• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE DESEMPENHO DIRETORIA DE TURISMO E ENTRETENIMENTO São Paulo Turismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE DESEMPENHO DIRETORIA DE TURISMO E ENTRETENIMENTO São Paulo Turismo"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

2010

RELATÓRIO

DE DESEMPENHO

DIRETORIA DE TURISMO

E ENTRETENIMENTO

(2)

2 DIRETORIA DE TURISMO SÃO PAULO TURISMO

3

Algumas pessoas advogam a tese de que os erros ensinam mais que os acertos; outras, justamente o contrário: que gravamos com mais intensidade as boas experiências. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. E assim deve ser visto o ano de 2010.

Sob vários aspectos, foi um ano bom: recorde na taxa de ocupação hoteleira, recorde na arrecação de ISS do setor, movimentação intensa nos aeroportos e nas nossas centrais de informação turística, eventos inéditos como a Fórmula Indy. Ou seja: tudo positivo. Porém, ficou claro que a cidade já dá sinais da necessidade de um olhar mais atento sobre as mais diversas questões que afetam o nosso setor. Em pelo menos três períodos do ano, por exemplo, a lotação dos hotéis chegou ao nível máximo, gerandos análises controversas sobre necessidade de novos equipamentos, especulação imobiliária, perda de negócios e recuperação tarifária, entre outros. Nos nossos principais aeroportos - Congonhas e Guarulhos - além da questão dos atrasos, com a utilização praticamente sem períodos de baixa, é visível o desconforto dos passageiros em qualquer situação. E para 2011, com a obras anunciadas, há risco ainda maiores. O segmento de eventos também resente-se de falta de locais apropriados. Shows em estádios, circuitos de automobilismo de rua, como a belíssima prova da Indy 300 e calendário intenso de feiras, todos motivos de comemoração, enfatizam a necessidade de investimentos que preservem o crescimento contínuo. Neste cenário, o lançamento do Expo São Paulo, em Pirituba, no final de dezembro foi uma das boas notícias. Sem risco de errar muito, o novo espaço será para as próximas décadas o que o Anhembi Park foi para a cidade nos últimos quarenta anos: um importante alavancador de negócios.

A todos que nos acompanharam em 2010, o nosso muito obrigado. Em particular à Diretoria da São Paulo Turismo, na pessoa do presidente Caio Luiz de Carvalho, à equipe da Diretoria de Turismo e Entretenimento, aos membros do Conselho Municipal de Turismo, aos senhores vereadores e aos diversos órgãos da Prefeitura Municipal, em particular ao prefeito Gilberto Kassab que sempre incentivou a gestão profissional do Turismo da nossa cidade.

Luiz Sales

Diretor de Turismo e Entretenimento

ESTRUTURAÇÃO

PROMOÇÃO

INDICADORES

2010: lições de um bom ano

Prefeito da Cidade de São Paulo: Gilberto Kassab Presidente da São Paulo Turismo (SPTuris): Caio Luiz de Carvalho

Vice-Presidente da São Paulo Turismo (SPTuris): Tasso Gadzanis Diretor de Turismo e Entretenimento (SPTuris): Luiz Sales

São Paulo Turismo / Diretoria de Turismo

Av. Olavo Fontoura, 1209 – Portão 35 – Parque Anhembi – Santana - São Paulo – SP – 02012-021 - Tel.: (11) 2226-0626 – pesquisa@spturis.com

Visite: spturis.com e cidadedesaopaulo.com Projeto Gráfico e diagramação: Mário La Torre Fiho / Textos: Luiz Sales, Mário La Torre Fiho e Aline Delmanto

Encerramos 2010 comemorando o reconhecimento do trabalho realizado e com o planejamento dos próximos quatro anos pronto. No final do ano, na segunda edição do “Estudo de Competitividade dos Destinos Indutores”, realizado pelo Ministério do Turismo e Fundação Getúlio Var-gas para medir o nível de competitividade dos 65 destinos indutores do País, São Paulo foi novamente premida na categoria mais importante — “Melhor Destino Indutor entre as capitais” —, além de outras quatro categorias: Monitoramento, Serviços e Equipamentos Turísticos, Economia Local e Acesso, esses três últimos, pelo segundo ano seguido.

Na premiação “Melhores Práticas”, também do Ministério do Turismo, a cidade venceu em cinco das 13 categorias: Dimensão Acesso (Expresso Turístico / CPTM), Dimensão Monitoramento (Observatório do Turismo), Dimensão Economia Local (São Paulo Indy 300), Dimensão Aspectos Ambientais (Projeto Cidade Limpa) e Dimensão Aspectos Culturais (Virada Cultura). Ou seja, entre o Estudo de Competitividade e as Melhores Práticas, o turismo de São Paulo recebeu dez prêmios. Além do reconhecimento, foi importante também a nota geral de São Paulo, que passou de uma pontuação de 74,2 em 2009 para 75,9 em 2010.

Visando preparar a cidade para os próximos anos, principalmente tendo a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 no horizonte, em dezembro finali-zamos o Plano de Turismo Municipal — Platum. Na sua elaboração contamos com a ajuda fundamental de diversos segmentos, de empresários e líderes classistas a vereadores e universidades. Um trabalho bastante importante e que irá balizar os caminhos a serem seguidos pelos próximos quatro anos.

São Paulo recebeu dez prêmios do Ministério de Turismo, além de um diagnóstico divido em treze tópicos, que vão de Capacidade Empresa-rial, melhor nota da cidade, a Cooperação Regional.

O Plano do Turismo Municipal (Platum), finalizado em dezembro de 2010, traz informações importantes sobre o setor na nossa cidade, além de dar as diretrizes para os próximos anos .

PLANO DE TURISMO MUNICIPAL CIDADE DE SÃO PAULO

São Paulo Turismo

PLATUM

2011-2014 “QUE EM 2020 A CIDADE DESPONTE COMO UMA DAS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO. QUE OS NEGÓCIOS E SERVIÇOS CRESÇAM SEMPRE. QUE A CIDADE CRESÇA EM TODOS OS SENTIDOS, QUE EVOLUA E QUE SE FOMENTE O PROFISSIONAL COMPETENTE. QUE A CIDADE NÃO ESQUEÇA SUAS ORIGENS. QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO TURISMO CONTINUEM A SE DESENVOLVER EM PARCERIA COM A INICIATIVA PRIVADA. QUE O TURISMO EM SÃO PAULO SEJA TÃO OU MAIS PROFIS-SIONAL DO QUE EM QUALQUER OUTRA CIDADE DO MUNDO. QUE SÃO PAULO SE FIRME CADA VEZ MAIS COMO A CAPITAL DE GRANDES EVENTOS, DA GASTRONOMIA, DOS EVENTOS CULTURAIS, ENFIM UMA MEGALÓPOLE ONDE TUDO ACONTE-CE, COM SEGURANÇA, CONFORTO E DIVERSIDADE. QUE SEJA UMA CIDADE QUE NUNCA DORME E QUE ESTÁ EM CONSTAN-TE RENOVAÇÃO A FIM DE SER UM CENTRO DE REFERÊNCIA MUNDIAL PARA NEGÓCIOS E LAZER COSMOPOLITA. NOSSOS GOVERNANTES ESTÃO ATENTOS A ISSO E TRABALHAM PARA QUE ESTAS PROJEÇÕES SE TORNEM REALIDADE. A IDEIA É QUE A PASSAGEM DO TURISTA, INDEPENDENTEMENTE DO

(3)

4 DIRETORIA DE TURISMO SÃO PAULO TURISMO

5

REUNIÕES COMTUR

Em 2010 foram realizadas cinco sessões ordinárias de membros do Conselho Municipal de Turismo.

SINALIZAÇÃO TURÍSTICA

Dando continuidade ao Plano de Sinalização Turística Viária para a Cidade de São Paulo, foram implantadas 253 novas placas para 34 equipamentos, sendo 26 divididos em 7 áreas e 8 atrativos isolados. Hoje a cidade conta com 452 placas que sinalizam o acesso a 99equipamentos.

CAPACITAÇÃO

AGENTES DE SEGURANÇA

PÚBLICA

Finalizando o convênio nº 332/2007, firmado entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Ministério do Turismo, foram realizadas 48 turmas do Programa Capacidade com um total de 2.951 agentes inscritos. A cerimônia de encerramento do módulo GCM foi realizada no dia 14 de setembro, no Palácio de Convenções do Anhembi.

GUIA DE TRANSPORTES

Está em desenvolvimento um guia para orientar o acesso dos visitantes aos principais atrativos turísticos da Cidade de São Paulo utilizando os meios de transporte coletivo disponíveis. Criado a partir de uma metodologia inovadora, baseia-se no princípio de facilitar a orientação e a forma de acessar os pontos turísticos da cidade.

TURISMETRÔ

Com taxa de ocupação de 56% e 5.938 pessoas atendidas, o Turismetrô contou com seis roteiros regulares e três temáticos durante o ano. PLACAR DA HOTELARIA 2015:

Na reunião de novembro tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da realidade da hotelaria nacional, por meio do Placar da Hotelaria 2015, desenvolvido pela consultoria HVS, junto com o Fohb e o Senac. O foco principal foi sobre as 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Aproveitamos também para uma atualização (mesmo sem os detalhes necessários) sobre o andamento da Copa em São Paulo e, -tum —, documento elaborado com a ajuda dos conselhei-ros e que será o balizador das ações no setor entre 2011 e 2014. Aos conselheiros presentes, nosso muito obrigado. Para detalhes sobre o Placar da Hotelaria, Clique aqui

OUTROS ASSUNTOS:

A Cidade de São Paulo foi novamente destaque na Premia-ção das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. A cidade teve reconhe-cimento em cinco, das 13 categorias. Clique aqui (Quase) Tudo sobre São Paulo em Mandarim. Clique aqui (Quase) Tudo sobre São Paulo em Inglês. Clique aqui (Quase) Tudo sobre São Paulo em Português. Clique aqui

OBRAS EM GRU:

Todos do turismo devem estar preocupados com as obras no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guaru-lhos. Há alguns dias, a São Paulo Turismo, juntamente com entidades privadas do setor, esteve com o superin-tendente regional da Infraero, Lucínio Baptista da Silva, que apresentou um cronograma bastante detalhado das inter-venções, seus efeitos e planos de contingência. Como o assunto interessa a todos os participantes do Comtur, a Infraero foi convidada a falar sobre o tema na próxima reunião.

Anote: 07 de dezembro, às 10hs.

CULTURA NACIONAL:

-sidade cultural: o Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Par-que do Ibirapuera.

São cerca de 2.500 m2, nos quais a Secretaria Municipal de Cultura pretende dar visibilidade às preciosas coleções da Missão de Pesquisas Folclóricas, iniciada em 1938 por Mário de Andrade, e do antigo Museu do Folclore Rossini Tavares de Lima, que ocupava o prédio da Oca até 1999, ambas per-tencentes à Prefeitura de São Paulo. E pretende, sobretudo, atualizar os esforços notáveis desses e outros intelectuais na promoção das expressões artísticas e culturais popula-res de nosso povo. Mais detalhes na próxima reunião.

E O CARNAVAL?

Em 2011 será um pouco mais tarde, mas passado o Natal e o Reveillon, parte do mercado volta-se para o Carnaval, A venda de ingressos, como nos últimos três anos, será responsabilidade da empresa Ingresso Fácil, convidada para falar sobre o tema na próxima reunião.

/ RESUMO DA ÚLTIMA REUNIÃO

/INFORMATIVOS

COMTUR- EM TRÊS MINUTOS

NOVEMBRO/ 2010 - N˚03 - CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DA CIDADE DE SÃO PAULO

/ PELA FRENTE Diogo Antônio Canteras

Conselheiros na última reunião do dia 09 de Novembro

Mostra no Pavilhão das Culturas Brasileiras

Carnaval - Sambódromo do Anhembi- Escola Imperador do Ipiranga

Clique aqui e veja mais fotos

ÔNIBUS TURÍSTICO

O projeto para criação de uma linha turística regular oficial na cidade de São Paulo em ônibus tipo double decker, por meio de concessão de exploração do serviço à iniciativa privada, foi desenvolvido num esforço conjunto entre SPTURIS, SMT e SPTRANS. O ano de 2011 será o ano de licitação e implantação do projeto, que deverá iniciar as operações em 2012.

GRUPO GESTOR

Criação do Grupo Gestor São Paulo com entidades do trade para fortalecer, com os agentes locais, a gestão do turismo.

ESTRUTURAÇÃO

Capiv ari

(P) Ponto de estacionamento

Acesso Av. A ngélica Av. Vin te e Três D e Maio Av. P acaembu Av. Br igadeir o Luis A ntonio Av. No ve De Julho Ipiranga Pedro A lvares C abral Doutor A rnaldo

Radial Leste Oeste

o Libano Av. da Liber dade Av. Paulista Sao L uis

Av. Julio Mesquita Filho Rua da Consolação Av. No ve De Julho Radial L est e O est e to A mar o Av. Reboucas Av. V in te e Três D e M aio Rua B oa Vista Av. No ve De Julho Alameda S an tos Alameda Jaú Alameda I tu Alameda F ranca R. Pamplona Alameda C ampinas Al. Joaquim E ugênio de Lima Av. Br igadeir o Luis A ntônio R. Manoel da Nobr ega R. Jundiaí R. Estela R. Ver gueir o Av. da Liber dade R. A nita G aribaldi Pça. da Sé Venc. Brás Rangel P estana Vd. M ercúr io Av. M ercúr io Av. Senador Q ueirós Rua Br igadeir o Tobias Pça. da Luz Rua Mauá Av. Duque de C axias Av. R io Br anc o Av. R io Br anc o

Av. São João

Lgo. Paissandu Vd. do Chá R. Cel. X avier de Toledo R. Cons . Crispiniano Av. Vin te e Três de M aio Rua da C onsolação Pça. João Mendes Vd. No ve de Julho R. Santo A ntônio Vd. Jacar eí Vd. Da. Paulina Av. PRuaulista a It áp ol is Rua Itápolis Rua I tápolis Pça. Charles Miller Av. Arnolf o Azevedo Av. Paulista Rua A tibaia Al. Bar ros Av. A ngélica Rua Br a. de I tu Rua Dr . Albuquer qre Lins Elev ado C osta e Silv a Al. Bar ão de Limeir a Rua Guaianases R. Marques de Itu Av. H igienópolis R. Jaguaribe R. Itambé Rua João Teodoro

Rua São Caetano

Rua Mauá

Rua Paula Souza

Av. do Estado R. da C antar eira R. Vin te e C indo de M arço R. Glic ério R. Glic ério Rua Tamandar é R. O tto de A lencar Ru a d o Lavapés Rua B ela C intra Rua Haddock L obo R. Dr . Melo A lves Alameda L orena Rua Oscar F reire Rua Estados Unidos

Rua Estados Unidos

Rua P eixot o Gomide Rua P eixot o G omide R. Pe. João M anuel Alameda C asa Br anca Avenida Br asil Avenida Br asil Rua C anadá Rua Gr oenlândia Av enida S ão G abr iell Tunel Ayrton S enna R. Abílio S oares R. Sampaio Viana R. Teix eira da Silv a Rua A ugusta Rua F rei C

aneca Rua Barata Ribeiro

Rua I tapev a R. dos I ngleses R. Rui Bar bosa R. M ajor Diogo Al. R ibeir ão P reto R. C incina to Br aga R. Trez e de M aio R. M artiniano de C arvalho R. A peninos R. do P araíso R. C astr o A lves R. Pires da M ota R. M uniz de S ousa Ru a da Aclimação R. Pelotas Arm ando Ferre ntini Rua Paul o Ne y Pq. da Aclimação R. Ver gueir o Rua C uba tão Av. Cnso . Rodr igues A lves R. Joaquim Távora Av. Dr. Dante Pazzanesse

Av . Eng . Luid G omes C ar dim S ang irar di R. Bur i R. Ita job i

Início (P1)

(P4)

(P7)

(P8)

(P9)

(P10)

(P2)

(P3)

Rua Líber o Badar ó R. C ardoso de A lmeida Avenida P aulista

(P5)

(P6)

Vila Mariana

Liberdade

Consolação

Bela Vista

Jardim Paulista

SUMARÉ CLÍNICAS CONSOLAÇÃO TRIANON-MASP BRIGADEIRO PARAÍSO VERGUEIRO ANA ROSA SÃO JOAQUIM LIBERDADE SÉ SÃO BENTO LUZ ANHANGABAÚ REPÚBLICA SANTA CECÍLIA MARECHAL DEODORO N S L O Jj 12 Ji Jk Ij Kj 5 4 8 5 2 8 8 5 8 8

PORTAIS RODOVIÁRIOS

Para complementar a

Sinalização Turística Viária da cidade de São Paulo foi solicitada a prorrogação do convênio 329/07 firmado entre a PMSP, a SPTURIS e o MTUR com o objetivo de implantar placas turísticas com mensagens de boas vindas e despedida, em suportes do tipo pórtico e semipórtico, em locações próximas às intersecções de algumas das principais rodovias de acesso ao município de São Paulo. Os projetos executivos das

referidas implantações

foram executados e estão aguardando aprovação da ARTESP, para implantação.

(4)

6 DIRETORIA DE TURISMO SÃO PAULO TURISMO

7

PROMOÇÃO

NÚMERO DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS

576

TOTAL

FAM TOURS E PRESSTRIPS

57

GRUPOS

525

PROFISSIONAIS ATENDIDOS

37

306

SOFITEL SP

15

33

GRAND HYAT T

MICE

LAZER

CARTAS DE APOIO

EVENTOS APOIADOS

EVENTOS

INSERÇÕES DE LINKS

56

FIQUE MAIS 1 DIA

95

LOGO SPTURIS

130

ABAV/SP USP LESTE

53

WORKSH OP ITÁLIA FAAP CO NSUL AD O AMER IC AN O BOGOTÁ SEMINÁRIO EBTS FEDERAL JUIZ D E FORA FAENA C AS SU NÇ ÃO

67

40

40

80

26

30

40

70

(5)

8 DIRETORIA DE TURISMO SÃO PAULO TURISMO

9

PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS E EVENTOS

Salão do Turismo / São Paulo - SP 6ª Workshop Trend Brasil / Recife - PE AVIRRP / Ribeirão Preto - SP

Medical Travel Meeting Brazil / São Paulo - SP Braztoa / São Paulo - SP

ABAV / Rio de Janeiro - RJ

Festival de Turismo / Gramado - RS SMEC-LA / São Paulo - SP

HRG Regional Conference / São Paulo - SP 5° LACTTE / São Paulo - SP

Turismo Sustentável e Infância / São Paulo - SP NACIONAIS

FITUR / Madrid - Espanha ITB /Berlim - Alemanha FIT / Buenos Aires - Argentina WTM / Londres - Inglaterra

Explore South America / Joanesburgo e Cidade do Cabo - África do Sul Helsmbriscoe Annual Conference / Las Vegas - Estados Unidos EIBTM / Barcelona - Espanha

INTERNACIONAIS

16.827

TOTAL DE PÚBLICO ATENDIDO

PEÇAS PUBLICITÁRIAS

An rev 210x280 em sao paulo.indd 1 12/20/10 10:13 AM

As primeiras ações do ano reforçaram a importância dos moradores para o sucesso do turismo da nossa cidade.

Em ação inédita, 15 atores de prestígio nacional fizeram um convite para que os brasileiros viessem viver toda a riqueza cultural de nossa cidade.

Fechando o ano, a campanha Unimaginable apresentava uma São Paulo intensa e vibrante; além do Brasil foi exibida também na Europa, Estados Unidos e mercado latino-americano.

TREINAMENTO ONLINE DE PROFISSIONAIS DO TURISMO

1.940

INSCRITOS

Em parceria inédita, a

edição especial sobre compras da revista Veja São Paulo foi distribuída em mercados importantes como Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Goiânia e Belo Horizonte.

(6)

10 DIRETORIA DE TURISMO SÃO PAULO TURISMO

11

INDICADORES

NÚMERO DE TURISTAS

(EM MILHÕES)

RECEITA COM TURISMO

(EM BILHÕES/REAIS)

TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA

(%)

ARRECADAÇÃO ISS

(EM MILHÕES/REAIS)

1,7

Estrangeiros

10,0

Brasileiros

6,2

Doméstico

3.5

Internacional

ATENDIMENTO NAS CITS

(PESSOAS)

MOVIMENTO DOS AEROPORTOS

(MILHÕES DE PASSAGEIROS)

Como principal núcleo de estudos e pesquisas do turismo paulistano, o Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo® deu continuidade ao seu acompanhamento periódico das atividades de sua cadeia produtiva, identificando para o ano de 2010 alguns dos principais indicadores significativos para o desenvolvimento do destino São Paulo.

OBSERVATÓRIO DO TURISMO DA CIDADE DE SÃO PAULO®

68,5

158,7

MÉDIA ANUAL

11,7

TOTAL

9,7

TOTAL

55.048

15,5

CONGONHAS

26,8

GUARULHOS

(7)

Referências

Documentos relacionados

De acordo com a Figura 14, verifica-se que á medida que aumentou as doses de NPK na planta houve aumentou significativamente na sua produtividade, obtendo maior produtividade da

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

[r]

 Podem ser utilizados para comparações com NULL e são muito utilizados em ambientes OLAP... 3- Quais os tipos de índices existentes e quando devo utilizar cada um deles? 3.. Todos

Houve diferença significativa entre a presença de dismorfismo - estabelecido por diferentes níveis percentuais de hemácias dis- mórficas - e o diagnóstico

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas