauna edáfica em área de caatinga. Perfil

o Dominio Setentriona1, tern como limite norte os metassedi mentos do faixa Apiai, a su l a linhSl EW do "front" de cavalgamentos que os separa dos ortogranu1itos do

(Money is anything that serves the Function of providing a temporary abode of purchasing power).. Wq

Mesmo assim, ainda resultam embriões tidos como “inviáveis”, ou seja, que não podem ser manipulados, ou melhor, não ocasionarão o fruto desejado no ventre feminino,

Segundo Cabello (1996), um emissor autocompensante apresenta o expoente da equação característica da vazão em função da pressão variando entre 0 a 0,4, informação

CARACTERÍSTICAS DE SEGURANÇA - Cinto de segurança para recém nascido, alarme de alta temperatura limitado em 40ºC, Alarme de tensão de baterias, Temperatura da superfície

DEBORA FILGUEIRAS SAMPAIO REGIONAL JATAI BOLSA DE ESTAGIO 364,00 DEBORA MIDORI SATO CENTRO EDITORIAL E GRAFICO BOLSA DE ESTAGIO 364,00 DEBORAH ALMEIDA DOS SANTOS