• Nenhum resultado encontrado

FÓRUM DE ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE (CEF): LISTA DE VERIFICAÇÃO DE PLANEJAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FÓRUM DE ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE (CEF): LISTA DE VERIFICAÇÃO DE PLANEJAMENTO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Para mais informações ou comentários sobre este documento, entre em contato com socialperformance@angloamerican.com

3A Ferramenta 3

VERSÃO 1 JANEIRO DE

2020

SOCIAL WAY 3.0 – SEÇÃO 3A. ENVOLVIMENTO DAS PARTES

INTERESSADAS

FÓRUM DE

ENVOLVIMENTO DA

COMUNIDADE (CEF):

LISTA DE

VERIFICAÇÃO DE

PLANEJAMENTO

(2)

3A Ferramenta 3 - Lista de verificação do planejamento do CEF

Anglo American Social Way, Seção 3A - Envolvimento das partes interessadas 2

Isenção de responsabilidade

Nenhuma declaração ou garantia, expressa ou implícita, é fornecida em relação à precisão, integridade ou confiabilidade das informações aqui contidas. Nenhum membro da Anglo American ou de suas afiliadas, consultores ou representantes terá qualquer responsabilidade (por negligência ou outra forma) por qualquer perda resultante de qualquer uso deste material ou relacionada de outra forma com este material.

Terminologia do grupo

Neste material, os termos "Anglo American", o "Grupo Anglo American", o "Grupo", "nós", "nos" e "nosso" são usados como referência à Anglo American plc e suas subsidiárias e/ou a quem trabalhe para elas de forma geral, ou nos casos em que não é necessário referir-se a uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas. O uso desses termos genéricos neste documento visa apenas proporcionar maior praticidade, e de nenhuma forma indica a forma como o Grupo Anglo American ou qualquer de suas entidades são estruturados, gerenciados ou controlados. O Grupo Anglo American é composto por diferentes pessoas jurídicas. "Subsidiárias" são as entidades sobre as quais o Grupo Anglo American pode exercer o controle de forma direta ou indireta, e as entidades sobre as quais o Grupo Anglo American possui o controle conjunto, sendo denominadas por isso "joint ventures". "Joint ventures gerenciadas" são as entidades sobre as quais o Grupo Anglo American possui controle de gerenciamento ou a capacidade de dirigir as atividades diárias.

Propriedade intelectual

Somos proprietários de todas as marcas registradas, nomes comerciais, nomes empresariais, marcas de serviço, marcas de design, patentes, direitos de invenção, direitos autorais e direitos relacionados, direitos de obtenção, boa vontade, direitos de banco de dados e todas as outras propriedades intelectuais que apareçam ou estejam contidas neste material. Exceto conforme expressamente fornecido abaixo: (a) o uso do material não concede nenhum direito, título, interesse ou licença a qualquer propriedade intelectual que apareça ou contenha as ferramentas contidas neste material; (b) o uso ou reprodução da propriedade intelectual está estritamente proibido; e (c) nada neste material deve ser interpretado como concessão, por implicação, impedimento ou de outra forma, de qualquer licença ou direito de usar qualquer propriedade intelectual deste material.

Concedemos a você uma licença revogável, intransferível, não exclusiva e isenta de royalties para usar este material e toda e qualquer propriedade intelectual que possuímos neste material.

Não oferecemos garantia ou declaração expressa ou implícita de que: (a) temos o direito de conceder a licença estabelecida acima e essa licença é concedida somente com base nos direitos que realmente possuímos; (b) a propriedade intelectual contida nas ferramentas é válida ou aplicável; e (c) qualquer uso deste material não deve infringir os direitos de propriedade intelectual de terceiros.

© 2020 Anglo American

(3)

3A Ferramenta 3 - Lista de verificação do planejamento do CEF

Anglo American Social Way, Seção 3A - Envolvimento das partes interessadas 3

FÓRUM DE ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE:

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE PLANEJAMENTO

As perguntas a seguir podem ser usadas para verificar se os aspectos relevantes para o estabelecimento e operação de um CEF foram considerados e para capturar ações para corrigir as lacunas, conforme

necessário.

Pergunta Resposta Ação

Planejamento

Foi feita uma referência; análise das partes interessadas; e avaliação de riscos, desafios e oportunidades para informar o estabelecimento do(s) fórum(ns)?

Existe um plano de consulta para o envolvimento de partes interessadas internas e externas sobre o fórum? Existe um processo acordado para as partes

interessadas internas e externas participarem do estabelecimento do fórum?

Foi contratado um facilitador de terceiros para ajudar no estabelecimento e na execução do fórum, se necessário?

Governança

A visão, escopo e mandato do fórum foram acordados com a comunidade local?

Foi acordado um Termos de referência (ToR) e uma estrutura de governança para o fórum?

O ToR inclui um mecanismo para revisar/atualizar periodicamente o ToR e a associação?

O ToR inclui termos para apoiar a realização dos objetivos do CEF estabelecidos na orientação Social Way (3A..2 Tarefa 5 – Participar de um fórum de envolvimento da comunidade)?

(4)

3A Ferramenta 3 - Lista de verificação do planejamento do CEF

Anglo American Social Way, Seção 3A - Envolvimento das partes interessadas 4

Pergunta Resposta Ação

O ToR inclui regras para incentivar a participação igualitária no fórum de todos os membros?

O ToR estipula o processo de tomada de decisão? A necessidade de subcomitês e as regras para estes estão claramente estipuladas e acordadas no ToR? O ToR estipula o que será fornecido aos membros do CEF para participar das reuniões? Por exemplo, subsídio de transporte, lanches e acomodações, se vierem de longe? (Nota: não é recomendável que os membros sejam remunerados por sua participação no CEF).

Recursos

Há recursos internos adequados (tempo da equipe, dinheiro, equipamento) para apoiar o estabelecimento e a participação no fórum?

Existe financiamento adequado, de fontes internas ou externas, para apoiar a operação do CEF? Por exemplo, financiamento para contratação de local, transporte, logística, bebidas, comunicações. Existe a necessidade de um mecanismo de

financiamento independente para atividades/programas que surjam do fórum? Se sim, existe um plano de como isso será estabelecido, opções de financiamento, etc.? Existe um programa de capacitação, se necessário, para apoiar a participação dos membros no fórum e/ou o envolvimento da comunidade com o fórum?

Existe um mecanismo para revisar periodicamente a necessidade/escopo de capacitação?

Afiliação

Como os membros serão selecionados? Qual é o mandato dos membros?

(5)

3A Ferramenta 3 - Lista de verificação do planejamento do CEF

Anglo American Social Way, Seção 3A - Envolvimento das partes interessadas 5

Pergunta Resposta Ação

As funções e responsabilidades dos membros estão claramente articuladas no ToR e os membros as reconheceram/aceitaram?

O código de conduta descreve o comportamento esperado de um membro da CEF, tanto nas reuniões do fórum quanto fora delas, quando ele atua como representante do fórum?

Existem consequências dos membros não cumprirem suas responsabilidades definidas no ToR ou

equivalentes?

Os motivos para a rescisão ou substituição da associação são acordados no ToR ou equivalente e compreendidos?

Existem regras para gerenciar conflitos de interesse, definidos no ToR?

Um processo para resolução de disputas foi acordado e definido nos Termos de referência?

Organização/administração da reunião

Qual a frequência mínima de reuniões do CEF (por exemplo, pelo menos trimestralmente)?

Onde serão realizadas as reuniões e qual será o formato das reuniões? Foi feita provisão para os membros participarem remotamente, se necessário? Quem organizará/administrará as reuniões (convites, reservas, inscrições, acompanhamentos, material de apresentação, gerenciamento de horários, etc.)? Isso foi acordado no ToR ou equivalente?

Como serão acordadas as agendas/programas de trabalho? Isso é definido no ToR, se necessário? As regras para presidir o CEF estão claramente estipuladas nos Termos de referência (por exemplo, seleção de presidência, rotação de presidência)? Foram tomadas providências para tornar as reuniões interativas e inclusivas para todos os membros, por

(6)

3A Ferramenta 3 - Lista de verificação do planejamento do CEF

Anglo American Social Way, Seção 3A - Envolvimento das partes interessadas 6

Pergunta Resposta Ação

exemplo, em termos de idioma, acessibilidade, assistência a pessoas com deficiência, horário das reuniões, local, organização de assentos.

Quem estará disponível para responder a perguntas técnicas na reunião? (convidados internos ou externos) Quais mecanismos você usará para capturar todos os procedimentos e trocas da reunião - minutas, gravação de áudio e vídeo, lista de presença? Quem é

responsável por gerenciar isso, e foi algo acordado com os membros?

Onde os registros das reuniões serão mantidos e quem terá acesso a eles?

Como os registros das reuniões serão compartilhados com os membros do fórum?

Se houver subcomitês, como eles se reportarão ao fórum principal?

Comunicação e relatórios

O plano de comunicação do fórum abrange partes interessadas internas e externas, incluindo grupos vulneráveis?

Existe um mecanismo para reunir e responder ao feedback das partes interessadas sobre suas percepções/expectativas do fórum?

Quem fará a comunicação com a mídia (se aplicável)? Se um website dedicado ou uma página de mídia social for usada para o fórum, as permissões necessárias foram garantidas para o compartilhamento de conteúdo on-line e existe um recurso dedicado para monitorar e atualizar o site, conforme necessário?

Como o fórum apresentará um relatório contínuo às comunidades sobre atividades, gastos, tomada de decisões etc.? Como isso será monitorado?

Como o feedback do fórum será comunicado às partes interessadas internas (do site) de forma contínua, para

(7)

3A Ferramenta 3 - Lista de verificação do planejamento do CEF

Anglo American Social Way, Seção 3A - Envolvimento das partes interessadas 7

Pergunta Resposta Ação

que possa informar o planejamento e a tomada de decisões? Como isso será monitorado?

Como você acompanhará os participantes para abordar as perguntas, preocupações e sugestões levantadas na reunião?

Você tem um processo para obter as permissões necessárias dos membros antes de divulgar quaisquer relatórios, fotografias ou declarações do fórum para a comunidade em geral?

Monitoramento e avaliação

Os KPIs para medir o progresso no estabelecimento do fórum e monitorar seu funcionamento contínuo foram identificados?

Os KPIs para monitorar e avaliar a eficácia do fórum foram acordados com os membros do fórum?

Referências

Documentos relacionados

Ao se revisar o aparelho após o procedimento notou-se que havia líquido (vapor expiratório condensado em água) na cânula expiratória, bem como no filtro da

Movimentos balísticos simples orientados à contatação de um alvo são regulados a partir de princípios de controle motor bem conhecidos, os quais regem a relação de antagonismo

Conforme Saldanha (1978), avaliação é um tema de fundamental importância no contexto do ensino. Destaca-se não só como um recurso de controle das mudanças de

5.3 Fator de condição das espécies Astyanax fasciatus e Astyanax bimaculatus Para a análise do fator de condição foram aferidos os valores das mesmas estatísticas realizadas para

Inevitavelmente, cabe reiterar, todas as transformações pelas quais tanto a Mongólia quanto a Rússia passaram ao longo dos séculos acabaram determinando o modo

Quando perguntamos ao professor sobre a preferência dele em trabalhar com aulas mistas ou turmas especificas para meninos e meninas, e o que seria mais adequado para

Pela primeira vez foi organizado e produzido um livro com a participação de inúmeros filiados denominado "Cerimonial por Cerimonialistas", lançado por ocasião da realização

historicizar aspectos importantes do campo da moda e suas formas de produção desde a alta costura até a produção de artigos de fast fashion; Refletir sobre a