• Nenhum resultado encontrado

SimuladosBR PROVA OBJETIVA. Língua Portuguesa. Simulado 1 PMTO Soldado Aplicação: 2021 SimuladosBR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SimuladosBR PROVA OBJETIVA. Língua Portuguesa. Simulado 1 PMTO Soldado Aplicação: 2021 SimuladosBR"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

• A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 70,00 pontos e abrangerá os objetos de avaliação constantes no edital do certame.

• As questões desta prova são do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Haverá, na folha de respostas, para cada questão, cinco campos de marcação: um campo para cada uma das cinco opções A, B, C, D e E, devendo o candidato preencher o campo correspondente à resposta considerada por ele correta, de acordo com o comando da questão.

• Eventuais espaços livres — identificados ou não pela expressão “Espaço livre” — que constarem deste caderno de provas poderão ser utilizados para anotações, rascunhos etc.

________________________________________________________________________________________________________

PROVA OBJETIVA

Língua Portuguesa

Texto I (Questões 01 e 02)

Há quem valorize, mas também quem subestime o poder das férias. Pais de alunos pedem aos professores para passar atividades a serem feitas nos meses de férias, e os próprios docentes aproveitam os dias sem aulas para estudar e planejar o próximo semestre. Manter a mente funcionando é ótimo. Mas descansar, além de bom, é necessário, segundo médicos e especialistas.

De acordo com Li Li Min, neurologista da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas, o cérebro tem redes que exercem diferentes funções: algumas que fazem a pessoa enxergar, outras que nos ajudam a nos organizar, lidar com dificuldades, elaborar estratégias. Em situações de estresse — quando nosso organismo acha que estamos sob ameaça, de alguma maneira, ou sob pressão intensa —, “alguns circuitos particulares no cérebro são ativados, que são os de sobrevivência. O corpo fica de prontidão, alerta para enfrentar qualquer situação. Só que esse é um estado que você precisa ativar e desativar”, indica.

O que acontece com o indivíduo que trabalha por longas jornadas, sem tirar férias, é que esse estado de alerta nunca é desligado. “Se você fica muito tempo nessa tensão, o seu organismo e o seu cérebro não conseguem voltar ao estado normal”, alerta Li Li Min. “Ligado nesse circuito de estresse, ele não consegue ativar as funções de criatividade ou elaboração, porque está focado na sobrevivência. Esse é um conflito perigoso”. Por isso descansar é tão importante.

A doutora Gislaine Gil, coordenadora do curso Cérebro Ativo do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, explica que essa é uma primeira vantagem das férias: a ausência de tensão. “Diante da pressão dos prazos de entrega de trabalhos e provas, aumenta a ansiedade de professores e alunos. A ansiedade aumenta o índice de cortisol no nosso organismo, uma substância liberada pelo hipotálamo”. Com isso, temos uma sensação de desconforto e chegamos a sentir

dores musculares e nas costas. Nas férias, com a ausência da ansiedade e consequentemente do cortisol, o humor da pessoa melhora, e ela fica mais disposta e relaxada.

Mas há outras vantagens. Durante as férias, a qualidade do sono melhora, já que também se costuma dormir mais horas: não há tanta necessidade de acordar cedo ou tarefas que te deixam até tarde da noite acordado. Isso também é benéfico ao cérebro.

(Paula Peres – Adaptado) 01. Em relação aos aspectos linguísticos do texto I, julgue os itens a seguir.

I. A substituição de “que” por onde, no trecho “o cérebro tem redes que exercem diferentes funções” (segundo parágrafo), manteria a correção gramatical do texto.

II. O pronome “isso”, na expressão “Por isso”, no último período do terceiro parágrafo, retoma a ideia expressa nos períodos que o antecedem no mesmo parágrafo.

III. Em “Mas há outras vantagens” (último parágrafo), a forma verbal “há” poderia ser substituída por existem sem prejuízo da correção gramatical do texto.

Assinale a opção correta. A Apenas o item I está certo. B Apenas o item II está certo.

C Apenas os itens I e III estão certos. D Apenas os itens II e III estão certos. E Todos os itens estão certos.

02. Conclui-se das ideias do texto I que

A o cérebro das pessoas não funciona tão bem nos períodos de férias porque elas dormem muito.

B é muito importante manter a mente funcionando, por isso os professores devem passar atividades para seus alunos durante as férias.

(3)

C o cérebro tem redes que exercem diferentes funções e elas nunca devem ser desativadas.

D o organismo e o cérebro humanos não conseguem voltar ao estado normal quando o estado de pressão e de estresse dura por um tempo prolongado.

E acordar cedo todos os dias é uma atividade benéfica para o cérebro.

03. Assinale a opção que apresenta palavras cuja acentuação não se explica pela mesma regra. A Belém – Pará – até

B violência – própria – delinquência C constituída – vândalos – subterfúgios D protegê-los – vivê-las – estará E cidadãos – situação – estarão

04. No tempo em que se andava a cavalo para entregar cartas, era preciso pôr arreios no cavalo, ou seja, era preciso

A arriar-se o cavalo. B arreiar o cavalo. C arreiar-se no cavalo. D arrear o cavalo. E arriar no cavalo.

05. Nas opções abaixo, são apresentados trechos adaptados de texto disponível na internet. Assinale a opção que apresenta trecho correto no que concerne a aspectos gramaticais e de acentuação, pontuação e grafia.

A A metrologia legal está relacionada a atividades resultantes de exigencias referentes à medições, unidades de medida, instrumentos e métodos de medição.

B O principal objetivo da metrologia legal, é proteger o consumidor por meio do trabalho, com unidades de medida, métodos e instrumentos de medição.

C Com supervisão governamental, o controle metrológico proporciona transparência e confiança para as atividades humanas com base em ensaios imparsiais.

D A exatidão dos instrumentos de medição garantem a credibilidade de produtos e instrumentos nos campos da economia, da saúde, da segurança e do meio ambiente.

E As atividades da metrologia legal no Brasil são uma atribuição do INMETRO, órgão que atua ativamente na Organização Internacional de Metrologia Legal.

06. Assinale a opção em que foram atendidas as regras de emprego ou de omissão do sinal indicativo de crase.

A Devido a rachadura abaixo de uma das janelas, à frente da escola havia sido totalmente restaurada. B Naquela escola, o professor experimentou a incrível sensação de transmitir conhecimento útil à pessoas em formação.

C A escolha de ser professor é comparável a ação de colocar a cabeça dentro da boca de um leão

D Com relação a constante necessidade de atualização, o professor manifestou seu desagrado ao diretor da escola.

E Perguntaram àquela professora se ela iria mesmo colocar a cabeça dentro da boca de um leão.

Texto II (Questões 07 a 11)

(Norberto Bobbio – Adaptado) 07.De acordo com o texto II, a condição necessária para que os direitos humanos sejam reconhecidos e efetivamente protegidos nos Estados é a

A soberania. B lei.

C democracia. D cidadania. E paz.

08. Depreende-se do texto II que o avanço do processo de democratização do sistema internacional depende da

A sobreposição dos direitos humanos aos interesses individuais dos Estados.

B flexibilização das fronteiras dos Estados. C eliminação de regimes autoritários.

D manutenção de mecanismos que preservem interesses ideológicos e materiais dos Estados.

E existência, em todos os Estados, de condições mínimas para a solução pacífica de conflitos.

(4)

09.Do trecho “haverá paz estável, uma paz que não tenha a guerra como alternativa, somente quando existirem cidadãos não mais apenas deste ou daquele Estado, mas do mundo” (l. 17 a 19), infere-se que, para o autor do texto II,

A a população de alguns Estados tem de ser exterminada para que o restante do mundo alcance a paz estável.

B o fim das fronteiras entre as nações seria suficiente para assegurar a paz estável.

C a existência de cidadãos que se reconheçam como pertencentes, sobretudo, ao mundo é condição para o alcance da paz estável.

D o patriotismo alimenta a paz que é mantida graças à guerra.

E o alcance da paz estável depende de as pessoas negarem sua condição de cidadãos de uma pátria e se reconhecerem como cidadãos do mundo.

10. Preservando-se a correção gramatical do texto II, os termos “não há” (l.12) e “não existem” (l.13) poderiam ser substituídos, respectivamente, por A não existe e não têm.

B não existe e inexiste. C inexiste e não há. D inexiste e não acontece. E não tem e não têm.

11.Com relação aos aspectos linguísticos do texto II, assinale a opção correta.

A A correção gramatical do texto seria preservada se a palavra “perpétua” (l.7) fosse registrada sem o acento. B A forma verbal “estão” (l.2) está no plural para concordar com “direitos humanos” (l.1).

C No texto, a palavra “Estado” refere-se às unidades federativas que constituem o Brasil.

D A supressão da palavra “três” (l.10) preservaria a correção gramatical do texto.

E O sentido do texto seria preservado caso a palavra “mesmo” (l.11) fosse deslocada para imediatamente depois da forma verbal “são” (l.10).

12. Em se tratando de regência verbal, assinale a alternativa incorreta.

A Os reis abdicam e fogem disfarçados.

B Abracei-o, dizendo que eu era quem devia pedir perdão.

C O papa atendeu-os

D Eu não abdico da minha autoridade. E O confeiteiro veio ajudar-lhe.

13. No período “Não tinham cidades com bonitos edifícios, não falavam grego e não tinham escrita”, a oração destacada se classifica como:

A Coordenada assindética. B Coordenada sindética aditiva C Coordenada sindética explicativa D Subordinada substantiva

E Subordinada adjetiva.

14. Assinale a alternativa em que ocorre uma oração subordinada substantiva objetiva direta. A O meteorologista informou que hoje faria frio.

B É necessário que tenhas foco para alcançares a vitória.

C Necessito de que me ajudes a superar essa perda. D É bom que você venha buscar seu carro ainda hoje. E Aconselha-o de que espere mais um pouco antes de agir.

15. Na oração “A chuva caíra mansa durante dias; acabara, por conseguinte, a seca”, o termo destacado pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por: A Contudo. B Portanto. C Não obstante. D Porque. E Porquanto.

16. Assinale a alternativa que corresponde ao período de pontuação correta.

A Ele prefere cinema e, eu teatro

B Hoje, eu, daria o mesmo conselho: mais doutrina e menos análise

C Precisando de um grande conselho, procurou José, seu amigo de longas conversas.

D Ele que era o novo técnico, não convocou os melhores!

E Quando eu chego, em casa tudo me alegra, canto sem parar.

17.Em qual das assertivas a seguir o pronome SE funciona como índice de indeterminação do sujeito: A Se tivéssemos saído mais cedo, poderíamos ter aproveitado melhor o dia.

B Leu-se o documento com a resposta do réu. C Deixaram-se brinquedos por todo carpete da sala. D Morre-se um pouco a cada manhã.

E Encontraram-se pegadas de lama no chão.

18. Considere a seguinte frase: Mesmo que não __________ sofrendo ameaça iminente, convém que __________ nosso estado de alerta e que

(5)

__________ as devidas precauções. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem na frase.

A estamos – mantenha – tomemos. B estejemos – mantenhamos – tomem. C estamos – mantenhemos – tomamos. D estejamos – mantenhamos – tomemos. E esteja – mantenhamos – tomamos.

19. Na oração “O problema é de todos e a solução também”, tem-se um período composto por:

A Duas orações principais.

B Duas orações coordenadas assindéticas. C Subordinação.

D Coordenação e subordinação. E Coordenação.

20. No que se refere à próclise, analise as orações a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – Não me deixe angustiado esta noite.

II – O livro que emprestou-me é excelente. III – Alguém contou-me que você vai estudar. A Apenas o item I é verdadeiro.

B Apenas o item II é verdadeiro. C Apenas o item III é verdadeiro.

D Apenas os itens II e III são verdadeiros. E Todos os itens são verdadeiros.

Atualidades / Tocantins

21. A pandemia que acomete o mundo é causada pelo Corona vírus, também chamado de Covid-19, que já matou milhares de pessoas, espalhando-se por cinco continentes. É sabido que o referido vírus causa infecções respiratórias, com sintomas como tosse, falta de paladar, entre outros, e foi notificada em humanos pela primeira vez no(a)(s):

A Japão.

B Estados Unidos. C Itália.

D China. E Tailândia.

22. Após a invasão ao Capitólio por apoiadores de Donald Trump para impedir a nomeação de Joe Biden como presidente, o Congresso estadunidense estudou o afastamento do presidente, mesmo com poucos dias para findar seu mandato, baseado na chamada 25ª emenda constitucional, que significa:

A Permite que novas eleições sejam convocadas com novas chapas eleitorais, quando não há consenso de vencedor, mesmo realizadas as eleições nacionais. B Adianta a posse no do novo presidente eleito encerrando o mandato do atual devido a crime de responsabilidade cometido e devidamente comprovado.

C Anula e cancela decretos presidenciais dos últimos 90 dias, se o mandatário for considerado mentalmente instável, o que colocaria em xeque suas decisões. D Permite que o vice-presidente se torne presidente em exercício quando um presidente estiver impossibilitado de continuar suas funções.

23. Conforme publicação no jornal CNN, de 29/12/2020, após uma série de feminicídios ao final do ano de 2020, o Conselho Nacional de Justiça sistematizou uma série de propostas para reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher, entre elas a tipificação do crime de stalking que trata-se: A Da ação na qual uma pessoa, valendo-se de sua posição de poder e fazendo uso de força física, coerção, intimidação ou influência psicológica, com uso ou não de armas ou drogas, obriga outra pessoa, a ter, presenciar, ou participar de alguma maneira de interações sexuais ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade com fins de lucro, vingança ou outra intenção.

B Da violência autoprovocada/autoinfligida que compreende ideação suicida, autoagressões, tentativas de suicídio e incentivo a cometer suicídios.

C Da violência que implica dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, instrumentos de trabalho, bens e valores da pessoa atendida/vítima. Consiste na exploração imprópria ou ilegal, ou no uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.

D De submeter alguém sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de força ou grave ameaça, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

E Do ato de perseguição reiterada e obsessiva pela internet ou qualquer outro meio.

24. Projeto de lei aprovado 30/12/2020 pelo Senado ________ determina que as mulheres têm direito a interromper voluntariamente a gravidez até a 14ª semana de gestação. Após este período, o aborto será permitido apenas em casos de risco de vida para a gestante ou quando a concepção é fruto de um estupro. Completa corretamente a lacuna: A do Chile.

B da Bolívia. C do Paraguai.

(6)

D da Argentina. E do Brasil.

25.No mês de fevereiro de 2020, foi morto na Bahia um ex-policial do BOPE, acusado de interagir com as milícias do Rio de Janeiro. Assinale a alternativa que apresenta o nome correto de tal indivíduo: A Adriano de Nóbrega.

B Carlos Pacheco. C Wilson Portela. D Renato Porfírio. E Celso Bonfim.

26. Analise as afirmativas a seguir em relação ao Cerrado, domínio morfoclimático e fitogeográfico que cobre a maior a parte do Estado do Tocantins. I. Suas características não são as mesmas em todos os lugares. Em regiões úmidas, principalmente as que estão em contato com matas ou baixadas, a vegetação desenvolve-se mais, tendendo a atingir porte de cerradões mais densos; por sua vez, em regiões mais secas, dominam os cerradinhos.

II. Possui uma biodiversidade restrita, sendo composta basicamente de plantas lenhosas e animais invertebrados.

III. Trata-se de um bioma com grandes concentrações de espécies endêmicas.

IV. Apresenta um mosaico de diferentes tipos de vegetação, constituindo-se na maior formação vegetal brasileira.

Indique a alternativa CORRETA.

A Somente as afirmativas I e IV estão corretas. B Somente as afirmativas I e III estão corretas. C Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas. D Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. 27. A pecuária tem um importante papel na economia do Estado do Tocantins. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2015), as duas principais Microrregiões produtoras de bovinos deste estado são:

A Bico do papagaio e Dianópolis. B Gurupi e Porto Nacional.

C Jalapão e Miracema do Tocantins. D Araguaína e Rio Formoso.

28. O projeto de divisão territorial que criou o Estado do Tocantins foi aprovado em 1988. Sua capital, Palmas, é uma cidade planejada. O início de sua construção e a transferência da sede do

governo para a nova capital foram realizados, respectivamente, em A 1988 e 1991. B 1989 e 1992. C 1989 e 1990. D 1988 e 1989. E 1989 e 1994.

29.A região hidrográfica destacada no mapa acima corresponde à bacia do:

A Paraná B Tocantins. C Sono. D Paraguai. E Rio Formoso.

30.São fatos históricos concernentes à História do que, a partir de 1988, passou-se à denominação de Tocantins, exceto:

A A criação da Comarca no Norte, em 1809, para facilitar a administração à aplicação da justiça e, principalmente, incentivar o povoamento e o desenvolvimento da navegação dos rios Tocantins e Araguaia. O Alvará de 18 de março de 1809 dividiu a Capitania de Goiás em duas comarcas (regiões): a Comarca do Sul e a Comarca do Norte.

B A primeira separação do Tocantins ocorreu por causa do aumento do imposto de capitação (17 gramas de ouro cobradas por cada escravo, homem ou mulher, acima de 12 anos) para os mineiros que se localizavam ao norte da região de Goiás. Os mineiros – donos de lavras e escravos – se revoltaram. As minas do norte eram mais ricas em ouro que as do sul.

C A CENOG e a CONORTE, criadas no século XX, assumem papel político que antecede a criação do Estado do Tocantins. A primeira sustentada por lideranças políticas e intelectuais radicadas em Goiânia

(7)

e Brasília, e a segunda por uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e político apartidário. D A Comarca do Norte de 1809 recebeu a denominação de Comarca de São João das Duas Barras, assim como chamaria a vila que se mandaria criar com este mesmo nome para ser sua sede. Foi nomeado o Desembargador Joaquim Theotônio Segurado como o seu Ouvidor.

E As justificativas para a separação do norte em relação ao centro-sul de Goiás eram, para Segurado nos idos do século XIX, de natureza econômica, política, administrativa e geográfica. Alegava a falta de assistência da administração pública na região que só se fazia presente na cobrança de tributos; da carência de uma força política representativa e da necessidade de um governo mais centralizado.

Noções de Informática

31. Uma empresa possui, em sua rede de computadores, um computador que disponibiliza arquivos para muitos usuários, o que possibilita manter o controle do acesso de pessoas a arquivos, de acordo com o usuário autenticado e o endereço IP do computador que foi acessado. Para acessar um arquivo armazenado nesse computador, o usuário deverá anexar esse arquivo em um e-mail e enviá-lo a outro usuário. Nesse caso, o computador do usuário conectado a essa rede é considerado

A um servidor.

B uma estação de trabalho. C um provedor de serviços. D um gerenciador de serviços. E um orquestrador de infraestrutura.

32. Praga virtual que informa, por meio de mensagem, que o usuário está impossibilitado de acessar arquivos de determinado equipamento porque tais arquivos foram criptografados e somente poderão ser recuperados mediante pagamento de resgate denomina-se

A ransomware. B trojan. C spyware. D backdoor. E vírus.

33.Para a realização de cópias de segurança, deve-se

A copiar periodicamente os arquivos importantes para discos diferentes e armazená-los, preferencialmente, fora do ambiente de trabalho.

B realizar um backup incremental, ou seja, um backup que copia todo o conteúdo do disco rígido para outro local da rede.

C armazenar os arquivos para backup na pasta Meus documentos, já que essa pasta possui mecanismo de backup automático.

D usar o backup incremental automático dos discos removíveis.

E manter o computador com antivírus atualizado, o que garante total segurança aos arquivos e backup periódico automático.

34. A figura acima representa parte da janela de um arquivo no Excel, em que há uma tabela com o filtro ativo na primeira linha. Para configurar a coluna C da figura acima como moeda e com visualização de R$ antes de cada número, deve-se

A selecionar toda a coluna e, em opções do Excel, habilitar o cálculo iterativo.

B selecionar toda a coluna e formatar células como moeda, com opção de visualizar R$.

C selecionar toda a coluna e, em opções do Excel, personalizar a correção ortográfica para inserir R$. D digitar $ antes de cada número.

E selecionar toda a coluna e, em opções do Excel, selecionar em fórmulas o cálculo automático.

35. Os comandos para deletar um arquivo em um utilitário de linha de comando no Windows e no Linux são, respectivamente,

A del e delete. B delete e remove. C del e rm. D del e remove. E delete e rm.

Noções de Direito

36.De acordo com a Constituição Federal de 1988, é assegurada a todos os partidos políticos

A a utilização de organização paramilitar.

B a recepção de recursos financeiros de entidade estrangeira, desde que declarados.

(8)

C a obtenção de recursos do fundo partidário para custear o acesso a rádio e televisão.

D a aquisição de personalidade jurídica na forma da lei civil.

E a vinculação entre candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal.

37.De acordo com a Constituição Federal de 1988, são isentos(as) de contribuições para a seguridade social os(as)

A partidos políticos que tenham registro regular no Tribunal Superior Eleitoral.

B sindicatos de trabalhadores.

C instituições de educação e ensino devidamente registradas no Ministério da Educação.

D templos de qualquer culto e as confederações religiosas.

E entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei.

38. Quanto à violação do domicílio, assinale a opção correta.

A O Ministério Público, visando instruir ação penal com provas documentais, poderá determinar a entrada no local de trabalho de alguém, cujo acesso é restrito, para que lá se faça a busca e apreensão de documentos.

B O tribunal de contas, visando instruir processo administrativo com provas documentais, poderá determinar a entrada no domicílio de alguém, cujo acesso é restrito, para que lá se faça a busca e apreensão de documentos.

C O Poder Judiciário poderá determinar o ingresso no escritório profissional de um advogado, no período noturno, para que lá se faça a busca e apreensão de documentos.

D O fisco estadual, visando aplicar uma multa, por conta da falta de pagamento de um tributo vencido e não pago, poderá determinar o ingresso no domicílio do contribuinte para que lá se faça a busca e apreensão de documentos.

E Em caso de incêndio, qualquer pessoa poderá entrar na residência, para prestar socorro, independentemente de autorização do morador.

39. Em relação à infração penal, assinale a opção correta.

A Considera-se crime a infração penal a que a lei comina pena de reclusão, de detenção ou prisão simples, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa.

B Considera-se contravenção penal a infração penal a que a lei comina pena máxima não superior a dois anos de reclusão.

C No ordenamento jurídico brasileiro, a diferença entre crime e delito está na gravidade do fato e na pena cominada à infração penal.

D A infração penal é gênero que abrange como espécies as contravenções penais e os crimes, sendo estes últimos também identificados como delitos. E Os crimes apenados com reclusão se submetem aos regimes fechado e semiaberto, enquanto os apenados com detenção se submetem aos regimes aberto e prisão simples.

40.A imputabilidade é definida como

A a capacidade mental, inerente ao ser humano, de, ao tempo da ação ou da omissão, entender o caráter ilícito do fato e de determinar-se de acordo com esse entendimento.

B a contrariedade entre o fato típico praticado por alguém e o ordenamento jurídico, capaz de lesionar ou expor a perigo de lesão bens jurídicos penalmente protegidos.

C a reprovabilidade ou o juízo de censura que incide sobre a formação e a exteriorização da vontade do responsável pela conduta criminosa.

D a obediência às formas e aos procedimentos exigidos na criação da lei penal e, principalmente, na elaboração de seu conteúdo normativo.

E a necessidade de que a conduta reprovável se encaixe no modelo descrito na lei penal vigente no momento da ação ou da omissão.

41. Em relação a crime de peculato doloso, é correto afirmar que

A a punibilidade será extinta se o agente reparar o dano até o trânsito em julgado.

B tal transgressão constitui crime formal.

C não admite participação de terceiros estranhos ao serviço público, por ser crime próprio.

D não engloba o peculato de uso, que é atípico no direito brasileiro.

E admite participação culposa.

42.Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, A não há menção à remuneração de trabalhos iguais. B é reconhecida a relação entre o desenvolvimento da personalidade e o caráter de pertença a uma comunidade.

C ao exercício dos direitos e liberdades por ela assegurados não se sobrepõe propósito ou princípio algum.

D é abordado o conceito de propriedade individual, mas não o de propriedade coletiva.

E não são reconhecidos deveres de ordem alguma.

(9)

43.No âmbito da atuação pública, faz-se necessário que a administração pública mantenha os atos administrativos, ainda que estes sejam qualificados como antijurídicos, quando verificada a expectativa legítima, por parte do administrado, de estabilização dos efeitos decorrentes da conduta administrativa. A interrupção dessa expectativa violará o princípio da A legalidade. B confiança. C finalidade. D continuidade. E presunção de legitimidade.

44. O atributo ou característica do ato administrativo que assegura que o ato é verdadeiro, mesmo que eivado de vícios ou defeitos, até que se prove o contrário, denomina-se A finalidade.

B exequibilidade. C autoexecutoriedade. D coercibilidade.

E presunção de legitimidade.

45.Considerando as disposições da CF, assinale a opção correta, no que se refere à acumulação de cargos públicos.

A A proibição de acumulação remunerada de cargos públicos na administração direta não admite exceções. B A proibição de acumulação remunerada de cargos públicos não se estende a empregos públicos.

C A proibição de acumulação remunerada de cargos públicos abrange o exercício de cargo público privativo de médico concomitante com o exercício de medicina em clínica particular.

D A acumulação remunerada de dois cargos públicos de professor é permitida, desde que haja compatibilidade de horários.

E Não se estende a sociedades controladas indiretamente pelo poder público a proibição de acumulação remunerada de cargos públicos.

Normas Relativas à PMTO

46.Nos termos do Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins (Lei nº 2.578/2012), são punições disciplinares a que estão sujeitos os militares, EXCETO:

A Multa. B Prisão. C Advertência. D Reforma disciplinar.

E Repreensão.

47. Segundo o Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins (Lei nº 2.578/2012), a exclusão do serviço ativo da Corporação NÃO é feita em consequência de

A reforma. B extravio. C deserção.

D desaparecimento. E falecimento.

48. Em relação à hierarquia e disciplina, é correto afirmar que a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO)

A é subordinada diretamente ao chefe do Poder Executivo.

B é subordinada diretamente ao Presidente do Tribunal de Justiça, o qual possui hierarquia máxima no âmbito do Poder Judiciário.

C é órgão do Poder Legislativo e, como tal, não está subordinada a nenhuma outra autoridade fora de sua estrutura hierárquica.

D é instituição permanente, força auxiliar e reserva do Poder Judiciário, organizada com base em hierarquia e disciplina militares, destina-se à preservação da ordem pública e à realização do policiamento ostensivo, no território do Estado do Tocantins.

49. De acordo com as conceituações trazidas pelo Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins (Lei 2.578/2012), assinale a afirmativa correta.

A Função militar é o exercício das atribuições inerentes ao cargo, comissão, encargo ou incumbência.

B Corporação é todo o território do município no qual se localizem as instalações administrativas de uma organização Militar.

C Missão, tarefa ou atividade é o efetivo desempenho de cargo, comissão, encargo, incumbência, serviço, função de natureza ou de interesse militar, previsto em leis ou outros dispositivos legais.

D Licenciamento é o período de afastamento temporário do serviço, concedido ao militar cuja movimentação implique, obrigatoriamente, mudança de município. Destina‐se aos preparativos decorrentes da mudança.

50. Conforme a Lei Complementar nº 79, de 27 de abril de 2012, compete à PMTO, EXCETO:

A Efetuar o patrulhamento aéreo no âmbito de sua competência.

(10)

B Planejar, organizar, dirigir, supervisionar, controlar e executar as ações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública.

C Atuar de maneira preventiva, repressiva ou dissuasiva em locais ou áreas específicas em que ocorra ou se presuma possível a perturbação da ordem pública.

D Exercer o policiamento ostensivo e a fiscalização do trânsito nas rodovias federais, e no limite de sua competência, nas vias urbanas e rurais, além de outras ações destinadas ao cumprimento da legislação do trânsito.

51. No que tange às disposições gerais da Lei complementar nº 79, de 27 de abril de 2012, assinale a alternativa correta.

A A Casa Militar é regida por legislação comum. B Cabe aos chefes, diretores, assessores ou comandantes de UPM propor ao Comandante Geral, em sessenta dias, o regulamento dos serviços do respectivo órgão de direção, apoio ou execução. C O meio de comunicação oficial da PMTO é exclusivamente o Boletim Geral.

D A Lei complementar nº 79, de 27 de abril de 2012, revogou a Lei Complementar nº 44, de 3 de abril de 2006.

E O Comandante Geral não possui permissão legal para utilizar o profissional civil necessário aos serviços gerais e de natureza técnica ou especializada.

52. Em relação aos órgãos de apoio da PMTO, previstos na Lei complementar nº 79, de 27 de abril de 2012, assinale a alternativa INCORRETA.

A A Ajudância Geral é responsável pela administração do Quartel e da Banda de Musica do Comando Geral e pela coordenação das demais Bandas de Musicas. B A Assessoria de Comunicação é responsável pela execução das atividades de comunicação social, publicidade, relacionamento com a mídia, cerimonial, eventos e marketing institucional.

C A Assessoria Jurídica é órgão de assessoramento direto e imediato ao Comandante Geral.

D A Assessoria Técnica de Informática e Telecomunicações é responsável pela execução das matérias relativas à informática e às telecomunicações. E A Comissão de Promoções de Oficiais é responsável pelas matérias relativas à concessão de medalhas no âmbito da Corporação.

53. O Estado Maior é o responsável perante o Comandante Geral por ações de planejamento, estudo, orientação, coordenação, fiscalização e controle das atividades da PMTO, cabendo-lhe a formulação de diretrizes, ordens e normas gerais

de ação do Comandante Geral no acionamento dos órgãos de apoio e de execução, no cumprimento de suas missões. O Estado Maior é composto por algumas seções de acordo com a Lei Complementar n° 79, de 27/04/2012. Em relação a essas seções, assinale a alternativa correta.

A A 1ª Seção (PM/1) é responsável pelo planejamento das atividades de inteligência, contra-inteligência, guarda e manutenção de documentos e arquivos sigilosos; e por confeccionar o boletim geral reservado da Corporação.

B A 2ª Seção (PM/2) é responsável pelo planejamento de matérias relativas à gestão profissional e à legislação.

C A 3ª Seção (PM/3) é responsável pelo planejamento das matérias relativas à logística, à infraestrutura e ao controle patrimonial da Corporação.

D A 4ª Seção (PM/4) é responsável pelo planejamento dos assuntos relativos à articulação operacional, à administração e ao controle das operações policiais militares; e pelos estudos, doutrina e pesquisas relativas à preservação da ordem pública, ao policiamento ostensivo e à padronização de procedimentos operacionais da Corporação.

E A 5ª Seção (PM/5) é responsável pelo planejamento das atividades de comunicação social, publicidade, relacionamento com a mídia, cerimonial, eventos e marketing institucional.

54. O Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins (Lei nº 2.578/2012) trata, dentre outros assuntos, das condutas vedadas aos militares. Sobre o tema, assinale a afirmativa INCORRETA.

A Ao militar são proibidas a sindicalização e a greve, bem como a filiação a partido político enquanto permanecer em atividade.

B É proibida ao militar a manifestação individual ou coletiva sobre atos de superiores, de caráter reivindicatório e de cunho político‐partidário, e sobre assuntos de natureza militar de caráter sigiloso.

C Ao bombeiro militar da ativa é proibido elaborar projeto contra incêndio e pânico, sendo‐lhe permitido colaborar para sua apresentação nos pontos relativos à segurança e prevenção de acidentes.

D Ao militar da ativa é vedado comerciar ou tomar parte na administração ou gerência de sociedade, ou delas ser sócio ou participar, exceto como acionista ou cotista, em sociedade anônima ou sociedade empresária limitada.

55. De acordo com o Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins (Lei nº 2.578/2012), no capítulo que regula a violação

(11)

das obrigações e dos deveres, é correto afirmar que o(a)

A apuração da responsabilidade administrativa ou penal pode concluir pela incompatibilidade do militar com o cargo e pela incapacidade para o exercício das funções militares a ele inerentes.

B gravidade da violação das obrigações, dos preceitos ou dos deveres militares está estritamente vinculada à natureza do ato praticado, sendo irrelevante o grau hierárquico do infrator.

C Comandante‐Geral é competente para instaurar ou determinar a instauração de sindicância e aplicar as sanções disciplinares em relação a todos os integrantes das corporações militares estaduais, inclusive a demissão de oficial.

D inobservância dos deveres previstos em leis e regulamentos ou a falta de exação no cumprimento deles acarreta, para o militar, apenas responsabilidade funcional e disciplinar, sendo vedada a atribuição de responsabilidade pecuniária e/ou penal.

Raciocínio Lógico

56. As proposições seguintes constituem as premissas de um argumento.

- Bianca não é professora.

- Se Paulo é técnico de contabilidade, então Bianca é professora.

- Se Ana não trabalha na área de informática, então Paulo é técnico de contabilidade.

- Carlos é especialista em recursos humanos, ou Ana não trabalha na área de informática, ou Bianca é professora.

Assinale a opção correspondente à conclusão que torna esse argumento um argumento válido.

A Carlos não é especialista em recursos humanos e Paulo não é técnico de contabilidade.

B Ana não trabalha na área de informática e Paulo é técnico de contabilidade.

C Carlos é especialista em recursos humanos e Ana trabalha na área de informática.

D Bianca não é professora e Paulo é técnico de contabilidade.

E Paulo não é técnico de contabilidade e Ana não trabalha na área de informática.

57.A negação da proposição: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" pode ser expressa corretamente por:

A “O número inteiro m > 2 é não primo e o número m é ímpar".

B “Se o número inteiro m > 2 não é primo, então o número m não é ímpar".

C “Se o número m não é ímpar, então o número inteiro m > 2 não é primo".

D “Se o número inteiro m > 2 não é primo, então o número m é ímpar".

E “O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar".

58.Um provérbio chinês diz que:

P1: Se o seu problema não tem solução, então não é preciso se preocupar com ele, pois nada que você fizer o resolverá.

P2: Se o seu problema tem solução, então não é preciso se preocupar com ele, pois ele logo se resolverá.

O número de linhas da tabela verdade correspondente à proposição P2 do texto apresentado é igual a A 4 B 8 C 12 D 16 E 24

59. Em uma consulta a 600 estudantes de uma escola acerca da preferência deles entre teatro ou cinema, apenas 50 deles não gostam de cinema nem de teatro. Entre os demais, 370 gostam de teatro e 420 gostam de cinema. Nesse caso, a quantidade desses estudantes que gostam de teatro e cinema é igual a

A 50. B 130. C 180. D 240. E 370.

60. Em uma expedição de reconhecimento de uma região onde será construída uma hidrelétrica, seis pessoas levarão três barracas, sendo que, em cada uma, dormirão duas pessoas. Com base nessas informações, o número de maneiras distintas que essas pessoas poderão se distribuir nas barracas é igual a A 216. B 720. C 36. D 90. E 192.

SimuladosBR

(12)

PROVA DISCURSIVA

• Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido.

• Qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

• Na Folha de Texto Definitivo, a presença de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição do texto definitivo acarretará a anulação da sua prova discursiva.

• A prova de redação de cada candidato será submetida a duas avaliações: uma avaliação de conteúdo e uma avaliação do domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa. A dissertação valerá 30,00 pontos.

________________________________________________________________________________________________________ Quando os primeiros países começaram o isolamento, a ONU Mulheres lançou um alerta mundial, advertindo autoridades políticas, sanitárias e organizações sociais sobre a forma como a pandemia da Covid-19 e o isolamento social poderiam afetar as mulheres – tanto através da sobrecarga de trabalho como através do incremento dos índices de violência doméstica e diminuição de acesso a serviços de atendimento. De fato, dados recentes, apontam aumento de 22% nos casos de feminicídio no Brasil, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), entre os meses de março e abril. Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) realizada pelo IBGE, aponta que cerca de 7 milhões de mulheres deixaram seus postos de trabalho no início da pandemia, 2 milhões a mais do que o número de homens na mesma situação.

“O documento da ONU aponta que, na história da humanidade, toda crise social atingiu com mais intensidade as mulheres”, observa Simone Mainieri Paulon, psicóloga, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisadora também coordena o projeto Clínica Feminista na Perspectiva Interseccional da UFRGS, no qual acompanha mulheres em situação de vulnerabilidade e, desde o início da pandemia, percebeu que as mulheres sofreriam um grande impacto. Nesta entrevista, Simone com a participação da psicóloga Marília Jacoby, especialista em Atendimento Clínico e Mestre em Psicologia Social que coordena o projeto Clínica Feminista juntamente com Simone P, analisam os intensos impactos da pandemia na vida de mulheres.

Comoli, Eliane; Carto, Karen. Pandemia impacta mais a vida das mulheres. Com Ciência, 2020. Internet: <https://www.comciencia.br>

Considerando que as informações precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema:

OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA VIDA DAS MULHERES

(13)

Rascunho

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

SimuladosBR

(14)

FOLHA DE RESPOSTAS

INSTRUÇÕES

---

• Verifique os seus dados pessoais, inseridos no cabeçalho constante do topo desta página. • Não é permitida marca identificadora nesta FOLHA DE RESPOSTAS.

• Marque as suas respostas nesta FOLHA DE RESPOSTAS, nos campos apropriados,

conforme o EXEMPLO DE PREENCHIMENTO.

• A FOLHA DE RESPOSTAS é o único documento que será utilizado para a correção

eletrônica de sua(s) prova(s) objetiva(s) Não amasse, não dobre nem rasure sua FOLHA DE RESPOSTAS. As marcações na FOLHA DE RESPOSTAS só podem ser feitas com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Não será permitido o uso de lápis (grafite), marca-texto e(ou) borracha.

• Em nenhuma hipótese haverá substituição desta FOLHA DE RESPOSTAS por erro de

preenchimento do(a) candidato(a).

EXEMPLO DE PREENCHIMENTO ---

• Preencha os círculos completamente e com nitidez, utilizando caneta

Esferográfica de tinta preta.

• As marcações das respostas deverão ser feitas conforme ilustração.

(15)

Cargo: Aluno-Soldado QPPM GABARITO

MODELO DE REDAÇÃO

“Vidas partidas”, filme brasileiro, conta a história de um casal recifense nos anos 80. Nesse drama, ao recuperar o posto de provedor da casa, o marido Raul passa a agredir a mulher de forma frequente e drástica. Não distante das telas, nos dias atuais, no Brasil, além da violência física, as mulheres enfrentam outros efeitos gerados pela pandemia. Em razão disso, estão perda de renda, aulas remotas dos filhos e sociedade patriarcal. Em consequência disso, vê-se, a todo instante, feminicídio, doenças psicológicas e sobrecarga de trabalho.

Em primeiro lugar, é notável a expressiva desigualdade de renda brasileira, e que foi agravada pela pandemia. Segundo o relatório mundial sobre salários, elaborado pela Organização Internacional do Trabalho em 2020, “a perda salarial das mulheres teria sido de 8,1% em comparação com 5,4% para os homens". Sob esse viés, é fato que a diminuição da remuneração, que já era precária para a grande maioria da população, afeta, de forma crucial, a manutenção das despesas básicas da casa comandada pelo gênero feminino. Diante disso, o auxílio emergencial, para mães solteiras, reequilibrou, de algum modo, as finanças dos lares, mas o seu rompimento aprofundou mais a crise. Dessa forma, urge um novo projeto de lei para beneficiar as mulheres provedoras de famílias monoparentais.

Em segundo lugar, a sociedade patriarcal brasileira tem raízes históricas. Segundo Poullain de la Barre, filósofo Renascentista, o homem é utilizado como referencial para todas as coisas, no entanto, Poullain questionava essa tradição. Nessa perspectiva, atualmente, a centralidade masculina perdura, o que pode ser observado nas relações familiares. Esse fato foi intensificado com pandemia, em virtude das horas a mais de convivência dos casais e a divisão, desproporcional, de tarefas. Por conseguinte, há opressão feminina com ofensas verbais e físicas. Ademais, as aulas virtuais dos filhos precisam de assistência familiar. No entanto, os homens não o fazem, e as mulheres ficam mais assoberbadas. Desse modo, a postura feminista de la Barre deveria ser mais frequente entre os homens contemporâneos.

Evidencia-se, portanto, que a vida feminina durante a pandemia constitui desafios a superar. Assim, cabe ao Ministério da Economia, por meio de leis e de investimentos, com um planejamento adequado, estabelecer benefício, de forma contínua, para mulheres chefes de família. Além disso, é de suma importância capacitar servidores de segurança, de justiça e de saúde para atender as mulheres violentadas, de modo a diminuir as subnotificações. Dessa maneira, a existência feminina será mais harmoniosa e justa.

Item 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Gabarito

D D C D

E

E

E

A C C

D

E

B A B C

D D

E

A

Item 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Gabarito

D D

E

D

A B

E

C

E

C

B A A B C D

E

E

D A

Item 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 Gabarito

D B B

E

D A D A A D

D

E

E

C A C

E

B D D

SimuladosBR

Referências

Documentos relacionados

Desenvolver a arte para confecção de um cartão em forma de coração com as regras de acesso à Educação Infantil, bem como a arte para confecção de adesivos para colocar

• A FOLHA DE RESPOSTAS é o único documento que será utilizado para a correção eletrônica de suas provas objetivas Não amasse, não dobre nem rasure sua FOLHA DE RESPOSTAS..

Neste sentido, a presente revisão aborda o conceito de cultura (microbiológica) na fazenda, discorrendo sobre sua implantação, metodologias disponíveis, execução, interpretação

b) em relação à participação relativa das subclasses no total de patentes do grupo de energias renováveis em cada país, no primeiro período, Biocombustíveis era a subclasse

Temos então que, se alguém não crê em [algum] qualquer artigo ou ponto da nossa santa Fé Católica, ou advertidamente, duvida ser verdade, consentindo em pensar que é coisa que,

A percepção, como diz Husserl, “adequada” do objeto temporal não reside no fato da sua apreensão enquanto fato do passado, isto é, como aconte- cimento de um instante do tempo

Reatores em batelada são utilizados principalmente para determinar parâmetros cinéticos de reações homogêneas.. Aiouache e Got, utilizaram um reator do tipo cesta

Formar treinadores de natação, nadadores e profissionais de saúde relativamente às linhas orientadoras de aquecimento, recuperação e prevenção de lesões em natação