• Nenhum resultado encontrado

Quando o Casamento não Casa3ªREV-3ªCONF-CHRIS(FINAL)_Chayanne.indd 1 30/11/10 11:38

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quando o Casamento não Casa3ªREV-3ªCONF-CHRIS(FINAL)_Chayanne.indd 1 30/11/10 11:38"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

Todos os direitos em língua portuguesa reservados por: © 2010, BV Films Editora Ltda

e-mail: comercial@bvfilms.com.br

Rua Visconde de Itaboraí, 311 – Centro – Niterói – RJ CEP: 24.030-090 – Tel.: 21-2127-2600

www.bvfilms.com.br / www.bvmusic.com.br

É expressamente proibida a reprodução deste livro, no seu todo ou em parte, por quaisquer meios, sem o devido consentimento por escrito.

Copyright © 2009 por Augusto César Lucena Ferre Originalmente publicado em português por: BV Films Editora Quando o Casamento não Casa

Todos os direitos reservados

Editor Responsável: Claudio Rodrigues Coeditor: Thiago Rodrigues

Capa e editoração: Chayanne Maiara Revisão de Texto: Mitsue Siqueira da Silva

Stella Rodrigues Rosemberg Christiano Titoneli Santana ISBN – 978-85.86304.08-8

2ª Edição - Novembro/2010 Impressão: Imprensa da Fé

Classificação: Relacionamento/Ética Cristã

Todas as referências bíblicas foram extraídas da Versão Corrigida e Atualizada de João Ferreira de Almeida

Impresso no Brasil

(3)

3

Dedicatória 5

Prefácio 7

Introdução 9

Quando é para OFICIALIZAR O SEXO 11 Quando é para se LIVRAR DO CUIDADO

DOS PAIS 15

Quando não há AMIZADE 19

Quando não há CUMPLICIDADE 25 Quando não há FIDELIDADE 29 Quando não há COMUNICAÇÃO 33 Quando NÃO SE COMPLETAM 45 Quando se CONFUNDE PAIXÃO

COM AMOR 53

Quando NÃO HÁ PERDÃO 59

Quando O CASAMENTO NÃO CASA 67

Í

ndice

h

Todos os direitos em língua portuguesa reservados por:

© 2010, BV Films Editora Ltda e-mail: comercial@bvfilms.com.br

Rua Visconde de Itaboraí, 311 – Centro – Niterói – RJ CEP: 24.030-090 – Tel.: 21-2127-2600

www.bvfilms.com.br / www.bvmusic.com.br

É expressamente proibida a reprodução deste livro, no seu todo ou em parte, por quaisquer meios, sem o devido consentimento por escrito.

Copyright © 2009 por Augusto César Lucena Ferre Originalmente publicado em português por: BV Films Editora Quando o Casamento não Casa

Todos os direitos reservados

Editor Responsável: Claudio Rodrigues Coeditor: Thiago Rodrigues

Capa e editoração: Chayanne Maiara Revisão de Texto: Mitsue Siqueira da Silva

Stella Rodrigues Rosemberg Christiano Titoneli Santana ISBN – 978-85.86304.08-8

2ª Edição - Novembro/2010 Impressão: Imprensa da Fé

Classificação: Relacionamento/Ética Cristã

Todas as referências bíblicas foram extraídas da Versão Corrigida e Atualizada de João Ferreira de Almeida

(4)
(5)

5

D

edicatória

h

D

edico este trabalho a todos que direta ou indiretamen-te têm susindiretamen-tentado minha vida, meu ministério. Principalmen-te à minha esposa, Gisele, que Principalmen-tem sido meu porto seguro e à dona Zilá, minha mãe, que com toda certeza tem intercedido por mim naquele cantinho de oração em seu quarto.

(6)
(7)

7

P

refácio

h

T

em gente com certidão de casamento e que até hoje não está casada, ou seja, teve um caso legalizado com alguém, mas nunca se casou. Esse é exatamente o tema deste livro.

As pessoas não acreditam. Mas sem amor, ninguém, de fato, se casa. Apenas legaliza o direito humano à instituição do casamento.

Um casamento que não casa é como um abismo que cha-ma outro abismo. Vale a pena ler este livro. Eu recomendo.

Edson Alves de Sousa

Pastor Presidente da PIB de Trindade São Gonçalo - RJ

(8)

8

. Quando o Casamento não Casa ,

Q

uando li este livro fiquei pensando em tudo o que está escrito nele, já que seu conteúdo deveria ser uma prática constante de todos os casais. Porém, percebi que milhares de pessoas ainda não vivenciaram um casamento que casa e estão sofrendo, porque seus casamentos não casaram.

Tenho certeza de que Deus falará ao seu coração e trará cura e libertação para que haja casamentos cheios de realiza-ções e alegrias permanentes.

Josué Guedes Garcia

Vice-Presidente da PIB de Trindade São Gonçalo - RJ

Q

uando o Casamento Não Casa é uma abordagem

inte-ligente acerca dos problemas que podem fazer um casamento desmorone. É um ótimo auxílio para quem já está casado e também para aqueles que estão por se casar não cometam os erros que fazem o casamento não casar.

Parabéns, Pr. Augusto.

Marcos Lucena

Pastor na PIB de Trindade São Gonçalo - RJ

(9)

9

I

ntrodução

h

E

ste livro é fruto de um trabalho pessoal, baseado nas experiências da minha vida e também nas do meu convívio diário na vida ministerial.

O objetivo é auxiliar àqueles que estão em busca de uma ajuda para seu relacionamento conjugal e também àqueles que estão para se casar e precisam entender a importância destes elementos fundamentais para que o casamento case de verdade.

O propósito de Deus na Sua instituição divina, conhe-cida como Casamento, é fazer de ambos, homem e mulher, uma só carne. Eu chamo o casamento de “A Fórmula de Deus para fazer o homem feliz”, e, como em toda fórmula, existem elementos que vão se unir a um princípio ativo e formar um novo composto. O casamento é esta fórmula de Deus, que vai necessitar da fusão de alguns elementos fundamentais ao princípio ativo AMOR, para que haja o resultado desejado.

(10)

10

. Quando o Casamento não Casa ,

Essa fórmula não funciona ou “O Casamento Não Casa”, quando há a falta de alguns componentes, ou quando eles não estão agindo corretamente dentro dessa fórmula. Como um “genérico” sem qualidade que não executa a sua finalidade.

Assim, vamos juntos identificar os elementos que faltam nessa fórmula e ver “Quando o Casamento Não Casa”.

O objetivo é refletir e detectar qual elemento está faltan-do ou qual não está funcionanfaltan-do bem no relacionamento, e buscar encontrá-lo um no outro, e assim, com a ajuda do Senhor Jesus Cristo, completar a fórmula para o Casamento que Casa.

Boa Leitura.

(11)

11

Q

uando é para

Oficializar o Sexo

h

E

stamos vivendo um momento muito delicado em

nos-sa sociedade quando o assunto é relacionamento, canos-samento, sexo. Há uma divergência entre os jovens, tanto cristãos quan-to os não cristãos, quando o assunquan-to é o sexo. Em nossa socie-dade há a disponibilisocie-dade ou facilisocie-dade para a prática do sexo livre, sem compromisso.

Enquanto os jovens cristãos, por causa do ensino Bíblico, somente praticam o sexo após o casamento, os demais têm uma vida sexual ativa, livre e, na maioria das vezes, incenti-vada e protegida pelos próprios pais. Essa liberdade faz com que os jovens não busquem, num primeiro instante, ao casa-mento.

Atualmente, os jovens não estão se interessando muito pelo casamento, e é comprovado por estatísticas que eles estão se casando após os trinta anos, quando já estão com a vida estabilizada. Entretanto, têm a prática do sexo livre como uma rotina, uma situação normal.

(12)

12

. Quando o Casamento não Casa , Alguns têm até um relacionamento “estável”, se relacio-nam há anos, vivem juntos ou moram separados, com seus pais, sem os compromissos do casamento. Nesta sociedade, isso tem se tornado algo corriqueiro.

Já no caso dos jovens cristãos, a tendência é se casarem cedo, pois é orientação da Bíblia Sagrada:

“Mas, se não podem conter-se, casem-se, pois é melhor casar do que abrasar-se.” (I Co. 7:9)

É aí, exatamente aí que mora o perigo. Estes jovens, sem experiência alguma, se apaixonam e entendem que aquele “amor” é o “amor” de suas vidas. Namoram por alguns anos, alimentam o desejo um pelo outro e, mesmo sem se conhece-rem direito, decidem se casar, porque não estão conseguindo se conter.

Os hormônios estão aflorados, explodindo, uma verdadei-ra erupção, como um vulcão prestes a dispersar suas lavas. O sexo está pulsando forte.

E para que não haja problemas com a família, com a so-ciedade religiosa e o preconceito dos demais, os dois jovens, inexperientes, decidem se casar para oficializar o sexo, para não ter que dar satisfação a ninguém. “Estamos dentro dos pa-drões morais e religiosos.”

Ouvi relatos de jovens que tinham uma vida sexual ativa antes do casamento e que, por causa disso, não participavam da Ceia, e quando participavam, sentiam peso na consciência. Decidiram casar-se para que o sexo não fosse mais o motivo daquele peso angustiante.

(13)

13

. Quando é para Oficializar o Sexo , Um certo dia, no momento da Ceia, respiraram fundo e, em seguida, olharam um para o outro e disseram: “Agora está tudo bem”.

Tempos depois, enfrentaram outros problemas no seu re-lacionamento, e, por não estarem fundamentados em princí-pios sólidos, chegaram ao divórcio com feridas enormes em seus corações. A motivação do casamento estava errada.

Vale ressaltar aqui que não se trata de uma regra, pois co-nheço casais que enfrentaram esse mesmo tipo de situação, se casaram e vivem bem. A motivação do casamento não estava apenas no sexo, havia no relacionamento outros princípios, ou elementos, que funcionavam nessa fórmula.

Muitos se enganam por entenderem que, num relaciona-mento conjugal, o sexo é a parte mais importante. É gostoso, maravilhoso, delicioso, extasiante, mas tem que haver desejo, cumplicidade, senão, passará, em algum momento, a ser um enfado ou para um dos parceiros ou para ambos.

E o problema se agrava exatamente aí. Quando a paixão se apaga ou acaba, a brasa esfriou e o sexo... já não tem mais o mesmo prazer, o mesmo fogo. Virou rotina, enfado, sem prazer, desestimulado, apenas para cumprir “tabela”. E agora? O que fazer?

O sexo não é a parte mais importante. Ele faz parte dessa fórmula de Deus para fazer o homem feliz. É o desejo que precisa ser alimentado dia a dia, a todo instante, é o fogo que precisa ser aceso a toda hora, é o tempero que precisa ser api-mentado com pitadas de sensualidade, olhares devoradores, palavras que funcionam como centelhas para atear fogo na fogueira.

(14)

14

. Quando o Casamento não Casa ,

Mas lembrem-se: existem muitos outros componentes de grande importância nessa fórmula de Deus. O Casamento não casa quando é para oficializar o sexo.

O que fazer se você está nesse estágio? Separar? Claro que não! É necessário fazer o caminho de volta e, com ajuda de especialistas no assunto, buscar a base fundamental para todo relacionamento: o Amor. Pois a Bíblia Sagrada nos ensina que:

“[O amor] tudo sofre, tudo

crê, tudo espera, tudo suporta. O Amor nunca falha.” (I Co. 13:

7, 8a)

E, depois disso, encontrar no(a) companheiro(a) outros agentes motivadores para o casamento, transformando o rela-cionamento no casamento que casa.

Para aqueles que estão pensando em casar-se, não casem apenas para oficializar o sexo. Casamento assim não casa.

Referências

Documentos relacionados

 Não guarde dúvidas, pergunte a sua professora, ela está à disposição (mande mensagem quando precisar). Lembre-se de tirar um tempinho para ler. A pastinha com as

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

0 de número (recibos n.6 ao ) está em andamento e o último recibo de titularidade de foi o de n."...; c) o designado substituído fica responsável por todos os débitos e créditos

- Ceuc (Centro Esta- dual de Unidades de Conservação - SDS) - Ceclima (Centro Es- tadual de Mudanças Climáticas - SDS) - Associação das Co- munidades da RDS do Uatumã

14. Marleni beše priliĉno jasno da njena majka ne ţeli da govori o mogućem uništenju Zemlje, jer je u njoj postojala ta neprestana inhibirajuća koĉnica. Kada bi Marlana prestala

INDICADORES AMBIENTAIS ESSENCIAIS: UMA ANÁLISE DA SUA UTILIZAÇÃO NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA SUL AMERICANO, ELABORADOS

Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus; 5porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo

Este resumo expandido tem como objetivo apresentar uma reflexão inicial sobre a construção e/ou constituição de novos paradigmas para a civilização pós-moderna, a partir