• Nenhum resultado encontrado

GRAMÁTICA EMPREGO DA VÍRGULA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRAMÁTICA EMPREGO DA VÍRGULA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Prof. Gina Maciel

EXERCÍCIO II - O USO DA VÍRGULA

1. Marque a alternativa que corresponde ao uso correto da vírgula neste texto: "Marta queria comprar biscoitos mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates balas e sorvetes para saciar sua vontade de doces mas também não os encontrou."

a) Marta queria comprar biscoitos, mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates balas e sorvetes para saciar sua vontade de doces, mas também não encontrou.

b) Marta queria comprar biscoitos, mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates balas e sorvetes, para saciar sua vontade de doces, mas também não encontrou.

c) Marta queria comprar biscoitos, mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates, balas e sorvetes, para saciar sua vontade de doces, mas também não encontrou.

d) Nenhuma das alternativas. O exemplo está correto.

2. "Ontem vesti duas blusas, duas calças, uma meia grossa, cachecol e gorro". Nesta frase, utilizamos a vírgula porque:

a) na oração existem termos com a mesma função sintática (na frase, objetos diretos). b) é necessária uma pausa para respirar.

c) separamos por vírgula os elementos que possuem número (na frase, "duas" blusas, "duas" calças, “uma” meia).

d) todos os termos são apostos, pedindo vírgula obrigatória.

3. "Senhora, não pode entrar naquela sala, é só para funcionários". A vírgula aqui é empregada para evidenciar dois casos. Assinale a alternativa que corresponde a estes casos:

a) as duas vírgulas vêm para introduzir uma frase de valor explicativo.

b) a primeira vírgula vem para evidenciar o aposto e a segunda vem para chamar atenção para uma explicação, nenhuma sendo obrigatória.

c) a primeira vírgula vem para dar uma pausa necessária no início da frase e a segunda vem para introduzir uma frase que evidencia o motivo de não poder entrar na sala.

d) a primeira vírgula vem para isolar o vocativo e a segunda vem para introduzir uma frase que evidencia o motivo de não poder entrar na sala.

4. Quanto às orações coordenadas, é correto afirmar que: a) sempre pedirão vírgula para separá-las.

b) sempre pedirão vírgula para separá-las, exceto quando estiverem ligadas pela conjunção "e". c) não devem ser separadas nem por vírgulas, exceto quando estiverem ligadas pela conjunção "e". d) não devem ser separadas por vírgulas, mas somente pelas conjunções.

5. Marque a alternativa em que a vírgula está INCORRETAMENTE aplicada: a) recebeu o troco e voltou para casa, mas descobriu que o bolso estava furado. b) o vento estava tão forte, que arrancou as telhas.

c) estava escrevendo o livro, o qual já tinha muitas páginas. d) depois daquele dia, nunca mais voltou àquela loja.

6. Indique a alternativa em que, ao retirarmos as vírgulas, o sentido da frase não se altera: a) Marta caminhava pela rua, calma.

b) Aquele garoto, revoltado, não parava de reclamar com a secretária. c) Maria, Gabriela e Joana foram ao shopping.

d) Os técnicos virão amanhã, e o problema será solucionado.

7. Se pegarmos a frase "Aquele garoto, revoltado, não parava de reclamar com a secretária" e tirarmos a vírgula, ficaremos com "Aquele garoto revoltado não parava de reclamar com a secretária". Qual é a mudança de sentido que ocorre quando retiramos a vírgula?

a) A mudança ocorre através da falta de pausa que nos faz entender que o garoto está revoltado.

b) A mudança ocorre através do novo sentido que a frase ganha: com vírgula, entendemos que é um garoto que está revoltado; sem vírgula, pensamos que o garoto é uma pessoa revoltada.

c) Não há mudança de sentido. A frase continua a mesma.

d) A mudança traz uma frase que não atende às regras gramaticais, pois precisamos ter pelo menos uma vírgula nas frases.

(2)

8. Em qual alternativa a vírgula é empregada corretamente? a) Vamos usar o computador, assim que você formatá-lo. b) A chuva estava tão forte, que inundou a rua.

c) Quando era menino, ouvia muitas histórias. d) Estava lá naquela terra, isto é no país dele.

9. Em frases como "Senhora, pode entrar" e "Zé, o garçom daquele bar da esquina, demitiu-se ", temos dois termos: o vocativo e o aposto. Em relação ao aposto e vocativo:

a) A vírgula não deve ser utilizada.

b) O emprego da vírgula é feito para isolar e dar uma pausa no texto escrito, mas seu emprego não é obrigatório.

c) O emprego da vírgula é obrigatório para separar a explicação que o aposto traz e para separar os nomes introduzidos pelo vocativo.

d) O emprego da vírgula é opcional, mas quando é usada, vem para separar a explicação que o aposto traz e para separar os nomes introduzidos pelo vocativo.

10. Termo que modifica adjetivo, verbos e advérbios, o adjunto adverbial vem para indicar uma circunstância. Em alguns casos, a vírgula vem para isolar esse termo. Marque a alternativa em que ocorre esse isolamento.

a) Hoje de manhã, encontrei alguns amigos na academia. b) Encontrei alguns amigos na academia, hoje de manhã. c) A maioria dos meus amigos viajam, durante as férias. d) Encontrei alguns amigos hoje de manhã, na academia.

11. Em algumas das frases abaixo as vírgulas foram retiradas; em outras, a vírgula não pode ser empregada. Identifique a alternativa que corresponde aos casos onde a vírgula NÃO deve ser empregada.

a) "Aquelas pessoas que devem ao banco não podem mais pedir empréstimos" e "Ontem à noite ela me disse que seriamos demitidos".

b) "Zé garçom há vinte anos naquele bar quer um aumento" e "O Maracanã que é o estádio mais famoso foi reformado"

c) "Nós comunicamos a decisão do chefe" e "A chuva estava tão forte que inundou a rua"

d) "Aquelas pessoas que devem ao banco não podem mais pedir empréstimos" e "A chuva estava tão forte que inundou a rua".

12. Qual destas frases está correta?

a) Ela me disse hoje de manhã que o professor não viria.

b) Minha empregada foi para a Cidade Maravilhosa, ou seja, para o Rio de Janeiro. c) Aquele homem reclamou tanto, que precisaram chamar a polícia para acalmá-lo. d) Da próxima vez, começarei mais cedo, e pedirei ajuda, pois é difícil, fazer sozinho.

13. (CEAP-AP) Na oração: "Aos onze anos, em 1942, seu pai mandou-o para um colégio interno, o Padre Antônio Vieira, em Aracaju.", as vírgulas foram usadas nas expressões destacadas com a seguinte finalidade:

a) realçar duas expressões de mesma função sintática. b) enfatizar dois elementos de valor explicativo.

c) isolar adjunto adverbial e aposto respectivamente. d) reforçar a melodia da frase.

e) separar aposto e vocativo

14. (UNIG-RJ) "- Aristéia, dá um banho rápido nesse menino..."

Aplica-se com maior acerto a esse texto o seguinte conceito sobre a pontuação (uso da vírgula): a) isola o sujeito da oração. b) põe em realce o substantivo.

c) valoriza o ritmo da frase. d) indica a pausa de chamamento. e) separa o aposto do termo modificado.

15. (UFPR) Quais são as frases corretamente pontuadas? 1. Os alunos angustiados esperam o resultado dos exames. 2. Os alunos, angustiados, esperam o resultado dos exames. 3. Os alunos, esperam angustiados, o resultado dos exames. 4. Angustiados, os alunos esperam o resultado dos exames. 5. Os alunos, esperam, angustiados, o resultado dos exames. 6. Os alunos esperam angustiados, o resultado dos exames.

(3)

16. (Cesgranrio) Assinale a opção em que a vírgula está empregada para separar dois termos que possuem a mesma função na frase:

a) “Minhas senhoras, seu Mendonça pintou o diabo enquanto viveu.” b) “Respeitei o engenho do Dr. Magalhães, juiz.”

c) “E fui mostrar ao ilustre hóspede a serraria, o descaroçador e o estábulo.” d) “Depois da morte do Mendonça, derrubei a cerca...”

e) “Não obstante essa propaganda, as dificuldades surgiram.”

17. Em qual destas frases a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo?

a) Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim. b) Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais

c) Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês. d) A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a

natureza intocada

e) Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar.

18. (UDESC) O uso das vírgulas em cada proposição é justificado pela explicação entre parênteses. Assinale a alternativa cuja explicação não esteja coerente com o uso da vírgula.

a) Um dia, porém, o amante recebeu uma carta anônima. (conjunção adversativa deslocada)

b) O amante temia a ira do marido, e a mulher tratava os dois muito bem. (sujeitos diferentes nas duas orações)

c) A sala era mal alumiada por uma janela, que dava para o telhado dos fundos. (oração coordenada adversativa deslocada)

d) Ao passar pela Glória, ele se despediu do mar. (oração reduzida de infinitivo no início do período) e) Entrando no quarto, Camilo não pôde sufocar um grito de terror. (oração reduzida de gerúndio no início

do período)

19. (FCC) É preciso suprimir uma ou mais vírgulas na seguinte frase:

a) É possível que, em vista da quantidade e de seu poder de sedução, as ficções de nossas telas influenciem nossa conduta de forma determinante.

b) Independentemente do mérito dos professores, as escolas devem, com denodo, estimular os sonhos dos alunos.

c) É uma pena que, hoje em dia, tantos e tantos jovens substituam os sonhos pela preocupação, compreensível, diga-se, de se inserir no mercado de trabalho.

d) O fato de serem, os adolescentes de hoje, tão “razoáveis”, faz com que a decantada rebeldia da juventude dê lugar ao conformismo e à resignação.

e) Se cada época tem os adolescentes que merece, conforme opina o autor, há também os adolescentes que não merecem os adultos de sua época.

20. (IFPR 2010) Assinale a alternativa cujo texto está corretamente pontuado.

a) Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.

b) Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres; Anita Malfatti e Tarsila do Amaral; apesar de não haver, antes delas, uma tradição aparente, de mulheres pintoras no país.

c) Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver, antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.

d) Os dois principais nomes da pintura modernista, no Brasil são de mulheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de, não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.

e) Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil, são de mulheres Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.

EMPREGUE A VÍRGULA SE NECESSÁRIO.

Comprei livros revistas jornais discos e brinquedos. O resto os CD’S nós colocamos no armário. Ela não te chamou Mariana.

Ontem de manhã ela me ligou.

Aquele papel isto é aquele documento, ficou em cima da mesa. Campinas 27 de julho de 2012.

Pegou o caderno abriu-o fez várias anotações.

Ela não queria ir ao médico e chorava e gritava e esperneava. Seu grande sonho de viajar pra fora do país estava distante. Eu desejo conhecer Paris que é uma cidade com muitos atrativos. Como os economistas previram o dólar subiu.

(4)

GABARITO 01. C 02. A 03. D 04. B 05. B 06. D 07. B 08. C 09. C 10. A 11. C 12. B 13. C 14. D 15. 1, 2, 4 16. C 17. B RESOLUÇÃO:

Neste exercício deve ser identificada a alternativa na qual a vírgula foi empregada com o objetivo de omitir o verbo. A resposta correta é a letra B - “Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais”.Nesta alternativa, o verbo “ser” foi omitido na segunda oração “os direitos, reais” por meio do uso da vírgula. Quando utilizada desta forma, a vírgula indica que aquela palavra pode ser omitida, pois já foi introduzida no contexto. Neste caso, o verbo “ser” foi utilizado na oração anterior “a loja é virtual” e fica subentendida na oração seguinte.

Na letra A - “Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim” - a vírgula está sendo usada para separar duas orações, mas não está omitindo nenhuma palavra das mesmas.

Na letra C - “Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês” - a vírgula está marcando a inversão da frase, pois na ordem direta seria: “Procuramos usar

uma linguagem livre do economês para quem não conhece o mercado financeiro”.

Na letra D - “A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a natureza intocada” - a vírgula está separando duas orações, e não há palavras omitidas.

Na letra E - “Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar” - Neste caso a vírgula está separando duas orações e está omitindo a palavra “água”, porém, não se trata de um verbo, portanto não pode ser marcada como resposta.

18. C

RESOLUÇÃO:

Neste exercício deve ser escolhida a alternativa em que a explicação entre parênteses não justifica o uso da vírgula na frase apresentada.Nas alternativas A, B, D e E a justificativa entre parênteses corresponde ao motivo pelo qual a vírgula está sendo utilizada.

A - Um dia, porém, o amante recebeu uma carta anônima. (conjunção adversativa deslocada) - as vírgulas são utilizadas para isolar a conjunção adversativa “porém”, que está deslocada.

B - O amante temia a ira do marido, e a mulher tratava os dois muito bem. (sujeitos diferentes nas duas orações) - a vírgula indica que a segunda oração, que é coordenada, terá um novo sujeito, e não mesmo da primeira.

C - Ao passar pela Glória, ele se despediu do mar. (oração reduzida de infinitivo no início do período) - a vírgula indica que a oração reduzida “ao passar pela Glória” está descolada para o início do período.

D - Entrando no quarto, Camilo não pôde sufocar um grito de terror. (oração reduzida de gerúndio no início do período) - a vírgula indica que a oração reduzida “entrando no quarto” está deslocada para o início do período.

Já na alternativa C - “A sala era mal alumiada por uma janela, que dava para o telhado dos fundos. (oração coordenada adversativa deslocada)” - a vírgula utilizada para introduzir uma oração subordinada adjetiva e não uma coordenada adversativa deslocada.

Neste caso, portanto, a letra C é a resposta da questão. 19. D

RESOLUÇÃO:

O exercício pede que encontremos a alternativa em que há uma das vírgulas que deve ser suprimida. Na letra A - “É possível que, em vista da quantidade e de seu poder de sedução, as ficções de nossas telas influenciem nossa conduta de forma determinante.” - as duas vírgulas são necessárias para isolar a oração “em vista da quantidade e de seu poder de sedução”, que está intercalada à oração “É possível que as ficções de nossas telas influenciem nossa conduta de forma determinante”.

Na letra B - “Independentemente do mérito dos professores, as escolas devem, com denodo, estimular os sonhos dos alunos.” - as duas vírgulas são necessárias para isolar a expressão “com denodo” que está deslocada e se encontra entre o verbo “devem” e o seu complemento.

Na letra C - “É uma pena que, hoje em dia, tantos e tantos jovens substituam os sonhos pela preocupação, compreensível, diga-se, de se inserir no mercado de trabalho.” - As duas primeiras vírgulas são necessárias para isolar o adjunto adverbial “hoje em dia” que está deslocado. As vírgulas são também necessárias para isolar as expressões “compreensível” e “diga-se”, que são observações do interlocutor, ou

(5)

seja, não fazem parte da estrutura sintática da frase. Nenhuma das vírgulas podem, pois, ser suprimidas.

Na letra D - “O fato de serem, os adolescentes de hoje, tão “razoáveis”, faz com que a decantada rebeldia da juventude dê lugar ao conformismo e à resignação.” - As duas primeiras vírgulas podem ser suprimidas, pois o termo “os adolescentes de hoje” assume a função de sujeito, e portanto pode ser deslocado sem que haja necessidade da vírgula. A frase poderia ficar da seguinte forma: “O fato de serem

os adolescentes de hoje tão “razoáveis”, faz com que a decantada rebeldia da juventude dê lugar ao conformismo e à resignação”.

Na letra E - “Se cada época tem os adolescentes que merece, conforme opina o autor, há também os adolescentes que não merecem os adultos de sua época.” - a vírgula aqui é utilizada para isolar a oração adverbial “conforme opina o autor” que está intercalada entre as outras duas orações do período, que são condicionais. “Se cada época tem os adolescentes que merece, há também os adolescentes que não merecem os adultos de sua época”. Não podemos, portanto, suprimir as vírgulas deste período.

A resposta da questão é a letra D - O fato de serem, os adolescentes de hoje, tão “razoáveis”, faz com que a decantada rebeldia da juventude dê lugar ao conformismo e à resignação.

20. C

RESOLUÇÃO:

O exercício pede para ser assinalada a alternativa que está corretamente pontuada. Vejamos cada uma:

Letra A - “Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.” - deveria haver vírgula antes da locução conjuntiva “apesar de”, com o objetivo de isolar o aposto “Anital Malfatti e Tarsila do Amaral” e de dar início à oração subordinada concessiva. Deveria também haver uma vírgula antes do termo “antes delas”, para isolá-lo, já que se trata de um adjunto adverbial deslocado.

Letra B - “Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres; Anita Malfatti e Tarsila do Amaral; apesar de não haver, antes delas, uma tradição aparente, de mulheres pintoras no país.” - Neste caso, é inadequado o uso do ponto e vírgula para isolar o aposto.

Letra C - “Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver, antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.” - não há problemas com a pontuação deste período.

Letra D - “Os dois principais nomes da pintura modernista, no Brasil são de mulheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de, não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.” - A vírgula após “modernista” não existe, pois não há motivo para estes termos serem separados por vírgula. A vírgula após o termo “apesar de” também não é justificada, deveria vir antes deste termo. Está faltando também uma vírgula antes do termo “antes delas” como já foi dito acima.

Letra E - “Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil, são de mulheres Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.” - As duas primeiras vírgulas não tem motivos para serem colocadas nos locais onde estão, enquanto que, faltam vírgulas para isolar o aposto “Anita Malfatti e Tarsila do Amaral”, e o adjunto adverbial “antes delas”. A resposta para a questão, portanto, é a letra C.

EMPREGO DA VÍRGULA

Comprei livros, revistas, jornais, discos e brinquedos. O resto, os cds, nós colocamos no armário.

Ela não te chamou, Mariana. Ontem de manhã, ela me ligou.

Aquele papel, isto é, aquele documento, ficou em cima da mesa. Campinas, 27 de julho de 2012.

Pegou o caderno, abriu-o, fez várias anotações.

Ela não queria ir ao médico e chorava, e gritava, e esperneava. Seu grande sonho, de viajar pra fora do país, estava distante. Eu desejo conhecer Paris, que é uma cidade com muitos atrativos. Como os economistas previram, o dólar subiu.

Referências

Documentos relacionados

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

Diante disso, o projeto de pesquisa que está em andamento, se volta para o estudo de como ocorre a prática educativa em saúde e o processo de educação no trabalho, levando em

- contáveis: elementos que se podem contar e que, por isso, assumem a forma singular ou plural. - não contáveis: elementos que não se podem contar distintamente e que assumem,

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

No presente estudo sobre o tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas, nas regiões Sudeste, Sul e Centro-oeste e tumores de cabeça e pescoço, variáveis como dieta

Algumas delas são listadas a seguir: (a) Para a atividade em questão, os estudantes ficam dispersos no ambiente, o que seria ainda pior caso a atividade fosse

Artistas como Tarsila do Amaral, Lasar Segall e Anita Malfatti têm suas respectivas obras analisadas do ponto de vista de suas condições de produção, numa abordagem que busca

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção