• Nenhum resultado encontrado

ancária BInformativo do Sindicato dos Bancários do Ceará Edição nº a 23 de agosto de 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ancária BInformativo do Sindicato dos Bancários do Ceará Edição nº a 23 de agosto de 2014"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ancária

B

Informativo do Sindicato dos Bancários do Ceará | Edição nº 1347 | 18 a 23 de agosto de 2014

A primeira rodada de negociação acontece nos dias 19 e 20/8, em São Paulo, com o tema

Saúde e Condições de Trabalho (págs. 2, 4 e 5)

Fotos: SEEB/CE

• Contraf-CUT e CNFBNB

entregam minuta

do funcionalismo ao

presidente do Banco, em

Fortaleza (pág. 7)

Lançada a Campanha Nacional

dos Bancários 2014

• Caixa e Banco do Brasil

negociam em Brasília. No

dia 21 acontece rodada

com a Caixa e no dia 22,

com o BB (pág. 3)

• Funcionários do Santander

entregam pauta específi ca

e marcam rodada para o

dia 2/9 (pág. 6)

(2)

Home Page: www.bancariosce.org.br – Endereço Eletrônico: bancariosce@bancariosce.org.br – Telefone geral : (85) 3252 4266 – Fax: (85) 3226 9194 Tribuna Bancária: imprensa@bancariosce.org.br – (85) 3231 4500 – Fax: (85) 3253 3996 – Rua 24 de Maio, 1289 - 60020.001 – Fortaleza – Ceará

Presidente: Carlos Eduardo Bezerra – Diretor de Imprensa: Marcos Aurélio Saraiva Holanda – Jornalista Resp: Lucia Estrela - CE00580JP Repórter: Sandra Jacinto - CE01683JP – Projeto Gráfi co e Diagramação: Normando Ribeiro CE00043DG

Impressão: Expressão Gráfi ca – Tiragem: 11.500 exemplares

Expediente

Começam esta semana as primeiras

negociações com Fenaban

Fotos: Contraf-CUT

O Comando Nacional dos Ban-cários, coordenado pela Contraf-CUT, após realizar a entrega da pauta de reivindicações à Fena-ban no último dia 11/8, em São Paulo, confi rmou a realização da primeira rodada de negociação da Campanha Nacional da categoria para os dias 19 e 20/8, abordan-do o tema saúde e condições de trabalho.

“Tivemos muitas conquistas nos últimos dez anos, mas que-remos mais avanços no aumento real, no piso salarial, na saúde e condições de trabalho, no empre-go e na segurança. Os lucros e a rentabilidade recordes dos bancos permitem que eles atendam as expectativas da categoria”, disse Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

“Nós estamos muito

preocu-pados com o alto índice de adoecimentos de bancários, em razão da pressão por metas abusivas e do assédio moral, e também com a preservação do emprego. Precisamos estar mobilizados e unidos neste momento para que possamos avançar nas conquistas e agregar melhores condições de trabalho e saúde para a categoria”, avalia o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra.

Preservação do emprego – De acordo

com estudo do Dieese, na economia como

um todo, a diferença salarial entre os tra-balhadores contratados e os desligados é de 7%, enquanto nos bancos chega a 46%. Somados o fechamento de vagas e a rotatividade, são 45 mil pais e mães de família que perdem o emprego no sistema fi nanceiro a cada ano. É preciso que os ban-cários tenham segurança quanto ao futuro. Os bancários também querem incluir na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) os avanços alcançados no projeto-piloto de segurança bancária implementado em Recife, Olinda e Jaboatão.

Principais

reivindicações

do tema Saúde e

Condições deTrabalho

• Fim das metas abusivas – A política de metas e todos os mecanis-mos de pressão e avaliação de resul-tados têm se revelado como risco para a saúde dos trabalhadores. Logo, esse modelo deve ser discutido e nego-ciado com os trabalhadores. Mais: o bancário que desempenha a função de caixa não pode ser submetido a metas. É preciso redimensionar as metas quando a equipe for reduzida em caso de férias, licenças etc. A meta deve levar em consideração o número de empregados envolvidos no proces-so para a sua execução.

• Combate ao assédio moral

– O instrumento previsto na conven-ção coletiva precisa ser aprimorado e, para tanto, uma das reivindicações é a garantia à vítima de assédio moral a mudança de local de trabalho, sendo o banco obrigado a providenciar de imediato tal pedido.Outra forma de aprimorar o instrumento já conven-cionado seria o envio da resposta por escrito ao sindicato, quando uma denúncia transitar pelos canais do instrumento.

• Isonomia para afastados – É preciso garantir que bancários afas-tados por motivo de doença tenham os mesmos direitos dos trabalhadores da ativa, como vale transporte, vale refeição, vale-alimentação e PLR.

(3)

Bancários de CEF e BB também

negociam esta semana

O Comando Nacional dos Ban-cários, coordenado pela Contraf-CUT, realiza a primeira rodada de negociação específi ca com a Caixa Econômica Federal, em Brasília, no dia 21 de agosto (quinta-feira), às 10h. Os primeiros temas a serem de-batidos com o banco são Saúde Caixa e Saúde do Trabalhador. As pautas específi cas dos funcionários da CEF e BB foram entregues no último dia 11/8, em São Paulo.

Já no próximo dia 22 (sexta-feira), às 10h, acontece com o Banco do Brasil a primeira rodada de negociação específi ca da Cam-panha Nacional dos Bancários 2014, em Brasília. Estarão em discussão também as demandas sobre saúde e condições de trabalho.

Lucro – Em tempo, BB e CEF já

anunciaram seus lucros no primei-ro semestre deste ano. O Banco do Brasil lucrou R$ 5,506 bilhões no período, mas fechou 2.173 postos de trabalho nos últimos 12 meses (queda de 1,9%). Enquanto isso, a CEF apresentou lucro de R$ 3,4 bilhões no primeiro semestre de 2014, um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado e de 24,4% na comparação com o primeiro trimestre. O número de empregados da Caixa chegou a 99.775, o que corresponde a uma alta de 4,3%. Entretanto, no mesmo pe-ríodo, o número de agências cresceu 8,4%, segundo análise do balanço feita pela Subseção do Dieese na Contraf-CUT, o que reforça a luta por mais contratações.

Caixa – As principais reivindicações específi cas dos empregados da

Caixa são: combate ao assédio moral e sexual, fi m do voto de Minerva na Funcef, incorporação imediata do REB ao Novo Plano, extensão do Saúde Caixa para aposentados por PADVs, mais empregados por

setor, jornada de seis horas para todas as funções sem redução de salário, registro do ponto para todos os empregados, isonomia para admitidos a partir de 1998, fi m do programa Gestão de Desempenho de Pessoas, pagamento das horas extras trabalhadas, isonomia para admitidos a partir de 1998 e Vale-Cultura para todos os empregados.

Banco do Brasil – Entre as principais reivindicações dos funcionários

do BB, destacam-se a intensifi cação da luta pelo PCR, melhorias no Piso Salarial e Plano de Funções, por mais contratações e por

melhores condições de trabalho, sem assédio moral. Fotos: Contraf-CUT

(4)

A

Campanha 2014 já está na rua. Este ano, o movimento tem o mote #Quere-mosMais e a categoria está mobilizada para exigir respeito dos bancos, mais emprego, mais salário, mais saúde, mais segurança e mais igualdade de oportunidades. O Comando Nacional dos Bancários entregou à Fenaban, no dia 11/8, a pauta de reivindicações da categoria, em São Paulo.

Em Fortaleza – O lançamento ofi cial da

Campanha em Fortaleza aconteceu no dia 15/8, (feriado municipal de Nossa Senhora da Assunção), no Clube da Caixa, regado a roda de samba e feijoada. Durante o evento, houve apresentação da peça teatral que será levada às agências durante a Campanha.

Além disso, houve sorteio de uma TV de 40 polegadas, cujo ganhador foi o bancário Jonas Vasconcelos Lima, do BicBanco, agência Centro, e o sorteado com um tablet foi o em-pregado da Caixa Econômica Federal, Ricardo Lima Araújo, da agência José de Alencar.

Durante todo o dia, o Clube de Caixa fi cou aberto à categoria sendo disponibilizado es-paço para a criançada com acesso à piscina, parque aquático e brinquedoteca, com distri-buição de algodão doce e pipoca.

Em sua saudação aos bancários, o presi-dente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra, ressaltou que “os bancários estão fi rmes na luta para fazer com que as suas reivindicações sejam realidade. Essa Campanha signifi ca para nós o processo de enfrentamento, de uma luta que fazemos há 10 anos, durante os quais nós bancários conseguimos aumento real de salário, avanços na PLR. Somos a primeira categoria que conseguiu contratar cláusulas para segurança, saúde e para igualdade. Somos referência para a classe trabalhadora. Vamos reunir mais de 500 mil trabalhadores do País para mostrar aos bancos que não é razoável testar a mobilização dos bancários. Nós que-remos mais, sim, e vamos lutar por isso. Está lançada a Campanha Nacional dos Bancários!”

(5)

2014 está na rua. Mobilização Já!

E para mostrar à sociedade a disposição de luta dos bancários, o Sindicato dos Bancários do Ceará fez apresentação pública da Campanha e as reivindicações da categoria, na segunda-feira, dia 18/8, na Praça da Imprensa, com encenação da peça teatral – “O Jegue Tupiniquim arregaça touro europeu em duelo na Caatinga”, com a Companhia de Teatro Trupe Tramas. A peça é baseada em cordel do bancário Tomaz de Aquino, diretor do SEEB/CE, e enfatiza a força do bancário.

Na ocasião, o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra, acompanhados dos demais diretores do Sindicato mostraram às TVs, rádios e jornais as reivindicações dos bancários e disseram da disposição de luta da categoria nas negociações com os bancos. “Esse é um cabo de guerra, mas a categoria bancária unida é mais forte”, disse o presidente.

Bancos podem atender as reivindicações – Foi ressaltado

que os balanços semestrais dos bancos mostram que são recordes de lucro. Mas continuam fechando postos de trabalho, mantêm alta rotatividade para reduzir salários dos trabalhadores e aumentar seus lucros. Prosseguem com as pressões insuportáveis para o cumprimento de metas abusivas, que levam ao assédio moral e ao adoecimento em massa dos trabalhadores. E para lucrarem ainda mais, economizam com a segurança nas agências, o que facilita a ocorrência de assaltos, roubos e sequestros, colocando em risco a vida de bancários e clientes.

Na Praça, divulgação da Campanha mostra à

sociedade disposição da categoria

Fotos: Drawlio Joca – SEEB/CE

(6)

Ganhar três meses de vale refeição e cartão alimentação de uma única tacada fará a co-memoração do Dia do Bancário este ano muito mais atrativa. O prêmio, que equivale a R$ 3.306,21, será sorteado entre os bancários sindicalizados que confirmarem presença no Botequim dos Bancários do dia 29/8 através do link www.bancariosce.org.br/sor-teio.php.

Nessa data, o Botequim será dedicado à comemoração do Dia do Bancário e terá como atrações musicais as apresenta-ções das bandas Os Falcões, coordenada pelo bancário aposentado do Santander, Ro-bertson Gondim e Os Brasas, orquestra famosa na noite de Fortaleza, responsável pela animação de memoráveis festas no cenário cultural da cidade.

Bancários comemoram seu dia no

Botequim ao som de Os Brasas e com

sor-teio alusivo à campanha salarial

A pauta específi ca de reivindicações dos funcionários já está com o San-tander. A minuta foi recebida no dia 14/8, pela diretora de Recursos Huma-nos, Vanessa Lobato, no prédio da Torre Santander, em São Paulo. O objetivo dos bancários é renovar com avanços o acordo coletivo aditivo do Santander à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o acordo do Programa de Participa-ção nos Resultados Santander (PPRS) e os termos de compromisso Cabesp e Banesprev.

Ao fazer a entrega, os dirigentes da Contraf-CUT, federações e sindicatos solicitaram que as negociações com o Santander sejam concomitantes com a mesa entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. E o banco con-cordou pela primeira vez e fi cou marcada a primeira rodada para o próximo dia 2 de setembro. A diretora de RH do Santander disse que “o banco vai analisar com respeito e atenção as reivindicações dos funcionários”.

Mas as atrações não pa-ram por aí. O espaço cultu-ral Botequim dos Bancários também servirá de palco para o lançamento do livro “Simplesmente Mayo”, de au-toria da bancária aposentada do BNB, Gilda Freitas; e para o lançamento da peça com texto em cordel intitulado “Jegue Tupiniquim Arregaça Touro Europeu em Duelo na Caatinga”.

A peça servirá de base para a campanha salarial deste ano e será encenada em agências dos principais corre-dores bancários de Fortaleza e também em unidades da direção geral dos principais bancos na capital. A direção do espetáculo é do ator Carlos Alves, que será o entrevista-do entrevista-do quadro Conversa de Botequim.

Outros atrativos – O já

tradicional sorteio de qua-tro vales de R$ 100,00 cada ocorrerá entre as apresen-tações do Balé Arte Popular de Fortaleza e da banda Os Falcões. Já o sorteio especial do valor referente aos três vales refeição e três cartões alimentação ocorrerá no in-tervalo da passagem para a banda principal – Os Brasas. Lembrando que somente re-ceberão os prêmios sindicali-zados que se inscreverem até às 17h do dia 29/8 e estiverem presentes na hora do sorteio. O projeto mantém ainda as promoções do Clone de bebidas (o bancário compra uma fi cha e recebe duas). Além disso, os 25 primeiros bancários sindi-calizados que chegarem terão acesso a estacionamento grátis em frente ao Sindicato.

Santander recebe pauta específica e negociações

começam dia 2/9

Capa do livro “Simplesmente Mayo”, de autoria da bancária aposentada do BNB, Gilda Freitas

(7)

Foto: Drawlio Joca – SEEB/CE O Sindicato dos Bancários do Ceará compare-ceu à entrega da pauta específi-ca dos funcio-nários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que aconteceu na última quinta-feira, 14/8, na sede administra-tiva do Passaré, em Fortaleza. As reivindicações específicas do funcionalismo

foram entregues pela Contraf-CUT ao presidente do Banco, Nelson Antônio de Souza, com a presença da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB e de representantes de todas as bases e federações do Nordeste.

Na ocasião, o Sindicato dos Bancários do Ceará recla-mou da morosidade do Banco em implementar o novo Plano de Cargos e Remuneração e cobrou medidas urgentes para reduzir as elevadas contribuições feitas pelos funcionários para a Camed, bem como soluções para o plano BD da Capef.

“A nossa expectativa é posi-tiva quanto ao trabalho da nova gestão do Banco, respeitando o direito dos trabalhadores e tra-zendo novas conquistas para todos, pois durante os últimos anos, o canal de diálogo tem

Sindicato e Contraf-CUT reclamam solução

para o PCR na entrega da pauta específica

sido valorizado. Estamos em lados diferentes, mas temos os mesmos objetivos que é o me-lhor para todo o funcionalismo. Diante disso, esperamos uma grande campanha, vitoriosa, com um acordo aditivo satis-fatório”, destacou o secretário geral da Contraf-CUT, Carlos de Souza.

O presidente da Fetrafi -NE e do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, ressaltou a impor-tância de valorizar também o papel de desenvolvimento do BNB, enfatizando o respeito às questões dos trabalhado-res. “É preciso reconhecer a importância do BNB como um banco federal igual aos demais, assinando um aditivo que respeite as peculiaridades do Banco e de seus funcioná-rios”, disse.

Nelson Antônio de Souza

destacou a disponibilidade do Banco em negociar com os trabalhadores e defi niu a pauta do funcionalismo como “coerente”. O presidente do BNB valorizou também a im-portância da mesa permanente de negociação e ressaltou que o não vai abrir mão de valorizar o papel de desenvolvimento do Banco.

Descumprimento de acor-do – A Contraf-CUT, segunacor-do

informou o secretário-geral da entidade, Carlos de Souza, está orientando seus sindicatos a ajuizarem ação de descum-primento de acordo coletivo contra o BNB com relação ao não fornecimento do benefí-cio do Vale Cultura, incluído no acordo aditivo durante a última campanha salarial e já fornecido por todos os demais bancos.

A pauta específi ca do BNB foi aprovada no Congresso

dos Funcionários realizado no fi nal de maio, que contou

com mais de 120 delegados representando todas as bases sindicais onde há funcionários

do Banco. Mas nós elencamos algumas prioridades que precisamos resolver nesta campanha salarial, pois já vêm há muito tempo em debate, tais como: revisão do PCR, ponto eletrônico (uma solução para as constantes extrapolação de

jornada, principalmente no Interior) e a situação da Camed

e Capef ”

Tomaz de Aquino, diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará e coordenador da

(8)

O Brasil da Mudança

O Instituto Lula lançou dia 12/8 o site “O Brasil da Mudança”.

O endereço eletrônico reúne textos, fotos, vídeos, gráficos e depoimentos sobre as grandes transformações vividas pelo

País nos últimos 12 anos, desde o início do governo democrático e popular. Em destaque, as políticas públicas e as ações governamentais que

promoveram a distribuição de renda e a inclusão social no Brasil. O endereço do site é www.brasildamudanca.com.br

Assembleia delibera pela continuidade

da liquidação da Ação de Equiparação

E

m assembleia realiza-da na quinta-feira, dia 13/8, convocada pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, os beneficiários da Ação de Equiparação BNB/ BB, discutiram e deliberaram por unanimidade pela conti-nuidade da liquidação da Ação de Equiparação que tramita na 3ª Vara do Trabalho, em Fortaleza.

A iniciativa do Sindicato deveu-se ao fato de até o momento não ter recebido qualquer sinalização sobre uma proposta concreta de acordo da parte da Direção do BNB, apesar de o presidente da Instituição ter reafi rmado recentemente sua disposição em negociar o passivo até o fi nal de 2014.

Os diretores do SEEB/CE,

bem como o advogado João Vianey e o técnico dos cálculos da ação, Souza Júnior, deram esclarecimentos a cerca do andamento da ação e como será a nova fase, agora com a liquidação novamente em curso. A decisão da plenária da assembleia foi de continuar com a liquidação da ação, em-bora, tanto os benefi ciários, como a direção do Sindicato

Consumo de sal

O excesso de sal mata mais de 1,6 milhão de pessoas por ano em todo o mundo, segundo trabalho do Departamento de Ciências

Nutricionais da Universidade Tufts, alertando que, em média, é consumido quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Há evidências de que o consumo de altos

níveis de cloreto de sódio aumenta a pressão arterial, risco para as doenças cardiovasculares e AVC. O consumo diário de sal no mundo foi, em média, 3,95 gramas por pessoa, quase o dobro dos

2 gramas recomendados pela OMS.

Excesso de peso

O excesso de peso eleva o risco de desenvolver dez dos tipos de câncer mais comuns, de acordo com o mais abrangente estudo já

realizado sobre a relação entre obesidade e câncer, publicado na Grã-Bretanha. Os autores descobriram uma relação direta entre o aumento de peso – de 13 a 16 quilos em adultos – e o crescimento

do risco de desenvolver câncer. O câncer de útero foi o que teve o maior aumento de risco. Depois vieram vesícula, rim, colo do útero,

tireóide e leucemia – que teve o menor aumento do risco.

ratifi quem que continuam à espera de uma proposta de acordo por parte do BNB.

Segundo Tomaz de Aquino, diretor do Sindicato, os 1.638 substituídos na Ação têm agora, após essa assembleia, plena consciência do que po-derá ocorrer, principalmente em relação ao tempo para que se tenha um desfecho do processo.

Referências

Documentos relacionados

Ao tratar da produção e da pesquisa em humanidades, é importante considerar, antes de decidir se algo é frau- dulento ou plágio, que tais ciências são de natureza es-

O objetivo desse estudo é avaliar as tensões aplicadas no componente femoral e no componente acetabular da prótese de fêmur no momento de maior propulsão da

Analisando em pormenor as respostas dadas, constata-se que a menção de “pouco satisfeito” apenas foi atribuída 1 vez a cada uma das questões acima referidas e pelo

No relatório do Orçamento Participativo Jovem (PMRO, 2009), porém, tem-se a cultura como área de destaque, e permeando outras iniciativas. Ações integradas entre patrimônio e

O Domaine Robert Serol, que na Região de Roanne é uma vinícola emblemática, vinifica alguns hectares de vinhedo da Família Troisgros. com a uva Gamay, que tanto na Região

A entidade adjudicante terá o direito a exigir indemnização por perdas e danos eventualmente resultantes do atraso ou do não cumprimento por parte do adjudicatário

Utilizar a maior dose, para situações de maiores pressões das doenças (utilização de variedades mais suscetíveis e/ou histórico da doença na região), associado a

Na intenção de gerar informações sobre a possibilidade da formação de micorriza em espécies arbóreas nativas de clima tropical, este trabalho objetivou avaliar a influ- ência