• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG) DOS CURSOS DA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG) DOS CURSOS DA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG) DOS CURSOS DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUÍBA

(2)

SUMÁRIO

DAS CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS ... 1

DOS TIPOS DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO... 1

DA MATRÍCULA / REMATRÍCULA... 2

DO ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO ... 2

DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA ... 2

DO DESENVOLVIMENTO À DEFESA ... 3

DAS ATRIBUIÇÕES DA COORDENADORIA DE CURSO (CC) ... 5

DAS ATRIBUIÇÕES DA COMISSÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO (CTG) ... 5

DAS ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA ACADÊMICA (SA) ... 6

DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR ... 6

DAS ATRIBUIÇÕES DO ALUNO OU GRUPO ... 6

DO IMPEDIMENTO DE INTEGRANTE DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO EM GRUPO ... 6

(3)

1 DAS CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS

Art. 1º - O Trabalho de Graduação é uma atividade curricular obrigatória dos Cursos Superiores das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, instituído pela Deliberação CEETEPS -12, de 14/12/2009.

§ 1º – O Trabalho de Graduação (TG) é uma atividade orientada por docente, desenvolvida por meio de um trabalho monográfico, projeto de pesquisa, de uma pesquisa científico-tecnológica, ou de um artigo científico completo. A carga horária do trabalho é computada para a integralização do curso.

§ 2º – A pesquisa tecnológica consiste no desenvolvimento e documentação de um sistema de informação, de um jogo eletrônico, ou de um software de aplicação, em consonância com o curso de origem do(s) aluno(s) envolvido(s).

§ 3º – O artigo científico deve ser completo aprovado e apresentado em evento, ou publicado em periódico, ambos recomendados (ver Art. 9º § 5º).

Art. 2º – Os objetivos dos Trabalhos de Graduação são:

I - Colocar os alunos em contato com problemas reais do mercado de trabalho nas áreas dos cursos; II - Possibilitar a demonstração, em trabalho apropriado, de que o aluno desenvolveu uma habilidade investigativa, conseguindo aplicar uma síntese dos conhecimentos obtidos no curso. Art. 3º – O Trabalho de Graduação deverá ser desenvolvido pelo aluno individualmente ou em grupos.

§ 1º Para os cursos de Logística e Secretariado, o número máximo de participantes em cada trabalho é 3 pessoas para qualquer tipo de trabalho

§ 2º Para os cursos Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais são 5 para pesquisa tecnológica, ou projeto de pesquisa e 1 para trabalho monográfico.

§ 3º Os grupos podem ser formados por alunos regularmente matriculados em cursos distintos oferecidos pelas Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, desde que autorizados pelas coordenações dos cursos envolvidos.

DOS TIPOS DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

Art. 4º - Os discentes poderão desenvolver um dos seguintes trabalhos de graduação, como requisito para a conclusão do curso:

I – Pesquisa tecnológica, que consiste em trabalho científico, de desenvolvimento de produto, de síntese criativa dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso, com aderência ao projeto pedagógico, devendo respeitar os requisitos mínimos exigidos nos componentes curriculares, apresentando referencial teórico com a descrição do produto desenvolvido;

(4)

II - Projeto de pesquisa, que consiste em trabalho científico tecnológico, escrito, de síntese criativa dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso, com aderência ao perfil profissional previsto no projeto pedagógico, de acordo com § 1º do Art. 1º;

III – Artigo científico completo aprovado e apresentado em evento, ou publicado em periódico, ambos recomendados (ver Art. 9º § 5º), de síntese criativa dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso, com aderência ao perfil profissional previsto no projeto pedagógico.

Parágrafo único: A apresentação de trabalho em andamento, ou seja, não concluído, em eventos, ou publicação em periódicos, recomendados (ver Art. 9º § 5º), dispensará o aluno ou grupo de qualificar, mas não dispensará o aluno ou grupo de defender o TG.

DA MATRÍCULA / REMATRÍCULA

Art. 5º – A matrícula na disciplina relacionada ao Trabalho de Graduação será efetuada na Secretaria Acadêmica, em data estabelecida no calendário escolar.

§ 1º – Os alunos deverão definir as suas propostas de trabalho e estabelecer vínculo com algum professor orientador da Unidade até o prazo definido em calendário, documentando por meio de formulário disponibilizado e protocolado na Secretaria Acadêmica, conforme Anexo I. Ao início de cada ano os vínculos devem renovados, através de nova solicitação por meio do Anexo I, sendo desconsideradas para o ano presente as solicitações de Anexo I de anos anteriores.

§ 2º – A Secretaria Acadêmica encaminhará as propostas de Trabalho de Graduação dos alunos para Comissão de Trabalho de Graduação (CTG), devendo, inclusive, providenciar a publicação da relação de trabalhos em andamento com a Comissão de Trabalho de Graduação (CTG), organizando as Pastas de Acompanhamento de Orientação para cada professor orientador.

DO ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO

Art. 6º - O acompanhamento dos alunos no Trabalho de Graduação será realizador por um professor orientador da unidade, escolhido pelo aluno ou grupo.

§ 1º – Poderá existir a figura do coorientador, para auxiliar nos trabalhos acadêmicos, desde que haja o consentimento do professor orientador.

§ 2º – A mudança de vínculo de orientação poderá ocorrer a qualquer tempo, mas deverá ser solicitada pelo aluno ou grupo, com a concordância dos professores orientadores (primeiro o vigente e posteriormente o pretendido) e ciência da Coordenação de TG do curso, por meio de formulário próprio, conforme Anexo II, antes de ser encaminhada à Secretaria Acadêmica para registro. Em não havendo anuência do orientador vigente deve ser protocolado à Coordenação de TG a solicitação para análise e decisão.

DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

Art. 7º – O tema para o Trabalho de Graduação deve estar inserido em um dos campos de atuação do curso do aluno ou grupo, definidos no projeto pedagógico.

(5)

3 Parágrafo único – A avaliação da proposta do Trabalho de Graduação será realizada pelo professor orientador.

DO DESENVOLVIMENTO À DEFESA

Art. 8º – As bancas de qualificação e de defesa do Trabalho de Graduação somente poderão ocorrer em período letivo e serão compostas por:

I – Professor orientador do trabalho, que presidirá a ato público solene;

II – Professor coorientador, quando existir, ou por outro docente da FATEC Carapicuíba; e

III – Por professor, interno ou externo, ou por profissional da área correspondente à pesquisa, sugerido pelo professor orientador.

§ 1º – O Anexo V deverá ser preenchido na qualificação e o Anexo VI, na defesa, para serem entregues à Secretaria Acadêmica para o devido registro.

§ 2º - Todas as datas e prazos relacionados ao TG deverão respeitar o calendário escolar homologado pela Congregação da FATEC Carapicuíba e não incluirão o período de recesso escolar e de férias do Corpo Docente.

Art. 9º – No semestre previsto pelo Projeto Pedagógico do Curso, o aluno desenvolverá toda a estrutura do projeto, metodologia e revisão bibliográfica, segundo as normas de apresentação do trabalho escrito disponibilizadas pela FATEC Carapicuíba, objetivando alcançar a qualificação. § 1º - O Trabalho de Graduação deverá ser encaminhado (três cópias encadernadas espiral) para a qualificação, para o CTG via Secretaria Acadêmica, junto com o formulário descrito no Anexo III e agendamento descrito no Anexo IX, com pelo menos 5 dias úteis de antecedência. A Secretaria deve encaminhar para a CTG que se encarregará do trâmite com os orientadores.

§ 2º - Será considerado qualificado o discente que alcançar a aprovação do seu projeto de graduação pela Banca de Qualificação, quanto aos procedimentos metodológicos pretendidos, segundo a forma apresentada no Anexo V.

§ 3º - A qualificação é necessária para o aluno ou grupo que desenvolver trabalho de graduação, mas dispensada com o aceite e efetiva apresentação em eventos, ou publicação em periódicos, recomendados (ver Art. 9º § 5º) na modalidade de trabalho completo (NÃO é válido modalidade de trabalho em andamento) de acordo com as especificidades de cada curso. Para a formalização da dispensa, o formulário apresentado no Anexo VII deverá ser preenchido e devidamente assinado. § 4º - A defesa é necessária para o aluno ou grupo que desenvolver trabalho de graduação, mas dispensada com o aceite e efetiva apresentação em eventos, ou publicação em periódicos, recomendados (ver Art. 9º § 5º) na modalidade de trabalho completo (NÃO é válido modalidade de trabalho em andamento) de acordo com as especificidades de cada curso. Para a formalização da dispensa, o formulário apresentado no Anexo VII deverá ser preenchido e devidamente assinado. § 5º - A Coordenação de Cursos divulgará e publicará ao menos no início de cada ano os eventos e periódicos aceitos para atendimento do parágrafo 2º deste artigo e o corpo docente contribuirá com a elaboração desta lista, e a nota equivalente a ser atribuída para aprovação do aluno ou grupo em caso de aceite.

(6)

Art. 10 – A defesa pública do Trabalho de Graduação será realizada em evento específico, cuja data, horário e local serão informados pela Secretaria Acadêmica, devendo o discente respeitar as normas de apresentação do trabalho escrito disponibilizadas pela FATEC Carapicuíba.

§ 1º - O Trabalho de Graduação deverá ser encaminhado (três cópias encadernadas espiral) para defesa, para o CTG via Secretaria Acadêmica, junto com o formulário descrito no Anexo III e e agendamento descrito no Anexo IX, com pelo menos 5 dias úteis de antecedência. A Secretaria deve encaminhar para a CTG que se encarregará do trâmite com os orientadores.

§ 2º - Para participar da defesa do Trabalho de Graduação, o aluno ou grupo deverá entregar na Secretaria Acadêmica, até a data máxima divulgada em calendário escolar as três vias do seu trabalho final, encadernadas em espiral.

§ 3º - O Trabalho de Graduação estará aprovado se obtiver nota igual ou superior a seis (6,0), em conformidade com o inciso I do artigo 39 da Deliberação CEETEPS -12, de 14/12/2009.

§ 4º – A aprovação do aluno ou grupo na disciplina relacionada ao TG, decorrente da apresentação de artigo em evento ou publicação em periódico (ver Art. 9º § 5º), depende do resultado obtido. Caso o evento ou publicação não estabeleça notas, cabe ao orientador atribuí-la.

§ 5º - A data da defesa deve respeitar o lapso temporal mínimo de 15 (quinze) dias após a data da qualificação.

Art. 12 – A apresentação oral da qualificação e da defesa do Trabalho de Graduação deverá ter duração de 25 (vinte e cinco) a 35 (trinta e cinco) minutos, ocorrer preferencialmente com o auxílio de recursos multimídia, cujo material conterá a instituição, o título do trabalho (quando da qualificação, temático, ainda não definitivo, pois o foco da pesquisa poderá, ainda, ser definido com o resultado da qualificação; quando da defesa, definitivo e focado), aluno (com nome completo e número de matrícula), orientador (nome completo e titulação) e coorientador (nome completo e titulação), se existir, indicando como conteúdo da apresentação o contexto (assunto), problema, propósito, objetivos, metodologia de desenvolvimento, conteúdo conceitual (indicar os conceitos de maior relevância do levantamento bibliográfico realizado), desenvolvimento, resultado (parciais já obtidos e esperado, no caso da qualificação, ou finais e definitivos, no caso da defesa) e referências. Parágrafo único: – Os recursos multimídia poderão ser disponibilizado pela Instituição de Ensino Superior, desde que solicitado com, no mínimo, 10 (dez) dias úteis de antecedência, perante à Secretaria Acadêmica, mediante formulário próprio, conforme Anexo XV, ficando sujeito à aprovação pelo Departamento de Tecnologia da Informação, no prazo de 03 (três) dias úteis,

Art. 13 – Até 20 (vinte) dias após a data de defesa pública do Trabalho de Graduação, deverá ser entregue uma cópia corrigida e encadernada com capa dura por trabalho; uma cópia do resumo com identificação, um CD identificado e uma autorização de uso do material por aluno, ao professor orientador.

(7)

5 § 1º – A encadernação deve seguir o padrão: cor azul marinho (definição da cor: Vermelho: 00, Verde: 00, Azul: 64, Matiz: 160, Saturação: 240, Luminância: 30), e escrita dourada; capa e lombada estão descritos no Anexo XII.

§ 2º – A máscara do CD deve ser digitalizada, segundo a padronização indicada pela FATEC Carapicuíba (Anexo XI), e o CD deve conter o Trabalho de Graduação, a apresentação em recurso áudio visual, e o produto gerado, quando pertinente;

§ 3º – A máscara do resumo identificado encontra-se no Anexo X. § 4º – A autorização deve seguir o modelo descrito no Anexo VIII.

§ 5º – Para eventos deve ser entregue: aceitação do trabalho, cópia do artigo aprovado e, se aplicável, produto relacionado ao artigo (software, jogo digital, dispositivo, etc., com código aberto), mais certificado de participação e cópia dos anais do evento;

§ 6º – Para publicação em periódico deve ser entregue: aceitação do trabalho, cópia do artigo aprovado, e se aplicável produto relacionado ao artigo (software, jogo digital, dispositivo, etc., com código aberto), e cópia da capa e do sumário do periódico onde ocorre a publicação (no caso de publicação eletrônica CD do periódico);

§ 7º – Cabe ao professor orientador realizar verificação do material final a ser entregue (cópia em capa dura, CD e seu conteúdo e resumo identificado, e quaisquer outros materiais citados anteriormente) e autorizar a Secretaria Acadêmica, preenchendo Formulário contido no Anexo XVI, a efetuar os registros dos resultados do(s) aluno(s) e encaminhar a cópia em capa dura à Biblioteca. § 8º – Só serão lançados no histórico escolar do aluno os resultados da defesa após entrega e aceite tempestivo da documentação referenciada no caput deste artigo.

DAS ATRIBUIÇÕES DA COORDENADORIA DE CURSO (CC)

Art. 14 – Compete à Coordenadoria de Curso a divulgação e publicação regular de: I – súmula curricular, linhas de pesquisa e disponibilidade dos professores-orientadores; II- relação de eventos e periódicos recomendados (ver Art. 9º § 5º).

DAS ATRIBUIÇÕES DA COMISSÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO (CTG) Art. 15 – Compete a Comissão de Trabalho de Graduação (CTG):

I – Coordenar os orientadores de TG quanto ao trâmite administrativo, sem interferência na orientação.

II – Fazer gestão documental dos trabalhos de graduação. III – Estabelecer comunicação junto à Secretaria Acadêmica;

IV – Planejamento e programação das agendas de qualificação e defesa; V – Revisar e entregar documentação final do aluno à Secretaria; VI – Atualizar os anexos, quando necessário;

VII – Assessorar as coordenadorias de curso na determinação dos eventos e periódicos válidos para trabalho de graduação;

(8)

Parágrafo único – A CTG será formada por no mínimo um docente de cada graduação tecnológica da FATEC de Carapicuíba, indicado pelas coordenadorias dos cursos.

DAS ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA ACADÊMICA (SA) Art. 16 – Compete à Secretaria Acadêmica:

I – Manter todos os registros produzidos e recebidos da CTG. II – Centralizar todo material físico da CTG

DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR Art. 17 – Compete ao Professor Orientador:

I - Definir áreas, que estarão compondo as linhas de pesquisa, e sugerir temas para os alunos, condizentes com o perfil do curso, para serem analisados e escolhidos pelos alunos;

II - Orientar o aluno ou grupo na elaboração da proposta do Trabalho de Graduação, bem como do trabalho final, dentro dos preceitos da conduta ética, utilizando preferencialmente modelos de elaboração de cada curso;

III - Acompanhar o desenvolvimento do projeto, conforme disposto no artigo 6º;

IV - Avaliar o Projeto de Graduação e aprovar, ou não, o envio do mesmo para qualificação; V - Avaliar o Trabalho de Graduação e aprovar, ou não, o envio do mesmo para a defesa;

VI - Presidir a banca examinadora de qualificação e de defesa do Trabalho de Graduação dos seus orientados, preenchendo as respectivas atas (Anexos XIII e XIV);

VII – Verificar os elementos da entrega final e preencher autorização para que a Secretaria possa recebê-los e executar os procedimentos de registro dos resultados do aluno e enviar trabalho à biblioteca (Anexo XVI).

DAS ATRIBUIÇÕES DO ALUNO OU GRUPO Art. 18 – Compete ao aluno ou grupo:

I - Estudar e aplicar normas técnicas de elaboração de trabalho monográfico, pesquisa tecnológica, publicações ou apresentação de trabalhos em eventos.

II - Procurar o professor orientador para estabelecimento de vínculo de orientação e discutir, com este, a proposta de Trabalho de Graduação, respeitando o calendário acadêmico;

III - Elaborar proposta de Trabalho de Graduação, após escolha do tema e estabelecimento formal do vínculo com o orientador;

IV - Conduzir e executar o Trabalho de Graduação, obedecendo às normas definidas por este manual, bem como os padrões éticos de respeito a direitos autorais.

DO IMPEDIMENTO DE INTEGRANTE DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO EM GRUPO Art. 19 – O integrante poderá ser excluído do processo de qualificação ou defesa por manifestação fundamentada do companheiro da dupla ou do grupo, apresentada ao professor orientador.

§ 1º – Para estes casos, o professor, acolhendo a argumentação, terá de encaminhar à Secretaria Acadêmica um relatório justificando o impedimento.

§ 2º – O aluno terá direito a interposição de recurso escrito, no prazo de 2 (dois) dias úteis a partir de sua notificação pela Secretaria Acadêmica, dirigido à Comissão de Trabalho de Graduação.

(9)

7 § 3º – A manifestação fundamentada do grupo, o relatório justificando o impedimento e o recurso escrito instruirão um processo administrativo, com numeração própria, que será encaminhado e apreciado pela Comissão de Trabalho de Graduação, após decorrido o prazo para a interposição de recurso discente, objetivando a fundamentação da decisão a ser tomada pela Comissão de Trabalho de Graduação.

§ 4º – Não havendo recurso discente, será acatado o impedimento.

§ 5º – A Comissão de Trabalho de Graduação terá o prazo de 07 (sete) dias úteis, a partir do recebimento dos autos administrativos pelo presidente da referida comissão, para proferimento de decisão e devolução dos autos à Secretaria Acadêmica.

§ 6º – A Secretaria Acadêmica deverá encaminhar os autos administrativos à Coordenadoria de Curso competente para as providências cabíveis.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 20 – Os casos omissos neste regulamento serão estudados pela Comissão de Trabalho de Graduação (CTG) e resolvidos pela Câmara de Ensino ou, em sua inexistência, pela Congregação a partir dos relatórios da CTG.

Referências

Documentos relacionados

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

INDICADORES AMBIENTAIS ESSENCIAIS: UMA ANÁLISE DA SUA UTILIZAÇÃO NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA SUL AMERICANO, ELABORADOS

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..