• Nenhum resultado encontrado

"Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share ""Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Campinas, 9 de setembro de 2018 | Ano 86 nº 4464

Vivemos dias muito difíceis em nosso país, com crise de todas as ordens: política, social, moral, desemprego, cobrança excessiva de impostos, insegurança e tantas outras situações que enchem o nosso coração de incertezas quanto ao futuro de nossa nação. Daqui a menos de um mês iremos às urnas eleger o novo presidente e outros líderes, que terão uma grande missão pela frente. Grande em todos os sentidos, afinal um país de dimensões continentais, que é "gigante pela própria natureza", exige muito de quem pretende governá-lo.

Mas precisamos refletir que nós devemos participar diariamente da construção de um país melhor. É "fácil" – mas não é correto – colocar a culpa no governo e continuarmos omissos em relação ao cumprimento das nossas responsabilidades. A Igreja evangélica brasileira precisa mais do que nunca, evidenciar sua fé através de um testemunho coerente. Os "crentes" de nossa nação precisam dar bons exemplos de honestidade, integridade, ética, santidade e de seu compromisso com Deus!

A corrupção – em todos os sentidos – vem do abandono e distância da Palavra e do próprio Deus. Distantes do Senhor só conseguimos piorar nosso estado de miséria. Quando somos guiados pelo nosso coração enganoso e corrupto, somos incapazes de abdicar do que é mal. "Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniquidade; já que não há quem faça o bem. " (Salmo 53.1).

Somente Deus pode mudar esta realidade, operando a salvação em nosso coração, salvação que vem pelo ouvir a Palavra e render-se a ela. É necessário "semear a semente" em todo tipo de solo, entendendo que quem a faz brotar é o Senhor Deus! Quanto mais pessoas forem verdadeiramente alcançadas e transformadas pelo Espírito Santo, mais "luzes" se acenderão em meio às trevas! Mais "sal" fazendo a diferença e contendo a putrefação. Mais vozes em adoração. Mais bem-aventurados espalhados pela nação, impactando nosso país e mostrando que aquele que guarda a Lei do Senhor, esse sim, é feliz!

Creio que todos nós queremos ver dias melhores para o nosso país. Vamos começar fazendo a nossa lição de casa: vivendo os princípios estabelecidos por Deus; compartilhando estas verdades transformadoras e orando incessantemente por nossos líderes, a fim de que também sejam alcançados pela graça e possam conduzir o Brasil sendo guiados pelo Espírito Santo! Deus abençoe nossa Nação!

Rev. Flávio Viola Machado

"N

ão

haveNdo

profecia

,

o

povo

se

corrompe

;

mas

o

(2)

equipe pastoral

programação

escalas de privilégios

Culto Manhã: 9horas;

Escola Dominical: 10h30min; Culto Noite: 19horas

Vila de Histórias: durante culto noite Santa Ceia: culto da manhã 3º domingo do mês

culto da noite 1º domingo do mês

Reuniões de oração: terça a sábado, 7h30min.

grupos semanais

Informe-se com os líderes sobre os locais de reunião.

Terça-feira – 20horas

CASTELO - Ivani e Antônio Carlos Patrocínio - 3241-7070.

CAMBUI – Lia e Rev. Carlos Aranha Neto - 3365-4359.

Quarta-feira - 20horas

SÃO QUIRINO - Beth e Walmir Vida – 3256-2433 /99774-8598

Quinta-feira – 19h30min

SWIFT - Rev. Flávio Machado - 99109-6613

Sexta-feira - 20horas

NOVA EUROPA – Rose e Eduardo Oliveira – 3342-0622 / 98131-6565 BARÃO-PAULÍNIA – Eliane e Márcio Iamarino – 3199-0555

Hoje Próximo domingo Liturgia Moisés (m); Postal (n) Paulo (m); Marçal (n) Som Alexandre (m); Alexandre (n) Alexandre (m); Vinícius (n) Diaconia

Átrio Marcelo, Alcides, Vandré, Suelene Rafael, Armando, Alexandre, Lúcia,Vívian Diaconia Pátio Ronivon, Maurício, André Mendes Adriano, Danilo, André Iamarino, Valter

Recepção Leda (m); Ilce, Maria do Socorro (n)

Cássio, Kátia (m); Ilce, Magiane (n)

Projeção Victor F. (m); Guilherme (n) Raquel (m); Laís (n) Pianistas Orquestra Ipcamp e Martha

Hoffmann Ricardo Tibério

Ceia Castelnovo, Eladio, Moisés, Paulo, Pedro, Edu. Toniciolli, Valnir, Waldemar

Rev. Carlos Eduardo Aranha Neto 99593-9980, 3396-8739

Rev. Flávio Viola Machado (auxiliar) 99109-6613, 3342-7376

Rev. Carlos Aranha Neto (jubilado) 99455-3535, 3365-4359

Seminaristas: Diego Tescarollo, João

Vinícius de Abreu e Alexandre Clemente da Silva.

Missionários: Ivanda Borges, Rev. Wilson

Rodrigues e Rodrigo Quaresma.

Parcerias: JMN/IPB Campo de Roda Velha

(BA), Os Gideões Internacionais no Brasil e Missão Asas de Socorro.

CAMINHE COM A IPCAMP Atividades gerais da Igreja:

Ter, 11 – Artes (14h); Ensaio Louvor (20h); Qui, 13 – Costura (14h); Ensaio Coro (20h); Sex, 14 - SAF R. Oração 14h30; UPA Invasão (20h);

Sáb, 15 – UCP (9h30); Enc. Mulheres (14h30); Festival de Música (19h);

Dom, 16 – Dia da Escola Dominical; Ter, 18 – Artes (14h); Ensaio Louvor (20h);

Qui, 20 – Costura (14h); Ensaio Coro (20h); Sex, 21 – Ministério de Casais (19h); Sáb, 22 – Festival de Música (19h);

Dom, 23 – Almoço IPCAMP; Aniversário do Coral;

Ter, 25 – Artes (14h); Ensaio Louvor (20h); Qui, 27 – Costura (14h); Ensaio Coro (20h); Sáb, 29 – UCP (9h30); SAF: seminaristas e eleição (14h); Festival de Música (19h).

(3)

vida comunitária

SUPREMO CONCÍLIO DA IPB

Nosso presbitério (PCPN) encaminhou 2 documentos para apreciação. Um deles foi PROPOSTA DE ALTERAÇÃO NO SISTEMA DE ARRECADAÇÃO DA IPB (DÍZIMOS DA IPB): o SC parabenizou o Sínodo pelo levantamento efetuado em sua jurisdição, quanto à fidelidade por parte das igrejas no envio dos dízimos ao SC/IPB e a preocupação em relação à arrecadação da IPB. Determinou que a JPEF promova um acurado estudo sobre as razões da inadimplência no envio dos dízimos por parte de considerável número de igrejas locais, e a partir do resultado dos trabalhos, a comissão formule e submeta propostas em relação à remessa de verbas ao SC, ainda que para isso tenha que propor emendas constitucionais. Também determinou que a JPEF estude e proponha ações adicionais de orientação e exortação sobre o assunto, visando à fidelidade das igrejas locais, trazendo relatório a CE/SC-IPB 2021 (COMISSÃO II - Emendas Constitucionais I - SC/IPB-2018 - DOC.CXXXIX).

CONSELHO

Da última reunião, algumas de suas deliberações: 1. tomou conhecimento da movimentação financeira mensal; 2. Atualizou o Rol de Membros registrando as irmãs recebidas no dia 26/08, ANA LUIZA DIAS HONORATO DE OLIVEIRA (Profissão de Fé), ISADORA STEFANINI CRUZ, LARISSA CRISTINA MOREIRA DE JESUS e ROBERTA POMARICO CASTELNOVO (Profissão de Fé e Batismo); 3. Tem procurado manter contato com membros do Rol de Ausentes; 4. Observou os relatórios do Ponto de Pregação do Jd. Novo Ângulo; 5. Mantem acompanhamento de casos especiais; 6. Aprovou aquisição de máquina para a Sala de Costura; 7. Avaliou o andamento do aniversário da Igreja; 8. Ouviu as informações dos Conselheiros sobre suas respectivas áreas.

ELEIÇÕES 2018

No dia 07 de outubro temos um importante compromisso civil, como cidadãos do Reino dos Céus, em cuidar do nosso país. Um decálogo para bons votos, elaborado pela Aliança Evangélica, nos ajuda a pensar nisso. Veja: 6. IRMÃO SEMPRE VOTA EM IRMÃO? Não se deixe iludir por mensagens do tipo “Esse candidato ou aquela candidata é a favor da igreja!” Os pleitos não serão para cargos eclesiásticos. Conquanto devamos buscar também qualidades morais e éticas para quem cumpre um mandato (e nesses dias, muito mais), o discurso religioso pode, como muitas vezes já o foi, ser usado por lideranças inescrupulosas como cortina de fumaça para projetos de poder nada ‘divinos’. TESTE BÍBLICO 24

1) Onde se encontra registrada a 2ª parte do principal mandamento da lei: amarás o teu próximo como a ti mesmo?; 2) Há condenação explícita de Deus contra a prática e a consulta de necromantes, advinhos e feiticeiros? 3) Que condição deveria apresentar o animal separado para ser sacrificado ao Senhor, a fim de que fosse aceito? 4) Onde se encontra, no Evangelho de Marcos, o principal de todos os mandamentos? 5) Que relação estabeleceu Jesus entre o princípio das dores, no fim do mundo, e a pregação do evangelho? RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS

DO TESTE ANTERIOR – 1) O Sacerdote

era a autoridade que declarava limpo o leproso, depois de curado - Levítico 14.1-7; 2) Sim. O sacrifício pelo pecado do sumo sacerdote e de sua casa acha-se previsto em Levítico 16.11-14; 3) A lei proibia comer sangue porque “a vida da carne está no sangue” e é o sangue que faz expiação, em virtude da vida - Levítico 17.11; 4) O senhor da vinha exterminará os servos maus e passará a vinha a outros - Marcos 12.9; 5) Errado. Eram os saduceus que não criam na ressurreição, nos dias de Cristo - Marcos 12.18.

(4)

GRUPOS FAMILIARES

A proposta de estudos se dá sobre o Catecismo Nova Cidade. Em cada semana temos uma nova pergunta para discussão e reflexão nos grupos. Participe e cresça. PERGUNTA 30 – O que é fé em Jesus Cristo? Fé em Jesus Cristo é reconhecer a verdade de tudo que Deus revelou em sua Palavra, confiar nele, recebê-lo e descansar somente nele para a salvação que nos é oferecida no evangelho. GÁLATAS 2.20 Estou crucificado com

Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e entregou a si mesmo por mim.

SÍNODO DE CAMPINAS

Depois de aprovado pela CE-SC/IPB, o Sínodo de Campinas será desdobrado no próximo dia 15/09, quando uma Comissão Especial do Supremo Concílio procederá as funções legais. Será nas dependências da IP Limeira, e as novas composições serão: Sínodo de Campinas – SCP, Presbitérios de Campinas (PCPN), Metropolitano de Campinas (PMCP), Americana (PAMR) e Santa Bárbara d´Oeste (PSBO). Sínodo de Limeira – SLA, Presbitérios de Limeira (PLMR), Leme (PLME), São Carlos (PSCL), Brotas (PBRO) e Rio Claro (PRCL).

ENCONTRO DE CASAIS

No próximo dia 21, sexta-feira, 20h, os casais se reúnem novamente conforme a idade de casamento. Em breve as informações dos locais serão divulgadas. As faixas são as seguintes:

1) Casais de 01 a 15 anos de casamento: coordenação Rev. Flávio, Presb. Marçal e Sem. Diego.

2) Casais de 16 a 30 anos: coordenação Rev. C. Eduardo, Presb. Edison e Sem. Alexandre.

3) Casais de 31 a 45 anos: coordenação Rev. Alexandre, Presbs. Moisés e Daniel. 4) Casais de 46 anos para mais: coordenação Rev. Carlos e Presb Eládio.

IX EMOLIM

Este é o Encontro de Mobilizadores e Líderes de Missões. Um encontro único de edificação e compartilhamento da ação mobilizadora missionária da IPB. Um evento para você que deseja aprofundar a visão missionária e conhecer formas de mobilização e engajamento na igreja local. Dia 15/09, das 8h às 19h, no SPS. Inscrições pelos sites da APMT.

09

Ana Lúcia e Henrique Casarotto, 12 anos de casamento 99563-7557 Iva e Thiago Hoffmann,

11 anos de casamento 3203-6610 10

Kelly Cristina Ferrarezi 98149-2511 Maria Eunice Oliveira Maccire 99625-2457 Emily França Ferreira 98222-0733 Doraci e Ednei Russo,

52 anos de casamento 3233-1779 Neide e Ronivon Oliveira,

13 anos de casamento 3223-2896 12

Alberto Santini Júnior 2121-6905 André Almeida de Oliveira 98856-6395 Thaís Sabião Tibério 3645-3585 13

Avahyr Costa 3241-6834 Carlos Chiaríssímo Caravita 99793-1749 14

Antônio José Uliani 3232-3498 15

Genny Mena da Silva 3383-2095 João Vitor Araújo Pinheiro 3869-2811

aniversariantes

(5)

“...é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o

buscam.” Hb 11.6

1. IGREJA – Este mês celebramos o Dia da Escola Dominical (16/09) e o aniversário do Coro Rev. Zacarias de Miranda (109 anos). Ensino e louvor para o crescimento da igreja.

2.DEPARTAMENTOS - UPA, União Presbiteriana de Adolescente – Conselheiro Presb. Márcio Iamarino - Pres. Vitória Krebsky, Vice Pres. Gustavo Krebsky, 1ª Sec. Raquel Elias, 2º Sec. Estevão Freitas, Tes. Guilherme Machado;

3. OFICIAIS – Presb. Eli Hoffmann Madureira; Diác. Alcides Fernandes Neto e respectivas famílias;

4. MISSIONÁRIOS – Rev. Elder Morais Nunes (APMT, Tirana-Albânia) e Rev. Otoniel Maciel de Souza (JMN, Timon-MA);

5. TRABALHOS ESPECIAIS – Festival de Música, dias 15, 22 e 29.

6. AUTORIDADES – Secretaria Municipal de Administração de Campinas-SP, Sr. Paulo Zanella;

7. ENFERMOS – Hothil Rodrigues, Irani Avancini, Júlio Sebastião Olivetti, Guiomar Souza Pedro, Josefina Aimbiré de Moraes, Else Camargo Freitas, Doraci Silva Ramos, Elza Polli, Rinaldo César da Silveira, Presb. João de Sá Viana, Irma Queiroz de Paula (mãe da Leda Queiroz de Paula), Jacy Ferraresso e Romildo Meschini (familiares da

Maria José Dias), Vanessa Decari (filha da Izza Decari).

agenda de oração

SAF – ENCONTRO DE MULHERES

Acontecerá dia 15/09, às 14h30, no Salão Social da Ipcamp. Convidamos todas as mulheres para esse evento e podem trazer as amigas.

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO

O Grupo de Oração Caminhando convida a igreja para participar do Dia Mundial de Oração. Será na Igreja Batista do Cambuí, Rua Vieira Bueno, 20 - Cambuí, dia 11/09, às 14h30. Participe! Convide! Ore!

FESTIVAL DE MÚSICA CRISTÃ

No sábado, dia 01, tivemos a 1ª eliminatória do nosso festival. Das 12 que se apresentaram, as 04 músicas que se classificaram para a semifinal foram (em ordem alfabética): “Cristo está no meio do povo” (1ª IPI Campinas), “Lugar Definitivo” (IP Shalom), “Oração do mensageiro” (AD Ministério Internacional) e “Pas de Deux” (Missionária Oriental). No próximo sábado, dia 15/09 às 19h30, será a última eliminatória do nosso festival. Segue abaixo a lista das músicas que estarão nesta 3ª eliminatória. PARTICIPE E PRESTIGIE!!

15/09 TÍTULO DA MÚSICA IGREJA

1 Filho Pródigo AD Ministério Internacional

2 Deus tanto amou Missão e Comunicação Cristã e IP B. Geraldo 3 Tudo o que eu preciso Community Church

4 Mais Jesus IP Central de Limeira 5 Olhos de Deus AD Ministério Internacional

6 Caminhos IP Hortolândia

7 Jesus Tú És IP Paulínia

8 Coisas novas IP Shalom

9 O que sou IP Matão

10 Canto ao Senhor IPCAMP

(6)

expediente

Para depositar seus dízimos e ofertas diretamen-te em conta da Ipcamp escolha um banco de sua prefêrencia. Depois, encaminhe o comprovante de depósito à tesouraria, pelo seu envelope de dízimo ou através do e-mail: tesouraria@ipcamp.org.br, para a contabilidade dos depósitos.

Equipe Editorial: Rev. Carlos Eduardo Aranha

Neto, Maria José F. Dias (Secretária da Igreja); Editoração: Sarita S. Carvalho

Igreja Presbiteriana de Campinas Rua Gal. Osório, 619, Centro - Campinas, fone (19) 3231-4844

Portaria: ter. a sáb. 9 às 12 e 13 às 18horas. Secretaria: seg. a sex. das 8 às 17h30.

Agência 6852-7

conta 111850-1 conta 00800-8Agência 9113 conta 13000192-8Agência 3083

ADORAÇÃO Prelúdio

Palavra de Acolhimento (*) Salmo 33.1-12

Hino 54 A Chegada do Messias (Mús. 47) (*) Oração CONTRIÇÃO (*) Daniel 9.17-19 (*) Oração Silenciosa (*) Oração Audível Intercessão Missionária Intercessão pela Pátria Hino 379 Petição pela Pátria

AÇÃO DE GRAÇAS (*) 1 Tessalonicenses 5.18 Dízimos e Ofertas Hino 64 Grata Memória (*) Oração EDIFICAÇÃO (*) Leitura Bíblica Mensagem CONSAGRAÇÃO (*) Oração (*) Bênção Apostólica

Vem derrama a paz

Poslúdio

Pastorais (*) Evite entrar ou sair nestes momentos. Estamos em oração ou leitura da Palavra.

liturgia culto manhã

ESCOLA DOMINICAL – Há muito a ganhar e crescer participando da ED. Veja como foi no domingo passado:

Escola Bíblica Dominical 2018 - Relatório Dominical

Departamento Classe Matriculados Presentes Visitas %

Infantil Arca de Noé 21 11 52% Samuel 17 12 1 71% Moisés 13 9 1 69% Pedro 8 5 2 63% Daniel 13 8 1 62% Intermediário Intermediário 8 2 25% Adolescentes Adolescentes 23 11 1 48% Mocidade Mocidade 35 13 37% Adultos Nova Vida 10 10 100% Doutrina Básica 45 25 7 56% História Bíblica 34 16 2 47% Casais 36 16 3 44% Ética Cristã 39 21 54% Oficiais 7 5 71% Total Geral 309 164 18 53%

Referências

Documentos relacionados

Nota-se a baixa ocorrência de marcadores explícitos de correção, através dos quais se rejeita uma versão com um marcador de negação (“não”) seguido por uma correção.

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

A competência relativa é assim definida por ser estabelecida em norma que protege interesse cujo titular direto é uma das partes (a maioria dos casos de competência definida em razão

a) Oração – Estimule as crianças a falarem com Deus. É importante variar com oração de gratidão, de intercessão, de confissão, de petição e também variar os motivos de

“Uma vez realizada uma generalização, somente pode ser descrita como boa ou má, não como certa ou errada, uma vez que as alterações introduzidas na informação têm

A análise dos dados meteorológicos foi dividida em três etapas a partir de um esquema de decomposição temporal-cronológica, iniciando pela série de dados de longo