• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS PARA CADASTRO DE INSTRUTORES DE CURSOS A DISTÂNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS PARA CADASTRO DE INSTRUTORES DE CURSOS A DISTÂNCIA"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS PARA CADASTRO DE INSTRUTORES DE CURSOS A DISTÂNCIA

O Presidente da FUNDAÇÃO ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de processo seletivo de servidores públicos federais, com vistas ao cadastramento de instrutores para os cursos1 a distância “Análise e Melhoria de Processos”, “Ética e Serviço Público” “Gerência de Projetos: Teoria e Prática” e “Gestão de Convênios para Convenentes”. Poderão participar do presente processo seletivo somente os servidores públicos federais ativos e vinculados ao regime jurídico único dos servidores civis da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, regidos pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, bem como os contratados temporários nos termos da Lei nº 8.745 de 09 de dezembro de 1993, com atuação em órgãos públicos situados em qualquer região do País.

Das Inscrições

Os interessados devem entregar em envelope lacrado, pessoalmente ou via correio convencional, no período de 30/08/2012 a 28/09/2012, no horário de 09h00 às 16h00, na Secretaria Escolar da ENAP, situada à SAIS Área 2A – 1º andar - Brasília – DF, CEP 70610-900, o formulário “Ficha de Inscrição de Docente” (Anexo II), devidamente preenchido, acompanhado de cópia do Currículo Lattes e cópias do diploma da titulação mais elevada e da comprovação de experiência conforme critérios definidos neste Edital. Em casos de documentação encaminhada via postal, vale a data da postagem para inscrição.

Deverá ser informado “Processo Seletivo de Instrutores de Cursos a Distância” acima dos dados do remetente no envelope entregue á ENAP, para fins de identificação. Os interessados poderão manifestar intenção de atuar em apenas um dos cursos informados no presente Processo Seletivo.

Do Processo de Seleção

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas: I - Análise Curricular; e II - Participação em Cursos de Formação. A análise curricular ocorrerá até 11 de outubro de 2012 e o resultado será divulgado na semana subsequente.

Etapa I - Análise Curricular

A análise curricular dos candidatos será realizada com base nos itens e critérios estabelecidos na tabela a seguir.

1

(2)

Ítens a serem

pontuados Critérios Valor máximo

Pontuação Máxima por ítem

Experiência docente

2 (dois) pontos para cada 20 horas de experiência em tutoria* em cursos de Educação a Distância na área do curso pretendido

10 pontos

10

2( dois) pontos para cada 20 horas de experiência docente presencial na área do curso pretendido

10 pontos

Pós-Graduação e Pesquisa com Concentração nas áreas afins2

do curso pretendido Especialização 6 pontos 10 Mestrado 8 pontos Doutorado 10 pontos Trabalhos publicados

1 (um) ponto por artigo publicado em periódicos indexados a contar do ano de 2009

4 pontos 4

Experiência Técnica

2 (dois) pontos para cada período consecutivo de 6 meses, a contar do

ano de 2008, de experiência em atividades ou funções relacionadas à

área do curso pretendido

16 pontos 16

Cursos de aperfeiçoamento

Correlatos

2 (dois) pontos por cada curso realizado na área de interesse, com carga horária mínima de 20 horas/aula. Cursos com carga horária inferior não serão considerados

6 Certificação Project Management Professional (PMP) (somente para candidatos ao curso Gerência de Projetos)

6 (seis) pontos para a certificação obtida, emitida a partir

do ano de 2009 6

* Especialista no conteúdo, responsável pela facilitação da aprendizagem em ambiente virtual, incluindo solução de dúvidas e correções de exercícios e atividades.

Serão considerados aptos a participar da segunda etapa do processo seletivo os candidatos que atingirem a pontuação mínima de 30 (trinta) pontos na soma dos critérios definidos na referida tabela.

Os dados informados nos itens 2, 3 e 4 da ficha de Inscrição, somente serão pontuados se comprovados mediante apresentação de cópias de declarações ou certificados expedidos pelas instituições e assinados por representante devidamente autorizado, com indicação das atividades desempenhadas, carga horária e período..

2

(3)

Os documentos deverão, ainda, trazer indicação clara e legível do nome dos representantes que os assinam.

A comprovação de publicações deverá ser feita mediante cópia da capa do periódico, se impresso ou cópia da tela no caso de publicações on-line, acompanhadas do endereço eletrônico.

No critério “Pós-Graduação”, será considerada somente a pontuação relativa ao título de maior nível na área de concentração pertinente ao curso pretendido.

Etapa II – Participação nos cursos

Os candidatos pré-selecionados na Etapa I deverão cumprir duas fases, em que a primeira consiste em participar do curso “Tutoria On-Line em Organizações Públicas”, oferecido pela ENAP em modalidade de Educação a Distância, no período de 05 de novembro a 10 de dezembro de 2012.

A avaliação dos candidatos será realizada ao término do curso com base no desempenho demonstrado, segundo os itens e critérios constantes da tabela a seguir.

Itens a serem

avaliados Critérios

Domínio do Assunto

Conhecimento dos fundamentos teóricos, métodos e técnicas da temática específica do curso em que pretende ser tutor da ENAP

Compreensão e avaliação da tutoria do ponto de vista institucional da ENAP

Didática

Comunicação adequada (objetividade, clareza e presteza) nas postagens realizadas no ambiente virtual Postura em sala de aula virtual (estímulo à participação e receptividade às opiniões e críticas do grupo); uso da norma padrão da língua portuguesa; naturalidade e dinamismo;

Apresentação de soluções práticas e de recursos que facilitem o processo de aprendizagem

Os candidatos que concluírem o curso Tutoria On-Line em Organizações Públicas com aproveitamento igual ou superior a 80 pontos, observada o alcance mínimo de 50% (cinquenta por cento) do total de pontos possíveis em cada módulo, serão considerados como potenciais tutores dos cursos “Análise e Melhoria de Processos”, “Ética e Serviço Público”, “Gerência de Projetos: Teoria e Prática” e “Gestão de Convênios para Convenentes”.

Na fase 2, os candidatos deverão realizar, na qualidade de aluno, durante o primeiro semestre de 2013, conforme calendário a ser apresentado pela ENAP, o curso no qual pretendem atuarem como tutores. Serão considerados aptos os candidatos que obtiverem a aprovação ao final dos cursos específicos, de acordo com cada critério mínimo exigido.

(4)

Os resultados da avaliação dos candidatos serão submetidos à homologação do Conselho Diretor da ENAP.

Das Atribuições

Os profissionais selecionados poderão ser convidados a atuar como tutores do referido curso de acordo com as necessidades da ENAP, considerando a demanda e os perfis de cada turma.

No desempenho desse papel, os profissionais incumbir-se-ão da condução das atividades de acordo com os referenciais educacionais da ENAP, particularizando-se a orientação para o ensino teórico-aplicado e o uso de metodologias adequadas à capacitação de adultos, conforme visto no curso de formação.

Das Disposições Gerais

As informações sobre o presente processo seletivo, bem como os resultados das etapas de seleção estarão à disposição dos candidatos no endereço eletrônico da ENAP: www.enap.gov.br.

a) A ENAP reserva-se o direito de alterar a data em que os cursos serão realizados.

b) Casos omissos relativos ao presente Processo Seletivo serão deliberados pela Diretoria de Desenvolvimento Gerencial (DDG), por meio da Coordenação-Geral de Educação a Distância (CGEAD).

c) Não será fornecido qualquer documento comprobatório de classificação no Processo Seletivo, mas os candidatos selecionados farão jus ao certificado de participação nos cursos.

d) Os profissionais selecionados e convidados para ministrar os cursos “Análise e Melhoria de Processos”, “Ética e Serviço Público”, “Gerência de Projetos: Teoria e Prática” e “Gestão de Convênios para Convenentes” deverão estar atentos para as disposições da legislação que rege a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso, particularmente a carga horária definida no § 1º do art. 76 – A da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

e) Os profissionais selecionados e cadastrados deverão manter currículo atualizado no Banco de Colaboradores da ENAP e na Plataforma Lattes. f) Não serão convidados a ministrar cursos na Escola aqueles que estiverem com

Débitos de Tributos e Contribuições Federais ou com Dívida Ativa junto à União.

Brasília-DF, 29 de agosto 2012.

Paulo Sergio Carvalho

Presidente da ENAP

(5)

ANEXO I

Informações sobre os cursos

1. Análise e melhoria de processos Público-alvo

Servidores públicos federais interessados em conhecer a gestão da qualidade e utilizá-la na melhoria dos processos de trabalho.

Objetivos de aprendizagem

Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:

aplicar os conceitos de gestão da qualidade à melhoria de processos organizacionais, considerando a dinâmica de equipes de trabalho;

identificar o Ciclo PDCA - Planejar, Desenvolver, Checar e Agir corretivamente como instrumento eficaz de gestão da qualidade dos processos organizacionais;

utilizar as principais ferramentas da gestão da qualidade no controle de processos do trabalho;

aplicar a metodologia de análise e solução de problemas (MASP) no gerenciamento de processos para alcançar níveis mais elevados de qualidade.

Principais tópicos

conceitos e ferramentas de gestão da qualidade;

relação entre equipes, processos de trabalho e gestão da qualidade; ciclo PDCA - Planejar, Desenvolver, Checar e Agir corretivamente; aplicação da MASP - Metodologia de Análise e Solução de Problemas.

Metodologia

Realização de leituras na sala de aula virtual e de atividades de aprendizagem com a orientação de um tutor.

Recursos didático-metodológicos: sala de aula virtual; glossário; salas de bate-papo (chats); fórum com a participação do tutor; textos em biblioteca virtual e atividades avaliativas.

O curso possui estrutura de navegação sequencial entre os módulos. A conclusão de cada uma das etapas do curso exige a aprendizagem do conteúdo do módulo anterior.

(6)

Carga horária 40 horas

Outras informações

Este curso exige grande empenho do participante, tendo em vista a obrigatoriedade de realização das atividades avaliativas nos prazos estipulados. Recomenda-se dedicação mínima diária de 1 hora e 30 minutos para sua realização.

Atividades Avaliativas

Objetivos

Exercícios de fixação

Auxiliar na retenção/reflexão do conteúdo.

Exercícios de aprendizagem

Auxiliar na retenção/reflexão do conteúdo. Avaliar a aprendizagem.

Exercícios práticos Verificar a aplicação do conteúdo. Avaliar a aprendizagem.

Participação em fórum

Permitir a troca de experiências entre os participantes do curso e o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao conteúdo. Avaliar a aprendizagem.

Para ser aprovado, o aluno deve obter o mínimo de 60% de acertos nas atividades listadas acima.

(7)

2. Ética e Serviço Público

Público-alvo

Servidores públicos federais.

Objetivos de aprendizagem

Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:

reconhecer as implicações éticas em sua prática profissional assegurando procedimentos e decisões coerentes com os valores e princípios que regem o exercício da função pública;

identificar os principais avanços e desafios do serviço público brasileiro, particularmente na dimensão dos valores e condutas individuais do servidor, para a consolidação da cidadania e do Estado democrático.

Principais tópicos

desenvolvimento histórico da ética;

perspectivas teórico-filosóficas sobre ética; identificação de conceitos atribuídos à ética; distinção entre ética, política e direito; importância da educação ética;

aspectos conceituais da vida pública e da esfera privada: estado; democracia e cidadania; desafios do Estado contemporâneo no Brasil; responsabilidade pública (accountability);

premissas da conduta ética da função pública; iniciativas governamentais: a gestão da ética.

Metodologia

Realização de leituras na sala de aula virtual e de atividades de aprendizagem com a orientação de um tutor.

Recursos didático-metodológicos: sala de aula virtual; glossário; fórum com a participação do tutor; textos em biblioteca virtual; estudo de caso e atividades avaliativas.

O curso possui estrutura de navegação sequencial entre os módulos. A conclusão de cada uma das etapas do curso exige a aprendizagem do conteúdo do módulo anterior.

(8)

Carga horária 25 horas

Outras informações

Este curso insere-se no âmbito do PROJETO EUROBRASIL 2000 - Apoio à Modernização do Aparelho do Estado, um acordo de cooperação técnica firmado entre o Brasil e a União Europeia. Foi desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP em parceria com a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEGES).

A partir de 2012, a ENAP passou a contemplar os temas de gênero e raça em alguns cursos, por meio da metodologia de Estudo de Caso. Conta com o apoio das Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), bem como do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no âmbito do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, implementado no Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O curso exige empenho do participante, tendo em vista a obrigatoriedade de realização das atividades avaliativas nos prazos estipulados. Recomenda-se dedicação mínima diária de 1 hora e 40 minutos para sua realização.

(9)

3. Gerência de Projetos: Teoria e Prática

Público-alvo

Servidores públicos em geral (prioritariamente do executivo federal)..

Objetivos de aprendizagem

O curso aborda parcialmente os conteúdos referentes ao Guia Project Management

Body of Knowledge (PMBOK) e à certificação Project Management

Professional (PMP).

Ao final do curso o participante será capaz de:

Reconhecer a importância do gerenciamento de projetos no contexto da Administração Pública, a partir das melhores práticas definidas pelo PMI Project Management Institute;

Utilizar as melhores práticas de Gerenciamento de Projeto na Administração Pública;

Elaborar a EAP do Projeto.

Principais tópicos

Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Escopo, Tempo e Custos; Elaborar o Escopo do Projeto e desenvolver a EAP;

Elaborar o Cronograma do Projeto e fazer uma Estimativa de Custos para as atividades do cronograma.

Gerenciamento de Qualidade, RH e Comunicações; Determinar os padrões de qualidade para um projeto; Definir funções e responsabilidade para a equipe do projeto; Elaborar relatórios de desempenho do projeto.

Gerenciamento de Riscos, Aquisições e Integração;

Entender as ações necessárias para minimizar os efeitos de um risco negativo e maximizar os efeitos de um risco positivo;

Compreender os processos de aquisições e integração de um projeto. Elaboração de uma EAP;

(10)

Metodologia

Realização de leituras na sala de aula virtual e de atividades de aprendizagem com a orientação de um tutor.

Recursos didático-metodológicos: sala de aula virtual; glossário; salas de bate-papo (chats); fórum com a participação do tutor; textos em biblioteca virtual e atividades avaliativas.

O curso possui estrutura de navegação sequencial entre os módulos. A conclusão de cada uma das etapas do curso exige a aprendizagem do conteúdo do módulo anterior. Carga horária 40 horas Outras informações Atividades Objetivos Exercícios de fixação (não pontuados)

Auxiliar na retenção/reflexão do conteúdo.

Exercícios práticos Auxiliar o aluno no desenvolvimento de uma Estrutura Analítica de Projeto - EAP.

Avaliar a aprendizagem.

Participação em fórum Permitir a troca de experiências entre os participantes do curso e o esclarecimento de suas dúvidas relacionadas ao conteúdo.

Avaliar a aprendizagem.

Para ser aprovado, o aluno deve obter o mínimo de 60 pontos, entre a execução dos exercícios práticos e participação no fórum. A entrega do exercício prático 4 é obrigatória para conclusão do curso.

(11)

4. Gestão de Convênios para Convenentes

Público-alvo

Servidores públicos.Federais

Objetivos de aprendizagem

Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:

Planejar adequadamente as ações relacionadas a convênios (à transferência voluntária de recursos da União);

Formalizar convênios de acordo com as normas estabelecidas pelo Governo Federal;

Executar apropriadamente o objeto do convênio; Prestar contas dos recursos do convênio.

Principais tópicos

Conceitos Básicos: marcos da administração pública; orçamento público; tipos de transferências voluntárias; outros instrumentos de pactuação com outros órgão da Administração Pública Federal; o Siconv; divulgação

Formalização: obrigações do convenente; condicionantes e requisitos para celebração; outros requisitos específicos; contrapartida do convenente; proposta de trabalho e plano de trabalho, plano de trabalho, projeto básico ou termo de referência; formalização, alteração e publicação do termo de convênio; vedações sobre a pactuação dos convênios

Execução: acompanhamento da execução; vedações e condições para liberação dos recursos; movimentação de recursos e sua aplicação no mercado financeiro; suspensão parcial e definitiva da liberação de recursos; aquisição de bens e serviços com recursos de convênios e sua destinação; cuidados na execução; recolhimento dos saldos financeiros e acompanhamento físico-financeiro do convênio; denúncia e rescisão do convênio;

Prestação de Contas: o dever de prestar contas; informações necessárias à prestação de contas; apresentação da prestação de contas; providências após a prestação de contas; manutenção da guarda dos documentos do convênio.

(12)

Metodologia

Realização de leituras na sala de aula virtual e de atividades de aprendizagem com a orientação de um tutor.

Recursos didático-metodológicos: sala de aula virtual; glossário; salas de bate-papo (chats); fórum com a participação do tutor; textos em biblioteca virtual e atividades avaliativas.

O curso possui estrutura de navegação sequencial entre os módulos. A conclusão de cada uma das etapas do curso exige a aprendizagem do conteúdo do módulo anterior.

Carga horária 40 horas

Outras informações

Este curso exige empenho do participante, tendo em vista a obrigatoriedade de realização das atividades avaliativas nos prazos estipulados. Recomenda-se dedicação mínima diária de 1 hora e 30 minutos para sua realização.

Atividades Objetivos

Exercícios de aprendizagem

Auxiliar na retenção/reflexão do conteúdo.

Estudo de caso Auxiliar na retenção/reflexão do conteúdo. Atividades

Avaliativas:

Verificar a aplicação do conteúdo

Participação em fórum

Permitir a troca de experiências entre os participantes do curso e o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao conteúdo.

Para ser aprovado, o participante deve obter o mínimo de 60% de acertos nas atividades listadas acima.

(13)

ANEXO II

Ficha de Inscrição de Docente (Servidor Público)

Processo Seletivo de Colaboradores para cursos On-Line

Curso em que pretende atuar: MARQUE APENAS UMA OPÇÃO ( ) Análise e Melhoria de Processos ( ) Ética e Serviço Público

( ) Gerência de Projetos: Teoria e Prática ( ) Gestão de Convênios para Convenentes

1. Dados Pessoais:

Nome Completo Data de Nasc. Sexo CPF RG E-mail Endereço Residencial Município UF CEP Telefone Fixo ( ) Celular ( ) Órgão de Lotação Cargo Efetivo e/ou Chefia SIAPE Endereço Comercial Município UF CEP

(14)

2. Experiência Docente:

Curso (1):

Instituição:

Carga Horária: Período:

Principais conteúdos/atividades desenvolvidas (máximo de 6 linhas):

Curso (2):

Instituição:

Carga Horária: Período:

Principais conteúdos/atividades desenvolvidas (máximo de 6 linhas):

Curso (3):

Instituição:

Carga Horária: Período:

(15)

Curso (n):

Instituição:

Carga Horária: Período:

Principais conteúdos/atividades desenvolvidas (máximo de 6 linhas):

3. Formação Acadêmica:

Graduação Curso: Instituição: Período: Especialização Área de Concentração: Título da Monografia: Instituição:

Carga Horária: Período:

Mestrado

Área de Concentração:

Título da Dissertação:

Instituição:

(16)

Doutorado Área de Concentração: Título da Tese: Instituição: Período: Curso de Aperfeiçoamento Correlato (1) Curso: Instituição:

Carga Horária: Período:

Certificação Project Management Professional (PMP)

(somente para candidatos ao curso Gerência de Projetos) Data de emissão

Publicação

Título:

Periódico:

Data:

(17)

4. Experiência Técnica:

Experiência em atividades ou funções relacionadas à área do curso pretendido

Nome da Instituição (1):

Período:

Cargo Técnico:

Principais Atividades (máximo de 6 linhas):

Nome da Instituição (2):

Período:

Cargo Técnico:

Principais Atividades (máximo de 6 linhas):

(18)

ANEXO III

Relação de Áreas do Conhecimento pertinentes aos cursos

3

1 – Análise e Melhoria de Processos

30000009 ENGENHARIAS

30800005 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

30801001 GERÊNCIA DE PRODUÇÃO

30801010 PLANEJAMENTO DE INSTALAÇOES INDUSTRIAIS

30801028 PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SIST. DE PRODUÇÃO 30801052 GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE

30802008 PESQUISA OPERACIONAL

30802016 PROCESSOS ESTOCÁSTICOS E TEORIAS DAS FILAS 30802024 PROGRAMAÇÃO LINEAR, NÃO-LINEAR, MISTA E DINÂMICA 30803004 ENGENHARIA DO PRODUTO

30803020 METODOLOGIA DE PROJETO DO PRODUTO 30803039 PROCESSOS DE TRABALHO

30803047 GERÊNCIA DO PROJETO E DO PRODUTO 30803055 DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO 30804000 ENGENHARIA ECONÔMICA 30804019 ESTUDO DE MERCADO 30804027 LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL 30804035 ANÁLISE DE CUSTOS 30804043 ECONOMIA DE TECNOLOGIA

30804051 VIDA ECONÔMICA DOS EQUIPAMENTOS 30804060 AVALIAÇÃO DE PROJETOS

60000007 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

60200006 ADMINISTRAÇÃO

3

(19)

2 – Ética e Serviço Público

70000000 CIÊNCIAS HUMANAS

ÁREA DE AVALIAÇÃO: FILOSOFIA / TEOLOGIA: SUBCOMISSÃO FILOSOFIA

70100004 FILOSOFIA 70101000 HISTÓRIA DA FILOSOFIA 70102007 METAFÍSICA 70103003 LÓGICA 70104000 ÉTICA 70105006 EPISTEMOLOGIA 70106002 FILOSOFIA BRASILEIRA

ÁREA DE AVALIAÇÃO: SOCIOLOGIA

70200009 SOCIOLOGIA 70201005 FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 70201013 TEORIA SOCIOLÓGICA 70201021 HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA 70202001 SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO 70203008 SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 70204004 SOCIOLOGIA URBANA 70205000 SOCIOLOGIA RURAL 70206007 SOCIOLOGIA DA SAÚDE

70207003 OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECÍFICAS

ÁREA DE AVALIAÇÃO: ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA

70300003 ANTROPOLOGIA

70301000 TEORIA ANTROPOLÓGICA 70302006 ETNOLOGIA INDÍGENA 70303002 ANTROPOLOGIA URBANA 70304009 ANTROPOLOGIA RURAL

70305005 ANTROPOLOGIA DAS POPULAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS

ÁREA DE AVALIAÇÃO: EDUCAÇÃO

70800006 EDUCAÇÃO 70801002 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 70801010 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 70801029 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 70801037 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 70801045 ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL

(20)

70900000 CIÊNCIA POLÍTICA

70901007 TEORIA POLÍTICA

70901015 TEORIA POLÍTICA CLÁSSICA 70901023 TEORIA POLÍTICA MEDIEVAL 70901031 TEORIA POLÍTICA MODERNA

70901040 TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA 70902003 ESTADO E GOVERNO

70902011 ESTRUTURA E TRANSFORMAÇÃO DO ESTADO 70902020 SISTEMAS GOVERNAMENTAIS COMPARADOS 70902038 RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS

70902054 INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS ESPECÍFICAS 70904006 POLÍTICAS PÚBLICAS

3 - Gerência de Projetos: Teoria e Prática

30000009 ENGENHARIAS

30800005 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

30801001 GERÊNCIA DE PRODUÇÃO

30801010 PLANEJAMENTO DE INSTALAÇOES INDUSTRIAIS

30801028 PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SIST. DE PRODUÇÃO 30801052 GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE

30802008 PESQUISA OPERACIONAL

30802016 PROCESSOS ESTOCÁSTICOS E TEORIAS DAS FILAS 30802024 PROGRAMAÇÃO LINEAR, NÃO-LINEAR, MISTA E DINÂMICA 30803004 ENGENHARIA DO PRODUTO

30803020 METODOLOGIA DE PROJETO DO PRODUTO 30803039 PROCESSOS DE TRABALHO

30803047 GERÊNCIA DO PROJETO E DO PRODUTO 30803055 DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO 30804000 ENGENHARIA ECONÔMICA 30804019 ESTUDO DE MERCADO 30804027 LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL 30804035 ANÁLISE DE CUSTOS 30804043 ECONOMIA DE TECNOLOGIA

30804051 VIDA ECONÔMICA DOS EQUIPAMENTOS 30804060 AVALIAÇÃO DE PROJETOS

60000007 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

60200006 ADMINISTRAÇÃO

(21)

4 – Gestão de Convênios para Convenentes

60000007 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

60200006 ADMINISTRAÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Figura 1: Esquema de opções de retalhos de avanço (E) e retalhos musculares passíveis de rotação (D), com potencial de serem usados em cirurgia torácica (retalho do peitoral

Por fim, César Mattos 84 indica um total de doze princípios derivados de documentos das organizações internacionais ICN e OCDE, além das diretrizes de

Tendo essas idéias em conta, a partir do meu primeiro estágio supervisionado, elaborei planos de aulas que no estágio supervisionado II, coloquei em prática e

Ao empregado que conte, no mínimo, 3 (cinco) anos de tempo de serviço na empresa, ou em empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico da empregadora, e que se encontre dentro do

Presente a informação n.º 2977/2020 da Divisão de Gestão Administrativa, Financeira e Turismo, sobre o assunto em título, que se dá aqui por reproduzida e que fica a fazer parte

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Fuster V, Ryden LE, Cannom DS, Crijns HJ, Curtis AB, Ellenbogen KA, et al; American College of Cardiology; American Heart Association Task Force on Practice Guidelines;

Em números absolutos, os resultados mostraram que as regiões médio-norte e nordeste apresentaram a maior amostragem de produtores rurais que expandiram a sua área agrícola através