• Nenhum resultado encontrado

DISPOSIÇÕES GERAIS DA VOTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISPOSIÇÕES GERAIS DA VOTAÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Departamento de Métodos e Informações

Av. João Naves de Ávila, nº 2121. Campus Santa Mônica - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902

Telefone: (34) 3239-4132 - 1F 216

INFORME Processo nº 23117.018573/2020-30

Consulta Eleitoral Simples para escolha do(a) Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia – PPGGO/FAGEN/UFU – Gestão 2020/2022. A Comissão Eleitoral, instituída pela PORTARIA SEI DIRFAGEN Nº 55, DE 27 DE OUTUBRO DE 2020, no uso das atribuições que lhe conferem o artigo 6º da RESOLUÇÃO SEI Nº 14/2020, DO CONSELHO DA FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS – CONFAGEN, de 06 de outubro de 2020, torna público, para conhecimento de toda a Comunidade Acadêmica, as Disposições Gerais e os Procedimentos de Votação (Anexo 2351866) para a Consulta Eleitoral Simples para escolha do(a) Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional definida para o dia 12 de novembro de 2020, no horário de 09h às 16h.

DISPOSIÇÕES GERAIS DA VOTAÇÃO

1. A eleição para a vaga elencada no Art. 1º da RESOLUÇÃO SEI Nº 14/2020 ocorrerá no dia e horário estabelecidos no Anexo 1: Calendário do Processo Eleitoral utilizando o sistema de votação eletrônica on-line Helios Voting. O eleitor é identificado mediante login e senha de acesso individuais ao ambiente de votação. As credenciais de acesso serão enviadas para os e-mails dos eleitores.

2. A votação será realizada no sítio eletrônico da plataforma Helios. Para acessar o sistema e votar, o eleitor necessitará de dispositivo eletrônico com acesso à internet e navegador. Ao eleitor são asseguradas as condições para integridade e sigilo do voto.

3. Antes do início da eleição, o sistema de votação eletrônica enviará uma mensagem automática para a conta de e-mail cadastrada do eleitor, contendo o link para acessar a cabine virtual de votação, bem como um ID e senhas únicos, que serão necessários para votar. A senha enviada para cada eleitor é única e não é de conhecimento de nenhum administrador do sistema, pois é gerada eletronicamente pelo sistema.

4. Para técnicos e docentes, o endereço a ser utilizado para envio do link, ID e senha serão os e-mails institucionais (@ufu). Para os discentes serão utilizados os e-mails cadastrados no Sistema de Gestão (SG) e disponíveis às secretarias dos respectivos cursos em relatório do sistema. A atualização dos dados cadastrais, bem como a viabilidade de recebimento de mensagens na referida conta de e-mail são de total responsabilidade dos titulares das contas.

(2)

5. Caso haja algum problema com a conta de e-mail registrada, o eleitor deve encaminhar uma mensagem descrevendo a situação para o Presidente da Comissão Eleitoral (marceloruy@ufu.br) até 72 horas após a divulgação da lista do Colégio Eleitoral.

6. O usuário e senha recebidos por e-mail para a votação são de uso pessoal e intransferível.

7. A votação por sistema eletrônico se estenderá até o término do horário para votação fixado no edital de convocação. Após esse horário, nenhum eleitor poderá mais depositar votos na urna eletrônica, não podendo ser desfeita a votação. 8. Caso o votante preencha e confirme o voto mais de uma vez, somente a última cédula será registrada pelo sistema e contabilizada.

9. Caso o votante não consiga registrar seu voto por problemas de comunicação, não será concedido tempo adicional para o registro.

10. O eleitor poderá se certificar da contabilização do seu voto utilizando o Ballot Tracker (rastreador de cédulas), que é um código único fornecido na tela de confirmação do preenchimento da cédula.

11. As cédulas eleitorais eletrônicas serão definidas para cada grupo eleitoral (docentes, técnicos e discentes) e conterão o nome de um ou mais candidatos, além das opções Branco e Nulo. O eleitor deverá selecionar obrigatoriamente uma e apenas uma dentre as opções disponíveis.

12. Concluída a votação, os administradores da eleição eletrônica solicitarão que o sistema Helios Voting faça o escrutínio dos votos. Esse processo é totalmente automatizado e envolve uma série de procedimentos criptográficos para decifrar e checar a integridade dos votos. Ao fim do processo, o sistema irá gerar um relatório com os resultados da eleição para cada grupo eleitoral (docentes, técnicos e discentes).

13. De posse da apuração realizada pelo Helios, a Comissão Eleitoral irá aplicar os critérios de proporcionalidade e efetuar a contagem final dos votos.

Uberlândia, 27 de outubro de 2020. Prof. Dr. Marcelo Ruy

Presidente da Comissão Eleitoral

Documento assinado eletronicamente por Marcelo Ruy, Professor(a) do

Magistério Superior, em 27/10/2020, às 20:30, conforme horário oficial de

Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2351863 e o código CRC C9ED8B02.

(3)

0

ELEIÇÕES FAGEN 2020

GUIA DO ELEITOR

(Sistema Helios Voting)

(4)

1

2020

Universidade Federal de Uberlândia

Valder Steffen Júnior Reitor

Orlando César Mantese Vice-Reitor

Clésio Lourenço Xavier Chefe de Gabinete

Darizon Alves de Andrade

Pró-Reitor de Planejamento e Administração

Márcio Magno Costa

Pró-Reitor de Gestão de Pessoas

Carlos Henrique de Carvalho

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Armindo Quillici Neto Pró-Reitor de Graduação

Hélder Eterno da Silveira

Pró-Reitor de Extensão e Cultura

Elaine Saraiva Calderari

Pró-Reitora de Assistência Estudantil

João Jorge Ribeiro Damasceno Prefeito Universitário

Kárem Cristina de Sousa Ribeiro

(5)

2

ELABORAÇÃO

Comissão Eleitoral Única responsável pela Consulta Eleitoral Portaria DIRFAGEN Nº 51, de 06 de outubro de 2020

Presidente Marcelo Ruy

Membros Titulares

Felipe Silva Diniz Linhares (técnico-administrativo) Sabrina de Lima (técnico-administrativo)

Vinícius Anderson Guimarães (técnico-administrativo) Adriana Maria Freire Daibert (discente)

Marcelo Augusto Oliveira Silva (discente) Vinícius Rodrigues do Nascimento (discente)

Membros Suplentes

Eustáquio São José de Faria (docente)

Cleuber Rafael dos Santos (técnico-administrativo) Juliana Bárbara da Silva Oliveira (técnico-administrativo) Leonor Teixeira Dias (técnico-administrativo)

Ana Luiza Gonçalves Cesar (discente) Paulo Henrique Lima Silva (discente) Thalita Emanuelle Farias Bastos (discente)

(6)

3 A eleição na forma remota será realizada utilizando-se o sistema de votação eletrônica on-line

Helios Voting. Para acessar o sistema e votar, o eleitor necessitará de dispositivo eletrônico com

acesso à internet e navegador. Este guia tem como objetivo mostrar os passos necessários para que o eleitor habilitado possa exercer o seu direito ao voto. São eles:

Passo 1: antes do início da eleição, o sistema Helios enviará uma mensagem automática para a conta de e-mail cadastrada do eleitor contendo: o link para acessar a cabine virtual de votação, um código identificador (ID) e uma senha única gerada pelo sistema, como mostra a figura 1. Importante: (i) mesmo recebendo o e-mail antecipadamente, só será possível votar durante o período estipulado no edital; (ii) verifique o remetente, ele deve terminar com “heliosvoting.org”.

FIGURA 1 – E-mail padrão do Sistema Helios Voting

Fonte: Elaboração Própria

Passo 2: clicando no link recebido por e-mail (Election URL), o eleitor será redirecionado para a página de login do sistema, onde deverá inserir o ID e a senha recebidos por e-mail, e a seguir, clicar no botão “log in” para continuar, como indica a figura 2. Recomenda-se utilizar os comandos “copiar” e “colar” para preencher esses campos (no PC, acessíveis por meio do botão direito do mouse ou pelas teclas de atalho “crtl+c” e “ctrl+v”).

FIGURA 2 – Página de login do Sistema Helios Voting

Fonte: Elaboração Própria

remetente

link para a urna

ID

senha

pseudônimo

ID recebido no e-mail (ex.: 5468)

senha recebida no e-mail (ex.: oLJmfD4EQZ) Clique aqui para continuar

(7)

4 Passo 3: ao logar no sistema, será apresentada uma tela inicial com o título da eleição e um resumo do processo de votação, composto por três etapas: (1) Selecionar as opções (Select); (2) Revisar e Confirmar as escolhas (Review & Confirm); e (3) Submeter a cédula cifrada (Submit). Para iniciar o processo de votação, clique em “Start”, como exemplifica a figura 3.

FIGURA 3 – Página Inicial da Cabine de Votação do Sistema Helios Voting

Fonte: Elaboração Própria

Passo 4: na etapa 1 (Select), será apresentada ao eleitor a cédula eleitoral contendo o nome de um ou mais candidatos e as opções “Branco” e “Nulo”. O eleitor deverá selecionar obrigatoriamente uma e somente uma dentre as opções disponíveis e clicar em “Proceed” para avançar à próxima etapa (ver figura 4). Importante: caso o eleitor queira alterar uma opção já marcada, ele deve primeiramente clicar sobre a opção escolhida para desmarcá-la e depois marcar a nova opção; é possível refazer o processo quantas vezes forem necessárias.

FIGURA 4 – Cabine de Votação do Sistema Helios Voting: Etapa 1 – Escolha

Fonte: Elaboração Própria

Clique aqui para iniciar

escolha uma opção...

... e depois clique aqui

(8)

5 Passo 5: na etapa 2 (Review), caso necessário, o eleitor pode retornar à tela anterior e alterar a sua escolha (edit responses), conforme explicado anteriormente, ou pode confirmar seu voto (submit this vote) e avançar à etapa 3, como ilustra a figura 5.

FIGURA 5 – Cabine de Votação do Sistema Helios Voting: Etapa 2 – Revisão e Confirmação

Fonte: Elaboração Própria

Passo 6: na etapa 3, o eleitor deverá depositar o seu voto. Para isso, ele deve clicar em “cast this ballot” para inserir e salvar seu voto na urna eletrônica (ver figura 6).

FIGURA 6 – Cabine de Votação do Sistema Helios Voting: Etapa 3 – Depósito do Voto

Fonte: Elaboração Própria

Passo 7: Se o processo de depósito do voto for bem sucedido, deverá aparecer uma tela com a mensagem “Vote Successfully Cast!” e um código rastreador da cédula eleitoral também será exibido, como mostra a figura 7.

clique aqui apenas se quiser voltar à tela anterior e mudar seu voto

clique aqui para confirmar seu voto e continuar

clique aqui para

depositar o voto

na urna

(9)

6 FIGURA 7 – Tela de Confirmação de Votação do Sistema Helios Voting

Fonte: Elaboração Própria

Passo 8: Após alguns instantes, um e-mail de confirmação, semelhante ao da figura 8, será enviado ao e-mail cadastrado do eleitor (o mesmo endereço do passo 1).

FIGURA 8 – E-mail de Confirmação de Votação do Sistema Helios Voting

Fonte: Elaboração Própria

Observação: ao clicar no link mostrado na figura 8 acima, o eleitor é redirecionado a uma página que confirma que seu voto foi corretamente recebido pelo sistema, como pode-se verificar na figura 9 a seguir:

FIGURA 9 – Tela de Confirmação de Votação do Sistema Helios Voting

Fonte: Elaboração Própria

código rastreador da cédula

código rastreador

(passo 7)

pseudônimo

(passo 1 e 8)

(10)

Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Avenida João Naves de Ávila, 2121, Bairro Santa Mônica, 38400-902, Uberlândia-MG

Telefone: (34) 3239-4132 / (34) 3239-4177 / (34) 3239-4371

Referências

Documentos relacionados

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Redução do estoque de carbono após a exploração florestal, alterações no numero de indivíduos e no estoque de carbono da regeneração natural e danos aos indivíduos

Foram incluídos pa- cientes de ambos os gêneros, com ida- de ≥18 anos, que utilizaram ventilação mecânica não invasiva devido ao quadro de insuficiência respiratória secundária

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Este era um estágio para o qual tinha grandes expetativas, não só pelo interesse que desenvolvi ao longo do curso pelas especialidades cirúrgicas por onde

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o