• Nenhum resultado encontrado

1 TÍTULO DO PROJETO DE TRABALHO Equipamento para Observação Didática e Análise da Influência da Temperatura de Cor sobre as Cores.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 TÍTULO DO PROJETO DE TRABALHO Equipamento para Observação Didática e Análise da Influência da Temperatura de Cor sobre as Cores."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE TRABALHO

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura - ProPPEC Departamento de Pesquisa

Programa de Bolsas do Artigo 170

1 TÍTULO DO PROJETO DE TRABALHO

Equipamento para Observação Didática e Análise da Influência da Temperatura de Cor sobre as Cores.

2 ÁREA DE CONHECIMENTO

Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo

2.1 Sub-Área de Conhecimento:

Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo - Adequação Ambiental

2.2 Grupo de Pesquisa e respectiva área

Projeto e Design da Cidade do Edifício e de Interiores

3. COORDENADOR/ ORIENTADOR

João Luiz Pacheco e-mail: joaopacheco@univali.br 4. BOLSISTA

Raphael Edgar Picoli Montibeller e-mail: raphael_edgar@hotmail.com 5. CENTRO Ceciesa – CTL

(2)

EQUIPAMENTO PARA OBSERVAÇÃO DIDÁTICA E ANÁLISE DA

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE COR SOBRE AS CORES

João Luiz Pacheco (Orientador); Raphael Edgar Picoli Montibeller (Bolsista) (Orientador) Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Ceciesa.com – Universidade do Vale do

Itajaí Univali, Brasil – e-mail: joaopacheco@univali.br

(Bolsista ) Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Ceciesa.com – Universidade do Vale do Itajaí Univali, Brasil – e-mail: raphael_edgar@hotmail.com

RESUMO

Temperatura de cor é o conceito que define o espectro de radiação luminosa que uma lâmpada emite. Em outras palavras, as cores são mais ou menos destacadas por uma iluminação em função da distribuição espectral das lâmpadas. Este assunto torna-se hermético e distante do aluno quando tratado apenas teoricamente. E, mesmo quando estes efeitos cromáticos são exemplificados e demonstrados através de projeções de fotografias não se consegue aproximar suficientemente o aluno do significado destas informações. Somente o contato real com os diferentes efeitos do fenômeno pode dar ao aluno a perfeita satisfação do conhecimento. Entretanto, não existe no mercado de instrumentos didáticos um aparelho que demonstre os efeitos que as diferentes temperaturas de cor geram sobre as cores. Este trabalho teve como objetivo estudar, desenvolver e construir um sistema que possibilite a observação e comparação do efeito sobre as cores gerado pela iluminação dos diferentes tipos de lâmpadas, isto é, gerado pelas diferentes temperaturas de cor. Durante o desenvolvimento deste trabalho buscou-se um equipamento que mostre a mesma cor sendo iluminada ao mesmo tempo por diferentes tipos de lâmpadas, mostrando simultaneamente os diferentes destaques que a luz de cada lâmpada cria nas diferentes cores.

Palavras-chaves: temperatura de cor; luz; cores.

1 INTRODUÇÃO

1.1 A percepção das cores depende do tipo de luz incidente

O conforto lumínico dos ambientes com iluminação artificial depende de uma série de variáveis como luminosidade, distribuição dos iluminamentos, ofuscamento e bem como da temperatura de cor das lâmpadas utilizadas. Esta última variável, de fundamental importância na determinação do efeito cromático que uma determinada lâmpada cria sobre as cores, é obtida com um instrumento chamado Kelvinômetro. Este aparelho serve muito bem a instrumentação de qualquer ambiente quando estamos interessados na obtenção da temperatura de cor gerada pelas lâmpadas instaladas. Entretanto, o instrumento não tem a função didática de mostrar aos alunos o efeito que as diferentes temperaturas de cor geram sobre as mais diversas cores.

Instrumentos destinados a demonstrar os efeitos cromáticos gerados sobre as diferentes cores através da variação da temperatura de cor das lâmpadas não é encontrado como produto no mercado de instrumentação e nem mesmo como conceito na literatura do meio acadêmico. Evidentemente, literatura que trate do tema ‘‘temperatura de cor’’ é abundante e conhecida por todos que estudam o assunto nas disciplinas de conforto ambiental. “Temperatura de cor é a grandeza que define a cor da luz emitida pela lâmpada, pois existem varias tonalidades de cor e são catalogadas conforme sua temperatura em graus Kelvin.”(SILVA, 2002:37). Esta variável muitas vezes desconhecida é de fundamental importância na iluminação de ambientes internos bem como na “grande parte da informação visual que se obtém nas zonas comerciais correspondentes a planos verticais e a diferença das vias de transito automotor”. “A cor da luz e reprodução de cores são importantes”.(MASCARÓ, 2006:128). E, cabe salientar, ainda, que “o efeito das cores atua psicologicamente nos indivíduos”.

(3)

(COSTA, 1998:79) É de se destacar a importância do conhecimento deste conceito até mesmo para a escolha adequada das cores a serem usadas em ambientes externos com luz natural, pois “a luz branca natural emitida pela luz do sol em céu aberto, ao meio dia, tem temperatura de cor de 5800K” e as cores serão reproduzidas de acordo com esta iluminação. (MOREIRA, 1999:22). A adequação de cores à luz pode ser exemplificada com o fato de que “as mulheres sabem que existe uma maquiagem própria para o dia, sob a luz do sol, e outra para a noite, sob a luz de fontes luminosas artificiais, mas o que nem todas sabem é que isto é devido à temperatura de cor, que durante o dia è elevada e à noite, com o crepúsculo, aproxima-se da incandescência.” (COSTA, 1998:79). O conhecimento deste conceito é importante para que não se cometa equívocos, como chama atenção Vianna (2001: cap.4) quando trata a relação da cor da luz com a potência desta, mostrando que não é valida a impressão de que quanto mais clara a luz fornecida pela lâmpada maior a sua potência. Logo, só o adequado conhecimento deste assunto permite “ao profissional de iluminação escolher a cor da luz de tal forma que se enquadre com a finalidade do ambiente.” (COSTA, 1998:80).

Quando, em sala de aula, demonstra-se a influência cromática da temperatura de cor usando-se os recursos tradicionais, isto é, utilizando-se projeções de fotografias ou citando-se exemplos conhecidos destes efeitos, as aulas não se tornam tão produtivas quanto poderia ser, e, cria-se nos alunos a insatisfação gerada com a falta do contato real com o fenômeno. Desta forma, se justifica buscar um equipamento que contorne esta inadequação didática colocando o aluno em contato com a observação direta dos efeitos gerados pela temperatura de cor.

1.2 A observação simultânea do efeito que a luz de cada tipo de lâmpada gera sobre cada tipo de cor

Em sala de aula é possível demonstrar a influência cromática da temperatura de cor de cada tipo de lâmpada usando o recurso tradicional de iluminar simultaneamente diversos objetos com cores diferentes através da luz de cada tipo de lâmpada separadamente. As lâmpadas com luz de diferentes temperaturas de cor não podem ser ligadas simultaneamente, pois uma interfere na iluminação da outra, mascarando o resultado. Neste caso, a comparação do efeito da luz que cada tipo de lâmpada tem sobre as cores não é simultânea, e, conseqüentemente, como nossa memória das cores é muito volátil, os resultados das demonstrações não se tornam tão produtivos, criando nos alunos a insatisfação gerada com a falta da observação simultânea do efeito que a luz de cada tipo de lâmpada gera sobre cada tipo de cor.

2 OBJETIVOS

Este artigo tem com objetivo apresentar um trabalho de pesquisa elaborado para estudare desenvolver um sistema que proporcione ao aluno das aulas de Conforto Ambiental observar e testar os diferentes efeitos gerados sobre as cores pela iluminação dos diferentes tipos de lâmpadas.

3 METODOLOGIA

3.1 Equipamento didático que ilumine simultaneamente a mesma cor com lâmpadas de diferentes temperaturas de cor

A metodologia empregada para a construção do equipamento esta baseada no fato de que a comparação do efeito da luz que cada tipo de lâmpada tem sobre as cores deve ser simultânea, pois nossa memória de cores é muito confiável. Outra consideração importante, não esquecida durante o desenvolvimento das propostas de equipamento, tem como base o fato de que lâmpadas com luz de diferentes temperaturas de cor não podem ser ligadas, no mesmo ambiente, simultaneamente, pois uma interfere na iluminação da outra, mascarando o resultado.

(4)

3.2 Imagens do equipamento construído

O equipamento construído foi resultado de um processo de projeto que envolveu o desenvolvimento, com posterior análise, de diversos desenhos propondo equipamentos que iluminam simultaneamente diferentes placas de mesma cor com lâmpadas de temperaturas de cor diferentes, isoladas uma da outra de tal fora que uma luz não interfira na iluminação da outra. Os desenhos e projetos das possíveis formas, texturas e cores a serem usadas no equipamento evoluiu para a forma mostrada nas imagens abaixo (figura1 e figura 2).

Figura 1. Equipamento desenvolvido para mostrar os efeitos do tipo de luz sobre as cores.

(5)

4 ANÁLISE DE RESULTADOS

4.1O uso de lâmpadas com padrão de temperatura de cor

Os primeiros croquis do protótipo mostravam as dificuldades do uso de lâmpadas tubulares grandes como as lâmpadas fluorescentes comerciais e já chamavam a atenção para o fato de que um mesmo tipo de lâmpada deve estar presente na iluminação das diversas cores a serem iluminadas. A análise para a escolha desta lâmpada padrão mostrou que 2 (duas) Temperaturas de Cor devem ser consideradas: 2700K e 4500K. A primeira por se tratar de um tipo de luz muito comum nas residências, gerada pelas lâmpadas incandescestes comuns, e a segunda, por ser uma luz neutra que não dará destaque nem para as cores quentes nem para as cores frias.

Figura 3. Equipamento mostrando placas de cor amarela sendo iluminadas por um mesmo tipo de lâmpada padrão com temperatura de cor de 4500K .

4.2 Cores iguais iluminadas por luzes de diferentes temperaturas de cor apresentam resultados cromáticos diferentes

A imagem a seguir (figura 4) mostra um detalhe do equipamento desenvolvido neste trabalho de pesquisa onde aparecem duas placas com a mesma cor amarela sendo iluminadas simultaneamente por duas lâmpadas de diferentes temperaturas de cor.

(6)

Figura 4. Equipamento mostrando duas placas de mesma cor iluminadas por dois tipos distintos de lâmpadas. Como é de se observar na imagem em análise os resultados cromáticos são bem diferentes: a placa da esquerda iluminada com a luz de uma lâmpada padrão com temperatura de cor de 2700K ficou aparentando uma cor amarela mais natural, e a placa da direita iluminada pela luz de uma lâmpada de temperatura de cor de 1600K ficou aparentando um vermelho-rubro mais intenso.

5 CONCLUSÕES

Como resultados da pesquisa pode-se afirmar que:

• O equipamento desenvolvido demonstra com clareza os diferentes efeitos cromáticos gerados pelos diferentes tipos de lâmpadas, mostrando que placas de cores iguais colocadas lado a lado e iluminadas simultaneamente aparentam cores diferentes quando iluminadas por luzes com diferentes temperaturas de cor.

• Formas adequadas ao manuseio rápido por parte dos alunos necessitam ser desenvolvidas para que o equipamento seja melhor aproveitado como instrumento para o uso didático.

• Este primeiro equipamento desenvolvido necessita ser mais utilizado pelos alunos em atividades de Conforto Ambiental, para que as questões ligadas aos efeitos cromáticos gerados pela iluminação sejam melhor identificadas.

6 REFERÊNCIAS

COSTA, Gilberto José Corrêa da. Iluminação Econômica: Cálculo e avaliação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

MASCARÓ, Lúcia. A iluminação de espaços urbanos. Porto Alegre: Masquatro, 2006.

MOREIRA, Vinicius de Araujo. Iluminação Elétrica. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2001. SILVA, Mauri Luiz da. Luz, lâmpadas e iluminação. Porto Alegre: M.L. da Silva, 2002.

Referências

Documentos relacionados

Marcos José Nogueira de Souza, Universidade Estadual do Ceará - UECE Profa2. Maria Elisa Zanella, Universidade Federal do Ceará

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Como o predomínio de consumo energético está no processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, sendo os impactos da ordem de 50 a 80% nesta etapa (WEISSER,

The main objectives of this data analysis are divided into two classes: i) General Statistics: give an overview of structured information on Wikipedia as a whole, showing raw numbers

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

De acordo com as limitações da pesquisa e contribuições do estudo apresentadas, as seguintes pesquisas futuras são sugeridas: aplicar o questionário para maior número de pacientes,

Nossos resultados confirmam a presença de subdivisões no complexo pulvinar em núcleo pulvinar anterior (APul), núcleo pulvinar medial (MPul), núcleo pulvinar lateral

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos