• Nenhum resultado encontrado

AUTOMAÇÃO PARA O AUMENTO DA PRODUÇÃO EM EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO: UM ESTUDO DE CASO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AUTOMAÇÃO PARA O AUMENTO DA PRODUÇÃO EM EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO: UM ESTUDO DE CASO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

AUTOMAÇÃO PARA O AUMENTO DA

PRODUÇÃO EM EMPRESA DO SETOR

ALIMENTÍCIO: UM ESTUDO DE CASO

Vianey Santos de Carvalho (Faccat)

vianeycarvalho@gmail.com

ALEXSON BORBAS GUARNIERI (Faccat)

a.guarnieri@hotmail.com

Samuel Schein (Faccat)

samuelschein@hotmail.com

O estudo de caso apresentado foi realizado numa indústria do ramo alimentício situada na cidade de Santo Antônio da Patrulha/RS. A empresa apresentava um gargalo no setor de embalagens, onde o processo era desenvolvido manualmente. A capaciidade produtiva estava muito abaixo da demanda, devido à ineficiência deste setor. A produção diária ficava restrita ao rendimento dos colaboradores e a empresa arcava com um custo desnecessário de horas extras. O objetivo principal do projeto é aumentar a produtividade do setor de embalagem da fabricação da rapadura tipo mandolate. O trabalho realizado teve o foco específico na automação do setor em estudo, visando à ocupação do tempo ocioso e um conseqüente aumento na produção. Para desenvolver algo que pudesse suprir esta necessidade foram realizadas cronometragens no setor de embalagem. Em seguida elaborou-se uma pesquisa sobre tecnologias existentes que desenvolvesse este mesmo tipo de processo de forma automatizada. Após encontrar um modelo considerado adequado para o projeto, verificou-se a viabilidade para implantação do mesmo, tendo-se como meta principal o aumento da produção e a qualidade na padronização do produto final. Após a implantação do sistema automatizado, constatou-se os resultados esperados inicialmente. Obteve-se um aumento considerável na produtividade e reduziu-se o tempo ocioso do processo. Logo, diminuiu-se o número de funcionários do setor, os quais foram remanejados para outros postos de trabalho.

(2)

2

1. Introdução

O crescimento da economia global juntamente com o avanço do mercado competitivo gerou uma demanda expressiva pela necessidade de desenvolver novas tecnologias. Essa combinação se tornou fundamental para garantir às empresas uma parcela significativa entre os melhores (Lastres et al, 1999).

Os processos produtivos em geral proporcionam a oportunidade de colocar em prática essas melhorias através de sistemas cada vez mais automatizados. A implantação de novas tecnologias é fundamental para o desenvolvimento industrial e o consequente crescimento econômico, e torna-se inevitável para o sucesso de qualquer empresa ou indústria. Diante disso, as indústrias terão que se enquadrar à ideia de que a automatização de processos em diferentes setores industriais é fundamental para o sucesso (Mendes, 2006).

Segundo Nantes e Machado (2005) o setor alimentício vem apresentando um crescimento constante nos últimos anos. Porém em pequenas e médias empresas alguns processos ainda são conduzidos pela mão de obra humana. O sistema artesanal muitas vezes acaba parando no tempo.

Porém, a competição neste setor se dá nas práticas gerenciais. Existe uma grande relação entre esforços de gestão e valor da produção. É necessária uma capacidade empreendedora direcionada, principalmente, para a atualização de técnicas de gestão de matéria-prima e equipamentos (Ferraz et al, 1995).

Silva & Plonski (1999) apontam a gestão da tecnologia como importante diferencial de competitividade entre as empresas. Diante disso, podemos perceber a importância da automação na indústria alimentícia.

A mudança no setor de embalagens, além de gerar um ganho considerável para a produção, pode agregar certo valor devido à qualidade externado produto final. Young (2002)

apud Pelegrini (2005) relata que o consumidor percebe de uma maneira especial o valor

proporcionado pela embalagem de um produto.

O presente trabalho teve por objetivo automatizar o setor de embalagens de uma indústria de alimentos, visando o aumento da produção e a qualidade nas características físicas do produto final. Também se teve a preocupação em manter os colaboradores que sobraram no setor e reaproveitá-los em outras tarefas dentro da empresa.

Primeiramente o artigo apresenta as mudanças no setor alimentício agregadas à tendência na automação de processos. No final são apresentados os resultados obtidos com a implantação do projeto e suas consequentes melhorias.

2. Estudo do caso

O métododo processo de embalagem anterior à implantação do modelo era realizado de forma 100% manual. O produto era cortado por uma máquina e distribuído nas mesas através de bandejas plásticas. Cada funcionário disponibilizava de uma quantia de embalagem plástica tipo celofane (folha plástica transparente extremamente fina, feita de hidrato de celulose). O produto (mandolate) era embalado manualmente, de maneira que o funcionário enrolava o doce na embalagem, dobrando as pontas que sobravam. No final, os doces eram

(3)

3 colocados num pacote plástico formando uma embalagem com 10 unidades conforme mostra a figura 1.

Fonte: www.dacolonia.com.br Figura 1 – embalagem com 10 unidades

Como esse processo era o gargalo da produção, gerou-se a necessidade de implantar alguma melhoria que aumentasse a produtividade do setor.

Após um estudo sobre tecnologias que pudessem suprir esta necessidade, constatou-se que a aquisição de uma máquina embaladora seria uma ótima alternativa para o problema. Assim, deu-se início a cronometragem do processo de embalagem para obter resultados sobre a viabilidade do investimento.

A implantação da máquina foi considerada viável, pois os números obtidos na cronometragem do processo manual eram baixos em relação aos resultados da máquina e não estavam atendendo a demanda.

Logo após a obtenção e análise dos resultados foi realizada a aquisição da máquina para que o novo processo fosse colocado em prática.

2.1. A empresa

O estudo realizado foi implantado numa indústria do ramo alimentício, localizada na cidade de Santo Antônio da Patrulha/RS. A empresa considerada de pequeno porte possui aproximadamente 23 funcionários. Dentre a linha de produtos, produz a rapadura tipo mandolate.

(4)

4 A rapadura que é de origem açoriana e típica da região nordestina também se tornou muito consumido no Rio Grande do Sul, tendo a cidade de Santo Antônio como um dos grandes produtores. Possui uma demanda crescente em todo o País, conforme gráfico de vendas abaixo.

Figura 2 – Gráfico do faturamento anual

Dos 23 funcionários, 13 fazem parte da fabricação do doce tipo mandolate sendo que 08 são responsáveis somente pelo setor de embalagens. Os demais são distribuídos na fabricação de outros produtos da linha. Nos últimos 04 anos a empresa teve um aumento de 64,2% nas vendas anuais, números estes que poderiam ser maiores se a capacidade produtiva fosse superior.

2.2. O processo

A fabricação da rapadura tipo mandolate possui os seguintes processos: tacho, batedeira, mesa de forma, mesa de corte, embalagem e encaixotamento. O fluxograma é mostrado na figura 3.

(5)

5

Figura 3 – Fluxograma de processos

De todos os postos de trabalho constatou-se através de um mapeamento da produção, que o posto nº 05(embalagem) era o gargalo da produção e que seria necessária uma melhoria. Assim poderíamos aumentar a produtividade e fazer o fluxo produtivo seguir normalmente. O posto de trabalho contava com oito colaboradores que desenvolviam toda a embalagem manualmente. Cada colaborador embalava em média 286 unidades/hora, totalizando numa produção diária de 8,8 horas o número aproximado de 20.160 unidades. A indústria possuía uma carteira de vendas superior a esses números e devido à baixa produtividade e a pequena estrutura, a qual impossibilitava o aumento de funcionários, arcava com altos valores referentes à hora extras. O gráfico abaixo mostra o percentual de cada atividade dentro do tempo total do ciclo de produção do produto.

(6)

6

Figura 4–Gráfico dos tempos por postos de trabalho

O setor de embalagem era o posto de trabalho que possuía mais funcionários e mesmo assim ocupava aproximadamente 1/3 do ciclo do processo.

2.3.A tecnologia

A automação se deu através da aquisição de uma máquina embaladora, composta por uma esteira onde os produtos são depositados e carregados até o eixo giratório que faz o corte da embalagem conforme o tamanho pré-determinado. A máquina possui um eixo que serve de suporte para a bobina da embalagem. O eixo giratório que faz o corte possui duas navalhas em posição de 180° (relação da posição entre as navalha no mesmo eixo). O corte é feito através do aquecimento das navalhas e o fechamento da embalagem através da fusão do plástico. A velocidade da esteira e a temperatura das navalhas são controladas pelo operador através de um painel digital que fica localizado na parte superior direita da máquina.

Fonte: http://www.embalabrasilrs.com.br Figura 5 – Máquina embaladora (painel/eixos)

(7)

7

Fonte: http://www.embalabrasilrs.com.br Figura 6 – Máquina embaladora (esteira)

Com a aquisição do sistema o número de funcionários do setor de embalagens foi reduzido para 04. Um operador ficou na função de abastecimento da esteira e os outros 03 ficaram na parte final da embalagem, onde as barras são colocadas em pacotes com 10 unidades.

3. Resultados obtidos

Os resultados obtidos após o primeiro mês de funcionamento da máquina foram considerados satisfatórios pela gerência da empresa. O número de funcionários do setor de embalagens foi reduzido para 04 e a produção diária passou para 28.800 unidades, tendo um aumento significativo de 42,9%. Através disso, constatou-se que o valor investido na aquisição da máquina teria um retorno em 4,5 meses.

Os funcionários que sobraram do posto de trabalho foram divididos e aproveitados nos demais postos, priorizando o balanceamento da linha para que fossem evitados estoques intermediários.

N.° Funcionários Prod./h (média) Unidade/horas Unidades/dia*

Antes 08 286,25 2290 20160

Depois 04 818,2 3273 28800

Tabela 1 – Resultados da análise * Dia considerado 8,8 horas.

4. Conclusão

Com a automação do setor de embalagens, obteve-se um resultado positivo relativo a ganhos de produtividade, destacando-se um aumento diário de aproximadamente 43%. Dentre

(8)

8 os resultados apresentados pela implantação da máquina também podemos citar o aproveitamento de 04 funcionários em outros setores da empresa e a redução de horas extras.

Também foi constatado um ganho na higiene e na qualidade final do produto, devido à padronização da embalagem da máquina. Isso demonstra a importância da automação nos dias atuais e confirma o crescimento de resultados positivos para as empresas que investem em novas tecnologias. Outro fator considerado positivo foi a rendimento pessoal de todos os membros da equipe devido às melhorias implantadas.

Através disto, conclui-se que a melhoria implantada só trouxe benefícios para a empresa, além de fornecer experiência para automatização de outros processos.

Bibliografia

EMBALA BRASIL http://www.embalabrasilrs.com.br < acessado em 12 de novembro de 2011>.

FERRAZ, J. C., KUPFER, D., HAGUENAUER, L. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria.

Editora Campus Ltda. Rio de Janeiro/RJ – Brasil., 1995.

LASTRES, H., ALBAGLI, S. Informação e globalização na era do conhecimento, Editora Campus Ltda. Rio

de Janeiro/RJ – Brasil, 1999.

MENDES, J. Fatores condicionantes de sucesso das pequenas e médias empresas na região metropolitana de

Curitiba e sua contribuição para o desenvolvimento local – Dissertação de Mestrado – Organizações e

Desenvolvimento Local – UNIFAE – Centro Universitário. Orientador: Prof. Dr. Antoninho Caron. Curitiba/PR – Brasil, 2006.

NANTES, J. F. D.; MACHADO, J. G. C. F. Aspectos Competitivos da Indústria de Alimentos no Brasil -

Workshop Identificação de Gargalos Tecnológicos na Agroindústria Paranaense. Curitiba/PR – Brasil, 2005.

PELEGRINI, A. V. O processo de modularização em embalagens orientado para a customização em massa:

uma contribuição para a gestão do design – Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Paraná.

Orientadora: Profª. Drª. Virginia Borges Kistmann. Curitiba/PR – Brasil, 2005.

SILVA, J. C. T.; PLONSKI, G. A. Gestão da tecnologia: desafios para pequenas e médias empresas. Revista

Referências

Documentos relacionados

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

A Escola Estadual Médio Solimões (EEMS), objeto deste estudo, é considerada uma escola de médio porte, segundo a classificação estabelecida pela Secretaria de

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Desta forma, foram criadas as seguintes hipóteses de investigação: H1 – O compromisso organizacional e o engagement são diferentes para as categorias dos militares dos