• Nenhum resultado encontrado

... nesse sanduíche cabe algo a mais...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "... nesse sanduíche cabe algo a mais..."

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

PFEIFER CABOS DE AÇO E SISTEMAS DE IÇAMENTO LTDA. Rua da Regeneração, 465 21040-170 RIO DE JANEIRO Tel. +55-21-2560-0673 E-Mail info@pfeifer-brasil.com Homepage: http://www.pfeifer.de

Sistema de âncora

tipo sanduíche PFEIFER

... nesse sanduíche cabe

algo a mais ...

A sua

garantia

de material

(2)

2

Com o sistema de âncora

tipo sanduíche PFEIFER,

o recheio pode ser maior …

(3)

3

O sistema de âncora tipo sanduíche PFEIFER foi desenvolvido

para a conexão da fôrma do paramento e camada de suporte em

elementos tipo sanduíche. Aqui se evidenciam claramente as

van-tagens de aplicação deste sistema:

Vantagens no planejamento

• Ensaio estático de tipo da LGA Würzburg para todos os tamanhos

• Dimensionamento simples com o software PFEIFER

• Tabelas simples para o dimensionamento no projetista

• Os conhecimentos mais recentes resultantes de

testes e a nova norma respeitante ao vento

DIN 1055 em estática de tipo

• Para o isolamento, pode ser um pouco mais – até 20 cm!

• Pode ser suprimida a documentação comprovante para as

agul-has combinadas, uma vez cumpridas as distâncias mínimas ou

máximas predefinidas

• O dimensionamento é efetuado somente através do peso próprio

da fôrma do paramento – cargas devido ao vento (pressão/

sução) e temperatura já são considerados na estática de tipo

Vantagens na produção de peças pré-fabricadas

• O manuseio mais fácil, resultando em poupança de custos de

montagem e de mão-de-obra

• Construção robusta

• Peso reduzido

• A carga, devido à aderência à fôrma no momento do

levantamento, é absorvida, não sendo possível soltar

a camada de paramento!

Vantagens na montagem de peças pré-fabricadas

• Sem paralisações das obras,

pois existem os ensaios de

tipo para todos os tamanhos

• A conexão otimizada de fôrmas

do paramento e de suporte

previne o deslocamento de

ambas essas camadas entre si.

• A colocação breve da fôrma

de paramento é possível sem

um deslocamento considerável

– a mesma capacidade de

carga da âncora cilíndrica para

todas as direções.

Vantagens para o

departamento de compras

• Abrangente para todas as espessuras de isolamento usadas na prática

• Segurança de fornecimento devido à empresa certificada

• Variedade de produtos extensiva e aperfeiçoado

• Soluções técnicas a preços favoráveis

• Aço inox de alta qualidade anticorrosão

• Pedido simples mediante fax

• Lógica de pedidos melhorada, pois todas as peças só variam

em altura

Software

(4)

4

Bases

A cobertura do edifício é a interface entre o interior e o exterior e tem de corresponder às mais variadas solicitações físicas de construção civil, para além dos requisitos de estática. Adicionalmente, a fachada representa o cartão de visita do edifício, mediante a sua aparência ótica. Devido às variadas possibilidades de construção e à alta qualidade de execução, as fachadas de concreto são uma solução especialmente adequada.

Em caso de elementos tipo sanduíche de concreto armado, na maioria das vezes se tratam de construções de fachadas de grandes formatos e de várias camadas. Para corresponder a todas as solicitações, esses elementos são compostos por uma camada de paramento anti intempéries, uma camada de isolamento e uma camada de suporte (elementos de 3 camadas). Em alguns casos, também pode ser necessário dispor uma camada de ar entre a camada de isolamento e a camada de paramento (elementos de 4 camadas). Dado que a camada de paramento tem de resistir às alterações de temperatura sazonais, bem como às cargas de pressão ou sucção do vento durante muitos anos, logo no planejamento se deve observar que todas as arestas se possam movimentar livremente, sem obstáculos. Assim, a camada de paramento não pode se aproximar ou assentar em parte alguma, o que iria favorecer a formação de cargas adicionais. Para a conexão com a camada absorvedora das cargas é necessário um sistema de suporte adequado, que possa absorver e reencaminhar tanto as forças do peso próprio, como as cargas horizontais provocadas pela mudança de temperatura e do vento.

Sistema de âncora tipo sanduíche PFEIFER

O sistema de âncora tipo sanduíche PFEIFER está previsto e foi verificado quanto ao tipo estático para a união positiva da fôrma do paramento à fôrma de suporte. Na determinação das resistências de dimensionamento foi considerada uma varie-dade de cargas, como por ex., peso próprio, pressão e sução do vento, gradiente de temperatura na fôrma de paramento e diferenças de temperatura entre a fôrma de suporte e de paramento. Basicamente, o sistema é composto de uma ou duas âncoras de suporte, uma âncora de torção ou de retenção e agulhas combinadas de ancoragem distribuídas uniformemente.

Âncora de suporte

As âncoras de suporte estão previstas para a absorção e reencaminhamento do peso próprio da fôrma de paramento para a camada de suporte de carga. Estas devem estar dimensionadas e posicionadas de modo que a fôrma de para-mento não seja forçada por quaisquer cargas adicionais. As cargas forçadas provocariam o aparecipara-mento de fendas involuntárias e suas variadas consequências e, com isso, que a fôrma de paramento já não cumpra a sua tarefa atribuí-da. Por esse motivo se deve sempre observar que, por cada fôrma de paramento suspensa, haja sempre apenas um ponto de repouso de movimento discreto. Conforme o sistema selecionado, se pode aplicar como âncora de suporte uma única âncora cilíndrica, duas âncoras planas ou também uma combinação de âncora cilíndrica e plana (para o efei-to, veja também a página 22 „« Sistemas de suporte utilizáveis »).

Indicações gerais de aplicação de

elementos de placas tipo sanduíche

4

!

!

!

!

!

!

Âncora de torção

Ao usar uma âncora cilíndrica como âncora de suporte única, então se deve instalar uma chamada âncora de torção adicional para absorção de cargas de torção provocadas pela excentricidade inadvertida ou imprecisão de montagem ou de posição desta âncora de suporte. Esta âncora de torção deve prevenir a torção da fôrma de paramento, em relação à fôrma de suporte. Como âncora de torção se pode usar uma âncora plana ou a cruz de agulhas combina-das, ambas igualmente com ensaios de tipo estático.

Âncora adicional

Ao usar uma combinação de duas âncoras planas como sistema de suporte, então tem de se montar uma chamada ânco-ra adicional oposta à fôrma de suporte, contânco-ra o deslocamento lateânco-ral (sobânco-ras lateânco-rais) da fôrma de paânco-ramento. Essa âncora deve ser posicionada na horizontal e é decisivo para o centro de ancoragem (ponto de repouso de movimento) na direção horizontal. Para esse fim de aplicação, também se adequa uma âncora plana ou uma cruz de agulhas combinadas.

Agulhas combinadas de ancoragem

A variedade de agulhas combinadas de ancoragem inclui as agulhas combinadas, agulhas de encaixe e estribo de encaixe. As agulhas são montadas em retícula, de acordo com os requisitos de montagem, e servem para a absorção e reencaminhamento de cargas de pressão ou sução do vento, bem como de cargas forçadas de diferentes temperaturas.

(5)

5

!

!

!

5

Na fabricação e planejamento de placas de elementos tipo sanduíche se deve observar detalhes

importantes da construção, para evitar especialmente a formação de fendas e as deformações

visí-veis mediante contrações e extensões de temperaturas. Esses detalhes se referem ao tipo de

fabrica-ção, à armazenagem, ao local de montagem, mas também aos princípios básicos de planejamento.

Condições de fabricação

Na fabricação de placas de elementos tipo sanduíche,deve-se observar impreterivelmente as seguintes recomenda-ções, para garantir uma produção de alta qualidade. Isso se refere especialmente às medidas de proteção contra danos devido à contração excessiva.

• Deve-se cumprir um valor baixo de água/cimento durante o fabrico do concreto, caso contrário são de esperar deformações consideráveis devido à contração.

• A percentagem de massa de cimento e de farinha granulada deve ser mantida baixa. Ambos os fatores têm uma influência considerável sobre o comportamento de contração da fôrma de paramento e de suporte.

• Os materiais de isolamento de alta qualidade com uma baixa capacidade de absorção de água (por ex., Styrodur) previnem uma penetração excessiva de água na camada de isolamento. Uma absorção excessiva de água no material de isolamento iria causar a liberação dessa umidade no interior, durante o processo de secagem, enquanto fica seco por fora, inlfuenciando negativamente o comportamento de contração.

• Duas camadas de isolamento deslocadas entre si em relação às junções previnem uma penetração excessiva de calda de concreto nos espaços intermédios das placas de isolamento e, consequentemente, uma possível formação de uma ponte de frio.

• Na aplicação de apenas uma camada de isolamento, essa deve ser revestida com uma película separadora. • Se possível, as placas devem ser fabricadas de forma positiva (camada de paramento ficam em cima durante a

fabricação), para manter as deformações baixas. Aqui as deformações de contração da fôrma de paramento e da fôrma de suporte têm um efeito contrário.

• Deve-se evitar um adensamento excessivo.

• O contato do vibrador com os componentes de montagem pode provocar estruturas gráficas visíveis na camada de paramento.

Armazenagem

Dado que o tipo de armazenagem também tem uma influência considerável sobre o volume da contração, deve-se observar que os elementos tenham a possibilidade de secar o menos possível durante os primeiros dias, mas isso de forma uniforme. Isso significa que, a diferença entre o processo de secagem exterior e interior deve ser a mais baixa possível. Isso se pode garantir, observando algumas poucas condições:

• Os elementos não devem estar expostos durante os primeiros dias a raios solares fortes ou influências do vento sem proteção, dado que isso reforça consideravelmente uma secagem não-uniforme das camadas individuais. • Eventualmente, os elementos devem ser mantidos úmidos nos primeiros dias.

• A armazenagem sob uma película em zonas protegidas do sol assegura um comportamento de secagem do con-creto favorável.

Posição de montagem e planejamento

Durante o planejamento dos elementos tipo sanduíche, basicamente também se deve observar a disposição posterior ou o local dos elementos, pois isso tem uma influência considerável sobre o isolamento, entre outros. Neste contexto se pode prevenir com medidas simples de planejamento o perigo de distorções e, com isso, a formação de fendas na camada de paramento.

• Determinação de um valor W/Z baixo já no planejamento. Para tal, veja « Condições de fabricação » • Determinação de um armazenamento adequado dos elementos (veja « Armazenagem »).

• Basicamente o comprimento da fôrma de paramento deve ser limitado para 6m. Em caso de tamanhos dos elemen-tos maiores, a fôrma de paramento deve ser equipada com uma junta de dilatação. Basicmanete se deve observar que é de esperar deformações em forma de distorções com placas de tamanho acima de 5 m.

• Uma fôrma de paramento de cor clara tem um efeito favorável sobre a evolução da temperatura em caso de insolação. • Uma formação mais forte, mais rígida da fôrma de suporte tem uma influência positiva sobre as deformações da

fôrma de paramento.

• A espessura da fôrma de paramento tem de apresentar, no mínimo, uma espessura de 7 cm, conforme a DIN 1045-1.

(6)

6

Windzone 4

Windzone 3

Windzone 2

Windzone 1

Bayern Baden-Württemberg Saarland Rheinland-Pfalz Hessen Thüringen Sachsen Brandenburg Berlin Bremen Niedersachsen Nordrhein-Westfalen Schleswig-Holstein Mecklenburg-Vorpommern Sachsen-Anhalt Hamburg

Informações gerais sobre a carga de vento,

conforme a DIN 1055-4

A DIN1055-4 é decisiva para a determinação de cargas de vento desde Janei-ro de 2007. Nessa nova norma são intJanei-roduzidas as cargas de vento com mais detalhe do que até á data. Por exemplo, a Alemanha está dividida em quatro zonas de vento diferentes, às quais se aplicam efeitos de referência próprios. O relevo do terreno e a posição dos edifícios também têm influência na determinação das atuações do vento.

As novas diretivas normativas para a determinação das resistências de dimensionamento da âncora tipo sanduíche tornaram necessário efetuar um novo cálculo. Tanto como no passado, no futuro também será possível deter-minar os tamanhos de âncora necessários apenas mediante a determinação do peso próprio da fôrma de paramento.

Para garantir uma seleção de âncoras econômica, se aplicaram atuações con-forme a tabela acima, de acordo com métodos simplificados da DIN1055-4. As zonas de edifícios significativas foram definidas com A ou D e a relação h/d com ≤ 3,0. As cargas de pressão ou de tração standard resultante des-sas diretivas foram consideradas no cálculo.

O usuário pode selecionar a tabela de dimensionamento correspondente simplesmente mediante a determinação da zona de carga de vento, geometria do edifício e tipo de terreno, e determinar as âncoras necessárias mediante o peso das fôrmas de paramento. Alternativamente, também é possível efetuar o cálculo com o software de dimensionamento PFEIFER gratuito.

Zona de vento Pressão de velocidade q à altura do edifício h

h ≤ 10 m h ≤ 25 m

1 Interior 0,50 kN/m² 0,75 kN/m²

2 Interior 0,65 kN/m² 0,90 kN/m²

3 Interior 0,80 kN/m² 1,10 kN/m²

4 Litoral do Mar do Norte e Mar Báltico, ilhas do

Mar Báltico 1,25 kN/m² 1,55 kN/m²

Fonte: DIN1055-4 (03.2005), tabela 2, local do edifício até 800 m acima do nível médio da água do mar

Considerando a nova nor

ma

respeitante ao vento

DIN 1055-4

Zona de vento 4

Zona de vento 3

Zona de vento 2

Zona de vento 1

(7)

7

As âncoras cilíndricas PFEIFER em aço inoxivável servem como âncora de suporte para a conexão sólida das fôrmas de concreto armado, no âmbito do sistema de âncora tipo sanduíche PFEIFER, em placas de três camadas (placas tipo sanduíche) com uma camada de paramento externa, uma camada de suporte interior, respectivamente em concreto armado, e com uma camada de iso-lamento disposta no meio. A âncora cilíndrica pode ser inserida

individual-Âncora cilíndrica PFEIFER

Nº do item 05.380

A designação do modelo ou número de pedido tem de ser complementado com a altura h selecionada!

Exemplo de pedido de 150 âncoras cilíndricas ZA 51-1,5-175 com o número de pedido 05.380.051.175: 150 âncoras cilíndricas PFEIFER n.º de pedido 05.380.051.175

Técnica de conexão Sistemas de âncora tipo sanduíche

Material: Aço inox

mente como âncora de suporte ou em conjunto com as âncoras planas PFEIFER como âncora de retenção. Mediante uma construção simétrica, ela pode ser sujeita a carga uniforme-mente em todas as direções.

A âncora cilíndrica ou âncora cilíndri-ca mais âncora plana estão previstas em combinação com as agulhas combinadas de ancoragem.

© 2007 Direitos reservados, PFEIFER, 87700 Memmingen / Tradução da declaração de conformidade original / Sujeito a alterações técnicas e erros. Versão 09/2010

Nº de pedido Tipo d Espessura da chapa t Altura h Peso

mm mm mm kg/100 mm Altura 05.380.051.h ZA 151-1,5-h 51 1,50 150 175 200 225 260 300 0,11 05.380.076.h ZA 176-1,5-h 76 1,50 150 175 200 225 260 300 0,18 05.380.102.h ZA 102-1,5-h 102 1,50 150 175 200 225 260 300 0,22 05.380.127.h ZA 127-1,5-h 127 1,50 150 175 200 225 260 300 0,28 05.380.153.h ZA 153-1,5-h 153 1,50 150 175 200 225 260 300 0,33 05.380.178.h ZA 178-1,5-h 178 1,50 150 175 200 225 260 300 0,41 05.380.204.h ZA 204-1,5-h 204 1,50 150 175 200 225 260 300 0,46 05.380.229.h ZA 229-1,5-h 229 1,50 150 175 200 225 260 300 0,51 05.380.255.h ZA 255-1,5-h 255 1,50 150 175 200 225 260 300 0,57 05.380.280.h ZA 280-1,5-h 280 1,50 150 175 200 225 260 300 0,65

A sua

garantia

de material

(8)

8

Instruções de montagem da âncora cilíndrica

Figura 1 Figura 2

Figura 3 Figura 4

Profundidade de integração

A profundidade de integração eV (profundidade de integração na camada de paramento) da âncora cilíndrica depende da espessura da camada de paramen-to V e da espessura da camada de isolamenparamen-to de calor D.

A profundidade de integração eT (profundidade de integração na camada de

suporte) da âncora cilíndrica corresponde, no mínimo, à profunidade de inte-gração na camada de paramento eV e é determinada precisamente a partir da

altura h da âncora cilíndrica, da espessura da camada de isolamento de calor D e da profundidade de integração eV:

e

T

= h – D – e

V

Na tabela 3 estão especificadas as profundidades de integração mínimas das âncoras cilíndricas à fôrma de paramento, dependendo da espessura da fôrma e da espessura da camada de isolamento.

Tabela 1 Reforço de ancoragem da âncora cilíndrica

Tipo de montagem Tipo Tirantes de ancoragem

BSt 500S 51-1,5 76-1,5 2 x 2 Ø 6 mm, L = 500 mm 102-1,5 127-1,5 153-1,5 178-1,5 204-1,5 2 x 4 Ø 6 mm, L = 700 mm 229-1,5 255-1,5 280-1,5

Montagem e disposição das âncoras cilíndricas

Basicamente existem dois tipos de fabricação de elementos tipo sanduíche. Na prática, se fala de métodos negativos, quando a camada de paramento assenta diretamente sobre a base da fôrma e é concretada primeiro. Se fala de métodos positivos quanto a fabricação decorre exatamente no sentido contrário. Isso significa que a fôrma de suporte está por baixo, na plataforma de fôrma, e é fabricada em primeiro lugar.

O procedimento descrito a seguir se refere à fabricação negativa: Primeiro se verifica se a esteira quadrada da esteira de aço de armação (no mínimo, Q 188 A) é maior que o diâmetro da âncora cilíndrica. Caso afirmativo, a âncora é colocada na esteira quadrada. Se não for esse o caso, a esteira tem de ser cortada localmente na zona da âncora. Depois disso, a âncora cilíndrica PFEIFER é colocada simplesmente na posição anteriormente prevista, entre o reforço de esteiras.

Reforço mínimo e reforço adicional

Na camada de suporte, bem como na camada de paramento, se deve colocar um reforço de superfície mínimo nas esteiras de aço de armação Q 188 A, e um reforço adicional com tirantes individuais junto às âncoras cilíndricas (tabela 2 e « Montagem »).

Dependendo do diâmetro da âncora cilíndrica, se define o reforço adicional necessário (veja a tabela 2). Esse é composto de aço em barras ø 8 mm, l = 700 mm e é colocado à esquerda e à direita ou por cima e por baixo da âncora (veja o gráficos na tabela 2). Aqui se deve observar que, o reforço adicional é montado e fixado no mesmo local com os tirantes individuais das esteiras, no lado dianteiro e traseiro do reforço de esteiras.

De seguida, se inserem os tirantes individuais de ancoragem de ø 6 mm (veja a tabela 1) na linha de orifícios inferior e superior (figura 1). Depois, toda a âncora é girada em 45º com os tirantes de ancoragem posicionados entre si em ângulo reto, de modo que os tirantes da âncora assentem sob ou sobre o local do reforço da esteira de aço de armação como Q 188 A e nos ferros adicionais (figura 2). Agora, a âncora está bem fixada e firme no local para o processo de concretagem subsequente.

Deve-se observar que esse reforço de superfície foi apenas testado para a ancoragem da âncora tipo sanduíche. Independentemente disso, a fôrma de paramento tem de ser dimensionada em separado pelo projetista responsável e avaliada correspondentemente.

Acabamento

Após a concretagem da camada de paramento, pode-se montar a camada de isolamento prevista. Durante a montagem se deve observar que o material de isolamento na zona da âncora cilíndrica esteja adaptado cuidadosamente ao respectivo diâmetro e que a peça cortada em conformidade esteja novamente montada no interior do perfil cilíndrico. Deve-se observar que não existam quaisquer espaços ocos, que se encham com concreto, criando assim uma ponte de frio. A montagem do material de isolamento em duas camadas se revelou vantajosa, dado que aqui as folgas das junções topo-a-topo podem ser dispostas com desvios.

Após a concretagem, a âncora cilíndrica assegura uma conexão sólida entre a camada de paramento e a camada de suporte.

Tabela 3 Profundidades de integração mínimas necessárias eV [mm]

Espessura da fôrma

de paramento V de isolamento de calor DEspessura da camada

[mm] 30 – 100 mm 110 – 150 mm 70 55 60 Espessura da camada de isolamento de calor D 30 – 90 mm 100 – 150 mm 80 60 65 90 60 70 100 60 70 110 60 70 120 60 70

Tabela 2 Reforço adicional

Tipo de montagem Tipo Reforço adicional

BSt 500S/NR* 51-1,5 76-1,5 102-1,5 2 x 4 Ø 8 mm, 127-1,5 l = 700 mm 153-1,5 178-1,5 204-1,5 229-1,5 2 x 8 Ø 8 mm, 255-1,5 l = 700 mm 280-1,5

* Em caso de espessura de fôrma de paramento V = 70 mm, devido a motivos técnicos de proteção anticor-rosão, se deve exeutar o reforço adicional em aço inox ou se deve aumentar a qualidade do concreto.

(9)

9

Espessura de Espessura de camada de isolamento de calor D [mm] camada de paramento [mm] 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 70 80 90 h = 150 h = 175 h = 200 h = 225 h = 260 h = 300 100 110 120

Tabelas de dimensionamento da âncora cilíndrica PFEIFER

Índices/legenda:

T = Espessura da eT = Profundidade de montagem VRd = Resistência de

camada de suporte da camada de suporte dimensionamento

D = Espessura da eV = Profundidade de montagem f = Distância da âncora plana/

camada de isolamento da camada de paramento ponto de repouso do movimento

V = Espessura de d = Diâmetro n = Distância das agulhas combinadas/

fôrma de paramento ponto de repouso do movimento

h = Altura do componente/altura da agulha t = Espessura da chapa b = largura da agulha

Tabela 4 Definição da altura de âncora necessária h [mm]

Tabela 5 Valor de dimensionamento da força transversal VRd [kN] da âncora cilíndrica PFEIFER de espessuras de fôrmas de paramento

V = 70 até 80 mm / WZ 2, interior, h < 25 m

Designação Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]

30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 ZA- 51-1,5 11,2 10,6 10,0 9,4 8,9 8,4 7,8 7,0 6,9 6,5 5,9 5,4 4,9 ZA- 76-1,5 21,0 20,2 19,2 17,2 15,4 13,9 12,6 11,4 11,6 10,6 9,7 8,8 8,0 ZA-102-1,5 30,9 29,8 27,6 24,8 22,3 20,2 18,3 16,7 16,9 15,4 14,1 12,9 11,8 ZA-127-1,5 39,2 36,0 34,0 32,4 30,5 27,7 25,2 23,0 23,1 21,2 19,5 17,9 16,5 ZA-153-1,5 43,8 42,5 40,9 39,1 37,6 34,6 31,6 28,9 29,0 26,6 24,5 22,6 20,8 ZA-178-1,5 51,2 50,1 47,8 45,6 43,8 41,6 38,0 34,7 35,0 32,2 29,7 27,4 25,3 ZA-204-1,5 58,9 57,7 54,5 52,0 49,9 48,1 45,2 41,4 41,8 38,5 35,5 32,8 30,4 ZA-229-1,5 66,6 65,0 61,2 58,3 55,8 53,7 51,9 48,9 48,8 45,8 42,3 39,2 36,3 ZA-255-1,5 74,2 72,3 67,9 64,5 61,7 59,3 57,2 55,0 53,8 52,2 50,3 46,6 43,3 ZA-280-1,5 81,9 79,5 74,5 70,6 67,4 64,7 62,4 60,4 58,5 56,9 55,3 53,9 51,6

Qualidade mínima do concreto C30/37, conforme a DIN 1045-1

Tabela 6 Valor de dimensionamento da força transversal VRd [kN] da âncora cilíndrica PFEIFER de espessuras de fôrmas de paramento

V = 90 até 100 mm / WZ 2, interior, h < 25 m

Designação Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]

30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 ZA- 51-1,5 - - - -ZA- 76-1,5 20,5 19,7 18,9 17,3 15,4 13,7 12,2 14,2 12,7 11,4 10,2 9,1 8,1 ZA-102-1,5 30,5 29,1 27,1 25,0 22,3 20,0 17,9 20,3 18,3 16,5 14,9 13,4 12,0 ZA-127-1,5 38,5 35,7 33,4 31,9 30,6 27,5 24,8 27,4 25,1 22,8 20,6 18,7 16,9 ZA-153-1,5 43,0 42,0 40,3 38,5 36,9 35,6 33,2 33,2 32,2 30,4 27,7 25,2 23,0 ZA-178-1,5 50,7 49,5 47,1 45,0 43,2 41,6 40,2 38,9 37,7 36,6 35,6 33,1 30,3 ZA-204-1,5 58,3 57,0 53,9 51,3 49,2 47,4 45,8 44,3 43,0 41,8 40,6 39,6 37,1 ZA-229-1,5 66,0 64,3 60,6 57,6 55,1 53,1 51,2 49,6 48,1 46,8 45,5 44,3 43,2 ZA-255-1,5 73,6 71,6 67,2 63,7 60,9 58,6 56,5 54,7 53,0 51,5 50,1 48,8 47,6 ZA-280-1,5 81,3 78,8 73,8 69,8 66,6 64,0 61,7 59,6 57,8 56,1 54,6 53,1 51,8

Qualidade mínima do concreto C30/37, conforme a DIN 1045-1

Tabela 7 Valor de dimensionamento da força transversal VRd [kN] da âncora cilíndrica PFEIFER de espessuras de fôrmas de paramento

V = 110 até 120 mm / WZ 2, interior, h < 25 m

Designação Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]

30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 ZA- 51-1,5 - - - - - - - - - - - - -ZA- 76-1,5 - - - - - - - - - - - - -ZA-102-1,5 29,9 28,3 25,7 22,8 20,3 18,1 16,1 18,8 16,9 15,2 13,6 12,2 10,9 ZA-127-1,5 36,9 34,3 32,7 31,2 28,0 25,1 22,5 25,8 23,3 21,0 19,0 17,1 15,4 ZA-153-1,5 42,3 41,2 39,6 37,7 36,2 33,8 30,5 32,5 31,1 28,2 25,6 23,3 21,1 ZA-178-1,5 50,0 48,7 46,3 44,2 42,4 40,8 37,4 38,1 37,0 35,9 33,8 30,8 28,2 ZA-204-1,5 57,6 56,2 53,1 50,5 48,4 46,6 45,0 43,5 42,2 41,0 39,9 37,7 34,5 ZA-229-1,5 65,2 63,5 59,7 56,7 54,3 52,2 50,4 48,8 47,3 45,9 44,7 43,5 42,3 ZA-255-1,5 72,8 70,7 66,3 62,8 60,0 57,7 55,6 53,8 52,2 50,7 49,3 48,0 46,7 ZA-280-1,5 80,5 77,9 72,9 68,9 65,7 63,0 60,7 58,7 56,9 55,2 53,7 52,3 50,9

Qualidade mínima do concreto C30/37, conforme a DIN 1045-1

As seguintes tabelas de dimensionamento se aplicam à zona de vento 2 ou 3 e alturas de edifícios até 25 m, de acordo com a página 6. Encontra as tabelas de dimensionamento detalhadas na parte Bautechnik/Download. Naturalmente que, durante o uso do software de dimensionamento PFEIFER, deve-se considerar todas as tabelas disponíveis.

(10)

10

Tabelas de dimensionamento da âncora cilíndrica PFEIFER

Tabela 8 Valor de dimensionamento da força transversal VRd [kN] da âncora cilíndrica PFEIFER de espessuras de fôrmas de paramento

V = 70 até 80 mm / WZ 3, interior, h < 25 m

Designação Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]

30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 ZA- 51-1,5 11,2 10,5 9,9 9,3 8,8 8,4 7,7 6,9 6,8 6,5 5,9 5,3 4,8 ZA- 76-1,5 21,0 20,2 19,1 17,0 15,3 13,8 12,5 11,3 11,5 10,5 9,6 8,7 8,0 ZA-102-1,5 30,9 29,7 27,4 24,6 22,1 20,0 18,2 16,5 16,7 15,3 14,0 12,8 11,7 ZA-127-1,5 39,1 35,9 34,0 32,4 30,3 27,5 25,0 22,8 23,0 21,1 19,3 17,8 16,4 ZA-153-1,5 43,8 42,5 40,9 39,1 37,5 34,4 31,3 28,6 28,8 26,4 24,3 22,4 20,7 ZA-178-1,5 51,2 50,1 47,7 45,6 43,7 41,3 37,7 34,5 34,8 32,0 29,5 27,2 25,1 ZA-204-1,5 58,9 57,7 54,5 51,9 49,8 48,0 44,8 41,1 41,5 38,2 35,3 32,6 30,1 ZA-229-1,5 66,5 65,0 61,2 58,2 55,8 53,7 51,9 48,6 48,8 45,5 42,0 38,9 36,1 ZA-255-1,5 74,2 72,2 67,9 64,4 61,6 59,2 57,2 54,6 53,7 52,2 50,0 46,3 43,0 ZA-280-1,5 81,9 79,5 74,5 70,6 67,3 64,7 62,4 60,1 58,5 56,8 55,3 53,8 51,3

Qualidade mínima do concreto C30/37, conforme a DIN 1045-1

Tabela 9 Valor de dimensionamento da força transversal VRd [kN] da âncora cilíndrica PFEIFER de espessuras de fôrmas de paramento

V = 90 até 100 mm / WZ 3, interior, h < 25 m

Designação Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]

30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 ZA- 51-1,5 - - - - - - - - - - - - -ZA- 76-1,5 20,5 19,6 18,8 17,2 15,3 13,6 12,1 14,1 12,6 11,3 10,1 9,1 8,1 ZA-102-1,5 30,4 29,1 27,1 24,8 22,1 19,8 17,7 20,2 18,2 16,4 14,8 13,3 11,9 ZA-127-1,5 38,4 35,6 33,3 31,8 30,4 27,3 24,6 27,3 25,0 22,6 20,5 18,5 16,8 ZA-153-1,5 43,0 41,9 40,3 38,4 36,9 35,6 33,0 33,2 32,2 30,2 27,5 25,1 22,8 ZA-178-1,5 50,6 49,5 47,1 44,9 43,1 41,5 40,1 38,9 37,7 36,6 35,5 32,9 30,2 ZA-204-1,5 58,3 57,0 53,8 51,3 49,2 47,4 45,8 44,3 43,0 41,7 40,6 39,5 36,9 ZA-229-1,5 65,9 64,3 60,5 57,5 55,1 53,0 51,2 49,6 48,1 46,7 45,4 44,2 43,1 ZA-255-1,5 73,6 71,5 67,2 63,7 60,9 58,5 56,5 54,7 53,0 51,5 50,1 48,8 47,5 ZA-280-1,5 81,2 78,7 73,8 69,8 66,6 63,9 61,6 59,6 57,7 56,1 54,5 53,1 51,8

Qualidade mínima do concreto C30/37, conforme a DIN 1045-1

Tabela 10 Valor de dimensionamento da força transversal VRd [kN] da âncora cilíndrica PFEIFER de espessuras de fôrmas de paramento

V = 110 até 120 mm / WZ 3, interior, h < 25 m

Designação Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]

30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 ZA- 51-1,5 - - - - - - - - - - - - -ZA- 76-1,5 - - - - - - - - - - - - -ZA-102-1,5 29,8 28,2 25,5 22,6 20,1 17,9 16,0 18,7 16,8 15,0 13,5 12,1 10,8 ZA-127-1,5 36,8 34,2 32,6 31,1 27,8 24,9 22,3 25,6 23,1 20,9 18,8 17,0 15,2 ZA-153-1,5 42,3 41,2 39,5 37,7 36,2 33,5 30,2 32,5 30,9 28,1 25,5 23,1 21,0 ZA-178-1,5 49,9 48,7 46,3 44,1 42,3 40,8 37,1 38,1 36,9 35,8 33,6 30,7 28,0 ZA-204-1,5 57,5 56,2 53,0 50,5 48,3 46,5 44,9 43,5 42,2 41,0 39,8 37,5 34,3 ZA-229-1,5 65,2 63,5 59,7 56,7 54,2 52,2 50,3 48,7 47,2 45,9 44,6 43,4 42,1 ZA-255-1,5 72,8 70,6 66,3 62,8 60,0 57,6 55,6 53,8 52,1 50,6 49,2 47,9 46,7 ZA-280-1,5 80,4 77,8 72,8 68,9 65,7 63,0 60,7 58,6 56,8 55,2 53,6 52,2 50,9

(11)

11

A âncora plana PFEIFER em aço inoxidável serve como âncora de suporte e de torção para a conexão sólida das fôrmas de concreto armado, no âmbito do sistema de âncora tipo sanduíche PFEIFER, em placas de três camadas (placas tipo sanduíche) com uma camada de paramento externa, uma camada de suporte interior, respectivamente em concreto armado, e com uma camada de isolamento disposta no meio.

Âncora plana PFEIFER

Nº do item 05.381

Material: Aço inox

Geralmente, a âncora plana PFEIFER deve ser montada aos pares como âncora de suporte. Aqui, ela se deve dispor em diferentes eixos

Como âncora de torção, a âncora plana PFEIFER previne a torção da fôrma de paramento emrelação à fôrma de suporte

Nº de pedido Tipo Comprimento l

mm mmt Altura hmm kg/100 mm alturaPeso

05.381.080.15.h FLA 080-1,5-h 80 1,5 150 175 200 - - - - - 0,09 05.381.080.20.h FLA 080-2,0-h 80 2,0 - - 200 225 260 280 - - 0,13 05.381.120.15.h FLA 120-1,5-h 120 1,5 150 175 200 - - - 0,13 05.381.120.20.h FLA 120-2,0-h 120 2,0 - - 200 225 260 280 300 320 0,21 05.381.160.15.h FLA 160-1,5-h 160 1,5 150 175 200 - - - 0,17 05.381.160.20.h FLA 160-2,0-h 160 2,0 - - 200 225 260 280 300 320 0,26 05.381.200.15.h FLA 200-1,5-h 200 1,5 150 175 200 - - - 0,22 05.381.200.20.h FLA 200-2,0-h 200 2,0 - - 200 225 260 280 300 320 0,34 05.381.240.15.h FLA 240-1,5-h 240 1,5 150 175 200 - - - 0,26 05.381.240.20.h FLA 240-2,0-h 240 2,0 - 175 200 225 260 280 300 320 0,38 05.381.280.15.h FLA 280-1,5-h 280 1,5 150 175 200 - - - 0,31 05.381.280.20.h FLA 280-2,0-h 280 2,0 - 175 200 225 260 280 300 320 0,45 05.381.320.15.h FLA 320-1,5-h 320 1,5 150 175 200 - - - 0,35 05.381.320.20.h FLA 320-2,0-h 320 2,0 - 175 200 225 260 280 300 320 0,51 05.381.360.15.h FLA 360-1,5-h 360 1,5 150 175 200 - - - 0,39 05.381.360.20.h FLA 360-2,0-h 360 2,0 - 175 200 225 260 280 300 320 0,58 05.381.400.15.h FLA 400-1,5-h 400 1,5 150 175 200 - - - 0,44 05.381.400.20.h FLA 400-2,0-h 400 2,0 - 175 200 225 260 280 300 320 0,64

A designação do modelo ou número de pedido tem de ser complementado com a altura h selecionada!

A sua

garantia

de material

Técnica de conexão Sistemas de âncora tipo sanduíche

(12)

t h D T V eT eV

12

Instruções de montagem da âncora plana

Figura 4 Figura 5

Figura 6 Figura 7

Figura 8 A montagem das âncoras planas é

efetuada em três passos. Primeiro, são inseridos dois tirantes dobrados em 30°-35° nos orifícios exteriores da fila superior (figura 4).

De seguida, a âncora plana é posicio-nada sobre a esteira de aço de arma-ção. Agora, são introduzidos mais dois ou quatro ferros de armação na fila de orifícios inferior, para que esses sejam dispostos por baxio da posição inferior da esteira de aço de armação (figura 5). Para a fixação definitiva, os tirantes flexionados são girados em 90° e bem amarrados à esteira de aço de armação (figura 6).

Profundidade de integração

As profundidades de integração das âncoras planas estão definidas como se segue:

Profundidade de integração na fôrma de paramento:

eV = 55 mm

Profundidade de integração na fôrma de suporte:

eT ≥ 55 mm

(dependendo da altura da âncora pla-na/veja a fórmula)

e

T

= h – D – 55

Uma maior profundidade de integra-ção aumenta aqui as seguranças contra a ruptura do concreto. Assim, são facilmente exequíveis espessuras de camada de isolamento até 20 cm.

Ancoragem:

Na tabela 11, o número de tirantes de reforço está especificado em função do comprimento das âncoras. Esses ferros de armação têm de ser dispo-stos na fôrma de paramento e de suporte, para garantir uma ancoragem suficiente.

Tabela 12 Definição da altura da âncora h [mm]

Espessura da camada de isolamento D [mm]

30 40 50 60 70 80 90 100 120 140 160 180 200 H = 150 H = 175 H = 200 H = 225 H = 260 H = 280 H = 300 H = 320 Tabela 11 Tipo de montagem e reforço

Tipo de montagem Comprimento L Tirantes de ancoragem

mm BSt 500S/NR* 80 120 160, 200 240, 280 320, 360, 400 2 x 4 Ø 6 mm mit L = 400 mm 2 x 5 Ø 6 mm mit L = 400 mm 2 x 6 Ø 6 mm mit L = 400 mm 2 x 7 Ø 6 mm mit L = 400 mm

* Em caso de espessura de fôrma de paramento V = 70 mm, devido a motivos técnicos de proteção anticorrosão, se deve exeutar o reforço adicional em aço inox ou se deve aumentar a qualidade do concreto.

(13)

13

Tabelas de dimensionamento da âncora plana PFEIFER

Tabela 13 Valor de dimensionamento da força transversal VRd [kN] da âncora plana PFEIFER de espessuras de fôrmas de paramento

V = 70 até 80 mm / WZ 2, interior, h < 25 m t

[mm] L [mm]

Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]

30 40 50 60 70 80 90 100 120 140 160 180 200 1,5 80 4,3 4,3 3,5 3,5 2,9 2,9 2,6 2,0 1,2 - - - -2,0 80 4,3 4,3 3,5 3,5 2,9 2,9 2,9 2,5 2,1 2,1 1,9 1,7 1,3 1,5 120 14,2 14,2 11,4 11,4 9,6 8,4 6,3 4,8 2,8 1,6 - - -2,0 120 14,3 14,3 11,5 11,5 9,6 9,7 9,7 8,3 6,9 6,0 4,5 3,4 2,6 1,5 160 22,9 22,9 19,6 19,6 16,5 15,6 11,7 8,9 5,2 3,1 1,7 - -2,0 160 24,7 24,7 19,9 19,9 16,7 16,7 16,7 14,3 12,0 10,2 7,5 5,6 4,3 1,5 200 27,8 27,8 25,2 25,2 22,3 22,3 18,9 14,3 8,4 5,0 3,0 1,7 -2,0 200 31,9 31,9 27,4 27,4 23,4 23,4 23,4 20,1 16,8 15,6 11,3 8,4 6,3 1,5 240 29,0 29,0 27,9 27,9 26,0 26,0 26,0 21,3 12,6 7,6 4,6 2,7 1,5 2,0 240 35,0 35,0 32,2 32,2 28,9 28,9 28,9 25,6 21,7 21,7 15,9 11,7 8,8 1,5 280 30,4 30,4 28,9 28,9 27,9 27,9 27,9 26,5 17,7 10,8 6,7 4,1 2,4 2,0 280 36,0 36,0 34,7 34,7 32,4 32,4 32,4 29,8 26,1 26,1 21,4 15,7 11,8 1,5 320 37,4 37,4 35,9 35,9 35,0 35,0 35,0 33,4 23,7 14,6 9,2 5,7 3,5 2,0 320 43,4 43,4 42,3 42,3 40,1 40,1 40,1 37,4 33,2 33,2 27,8 20,3 15,2 1,5 360 39,0 39,0 36,3 36,3 35,8 35,8 35,8 34,9 30,7 19,1 12,1 7,7 4,8 2,0 360 44,1 44,1 43,1 43,1 41,9 41,9 41,9 40,0 36,7 36,7 34,6 25,7 19,1 1,5 400 40,2 40,2 37,9 37,9 36,2 36,2 36,2 35,6 34,3 24,2 15,5 10,0 6,4 2,0 400 45,3 45,3 43,5 43,5 42,8 42,8 42,8 41,6 39,1 39,1 37,4 31,7 23,6

Qualidade mínima do concreto C30/37, conforme a DIN 1045-1

Tabela 14 Valor de dimensionamento da força transversal VRd [kN] da âncora plana PFEIFER de espessuras de fôrmas de paramento

V = 90 até 100 mm / WZ 2, interior, h < 25 m t

[mm] [mm]L 30 40 50 60 Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]70 80 90 100 120 140 160 180 200

1,5 80 3,1 3,1 2,5 2,5 2,1 2,1 1,5 - - - -2,0 80 3,0 3,0 2,4 2,5 2,1 2,1 2,1 1,8 1,5 1,5 1,4 1,1 -1,5 120 11,6 11,6 9,4 9,4 7,9 6,5 4,5 3,1 1,3 - - - -2,0 120 11,7 11,7 9,4 9,4 7,9 7,9 7,9 6,8 5,7 4,9 3,5 2,5 1,8 1,5 160 22,6 22,6 18,7 18,7 15,7 12,9 9,2 6,5 3,1 1,2 - - -2,0 160 23,4 23,4 18,8 18,9 15,8 15,8 15,8 13,6 11,3 8,6 6,0 4,3 3,1 1,5 200 26,4 26,4 23,9 24,0 20,9 20,9 15,7 11,3 5,8 2,7 - - -2,0 200 30,3 30,3 25,6 25,6 21,6 21,6 21,6 18,6 15,5 13,4 9,3 6,6 4,7 1,5 240 28,1 28,1 26,5 26,5 24,6 24,6 24,0 17,6 9,3 4,7 2,0 - -2,0 240 33,5 33,5 30,5 30,6 26,9 26,9 27,0 23,6 19,7 19,5 13,5 9,5 6,8 1,5 280 29,0 29,0 27,9 27,9 26,5 26,5 26,5 25,0 13,8 7,4 3,6 1,3 -2,0 280 35,1 35,1 33,2 33,2 30,7 30,7 30,7 27,8 23,9 23,9 18,6 13,1 9,4 1,5 320 36,2 36,2 35,2 35,2 34,0 34,0 34,0 32,2 19,3 10,7 5,6 2,5 -2,0 320 42,9 42,9 41,3 41,3 38,8 38,8 38,8 35,8 31,5 31,5 24,5 17,3 12,4 1,5 360 37,2 37,2 35,9 35,9 34,9 35,0 35,0 33,8 25,6 14,6 8,0 4,0 1,4 2,0 360 43,5 43,5 42,4 42,4 40,8 40,8 40,8 38,6 35,0 35,0 31,4 22,2 16,0 1,5 400 38,5 38,5 36,3 36,3 35,6 35,6 35,6 34,7 33,0 19,1 10,9 5,8 2,6 2,0 400 43,9 43,9 43,0 43,0 41,9 41,9 41,9 40,4 37,6 37,6 35,8 27,8 20,0

Qualidade mínima do concreto C30/37, conforme a DIN 1045-1

As seguintes tabelas de dimensionamento se aplicam à zona de vento 2 ou 3 e alturas de edifícios até 25 m, de acordo com a página 6. Encontre as tabelas de dimensionamento detalhadas na parte Bautechnik/Download. Naturalmente que, durante o uso do software de dimensionamento PFEIFER, deve-se consi-derar todas as tabelas disponíveis.

(14)

14

Tabelas de dimensionamento da âncora plana PFEIFER

Tabela 15 Valor de dimensionamento da força transversal VRd [kN] da âncora plana PFEIFER de espessuras de fôrmas de paramento

V = 110 até 120 mm / WZ 2, interior, h < 25 m t

[mm] L [mm]

Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]

30 40 50 60 70 80 90 100 120 140 160 180 200 1,5 80 1,7 1,7 1,4 1,5 - - - -2,0 80 1,5 1,6 1,3 1,3 - - - -1,5 120 8,6 8,7 7,0 7,1 6,0 4,2 2,5 1,3 - - - - -2,0 120 8,6 8,6 7,0 7,0 5,9 6,0 6,0 5,2 4,4 3,6 2,3 1,4 -1,5 160 20,2 20,3 17,0 17,1 14,3 9,7 6,3 3,9 - - - - -2,0 160 21,2 21,3 17,2 17,3 14,5 14,5 14,6 12,6 10,4 6,7 4,3 2,8 1,7 1,5 200 24,0 24,0 21,3 21,3 18,7 17,6 11,9 7,8 2,7 - - - -2,0 200 27,2 27,3 22,8 22,8 19,1 19,2 19,3 16,6 13,9 11,0 7,1 4,6 2,9 1,5 240 26,2 26,2 24,0 24,1 21,9 21,9 19,4 13,2 5,6 1,4 - - -2,0 240 30,7 30,8 27,4 27,4 23,8 23,9 23,9 20,6 17,3 16,4 10,8 7,0 4,5 1,5 280 27,5 27,5 25,9 25,9 24,1 24,1 24,2 20,1 9,3 3,4 - - -2,0 280 32,9 32,9 30,3 30,3 27,4 27,5 27,5 24,6 20,6 20,7 15,3 10,1 6,6 1,5 320 35,1 35,1 33,7 33,7 32,1 32,1 32,2 28,5 14,0 6,0 1,4 - -2,0 320 41,4 41,4 39,4 39,4 36,7 36,8 36,8 33,6 29,1 29,2 20,7 13,8 9,2 1,5 360 35,7 35,7 34,6 34,6 33,3 33,3 33,4 32,0 19,7 9,3 3,3 - -2,0 360 42,3 42,3 40,7 40,7 38,8 38,9 38,9 36,5 32,7 32,7 27,0 18,2 12,3 1,5 400 36,1 36,1 35,2 35,3 34,2 34,2 34,2 33,1 26,3 13,2 5,6 - -2,0 400 42,9 42,9 41,6 41,7 40,1 40,1 40,2 38,5 35,3 35,4 33,5 23,3 15,8

Qualidade mínima do concreto C30/37, conforme a DIN 1045-1

Tabela 16 Valor de dimensionamento da força transversal VRd [kN] da âncora plana PFEIFER de espessuras de fôrmas de paramento

V = 70 até 80 mm / WZ 3, interior, h < 25 m t

[mm] [mm]L 30 40 50 60 Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]70 80 90 100 120 140 160 180 200

1,5 80 4,2 4,2 3,4 3,4 2,8 2,8 2,6 1,9 1,1 - - - -2,0 80 4,2 4,2 3,4 3,4 2,8 2,8 2,8 2,4 2,0 2,0 1,9 1,6 1,3 1,5 120 13,9 13,9 11,2 11,2 9,4 8,3 6,2 4,7 2,7 1,5 - - -2,0 120 14,1 14,1 11,3 11,3 9,5 9,5 9,5 8,1 6,8 6,0 4,4 3,3 2,6 1,5 160 22,9 22,9 19,5 19,5 16,5 15,5 11,6 8,7 5,1 2,9 1,6 - -2,0 160 24,6 24,6 19,8 19,8 16,6 16,6 16,6 14,2 11,9 10,1 7,4 5,5 4,2 1,5 200 27,7 27,7 25,1 25,1 22,1 22,1 18,7 14,2 8,3 4,9 2,9 1,6 -2,0 200 31,7 31,7 27,2 27,2 23,2 23,2 23,2 20,0 16,7 15,4 11,2 8,3 6,2 1,5 240 28,9 28,9 27,7 27,7 25,9 25,9 25,9 21,0 12,4 7,4 4,5 2,6 1,4 2,0 240 34,8 34,8 32,0 32,0 28,7 28,7 28,7 25,4 21,5 21,5 15,8 11,6 8,7 1,5 280 30,2 30,2 28,8 28,8 27,8 27,8 27,8 26,3 17,4 10,6 6,5 3,9 2,2 2,0 280 35,9 35,9 34,5 34,5 32,2 32,2 32,2 29,6 25,9 25,9 21,2 15,5 11,6 1,5 320 37,2 37,2 35,9 35,9 34,9 34,9 34,9 33,3 23,4 14,4 8,9 5,5 3,3 2,0 320 43,4 43,4 42,2 42,2 40,0 40,0 40,0 37,2 33,0 33,1 27,6 20,2 15,0 1,5 360 38,8 38,8 36,3 36,3 35,7 35,7 35,7 34,8 30,4 18,8 11,8 7,4 4,6 2,0 360 43,9 43,9 43,0 43,0 41,8 41,8 41,8 39,8 36,5 36,5 34,4 25,4 18,9 1,5 400 40,0 40,0 37,7 37,7 36,1 36,1 36,1 35,5 34,2 23,9 15,2 9,7 6,1 2,0 400 45,1 45,1 43,5 43,5 42,7 42,7 42,7 41,5 38,9 38,9 37,2 31,4 23,3

(15)

15

Tabelas de dimensionamento da âncora plana PFEIFER

Tabela 17 Valor de dimensionamento da força transversal VRd [kN] da âncora plana PFEIFER de espessuras de fôrmas de paramento

V = 90 até 100 mm / WZ 3, interior, h < 25 m t

[mm] [mm]L 30 40 50 60 Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]70 80 90 100 120 140 160 180 200

1,5 80 2,9 3,0 2,4 2,4 2,0 2,0 1,5 - - - -2,0 80 2,9 2,9 2,3 2,4 2,0 2,0 2,0 1,7 1,5 1,5 1,4 1,1 -1,5 120 11,3 11,3 9,1 9,2 7,7 6,3 4,4 3,0 1,2 - - - -2,0 120 11,4 11,4 9,2 9,2 7,7 7,7 7,8 6,7 5,6 4,8 3,4 2,4 1,7 1,5 160 22,5 22,5 18,6 18,6 15,6 12,7 9,0 6,4 3,0 1,1 - - -2,0 160 23,3 23,3 18,7 18,7 15,7 15,7 15,7 13,5 11,3 8,5 5,9 4,2 3,0 1,5 200 26,2 26,2 23,8 23,8 20,8 20,8 15,5 11,1 5,6 2,5 - - -2,0 200 30,1 30,2 25,4 25,5 21,4 21,4 21,5 18,4 15,4 13,3 9,2 6,5 4,6 1,5 240 28,0 28,0 26,3 26,3 24,4 24,4 23,8 17,3 9,1 4,5 1,9 - -2,0 240 33,3 33,3 30,3 30,4 26,7 26,7 26,7 23,4 19,5 19,3 13,4 9,4 6,7 1,5 280 28,9 28,9 27,8 27,8 26,3 26,3 26,3 24,8 13,6 7,2 3,4 1,1 -2,0 280 34,9 34,9 32,9 32,9 30,5 30,5 30,5 27,5 23,7 23,7 18,4 12,9 9,2 1,5 320 36,1 36,1 35,1 35,1 33,8 33,8 33,8 32,0 19,0 10,4 5,4 2,3 -2,0 320 42,7 42,8 41,2 41,2 38,6 38,6 38,7 35,7 31,3 31,3 24,3 17,1 12,2 1,5 360 37,0 37,0 35,8 35,8 34,8 34,8 34,8 33,7 25,3 14,3 7,8 3,8 1,2 2,0 360 43,4 43,4 42,2 42,2 40,7 40,7 40,7 38,4 34,8 34,8 31,2 22,0 15,8 1,5 400 38,3 38,3 36,2 36,2 35,5 35,5 35,5 34,6 32,6 18,8 10,6 5,6 2,4 2,0 400 43,8 43,8 42,9 42,9 41,8 41,8 41,8 40,3 37,4 37,4 35,6 27,6 19,8

Qualidade mínima do concreto C30/37, conforme a DIN 1045-1

Tabela 18 Valor de dimensionamento da força transversal VRd [kN] da âncora plana PFEIFER de espessuras de fôrmas de paramento

V = 110 até 120 mm / WZ 3, interior, h < 25 m t

[mm] [mm]L 30 40 50 60 Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]70 80 90 100 120 140 160 180 200

1,5 80 1,5 1,6 1,3 1,4 - - - -2,0 80 1,4 1,5 1,2 1,2 - - - -1,5 120 8,3 8,4 6,8 6,9 5,8 4,1 2,4 1,2 - - - - -2,0 120 8,3 8,4 6,8 6,8 5,8 5,8 5,8 5,0 4,3 3,5 2,2 1,4 -1,5 160 19,9 20,0 16,7 16,7 14,1 9,6 6,1 3,7 - - - - -2,0 160 20,8 20,9 16,9 16,9 14,2 14,3 14,3 12,3 10,3 6,6 4,2 2,7 1,6 1,5 200 23,7 23,8 21,0 21,0 18,4 17,4 11,7 7,6 2,6 - - - -2,0 200 26,9 26,9 22,3 22,4 18,8 18,8 18,9 16,3 13,7 10,8 7,0 4,5 2,8 1,5 240 25,9 26,0 23,8 23,8 21,6 21,6 19,1 13,0 5,4 1,2 - - -2,0 240 30,4 30,5 27,0 27,0 23,4 23,4 23,5 20,2 17,0 16,3 10,6 6,9 4,4 1,5 280 27,3 27,3 25,6 25,7 23,8 23,9 23,9 19,9 9,1 3,2 - - -2,0 280 32,6 32,7 30,0 30,0 27,1 27,1 27,2 24,1 20,3 20,3 15,1 9,9 6,4 1,5 320 34,9 34,9 33,5 33,5 31,9 31,9 32,0 28,2 13,7 5,8 1,2 - -2,0 320 41,2 41,2 39,1 39,2 36,5 36,6 36,6 33,4 28,9 28,9 20,5 13,6 9,0 1,5 360 35,6 35,6 34,4 34,5 33,1 33,2 33,2 31,8 19,4 9,0 3,0 - -2,0 360 42,1 42,2 40,5 40,5 38,6 38,6 38,7 36,3 32,5 32,5 26,8 18,0 12,1 1,5 400 36,0 36,0 35,1 35,1 34,0 34,1 34,1 32,9 25,9 12,9 5,3 - -2,0 400 42,8 42,8 41,5 41,5 39,9 39,9 40,0 38,2 35,1 35,2 33,3 23,0 15,6

Qualidade mínima do concreto C30/37, conforme a DIN 1045-1

(16)

16

Distâncias em relação à aresta e

intermediárias

Conforme a figura 9, em geral está prevista uma distância intermédia de, no máximo, 1,20 m entre os elementos de ancoragem individuais. Neste contexto fica indiferente se se trata de agulhas, âncoras planas ou cilíndricas. No caso de maiores forças de aderência invulgares, como é o caso de, por ex., super-fícies estruturadas da fôrma de paramento, recomendamos uma redução das distâncias máximas para 0,90 m.

As âncoras devem ser colocadas, se possível, numa retícula quadrada. Caso contrário, é necessário aplicar a proporção altura/largura lx / ly da retícula:

0,67 ≤ lx / ly ≤ 1,50

Além das distâncias dos elementos de encoragem individuais, se deve con-siderar a distância f da âncora plana ao centro de ancoragem da placa tipo sanduíche, conforme a figura 9.

A distância máxima da âncora plana ao centro de ancoragem pode ser con-sultada na tabela de dimensionamento 19. Essa pode ser excedida, quando ocorre uma adaptação da espessura da camada de isolamento na zona da âncora.

Figura 9

Tabela 19 Distâncias máximas [cm] da âncora plana ao ponto de repouso do movimento t

[mm] [mm]L 30 40 50 60 Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]70 80 90 100 120 140 160 180 200

1,5 80 80 140 210 300 400 520 650 800 990 990 990 990 990 2,0 80 60 110 160 230 300 400 500 610 860 990 990 990 990 1,5 120 80 140 210 300 400 520 650 800 990 990 990 990 990 2,0 120 60 110 160 230 300 400 500 610 860 990 990 990 990 1,5 160 80 140 210 300 400 520 650 800 990 990 990 990 990 2,0 160 60 110 160 230 300 400 500 610 860 990 990 990 990 1,5 200 80 140 210 300 400 520 650 800 990 990 990 990 990 2,0 200 60 110 160 230 300 400 500 610 860 990 990 990 990 1,5 240 80 140 210 300 400 520 650 800 990 990 990 990 990 2,0 240 60 110 160 230 300 400 500 610 860 990 990 990 990 1,5 280 80 140 210 300 400 520 650 800 990 990 990 990 990 2,0 280 60 110 160 230 300 400 500 610 860 990 990 990 990 1,5 320 80 140 210 300 400 520 650 800 990 990 990 990 990 2,0 320 60 110 160 230 300 400 500 610 860 990 990 990 990 1,5 360 80 140 210 300 400 520 650 800 990 990 990 990 990 2,0 360 60 110 160 230 300 400 500 610 860 990 990 990 990 1,5 400 80 140 210 300 400 520 650 800 990 990 990 990 990 2,0 400 60 110 160 230 300 400 500 610 860 990 990 990 990

(17)

17

As agulhas combinadas de ancoragem PFEIFER em aço inoxidável servem como âncora de retenção para a união positiva entre as fôrmas de concreto armado, no âmbito do sistema de âncora tipo sanduíche PFEIFER, em placas de três camadas (placas tipo sanduíche) com uma camada de paramento externa, uma camada de suporte interior, respectivamente em concreto

Agulhas combinadas de

ancoragem PFEIFER

Nº do item 05.382 Nº do item 05.383 Nº do item 05.384

A designação do modelo ou número de pedido tem de ser complementado com a altura h selecionada! Exemplo de pedido de 2.000 peças AN-4,0-220 com o número de pedido 05.383.40.220

Material: Aço inox

Estribo de encaixe

Agulha combinada

Agulha de encaixe

armado, e com uma camada de isolamento colocada ao meio. Elas são colocadas em conjunto com as âncoras planas e cilíndricas PFEIFER e não requerem qualquer dimensionamento especial desde que fiquem cumpridas todas as diretivas de construção. Agulha combinada Nº de pedido Tipo b mm mmd Altura hmm 05.382.40.h VN-4,0-h 43 4,0 160 180 200 220 240 260 280 300 320 - - - - -05.382.50.h VN-5,0-h 45 5,0 200 220 240 260 280 300 320 340 360 380 400 - - -05.382.60.h VN-6,0-h 47 6,0 220 240 260 280 300 320 340 360 380 400 420* 440* 460* 480* * Uso no âmbito da cruz de agulhas combinadas

Agulha de

encaixe Nº de pedido Tipo mm b mmd Altura h mm

05.383.40.h AN-4,0-h 43 4,0 160 200 240 280 - - -

-05.383.50.h AN-5,0-h 45 5,0 160 200 240 280 320 360 - - -

-05.383.60.h AN-6,0-h 52 6,0 200 240 280 320 360 - - -

-Estribo de

encaixe Nº de pedido Tipo mmb mm d Altura hmm

05.384.40.h AB-4,0-h 48 4,0 160 200 240 280 - - - -05.384.50.h AB-5,0-h 55 5,0 160 200 240 280 320 360 - - - -05.384.60.h AB-6,0-h 72 6,0 200 240 280 320 360 - - -

-A sua

garantia

de material

Técnica de conexão Sistemas de âncora tipo sanduíche

(18)

b h D T V eT eV 10

18

Instruções de montagem de agulha combinada/agulhas de

encaixe/estribo de encaixe

Os tipos de agulha ou de estribos individuais são selecionados dependendo do tipo de fabricação das placas de tipo sanduíche. Basicamente, se diferen-cia entre a fabricação positiva e a fabricação negativa.

Na fabricação negativa de placas de tipo sanduíche, é adequada a agulha combinada. Após a introdução do isolamento, ela é simplesmente inserida mediante uma cruz de reforço da camada de suporte (figura 10) de modo a fazer uma ancoragem na camada do paramento. As agulhas combinadas são enfiadas na camada de paramento até à base da fôrma, mediante uma cruz de reforço do reforço da camada de suporte mediante a camada de isolamen-to ao calor. Para evitar que as pontas das agulhas fiquem visíveis posterior-mente na fachada, as agulhas combinadas devem ser ligeiraposterior-mente puxadas para trás (10 mm), depois de chegar à base da fôrma.

O enfiamento até à base da fôrma garante a profunidade de integração exigida eV das pontas onduladas (figura 11).

Observação: Após o encaixe completo das agulhas, se deve ainda adensar novamente o componente. Em todos os outros casos de aplicação, em que as agulhas combinadas não podem ser usadas, se fornecem as agulhas de encaixe ou estribo de encaixe. Esses elementos são simplesmente fixados à esteira de aço de armação de acordo com os seguintes esboços, sendo assim fixados diretamente no seu local e à sua profundidade de integração.

Figura 10 Figura 11

Figura 12

Não é necessário um dimensionamento deste meio de

ancoragem, se for colocado conforme as diretivas de

construção, pois foi verificado à luz da estática de tipo.

!

Figura 14

Figura 16 Figura 13

Figura 15 Figura 17

Agulha de encaixe: Processo

de montagem

Variante a: Na figura 12 e 13 está representado como a agulha de encaixe é enganchada sem difi-culdades.

Variante b: As figuras 14 e 15 apre-sentam o processo de fixação simpli-ficado com a ajuda de uma agulha grossa.

Estribo de encaixe: Processo

de montagem

O estribo de encaixe é empurrado para um nó da esteira (figura 16) e, em seguida, girado para a posição final (figura 17).

(19)

19

Tabela 20 Diâmetro, comprimentos de diâmetro e distâncias máximas em relação ao ponto de repouso de movimento – WZ 2, interior, h < 25 m Agulhas combinadas

V Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]

[mm] 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190 200 70 ø L 1604,0 1804,0 2004,0 2204,0 2404,0 2604,0 2605,0 2805,0 3005,0 3205,0 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 80 ø L 1804,0 2004,0 2204,0 2404,0 2604,0 2805,0 3005,0 3205,0 3405,0 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 90 ø L 2004,0 2204,0 2404,0 2604,0 2805,0 3005,0 3205,0 3405,0 3605,0 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 100 ø L 4,0 200 4,0 220 4,0 240 4,0 260 4,0 280 5,0 280 5,0 300 5,0 320 5,0 340 5,0 360 5,0 380 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 110 ø L 2204,0 2404,0 2604,0 2804,0 3005,0 3205,0 3405,0 3605,0 3805,0 4006,0 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 120 ø L 2404,0 2604,0 2804,0 3005,0 3205,0 3405,0 3605,0 3805,0 4005,0 4006,0 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 (Medidas em [mm] ou [m])

Tabela 21 Diâmetro, comprimentos de diâmetro e distâncias máximas em relação ao ponto de repouso de movimento – WZ 2, interior, h < 25 m Agulhas de encaixe/estribo de encaixe

V Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]

[mm] 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190 200 70 ø L 4,0 160 4,0 200 4,0 240 5,0 240 5,0 280 5,0 320 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 80 ø L 4,0 160 4,0 200 4,0 240 5,0 240 5,0 280 5,0 320 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 90 ø L 1604,0 2004,0 2404,0 2405,0 2805,0 3205,0 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 100 ø L 1604,0 2004,0 2404,0 2405,0 2805,0 3205,0 3605,0 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 110 ø L 4,0 200 4,0 240 5,0 240 5,0 280 5,0 320 5,0 360 6,0 360 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 120 ø L 4,0 200 4,0 240 5,0 240 5,0 280 5,0 320 5,0 360 6,0 360 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 (Medidas em [mm] ou [m])

Tabelas de dimensionamento de agulhas combinadas de ancoragem PFEIFER

(20)

20

Durante a montagem dos sistemas de âncora tipo sanduíche PFEIFER, com ensaio tipo de estática, deve-se obser-var as distâncias em relação à aresta e intermediárias conforme a figura 9 (página 14) e figura 18.

As distâncias em relação à aresta da agulha exterior devem estar entre 10 cm e 30 cm, para garantir uma ancoragem segura. Em caso de saliên-cias da camada de paramento superi-ores a 20 cm, devem ser previstas

Figura 18 duas agulhas lado a lado.

Para as distâncias intermediárias se aplicam os dados gerais de 1,20 m ou 0,90 m. A primeira agulha também tem de ser implementada nas diagonais como agulha dupla, desde que não tenha sido colocada qualquer âncora plana.

As distâncias máximas das agulhas exteriores à âncora de suporte devem ser consideradas na seleção das agul-has usadas. Essas distâncias máximas

dependem da resistência da camada de isolamento e do diâmetro da agulha. Para tal, veja a medida máx n de acor-do com as tabelas de dimensionamen-to 20 e 21 em cima.

Na disposição de agulhas duplas, se deve prever uma distância mínima de 5 cm entre ambas as agulhas individuais.

Distâncias em relação à aresta e intermediárias das agulhas combinadas de ancoragem

Tabela 22: Diâmetro, comprimentos de diâmetro e distâncias máximas em relação ao ponto de repouso de movimento – WZ 3, interior, h < 25 m Agulhas combinadas

V Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]

[mm] 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190 200 70 ø L 1604,0 1804,0 2004,0 2204,0 2404,0 2405,0 2605,0 2805,0 3005,0 3205,0 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 80 ø L 1804,0 2004,0 2204,0 2404,0 2605,0 2805,0 3005,0 3205,0 3405,0 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 90 ø L 2004,0 2204,0 2404,0 2604,0 2605,0 2805,0 3005,0 3205,0 3405,0 3605,0 3606,0 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 100 ø L 4,0 200 4,0 220 4,0 240 4,0 260 5,0 260 5,0 280 5,0 300 5,0 320 5,0 340 5,0 360 6,0 360 6,0 380 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 110 ø L 4,0 220 4,0 240 4,0 260 4,0 280 5,0 280 5,0 300 5,0 320 5,0 340 5,0 360 5,0 380 6,0 380 6,0 400 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 120 ø L 2405,0 2605,0 2805,0 3005,0 3205,0 3405,0 3605,0 3805,0 3806,0 4006,0 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 (Medidas em [mm] ou [m])

Tabela 23: Diâmetro, comprimentos de diâmetro e distâncias máximas em relação ao ponto de repouso de movimento – WZ 3, interior, h < 25 m Agulhas de encaixe/estribo de encaixe

V Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]

[mm] 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190 200 70 ø L 4,0 160 4,0 200 4,0 240 5,0 240 5,0 280 5,0 320 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 80 ø L 4,0 160 4,0 200 4,0 240 5,0 240 5,0 280 5,0 320 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 90 ø L 1604,0 2004,0 2404,0 2405,0 2805,0 3205,0 3206,0 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 100 ø L 1604,0 2004,0 2404,0 2405,0 2805,0 3205,0 3206,0 3606,0 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 110 ø L 4,0 200 4,0 240 5,0 240 5,0 280 5,0 320 6,0 360 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 120 ø L 5,0 200 5,0 240 5,0 280 5,0 320 6,0 360 max. n 1,5 2,5 3,5 4,5 6,0 7,5 9,0 (Medidas em [mm] ou [m])

(21)

21

Instruções de montagem da cruz de agulhas combinadas

A cruz de agulhas PFEIFER é composta de duas agulhas combinadas, que são montadas a um ângulo de 45° em relação à superfície (figura 19) e a 90° entre si. Pode ser usada como alternativa às âncoras de torção e de retenção. A utilização da cruz de agulhas combinadas como âncoras de suporte não está autorizada.

A montagem é efetuada como no caso das agulhas combinadas normais, mediante o enfiamento simples da agulha após a introdução do isolamento até à base da fôrma. Em seguida, para evitar sinais visíveis na fachada poste-rior, deve ser ligeiramente puxada para trás (máx. 10 mm). Por fim, de qual-quer modo o componente tem de ser novamente adensado, para garantir uma ancoragem impecável das agulhas.

Os estribos combinados e de encaixe não podem ser usados para a fabrica-ção de uma cruz de agulhas!

Para a cruz de agulhas se devem aplicar as distâncias máximas n, conforme as tabelas 20 a 23.

Tabela 24: Cruz de agulhas combinadas – Comprimentos de agulhas necessários Espessura da

fôrma de para-mento V

Espessura da camada de isolamento de calor D [mm]

[mm] 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 70 220 240 240 260 280 280 300 320 320 340 360 380 380 80 240 260 280 280 300 320 320 340 360 380 380 400 420 90 260 280 280 300 320 320 340 360 380 380 400 420 420 100 280 280 300 320 320 340 360 380 380 400 420 420 440 110 280 300 320 320 340 360 380 380 400 420 420 440 460 120 300 320 320 340 360 380 380 400 420 420 440 460 480 Tabela 26: WZ 3, interior, h < 25 m

V ø Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]

[mm] [mm] 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 70 65 7,67,5 7,77,5 6,77,5 5,77,6 4,87,6 3,97,6 7,63,2 7,52,5 6,72,0 5,91,4 5,21,0 4,5- 3,9 -80 65 10,17,9 10,16,8 10,25,8 10,24,8 3,99,5 3,18,4 7,32,3 6,51,8 5,71,2 5,0- 4,3- 3,6- 3,0 -90 65 11,67,0 11,75,9 11,04,9 4,09,8 3,28,6 2,47,5 6,41,6 5,61,1 4,9- 4,2- 3,5- 2,8- 2,3 -100 5 6,2 5,2 4,2 3,4 2,5 1,7 1,1 - - - -6 10,5 10,7 10,0 8,8 7,7 6,6 5,6 4,9 4,1 3,4 2,8 2,2 1,6 110 65 5,59,6 4,59,8 3,69,1 2,88,0 2,06,9 1,35,9 4,9- 4,2- 3,5- 2,9- 2,2- 1,7- 1,1 -120 65 4,98,8 4,09,0 3,28,4 2,47,4 1,66,3 5,3- 4,4- 3,7- 3,0- 2,4- 1,8- 1,3- - -Tabela 25: WZ 2, interior, h < 25 m

V ø Espessura de camada de isolamento de calor D [mm]

[mm] [mm] 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 70 65 8,07,8 8,07,8 6,97,9 5,97,9 5,07,9 4,18,0 8,03,4 7,72,8 6,92,2 6,11,7 5,41,2 4,7- 4,1 -80 65 10,48,1 10,57,0 10,56,0 10,65,1 4,19,7 3,38,6 7,62,6 6,72,0 5,91,4 5,2- 4,5- 3,8- 3,2 -90 65 11,87,2 11,96,1 11,25,2 10,04,3 3,48,8 2,67,7 6,61,8 5,91,3 5,1- 4,4- 3,7- 3,1- 2,5 -100 65 10,76,4 10,95,4 10,24,4 3,69,1 2,77,9 2,06,8 5,81,3 5,1- 4,3- 3,6- 3,0- 2,4- 1,8 -110 65 5,79,8 10,04,7 3,89,4 3,08,2 2,27,1 1,56,1 5,1- 4,4- 3,7- 3,1- 2,4- 1,9- 1,3 -120 65 5,29,0 4,29,2 3,48,6 2,67,6 1,86,5 1,15,5 4,6- 3,9- 3,2- 2,6- 2,0- 1,5- 1,0 -Figura 20 Figura 19

(22)

22

Sistemas de suporte utilizáveis

1) Uso de âncoras cilíndricas em combinação com as âncoras

planas

A solução representada na figura 21 representa a mais fácil de todas as aplicações. Aqui se coloca a âncora cilíndrica no centro de gravidade, a âncora plana ou, em alternativa, a cruz de agulhas são colocadas na aresta, como âncoras de torção.

Devido à grande cavidade mostrada na figura 22, as duas âncoras usadas têm de ser dispostas de forma assi-métrica em relação ao ponto de gravi-dade.

Daqui resultam cargas não uniformes da âncora e distâncias máximas f e n desfavoráveis para as âncoras planas e as agulhas.

A cavidade para janela representada na zona do eixo do centro de gravida-de (figura 23) torna necessária uma disposição das âncoras fora desse eixo. Também aqui resultam cargas não uniformes da âncora e distâncias máximas f e n desfavoráveis para as âncoras planas e as agulhas.

Na figura 24 se representa uma dis-posição favorável de duas âncoras de suporte.

Aqui, devido à disposição simétrica em relação ao eixo do centro de gra-vidade, se garante uma carga unifor-me das âncoras.

2) Uso exclusivo das âncoras planas

Em caso de elementos compridos e retangulares, como representado na figura 25, oferece-se o uso de três âncoras planas como alternativa às soluções, conforme a figura 21 ou figura 24. Aqui, duas âncoras atuam como âncora de suporte e uma âncora plana girada a 90°atua como âncora reforçada no sentido longitudinal.Em alternativa à âncora plana girada a 90 ° como âncora de suporte, também de pose colocar a cruz de agulhas. A cavidade representada na figura 26, se torna necessária a disposição de âncoras de suporte fora do centro de gravidade.

Em combinação com outra âncora plana, atinge-se uma distribuição de carga favorável, em comparação com a solução representada na figura 23. As distâncias máximas f e n da ânco-ra plana e agulhas também são influ-enciadas positivamente com isso.

Em comparação com a figura 22, consegue-se uma distribuição da carga mais favorável nas âncoras e outras distâncias máximas f e n bastante mais favoráveis das âncoras planas e das agulhas com a disposição das âncoras planas representada na figura 27. Figura 21 Figura 22 Figura 23 Figura 24 Figura 26 Figura 27 Figura 25

Contate-nos,

se gostar do sistema tipo

sanduíche PFEIFER tanto

como esse colega

aqui na fôrma!

!

(23)

23

Pedido do sistema de âncora tipo sanduíche PFEIFER

O pedido se baseia nas já conhecidas condições de venda e de entrega da PFEIFER.

Confirmação de pedido

(preenchido pela PFEIFER e reenviado para si por fax!)

Pos. Tipo Altura da âncora h

mm Nº de pedido Preço por unidade em EUROS Preço totalpor Item

Endereço para a entrega (regi-strar somente se for diferente do endereço de pedido)

Indicar todas as medidas em mm!

Total

Sem embalagem e custos de transporte

Data e assinatura PFEIFER SEIL- UND HEBETECHNIK GMBH

* Indicar a altura da âncora h de acordo com as presentes espessuras de camadas tipo sanduíche

Agulha combinada

Agulha de encaixe

Agulhas combinadas de ancoragem

N.º de peça

Estribo de encaixe

Âncora cilíndrica

Âncora plana

REQUERENTE/CONSULTOR Projeto de construção Empresa Rua CEP Localidade Pessoa de contato Telefone Telefax

Consulta

PFEIFER SEIL- UND HEBETECHNIK GMBH

Área de atividade BAUTECHNIK (ENGENHARIA CIVIL) Caixa postal 1754 · D-87687 Memmingen

Telefax

0 83 31-93 73 42

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

Soneto Dormindo vi a cândida Poesia Testemunhos impressos – Obras de Domingos dos Reis Quita, chamado entre os da Arcadia Lusitana Alcino Micenio, segunda edição correcta, e

Distribuições das deformações ao longo da sobreposição de uma junta com t = 5 mm e L = 12.5 mm, obtidas por modelos de EF com análises elasto-plásticas para a carga de

Laranja umbigo: De ótima qualidade, frescos, compactos e firmes, isentos de sujidades, tamanho e coloração uniforme, sem lesões com origem de rachaduras e

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3