• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM DA PARÓQUIA ARMÊNIA CATÓLICA CATEDRAL SÃO GREGÓRIO ILUMINADOR *** CELEBRAMOS A FESTA DO PADROEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM DA PARÓQUIA ARMÊNIA CATÓLICA CATEDRAL SÃO GREGÓRIO ILUMINADOR *** CELEBRAMOS A FESTA DO PADROEIRO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

São Paulo – Brasil – 5º Ano N

o

19-Jul/Ago/Set -2005

BOLETIM DA PARÓQUIA ARMÊNIA CATÓLICA

CATEDRAL SÃO GREGÓRIO ILUMINADOR

***

CELEBRAMOS A FESTA DO PADROEIRO

Dom Vartan W. Boghossian, sdb Bispo dos Armênios Católicos da América Latina

Os Armênios celebram três festas do seu Apóstolo, Gregório, o Iluminador: A primeira é a entrada de São Gregório no fosso profundo, onde fora jogado para morrer. A segunda, a saída do santo desse fosso, treze anos mais tarde, para curar o rei pagão da Armênia, Teredat III. Finalmente, a terceira e última, o encontro das relíquias de São Gregório no deserto, onde, como anacoreta, transcorreu os últimos anos de sua vida.

A Comunidade Armênia Católica celebrou no dia 19 de junho passado, a festa do Encontro das Relíquias, a sua Festa Patronal.

A preparação foi realizada com um "Tríduo" de Domingos. Em cada um deles um terço das famílias da Comunidade foi convidado, nominalmente, a fazer a sua homenagem e consagração ao santo Patrono, diante do belíssimo ícone de São Gregório, localizado em lugar privilegiado da igreja Catedral.

O centro da festa foi a celebração da Divina Liturgia. Essa Santa Missa contou com a presença de Mons. Dario Bevilaqua, representante do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, impedido por motivo de atividades pastorais, dos Padres Eduardo Torres e Carlo Seno, salesianos e do Pe. Sebastião Barbosa, missionário na Armênia. A Missa foi celebrada por intenção de todas as nossas famílias, especialmente dos jovens e crianças, dos doentes e dos que sofrem, no corpo ou no espírito.

Uma multidão participou da festa social que logo em seguida se realizou nos amplos pátios da paróquia: churrasco, numerosas barracas, diversões para crianças, música ao vivo: contamos com a gentil e profissional colaboração de nossos cantores Adur e Margareth Kiulhtzian. Todos elogiaram a organização e o ambiente reinante. Uma festa que se supera a cada ano, constituindo um marco anual da Coletividade armênia de São Paulo. A presença do Emmo. Cardeal Cláudio Hummes, do Exmo. Arcebispo Armênio Apostólico, Datev Karibian, do bispo Maronita, Dom Joseph Mahfouz, e numerosos outros convidados de honra, deram um tom especial a essa grande festa.

A fé nos foi transmitida pelo Iluminador. É necessário darmos uma resposta positiva a essa fé que recebemos no sacramento do Batismo. Não podemos viver de juros, da fidelidade demonstrada por nossos antepassados. Devemos dar uma resposta pessoal a Deus que quer nos salvar.

Parabéns à Diretoria da Paróquia, à Comissão de Senhoras e a todos os colaboradores pelo grande esforço, coroado de êxito!

(2)

JOÃO PAULO II, O GRANDE,

PARTIU DEIXANDO SAUDADES

No dia 2 de abril faleceu o João de Deus, o Papa santo, sábio, humanista, apóstolo incansável, peregrino da paz.

Seu amor pelas Igrejas Orientais foi grande. Convidou toda a Igreja a respirar com seus dois pulmões: o oriental e o ocidental. Aprovou, em 1990, o “Código dos Cânones das Igrejas Orientais”, presidiu a abertura do Jubileu dos 1.700 anos de Cristianismo da Armênia na patriarcal Basílica de São Pedro e visitou, como peregrino, a Armênia.

A Igreja louva a Deus pelo dom deste Papa.

DADOS ESTATÍSTICOS - João Paulo II proclamou

1.338 Beatos e 482 Santos, nomeou 231 cardeais, presidiu 15 assembléias no Sínodo dos Bispos.

Nenhum outro Papa encontrou-se com tantas pessoas:

mais de 17.600.100 de peregrinos nas mais de 1.160 audiências gerais, sem contar as audiências especiais e as cerimônias religiosas (mais de 8 milhões de peregrinos durante o Grande Jubileu do ano 2000) e os milhões de fiéis que o Papa encontrou durante as visitas pastorais efetuadas na Itália e no resto do mundo. Foram 38 as visitas oficiais, 737 as audiências ou encontros com Chefes de Estado e 245 as audiências e encontros com Primeiros Ministros.

DOCUMENTOS

-

Entre seus principais documentos incluem-se: 14 Encíclicas, 15 Exortações Apostólicas, 11 Constituições Apostólicas e 44 Cartas Apostólicas. Como Papa, publicou 5 livros: “Cruzando o umbral da esperança”; “Dom e Mistério, no qüinquagésimo aniversário de minha ordenação sacerdotal”; “Tríptico romano – Meditações”, livro de poesias; “Levanta! Vamos!” e “Memória e Identidade”.

VIAGENS PASTORIAS - Desde o início de seu pontificado, em 16 de outubro de 1978, o

papa João Paulo II realizou 104 viagens pastorais fora da Itália e 146 pelo interior do país. Como Bispo de Roma visitou 317 das 333 paróquias romanas.

JOÃO PAULO II NO BRASIL A primeira visita realizou-se em junho de 1980. Foram 12

dias em terras brasileiras, durante os quais João Paulo II pronunciou 51 discursos. Em junho de 1982 João Paulo II fez uma visita mais curta ao Brasil, de apenas dois dias. Em 1991, a visita pastoral de João Paulo II durou dez dias. Foram 31 discursos. A sua última visita, em 1997, foi marcada pelo II Encontro Mundial do Papa com as Famílias, realizado no Rio de Janeiro. Em seu discurso de despedida, João Paulo II declarou: “Na minha memória ficarão para sempre gravadas as manifestações de entusiasmo e de profunda piedade deste povo generoso da Terra da Santa Cruz que, junto à multidão de peregrinos, provindos dos quatro cantos do mundo, soube dar uma pujante demonstração de fé em Cristo e de amor pelo Sucessor de Pedro”.

Ŧ

Takavor Sistemas

Consultoria, Projeto e Implantação

de Sistemas de Informação (ERP, BI, EIS) takavor@superig.com.br / (11) 9788-1952 Propaganda do Mario Tchakerian Filho

(3)

BENTO XVI

O NOVO DOM DE DEUS À IGREJA

Nossa Paróquia juntamente com o Exarcado Apostólico Armênio da América Latina saúda, com filial devoção, Sua Santidade o Papa Bento XVI.

Em três dias o Conclave, guiado pelo Espírito Santo, elegeu o 265º Sucessor de Pedro, na pessoa do benemérito Cardeal Joseph Ratzinger, até então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Tem 78 anos de idade e nasceu na Alemanha, no fim da segunda guerra mundial. Sacerdote desde 1951, foi nomeado Arcebispo de Munique, na Bavária, em 1985. Era Cardeal desde 1977, destacando-se como grande teólogo.

Como Bispo de Roma ele é o Vigário de Jesus Cristo, Sumo Pontífice, Patriarca do Ocidente, Soberano do Estado da Cidade do Vaticano, Servo dos Servos de Deus.

O próprio Papa explicou a escolha do nome. Motivou a escolha São Bento, Patrono da Europa e seu antecessor, Bento XV, um Papa que tanto fez pela paz, pelo ecumenismo e pelos armênios.

Ele pontificou durante a segunda guerra mundial e o Genocídio armênio. Foi o primeiro a levantar a voz para denunciar essa tragédia humana. Na morte do grande Papa, Boghos Noubar, presidente da Delegação Armênia, enviou ao Vaticano o seguinte telegrama: “A Delegação Armênia na Conferência de paz, desolada com a morte de Bento XV, protetor e benfeitor dos Armênios, se permite de depositar aos pés de Vossa Eminência os mais sinceros sentimentos de pêsames”. Os armênios foram os principais promotores e patrocinadores da bela estátua de bronze do Papa Bento XV, colocada no coração da catedral do Santo Espírito em Constantinopla com a seguinte inscrição: “Bento XV, benfeitor dos povos, sem distinção de nacionalidade e de religião, em sinal de gratidão”.

Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Votos de um profícuo apostolado ao Santo Padre Bento XVI!

DOM NICHAN KARAKEHEYAN, NOSSO EX-PÁROCO,

NOMEADO ARCEBISPO PARA A ARMÊNIA

Um dos últimos benefícios para a Comunidade Armênia, do Santo Padre João Paulo II, foi a nomeação de D. Nichan Karakéheyan, até então da eparquia de Ispahan no Iran, Ordinário para os Armênios Católicos da Europa Oriental, com o título de Arcebispo. Sucedeu a Dom Nersés Der-Nersessian, que renunciou devido à idade avançada.

Nascido na Grécia em 17 de abril de 1932, Dom Nichan Karakéheyan fez seus estudos de Filosofia e Teologia em Roma, na Universidade Gregoriana. Aos 12 de julho de 1960 foi ordenado Sacerdote. Exerceu seu apostolado no Líbano, Grécia, Egito e Brasil. Foi nosso 5º Pároco, e por seis anos, de 1978 a 1984, deixando uma ótima lembrança pela sua dedicação, apostolado e grande armenidade.

Em 1988 foi nomeado Administrador Patriarcal da Grécia e em 1991, Ordinário para os Católicos de rito armênio na Grécia e Visitador

Apostólico dos armênios católicos da Europa Central. Em 1993 foi nomeado Vigário Geral dos armênios católicos, na Armênia. No dia 27 de setembro de 2000 foi nomeado Bispo de Ispahan (Teheran). No dia 2 de abril deste ano foi nomeado Arcebispo, Ordinário dos Armênios Católicos da Armênia e Europa Oriental, com sede na cidade de Gumri, no norte da Armênia.

Dom Nichan estará entre nós no final do mês de outubro, acompanhando Sua Beatitude nosso Catolicós Patriarca, em sua primeira visita pastoral à América Latina. Parabéns e bem-vindo!

(4)

70º ANIVERSÁRIO DA COMUNIDADE ARMÊNIA CATÓLLICA DO BRASIL

UM POUCO DE HISTÓRIA (II)

Mons. Gabriel Chadarevian

CONDECORAÇÃO PARA O SR. AFONSO KHERLAKIAN

No dia 8 de abril de 1951, o Sr. Afonso Kherlakian foi agraciado com a “Cruz Lateranense - 1ª classe”, da Santa Sé. Foi-lhe entregue, por delegação, pelo Pároco, Pe. Gabriel Chadarevian, no salão da igreja São Cristóvão, da Luz. A solenidade contou com a presença de parentes, numerosos amigos e admiradores do homenageado. Em regozijo desse fausto evento a União da Juventude Armênia Católica de São Paulo organizou, no dia 6 de maio, um grandioso piquenique no magnífico parque de Caieiras, com a participação de boa parte da Colônia armênia.

A REORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE DAS DAMAS ARMÊNIAS

CATÓLICAS E A CRIAÇÃO DA PIA UNIÃO DAS FILHAS DE MARIA

Outra importante iniciativa, ainda em 1951, foi a reorganização da Sociedade das Damas Armênias Católicas. Foi eleita a saudosa e nobre senhora Ana Kherlakian como Presidenta e a distinta senhora Nuritza Kalaidjian como Vice-presidenta. A esta Sociedade Beneficente seguiu a criação da Pia União das Filhas de Maria, que muito contribuiu com a Paróquia, promovendo inclusive a freqüência assídua às Santas Missas dominicais. Foi ocasião também para que muitas das integrantes encontrassem o seu “príncipe encantado”. Aos poucos, infelizmente, o número das Filhas de Maria foi se reduzindo, tornando-se difícil aumentá-lo novamente.

A OFICIALIZAÇÃO DA MISSÃO ARMÊNIA CATÓLICA DE SÃO PAULO

No dia 8 de julho de 1954 a Assembléia da Comunidade Armênia Católica de São Paulo requereu a oficialização da “Missão Armênica Católica de São Paulo” que teve posteriormente seus estatutos aprovados canonicamente pelas autoridades eclesiásticas e oficialmente registrados no Primeiro Oficio de Títulos e Documentos de São Paulo, aos 14 de agosto de 1954. Desta forma, a Missão passou a ser, juridicamente, reconhecida pelo Governo.

Na mesma Assembléia foi constituída a primeira Diretoria oficial da Missão, assim composta: Presidente: Artin Kalaidjian. Secretário: José Tchakerian. Tesoureiro: Chaham Ekizian. Conselheiros: Kevork Abrikian, Minas Yapudjian, Hagop Sivzatian, Kevok Pambukian, José Abrikian, Astur Tchakerian, Selim Kherlakian, Garabed Abrikian e Nazaret Zeitunlian.

A VISITA DE DOM CIRILO ZOHRABIAN A SÃO PAULO

Em março de 1954 chegou a São Paulo, como Visitador patriarcal às

Comunidades Armênias Católicas da América do Sul, S. Excia. Dom Cirilo Zohrabian, bispo na Síria. Transcorreu entre nós seu Jubileu de Ouro sacerdotal.

Lançou a campanha para a construção de uma igreja, sonho que posteriormente se realizou com a construção da igreja São Gregório Iluminador. Dom Cirilo Zohrabian soube conquistar a estima e a confiança da Comunidade que passou a considerá-lo como o seu futuro Bispo. A campanha foi bem sucedida graças à dedicação e aos esforços das três comissões de Diretores que visitaram todas as famílias, procurando adesões. Dom.Cirilo abriu o Livro de Ouro com a oferta de mil dólares.

Sua visita será sempre lembrada por todos aqueles que o conheceram de perto, na Igreja São Cristóvão da Luz, no Centro Armênio apostólico e nos outros lugares por onde passou.

(5)

FALECIMENTOS

Voltaram à casa do Pai:

31/03 – José Santurian, em São

Paulo, aos 65 anos. Esposa: Natália Aparecida Silva. Filhos: Leila e José Roberto.

30/05 – Wartevar Boyadjian, em Americana, aos 75 anos. Esposa: Dietlind Jahn Boya-djian. Filhos: Cristiane e Ale-xandre Nersés. Um neto.

07/06 – Feridé (Susana)

Tcha-kerian Yenikomshian, em São

Paulo, aos 74 anos. Viúva de Minás Yenikomshian. Filhos: Marco Antônio, Marly e Mar-cia. Quatro netos.

19/06 – Chaquê (Lúcia)

Top-djian Baboghlian, em São

Pau-lo aos 69 anos. Viúva de Bedrós Bedoghlian. Filhos: Antônio, Robert, Sônia e Tânia Cristina. Seis netos.

Nossas preces e nossos sentimentos de pêsames às famílias enlutadas!

ATIVIDADES PAROQUIAIS

1- Um grande êxito o Bingo beneficente realizado pela Comissão de Damas, no dia 14 de abril, na

Pizzaria Cristal. Houve grande participação e bom resultado. Parabéns!

2- Foi muito aplaudida a apresentação em nossa Catedral, na noite do dia

6 de maio, do Coral “Audi Coelum”, do maestro Roberto Rodrigues. Nesse concerto religioso foram magistralmente executadas três músicas sacras da Missa armênia: “Surp, surp”, “Marmím derunagán” e “Der voghormiá”.

3- A celebração do 90º Aniversário do

Genocídio em São Paulo foi muito solene. Nosso Bispo, Dom Vartan Boghossian e o Sr. Elie Chadarevian, membro da Diretoria, participaram da Comissão Central da Coletividade, presidida, com maestria, pelo Cônsul Geral da Armênia, Sr. Ashot Yeghiazarian. Foi publicado um importante livro referente à data. A Celebração Ecumênica em nossa Catedral, no dia 23 de Abril, foi comovente. O coral foi composto pelas três Igrejas armênias, sob a regência do nosso Prof. Yuri Jaruskevicius.

4- Dona Olga Scudeller Boghossian, mãe de nosso Bispo, celebrou 90 anos no dia 29 de abril, com

uma santa Missa armênia, no interior do estado de São Paulo, reunindo seus familiares para render graças a Deus. Parabéns!

5- No dia 16 de junho Dom Vartan participou, na PUC de São Paulo, do lançamento do “Compêndio

da Doutrina Social da Igreja” pelo Cardeal Renato Raffaele Martino, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, organizador do compêndio.

6- Dois de nossos jovens, os irmãos Eduardo Ohannes e Danielle Marzbanian, com trajes típicos

armênios, participaram da reza do Rosário, em armênio, na Catedral da Sé de São Paulo, no dia 25 de junho.

(6)

PARA REFLETIR

O SINAL DA CRUZ OU O AMOR?

Um Bispo estava examinando a aptidão de um grupo de candidatos ao Batismo.

- Qual é o sinal que permite aos outros reconhecerem que vocês são católicos? – perguntou. Não houve resposta. Evidentemente, ninguém esperava essa pergunta. O Bispo repetiu a pergunta. Depois, perguntou de novo, desta vez fazendo o Sinal da Cruz, para dar aos outros uma pista para a resposta certa.

De repente, um dos candidatos respondeu. - Amor – disse ele.

O Bispo ficou surpreso. Ia dizer “errado”, mas se conteve na hora H.

(texto extraído do livro “O enigma do Iluminado” de Anthony de Mello)

MEMÓRIA DOS FIÉIS FALECIDOS

São recordados os fiéis falecidos de todo o Brasil.

A foto deles, se consta em nossos arquivos, é colocada na entrada da igreja.

Da 1ª quinzena de julho

Santa Missa no Domingo, dia 10

ANANIAN, Georges Onig ... 12 07 1977 ARAKELIAN, Hampartsum Nazar ....11 07 2000 BABOGHLIAN, Anna Hovsep ... 04 07 1954 BABOGHLUIAN, Alsina da Conc. .. 14 07 1991 BOGHOSSIAN, Farha ... 09 07 1965 BOGHOSSIAN, Sempat …………... 04 07 1993 BORSALI, Michel Albert …………. 08 07 1963 GHOUGASSIAN, Georges Asdour .. 08 07 1997 HADIKIAN, Bedros ……….. 08 07 1983 HAJJAR, Fadel Naoum ……… 01 07 2004 HASSESSIAN, Haroutiune ……….. 13 07 1980 HASSESSIAN, Zaruhi Zeitunlian …. 05 07 1997 INDJEIAN, Hovhannes ……… 07 07 1974 KHERLAKIAN, Cynthia …………... 06 07 1983 KHERLAKIAN, Hatuna Semerdjian 01 07 2000 KHERLAKIAN, Veronika ………… 05 07 1959 KODJAIAN, Hovsanna ……..……... 12 07 1988 KURDOGLIAN, Arminé Dichtchek.. 01 07 1998 MALDJIAN, Antonio ………... 05 07 2004 MIRZEYAN, Anna ……… 02 07 1980 OHANNESIAN, Artin ……….. 05 07 1981 TARAKDJIAN, Arminda Moraes …. 14 07 1985 TCHAKERIAN, Nazareth …………. 07 07 1999 TCHAKERIAN, Peniamin ...………. 08 07 1977 TILKIAN, Rupen …………...……... 11 07 1985

TOMASSIAN, Armenag …………... 02 07 1967 USTABACHIAN, Mariam Dermen. . 04 07 1974 YAPUDJIAN, Minás ………. 07 07 1990 ZEYTOUNLIAN, Setrak ... 03 07 1971

Da 2ª quinzena de julho

Santa Missa no Domingo, dia 24

BOGHOSSIAN, Ardaches ... 30 07 1988 BOGHOSSIAN, Gosmã ... 27 07 1941 FETULAHIAN AMBROS. Adelina . 17 07 1985 GASPARIAN, Sérgio ……… 23 07 1960 HADIKIAN, Techegun Tossunian … 24 07 2004 JANDIAN, Artin ………... 25 07 1980 KASSABIAN, Selim ……….. 26 07 1985 KHERLAKIAN, Robert ……… 23 07 2002 KURKDJIAN, Gadariné ……… 29 07 2002 KURKDJIBACHIAN, Afonso …….. 23 07 1988 MALDJIAN, Simon Minás ………... 27 07 1957 MIKAELIAN, Mariam ……….. 22 07 1964 PAJANIAN, Haigowi Kazandjian … 23 07 1995 SANTURIAN, Lúcia Augusto ……... 20 07 1993 SEMERDJIAN, Anísia Tchakerian .. 17 07 1999 SEMERDJIAN, Vincent Sarkis ….... 24 07 1995 SPANPINATO, Salvatore ... 25 07 1995 TCHAKERIAN, Siranuche Tchobad. 24 07 1969 TERZIAN, Hagop ... 24 07 1979

Programa: “ARMÊNIA VIVA”, pela Rádio Trianon, 740 AM,

aos Domingos, das 21:30 às 22hs.

(7)

NOSSA GENTE

BATISMOS

Tornaram-se filhos adotivos de Deus pelo Batismo e Crisma:

09/04 – Mirella Tchakerian Freire, filha de Maurício Antonio Freire e Elaine Cristina Tchakerian F. Foram Padrinhos: Marcelo Bringel Vidal e Kátia Ani Tchakerian Vidal.

15/05 – Bruna Figueiredo Ekizian, filha de Charles Garabet Ekizian e Telma Maria de Figueiredo E. Foram Padrinhos: Carlos Eduardo Equizian e Liliane Adriele Kolanian Equizian.

05/06 – Victor Arthur Ohannesian, filho de Marcelo Artur Ohannesian e Lucilene Serrano Ohan. Foram Padrinhos: Fábio Yaroussalian e Renata Haleblian Yaroussalian.

11/06 – Luiza Burr Afetian, filha de Roberto Afetian e Mara Christine Burr Afetian. Foram Padrinhos: Antonio Sollitto Filho e Úrsula Annemarie Burr.

11/06 – Alexandre Burr Afetian, filho de Roberto Afetian e Mara Christine Burr Afetian. Foram Padrinhos: Karl Peter Burr e Dominique Afetian Sollitto.

CASAMENTOS

Uniram-se, diante de Deus, pelo sacramento do Matrimônio:

16/04 – Rômulo Rondini e Rosane Markarian.

Ele: filho de Ademir Rondini e Aparecida de Fátima Jacinto Rondini Ela: filha de Bedros Iskandar Markarian e Hasnik Markarian.

27/05 – Eduardo Semerdjian e Maria Cristina Ohannesian.

Ele: filho de Vincent Sarkis Semerdjian e Anísia Tchakerian Semerdjian. Ela: filha de Gregório Ohannesian e Lucin Adikian Ohannesian.

28/05 – Elie Chadarevian e Ariadne Guimarães Dias.

Ele: filho de Antoine Ohannes Chadarevian e Loutfie M. Sivzatian Chadarevian. Ela: filha de Ayres Boavista Dias e Mariza Guimarães Dias.

PRIMEIRA VISITA PASTORAL

DE NOSSO CATOLICÓS PATRIARCA

SUA BEATITUDE NERSÉS BEDRÓS XIX

No Brasil: de 22 a 29 de outubro!

Preparemo-nos para esse grande acontecimento!

No Domingo, dia 23, Santa Missa, inauguração das

pinturas da nossa Catedral e almoço solene.

PARTICIPE!

PARABÉNS à Comissão de Damas pela compra de 150 belas cadeiras para o salão paroquial, fruto do ótimo Bingo realizado, complementado pelas doações de: Azniv Kalaigian, Nancy Aristakessian Behisnelian, Maria Gebenlian Kherlakian, João Behisnelian,

(8)

P

ROGRAMAÇÃO

P

ASTORAL DE JULHO

Agradecemos ao Rev. Pe. Sebastião César Barbosa a colaboração de celebrar a Santa Missa dos Domingos 10, 17 e 24.

Dia 3 – Domingo-1º Dia da Transfiguração de N.S.J. Cristo

(438)

Terceira Grande Festa do Ano Litúrgico.

Benção do pão (“Mas”).

11h: Santa Missa solene em Ação de Graças pelos 24 anos do Exarcado.

Leituras bíblicas: 1Jo. 1,1-7 e Mt. 17,1-13

Dia 4 –Segunda-feira - 3º Dia de Finados

(441)

20h: Santa Missa dialogada, por intenção de todos os Falecidos.

Os presentes poderão apresentar os nomes de seus falecidos. Leituras bíblicas: 1Jo. 5,9-12 e Jo. 1,1-17

Dia 8 – Segunda Sexta-feira do mês.

Dia de Orações pelas Vocações

8h: Devoção das “Mil Ave-Marias”.

Dia 10 – Primeiro Domingo depois da Transfiguração

(451)

11h: Santa Missa cantada por intenção dos Falecidos da 1ª quinzena de julho.

Leituras bíblicas: 1Cor. 1,22-2,5 e Mt. 18,10-14

Dia 17 – Segundo Domingo depois da Transfiguração

(465)

11h: Santa Missa cantada por intenção dos Idosos e Doentes.

Leituras bíblicas: 1Cor. 6,12-7,11 e Mt. 19,1-12

Dia 24 – Terceiro Domingo depois da Transfiguração

(477)

11h: Santa Missa cantada por intenção dos Falecidos da 2ª quinzena de julho.

Leituras bíblicas: 1Cor. 9,24-10,11 e Mt. 1.14-20

Dia 31 – Quarto Domingo depois da Transfiguração

(489)

Semana de preparação para a festa da Assunção de Nossa Senhora.

11h: Santa Missa cantada por intenção do Papa e dos Casais que aniversariam em julho.

Leituras bíblicas: 1Cor5. 12,1-11 e Mc. 1,35-39

Av. Tiradentes, 718 – CEP 01102-000

Tels.: (11) 3227-6703; 3228-4084 Fax: (11) 3228-3789 Cel.: (11) 8122-0914

O mês de julho, como já comunicamos, é o mês da Coleta para o Santo Padre!

É com a ajuda de todos os católicos que o Papa faz a caridade, socorrendo

prontamente as diversas comunidades ou países onde ocorrem calamidades.

As paróquias católicas de todo o mundo fazem essa coleta chamada

Óbulo de São Pedro

. Não fiquemos fora dessa iniciativa.

Segue, pois, o boleto bancário para a oferta da sua Família. O valor marcado é apenas

indicativo; pode ser diminuído ou aumentado. Sejamos generosos!

(9)

Referências

Documentos relacionados

to e sua tradução para o português (15) — pretende ser o apanhado geral para um outro estudo em profundidaáe,a ser oportunamente realizado no contexto da

A mesma intenção se vislumbra por ter sido delegada competência às Varas Criminais até a instalação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

João Paulo II, Bispo, Servido dos Servidores de Deus, ao dileto filho Waldir Boghossian, membro da Congregação de São Francisco de Sales, eleito Bispo Titular de

Claudia De Almeida Prado Piccino Sgavioli Rua Irmã Arminda, 10-50 – Jd... Luiz

Baseia-se em pesquisas dos processos de treinamento adotados pela Força Aérea e Exército Brasileiros, Polícias Inglesa e Americana, com dados coletados durante Curso de

Na terça-feira, dia 10, foi celebrada a santa missa em Ação de Graças pelo Dia dos Diáconos e de seu padroeiro, São Lourenço, na igreja Santa Cecília, em Volta Redonda, presidida

Em entrevista 4 (VALVERDE, 2019), a pianista Maria Lúcia Mascarenhas Roriz e Pina, catedrática da Universidade Federal de Goiás e esposa do finado pesquisador Braz

Padre Araujo esteve na sede de nosso Exarcado em São Paulo, para praticar o rito armênio e também na festa do Padroeiro, acompanhado de um grupo de jovens