• Nenhum resultado encontrado

CICLO DE DEBATES: DIREITO E GESTÃO PÚBLICA 2 SEMESTRE 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CICLO DE DEBATES: DIREITO E GESTÃO PÚBLICA 2 SEMESTRE 2021"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

C

ICLO DE

D

EBATES

:

D

IREITO E

G

ESTÃO

P

ÚBLICA

S

EMESTRE

2021

(2)

OBJETIVO

São muitos os desafios enfrentados pela gestão pública brasileira — federal, estadual, municipal e distrital — que precisam de soluções criativas e inovadoras. O direito pode ser elemento central nesse cenário. É que vários desses desafios são jurídicos em sua essência ou repercutem no campo jurídico. A partir desse diagnóstico, o

Ciclo de Debates: Direito e Gestão Pública foca em como é possível pensar soluções para eles dentro dos limites

constitucionais e a partir da integração das percepções jurídica e de gestão pública. O curso é oferecido a alunos e pesquisadores de direito e de administração pública.

PROGRAMA

AULA 1 27/8/2021

Juliana Bonacorsi de Palma Questões jurídicas do planejamento estatal para enfrentamento da Covid-19

AULA 2 3/9/2021

Theófilo Aquino e Sarah

Marinho Governança nas empresas estatais

AULA 3 10/9/2021

Ana Luiza Calil Planejamento público como mecanismo para inovação

AULA 4 17/9/2021

Renato Toledo O contrato como instrumento de gestão pública

AULA 5 24/9/2021

André Rosilho e Yasser

Gabriel TCU e suas auditorias operacionais

AULA 6 1/10/2021

Mariana Vilella Aplicação da LINDB pelo TCU

AULA 7 8/10/2021

Gregório Ferrari Desestatização de presídios: o debate no TCE-SP e no TJ-SP

AULA 8 15/10/2021

Júlia Lillo e Luiza Veronese

(3)

AULA 9 22/10/2021 Daniel Bogéa Partidos políticos e o STF na definição de políticas públicas

AULA 10 29/10/2021

Luíza Pavan Ferraro Desafios da definição de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) na legislação urbana

Realização

Carga horária: 20 horas-aula Data de início: 27/8/2021 Data de término: 29/10/2021 Dia da semana: Sexta-feira Horário: das 16h às 17h40 Local: FGV DIREITO SP Coordenação Acadêmica Carlos Ari Sundfeld

Professor titular da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP). Mestre e doutor em Direito Administrativo pela PUC-SP. Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público – sbdp. Advogado de Sundfeld Advogados.

Yasser Gabriel

Doutor em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV Direito SP). Pesquisador do Grupo Público da FGV Direito SP/sbdp. Advogado de Sundfeld Advogados.

Corpo Docente Ana Luiza Calil

Doutoranda em Direito Administrativo (USP). Pesquisadora do Núcleo de Inovação da Função Pública - sbdp. Membro-fundador do UERJ Reg. Mestre em Direito Público (UERJ). Foi professora substituta da UFRJ. Advogada de Direito Administrativo e Regulatório. Graduada em Direito pela UERJ.

André Rosilho

Professor do mestrado profissional em direito público e da pós-graduação lato sensu da FGV Direito SP. Coordenador do Observatório do TCU do Grupo Público da FGV Direito SP. Doutor em Direito Administrativo pela USP (2016). Mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP (2011). Foi visiting student no mestrado em Affaires Publiques no Institut d´Études Politiques de Paris - Sciences Po (2011). Graduou-se em Direito pela PUC-SP (2009). Tem experiência em direito público. Advogado de Sundfeld Advogados.

Daniel Bogéa

Advogado e cientista político em Brasília/DF. É doutorando em ciência política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2018)

(4)

e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (2016). Autor de "Partidos Políticos e STF: Decifrando a Simbiose Institucional" (Appris, 2021).

Gregório Ferrari

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2017) e Mestre em Políticas Públicas pelo Insper (2021), onde defendeu a dissertação "Prisões sob controle: contestando a desestatização de presídios na Justiça e no TCE".

Júlia Lillo

Graduada em Direito pela Universidade São Judas Tadeu, ex-aluna e atual colaboradora da Escola de Formação Pública da Sociedade Brasileira de Direito Público e advogada de policy do XVV Advogados.

Juliana Bonacorsi de Palma

Doutora (2014) e Mestre (2010) pela USP. Bacharel em Direito (2006) pela PUC-SP. Master of Laws (LL.M.) pela Yale Law School, e bolsista da Lilian Goldman Perpetual Scholarship. Foi visiting scholar na Washington College of Law - American University. Professora da FGV Direito SP no GVLaw, na área de regulação e metodologia de pesquisa, na Graduação e no Mestrado Profissional. Coordenadora do Grupo Público da FGV Direito SP e colaboradora da Escola de Formação Pública, da qual foi aluna (2004). Desenvolve pesquisas na área de Direito Administrativo, Regulação e Direito & Burocracia.

Luiza Pavan Ferraro

Doutoranda e mestre (2020) em Direito e Desenvolvimento no Programa de Mestrado Acadêmico da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (2017). Pesquisadora do Supremo em Pauta da FGV Direito SP. Estagiária plantonista do Departamento Jurídico XI de Agosto. Colaboradora da Sociedade Brasileira de Direito Público.

Luiza Veronese Lacava

Mestranda em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP, graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP), advogada em relações governamentais no Instituto de Estudos Estratégicos de Tecnologia e Ciclo do Numerário (ITCN).

Mariana Vilella

Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (2011) e Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Atualmente cursa o Doutorado no programa de Educação: Currículo da PUC-SP. Atua como advogada e pesquisadora nas interfaces entre Direito e Educação, com ênfase em políticas púbicas educacionais, autonomia da escola, gestão democrática, educação em direitos e terceiro setor.

Renato Toledo

Mestre em Direito Público na Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Direito pela UERJ (2013). Advogado no escritório Binenbojm & Carvalho Britto Advocacia, atuando principalmente nas áreas de direito regulatório, licitações, contratos administrativos e compliance. Membro fundador do Laboratório de Regulação Econômica da UERJ. Assistente Acadêmico na Fundação Getúlio Vargas (Direito Rio).

Sarah Marinho

Professora de Direito dos Negócios da FGV Direito SP e pesquisadora do FGV CEPESP. Doutora em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (2021), mestre em pesquisa jurídica aplicada (LLM Legal Research) pela University of Wisconsin Law School (2020), mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP (2015) e graduada em direito pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atua como pesquisadora nas áreas de Direito Societário, Direito Econômico e Financeiro e Direito Administrativo Econômico.

(5)

Theófilo Aquino

Doutorando em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP e pesquisador do Núcleo de Direito Global e Desenvolvimento da FGV Direito SP. Mestre pela mesma Escola (2018). Graduado em direito pela USP (2015). Egresso da Escola de Governança da Internet do NIC.br (2019). Advogado em São Paulo.

Processo Seletivo

O ingresso dar-se-á por meio de classificação no processo seletivo, que tem validade para o segundo semestre letivo de 2021, não havendo reserva de vaga para semestres posteriores. As vagas são limitadas.

Os interessados deverão realizar sua inscrição, sem qualquer ônus financeiro, exclusivamente pelo e-mail acima indicado. É obrigatória a inserção de arquivo digital com o curriculum vitae e breve carta de intenção do candidato (máximo 1 página). Os candidatos serão selecionados a partir do material encaminhado via e-mail.

A divulgação dos aprovados será feita via comunicação eletrônica (e-mail). Não haverá divulgação do desempenho dos candidatos, nem sua classificação relativa, apenas a informação quanto à aprovação ou não.

Período para inscrição: 6/8/2021 a 25/8/2021. Email para inscrição: yasser@sundfeld.adv.br Resultado: 26/8/2021.

Informações Complementares

Referências

Documentos relacionados

Durante o trabalho coletivo, no campo e nas faenas – uma espécie de mutirão muito comum na organização social de povos andinos (ver Isbell, 2005) – mascar coca,

Dessa forma, o presente estudo foi proposto para analisar o desem- penho neuromuscular de músculos extensores do joelho após indução de fadiga e intervenção com resfriamento

[r]

Por outro lado, não nos furtaremos a incorporar os ensinamentos da teoria neoinstitucio- nalista, atentando para a autonomia burocrática da Anvisa e o possível controle exercido

O peso de cem grãos e o comprimento de vagem não são afetados pelas diferentes densidades de plantas. O aumento da população de plantas reduz a produção

Não falar para os slides e não olhar para a tela de forma sucessiva e permanente;. Nunca passar ou permanecer em frente à tela, nem tapar a projeção; Não limitar a apresentação

base blindada os valores do laudo de avaliação ajustados, as movimentações incluídas (adições, baixas, depreciação e obrigações especiais) e a

os serviços consistem em: análise técnica para determinação da melhor altura de instalação dos rádios, considerando que a metragem do cabo entre o equipamento