• Nenhum resultado encontrado

Graduação em. Negócios da Moda Presencial e Presencial Flex - Morumbi

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Graduação em. Negócios da Moda Presencial e Presencial Flex - Morumbi"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Graduação em

Negócios da Moda

(2)

Projeto Pedagógico

Bacharelado em Negócios da Moda

1. OFERTA DO CURSO REGIME ESCOLAR Semestral CARGA HORÁRIA 3140 horas DURAÇÃO MÍNIMA 4 anos MODALIDADE Presencial

o Presencial: aulas presenciais, com uso predominante de metodologias

ativas em sala de aula e/ou espaços de prática, além de disciplinas ofertadas a distância por meio de ambiente virtual de aprendizagem

conforme matriz curricular específica. Esta modalidade poderá conter

oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EAD na organização pedagógica e curricular, até o limite de 20% da carga horária total do curso.

o Presencial Flex: aulas presenciais, com uso predominante de

metodologias ativas em sala de aula e/ou espaços de prática, além de disciplinas ofertadas a distância por meio de ambiente virtual de

aprendizagem conforme matriz curricular específica. Esta modalidade

poderá conter oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EAD na organização pedagógica e curricular, até o limite de 40% da carga horária total do curso, conforme determinado na Portaria MEC No. 2117, de 06 de dezembro de 2019 e publicada no Diário Oficial da União em 12 de dezembro de 2019.

ATOS AUTORIZATIVOS DO CURSO E ÚLTIMOS RESULTADOS DE AVALIAÇÕES REALIZADAS PELO MEC

Os atos autorizativos do curso e os últimos resultados de avaliações realizadas pelo MEC podem ser observados no Anexo A.

(3)

Por meio do desenvolvimento de estratégias mercadológicas inovadoras capazes de atuar em negócios concorrenciais, o curso propicia a formação profissional com repertório cultural ampliado e visão estratégica da moda, do mercado e dos negócios. O estudante adquire conhecimentos sólidos em planejamento e gestão de negócios, de produtos e de marcas de moda e ainda desenvolve a percepção e a sensibilidade aguçadas para a compreensão e o desenvolvimento da comunicação, da linguagem e da cultura da moda.

O contexto dos negócios da moda exige sofisticados padrões econômicos de produção e comercialização de bens, portanto conhecimentos mais complexos e formação especializada. Ainda dentro deste cenário, a formação de pessoal responsável por funções de gerência e direção para atender a evolução das empresas é um fator essencial e decisivo em meio à intensa concorrência empresarial.

3. PÚBLICO ALVO E ÁREAS DE ATUAÇÃO

O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências profissionais na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado. Dentre elas citam-se as Empresas do setor Têxtil, na qual o egresso será capaz de atuar junto à pesquisa de tendências comportamentais e socioeconômicas e gestão de novos produtos de maneira a promover o lançamento e posicionamento dos artigos referentes a cada área.

Também se capacitam a ocupar cargos nas empresas do setor de Comércio. Neste setor, o profissional atua no gerenciamento e no estabelecimento de relações entre as empresas e o público consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, promovendo as melhores práticas dentro dos ambientes em que atua e de acordo com os parâmetros de sustentabilidade e responsabilidade social. Ainda se apresentam as empresas do setor de Serviços. Neste setor a atuação do profissional se dá tanto no tocante ao gerenciamento de ações, produção e promoção dos eventos ligados a cada um dos serviços listados, assim como em atividades de assessoria e comunicação.

(4)

Os alunos formados no curso de Negócios da Moda têm um vasto horizonte de atuação, pois atualmente, a Moda é utilizada como diferencial para as mais diversas áreas. Os setores de marketing e desenvolvimento de grandes magazines, bem como empresas de e-commerce de moda, e marcas nacionais consagradas são grandes empregadores dos formandos. As indústrias da Cadeia Têxtil têm uma ampla absorção nos setores de marketing e desenvolvimento de novas linhas de produtos.

Desta maneira, as competências do profissional formado no curso de Negócios da Moda desdobram-se em pesquisas de mercado e de macrotendências, seja na identificação de oportunidades para novos produtos, serviços e negócios criativos, no gerenciamento e comercialização de produtos e coleções, no desenvolvimento e gestão de planos de marketing, negócios e comunicação para marcas, produtos e serviços de moda.

O profissional egresso poderá atuar nas seguintes áreas do setor de moda: Indústrias têxteis: fiações, tecelagens, malharias, tinturarias, estamparias, e empresas de acabamento de peças de vestuário e tecidos em geral; Indústrias de confecção: vestuário, acessórios, linha cama/mesa/banho; Organizações detentoras ou gestoras de marcas de moda; Empresas de representação de marcas de moda; Empresas de importação e exportação de produtos de moda: têxteis e de confecção; Varejo de moda: grandes, médias e pequenas organizações; Empresas de consultoria de moda; Assessoria de imprensa para o setor de moda; Núcleos ou agências de pesquisa de moda; Veículos e agências de comunicação, voltados para moda.

4. OBJETIVO GERAL DO CURSO

Formar profissionais aptos a atuarem na gestão da cadeia têxtil relacionada aos negócios da moda, estimulando e desenvolvendo a capacidade reflexiva e a visão estratégica necessária aos contextos contemporâneos de complexidade, instabilidade e globalidade.

(5)

As seguintes competências expressam o perfil profissional do egresso do curso:

6. MATRIZ CURRICULAR

Curso: NEGÓCIOS DA MODA

CICLOS Período

/Série Disciplina

CH

Total Presencial Presencial Flex

1

º Pe

ríod

o

COMUNICAÇÃO 88 Online Online

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA 66 Presencial Presencial FUNDAMENTOS DE MARKETING 66 Presencial Online

HISTÓRIA DA MODA 66 Presencial Presencial

IMAGEM GRÁFICA DIGITAL 66 Presencial Presencial

2

º Pe

ríod

o

CADEIA TEXTIL E DE

CONFECÇÃO 66 Presencial Presencial

COMPORTAMENTO DO

CONSUMIDOR 66 Presencial Online

METODOLOGIA CIENTÍFICA 88 Online Online

MODA E IDENTIDADE CULTURAL 66 Presencial Presencial SEMIÓTICA E PERCEPÇÃO

VISUAL 66 Presencial Presencial

TOTAL: 704 0

3

º Pe

ríod

o ARTE, CULTURA E ESTÉTICA 88 Online Online

IMAGEM DE MODA 66 Presencial Presencial

(6)

MODA E SUSTENTABILIDADE 66 Presencial Presencial

TECNOLOGIA TÊXTIL 66 Presencial Presencial

4

º Pe

ríod

o

ANTROPOLOGIA E CULTURA

BRASILEIRA 88 Online Online

GESTÃO DA QUALIDADE E DE

PROCESSOS 66 Presencial Online

GESTÃO DE MARCAS 66 Presencial Presencial

PESQUISA DE MERCADO 66 Presencial Online

VAREJO DE MODA 66 Presencial Presencial

TOTAL: 704 0

5

º Pe

ríod

o DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS 88 Online Online

FUNDAMENTOS DA

ADMINISTRAÇÃO 66 Presencial Online

PRODUTO DE MODA 66 Presencial Presencial

VISUAL MERCHANDISING 66 Presencial Presencial

TOTAL: 286 0 6 º Pe ríod o CRIATIVIDADE, GESTÃO DO

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO 66 Presencial Online

GESTÃO DE E-COMMERCE 66 Presencial Presencial

LEGISLAÇÃO EM MODA 66 Presencial Presencial

MODA INCLUSIVA 66 Presencial Presencial

OPTATIVA I 66 Online Online

TOTAL: TOTAL: 330 0 7 º Pe ríod o GESTÃO FINANCEIRA E

ORÇAMENTÁRIA 66 Presencial Online

OPTATIVA II 66 Online Online

PESQUISA EM NEGÓCIOS DA

MODA 66 Presencial Presencial

PLANEJAMENTO DE MARKETING

E COMUNICAÇÃO 66 Presencial Presencial

TOTAL: TOTAL: 264 0 8 º Pe ríod o ATIVIDADES

COMPLEMENTARES 200 Presencial Presencial

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM

NEGÓCIOS DA MODA 300 Presencial Presencial

PLANEJAMENTO E GESTÃO

ESTRATÉGICA 66 Presencial Online

PRODUÇÃO EM NEGÓCIOS DA

MODA 66 Presencial Presencial

TOTAL: TOTAL: 632 0

7. EMENTÁRIO

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Trata da construção do conhecimento antropológico e o objeto da antropologia. Analisa a constituição da sociedade brasileira em suas dimensões histórica, política e sociocultural; a diversidade da cultura brasileira e o papel dos grupos indígena, africano e europeu na formação do Brasil. Enfatiza o papel dos Direitos Humanos.

(7)

ARTE, CULTURA E ESTÉTICA

Contextualiza as diferentes linguagens manifestas na cultura e na arte, propondo reflexão e análise crítica. Apresenta a evolução histórica dos movimentos e das vanguardas das representações artísticas ao longo dos anos, visando a ampliação do repertório cultural e a discussão de suas implicações na contemporaneidade. Compreende a analisa as diversas conexões entre arte, comunicação e estética em nosso cotidiano e na sociedade contemporânea.

CADEIA TEXTIL E DE CONFECÇÃO

A disciplina aborda a Cadeia Têxtil em seus aspectos de gestão e inovação. Estuda a cadeia de valor de serviços relacionados ao desenvolvimento e comercialização do produto que envolve designers, fotógrafos, produtores e outros profissionais de moda.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Apresenta e discute o estudo do comportamento do consumidor nos aspectos cognitivos, percepções, atitudes, influências ambientais, aspectos demográficos e psicográficos que englobam estímulos aos diferentes apelos mercadológicos e de comunicação.

COMUNICAÇÃO

Estuda o processo comunicativo em diferentes contextos sociais. Discute o uso de elementos linguísticos adequados às peculiaridades de cada tipo de texto e situação comunicativa. Identifica e reflete sobre as estratégias linguístico-textuais em gêneros diversificados da oralidade e da escrita.

CRIATIVIDADE, GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

Discorre sobre o ambiente organizacional e as políticas institucionais que podem cercear ou estimular a criatividade, além de seu processo de desenvolvimento,

(8)

e elementos facilitadores e dificultadores. Apresenta as técnicas de gerenciamento do processo de inovação, os estímulos à inovação, o papel do governo, as estratégias tecnológicas, a organização do esforço inovador.

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Estuda temas relevantes da contemporaneidade como o processo de construção da cidadania e suas respectivas interfaces com os direitos humanos, ética e diversidade. Analisa as interferências antrópicas no meio ambiente e discute o desenvolvimento sustentável e o impacto das inovações tecnológicas. Aborda ainda tendências e diretrizes sociopolíticas, e questões de responsabilidade social e justiça.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NEGÓCIOS DA MODA

Disciplina direcionada à consolidação dos desempenhos profissionais, inerentes ao perfil do formando. Introduz e orienta a prática profissional, através de diversas modalidades que proporcionam o desenvolvimento de competências e habilidades, bem como a experimentação projetual em diversos contextos. Considera-se Estágio Curricular, a atividade programada e orientada que proporciona ao aluno aprendizagem profissional, através da sua participação em atividades vinculadas à área de sua formação acadêmico-profissional.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Examina o processo de gestão das organizações, apresentando as áreas funcionais da administração, os níveis de uma estrutura organizacional e a relação dos ambientes interno e externo, enfatizando as competências necessárias para o gestor exercer o seu papel.

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

Enfoca os fundamentos da teoria econômica, envolvendo a micro e a macroeconomia. Discute os principais problemas econômicos que afetam a

(9)

sociedade e as organizações, além de tratar das intervenções governamentais que levam ao crescimento e desenvolvimento econômico.

FUNDAMENTOS DE MARKETING

Discute o processo de planejamento, implantação e gestão de marketing, abordando o conceito e o papel do marketing nas organizações, as questões referentes à segmentação, o posicionamento e a colocação no mercado, além de descrever o composto do marketing. Enfatiza ainda a manutenção e o crescimento em mercados correntes e a abertura de novos mercados.

GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROCESSOS

Versa sobre os fundamentos e os processos de Gestão da Qualidade, história e evolução dos conceitos da qualidade, bem como, busca à compreensão da Gestão por Processos e sua importância para as organizações contemporâneas. Trata dos conceitos básicos, etapas, instrumentos e tecnologia de gestão orientada para busca da qualidade através da gestão por processos.

GESTÃO DE E-COMMERCE

Percorre a evolução do e-commerce no Brasil e no mundo, os conceitos básicos e o perfil do profissional de e-commerce. Aborda o consumo virtual, seus conceitos, o comportamento do consumidor digital e o ciberespaço por meio das atitudes e processo de compra no ambiente virtual, além dos princípios básicos do atendimento no e-commerce e as técnicas de relacionamento e fidelização.

GESTÃO DE MARCAS

Discute os principais conceitos e definições de branding, além de capacitar o aluno para o desenvolvimento do planejamento e posicionamento estratégico da marca. Desenvolve e gerencia programas de identidade de marcas, enfatizando as ações de comunicação para o alcance da equidade da marca e o seu papel social na atualidade.

(10)

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Examina as análises financeiras e aspectos relevantes da gestão do capital de giro, do ciclo financeiro e do processo de criação de valor nas organizações, explorando os benefícios de ferramentas como o fluxo de caixa para mitigação de problemas e o orçamento empresarial para projeções futuras.

HISTÓRIA DA MODA

Apresenta as bases históricas, sociais e culturais da moda relacionadas aos termos “Moda”, “Vestimenta”, “Cultura” e “Sociedade”. Analisa cada um dos períodos como fenômenos dinâmicos construídos a partir de informações relacionadas à cosmética, aos adornos e às vestimentas, entendendo a representação dessas características, objetos e peças ao longo do período.

IMAGEM DE MODA

A disciplina aborda de forma crítica a imagem e produção para marcas de moda. Incentiva a interpretação e análise de desfiles, textos, imagens e produções de moda. Estuda técnicas de produção de moda e styling visando o desenvolvimento de projetos em mídias tradicionais ou digitais.

IMAGEM GRÁFICA DIGITAL

Estuda os princípios básicos conceituais e operacionais das principais ferramentas de desenho assistido por computador (softwares) e seus respectivos usos na produção em Design. Aborda os principais procedimentos e recursos dos softwares gráficos, vetoriais, de tratamento da imagem, considerando, ainda, a articulação e manipulação texto/imagem.

LEGISLAÇÃO EM MODA

A disciplina aborda uma introdução ao estudo do direito e sua dimensão ética bem como os princípios fundamentais relacionados aos direitos humanos.

(11)

Aborda a legislação inerente aos negócios da moda relacionada às normas trabalhistas, ambientais, tributárias e de proteção jurídica das criações, inovações na área de produtos têxteis bem como o registro, junto aos órgãos competentes, dos desenhos e projetos relativos à moda.

MARKETING DIGITAL

Introdução ao marketing digital (a economia e o marketing digital). A revolução digital e a ruptura do comportamento de compra. Os ambientes do marketing digital. Marketing de conteúdo. Marketing nas mídias sociais. Marketing viral. Marketing móvel. Pesquisa e publicidade online. Principais canais e estratégias de marketing digital. Novas tecnologias e o marketing relacionado. Monitoramento e medição. Aspectos de segurança, éticos e legais.

METODOLOGIA CIENTÍFICA

A disciplina discute o conhecimento e o método científico. O enfoque recai nas etapas de pesquisa científica e as normas de apresentação de trabalhos acadêmicos. Versa ainda sobre os gêneros textuais científicos e aspectos éticos na pesquisa.

MODA E IDENTIDADE CULTURAL

Analisa diferentes povos e suas culturas. Compara e apresenta o panorama da identidade cultural brasileira por meio de designers nacionais e internacionais e o impacto desses valores representados por meio do desenvolvimento de produtos para o mercado de moda.

MODA E SUSTENTABILIDADE

A disciplina introduz os conceitos de sustentabilidade no estudo das temáticas sociais, ambientais e econômicas. Capacita o estudante a reconhecer e analisar ações sustentáveis em negócios da moda no sentido de compreender seu

(12)

impacto mercadológico e social. Aborda a ética e atuação do profissional para a gestão da moda articulada aos princípios de desenvolvimento sustentável.

MODA INCLUSIVA

A disciplina promove a investigação e reflexão sobre negócios de impacto social. Pesquisa conceitos de inclusão social, apresentando os principais instrumentos de gestão relativos à responsabilidade social como indicadores, certificações, balanços e relatórios de sustentabilidade.

PESQUISA DE MERCADO

Estuda conceitos fundamentais da pesquisa de mercado na metodologia qualitativa e quantitativa. Introduz, enfoca e aprofunda o planejamento de pesquisa, a definição dos objetivos, elaboração de instrumentos de coleta de dados, aplicação, tratamento dos dados e elaboração do relatório final da pesquisa.

PESQUISA EM NEGÓCIOS DA MODA

Fundamentos de Design de Moda, Pesquisa e Design. Tipos de pesquisa e aspectos da pesquisa de moda. Estudos de ordem teórica e prática de sustentabilidade, ética e responsabilidade social importantes à fundamentação teórica para a proposição de um projeto em Design de Moda.

PLANEJAMENTO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO

Oferece subsídios para elaboração de um plano de marketing, abordando estratégias mercadológicas focadas na realidade social atual, identificando novos nichos de mercado para consumidores mais conscientes de sua responsabilidade social, ambiental, sem deixar de explorar os avanços tecnológicos.

(13)

Analisa a construção da estratégia de uma organização, metodologias e teorias atuais e os passos necessários para a concepção do Planejamento Estratégico: análise do ambiente externo, tendências e descontinuidades, análise do ambiente interno, representação do portfólio, estratégia de balanceamento do portfólio.

PRODUÇÃO EM NEGÓCIOS DA MODA

Enfoca no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos relacionados à moda. Realiza atividades experimentais com materiais específicos, serviços, pesquisas e equipamentos. Propõe o desenvolvimento de novas técnicas aplicáveis a toda cadeia produtiva de moda, do desenvolvimento de têxteis a novos produtos, modelagens e formas de consumo e venda.

PRODUTO DE MODA

A disciplina enfoca as estratégias contemporâneas para o planejamento e desenvolvimento de produtos em moda, com ênfase no mix de produtos. Estuda o mercado em seus aspectos econômicos, administrativos e financeiros e a implantação e gestão de negócios na área de moda.

SEMIÓTICA E PERCEPÇÃO VISUAL

Aborda as teorias dos signos a partir do histórico, conceito e taxonomia. Estuda a Tipologia dos signos e mensagens imagéticas. Utiliza a percepção visual como processo básico de cognição motora, afetiva e emocional.

TECNOLOGIA TÊXTIL

A disciplina estuda matéria-prima, materiais e aviamentos que compõem o processo de construção de roupas juntamente ao uso de substratos têxteis. Analisa tecidos planos e composições dessas peças através do estudo de fios, filamentos e processos, por intermédio da apresentação da origem das fibras e suas transformações.

(14)

VAREJO DE MODA

A disciplina contempla o alinhamento dos elementos do composto do marketing de varejo: produto, preço, praça, promoção, atendimento pessoal e exposição para a construção das estratégias varejistas segundo o comportamento de consumo de nicho de mercado atendido pelas marcas de moda.

VISUAL MERCHANDISING

A disciplina apresenta o surgimento e o atual cenário do Visual Merchandising nacional e internacional. Estuda a ambientação como estratégia de venda. Aborda técnicas de exposição e ferramentas que materializam aspectos intangíveis para conquistar o consumidor no ponto de venda.

OPTATIVA

A proposta curricular é marcada pela flexibilidade que se materializa na oferta de disciplinas Optativas, aumentando o leque de possibilidade de formação para os estudantes com disciplinas que visam agregar conhecimentos ao estudante e enriquecer o currículo permitindo a busca do conhecimento de acordo com o interesse individual.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

As Atividades Complementares constituem práticas acadêmicas obrigatórias, para os estudantes dos cursos de graduação, em conformidade com a legislação que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Superior e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Tem o propósito de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional e estão formalizadas na Instituição por meio de Regulamento próprio devidamente aprovado pelas instâncias superiores, estando disponível para consulta.

(15)

8. METODOLOGIA, SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE FREQUÊNCIA Componente Curricular presencial

 Metodologia: O curso visa desenvolver os talentos e competências de seus estudantes para que se tornem profissionais éticos, críticos, empreendedores e comprometidos com o desenvolvimento social e

ambiental. A aprendizagem é entendida como um processo ativo, por

meio do qual conhecimentos, habilidades e atitudes são construídos pelo estudante a partir da relação que estabelece com o mundo e com as pessoas com quem se relaciona. As aulas são estruturadas de forma a garantir elementos didáticos significativos para a aprendizagem.

 Avaliação e frequência: A avaliação do desempenho escolar é realizada de forma continuada, por meio do uso de diferentes instrumentos de avaliação. Para aprovação, a Nota Final da disciplina deverá ser igual ou superior a 6,0 (seis), além da necessária frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina.

Componente Curricular online

 Metodologia: é disponibilizado um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Blackboard), além de promover a familiarização dos estudantes com a modalidade a distância. No modelo web-based, o processo educativo é realizado com base na aprendizagem colaborativa e significativa, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação. O objetivo é proporcionar uma relação de aprendizagem que supere as dimensões de espaço/tempo e que desenvolva competências necessárias para a formação dos futuros profissionais, valorizando o seu papel ativo no processo.

 Avaliação e frequência: A avaliação do desempenho escolar é realizada no decorrer da disciplina, com entrega de atividades online e a realização de uma prova presencial, obrigatória, realizada na instituição ou polo de apoio presencial em que o estudante está devidamente matriculado. Para aprovação, a Nota Final da disciplina deverá ser igual ou superior a 6,0 (seis). Outro critério para aprovação é a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. A frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

(16)

9. QUALIFICAÇÃO DOS DOCENTES

O corpo docente é constituído por professores especialistas, mestres e doutores e de reconhecida capacidade técnico-profissional, atendendo aos percentuais de titulação exigidos pela legislação.

No Anexo B, tem-se a relação dos professores que integram o corpo docente do curso.

10. INFRAESTRUTURA

Dentre os espaços mínimos apresentados nas sedes das Instituições encontram-se:

 Instalações administrativas para o corpo docente e tutorial e para o

atendimento aos candidatos e estudantes;

 Sala(s) de aula para atender às necessidades didático-pedagógicas dos

cursos ou encontros de integração;

 Recursos de Informática para o desenvolvimento de atividades diversas,

com acesso à internet;

 Áreas de convivência;

 Biblioteca: a consulta às bibliografias básica e complementar são

garantidas na sua totalidade em bases de acesso virtuais disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, página da biblioteca, área do aluno e acervos físicos. A IES e os polos contam com espaços de estudos. Desta forma, procura-se assegurar uma evidente relação entre o acervo com o Projeto Pedagógico do Curso, assim como manter uma constante atualização das indicações bibliográficas das disciplinas que compõem a estrutura curricular de cada curso. O acesso à informação é facilitado por serviços especializados, bem como pela disponibilização de computadores nas bibliotecas com acesso à Internet para execução de pesquisa e acesso à bases de periódicos indexados e portais de livros eletrônicos. As consultas aos acervos local e online estão disponíveis por meio da página

da biblioteca no endereço: https://portal.anhembi.br/biblioteca/#tab1

Laboratórios didáticos especializados e profissionais: de acordo com o(s) curso(s) ofertado(s), deverão constar laboratórios didáticos específicos em consonância com a proposta pedagógica do curso.

(17)

Conheça os locais de oferta do curso, para todas as modalidades, no site

institucional: https://portal.anhembi.br/.

ANEXO A – ATOS AUTORIZATIVOS DO CURSO E ÚLTIMOS RESULTADOS DE AVALIAÇÕES REALIZADAS PELO MEC

Modalidade/Local de Oferta Ato Autorizativo - Criação Último Ato Autorizativo (Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento) Conceito de Curso (CC) ENADE Conceito Preliminar de Curso (CPC) Presencial/Campus Morumbi Decreto nº 98.116, de 5/09/1989, DOU s/n, de 06/09/1989, Seção 1 p. 1 Renovação de Reconhecimento Portaria nº 795, de 26/07/2017, DOU nº 144, de 28/07/2017, Seção 1, p. 16-17 5 2 2

ANEXO B – RELAÇÃO DOS PROFESSORES QUE INTEGRAM O CORPO

DOCENTE DO CURSO

Nome do Docente Titulação Regime de Trabalho

Ana Júia Buttner Mestre Integral

André Rosa de Oliveira Doutor Horista

Cláudia Cristina Martins de Mello

Mestre Horista

Daniela Gabriel da Silva Especialista Horista

Felipe Guimarães Mestre Horista

Fernanda Sanovicz Especialista Horista

Giovanna Costa Gabba Especialista Horista

Larissa Almada Mestre Integral

Lucy Maria Brito de Figueiredo Doutora Horista

Mirtes Cristina Marins de Oliveira

Doutora Integral

Rafael Körbes Mestre Horista

Referências

Documentos relacionados

• Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situa em situa ç ç ões novas e não familiares ões novas e não familiares

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

Neste sentido, o papel e as representações sobre o Rio de Janeiro como lugar de memória (NORA, 1996) ganha destaque. Esses fragmentos de memórias foram um dos princi- pais pontos

A pesquisa faz uma análise de como o país passa a ser inserido dentro do contexto mais amplo de moda propagado pela França a partir do momento em que as revistas femininas

(iv) estimate technological profile for Brazil and BLUM regions considering zoo technical indexes and calculated productivities (beef and dairy sectors); (v) estimate costs