• Nenhum resultado encontrado

em notícias olha O MICO - PÁG 4 RPFC Perfil: Gato, um dos maiores goleiros da histórias do RPFC pág. 7 Reformas no clube Tênis do RPFC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "em notícias olha O MICO - PÁG 4 RPFC Perfil: Gato, um dos maiores goleiros da histórias do RPFC pág. 7 Reformas no clube Tênis do RPFC"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

13º Campeonato de

Tênis do RPFC

Reformas no clube

chegam às quadras e

ginásios

pág. 4

pág. 3

pág. 6

Dança do ventre:

descubra as maravilhas

dessa arte milenar

Baile à fantasia

pág. 6

o TalENTo CoM a Bola

TaMBÉM EsTÁ Nas

Conheça a tradição do Ribeirão Pires Futebol Clube no futsal

NEsTa EDIção

RPFC

em notícias

pág. 7

Maio de 2012.

www.rpfc.com.br

Perfil: Gato, um dos

maiores goleiros da

histórias do RPFC

pág. 7

Túnel do Tempo

(2)

Produção Gráfica:

Intermídia Planejamento de Mídia Telefones: (11) 4823-7623 (11) 4825-4419 Site: www.intermidia1.com.br supervisão Técnica Fábio Rossi Jornalista Responsável Rafael Brito – MTB 55987 Design Gráfico

Rafael de Souza Pereira

Planejamento

Marcus Lemos

Edvaldo dos santos

Presidente

João Domingues de oliveira Filho

1º Vice-Presidente

ademir lopes de araujo

2º Vice-Presidente

samir Martins

1º Secretário

Débora shinoda

2º Secretário

Flávia Regina ataide Coelho

Diretora Social

José Maria Moura lima

Diretor Esportes

Av. Brasil, 330, Centro, Ribeirão Pires – sP Telefones: (11) 4828-1040 (11) 4828-1743 www.rpfc.com.br

Palavra do Presidente

Expediente

Diretoria RPFC

Intermídia - Projeto Gráfico

antonio Carlos Rocha da silva

Diretor de Patrimônio

João Donizete de Paula

1º Tesoureiro

Marisa Mitiko Takahashi

2º Tesoureiro

Fernanda Mariano do santos

Adjunto Social

Pascoal Venâncio Penharbel

Adjunto Patrimônio

Ribeirão Pires

Futebol Clube

P

rezado Associado, até agora,

quase na metade do ano de 2012, muitas coisas boas aconteceram para que pudéssemos oferecer o melhor aos associados. Nos próximos meses outras novidades virão.

Como vocês puderam ver, o inverno está chegando e as piscinas foram fechadas. Nesse momento, passado o verão, o RPFC retoma todas as suas atividades esportivas, culturais e sociais.

Todos os departamentos não esportivos como, por exemplo, social, cultural e patrimonial, contribuem para que você tenha entretenimento, lazer e convívio. Contamos com várias atividades voltadas para os associados, sejam elas na parte esportiva ou social. Vários eventos também estão acontecendo no RPFC, como os Bailes, a Macarronada, a Festa à Fantasia e as Aulas Show.

Temos notado que a partici-pação dos associados ainda não é a desejada. É preciso aproveitar melhor a infraestrutura que o clube oferece. Não cabe mais aquela frase: “Eu só vou ao clube para frequentar as piscinas / Pé na Bola / vôlei / etc”.

Façam do clube o quintal da casa de vocês!

Em relação às reformas, as obras continuam. Chegou a vez da

Secretaria Social, que está sendo remodelada, recebeu mobílias modernas e novos equipamentos de informática. Tudo para atender melhor o associado.

Agora uma noticia desagradável: ESTACIONAMEN-TOS.

Como divulgamos anterior-mente, os estacionamentos estão ficando lotados. O fluxo de veículos dentro do clube durante a semana, entre as 18h e 20h, é muito grande e requer paciência e cuidados de todos nós.

Devido à imprudência de alguns associados, ultimamente estão ocorrendo algumas situações desagradáveis no estacionamento, como a colisão entre veículos de associados.

Não bastasse isso, algumas

pessoas que tiveram seus carros amassados, com riscos ou outros danos, têm nos procurado querendo que o clube se responsabilize pelos prejuízos. Preocupada com o bem-estar dos seus associados, a Diretoria do RPFC já está providenciando a compra e instalação de câmeras para monitorar o estacionamento, bem como a melhoria das portarias e o controle de vagas.

O estacionamento é uma CORTESIA e, conforme rege o estatuto do clube e as normas internas, o RPFC NÃO SE RESPONSABILIZA por danos causados no estacionamento, bem como por objetos deixados dentro dos veículos.

Comunicamos ainda que, em caso de novos eventos, teremos que rever e estudar formas de coibir esse tipo de atitude, não descartando iniciar a cobrança do estacionamento, redução do número de vagas ou até mesmo o fechamento para uso do associado.

Pedimos então o bom senso e o cuidado nas manobras de seus veículos e, em caso de colisão, avise-nos.

Até a próxima!

Edvaldo dos Santos Presidente do RPFC

“Muitas coisas boas

aconteceram para

que pudéssemos

oferecer o melhor

aos associados. Nos

próximos meses

outras novidades

(3)

O

Departamento de Patri-mônio é um dos setores mais importante do clube. Ele tem a missão de cuidar e valorizar a área de 48 mil m² do RPFC.

Atualmente dirigido por Pascoal Venâncio Penharbel e Antônio Carlos Rocha (Baiano), o setor tem feito reformas em várias áreas do clube. Entre os avanços já obtidos, estão a ampliação e colocação de janelas na sala de musculação e a troca do piso da sala de pilates, dentre outras melhorias.

Reformas no clube chegam às quadras e

ginásios

No último mês também foi iniciada a adequação das medidas da quadra de futsal (Ginásio I), atendendo as normas da CBFS/ FPFS (Confederação Brasileira de Futsal/Federação Paulista de Futebol de Salão) para disputa dos campeonatos e torneios dessa modalidade esportiva.

Com isso, foi necessário a retirada das arquibancadas e o recuo das grades em um dos lados do Ginásio Principal, onde provavelmente serão construídas novas arquibancadas. A anterior estava em situação precária

devido ao tempo de uso. Além disso, serão comprados aparelhos de musculação para uso ao ar livre. Eles provavelmente serão instalados na área atrás do gol próximo a lanchonete.

A cada dia o RPFC se transforma e isso faz com que vários segmentos façam investimentos aqui, pois o clube é um excelente órgão de divulgação de produtos e serviços. Tudo isso faz com que o quadro associativo aumente, seja com novos sócios ou com aqueles que estavam afastados e estão retornando.

Prezados associados, o Ribeirão Pires Futebol Clube não se responsabiliza por objetos deixados no interior de veículos, bem como por batidas e colisões que ocorrerem dentro do estacionamento do clube.

Diretoria RPFC

agenda

social

NEWBEAT -

NOITE DO ELETRO X FUNK

Dia 10 de junho (domingo), das 17h às 22h, no Salão RPFC Preço único R$ 10,00 (convites antecipados na secretaria do clube)

BAILE DA MELHOR IDADE

Dia 15 de junho (sexta-feira), a partir das 19h, no Salão Social RPFC

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível

PRIMEIRO SHOW DO BEM

Dia 17 de junho, das 19h às 21h Apresentação do Grupo de Dança Carinhoso da Melhor Idade

Coreografia Dança Cigana (professora Olívia)

SHOW TEATRAL PORTAS DO PASSADO

Dia 4 de julho, às 14h, no Anfiteatro do RPFC (retire seu ingresso na Secretaria de Esportes)

BAILE DE ANIVERSÁRIO DO RPFC

Dia 7 de julho, das 21h às 2h, em comemoração ao 101º ano do RPFC.

(4)

U

ma atração à parte marcou a rodada do dia 27 de maio do Pé na Bola. O Pascoal e o Edvaldo apostaram que no confronto entre seus times (Acril Light x Clinica Elgra), pela categoria Super Master, o perdedor sairia de campo com roupa feminina.

O Acril Light venceu por 3 a 0, com gols do próprio Edvaldo (1) e do Dadá (2). Com isso, o Pascoal teve que colocar um vestido que por lá apareceu. Ele até que leva jeito. Ficou bem na foto!

Para quem não viu o jogo, o Pascoal deixou a partida por contusão. Ao sair do clube para ir até o pronto-socorro ver sua lesão, o Edvaldo dirigiu-se a ele, que demonstrava estar com dores, e disse-lhe: “Não pensa que vai dar ‘migué’. Vamos pôr o vestido”!

E assim foi feito. Houve até quem disse: “Deixa ele ir assim para pensarem que é uma grávida. O atendimento será mais rápido”. Parabéns aos atletas pelo espírito esportivo!

N

o decorrer do Torneio Pé na Bola temos constatado

alguns episódios desagradáveis de cunho disciplinar,

envolvendo atletas que não aceitam determinadas marcações dos árbitros e se rebelam contra eles, dirigindo-lhes palavras de baixo calão ou tomando atitudes inconvenientes. Fatos lamentáveis que não deveriam ocorrer em nosso convívio no clube.

Caros associados, entendam que o Torneio Pé na Bola nada mais é do que uma forma de entretenimento que o RPFC oferece aos seus associados praticantes de futebol. Essas atitudes não cabem

Palavra do Diretor de Esportes

Day Club e acantonamento

dentro de um clube social onde estão reunidas nossas famílias.

É um péssimo exemplo para nossos filhos, netos, esposas ou namoradas. Não existe premiação milionária ao vencedor e ninguém está sendo observado por olheiros do Barcelona para ser contratado. Portanto, calma!

É claro que queremos ganhar: ninguém entra em uma competição para perder, mas as normas do bom senso, da educação, do convívio e do respeito mútuo devem prevalecer sempre.

Depois dos lamentáveis episódios verificados naquele dia,

só nos restou aplicar as regras disciplinares do torneio, de forma rígida, para que os faltosos fossem afastados da competição a fim de refletirem sobre os fatos e voltarem com as cabeças frias.

Entendam que ganhar de qualquer forma não consiste em conquista louvável, e isso serve inclusive para todos os segmentos de nossas vidas.

“As amizades duplicam as alegrias e dividem as tristezas” (Francis Bacon).

José Maria Moura Lima Diretor de Esportes

N

os dias 22, 23, e 24 de junho será realizado no clube a tradicional Festa Junina. Várias atrações típicas estão sendo preparadas: comidas, quentão, vinho quente, gincanas, apresentações de dança, quadrilha e também muitos prêmios. A entrada será gratuita e o evento é aberto ao público.

As barracas serão administradas pelos professores e alunos de cada modalidade esportiva, sob a coordenação do Departamento de Esportes. Como novidade, a Diretoria do clube também terá uma barraca. Prestigie a festa com a sua presença e leve toda a família!

E

ntre os dias 2 a 17 de junho será realizada, nas quadras de saibro do clube, a 13ª edição do Campeonato Aberto de Tênis do RPFC.

Também participarão tenistas de clubes coirmãos do ABC, como Aramaçan, Independente, Primeiro de Maio e outros. As disputas serão realizadas em sete categorias individuais: Masculino A e C, e Infantil B (início dos jogos no dia

2 de junho); Masculino B e D, Infantil A e Feminino (inscrições até o dia 7 de junho e início no dia 9 de junho). Não haverá disputa de duplas.

Cada participante receberá uma camiseta do evento. A organização está sob a responsabilidade dos professores Mauricio e Johnny e dos coordenadores Alessandra, Flavia e Cacá.

13º Campeonato aberto de Tênis

do RPFC

P

ara iniciar as férias com a corda toda, o RPFC está preparando o Day Club (para crianças de 3 a 6 anos) e o Acantonamento (para crianças de 7 a 14 anos) com várias brincadeiras, gincanas, caça ao tesouro, jogos, teatro, cinema, baile e muito mais.

Mas atenção: as vagas são LIMITADAS. Não deixe para a última hora e faça hoje mesmo

a sua inscrição na Secretaria de Esportes.

DAY CLUB

Data: 30 de junho

Horário: entrada às 9h e saída às 17h (inclui almoço e café da tarde) Valor: R$ 20,00

ACANTONAMENTO

Data: dia 30 de junho, às 9h, com saída no dia 1º de julho, às 9h (inclui almoço, café da tarde, jantar e café da manhã no dia 01/07). Valor: R$ 25,00

olha o Mico!

(5)

C

onsiderado um esporte tipicamente brasileiro, o futsal, que já se chamou futebol society e futebol de salão, nasceu em meados da década de 40, mas só definiu seus primeiros regulamentos em 1952.

O RPFC também é um clube tradicionalíssimo nessa modalidade. Grandes equipes, desde menores a principais, já foram formadas e conquistaram títulos em campeonatos organizados pela FPFS (Federação Paulista de Futebol de Salão).

Passaram por aqui vários atletas em diversas categorias, e alguns até hoje visitam e frequentam o clube.

Entre os nomes conhecidos estão: Adnan, Nelsinho, Marquinhos Mello (Banespa),

Paulão (ex-Palmeiras), Pedrinho (ex-Corinthians, Barueri), Rubinho (Gercan), Willian (Shakhtar Donetsk), entre outros.

Com o lema “Craque Começa no Futsal”, o departamento de futsal do RPFC faz um trabalho que começa na escolinha e se estende até as competições.

Participam desse projeto aproximadamente 300 atletas sócios e não sócios, com idades entre 5 e 17 anos, oriundos das categorias Pré-Chupetinha, Chupetinha, Mamadeira, Fraldinha, Pré-mirim, Mirim, Infantil e Infanto, hoje conhecidas como Sub-07, Sub-08, Sub-09, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17.

Atualmente, o clube disputa o Campeonato Metropolitano da FPFS, com as categorias

Menores (Sub-07 e Sub-08, antigos Chupetinha e Mamadeira), e a Copa Sindiclube, com as categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Essas conquistas só são possíveis graças ao trabalho dos professores Marcão, Dias e Marcelão, que estão à frente do futsal há vários anos. Em 2011 a equipe Sub-08, dos técnicos Marcão e Dias, chegou às finais do Paulista com Corinthians, Palmeiras e Barueri, obtendo a quarta colocação. Esse foi um excelente resultado conquistado pelos times. A Diretoria do RPFC, mais uma vez, parabeniza a todos os atletas e comissão técnica pelo feito.

O futsal do RPFC segue firme e forte, e os times já estão projetando o retorno às principais competições em 2013.

(6)

Música e animação foram as marcas registradas do Baile à Fantasia no RPFC, realizado no dia 12 de maio, no Salão Social. Veja abaixo algumas fotos desse evento e já se prepare para não perder o próximo!

T

ambém conhecida como “Raqs Sharqui” (Dança do Oriente), a dança do ventre é uma modalidade muito procurada nas academias e escolas de dança por mulheres de todas as idades.

É uma atividade que pode ser praticada sem restrições e de forma prazerosa, possibilitando inúmeros benefícios físicos e emocionais. Seja para se tornar profissional ou simplesmente por puro prazer, a dança do ventre entra em nossas vidas e muda o panorama em que nos encontramos.

Com ela, passamos a cuidar mais do corpo, adquirimos hábitos saudáveis e pensamentos mais positivos, construímos relacionamentos sadios, aprendemos a relaxar e a

descontrair. Outros benefícios que ela pode trazer estão a melhora na postura e na respiração, o enrijecimento muscular, a concentração e a consciência corporal.

Aprenda a dançar no RPFC

Atualmente, o clube oferece aulas de dança do ventre para todas as idades. A modalidade é ministrada pela professora Olívia Bueno, que garante uma aula descontraída e com alto astral.

No ano de 2012 foi formado o grupo profissional de dança do ventre do RPFC. Nomeado como “Jalilah’s Dance”, a equipe tem como objetivo representar o clube em eventos. No mês de abril deste ano as alunas participaram do

Mercado Persa, o maior festival de dança oriental do mundo, fazendo uma brilhante apresentação.

O Jalilah’s Dance se apresenta também em parceria com o renomado cantor árabe Tony Mouzayek. “Para nós é um grande prazer e satisfação receber convites para divulgar o nosso trabalho. Conhecemos lugares e pessoas novas e isso está sendo muito bom para o grupo”, comentou a professora Olívia.

Nos dias, 22, 23 e 24 de junho o grupo vai se apresentar no arraial do RPFC. Para quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre a dança do ventre, faça uma aula experimental e venha dançar conosco.

Palavra da Diretora social

Baile à

Fantasia

Dança do ventre: descubra as

maravilhas dessa arte milenar

A

migos associados, no

que diz respeito ao Departamento Social, temos observado que ele vai muito além de um evento, de atividades culturais, sociais e esportivas. O social é o clube, são todas as atividades praticadas dentro desta instituição. Infelizmente muitos não pensam assim, acreditando que o seu papel dentro do clube se restringe apenas à modalidade que pratica.

Somos uma associação onde o que eu faço reflete positiva ou

negativamente em você associado e vice-versa. Sendo assim, acredito que precisamos nos unir para que nosso clube continue crescendo como vem fazendo nos últimos anos. Para isso, se deem a oportunidade de conhecer outras atividades, participem dos eventos e assim estarão participando efetivamente da sociedade que escolheram.

O respeito ao próximo dentro do clube deve ser prioridade, começando com um simples cumprimento e se estendendo

até a integração dos novos associados, assim como o respeito pelo patrimônio do clube e, principalmente, com o seu próprio patrimônio. Nos últimos dias temos enfrentado problemas no estacionamento com pequenos danos nos carros e com causadores que não se identificam, deixando o problema para o nosso clube.

Precisamos viver em sociedade de forma harmoniosa e acredito que estamos aqui para isso.

Nossos próximos eventos

ocorrerão no dia 15 de junho, com o Baile da Melhor Idade, e no dia 7 de julho, com o baile de comemoração ao 101º aniversário do RPFC.

Coloco-me à disposição dos associados para sugestões e críticas, a fim de melhorarmos cada vez mais as atividades do nosso clube. Um abraço!

Flávia Regina Ataíde Coelho Diretora Social

(7)

D

o sucesso do Clubinho, um local onde os associados deixam seus filhos enquanto praticam atividades físicas no RPFC.

Aberto sempre no período noturno, o Clubinho é frequentado por crianças de 3 a 6 anos, que participam de atividades estimulantes e voltadas para a ampliação das capacidades de raciocínio e atenção.

Para melhor atender aos pequenos, as atividades foram divididas em fases, respeitando o conceito de que o desenvolvimento

Tranquilidade para os pais

Romilda Barbosa da Silva, praticante de treinamento de corrida e pedestrianismo, disse que encontrou no Clubinho um lugar seguro para deixar o filho caçula enquanto ela e o marido utilizam os espaços do RPFC. Esse foi o incentivo que faltava para ela voltar a se exercitar. Para ela, foi dentro do Clubinho que seu filho, de apenas quatro anos, teve seu primeiro contato com um professor. “Tenho notado que ele está se desenvolvendo bastante,

aprendendo a respeitar regras e limites e a realizar pequenas tarefas que antes não fazia”, explicou.

Aluno assíduo, Henrique participa de atividades que envolvem pintura, recortes, assistir a desenhos, ouvir histórias, brincadeiras, entre outras. “Tem dias que ele não para de falar no Clubinho. Um dia inesquecível para ele foi o Day Club. Ele chegou eufórico, falando muito sobre tudo o que fez. Meu filho adora ir para o Clubinho e eu também gosto que

ele vá”, disse.

S

ou sócio do clube desde o dia 11 de agosto de 2001. Eu frequentava este clube através de patrocínio e fornecimento mesmo antes de ser sócio.

O Sr. Cleber me convidou para patrocinar alguns eventos do RPFC. Comecei fazendo um anúncio neste mesmo jornal e, em seguida, tive a felicidade de fornecer carnes para a lanchonete e outros eventos, como o churrasco de final de Pé na Bola, Boi no Rolete e outros.

Tive a honra de patrocinar o Pé na Bola pela primeira vez em 2000 e, de lá pra cá, não parei mais de patrociná-lo.

Para quem não sabe, o RPFC me proporcionou minha maior riqueza: a minha amada esposa Shirley, com quem tive meu filho Matheus. Já adotei o clube como minha segunda casa, ou melhor, como o quintal da minha casa!

Também fui Diretor de Patrimônio, hoje afastado por motivos políticos. Atualmente ainda administro a lanchonete, que tenho em forma de arrendamento. Fiz algumas alterações para termos um local digno para os associados.

O clube está crescendo dia após dia. A atual diretoria tem trabalhado bastante para o desenvolvimento em todos os setores.

Desejo do fundo do coração muitas realizações para este clube, que não é meu e, sim, de todos que aqui frequentam. Este jornal está de parabéns, pois foi através dele que hoje faço parte da Família RPFC.

R

ubens Francisco nasceu em Paranapiacaba, na cidade de Santo André, em 24 de março de 1925.

Ex-atleta e ex-funcionário do clube, Rubinho é também conhecido pelo apelido de Gato, dado pelos amigos devido a sua elasticidade, senso de colocação e arrojo durante a época em que foi goleiro do RPFC.

Gato iniciou sua carreira esportiva aos 16 anos, jogando no time do União Lira Serrano, também de Paranapiacaba. Aos 20, jogou profissionalmente pelo extinto Comercial Futebol Clube, de São Paulo.

O ano de 1953 marcou a chegada dessa lenda ao time do Ribeirão Pires Futebol Clube, onde atuou durante 15 anos. Nesse período, foi campeão ribeirãopirense várias vezes,

chegando inclusive a ser convocado para fazer parte da seleção de futebol do Grande ABC.

No clube, Gato disputou partidas memoráveis. Os associados mais experientes se lembrarão de um jogo realizado na década de 60 contra a equipe mista da Portuguesa Santista, time que havia acabado de subir para a divisão especial do futebol paulista. Após uma atuação impecável, o jornal Gazeta Esportiva, ao noticiar a partida, publicou: “Goleiro do RPFC pegou até vento”. O clube venceu o jogo por 2 a 1. Rubinho disputou ainda vários campeonatos internos de futebol de salão no RPFC, onde também se sagrou campeão. Por sua retidão de caráter e conduta exemplar, esse grande atleta conquistou ao longo dos anos, além dos troféus, inúmeros amigos.

Gato

PERFIL

Em 1968, Rubinho decidiu encerrar a carreira, deixando na memória dos esportistas da cidade grandes atuações e a certeza de ter contribuído para o desenvolvimento do esporte em nossa cidade. O goleiro, que defendeu o RPFC em tantas oportunidades, nos deixou no último dia 6 de maio, aos 87 anos.

Um dos maiores goleiros do RPFC

Rubinho defende chute a gol durante partida no RPFC, em 1957

Foto de 1972 mostra os jogadores Toninho, Seishiro, Americo, Licinho, Orlando, Zoro, Michilim e Rubinho (em

pé, da esq. para a dir.)

Rogério Paulo Luiz - Sócio proprietário da BR Lanchonetes.

(8)

N

o dia 10 de maio as alunas da Ginástica Rítmica e do Clubinho prepararam uma homenagem especial a todas as mães. As homenageadas puderam apreciar diversas apresentações de

dança, coral, mensagens especiais e fotos dos filhos em telão. As mães também foram presenteadas com livrinho de mensagens, flores e lembrancinhas de corujas (como toda mãe é!).

Dia das Mães

E

m maio foi realizada a já tradicional Semana da Saúde. Durante o evento foram ministradas atividades com o objetivo de proporcionar aos associados hábitos saudáveis e incentivar a prática de atividades físicas, a boa alimentação, a higiene adequada, entre outros objetivos.

Veja abaixo as aulas oferecidas durante a Semana da Saúde:

- Clubinho: Higiene Pessoal, Alimentação Saudável e confecção de livro de receitas saudáveis. - Condicionamento Físico: Festival de Atletismo e avaliação física.

- Handebol / Voleibol: Jogos recreativos (Vôlei de Casais e Torneio do Amigo).

- Ginástica Rítmica: A Alimentação de uma Ginasta.

- Ginástica: Dia do Desafio, Alongamento (Corpo Humano e os Movimentos do Dia a Dia), Circuito e Aula Show.

Além dessas atividades, os associados também puderam participar da palestra sobre Mecanismo do Aprendizado (ministrada por Alcides Coelho), da Caminhada ao Mirante São José, da Mostra de Dança e da Tarde de Talentos da Melhor Idade.

semana da saúde

Referências

Documentos relacionados

current stimulation (tDCS), consiste na aplicação de corrente elétrica de baixa intensidade sobre o escalpo para gerar mudanças na excitabilidade cerebral.. O mecanismo de

Embora estudos clínicos prévios tenham sugerido a estimulação transcraniana por corrente contínua como um método viável para o aprimoramento do desempenho

Se os personagens não intervierem com DuBois, provavelmente irão direto ver Karin, que se encontra em companhia de Alfred: ela acaba de se levantar, e Lucille está preparando seus

Diante do exposto, esta pesquisa visa investigar de que forma competências requeridas dos aprendizes na atualidade podem ser exploradas no ensino médio no processo de

Esses comportamentos são também vistos por Simmel como uma patologia porque, assim como ao avaro e ao pródigo, o dinheiro pode tornar-se um fim em si mesmo,

devido à utilização do soro fisiológico 0,9%, e também dos preparados homeopáticos que quando diluídos na escala decimal, contêm moléculas até a dinamização

Uma agrofloresta foi implantada tendo espécies arbóreas frutíferas e florestais, plantas de cobertura, espécies adubadeiras, culturas anuais e como espécie-chave

O cliente do escritório contábil que utilizar o sistema Controller Nasajon, pode configurá-lo para que, a cada arquivo XML referente às notas fiscais geradas, seja enviada