• Nenhum resultado encontrado

CSHG Unique Long Bias FIC FIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CSHG Unique Long Bias FIC FIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Comentários do gestor

A liquidação financeira e a conversão dos pedidos de resgate deste fundo ocorrem em data diversa do respectivo pedido. Para mais informações acerca das taxas de administração, cotização e público-alvo de cada um dos fundos, consulte os prospectos e os regulamentos disponíveis no site www.cshg.com.br.

Atendimento a Clientes Credit Suisse Hedging-Griffo – DDG: 0800 558 777 | www.cshg.com.br/contato. Ouvidoria Credit Suisse Hedging-Griffo – DDG: 0800 772 0100 | www.cshg.com.br/ouvidoria

Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros; fundos de investimento não são garantidos pelo administrador do fundo, gestor da carteira, por qualquer mecanismo de seguro, ou ainda, pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC); ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento, antes de efetuar qualquer decisão de investimento. Este boletim tem caráter meramente informativo, não podendo ser distribuído, reproduzido ou copiado sem a expressa concordância da Credit Suisse Griffo. A Credit Suisse Hedging-Griffo não se responsabiliza por erros de avaliação ou omissões. Os investidores têm de tomar suas próprias decisões de investimento. Este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus quotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo.

Em agosto, o fundo CSHG Unique Long Bias FIC FIA teve um retorno de 1,38%. No ano, o fundo acumulou um retorno de 11,78%.

Qualicorp, o melhor elo da cadeia

A análise qualitativa de um caso é tão importante quanto a dos números de uma empresa. Acadêmicos como Porter em Harvard, criador das famosas cinco forças de Porter; ou Humphrey do Stanford Research Institute, criador da também famosa análise SWOT, dedicaram anos para entender e ensinar um caminho que tornasse a análise qualitativa mais fácil.

Na qualidade de analistas de empresas, nós sempre nos preocupamos com algo além do valuation: a qualidade da empresa e como ela se insere em sua cadeia. Damos preferência a empresas que tenham um diferencial, um motivo para existir e ser perene, o que pode ser algo que já nasce com a empresa, como é o caso de alguns monopólios, mas também algo que a empresa, com competência, conquista ao longo de sua existência. Esta carta aborda o nosso recente investimento na Qualicorp, uma empresa que conseguiu, por competência, fortalecer-se a ponto de conseguir um poder considerável, seja para o fornecedor, seja para o cliente.

A Qualicorp é uma empresa de comercialização e administração de planos de saúde, especializada em planos coletivos por adesão, que representam em torno de 90% da receita da companhia. Vamos tratar especificamente desse produto adiante.

Os planos coletivos por adesão são planos contratados por intermédio de um grupo de afinidade, em geral uma entidade de classe. Essa modalidade de contratação permite, por exemplo, que um advogado faça um plano de saúde por intermédio de sua entidade de classe, a OAB. Para o beneficiário, a vantagem é ter acesso a um produto que pode ser mais barato, dado que a operadora se beneficia da diluição de risco que um contrato coletivo proporciona. Já a Qualicorp atua como estipulante do contrato na condição de administradora de benefícios e é remunerada com um percentual da mensalidade paga pelos beneficiários.

Antes de tratarmos das vantagens do produto em si, precisamos saber um pouco mais sobre o histórico do mercado de saúde suplementar no País.

Em 1998, o governo brasileiro, por meio da Lei 9.656, regulamentou os planos de saúde impondo várias restrições para proteger o consumidor. Um das medidas implementadas foi o controle de reajuste de preços dos planos individuais, que hoje são calculados e autorizados pela ANS, agência criada anos depois para supervisionar o setor de saúde suplementar.

CSHG Unique Long Bias FIC FIA

(2)

Esse cenário afastou várias operadoras do mercado de planos individuais, como, por exemplo, SulAmérica e Bradesco, que deixaram de comercializar os planos individuais focando apenas no atendimento de clientes corporativos. Por esse motivo, hoje a oferta de planos individuais é bastante limitada e, ainda, piorou recentemente com o anúncio de que Amil e Golden Cross não venderiam mais essa modalidade de planos. Atualmente, a pessoa física que quer comprar um plano de saúde tem três opções de produtos: planos individuais, planos para pequenas e médias empresas (PME) e planos coletivos por adesão.

Essa oferta muito limitada de produtos individuais faz com que essa modalidade seja uma opção pouco viável para os clientes, e, mesmo os que considerarem essa opção, encontrarão um preço muito superior aos dos planos coletivos, pois a operadora, que não pode reajustar seus preços livremente, acaba cobrando mais caro.

O produto PME, apesar do preço competitivo e da grande oferta de produtos, exige a contratação por intermédio de uma pessoa jurídica, contratos com, no mínimo, duas ou três vidas cada e com menos garantias para o segurado. O principal problema, sob a ótica do contratante, é a possibilidade de cancelamento unilateral por parte da operadora, caso o sinistro exceda as expectativas. O que aconteceria com um contratante que, de forma inesperada, entrasse em coma e passasse vários dias em uma UTI?

Por fim, com o preço competitivo e sem o risco do cancelamento unilateral, o produto coletivo por adesão é hoje uma opção bastante competitiva para o cliente, o que se reflete no crescimento contínuo das vendas da Qualicorp.

Apesar de não ser um produto novo, por muitos anos esse produto foi comercializado sem uma regulamentação formal da ANS. Apenas em 2009 o produto foi regulamentado, e foram estabelecidas as condições necessárias para uma companhia atuar como administradora de benefícios. Além disso, proibiu-se a atuação de operadoras de saúde diretamente nesse mercado. Depois da regulamentação e sob a liderança da Qualicorp, o crescimento dos planos coletivos por adesão acelerou, e o produto vem ganhando participação de forma recorrente.

É importante considerar que, apesar de o produto ser bastante difundido hoje em São Paulo e no Rio de Janeiro, até recentemente era praticamente desconhecido da força de vendas em outras regiões, o que representa uma grande oportunidade para a Qualicorp.

Por ser pioneira na comercialização do produto e capitanear a expansão, a Qualicorp alcançou uma posição privilegiada no mercado. Atualmente, a companhia administra 1,3 milhão de vidas de planos coletivos por adesão, enquanto seu maior competidor administra cerca de 50 mil vidas. A escala que a companhia atingiu garante um poder de barganha considerável em relação aos importantes elos no mercado, principalmente operadoras de saúde, entidades de classe e plataformas de vendas. O organograma abaixo explica mais detalhadamente todos os agentes envolvidos na operação e distribuição de produtos de saúde. Nossa análise abordará os três agentes citados anteriormente.

(3)

Relatório de gestão – CSHG Unique Long Bias FIC FIA 3

Fonte: CSHG, Qualicorp

Provavelmente, a maior barreira de entrada para um competidor da Qualicorp é o fato de que, com a escala obtida pela companhia, ela consegue uma negociação melhor com as operadoras de planos de saúde, garantindo assim um portfólio mais amplo e preços mais competitivos. Apesar de ser possível, no longo prazo, aparecer um competidor que consiga igualar as condições obtidas pela Qualicorp, acreditamos que essa situação de maior competitividade deve se manter, dado que ela se tornou muito relevante como plataforma de distribuição para as operadoras. A prova disso é que a Qualicorp ainda cresce mais do que a concorrência, aumentando assim a diferença de escala que já é grande.

Essa vantagem na oferta de produtos também permite à Qualicorp negociar melhor com os outros dois importantes elos da cadeia: as plataformas de vendas e as entidades de classe. As plataformas, em geral, são remuneradas diretamente pelas vendas e optam por vender o produto oferecido pela Qualicorp, já que assim conseguem oferecer maior variedade ao cliente, a preços mais competitivos.

Já as entidades de classe, que também recebem uma remuneração nas vendas dos planos, preferem se associar à Qualicorp, que tem ao seu dispor uma oferta completa de produtos e uma distribuição mais robusta, necessárias para fazer o contato com os seus associados. Com o apoio das entidades de classe e plataformas, a Qualicorp acaba se tornando mais relevante para as operadoras, o que fortalece ainda mais a posição competitiva da companhia.

Um caso emblemático para demonstrar a força da Qualicorp no mercado foi o fato de a AON, uma das maiores corretoras do mundo, anunciar em junho a sua saída do mercado de adesão. Mesmo sendo capitalizados e já mantendo um relacionamento de longo prazo com as operadoras, não conseguiram estruturar uma operação para competir com a Qualicorp, o que atesta a complexidade da atividade e a dificuldade que os candidatos a concorrentes devem enfrentar. Apoiada nas vantagens competitivas discutidas, a Qualicorp vem apresentando um impressionante crescimento nas vendas brutas, e nós acreditamos que esteja ainda no meio desse processo. No passado recente, a empresa tinha uma oferta de produtos limitada e atuava basicamente nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro, situação bem diferente daquela em que a companhia se encontra atualmente.

No fim de 2011, a companhia adicionou Bradesco e Amil à sua carteira de produtos e fortaleceu seu portfólio, que inclui, além das operadoras mencionadas, SulAmérica, Omint, Unimed, Golden Cross, entre outras. Os novos produtos já respondem por uma parcela considerável das vendas da empresa, mas acreditamos que ainda podem se desenvolver mais, já que as parcerias são relativamente recentes. Isso sem considerar que Amil e Golden Cross deixaram de vender os 80% da venda é feita através

de corretoras terceirizadas.

Beneficiários pagam suas mensalidades diretamente à

Qualicorp, as quais são repassadas às operadoras

(líquidas de taxas de corretagem e administração)

Qualicorp presta serviços administrativos e possui o

relacionamento com o beneficiário Operadoras de planos

assistência à saúde

Entidades de Classe e/ou Instituições Beneficiários

1

2

3

Qualicorp proporciona uma receita significativa para as entidades por meio de contratos de participação no percentual da receita auferida

4

(4)

planos individuais em junho – então, ainda não houve a migração completa dessa venda para os produtos concorrentes de adesão e PME.

Além da maior oferta de produtos, a companhia tem se beneficiado da diversificação geográfica. Até o fim de 2012, 80% da base de clientes da Qualicorp estava nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda no ano passado, a companhia abriu escritórios em Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Recife e, mais recentemente, iniciou a expansão por meio de franquias em Santos e Campinas.

Hoje, 11% da receita da companhia é proveniente das regionais de Salvador e Brasília, escritórios com maior tempo de existência, enquanto todas as outras regiões onde a companhia está presente respondem por menos de 10% da receita.

Receita líquida no 2º trimestre de 2013

Fonte: CSHG, Qualicorp

Estamos apontando aqui apenas algumas das iniciativas mais recentes, mas existe um potencial enorme de expansão nas áreas ainda não atendidas, como Nordeste ou interior de São Paulo, nas quais a companhia está se preparando para entrar.

Além do potencial de expansão geográfica, há oportunidades para expandir a grade de produtos em nichos que a companhia ainda não atende, como, por exemplo, produtos mais baratos. No primeiro trimestre, foi anunciada uma parceria com a Hapvida, que deve entrar em operação até o fim do ano e será o primeiro passo para cobrir essa lacuna.

Como resultado de todas essas iniciativas, o crescimento das vendas saltou de 29 mil vidas no segundo trimestre de 2012 para 41 mil vidas no mesmo trimestre do ano seguinte – um crescimento de impressionantes 40%. Com todas essas oportunidades à disposição, acreditamos que a companhia continuará apresentando excelente performance de crescimento no número de beneficiários, ainda mais considerando-se que a maior parte dos novos mercados nos quais a companhia entrou ainda está em fase de maturação e que ainda há uma enorme quantidade de regiões inexploradas.

64%

100%

17%

5%

6%

8%

SP RJ BA DF Demais regiões Total

Todas as novas regiões, incluindo PE, CE, RS, MG, PR, representam apenas

8% da receita do

(5)

Relatório de gestão – CSHG Unique Long Bias FIC FIA 5

Vendas de planos de saúde (mil vidas por mês)

Fonte: CSHG, Qualicorp

Acreditamos que a companhia esteja em uma situação na qual o seu maior desafio seja saber como se estruturar em relação à força de trabalho e aos processos e sistemas, para aproveitar todas essas oportunidades de crescimento de forma ordenada, sem problemas de execução e privilegiando a rentabilidade.

A companhia entendeu essa necessidade de maior robustez operacional e tem trabalhado em mudanças para se preparar para aproveitar essas oportunidades. Desde o fim do ano passado, contrataram um novo COO e reestruturaram o management da companhia para garantir a execução dos diversos projetos de crescimento e eficiência em discussão.

Não vamos entrar nos detalhes dos diversos projetos que estão em implementação hoje, mas estamos confiantes de que a companhia está bem estruturada e conta com as pessoas certas para desenvolver as oportunidades que se apresentam. Conforme já mencionamos, temos plena convicção de que a Qualicorp continuará surpreendendo na performance de vendas. Além disso, à medida que os projetos de eficiência forem implementados, a companhia deve apresentar uma melhora nos indicadores operacionais, especialmente margem, retenção de clientes e PDD. O crescimento de margem, fruto de um trabalho de racionalização de despesas, já pode ser observado neste ano. Já a retenção de clientes e a inadimplência, que apresentaram piora nos últimos meses, têm sido tratadas como prioridade máxima na companhia, e acreditamos que a companhia surpreenderá as estimativas do mercado em ambas as métricas.

Enfim, com essas vantagens competitivas que citamos e as oportunidades que se apresentam, além de um valor intrínseco não refletido na ação, decidimos investir na Qualicorp.

Gratos pela confiança. 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 1T12 2T12 3T12 4T12 1T13 2T13

+40%

(6)

Objetivo

Público Alvo

Classificação Anbima:Ações Livre Admite Alavancagem:Sim

Gestor:Credit Suisse Hedging-Griffo Asset Management S.A Administrador:Credit Suisse Hedging-Griffo Corretora De Valores S.A.

Características CSHG UNIQUE LONG BIAS FIC FIA x IPCA + 6% Data de início Aplicação Mínima: Saldo Mínimo: Movimentação Mínima: Cota: Cota aplicação: Cota resgate: Liquidação resgate: Taxa de saída antecipada: Taxa de administração: Taxa de performance:

Performance Volatilidade anualizada (Desvio padrão - média 40 dias) Retorno anualizado

Desvio padrão anualizado ** Índice de sharpe ** Rentabilidade em 12 meses Número de meses positivos Número de meses negativos

Número de meses acima de 100% do IPCA + 6% Número de meses abaixo de 100% do IPCA + 6% Maior rentabilidade mensal

Menor rentabilidade mensal

Patrimônio líquido R$ Patrimônio médio em 12 meses *** R$ ** Calculado desde 18/12/2012 até 30/08/2013 *** Ou desde a sua constituição, se mais recente. Rentabilidades (%) *

Rentabilidade líquida de administração e performance e bruta de impostos.

Sistema: INFINITE Report ID: D71C5DA295A250AFFEE87F96BFBEE657 0.52 8.41 Acum. IPCA + 6% 2012 2013 94,448,904.14 1.87 13.87 1.87 11.78 0.52 7.85 Set Ano IPCA + 6%

Acum. Fdo. Out Nov Dez

3.09 - -1.93 1.15 --3.42 1.59 - - -1.55 1.38 -4.12 -- -1.87 -Jan Fev Mar Abr Mai

50,000.00

5,000.00

Fundo de investimento em cotas de fundos de investimento em ações que tem como objetivo investir, preponderantemente, no mercado de ações, buscando retorno absoluto no longo prazo.

Fundo destinado exclusivamente a aplicações de investidores qualificados, nos termos da regulamentação em vigor.

18/12/2012 50,000.00

Jun Jul Ago 188,045,754.92 Calculado até 30/08/2013 Fechamento D+1 D+29 D+33 10,00% sobre os valores líquidos resgatados 2,00% a.a 20% que exceder 100% do IPCA+6%aa

1.42% 0.65% Fundo 20.31% 7.55% 1.72 N/A 7 1 7 1 4.12% -3.42% IPCA + 6% 12.18% 0.20% -N/A 8 0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14% 16% dez -1 2 ja n-1 3 ja n-1 3 ja n-1 3 fe v-1 3 fe v-1 3 m ar -1 3 m ar -1 3 abr -1 3 abr -1 3 m ai -1 3 m ai -1 3 jun-1 3 jun-1 3 jul -1 3 jul -1 3 jul -1 3 ag o-1 3 ag o-1 3 Fundo IPCA + 6% 0.0% 2.0% 4.0% 6.0% 8.0% 10.0% 12.0% fe v-1 3 m ar -1 3 m ar -1 3 abr -1 3 abr -1 3 abr -1 3 m ai -1 3 m ai -1 3 jun-1 3 jun-1 3 jul -1 3 jul -1 3 ag o-1 3 ag o-1 3 Fundo IPCA + 6%

* Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros; Fundos de Investimento não são garantidos pelo administrador do fundo, gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro, ou ainda, do fundo garantidor de crédito (fgc); Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e o regulamento do fundo de investimento antes de efetuar qualquer decisão de investimento. Caso o índice comparativo de rentabilidade utilizado neste material, não seja o parâmetro objetivo do fundo (benchmark oficial), tal indicador é meramente utilizado como referência econômica. Para obter informações sobre o uso de derivativos, conversão de cotas, objetivo e público alvo, consulte o prospecto e o regulamento do fundo. Verifique a data de início das atividades deste fundo. Para avaliação da performance de fundos de investimento, é recomendável uma análise de, no mínimo, 12 meses. Verifique se este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus quotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a conseqüente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo.Verifique-se este fundo está autorizado a realizar aplicações em ativos financeiros no exterior. A presente Instituição aderiu ao

Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento.

Este fundo pode estar exposto a significativa concentração em ativos de renda variável de poucos emissores. Para fundos que perseguem a manutenção de uma carteira de longo prazo, não há garantia de que o fundo terá o tratamento tributário para fundos de longo prazo. Verifique se a liquidação financeira e conversão dos pedidos de resgate deste fundo ocorrem em data diversa do respectivo pedido. A partir de 02/05/2008, todos os fundos de investimento que utilizam ativos de renda variável em suas carteiras deixam de apurar sua rentabilidade com base na cotação média das ações e passam a fazê-lo com base na cotação de fechamento destes ativos. Desta forma comparações de rentabilidade destes fundos com índices de ações devem utilizar, para períodos anteriores a 02/05/2008, a cotação média destes índices e, para períodos posteriores a esta data, a cotação de fechamento. Ouvidoria Credit Suisse Hedging-Griffo - 0800 77 20 100 ou www.cshg.com.br/ouvidoria.

Referências

Documentos relacionados

ARBITRO ÁRBITRO / Assist... CBF

AOS 72 MINUTOS EXPULSEI EM DECORRÊNCIA DO SEGUNDO CARTÃO AMARELO O JOGADOR Nº 03, EDUARDO CUNHA DA SILVA, POR JOGAR DE FORMA TEMERARIA ATIGINDO SEU ADVERSÁRIO COM O BRAÇO NA ALTURA

Enquanto estiver conectado à rede do Seagate Wireless Plus, é possível usar o aplicativo Seagate Media para se conectar a uma segunda rede Wi-Fi.. Se a segunda rede Wi-Fi tiver

Assurez-vous que le harnais de votre siège auto est démonté et que l’appui-tête réglable est adapté à la taille de votre enfant avant de commencer l’installation dans

Durante o XXIII Congresso Teórico Prático de Ultrassonografia e VIII JBUM – Jornada Brasileira de Ultrasso- nografia Musculoesquelética, foi criada a Comissão Nacional

Até 25 de janeiro de 2021, fora da África do Sul, 30 países de cinco das seis regiões da OMS noti- ficaram casos da variante 501Y.V2, número que representa 7 países a mais desde

O tempo difuso e confuso confere um caráter fragmentado e “líquido” no discurso narrativo, o que nos remete aos postulados de Bauman (2005) ao referir-se ao

Do início do primeiro período das águas ao sobreano (18 meses) e na segunda seca, os GMD foram de 0,550 kg e de 0,172 kg, respectivamente, de modo que, aos dois anos de idade,